News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/11

Started by Pedro-SCB, 11 de November de 2007, 00:00

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

Philco e Stélvio nos convocados bracarenses


A chamada dos jovens Philco e Stélvio constitui a principal novidade nos convocados do Sp. Braga, que defronta no domingo o Sporting (19.15 h), enquanto César Peixoto ficou de fora por opção do treinador.

António Caldas, técnico interino dos bracarenses, após a saída de Jorge Costa (Manuel Machado é o novo treinador), também não conta com Vandinho, castigado, além de Baylon, Lenny, João Tomás, Anilton Júnior e Bruno Tiago, estes por lesão.

Lista dos convocados: Paulo Santos, Dani, Rodriguez, Paulo Jorge, Roberto Brum, Jorginho, Hussaine, João Pinto, Philco, Carlos Fernandes, Castanheira, Wender, Frechaut, Zé Manel, Jailson, Andrés Madrid, Linz, João Pereira e Stélvio Cruz.


in abola

Pedro-SCB

Estreia de Philco entre os convocados para o jogo com o Sporting


A estreia de Philco e o regresso Stélvio Cruz são as notas de maior destaque na convocatória do Braga para a recepção de amanhã ao Sporting, da 10ª jornada da Bwin Liga. Na segunda partida como treinador principal e antes de ceder o lugar a Manuel Machado no comando técnico dos bracarenses, António Caldas não vai poder contar com o lateral-esquerdo César Peixoto, que se encontra lesionado, nem com o médio Vandinho, que cumpre castigo. Lista de convocados: Paulo Santos, Dani Mallo, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Carlos Fernandes, Frechaut, Andrés Madrid, Roberto Brum, Castanheira, Stélvio Cruz, Hussaine, José Manuel, Jorginho, João Pinto, Philco, Wender, Linz e Jaílson.


in ojogo

Pedro-SCB

Philco estreia-se e Stélvio regressa
NA CONVOCATÓRIA PARA A RECEPÇÃO AO SPORTING

   
            
A estreia de Philco e o regresso de Stélvio Cruz são os destaques da convocatória do Sporting de Braga para o encontro de domingo frente ao Sporting, naquele que será o 2.º jogo de António Caldas à frente da equipa minhota.

Antes de ceder o lugar a Manuel Machado - o que vai acontecer já a partir de segunda-feira -, o treinador bracarense não conta com o lateral-esquerdo César Peixoto, que está lesionado, nem com o médio Vandinho, castigado.

Lista de convocados:


Guarda-redes: Paulo Santos e Dani Mallo.

Defesas: João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Carlos Fernandes e Frechaut.

Médios: Andrés Madrid, Roberto Brum, Castanheira, Stélvio Cruz e Hussaine.

Avançados: José Manuel, Jorginho, João Pinto, Philco, Wender, Linz e Jaílson.


in record

Pedro-SCB

Sp. Braga: César Peixoto de fora, jovens Stélvio e Philco convocados para o jogo com Sporting


A ausência de César Peixoto é a principal nota de destaque da lista de convocados de António Caldas, a última do treinador interino, para o jogo com o Sporting.

O lateral regressara aos eleitos na última jornada, na derrota em Matosinhos, com o Leixões, foi até titular no onze do Sp. Braga, mas ficou de fora agora por opção técnica.

Para além de César Peixoto, destaque também para a ausência de Vandinho, que cumpre esta jornada castigo devido à acumulação do quinto amarelo e não é por isso opção.

Em contrapartida, Caldas chamou os jovens Stélvio Cruz e Philco, ambos de 18 anos. No caso do brasileiro, que foi contratado ao At. Paranaense, trata-se de uma estreia.

De fora para este jogo com o Sporting ficam os lesionados João Tomás, Anílton Júnior, Bruno Tiago, Bailón e Lenny.

O jogo com o Sporting realiza-se este domingo, no Municipal de Braga, com início marcado para as 19.15 horas.

Lista de convocados

Guarda-redes: Paulo Santos e Dani Mallo;

Defesas: João Pereira, Frechaut, Rodriguez, Paulo Jorge e Carlos Fernandes;

Médios: Madrid, Roberto Brum, Stélvio Cruz, Castanheira, Jorginho e João Pinto;

Avançados: Hussaine, Philco, Zé Manuel, Jaílson, Linz e Wender.

==================================================================

E. Vermelha: Aleksandar Jankovic é o novo treinador do adversário do Sp. Braga
   

O E. Vermelha apresentou este sábado Aleksandar Jankovic como o novo treinador. O clube adversário do Sp. Braga na Taça UEFA já tem assim substituto para Milorad Kosanovic cuja demissão foi anunciada ontem.

«Entrei neste clube com oito anos e 27 anos depois tenho a oportunidade de treinar a primeira equipa», afirmou Jankovic numa citação do jornal L'Equipe da agência sérvia Tanjug.

Adversário do Sp. Braga na Taça UEFA (com encontro marcado para 19 de Dezembro), o E. Vermelha do português Lucas mudou de treinador na sequência da derrota por 3-0 com o Aris de Salónica que deixou a equipa sérvia no último lugar do Grupo F.


in maisfutebol

Pedro-SCB

Philco e Stélvio na despedida de António Caldas


Para recepção ao Sporting, César Peixoto ficou de fora por opção do técnico que será substituido, esta Segunda, por Manuel Machado...

A chamada dos jovens Philco e Stélvio constitui a principal novidade nos convocados do Sp. Braga. César Peixoto ficou de fora por opção do treinador.

António Caldas, técnico interino dos bracarenses, após a saída de Jorge Costa (Manuel Machado é o novo treinador), também não conta com Vandinho, castigado, além de Baylon, Lenny, João Tomás, Anilton Júnior e Bruno Tiago, estes por lesão.

