News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: Choque Tecnológico

Started by cardoso, 28 de June de 2006, 21:08

Previous topic - Next topic

cardoso

Confesso que fiz um esforço desalmado para encontrar um tema para este espaço que escapasse à febre do mundial que vamos vivendo. Depois de dar voltas e revoltas aos neurónios cheguei à triste conclusão de que é impossível escrever qualquer coisa de jeito sem escapar ao campeonato do mundo. Mesmo assim, ainda encontrei algo com interesse. No passado fim de semana realizou-se em Braga, junto ao Estádio 1º de Maio, um evento de grande interesse desportivo: o 1º Grande Prémio Internacional de S. João de Carrinhos de Rolamentos, promovido pela Confraria do Assado de Ruílhe. Pena foi que o declive fosse pequeno, caso contrário, teria sido um espectáculo digno do Grande Prémio do Mónaco. "Se fosse a descer a Falperra, isto até voava", dizia um concorrente aos jornalistas presentes. Mas foi bonito, sim senhor. Isto sim, é um desporto popular e a verdadeira prova de que o desporto é cultura, convívio, bem-estar, como acontece sempre que não há dinheiro envolvido.
Bem, esgotado que está o assunto (sim, isto foi o único acontecimento de interesse que me ocorreu fora do mundial) vamos lá ao tema do momento. A loucura que se vive é enorme. Já ninguém é do Benfica, Porto ou Braga; somos todos tugas! Mas, na página 27 do Diário do Minho da passada segunda-feira encontrei algo quase inacreditável: os portugueses são os que menos acompanham os jogos do mundial! A verdade é que apenas 1,9 por cento dos tugas viram a globalidade dos jogos da primeira fase. Incrível, não é? Porque será? Será que nós somos os mais trabalhadores e não trocamos o trabalhinho pela bola, como manda a tradição? Ou será que, entusiasmados pelas deliciosas telenovelas, até nos esquecemos do futebol? Não, há aqui qualquer coisa que não bate certo! A televisão passa a vida a dizer que andamos todos malucos com isto e afinal quase ninguém vê os jogos? Afinal que vem a ser isto? O que é feito do tuga comum que logo que chega a casa se alapa à frente do televisor, de cervejola em punho, para ver a bola? Bem, eu tenho uma teoria explicativa deste fenómeno. Talvez este incrível prodígio seja já o contágio da admiração platónica que o nosso primeiro-ministro tem pela Finlândia, esse país tecnologicamente avançado a quem Portugal se prepara para fazer concorrência. É que lá ninguém vê futebol e se calhar já estamos a ficar iguais a eles. Qualquer dia ainda deixamos de bater nas mulheres e de beber dois litros de tinto por dia. Eu diria que por este caminho a cultura portuguesa está em perigo. Bem, mas talvez seja conveniente eu assumir alguma modéstia e colocar a hipótese (meramente teórica) de estar errado. A explicação para estes vergonhosos 1,9 por cento poderá ser outra? Será que isto tem alguma coisa a ver com o facto de a esmagadora maioria dos jogos serem transmitidos por um canal que cobra umas dezenas de euros por mês? Não, custa-me a crer! Afinal de contas já somos quase tão ricos como os finlandeses e não podemos pagar para ver aquilo que os outros europeus vêm de graça?
Mas o estudo de que o DM deu conta na segunda-feira passada revela ainda outro pormenor muito preocupante: é que Portugal é um dos países em que a percentagem de mulheres a ver a bola é maior. Ora se assim é, também será verdade que há muito menos homens a cumprir a tradição. Onde é que isto irá parar? Como fica a masculinidade do desporto-rei? Acreditem, meus amigos que a nossa identidade cultural está em perigo. Consolemo-nos com o facto de sermos um país tão evoluído que, ao contrário dos outros, que se gabam de ser ricos, até nos damos ao luxo de pagar para ver futebol na televisão! É isso mesmo; é preciso ver as coisas pelo seu lado positivo: o choque tecnológico está aí e nunca seremos suficientemente evoluídos se não houver uma power-box em cada lar, com canais bem pagos! Assim sim, poderemos comprovar o nosso elevado nível de vida e mostrar a esses tristes finlandeses como somos ricos e felizes. Um dia chegará em que até as corridas de carrinhos de rolamentos organizadas Confraria do Assado de Ruílhe serão transmitidas em canal codificado e quem quiser ver que pague e não bufe!

