News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Gestão desportiva do SCB: treinadores.

Started by Zé, 26 de November de 2007, 19:55

Previous topic - Next topic

O SCB nos últimos anos saltou alguns patamares no panorama desportivo nacional e hoje é uma referência a nível nacional... é caso para dizer que é um case study do futebol português.
O crescimento, a nível desportivo, associado a classificações e performances nas competições que disputou, tenho que dizer, está directamente associado a António Salvador.
Houve um período, sequente à tomada de posse, e 3 anos seguintes, que coincidiram com a liderança técnica do Prof. Jesualdo Ferreira, onde houve dúvidas acerca do verdadeiro "protagonista" do sucesso do SCB: Jesualdo Ferreira ou António Salvador? Apesar de Jesualdo Ferreira ter feito um excelente trabalho no SCB, o "mentor" do projecto do SCB, que levou o SCB à alta-roda do futebol, é inequivocamente, a gestão presidida por António Salvador. No último ano, sem Jesualdo Ferreira, mesmo com sucessivas trocas de treinadores, com exibições que deixaram muito a desejar, o SCB conseguiu uma época em alguns aspectos muito positiva.
Mas será que a gestão desportiva, no que diz respeito aos treinadores, foi imaculada?
Quem olhar para o salto que o SCB deu com a administração de António Salvador, pode classificar a gestão desportiva do SCB, como exemplar. Esta avaliação, na minha opinião será uma precipitação ... senão vejamos.
Na minha opinião, o SCB peca por não ter definido uma política relativa ao futebol. Tenho a percepção que a gestão do SCB é muitas vezes influenciável por terceiros. Não que seja altamente prejudicial para o SCB a auscultação de outras opiniões, mas tenho a impressão que essas "pseudo opiniões" influencia, mais que o que devia, quem gere os destinos do clube. Senão vejamos: Muita gente diz que António Salvador, desde que contratou Jesualdo Ferreira, não acertou em mais nenhum (?!?) ... Será? Essas pessoas esquecem que o treinador designado para suceder Fernando Castro Santos foi Carlos Carvalhal, só que, num volta-face de última hora, Jesualdo Ferreira que estava esquecido num gabinete do estádio da luz subiu novamente à ribalta do futebol nacional e designado treinador do SCB. Foi Jesualdo Ferreira a escolha de António Salvador? Ou pelo contrário, Jesualdo Ferreira foi sugerido por alguém e posteriormente aceite por António Salvador...         
Não ficam por aqui as "influências"... Após o fim do ciclo Jesualdo Ferreira, a escolha recaiu novamente em Carlos Carvalhal. Uma surpresa para mim... O SCB já não era aquela equipazinha de à uns anos atrás e a aposta num treinador sem currículo seria sempre uma aposta arriscada. Após algum tempo... o despedimento.
A escolha recaiu em Rogério Gonçalves... um treinador que cujo ponto mais alto da carreira foi ter treinado o Naval... ou o Varzim... ou o Leixões... sei lá! Rogério Gonçalves apareceu no EMB ao lado de Jorge Mendes, tinha como adjunto Jorge Costa, também representado por Jorge Mendes, e que tinha sido previamente contratado.
Após algumas jornadas, o despedimento...
Seguiu-se Jorge Costa. Sempre admirei Jorge Costa como jogador, no entanto a aposta em Jorge Costa, como treinador principal, quando este nunca tinha treinado nenhuma equipa, na minha opinião foi um tiro no escuro. O SCB é uma equipa ambiciosa e que se deseja ganhadora, tem objectivos delineados que não são para qualquer treinador. Além disso o investimento, o dinheiro gasto num plantel,  o prestígio, a instituição, não podem estar dependentes de experiências com treinadores, porque a verdade é que a aposta em treinadores inexperientes não passa de uma experiência. Há muito em jogo... passe o exagero, é caso para dizer que o SCB tem um carro de Fórmula 1 e para pilotá-lo contratou um piloto de Karting.
Nova época, novas esperanças... e novo despedimento.
Após o despedimento, o plantel foi entregue interinamente a António Caldas. Após o desaire em Leixões, onde na minha opinião António Caldas tem algumas responsabilidades, no jogo seguinte, contra o eterno candidato SCP, António Caldas escalou uma equipa completamente diferente que somente conseguiu a melhor exibição do SCB dos últimos tempos. Não é uma contradição, mas confesso que gostaria de ver António Caldas ao leme da equipa técnica do SCB... a equipa demonstrou alegria, rigor, vontade...e saiu vitoriosa! Ganhamos indiscutivelmente, e a equipa rubricou uma exibição formidável, quando ainda à bem pouco a equipa estava triste, desnorteada, apática, vulnerável. Bem haja António Caldas por ter feito o mais difícil... inverter e colocar novamente a equipa na senda das vitórias.
Após alguma indecisão na escolha do treinador, eis que a escolha recai em Manuel Machado. Acho que mais uma vez o SCB repetiu os erros anteriores. Apesar de reconhecer que Manuel Machado é um treinador com conhecimentos profundos do futebol português, acho que António Salvador deveria por a fasquia mais alta e contratar um piloto de Fórmula 1.
Oxalá Manuel Machado consiga levar o SCB à melhor época de sempre... é o que desejo. Oxalá!!!