Lista de convocados:

Paulo Santos, Dani, Rodriguez, Paulo Jorge, Roberto Brum, Jorginho, Hussaine, João Pinto, Philco, Carlos Fernandes, Castanheira, Wender, Frechaut, Zé Manel, Jailson, Andrés Madrid, Linz, João Pereira e Stélvio Cruz.


in rr

Pedro-SCB

Braga palco de emoções


Braga em mudança

No jogo grande da jornada, os "leões" actuam no Estádio Municipal de Braga depois de um empate caseiro na UEFA Champions League, face à AS Roma. Os homens de Paulo Bento consentiram o empate ante os romanos (2-2) mesmo em cima do apito final e comprometeram as esperanças de apuramento para os oitavos-de-final. No domingo irão encontrar um Braga em busca dos três pontos, de forma a subir na tabela classificativa.

Stojković preocupa

Os "arsenalistas" ocupam actualmente o oitavo posto e trocaram recentemente de treinador, com Jorge Costa a abandonar o comando técnico. Manuel Machado foi o eleito para suceder o ex-jogador do FC Porto, mas será o interino António Caldas a comandar a equipa diante do Sporting. A principal dor de cabeça de Paulo Bento continua a ser o guarda-redes Stojković, ainda em dúvida para o desafio em Braga.


in uefa

Pedro-SCB

CÉSAR PEIXOTO PRETERIDO


António Caldas, que hoje orienta o último encontro como treinador interino do Braga, deixou de fora César Peixoto dos convocados para o jogo de hoje (19h15) com o Sporting. Para além de César Peixoto, destaque também para a ausência de Vandinho, que está suspenso. Em contrapartida, Caldas chamou os jovens Stélvio Cruz e Philco, ambos de 18 anos. No caso do brasileiro, contratado ao At. Paranaense, trata-se de uma estreia. De fora ficam os lesionados João Tomás, Anílton Júnior, Bruno Tiago, Bailón e Lenny. Convocados – Guarda-redes: Paulo Santos e Dani Mallo. Defesas: João Pereira, Frechaut, Rodriguez, Paulo Jorge e Carlos Fernandes. Médios: Madrid, Roberto Brum, Stélvio Cruz, Castanheira, Jorginho e João Pinto. Avançados: Hussaine, Philco, Zé Manuel, Jaílson, Linz e Wender.


in onortedesportivo

Pedro-SCB

No Andebol, ABC e ISAVE jogam nos Açores e em Aveiro


No andebol disputa-se este fim-de-semana a 10.ª jornada da Liga Halcon, penúltima da fase regular.
As duas equipas minhotas jogam fora de portas, cenário que pode dificultar a tarefa de ABC e ISAVE.

Parece bem mais difícil a missão do ISAVE que, depois de ter perdido em casa frente ao Belenenses, viaja hoje até Aveiro para defrontar o S.Bernardo. Uma vitoria dos homens da Póvoa de Lanhoso permitia um bom salto na classificação mas os aveirenses sõ semrpe uma equipa difícil quando jogam no seu reduto.

Quanto ao ABC, vai aos Açroes medir forças com o Sporting da Horta, penúltimo classificado. Mas a equipa insular estreia esta noite um novo reforço, um guarda-redes austríaco, o que pode complicar as contas de Jorge Rito que nunca escondeu que um dos objectivos da época passa por terminar em primeiro lugar a primeira volta da fase regular do campeonato.

ABC e ISAVE jogam fora de portas os compromissos relativos à 10.ª jornada da Liga Halcon que tem como principal aliciante um escaldante Benfica-Porto.


in antenaminho

Olho Vivo

Lesão de Peixoto abre o flanco a Carlos Fernandes

Carlos Fernandes será titular


César Peixoto, com um problema num adutor, é baixa de última hora para a recepção ao Sporting. O esquerdino lesionou-se na sessão de anteontem, não se treinou no último apronto antes do embate com os leões e será substituído por Carlos Fernandes no flanco esquerdo da defesa bracarense. O jovem Philco, chamado pela primeira vez para uma partida da Liga, é novidade na convocatória.

No jogo que marcará o ponto final no curto consulado do treinador interino António Caldas - Manuel Machado começa a trabalhar, no terreno, no início da semana, e a primeira medida será conduzir os jogadores para um mini-estágio -, a defesa minhota também voltará a contar com o peruano Rodriguez, de regresso ao eixo, após lesão, para formar dupla com Paulo Jorge.

As mudanças não ficam confinadas à organização defensiva. Depois do fracasso do modelo 4x4x2, imposto por Caldas na visita a Matosinhos, onde os arsenalistas perderam com o Leixões (3-0), o regresso ao 4x4x3 deverá ser uma realidade. Tudo para tentar voltar às vitórias.

Protesto indeferido

Desta vez, a "pedreira" não vai encher. E, quando o jogo começar, as bancadas podem ter aspecto desolador. Isto se vingar a ideia dos adeptos que prometem entrar apenas aos cinco minutos de jogo, em sinal de protesto contra os preços dos bilhetes para a partida da Taça UEFA, com o Bayern. Porém, a SAD não cede e vai manter o valor dos ingressos.

in JN

Pé Ligeiro

Caçadores de leões
NO MINHO HÁ MUITOS ATIRADORES FURTIVOS

Não será por falta de hábito que o Sp.Braga não ganhará ao Sporting. É difícil encontrar um plantel com tantos atletas com queda para caçar leões: cinco já marcaram ao rival de Alvalade e quase todos provocaram consequências catastróficas.

Foi assim com João Pinto e Jorginho, que "roubaram" dois campeonatos e João Tomás, que "originou" uma crise técnica em Alvalade. Escapam Zé Manuel e Wender, mas o último também é objecto de destaque: marcou aos leões com as cores do Sp.Braga.

Se a história de todos estes caçadores tem muito para contar, a de Wender é mais simples mas igualmente significante. Vendido ao Sporting em Agosto de 2005, não vingou em Alvalade e voltou a Braga por empréstimo.

O destino ditou que o primeiro jogo fosse contra o detentor do seu passe e Wender não perdoou a dispensa: bisou e garantiu a vitória que João Tomás iniciou (3-2).

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Olho Vivo

ADEPTOS MANIFESTAM-SE HOJE CONTRA OS PREÇOS DOS BILHETES DA PARTIDA COM O BAYERN

Cinco minutos de protesto

Há muito que se sabe que a tabela de preços para o jogo com o Bayern Munique, o terceiro da fase de grupos da Taça UEFA, está longe de agradar aos sócios do Sp. Braga. Vinte ou 25 euros por um ingresso é considerado exagerado para a maior parte dos fiéis seguidores bracarenses, que hoje promovem um protesto antes do jogo com o Sporting, prometendo a entrada para as bancadas cinco minutos depois do apito inicial.