1

Salvo erro na maior parte dos países Europeus tb se paga para ver a maior parte  dos jogos. Não sei quanto ao mundial mas quanto às ligas não conheço nenhum país que não se pague.

cardoso

1, pelo menos em Espaha, França e Itália estão a ser transmitidos em sinal aberto. Um tio meu, com a parabólica consegue ver os jogos todos, o que significa que há canais abertos que transmitem tudo.

ZGANDULO

>Qualquer dia ainda deixamos de bater nas mulheres e de beber dois litros de tinto por dia. Eu diria que por este caminho a cultura portuguesa está em perigo. Bem, mas talvez seja conveniente eu assumir alguma modéstia e colocar a hipótese (meramente teórica) de estar errado<
;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D ;) ;D :D ;D :D ;D

Na verdade a nossa cultura está-se a diluir em muitas culturas...

E isso não é nada benéfico ou saudável para a educação que nós recebemos enquanto crescía-mos...

Já agora olhemos para a cultura Bife(Inglesa)  :o

É de partir o côco a rir, começando pela familia real...não têm nada a ver com futebol]
[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

xpt_nautilus

Penso que a transmissao dos jogos se faz em canal aberto em toda a europa, menos em Portugal.
Mas pela net é possivel ver todos os jogos de graça com uma qualidade muito boa, depende da largura de banda que se paga é logico. Para quem nao sabe, o programa de que falo é:

TVUPlayer e os jogos sao transmitidos pela ESPN2 Sports.

Quanto ao texto, na minha opiniao Portugal enquanto pais deve seguir o exemplo da Finlandia.

Vlad

É o mundial dos ricos.
Abaixo a tvcaca!!!! Abaixo a tv caca!!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

HugoSáPinto

Quote from: cardoso on 28 de June de 2006, 21:25
1, pelo menos em Espaha, França e Itália estão a ser transmitidos em sinal aberto. Um tio meu, com a parabólica consegue ver os jogos todos, o que significa que há canais abertos que transmitem tudo.

Chiuuuuuuuu!!!
Não digas o nome dele... Ainda pões o homem em sarilhos!  :D
O que disseram é verdade: pelo menos, que eu saiba, em Espanha não passam todos os jogos em sinal aberto... O teu tio é que deve ter uma parabólica 'potente', que só não dá para ver os canais codificados portugueses...  ;)

karon

>:( A transmissão dos jogos do mundial deve ser encarada como serviço público, daí que a sua transmissão devesse ser feita em canal aberto, e em canal que chegue ao país inteiro, incluindo-se aqui as ilhas. Nos dias em que joga Portugal, a SIC teve de ceder os direitos de transmissão à RTP açores, pois a seu sinal não chega a algumas ilhas.
De facto, isto só acontece aqui, neste país de Banda Larga. >:(

Um outro pormenor, que está a ser esquecido por muitos, é que nas cidades é relativamente fácil e rápida a instalação do canal pago, agora,  em Freixo de Canhota às Costas, onde Judas perdeu as Botas, a coisa fica mais complicada, é preciso a parabólica, os senhores do cabo não sabem onde fica...etc....etc...

O Mundial deveria ser de todos!
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

HugoSáPinto

Quote from: cardoso on 28 de June de 2006, 21:08
(...) A explicação para estes vergonhosos 1,9 por cento poderá ser outra? Será que isto tem alguma coisa a ver com o facto de a esmagadora maioria dos jogos serem transmitidos por um canal que cobra umas dezenas de euros por mês? Não, custa-me a crer! Afinal de contas já somos quase tão ricos como os finlandeses e não podemos pagar para ver aquilo que os outros europeus vêem de graça? (...)