Este constante vaivém de treinadores é altamente prejudicial para o SCB. A nível financeiro é prejudicial para o SCB e como se não bastasse, há também as consequências a nível desportivo. Quanto o SCB paga de indemnizações? Quanto o SCB paga pelas constantes revoluções no plantel? Quanto o SCB "paga" pela falha dos objectivos? Quanto o SCB paga pelo desânimo dos simpatizantes?
Se o SCB tem um plantel dos mais caros de sempre, porque poupa no treinador?
Força Gverreiros

Olho Vivo

Antes de mais, tenho que lamentar que esta discussão, que é importante, seja completamente ofuscada pela questão dos preços dos bilhetes para o Braga-Bayern - antes do pontapé na bola, está a relação do clube com os adeptos que lhe dão significado.


Quote from: Zé on 26 de November de 2007, 19:55
O crescimento, a nível desportivo, associado a classificações e performances nas competições que disputou, tenho que dizer, está directamente associado a António Salvador.

Ninguém pode discutir os méritos de Salvador e da sua SAD na ascensão do clube no plano desportivo. É evidente que os méritos deste crescimento desportivo devem ser repartidos com Jesualdo Ferreira, mas o facto de, mesmo com as asneiras que se cometeram na passada temporada, já sem Jesualdo, o clube ter assegurado o quarto lugar é sintomático do salto que o clube deu neste plano. O saneamento financeiro, a ausência de problemas de tesouraria permitiram que a equipa pudesse trabalhar sem sobressaltos e que a qualidade individual do plantel tenha crescido a olhos vistos relativamente há uns anos atrás.

Dito isto, concordo com a opinião do Zé de que a gestão desportiva de António Salvador está longe de ser perfeita. Mas mais do que as escolhas dos técnicos (o Zé relembra e bem o episódio rocambolesco da entrada de Jesualdo), penso que aquilo que mais é criticável em Salvador é a relação quotidiana entre a SAD e o grupo de trabalho. Porventura, este argumento desemboca naquilo que o Zé chamou de ausência de uma política desportiva definida para o futebol. Esta relação (SAD/grupo de trabalho), desde a saída de Artur Monteiro, passou a fazer-se de uma forma directa entre Salvador e o grupo de trabalho - quanto a mim um erro porque, percebemo-lo hoje bem, o temperamento do presidente é demasiado impulsivo para salvaguardar a serenidade do grupo de trabalho e a autoridade no plano desportivo do técnico. Por outro lado, hoje sobram dúvidas quanto a quem cabe a definição do plantel: ao presidente; ao técnico; à Gestifute? Há um departamento técnico que tenha uma palavra relamente importante quanto a estas questões? Onde estão os seus quadros?

