News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Gestão desportiva do SCB: treinadores.

Started by Zé, 26 de November de 2007, 19:55

Previous topic - Next topic

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: Zé on 26 de November de 2007, 19:55
O SCB nos últimos anos saltou alguns patamares no panorama desportivo nacional e hoje é uma referência a nível nacional... é caso para dizer que é um case study do futebol português.
O crescimento, a nível desportivo, associado a classificações e performances nas competições que disputou, tenho que dizer, está directamente associado a António Salvador.
Houve um período, sequente à tomada de posse, e 3 anos seguintes, que coincidiram com a liderança técnica do Prof. Jesualdo Ferreira, onde houve dúvidas acerca do verdadeiro "protagonista" do sucesso do SCB: Jesualdo Ferreira ou António Salvador? Apesar de Jesualdo Ferreira ter feito um excelente trabalho no SCB, o "mentor" do projecto do SCB, que levou o SCB à alta-roda do futebol, é inequivocamente, a gestão presidida por António Salvador. No último ano, sem Jesualdo Ferreira, mesmo com sucessivas trocas de treinadores, com exibições que deixaram muito a desejar, o SCB conseguiu uma época em alguns aspectos muito positiva.
Mas será que a gestão desportiva, no que diz respeito aos treinadores, foi imaculada?
Quem olhar para o salto que o SCB deu com a administração de António Salvador, pode classificar a gestão desportiva do SCB, como exemplar. Esta avaliação, na minha opinião será uma precipitação ... senão vejamos.
Na minha opinião, o SCB peca por não ter definido uma política relativa ao futebol. Tenho a percepção que a gestão do SCB é muitas vezes influenciável por terceiros. Não que seja altamente prejudicial para o SCB a auscultação de outras opiniões, mas tenho a impressão que essas "pseudo opiniões" influencia, mais que o que devia, quem gere os destinos do clube. Senão vejamos: Muita gente diz que António Salvador, desde que contratou Jesualdo Ferreira, não acertou em mais nenhum (?!?) ... Será? Essas pessoas esquecem que o treinador designado para suceder Fernando Castro Santos foi Carlos Carvalhal, só que, num volta-face de última hora, Jesualdo Ferreira que estava esquecido num gabinete do estádio da luz subiu novamente à ribalta do futebol nacional e designado treinador do SCB. Foi Jesualdo Ferreira a escolha de António Salvador? Ou pelo contrário, Jesualdo Ferreira foi sugerido por alguém e posteriormente aceite por António Salvador...         
Não ficam por aqui as "influências"... Após o fim do ciclo Jesualdo Ferreira, a escolha recaiu novamente em Carlos Carvalhal. Uma surpresa para mim... O SCB já não era aquela equipazinha de à uns anos atrás e a aposta num treinador sem currículo seria sempre uma aposta arriscada. Após algum tempo... o despedimento.
A escolha recaiu em Rogério Gonçalves... um treinador que cujo ponto mais alto da carreira foi ter treinado o Naval... ou o Varzim... ou o Leixões... sei lá! Rogério Gonçalves apareceu no EMB ao lado de Jorge Mendes, tinha como adjunto Jorge Costa, também representado por Jorge Mendes, e que tinha sido previamente contratado.
Após algumas jornadas, o despedimento...
Seguiu-se Jorge Costa. Sempre admirei Jorge Costa como jogador, no entanto a aposta em Jorge Costa, como treinador principal, quando este nunca tinha treinado nenhuma equipa, na minha opinião foi um tiro no escuro. O SCB é uma equipa ambiciosa e que se deseja ganhadora, tem objectivos delineados que não são para qualquer treinador. Além disso o investimento, o dinheiro gasto num plantel,  o prestígio, a instituição, não podem estar dependentes de experiências com treinadores, porque a verdade é que a aposta em treinadores inexperientes não passa de uma experiência. Há muito em jogo... passe o exagero, é caso para dizer que o SCB tem um carro de Fórmula 1 e para pilotá-lo contratou um piloto de Karting.
Nova época, novas esperanças... e novo despedimento.
Após o despedimento, o plantel foi entregue interinamente a António Caldas. Após o desaire em Leixões, onde na minha opinião António Caldas tem algumas responsabilidades, no jogo seguinte, contra o eterno candidato SCP, António Caldas escalou uma equipa completamente diferente que somente conseguiu a melhor exibição do SCB dos últimos tempos. Não é uma contradição, mas confesso que gostaria de ver António Caldas ao leme da equipa técnica do SCB... a equipa demonstrou alegria, rigor, vontade...e saiu vitoriosa! Ganhamos indiscutivelmente, e a equipa rubricou uma exibição formidável, quando ainda à bem pouco a equipa estava triste, desnorteada, apática, vulnerável. Bem haja António Caldas por ter feito o mais difícil... inverter e colocar novamente a equipa na senda das vitórias.
Após alguma indecisão na escolha do treinador, eis que a escolha recai em Manuel Machado. Acho que mais uma vez o SCB repetiu os erros anteriores. Apesar de reconhecer que Manuel Machado é um treinador com conhecimentos profundos do futebol português, acho que António Salvador deveria por a fasquia mais alta e contratar um piloto de Fórmula 1.
Oxalá Manuel Machado consiga levar o SCB à melhor época de sempre... é o que desejo. Oxalá!!!