Concordo com essa teoria. :) Afinal, não sei se nesse mesmo estudo, vem referido que os Portugueses são um dos povos que mais seguem os jogos da sua selecção no Mundilal (logo atrás da Alemanha, se a memória não me atraiçoa). Ora, claro está, os jogos de Portugal passam em sinal aberto...

(...) Mas o estudo de que o DM deu conta na segunda-feira passada revela ainda outro pormenor muito preocupante: é que Portugal é um dos países em que a percentagem de mulheres a ver a bola é maior. (...)

Claro! Basta, para isso, vermos o exemplo das Braguinhas!  ;D

Pé Ligeiro

Parece-me que poderá não haver muito rigor nos valores calculados. Digo isto porque é preciso multiplicar o número de pessoas de cada lar pelo número de televisores que deram o jogo e não me parece que  tenham feito essa conta e também não é fácil fazê-la. Por outro lado há muitos cafés e restaurantes onde são vistos os jogos. Neste caso há muito mais pessoas por televisor para contabilizar.
Parecem-me contas de merceeiro (sem desprimor para os merceeiros).

Uma coisa é certa o país em geral está mobilizado para o mundial.

BRAGA SEMPRE MAIS!

EMIGRANTE BRAGUISTA

Quote from: cardoso on 28 de June de 2006, 21:25

Na suiça tambem esta em canla aberto como na França,Alemanha,Belgica,Luxemburgo,Hollanda,Italia, Dinamarca etc...

Até alguns paises de leste estao a dar em canais abertos mas claro mais uma vez Portugal é uma exeçao...

A PAIXAO QUE TENHO POR TI  É MAIOR DE QUE A DISTANCIA QUE NOS SEPARA.

lipe

Portugal é o único país da europa em que os jogos são transmitidos em canal codificado.
Solução é.........
100% braga
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

cardoso

O estudo foi feito por uma empresa denominada "Carat". Ferreira, se ebm entendi, este estudo não se baseou em audiometria mas usando os métodos de sondagem, pelo que o argumento de que muitos vêem o futebol num só ecran e portanto só conta um, não se aplica neste caso. O estudo baseou-se, portanto, na contagem de pessoas e não de televisores.

Olá Hugo (dá noticias, pá!)
Quanto à adesão dos portugueses aos jogos tuga, o estudo não erfere isso mas a verdade é que a SIC conseguiu uma das maiores audiências de sempre no Portugal-Holanda, o que só confirma que não vemos os outros jodos do  mundial porque é a pagar!

Xpt, claro que deviamos seguir o exemplo finlandês como quer o nosso primeiro. Um exemplo desses é incomparávelmente melhor do que outros modelos que são apregoados por aí. Mas oq ue é certo é que a teoria do Sócrates é essa mas na prática vamos atrás dos nossos queridos Aliados na guerra santa....... (desculpem o off)

1

Quote from: cardoso on 29 de June de 2006, 13:50

O estudo foi feito por uma empresa denominada "Carat". Ferreira, se ebm entendi, este estudo não se baseou em audiometria mas usando os métodos de sondagem, pelo que o argumento de que muitos vêem o futebol num só ecran e portanto só conta um, não se aplica neste caso. O estudo baseou-se, portanto, na contagem de pessoas e não de televisores.

Olá Hugo (dá noticias, pá!)
Quanto à adesão dos portugueses aos jogos tuga, o estudo não erfere isso mas a verdade é que a SIC conseguiu uma das maiores audiências de sempre no Portugal-Holanda, o que só confirma que não vemos os outros jodos do  mundial porque é a pagar!