Quanto às entradas e saídas de treinadores, hoje tenho para mim que, em boa medida, se ficaram a dever à incapacidade de presidente e técnicos em gerir a sua relação mantendo a autoridade destes dobre o plantel. Evidentemente que, os técnicos não estão isentos de erros: a eles caberia definir as balizas do seu trabalho. Ao aceitarem as regras de Salvador e não tendo por vezes a coragem de impor a sua voz (mesmo que isso significasse algo de mais radical), expuseram-se aos humores do plantel, perderam autoridade e logicamente não tiveram sucesso. De todo o modo, não será fácil encontrar um técnico com o necessário perfil psicológico para lidar com um plantel como o que temos e com um presidente com o perfil do nosso.

Em relação a Caldas, eu pessoalmente não o conheço bem. É verdade que fizemos um grande jogo frente ao Sporting, mas esta equipa tem-nos habituado a isso frente a adversários deste calibre, mesmo quando em períodos de crise de resultados (e.g., Porto e Benfica na Pedreira na temporada passada). Não me parece suficiente avaliar a capacidade de Caldas apenas por esse jogo. Dito isto, não me teria chocado que a aposta recaísse nele, face à ausência de grandes alternativas (ao nosso alcance) no mercado.

Em relação a Manuel Machado, tal como acho que aconteceu com Carvalhal (que poderia ter vindo quando Jesualdo entrou), penso que chega com uma época de atraso. MM tem um perfil semelhante ao de Jesualdo. Seria homem para fazer uma transição mais segura quando Jesualdo saiu. Nesta altura, o contexto é diferente. Tem de reconstruir a equipa quase do zero. E, em face do seu histórico (de sucesso com excepção da passagem pela Académica), MM parece ser um homem que precisa de algum tempo para que as suas equipas encarrilem - foi por exemplo, assim em Guimarães e no Nacional da Madeira. Não sei se as pessoas terão suficiente paciência para isso, até porque ele será um homem com alguns anticorpos (por ser pessoa publicamente ligada ao rival de Guimarães). Espero que tenhamos nós paciência e que saiba ele manter o seu grupo imune a interferências externas.



Quote from: Zé on 26 de November de 2007, 19:55
Este constante vaivém de treinadores é altamente prejudicial para o SCB. A nível financeiro é prejudicial para o SCB e como se não bastasse, há também as consequências a nível desportivo. Quanto o SCB paga de indemnizações? Quanto o SCB paga pelas constantes revoluções no plantel? Quanto o SCB "paga" pela falha dos objectivos? Quanto o SCB paga pelo desânimo dos simpatizantes?

Estas são também as minhas interrogações, caro Zé.
Abraço!

PAF

Sinceramente acho que 99% dos sócios pouco se importa com este tema... O que importa são os resultados, a teoria para chegar a eles, o que se gasta, a forma como se gasta, etc pouco importa.
As pessoas hoje em dia limitam-se a seguir quem manda e o resto não passa de conversa.
Além disso este é um tema muito chato, é quase como a teoria do futebol... quem a quer aprender, o que importa é jogar.
É mais que obvio que a gestão dos treinadores tem sido um desastre, Jesualdo só mesmo os resultados o seguraram durante tanto tempo, os outros depois de 3derrotas seguidas já estão com a porta aberta!

fjmp_scb

Quote from: PAF on 27 de November de 2007, 19:36
Sinceramente acho que 99% dos sócios pouco se importa com este tema... O que importa são os resultados, a teoria para chegar a eles, o que se gasta, a forma como se gasta, etc pouco importa.
As pessoas hoje em dia limitam-se a seguir quem manda e o resto não passa de conversa.
Além disso este é um tema muito chato, é quase como a teoria do futebol... quem a quer aprender, o que importa é jogar.
É mais que obvio que a gestão dos treinadores tem sido um desastre, Jesualdo só mesmo os resultados o seguraram durante tanto tempo, os outros depois de 3derrotas seguidas já estão com a porta aberta!
Claro, concordo.  ;)
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

semprebraga

A questão é, sem dúvida, muito pertinente.