A carteira da maioria dos portugueses suspira por melhores dias, pelo que aumenta a contenção no que diz respeito aos gastos considerados supérfluos, como, para grande parte das famílias, é o caso do futebol.

Os efeitos fazem-se sentir aos fins-de-semana, provocando um panorama desanimador nos estádios. As bancadas estão despidas e cabe aos dirigentes encontrar uma política que faça sobrepor, de novo, a paixão... aos euros.

O Sp. Braga encontra-se, agora, nesse dilema. Nos últimos anos foi seguida uma política de aproximação do clube à cidade e a verdade é que há desafios com afluências muito interessantes, no contexto nacional. No entanto, um jogo grande significa sempre um apuro financeiro significativo para os cofres da SAD, pelo que, nessa altura, os preços disparam. Aproveitando o excelente cartaz que representa a visita do Bayern Munique a Braga, no próximo dia 29, os responsáveis bracarenses fixaram os preços para sócios em 20 (detentores de lugar anual) e 25 euros (filiados sem lugar anual), o que causou insatisfação e até revolta em alguns sectores da massa associativa. O público paga entre 35 e 50 euros, enquanto o preço dos lugares cativos é de 60 euros.

Presidente não comenta

Nas tertúlias ouvem-se os protestos, no site superbraga.com, um veículo de comunicação entre bracarenses, a contestação é visível numa carta aberta ao presidente, António Salvador, pedindo-lhe que «reconsidere o tarifário», considerado «injusto e irracional». À espera «de uma solução equilibrada» e de «um gesto de sensatez» de quem manda no clube, os sócios esperam, pelo menos, ver reduzido o preço para números mais aceitáveis.

Como medida de sensibilização (ou de pressão...), surgiu um movimento apelando aos sócios que compareçam, hoje, no Estádio AXA, que apenas ocupem os respectivos lugares nas bancadas cinco minutos depois do início da partida. Confrontado com esta possibilidade, até porque a ideia vai ganhando força entre os adeptos, António Salvador optou por não tecer comentários. O presidente já afirmou compreender as queixas, mas também lembrou que há seis mil sócios com menos de 15 anos com entrada gratuita para o espectáculo do ano em Braga. A discussão está instalada.



AFLUÊNCIA poderá ser INFERIOR AO ESPERADO

Talvez 15 mil

Cartaz apetecível em Braga com a visita do Sporting, o que motiva a afluência em massa às bilheteiras, como ontem à tarde se pôde comprovar nas imediações do Estádio AXA. Mesmo com o bom ritmo aparente, apenas 15 mil espectadores são esperados para a partida desta noite (19.15 horas).

Também disponíveis estão os bilhetes para o embate frente ao Bayern Munique, no qual os responsáveis esperam ter casa cheia, apesar da polémica que está a ser criada em torno dos preços dos ingressos, conforme se pode ler detalhadamente nesta página. Hoje, os postos de venda voltam a estar abertos durante todo o dia.



SPORTING É EXCELENTE ADVERSÁRIO PARA OS JOGADORES SE MOSTRAREM A MANUEL MACHADO

Para o professor... aprender

bloco na mão, olhos no relvado. Manuel Machado será, porventura, o espectador mais atento no grande jogo desta noite, no Estádio AXA. O professor procura tirar as medidas ao plantel e, depois de ter sido apresentado, não dispensou a presença nos trabalhos do plantel. Ontem, sentou-se no banco no último treino sob o comando de António Caldas; hoje, no escaldante desafio com o Sporting, senta-se na bancada para aprender um pouco mais sobre os seus novos jogadores.

É o dia zero no futuro do Sp. Braga. Acompanhado pelo adjunto José Augusto, Manuel Machado voltou ontem a marcar presença no treino bracarense, o último antes do jogo com o Sporting que assinalou, também, a despedida de António Caldas, que amanhã estará de volta à liderança dos juniores. Pelo meio, conversou alguns minutos com Rui Casaca e falou em privado com o fisioterapeuta Francisco Miranda, com quem se cruzou quando trabalhou no Vitória de Guimarães. Teve tempo, ainda, para ouvir algumas palavras de incentivo de alguns sócios presentes, a quem prometeu apenas trabalho, esperando, sobretudo, que a bola entre na baliza adversária...


LESÃO NO JOELHO

Baylón fez artroscopia

Um ano para esquecer. Assim o pode dizer Jair Baylón, submetido ontem a uma artroscopia para debelar uma lesão no joelho direito. O azar não larga o avançado peruano, que parará um mês. Ou seja, Baylón falha os primeiros treinos com Manuel Machado, período que poderia aproveitar para inverter a sua posição envergonhada no plantel.
Cabe, entretanto, ao técnico que fez a ponte entre Jorge Costa e Manuel Machado orientar a equipa frente ao Sporting, sendo também da sua competência escolher a equipa, que deve voltar ao modelo que fez sucesso num passado recente. António Caldas vai apostar num 4x3x3, embora com a entrada da nova equipa técnica seja de equacionar a mudança para o 4x2x3x1, sistema de eleição do novo comandante.

Plantel em estágio

Manuel Machado terá algum tempo para impor as suas regras e fazer ensaios com os seus novos jogadores. A paragem no campeonato para dar lugar aos compromissos decisivos da Selecção veio mesmo a calhar, possibilitando ao grupo melhor conhecimento mútuo, mormente com os novos elementos da equipa técnica. Assim, os responsáveis estudaram a hipótese de concentrar a equipa em estágio na próxima semana. O retiro ainda não tem datas definidas, mas o mais provável é que os jogadores descansem amanhã e se apresentem no dia seguinte devidamente preparados para seguirem para estágio. Já fora deste grupo deve estar Aloísio Alves, adjunto com quem a administração da SAD vai negociar a eventual saída. Caso não aceite as condições propostas, o ex-auxiliar de Jorge Costa iniciará outras funções no clube.