Xpt, claro que deviamos seguir o exemplo finlandês como quer o nosso primeiro. Um exemplo desses é incomparávelmente melhor do que outros modelos que são apregoados por aí. Mas oq ue é certo é que a teoria do Sócrates é essa mas na prática vamos atrás dos nossos queridos Aliados na guerra santa....... (desculpem o off)

Os finlandeses, suecos, enfim os nordicos têm um sistema em que o estado "toma" conta de tudo, hospitais, educação, etc o que se tenta fazer em Portugal desde o 25 de Abril. Mas a nossa maneira de ser, de trabalhar, de viver não tem nada haver com os nordicos Portugal deve procurar a sua propria maneira de ser e gerir o país baseado nisso e não seguir o exemplo de outros que embora resulte  lá nós já tentamos 30 anos fazer igual e o resultado não foi o ideal (embora seja dificil fazer em 30 anos o que eles já fazem à muitos mais).
Apesar de tudo, das queixas, do queixume Português habitual (que tb faz parte da nossa maneira de ser, ainda há poucos dias li um texto de Fernando Pessoa de há 2 seculos atras que poderia perfeitamente adaptar-se aos nossos dias em critica ao governo) acho que Portugal está no bom caminho. Nós em 30 anos fizemos o que mais nenhum povo do mundo conseguiu: uma Democracia, Descolonização, entramos na UE e a moeda unica. Nenhum país da Europa fez tanto em tão pouco tempo por isso acho que é normal a situação actual (que pelos vistos está a dar sinais de melhorar).
Acho que o maior problema Português neste momento é achar que o Estado tem de "tratar" das suas necessidades mesmo quando tem de suportar custos imensos com o grande numero de funcionarios publicos( não me levem a mal os que são mas toda a gente sabe que é verdade). O estado não é o nosso "paisinho" não tem que gerir todos os aspectos na nossa vida mas em Portugal muitos pensam assim (resultado da nossa constituição um pouco retrogada), sou contra o neo-liberalismo mas também contra o estado gerir por completo a nossa vida, deve ser encontrado um meio termo.

Quanto à sportv se comprou os direitos não à nada a fazer.. ponham tv pirata ou instalem o satelite quem se sente revoltado. Não paguem é sportv se vos revolta tanto. Bem eu não me queixo é um serviço em que dou o meu dinheiro bem empregue (bem quem paga é o meu pai  ;D)

ZGANDULO

Quote from: 1 on 29 de June de 2006, 14:38

Os finlandeses, suecos, enfim os nordicos têm um sistema em que o estado "toma" conta de tudo, hospitais, educação, etc o que se tenta fazer em Portugal desde o 25 de Abril. Mas a nossa maneira de ser, de trabalhar, de viver não tem nada haver com os nordicos Portugal deve procurar a sua propria maneira de ser e gerir o país baseado nisso e não seguir o exemplo de outros que embora resulte  lá nós já tentamos 30 anos fazer igual e o resultado não foi o ideal (embora seja dificil fazer em 30 anos o que eles já fazem à muitos mais).
Apesar de tudo, das queixas, do queixume Português habitual (que tb faz parte da nossa maneira de ser, ainda há poucos dias li um texto de Fernando Pessoa de há 2 seculos atras que poderia perfeitamente adaptar-se aos nossos dias em critica ao governo) acho que Portugal está no bom caminho. Nós em 30 anos fizemos o que mais nenhum povo do mundo conseguiu: uma Democracia, Descolonização, entramos na UE e a moeda unica. Nenhum país da Europa fez tanto em tão pouco tempo por isso acho que é normal a situação actual (que pelos vistos está a dar sinais de melhorar).
Acho que o maior problema Português neste momento é achar que o Estado tem de "tratar" das suas necessidades mesmo quando tem de suportar custos imensos com o grande numero de funcionarios publicos( não me levem a mal os que são mas toda a gente sabe que é verdade). O estado não é o nosso "paisinho" não tem que gerir todos os aspectos na nossa vida mas em Portugal muitos pensam assim (resultado da nossa constituição um pouco retrogada), sou contra o neo-liberalismo mas também contra o estado gerir por completo a nossa vida, deve ser encontrado um meio termo.