Sem dúvida que o crescimento recente do Braga está associado a António Salvador. Se em matéria económica, o Presidente foi o grande obreiro do milagre, no campo desportivo (e é sobre isto que versa o post) é muito injusto não referir os nomes de Jesualdo Ferreira e Artur Monteiro. Eles foram as pedras basilares do crescimento do Braga.

Na minha opinião, o 4º lugar da época passada é um bom indicador mas ainda não permite grandes conclusões. Em primeiro lugar, porque foi muito menos folgado do que na época anterior e, em segundo, porque os efeitos do trabalho de Jesualdo Ferreira e Artur Monteiro ainda estavam muito presentes. A classificação desta época é que dirá se temos fôlego para nos mantermos nos lugares cimeiros. Quanto a Manuel Machado, partilha algumas características com Jesualdo Ferreira (aposta na formação, terinador experiente e metódico) que podem ser indicadores de sucesso, mas penso que está abaixo das expectativas da esmagadora maioria dos associados.

Claro que a instabilidade dos treinadores não é positiva para o clube e tem repercursões directas na ligação entre os adeptos e a equipa. Pelos indicadores que temos à 11ª Jornada, as assistências desta época serão muito mais baixas do que nas épocas anteriores, invertendo a tendência de crescimento.

Ana Cunha

Quote from: fjmp_scb on 27 de November de 2007, 20:50
Quote from: PAF on 27 de November de 2007, 19:36
Sinceramente acho que 99% dos sócios pouco se importa com este tema... O que importa são os resultados, a teoria para chegar a eles, o que se gasta, a forma como se gasta, etc pouco importa.
As pessoas hoje em dia limitam-se a seguir quem manda e o resto não passa de conversa.
Além disso este é um tema muito chato, é quase como a teoria do futebol... quem a quer aprender, o que importa é jogar.
É mais que obvio que a gestão dos treinadores tem sido um desastre, Jesualdo só mesmo os resultados o seguraram durante tanto tempo, os outros depois de 3derrotas seguidas já estão com a porta aberta!
Claro, concordo.  ;)

Sim, de facto também acho que essa á a ideia de quase todos os adeptos, mas está mal. Porque sem dinheiro não há boas equipas e sem boas equipas não se ganha (tantas vezes). Está tudo ligado.

Quote from: semprebraga on 27 de November de 2007, 22:07
A questão é, sem dúvida, muito pertinente.

Sem dúvida que o crescimento recente do Braga está associado a António Salvador. Se em matéria económica, o Presidente foi o grande obreiro do milagre, no campo desportivo (e é sobre isto que versa o post) é muito injusto não referir os nomes de Jesualdo Ferreira e Artur Monteiro. Eles foram as pedras basilares do crescimento do Braga.

Na minha opinião, o 4º lugar da época passada é um bom indicador mas ainda não permite grandes conclusões. Em primeiro lugar, porque foi muito menos folgado do que na época anterior e, em segundo, porque os efeitos do trabalho de Jesualdo Ferreira e Artur Monteiro ainda estavam muito presentes. A classificação desta época é que dirá se temos fôlego para nos mantermos nos lugares cimeiros. Quanto a Manuel Machado, partilha algumas características com Jesualdo Ferreira (aposta na formação, terinador experiente e metódico) que podem ser indicadores de sucesso, mas penso que está abaixo das expectativas da esmagadora maioria dos associados.

Claro que a instabilidade dos treinadores não é positiva para o clube e tem repercursões directas na ligação entre os adeptos e a equipa. Pelos indicadores que temos à 11ª Jornada, as assistências desta época serão muito mais baixas do que nas épocas anteriores, invertendo a tendência de crescimento.