JÚNIOR COM OPORTUNIDADE

Estreia de Philco

A principal novidade na convocatória para o jogo frente ao Sporting é o jovem Philco. Trata-se de um jogador ainda júnior que, por vezes, treina-se com os seniores, merecendo agora a oportunidade de se estrear entre os grandes, isto se António Caldas, que o conhece muito bem, entender levá-lo para o banco. Para já, o jovem avançado, que pode também jogar como médio ofensivo, experimentou a sensação de seguir para estágio com os craques do Sp. Braga, que se concentraram ao final da tarde de ontem numa unidade hoteleira do Bom Jesus. Stélvio, outra aposta de futuro dos bracarenses, também foi chamado.



César Peixoto também é baixa

Uma lesão no adutor esquerdo comprometeu irremediavelmente a utilização de César Peixoto no encontro desta noite. O habitual titular no lado esquerdo da defensiva do Sp. Braga ficou de fora da lista de convocados, divulgada no final do treino de ontem, devido a queixas que apresentou anteontem.

Quem beneficia desta baixa é Carlos Fernandes, que tem regresso garantido à titularidade, numa equipa que vai sofrer algumas alterações relativamente ao onze que foi derrotado no Estádio do Mar, frente ao Leixões, na ronda anterior.

Tudo indica que António Caldas vai optar de início pelo 4x3x3. Paulo Santos ocupa o seu lugar na baliza, no eixo da defesa é recomposta a dupla Paulo Jorge e Rodriguez, enquanto João Pereira encarrega-se do lado direito da defensiva.

No meio-campo, para colmatar a ausência por castigo de Vandinho, vai surgir Frechaut, utilizado como defesa-central no último encontro, formando com Madrid a dupla de médios defensivos. Jorginho encarrega-se da organização do ataque, composto, provavelmente, pelos extremos José Manuel e Wender e pelo ponta-de-lança Linz.

Também de fora, por lesão, ficam Baylón, Lenny (não recuperou), João Tomás, Bruno Tiago e Anilton, que continua a integração progressiva no trabalho de conjunto.

in A BOLA

JotaCC

#11
Minho de mudança recebe leão a crescer


O confronto entre Braga e Sporting é sempre um acontecimento aliciante, mas ditou o calendário que esta visita do leão ao Minho surgisse num momento particularmente significativo para ambos os conjuntos. Se o emblema verde e branco arranca para a disputa da décima jornada com a convicção de que a má fase que afectou a equipa já está ultrapassada, o estado anímico do grupo não deixará de ser afectado pela injustiça do empate consentido perante o Roma, no encontro da Champions, restando saber qual será a reacção dos atletas, visto que a qualidade da exibição foi provavelmente a mais elevada da temporada. O Braga, por seu turno, vive um momento bem mais delicado, já que, depois da conturbada saída de Jorge Costa do comando técnico e da pesada derrota no terreno do Leixões - 3-0 -, este será o primeiro encontro depois da contratação do novo treinador, Manuel Machado - que, contudo, ainda não orientará a equipa. Independentemente das debilidades recentemente evidenciadas pelo conjunto minhoto, a qualidade do plantel é insuspeita, e o efeito psicológico da chegada de um novo técnico é muitas vezes imprevisível. Assim, o Sporting tudo fará para selar com três pontos esta visita a um terreno difícil, afastando qualquer rumor de crise, enquanto o Braga pretende dar início a um novo ciclo com uma vitória que o ajude a melhorar a classificação.

Estádio Axa, Braga
19h15 | TVI
Carlos Xistra [AF Castelo Branco]
Luís Marcelino + Luís Tavares

Braga
Treinador António Caldas
1 | Paulo Santos GR
47 | João Pereira LD
3 | Paulo Jorge DC
2 | Rodriguez DC
13 |Carlos Fernandes LE
23 | Madrid MD
10 | João Pinto MO
14 | Castanheira MO
7 | Jorginho AV
15 | Wender AE
29 | Linz AV
-
12 | Dani Mallo GR
5 | Roberto Brum MD
17 | Frechaut MD
89 | Stélvio MD
8 | Hussain M0
18 | Zé Manel AD
20 | Jaílson AV

Sporting
treinador Paulo Bento
16 | Tiago GR
78 | Abel LD
13 | Tonel DC
4 | Polga DC
8 | Ronny LE
24 | Miguel Veloso MD
7 | Izmailov MO
28 | João Moutinho MO
30 | Romagnoli MO
20 | Yannick Djaló AV
31 | Liedson AV
-
1 | Rui Patrício GR
26 | Gladstone DC
3 | Marian Had LE
21 | Farnerud MO
25 | Pereirinha MO
88 | Celsinho MO
9 | Purovic AV
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A táctica
Regresso ao passado
4x3x3


O fracasso em que resultou mudar os hábitos tácticos da equipa na partida contra o Leixões - abdicando da utilização de dois flanqueadores para optar por igual número de homens na área - parece aposta condenada ao esquecimento, antes contribuindo para o ressurgir do modelo há muito adoptado, com dois homens nas pontas a servir um só avançado. Dúvidas ainda na equação a meio-campo, se Jorginho ou João Pinto, libertando a ala direita para um novo candidato. A aposta é na vitória e ela poderá basear-se na rotina do 4x3x3.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A táctica
Empata e... não mexe
4x4x2


Paulo Bento deverá fazer alinhar, em Braga, o mesmo onze que defrontou o Roma na quarta-feira, em partida a contar para a Champions. O resultado pode não ter sido o desejado - a infelicidade leonina ditou um empate a dois golos -, mas a crítica foi praticamente unânime nos elogios à exibição, classificada por muitos como a melhor da temporada. Assim, sem poder contar com Vukcevic, que tantas vezes troca de lugar com Izmailov, é normal que a equipa não sofra alterações, até porque Stojkovic não recuperou de lesão.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Benfica vence FC Porto e ABC continua líder mesmo empatando na Horta