Este constante vaivém de treinadores é altamente prejudicial para o SCB. A nível financeiro é prejudicial para o SCB e como se não bastasse, há também as consequências a nível desportivo. Quanto o SCB paga de indemnizações? Quanto o SCB paga pelas constantes revoluções no plantel? Quanto o SCB "paga" pela falha dos objectivos? Quanto o SCB paga pelo desânimo dos simpatizantes?
Se o SCB tem um plantel dos mais caros de sempre, porque poupa no treinador?


acredito em ti... e até és capaz de ter razão... mas testamentos leio o meu quando o escrever, ok??
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

ruis

Jesualdo não ficou em Braga porque se recusou a contratar jogadores conforme a conveniência dos empresários.
Começo a achar que o braga para alguns empresários (e não só) é um "tacho para ganhar mais meia dúzia de tostões"

Carvalhinha

#22
Visto que isto é um tópico sobre treinadores, aqui deixo uma parte da entrevista de hoje do Prof. Jesualdo Ferreira ao Público, claro apenas o que tem a ver connosco:

É verdade que queria o Linz?
É uma pergunta difícil de responder. Conheço-o e fui eu que o trouxe para o Boavista. Tem dotes de goleador, é um excelente jogador e podia perfeitamente estar no FC Porto.

O Braga e o Guimarães podem intrometer-se na luta dos "grandes"?
São equipas que podem decidir muito em relação à vida dos "grandes". E, como tal, podem intrometer-se nas classificações, tal como aconteceu na época passada e noutras. Este campeonato pode ser idêntico ao da época passada. Esperemos que até possa ser um pouquinho melhor e que o público adira mais – isso tem vindo a acontecer, felizmente, no FC Porto, onde o apoio dos sócios tem sido importante.

Treinou outros clubes, designadamente o Benfica e o Braga. Alguma vez desconfiou que Pinto da Costa ou qualquer outro dirigente, tanto do FC Porto como do Boavista, tinham comprado o árbitro do seu jogo?
Não, objectivamente, não. Sempre achei muito estranho que o FC Porto ganhasse tantos campeonatos e fosse um dos líderes no plano internacional através desses argumentos. Não acredito que isso fosse possível. O que eu sei é que o FC Porto ganhou quando teve boas equipas e perdeu quando elas eram mais fracas. Tenho muitas dúvidas ainda sobre o facto de o "Apito Dourado" se ter ficado pelo Norte do país. Tenho 62 anos, 34 de futebol e sei bem que houve um grande objectivo: atingir o FC Porto. O FC Porto ganha campeonatos há 30 anos e passou a ganhá-los com mais frequência a partir de certa altura, ao mesmo tempo que passou a fazer também bons resultados no exterior. Ao mesmo tempo, os seus rivais directos começaram a perder lá fora e cá dentro. Quem consegue isto tudo através das arbitragens deve ser muito hábil... É evidente que o que fez a diferença foi a qualidade do trabalho.

Sendo um transmontano, é visto como um lisboeta de passagem pelo Norte. Porquê este contra-senso?
É simples. Nasci em Mirandela, passei a minha adolescência toda em Angola, voltei para Chaves para acabar o liceu e depois fui para Lisboa porque era o único sítio onde havia o curso que eu queria. Acabei por regressar ao Norte por razões também profissionais.

Mas o que é que responde quando lhe perguntam de onde é e o que é?
Sou de Mirandela e identifico-me profundamente com as gentes do Norte.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1342044&idCanal=56

Carvalhux

A Verdade aqui e que o  nosso Presidente, e um bom gestor , e conseguiu estabilizar as finanças do clube,
Mas quanto a futebol , e um zero, apenas o jesualdo conseguiu dar frutos aqui.

SCM

Desenterrar o passado, quando neste momentos estamos tão bemm servidos.
É bom viver o Braga.

sergiomaka

eu queria saber o que é feito do caldas e a equipa técnica que foi com ele para o ribeirao...já nao pertencem ao braga?

xpt_nautilus

Quote from: braga the champion on 09 de September de 2008, 14:51
A Verdade aqui e que o  nosso Presidente, e um bom gestor , e conseguiu estabilizar as finanças do clube,
Mas quanto a futebol , e um zero, apenas o jesualdo conseguiu dar frutos aqui.

Aguardaremos o futuro. Já fui mais adepto da gestao do Salvador, desde a saida do Jesualdo Ferreira que ele perdeu muito do que havia conquistado.

Carvalhinha

Quote from: SCM on 09 de September de 2008, 15:01
Desenterrar o passado, quando neste momentos estamos tão bemm servidos.

Eu só fui buscar este tópico porque queria postar aquelas linhas sobre a entrevista, e não achei que fosse importante para abrir um novo. Se existe um a falar dos antigos jogadores do nosso clube porque não manter este sobre os treinadores que até hoje passaram por nós?