Pedro,
Óbvio que no campo desportivo Artur Monteiro e Jesualdo Ferreira tiveram importância no crescimento do SCB. Permite-me que seja mais ousado. Não só no campo desportivo... em várias áreas, estes homens, tiveram importância e serão sempre associados ao SCB como referências a seguir.

Remeto alguma da minha argumentação para o post do Pedro Ribeiro, que acho está completa.
Respeito muito a tua opinião, mas acho um erro estar a formular ocasiões para definir uma fronteira onde termina a influência de JF e AM. Nesse prisma, posso dizer que a influência de JF e AM talvez se perpetuará por mais tempo que aquele que tu enuncias.
Em relação à classificação na época anterior... recoheceço que a classificação está muito dependente da factores que ultrapassam o SCB. Além de aspectos internos(plantel, organização, sad, etc...),  para ser sério nesta discussão, devo dizer que a classificação num campeonato depende também do valor dos adversários. Ora se o Paços conseguiu o apuramento para a Taça Uefa... que dizer!
Isso não invalida que o SCB conseguisse um 4º lugar e nas outras competições onde esteve envolvido, posso dizer que fez um "brilharete2, nomeadamente na Taça Uefa.
Força Gverreiros

cardoso

Primeira parte da questão:
Lembram-se daquele anuncio da pizza? O importante o que é? É a massa, é o tomate, é o fiambre ou é o queijo? Mestre Bellini diz que é tudo! E mestre Belinni é que sabe.
Também aqui, se o Braga subiu de patamar, não devemos cair na asneira de "pessoalizar" demasiado o fenómeno. Houve muitos obreiros; desde J. Gomes Oliveira, que procurou recuperar o Braga para o patamar europeu, até Salvador que pôs a SAD a dar lucro, passando por A. Monteiro que dinamizou o Braga em vários aspectos, nomedamente na relação com o meio, passando por treinadores das equipas jovens que se fabricaram vários talentos, até Mesquita Machado, porque não dizê-lo?
Segunda parte da questão:
Concordo em absoluto com o Zé quando diz que M'M é um piloto de karting. mas discordei do despedimento de Jorge Costa porque, como se viu, nada rersolveu. Dir-me-ão que JC também é piloto de karting. Pois é; também Jesualdo era. Também Senna e salvo erro Schumaher foram.
Penso que as palavras do Zé tocam um outro ponto de vista, mais ambicioso: o de que o Braga devia subir de patamar em termos de assumir riscos. Tenho dúvidas. No dia em que deixarmos de ter os pés assentes na terra estaremos a cavar o nosso buraco como fez o Boavista. O que acho é que a aposta actual (5Milhões) dava para muito mais se tivesse sido mais bem aplicada.
Desculpem o sintetismo da resposta (este post merecia muito mais) mas o tempo escasseia-me.

BRAGA FOREVER

Quote from: PAF on 27 de November de 2007, 19:36

Sinceramente acho que 99% dos sócios pouco se importa com este tema... O que importa são os resultados, a teoria para chegar a eles, o que se gasta, a forma como se gasta, etc pouco importa.


Muito se pode escrever relativamente a este tópico,mas o PAF com estas palavras disse tudo e mais alguma coisa... ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

2378


  Este vaivém de treinadores, em nada nos beneficia.
  Acreditem que isto só lá vai com um verdadeiro piloto de F1. Para lidar com jogadores dete calibre não é com treinadores em ascensão, tem de ser com treinadores com provas dadas e que só com o nome mereçam respeito.

   Só para acrescentar mais um nome: Rui Águas.