O Benfica impôs hoje, no Pavilhão da Luz, a primeira derrota ao FC Porto, por 30-26, na décima jornada do Campeonato da Liga de andebol. O conjunto de Aleksander Donner mostrou maior eficácia e segurança defensiva e esteve sempre na frente do marcador, chegando ao intervalo a vencer por dois golos (15-13). Com o triunfo averbado, o Benfica encurtou para dois pontos a diferença para os portistas, que continuam a liderar a classificação da Liga de andebol. Resultados da décima jornada: Águas Santas-Sporting Espinho, 27-21; São Bernardo-ISAVE, 21-20; Benfica-FC Porto, 30-26; Sporting da Horta-ABC, 20-20. Comanda o ABC, com 25 pontos, seguido do FC Porto, com 22, do Benfica, com 21, do Madeira SAD, com 19, e do Sporting, c



O Jogo







Pedro-SCB

A figura do Braga
JOÃO PEREIRA



Velocidade de ponta



Além de ser o jogador com mais minutos na actual temporada dos minhotos, o lateral que chegou a Braga - depois de Luís Filipe ter seguido o caminho da Luz - tem-se afirmado como dos mais rendíveis e confiantes jogadores arsenalistas. É claro que no melhor pano cai a nódoa e que, no último jogo, em Matosinhos, esteve nos três golos do... Leixões. No entanto, injusto seria crucificar um dos jogadores que mais alma e atitude têm mostrado em campo por essa fraqueza momentânea e à custa de uma bola de neve. Uma forte atitude competitiva e um apoio muito importante em situações de ataque fazem com que dos seus cruzamentos tensos após "sprints" longos saiam problemas para o adversário... que só ainda não causaram maiores problemas porque, na área, não há quem tenha mostrado possuir um radar com as coordenadas acertadas.

=================================================================

César Peixoto de fora



A ausência de César Peixoto da convocatória para a recepção ao Sporting é mais uma contrariedade para o técnico António Caldas, já obrigado a mexer na linha média, perante o castigo - um jogo de suspensão - que o habitual titular Vandinho terá de cumprir, a fim de limpar o cadastro disciplinar.

O lateral-esquerdo ter-se-á ressentido do esforço da véspera, no treino em que Caldas terá aferido a estratégia para a partida desta noite com os leões de Paulo Bento, e já não se treinou ontem à tarde, na última sessão de trabalho da semana e antes de a equipa se recolher numa unidade hoteleira da cidade, a fim de se concentrar nas obrigações competitivas. Perante a ausência de César Peixoto, será Carlos Fernandes a avançar, a opção mais natural entre o leque de escolhas à mercê de Caldas. Refira-se, a título de curiosidade, que César Peixoto esteve nos relvados de apoio ao Estádio AXA, mas limitou-se a observar o treino.

Por seu lado, os avançados João Tomás, Lenny e Baylón, todos eles condicionados por questões de ordem física, não treinaram, enquanto o defesa-central Anilton Júnior voltou a treinar de forma condicionada, tocando um pouco a bola e depois correndo na companhia do fisioterapeuta Francisco Miranda. O azarado Bruno Tiago, esse, prossegue a penosa caminhada com a vontade férrea que colocava em cada lance que disputava.

No que diz respeito ao treino vespertino, e atendendo ao trabalho de casa efectuado na véspera, foi ligeiro e visou a recreação com bola, em pequenos jogos de futevólei intercalados com exercícios físicos. A sessão terminou com alongamentos e foi concorrida, como quase sempre acontece, quando o trabalho dá folga. Tempo, também, para adquirir bilhetes.

==================================================================

Salvador em silêncio sobre ameaça de adeptos


Definitivamente, a semana que começou da pior maneira em Matosinhos e que, qual faísca, rebentou imediatamente num protesto contra os jogadores à chegada do autocarro ao Estádio AXA promete continuar hoje, ainda sob o signo do inconformismo, à hora que se iniciar o jogo com o Sporting. É que o meio da semana trouxe novos motivos de descontentamento para os adeptos e sócios do emblema arsenalista, assim que foi conhecida a lista de preços para a recepção ao Bayern de Munique, no final do mês. Desde então, um movimento que nasceu nos blogues dos seguidores do clube apelou a um megaprotesto, mas de cariz original, e que passa por só se entrar no estádio decorridos cinco minutos sobre o apito inicial de Carlos Xistra. Instado a comentar essa situação, António Salvador manteve um silêncio prudente, nada acrescentando ao que já havia dito, dias antes, aquando da apresentação de Manuel Machado como novo técnico. Resta saber se o protesto ganhará adeptos para a desmobilização ou se vai acontecer o efeito... inverso.

===================================================================

Reunir as tropas


Com Manuel Machado na iminência de receber o testemunho do interino António Caldas, a SAD bracarense deve avançar com um toque a reunir a partir de depois de amanhã, ou seja, a realização de um estágio de dois/três dias, a fim de o novo técnico tomar o pulso à equipa num ambiente sossegado e começar a passar a sua mensagem. A paragem do Campeonato no próximo fim-de-semana vem mesmo a calhar e permitirá a Manuel Machado começar a colocar em prática as suas ideias. O local do estágio será conhecido em breve.

Baylón fez artroscopia


Jair Baylón foi ontem de manhã submetido a uma artroscopia ao joelho direito, dado ter-lhe sido detectado um corpo estranho naquela articulação que obrigava à sua remoção. O avançado peruano já esteve à tarde no Estádio AXA para iniciar a recuperação, devendo estar ausente da preparação entre quatro e cinco semanas, numa altura que ainda não teve ocasião de se estrear na equipa principal dos minhotos.