Quanto à sportv se comprou os direitos não à nada a fazer.. ponham tv pirata ou instalem o satelite quem se sente revoltado. Não paguem é sportv se vos revolta tanto. Bem eu não me queixo é um serviço em que dou o meu dinheiro bem empregue (bem quem paga é o meu pai  ;D)

ÁH home enxuto!!! ;D :D ;)

Tás a falar bem e certinho, continua 1!!! ;)

Agora devíamos era falar de nós Portugueses; O quanto comodistas somos, o quanto mafiosinhos tentamos ser, os menos pagadores ou mais atrasados a pagar, o quanto pensámos no nosso umbigo e só no nosso... E por aí fora até chegar a um ponto que não nos podemos igualar em nada em relação aos nórdicos!!! ::)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

braguista365

o mais impressionante , é que os jogos eram transmitidos pelo M6 (canal frances),um canal bragatel,e esta deu-se ao luxo de cortar o sinal do bendito canal,como é que isto é possivel ???

Kramer

Nesta onda do choque tecnológico vi isto algures num blog :

Se estás de esperanças mas a maternidade fechou, VAI PARIR PARA A BANDA LARGA!

Se a escola fechou e o teu menino teria de ir estudar para longe, MANDA-O PELA BANDA LARGA!

Despediram-te, não tens trabalho? TRABALHA NA BANDA LARGA!

Em casa chove, o tecto está a cair? COBRE-TE COM A BANDA LARGA!

O dinheiro não chega para comprares comida? COME A BANDA LARGA!

Dói-te o dente, mas o teu centro de saúde não tem odontologista? ARRANCA O DENTE COM A BANDA LARGA!

A reforma é pouca e o dinheiro não chega, PAGA COM A BANDA LARGA!

E por fim, quando estiveres morto, descansa em paz ENVOLTO NA BANDA LARGA!

Sê agradecido, portanto. O teu governo pensa em ti. Faz tudo por ti! ATÉ TE DEU A BANDA LARGA!!

\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

Pé Ligeiro

Quote from: Kramer on 29 de June de 2006, 22:54
Nesta onda do choque tecnológico vi isto algures num blog :

Se estás de esperanças mas a maternidade fechou, VAI PARIR PARA A BANDA LARGA!

Se a escola fechou e o teu menino teria de ir estudar para longe, MANDA-O PELA BANDA LARGA!

Despediram-te, não tens trabalho? TRABALHA NA BANDA LARGA!

Em casa chove, o tecto está a cair? COBRE-TE COM A BANDA LARGA!

O dinheiro não chega para comprares comida? COME A BANDA LARGA!

Dói-te o dente, mas o teu centro de saúde não tem odontologista? ARRANCA O DENTE COM A BANDA LARGA!

A reforma é pouca e o dinheiro não chega, PAGA COM A BANDA LARGA!

E por fim, quando estiveres morto, descansa em paz ENVOLTO NA BANDA LARGA!

Sê agradecido, portanto. O teu governo pensa em ti. Faz tudo por ti! ATÉ TE DEU A BANDA LARGA!!

;D ;D ;D ;D ::) ::)

Há pessoal com uma imaginação muito fértil!

A banda larga é sem dúvida importante, embora não seja a cura para todos os males. O facto de existir, por si só, não será uma mais valia. Será uma mais valia se for acompanhada de formação e de disponibilização de ferramentas e conteúdos, que proporcionem uma utilização  fácil e rentável.
BRAGA SEMPRE MAIS!

Reis

Se até a saúde é só para os ricos, imagina o futebol....
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

1

Quote from: Reis on 30 de June de 2006, 10:38
Se até a saúde é só para os ricos, imagina o futebol....

E pros funcionarios publicos... nem toda a gente tem adse