Olho Vivo

COMO SALVADOR DESPEDIU JESUALDO

Nunca ninguém entendeu muito bem porque é que Jesualdo Ferreira saiu do Braga depois de ter feito uma carreira brilhante ao serviço do clube minhoto. António Salvador libertou Jesualdo e este foi para o Boavista onde nem sequer chegou a aquecer o lugar, dada a urgência de Pinto da Costa em contratar este treinador. O Porto pagou uma verba ao Boavista e tudo se resolveu.
Mas, até agora ainda ninguém pediu contas a António Salvador, que mais parece o exterminador de treinadores. Segundo fontes ligadas ao técnico portista, que acabou de acordar a renovação do seu contrato com Pinto da Costa, Jesualdo não ficou em Braga porque se recusou a contratar jogadores conforme a conveniência dos empresários.
No último ano de Jesualdo no Braga, Salvador apresentou-lhe uma proposta para a contratação de Jorge Ribeiro, garantindo que o jogador iria ser convocado por Scolari para o Mundial 2006 e que depois não faltariam pretendentes e o jogador poderia valer bom dinheiro.
Jesualdo disse ao seu presidente que ele até poderia contratar Jorge Ribeiro, mas nunca o colocaria a jogar, porque havia antecedentes com esse jogador que não poderia esquecer. António Salvador não gostou e foi só esperar pela primeira oportunidade para lhe indicar o caminho de saída. O Braga entretanto já trocou três vezes de treinador e Jesualdo é só ganhar títulos.

http://blogdabola.blogspot.com/2008/02/como-salvador-despediu-jesualdo-nunca.html

disco infiltrator

Quote from: Pedro Ribeiro on 26 de February de 2008, 17:56
COMO SALVADOR DESPEDIU JESUALDO

Nunca ninguém entendeu muito bem porque é que Jesualdo Ferreira saiu do Braga depois de ter feito uma carreira brilhante ao serviço do clube minhoto. António Salvador libertou Jesualdo e este foi para o Boavista onde nem sequer chegou a aquecer o lugar, dada a urgência de Pinto da Costa em contratar este treinador. O Porto pagou uma verba ao Boavista e tudo se resolveu.
Mas, até agora ainda ninguém pediu contas a António Salvador, que mais parece o exterminador de treinadores. Segundo fontes ligadas ao técnico portista, que acabou de acordar a renovação do seu contrato com Pinto da Costa, Jesualdo não ficou em Braga porque se recusou a contratar jogadores conforme a conveniência dos empresários.
No último ano de Jesualdo no Braga, Salvador apresentou-lhe uma proposta para a contratação de Jorge Ribeiro, garantindo que o jogador iria ser convocado por Scolari para o Mundial 2006 e que depois não faltariam pretendentes e o jogador poderia valer bom dinheiro.
Jesualdo disse ao seu presidente que ele até poderia contratar Jorge Ribeiro, mas nunca o colocaria a jogar, porque havia antecedentes com esse jogador que não poderia esquecer. António Salvador não gostou e foi só esperar pela primeira oportunidade para lhe indicar o caminho de saída. O Braga entretanto já trocou três vezes de treinador e Jesualdo é só ganhar títulos.

http://blogdabola.blogspot.com/2008/02/como-salvador-despediu-jesualdo-nunca.html



Não sei qual a fonte mas acredito perfeitamente no que li. Nada de novo, na verdade

Kilo

Quote from: Pedro Ribeiro on 26 de February de 2008, 17:56
COMO SALVADOR DESPEDIU JESUALDO

Nunca ninguém entendeu muito bem porque é que Jesualdo Ferreira saiu do Braga depois de ter feito uma carreira brilhante ao serviço do clube minhoto. António Salvador libertou Jesualdo e este foi para o Boavista onde nem sequer chegou a aquecer o lugar, dada a urgência de Pinto da Costa em contratar este treinador. O Porto pagou uma verba ao Boavista e tudo se resolveu.
Mas, até agora ainda ninguém pediu contas a António Salvador, que mais parece o exterminador de treinadores. Segundo fontes ligadas ao técnico portista, que acabou de acordar a renovação do seu contrato com Pinto da Costa, Jesualdo não ficou em Braga porque se recusou a contratar jogadores conforme a conveniência dos empresários.
No último ano de Jesualdo no Braga, Salvador apresentou-lhe uma proposta para a contratação de Jorge Ribeiro, garantindo que o jogador iria ser convocado por Scolari para o Mundial 2006 e que depois não faltariam pretendentes e o jogador poderia valer bom dinheiro.
Jesualdo disse ao seu presidente que ele até poderia contratar Jorge Ribeiro, mas nunca o colocaria a jogar, porque havia antecedentes com esse jogador que não poderia esquecer. António Salvador não gostou e foi só esperar pela primeira oportunidade para lhe indicar o caminho de saída. O Braga entretanto já trocou três vezes de treinador e Jesualdo é só ganhar títulos.

http://blogdabola.blogspot.com/2008/02/como-salvador-despediu-jesualdo-nunca.html



Já percebi porque o Hussaine foi dispensado!