Philco convocado


A recepção ao Sporting fez incluir, na convocatória, uma estreia absoluta e até... surpreendente, dados os desenvolvimentos ocorridos no início da temporada. É que o avançado Philco, que ficara de fora na lista elaborada por Jorge Costa que seguiu para a Liga de Clubes, apareceu ontem entre os eleitos de António Caldas. Inscrito, enquanto júnior, o jovem jogador brasileiro pode finalmente materializar o sonho de se estrear na equipa principal. Depois de ter andado a marcar golos pela equipa júnior, o reforço de Março dos arsenalistas reúne as condições para ser feliz.



in ojogo

Pedro-SCB

César Peixoto de fora


No Sp. Braga, a principal novidade é a ausência de César Peixoto, por opção técnica, da lista de convocados, ainda da responsabilidade do treinador interino António Caldas. De fora ficaram ainda Vandinho, castigado, João Tomás, Anílton Júnior, Bruno Tiago, Bailón e Lenny, todos lesionados. Face a estas limitações, o técnico bracarense foi obrigado a chamar os jovens Stélvio Cruz e Philco, ambos de 18 anos.
Oitavo classificado na Liga, com apenas 11 pontos conquistados em 27 possíveis (nove jornadas), a equipa minhota é uma das grandes desilusões da prova, face às expectativas criadas no arranque da época. Com Manuel Machado, que vai render Jorge Costa no banco "arsenalista", a seguir o encontro nas bancadas, os jogadores, que têm sido alvos de críticas, terão frente a um dos candidatos ao título uma excelente oportunidade para apagarem a má imagem deixada neste campeonato, em especial no último encontro em Leixões, onde foram humilhados por 3-0.

Lista de convocados:

Sp. Braga
- Paulo Santos, Dani Mallo; João Pereira, Frecjaut, Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes; Madrid, Roberto Brum, Stélvio Cruz, Castanheira, Jorginho, João Pinto; Hussaine, Philco, Zé Manuel, Jaílson, Linz e Wender.

Sporting - Tiago, Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga, Gladstone, Ronny, Marian Had; Miguel Veloso, Izmailov, Pereirinha, João Moutinho, Farnerud, Romagnoli, Celsinho; Liedson, Djaló e Purovic.

Árbitro - Carlos Xistra, de Castelo Branco.


in publico

Pedro-SCB

César Peixoto não defronta o Sporting


A grande novidade na convocatória do Sp. Braga é a ausência de César Peixoto, que fica de fora por opção do treinador interino, Antonio Caldas.

O médio Vandinho cumpre castigo, enquanto Baylon, Lenny, João Tomás, Anilton Júniot e Bruno Tiago estão lesionados e não defrontarão o Sporting, domingo, em jogo da 10.ª jornada da Bwin Liga.

Lista de convocados:

Paulo Santos, Dani, Rodriguez, Paulo Jorge, Roberto Brum, Jorginho, Hussaine, João Pinto, Philco, Carlos Fernandes, Castanheira, Wender, Frechaut, Zé Manel, Jailson, Andrés Madrid, Linz, João Pereira e Stélvio Cruz.


in infordesporto

Pedro-SCB

Andebol: ABC empata nos Açores... ISAVE perde em Aveiro     


O ABC empatou ontem com o Sporting da Horta a 22 golos, em jogo da 10.ª jornada da Liga Halcon, enquanto o ISAVE perdeu em Aveiro, frente ao S.Bernardo or 21-20.

Pese o `meio-desaire` que contituiu o empate na Horta, o resultado acaba por garantir ao ABC o primeiro lugar no final da primeira volta da fase regular, já que o F.C.Porto perdeu com o Benfica por 30-26.

Com este conjunto de resultados, e mesmo folgando na´próxima jornada - a última da primeira volta - o ABC garantiu antecipadamente o primeiro lugar e a entrada directa nas meias finais da Taça da Liga, a disputar no primeiro fim-de-semana de Março do próximo ano.

===============================================================

Hóquei em Patins: jornada positiva para as três equipas minhotas     


Dia em cheio para as três equipas minotas que participam no `nacional` de hóquei em patins.

Em Braga, o Hóquei de Braga venceu o Juventude Ouriense por 3-1, conseguindo a segunda vitória consecutiva.

Em Barcelos, o Óquei de Barcelos derrotou o Candelária por 2-0.

Finalmente, a Juventude de Viana foi a Gulpilhares vencer por expressivo 8-2.

Na classificação, que continua a ser liderada pelo F.C.Porto, com 20 pontos, Óquei de Barcelos é quinto, com 16 pontos, enquanto o Hóquei de Braga é exto, com 15.

==================================================================


O Sporting de Braga recebe hoje, em casa, o Sporting Clube de Portugal


O Sporting de Braga recebe hoje, em casa, o Sporting Clube de Portugal, o terceiro classificado da Liga Bwin.

Apesar de Manuel Machado já ser treinador do Braga, a equipa ainda vai ser orientada por António Caldas.

O objectivo, é só um... vencer.

O encontro entre os dois sportingues, o Braga e o de Portugal, decorre a partir das 19 e 15, no Estádio Axa, em Braga.


in antenaminho

João-Braga


CÃOPEÃO-Impõe respeito à sua passagem, mas descontrai-se e irradia alegria quando tem por perto uma bola, que domina como se de um jogador se tratasse. Com cachecol do Sp.Braga, foi atracção no treino de ontem. E tem pinta!

in abola

Pedro-SCB

Sporting em queda livre


O Sporting foi hoje goleado no terreno do Sp.Braga, por 3-0, golos de Frechaut, Linz e Jorginho. A equipa arsenalista realizou a melhor exibição da temporada e não deu hipótese ao conjunto de Alvalade. Com esta derrota os «leões» passaram para o quinto lugar e podem ficar a 10 pontos do FC Porto.

Depois do empate alcançado frente à AS Roma (2-2), que praticamente terminou com a possibilidade de seguirem em frente na Liga dos Campeões, hoje o Sporting foi massacrado pelo Sp.Braga e acabou por perder por 3-0.

Logo nos minutos iniciais o Sp.Braga demonstrou uma velocidade e resistência muito superior ao adversário e criou duas situações de golo, com Tiago a defender um remate de Carlos Fernandes e ainda viu Jorginho rematar ao poste. Aos 25 minutos surgiu o primeiro golo do jogo. Após um livre indirecto de José Manuel, Frechaut saltou mais alto que Miguel Veloso e inaugurou o marcador. Na primeira parte o conjunto de Alvalade não obrigou Paulo Santos a nenhuma defesa digna de registo.

Na etapa complementar o técnico Paulo Bento fez a habitual substituição, quando está a perder, com a saída de um defesa (Ronny) e a entrada de um avançado (Purovic), mas só que desta vez «esqueceu-se» quem estava a defrontar. Embora ainda tenham aguentado alguns minutos e Romagnoli obrigado Paulo Santos a uma, das poucas, boas defesas, depois tudo ruiu.

Aos 62 minutos, Stélvio assiste Linz, que aproveita o mau posicionamento de Tiago e rematou com sucesso. Três minutos depois novo golo do Sp.Braga. Após um canto, Jorginho, de primeira, sem marcação dentro da área, rematou sem hipóteses para Tiago. A perder por 3-0 o Sporting não conseguiu reagir e os minutos foram passando, tendo apenas visto Tonel ser expulso, por segundo cartão amarelo, após falta sobre João Pinto.

O Sp.Braga realizou esta noite a melhor exibição da temporada, com todos os jogadores em grande plano, com particular destaque para José Manuel, Wender, Linz, Frechaut. O Sporting teve uma prestação para esquecer e complicou bastante as contas no campeonato. A equipa demonstrou estar sem a frescura física necessária e no «banco» não existem substitutos à altura...

Ficha de jogo:

Estádio Municipal de Braga

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).

Equipas:

Sp de Braga:
Paulo Santos, João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Carlos Fernandes, Frechaut, Roberto Brum, Jorginho, José Manel (Stélvio, 60), Linz (João Pinto, 85) e Wender (Hussaine, 71).

Sporting: Tiago, Abel, Polga, Tonel, Ronny (Purovic, 46), Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli, Izmailov (Pereirinha, 60), Liedson e Djaló (Had, 68m).

Ao intervalo: 1-0

Marcadores: 1-0, Frechaut (25m); 2-0, Linz (62m); 3-0, Jorginho (65m).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Tonel (27 e 86), Polga (46), Frechaut (57), Paulo Santos (67), João Pereira (67), Purovic (67), Hussaine (91) e Stélvio (93). Cartão vermelho por acumulação para Tonel (86).

Fim da partida: 3-0


in abola

Pedro-SCB

Braga inspirado derrota Sporting


O Braga venceu esta noite o Sporting, por claros 3-0, em jogo da décima jornada da Bwin Liga disputado no Municipal bracarense, num encontro em que a equipa de António Caldas se apresentou ao seu melhor nível impedindo os leões de qualquer veleidade. O Braga entrou melhor no jogo e logo aos 8' Linz obrigou Tiago a apertada defesa. Aos 20', Werder atirou a rasar o poste, mas aos 26' os "arsenalistas" marcaram mesmo, por Frechaut, a corresponder de cabeça a um livre marcado da direita por Zé Manuel. O Sporting esboçou então a esperada reacção, mas sem chama, com muito individualismo, e o Braga, em contra-ataque, foi a equipa mais perigosa. No segundo tempo Paulo Bento mexeu logo do início, fazendo entrar Purovic, saindo Ronny. O Braga teve uma boa chance de elevar o marcador logo aos 48', com Wender a chegar um pouco tarde a um cruzamento de Linz. Aos 59', Romagnoli dispôs da mais clara ocasião para o Sporting, rematando forte para uma grande defesa de Paulo Santos. Quatro minutos depois o Braga chegou ao 2-0, com Stélvio a cruzar para Linz, que facturou sem dificuldades ante Tiago. E mais dois minutos volvidos chegou o 3-0. Canto da esquerda do ataque bracarense marcado por Wender e Jorginho a disparar sem qualquer hipótese para o guardião sportinguista. Paulo Bento, que já tinha feito entrar Pereirinha a substituir Izmailov, operou a terceira alteração, com Had a entrar e Djaló a abandonar. Nada de novo trouxeram as substituições do técnico leonino, porque o Braga, inspiradíssimo, defendia bem e atacava melhor. Aos 75', na sequência de um canto, Polga remata contra a mão de Frechaut. Reclamou-se penálti. Aos 87', o Sporting ficou reduzido a dez elementos. Tonel viu o segundo amarelo e o consequente vermelho. E o Braga não deixava de atacar. Um minuto após a expulsão de Tonel, Carlos Fernandes, de livre, obrigou Tiago a mais uma grande parada. Até final nada de muito significativo se passou. Vitória clara e perfeitamente justa do Braga, que soma agora 14 pontos, enquanto o Sporting desce ao quarto lugar, a par do Setúbal, ambos com 18 pontos, a quatro do Benfica.


in ojogo

Pedro-SCB

SP. BRAGA-SPORTING, 3-0 (Frechaut 26', Linz 63', Jorginho 66')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
   
      
      
21:09 - Final da partida.

90'+2 - CARTÃO AMARELO para Hussaine.

89' - Grande defesa de Tiago, a evitar com a mão direita o golo a Carlos Fernandes na transformação do livre directo.

88' - Gravata de Purovic sobre João Pinto. Livre perigoso a favorecer o Sp. Braga...

87' - CARTÃO VERMELHO para Tonel, por acumulação de amarelos. O central foi com o pé à cabeça de João Pinto. O Sporting joga os últimos minutos com menos um elemento.

86' - Última substituição no Sp. Braga. Sai Linz, muito aplaudido, entra JOÃO PINTO.

83' - Purovic muito perto do golo... O montenegrino rematou de pé esquerdo, com a bola a sair milímetros acima da trave de Paulo Santos.

Tudo muito complicado para o Sporting, prestes a cair para o quarto lugar da Liga. Se o FC Porto vencer na Amadora, os leões ficam a 10 pontos da liderança. Com a agravante de serem ultrapassados na tabela pelo V. Guimarães, que nem sequer ganhou nesta jornada (0-0 ontem com o Paços de Ferreira).

76' - A bola bate no cotovelo de Frechaut após a marcação de um pontapé de canto de Romagnoli e um remate de Polga. Os jogadores do Sporting ficam a pedir penálti mas é o Sp. Braga que parte em contra-ataque. Linz finaliza com um remate à figura de Tiago.

73' - Novo remate de Liedson. Muito por cima da trave.

72' - Substituição no Sp. Braga. Sai Wender, entra HUSSAINE.

70' - Liedson entra na área pelo lado direito mas depois atira fraco, às malhas laterais da baliza arsenalista.