Mal o Salvador viu as equipas apuradas para o europeu e não viu lá o Qatar...correu com ele!  ;D

SimpLe-Kid

Quote from: Kilo on 27 de February de 2008, 00:06
Quote from: Pedro Ribeiro on 26 de February de 2008, 17:56
COMO SALVADOR DESPEDIU JESUALDO

Nunca ninguém entendeu muito bem porque é que Jesualdo Ferreira saiu do Braga depois de ter feito uma carreira brilhante ao serviço do clube minhoto. António Salvador libertou Jesualdo e este foi para o Boavista onde nem sequer chegou a aquecer o lugar, dada a urgência de Pinto da Costa em contratar este treinador. O Porto pagou uma verba ao Boavista e tudo se resolveu.
Mas, até agora ainda ninguém pediu contas a António Salvador, que mais parece o exterminador de treinadores. Segundo fontes ligadas ao técnico portista, que acabou de acordar a renovação do seu contrato com Pinto da Costa, Jesualdo não ficou em Braga porque se recusou a contratar jogadores conforme a conveniência dos empresários.
No último ano de Jesualdo no Braga, Salvador apresentou-lhe uma proposta para a contratação de Jorge Ribeiro, garantindo que o jogador iria ser convocado por Scolari para o Mundial 2006 e que depois não faltariam pretendentes e o jogador poderia valer bom dinheiro.
Jesualdo disse ao seu presidente que ele até poderia contratar Jorge Ribeiro, mas nunca o colocaria a jogar, porque havia antecedentes com esse jogador que não poderia esquecer. António Salvador não gostou e foi só esperar pela primeira oportunidade para lhe indicar o caminho de saída. O Braga entretanto já trocou três vezes de treinador e Jesualdo é só ganhar títulos.

http://blogdabola.blogspot.com/2008/02/como-salvador-despediu-jesualdo-nunca.html



Já percebi porque o Hussaine foi dispensado!

Mal o Salvador viu as equipas apuradas para o europeu e não viu lá o Qatar...correu com ele!  ;D

Piadas depois da meia-noite (uma hora em espanha) não...  ;D ;D ;D
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

JotaCC

#14
Quote from: Pedro Ribeiro on 26 de February de 2008, 17:56
COMO SALVADOR DESPEDIU JESUALDO

Nunca ninguém entendeu muito bem porque é que Jesualdo Ferreira saiu do Braga depois de ter feito uma carreira brilhante ao serviço do clube minhoto. António Salvador libertou Jesualdo e este foi para o Boavista onde nem sequer chegou a aquecer o lugar, dada a urgência de Pinto da Costa em contratar este treinador. O Porto pagou uma verba ao Boavista e tudo se resolveu.
Mas, até agora ainda ninguém pediu contas a António Salvador, que mais parece o exterminador de treinadores. Segundo fontes ligadas ao técnico portista, que acabou de acordar a renovação do seu contrato com Pinto da Costa, Jesualdo não ficou em Braga porque se recusou a contratar jogadores conforme a conveniência dos empresários.
No último ano de Jesualdo no Braga, Salvador apresentou-lhe uma proposta para a contratação de Jorge Ribeiro, garantindo que o jogador iria ser convocado por Scolari para o Mundial 2006 e que depois não faltariam pretendentes e o jogador poderia valer bom dinheiro.
Jesualdo disse ao seu presidente que ele até poderia contratar Jorge Ribeiro, mas nunca o colocaria a jogar, porque havia antecedentes com esse jogador que não poderia esquecer. António Salvador não gostou e foi só esperar pela primeira oportunidade para lhe indicar o caminho de saída. O Braga entretanto já trocou três vezes de treinador e Jesualdo é só ganhar títulos.

http://blogdabola.blogspot.com/2008/02/como-salvador-despediu-jesualdo-nunca.html


Eu já referi aqui no forum e esta noticia veio me dar razão nenhum treinador neste momento vai ter sucesso em braga porque não são eles que mandam no balneario mas sim os empresarios e isso prova a vinda de alguns jogadores como JP , CP entre outros, aqueles com lugar cativo, por isso estamos agora assim.O nosso BRAGA não é clube para andar a promover jogadores fracos ou que veem para aqui acabar as carreiras com contratos de 2 e 3 anos de duração

Manuel Pereira

Num jantar do Superbraga, dos primeiros em que o Prof Jesualdo participou, em conversa num pequeno grupo disse que passava muitas horas do seu tempo a ver e escolher jogadores para o S C Braga. Isto para dizer que a sorte de encontrar bons jogadores para o clube dá muito trabalho. Depois confidenciou ai daquele clube cuja política de contratações fica nas mãos de empresários.
Não pretendo com isto afirmar que presentemente seja(m) empresário(s) a definir a política de contratações do S C Braga, mas compreende-se facilmente aquilo a que o Prof se referia falando apenas na generalidade. Na altura não estava, de modo algum, a falar do do nosso clube.

Saudações braguistas.

cardoso

Quem são os olheiros do Braga?
Não sabem?
Eu também não.
Sei que há dirigentes que costumam ir ao Brasil... e depois há uns senhores de gravata com uns catálogos debaixo do braço... e eu, que não percebo nada de futebol, pergunto: será isto a que algumas pessoas chamam ... como é que é?... departamento de prosp... prospec... preospec quê?

fjmp_scb

[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

NightHawk

Irureta abandona Saragoça

Após seis partidas no comando da equipa (uma vitória, um empate e quatro derrotas), Javier Irureta apresentou hoje a demissão do comando técnico do Saragoça, actual 17.º classificado da Liga espanhola.
Irureta

Irureta tinha assumido o comando do Saragoça em Janeiro, substituindo Ander Garitano, que, por sua vez, esteve apenas uma semana no posto depois de preencher a vaga deixada em aberto com a demissão do nosso bem conhecido Victor Fernandez (ex-FC Porto).

A direcção do Saragoça tem previsto para o final desta tarde uma conferência de imprensa para explicar os contornos da situação, nomeadamente se aceita ou não o pedido de demissão do técnico.


::)

É um facto que os empresários têm em alguns clubes muita preponderância. É indiscutível! Braga será um dsses clubes. Pessoalmente, não gosto que o clube fique com o "rabo" preso a um empresário, por uma questão de princípio. Muitos alegaram que a relação privilegiada com Jorge Mendes possibilitou ao SCB bons negócios e a construção de uma boa equipa... Agora reparem no paradoxo. No SCB, Jorge Mendes possibilitou muitos negócios, desde o tempo de Jesualdo Ferreira, negócios esses que possibilitaram a construção de uma equipa ganhadora.
Agora pergunto: Jesualdo Ferreira deu o aval a todos os jogadores que ingressaram no SCB? Pelo dito no texto concluio que não... mas afinal, como o SCB cimentou o crescimento dos últimos anos? Não foi na contratação de jogadores que, e cito" "poderiam valer bom dinheiro" ?

Como disse anteriormente, não acho que um clube deva mostrar permeabilidade a desejos de terceiros na sua política desportiva.
O SCB para o bem e para o mal demonstra essa permeabilidade.
A questão é saber se poderia aproveitar só o que de bom advêm dessa relação. Será que era possível? Quem souber que responda. Fica o repto e lançada a discussão. ;D

Força Gverreiros