69' - Última alteração no Sporting. Sai Yannick Djaló, finalmente... Entra MARIAN HAD.

68' - CARTÃO AMARELO para Paulo Santos. Os jogadores desentenderam-se após uma falta de Yannick Djaló sobre João Pereira. Purovic meteu-se e o guardião, como é seu apanágio, foi lá defender o seu companheiro. O capitão Paulo Jorge serenou os ânimos.

66' - GOLO DO SP. BRAGA... Canto na esquerda para Wender e JORGINHO, de primeira, envia uma bomba para dentro da baliza de Tiago. Que grande golo!

63' - GOLO DO SP. BRAGA... Stélvio Cruz assiste LINZ na área leonina. O austríaco domina e atira para o fundo das redes, perante a passividade da defesa leonina.

60' - No Sporting, é PEREIRINHA que entra para o lugar de Izmailov.

60' - No Sp. Braga sai Zé Manuel e entra STÉLVIO CRUZ.

59' - Grande pontapé de Romagnoli, depois de flectir da esquerda para o meio... Paulo Santos estica-se para desviar pela linha de fundo.

58' - Frechaut faz falta a meio-campo sobre João Moutinho. CARTÃO AMARELO.

57' - Izmailov vai à linha no lado direito e centra rasteiro atrasado para Yannick. Zé Manuel, muito atento, antecipa-se e corta a jogada.

55' - João Pereira cruza largo da direita. Ao segundo poste, Wender ganha a Abel e cabeceia ao lado.

54' - Moutinho reentra em campo, aparentemente recuperado.

53' - João Moutinho ganha um ressalto e fica com a bola à entrada da área mas depois remata contra o corpo de João Pereira. Moutinho fica no chão a queixar-se da cabeça, sendo transportado para fora das quatro linhas.

52' - Zé Manuel, sem marcação, cruza da direita. Frechaut e Wender aparecem na área também sem marcação. com o brasileiro a cabecear de forma deficiente, por cima da baliza de Tiago.

48' - Esteve à vista o segundo golo do Sp. Braga. Linz, cruza da esquerda e Wender falha por milímetros o desvio para a baliza.

47' - Zé Manuel cobra o livre da direita e Tiago, com uma palmada, afasta o perigo.

47' - CARTÃO AMARELO para Polga, depois de uma falta feia sobre Zé Manuel.

20:20 - Recomeça o encontro. No Sporting, saiu Ronny, entrando para o seu lugar PUROVIC.

.............................................

20:04 - Intervalo.

45'+1 - O público pede mão de Tonel na área.

45'+1 - Izmailov passa por Carlos Fernandes mas depois remata fraco e à figura de Paulo Santo, que recolhe à vontade.

45' - Mais um minuto para jogar na primeira parte.

40' - Zé Manuel escorrega na área e não consegue o remate. A bola sobra para Tiago.

38' - Na marcação do livre, Ronny atira contra a cabeça de Wender. A bola sai pela linha de cabeceira.

38' - Rodríguez vai à bola e faz um corte perfeito sobre Izmailov. Carlos Xistra assinala falta favorável ao Sporting, muito perto da linha-limite da grande área.

37' - Novo livre directo para Ronny, que atira à figura de Paulo Santos.

35' - Bola dividida entre Tiago e Linz na área leonina. O austríaco cai e o guardião fica com a bola.

34' - Wender desmarca de cabeça Linz mas Tiago percebe e antecipa-se.

Paulo Bento dá ordens a Purovic para iniciar os exercícios de aquecimento. A situação está complicada para o Sporting.

30' - Livre directo para Ronny. A bola bate em Carlos Fernandes e sai pela linha de fundo.

29' - Responde o Sporting com um tímido remate de Yannick Djaló. Por cima.

28' - CARTÃO AMARELO para Tonel, por obstrução a Wender, quando o brasileiro entrava com perigo no meio-campo leonino.

26' - GOLO DO SP. BRAGA... Livre de Zé Manuel no lado direito e FRECHAUT, de cabeça, a inaugurar o marcador em Braga.

25' - Grande corte de Tonel na área, a impedir que o cruzamento de Zé Manuel, isolado na direita, chegasse ao "matador" Linz.

21' - Wender atira de pé esquerdo em arco, ligeiramente ao lado da baliza leonina, completando uma iniciativa atacante de Jorginho. O Sp. Braga domina totalmente o encontro.

20' - Liedson atira "do meio da rua", muito por cima da trave de Paulo Santos.

18' - Remate de Wender ao lado, sem perigo para a baliza de Tiago. Tudo depois de um mau alívio de Tonel.

17' - Centro de Wender e Linz a cabecear ao lado.

15' - Resposta leonina. Yannick atira ao lado, após jogada de Izmailov.

10' -Centro de Linz para Zé Manuel, que amortece para a entrada de Jorginho. O brasileiro remata de pé esquerdo, com a bola a bater com estrondo no poste. O Sp. Braga esteve muito perto do golo outra vez.

9' - Boa defesa de Tiago a negar o golo a Carlos Fernandes. O lateral combinou bem à entrada da área com Linz e atirou para uma grande intervenção do guarda-redes leonino.

O Sp. Braga domina territorialmente os primeiros momentos da partida. Os leões, para já, respondem em contra-ataque.

19:18 - Começa a partida. Sai a equipa da casa com a bola.

.............................................

BWIN LIGA - 10.ª JORNADA


SP. BRAGA-SPORTING

Estádio Axa, Braga
Hora: 19:15

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

SP. BRAGA

Paulo Santos; João Pereira, Paulo Jorge, Rodríguez e Carlos Fernandes; Roberto Brum e Frechaut; Jorginho, Wender e Zé Manuel; Linz

Suplentes: Dani, Stélvio Cruz, Madrid, Castanheira, Hussaine, João Pinto e Jailson

Treinador: António Caldas

SPORTING
Tiago; Abel, Tonel, Polga e Ronny; Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov e Romagnoli; Yannick Djaló e Liedson

Suplentes: Rui Patrício, Gladstone, Marian Had, Pereirinha, Farnerud, Celsinho e Purovic

Treinador: Paulo Bento


in record