News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 09/11

Started by Olho Vivo, 09 de November de 2007, 02:51

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Investida no mercado em estudo

DESEQUILÍBRIOS NO PLANTEL JUSTIFICAM OPÇÃO

Os desequilíbrios no plantel bracarenses são evidentes e, mesmo reduzindo a sua análise ao que "está reproduzido na tabela classificativa", Manuel Machado levanta a ponta do véu sobre uma investida ao mercado que está a ser preparada para Dezembro, já a pensar na reabertura das inscrições, em Janeiro.

"Estará em aberto a possibilidade de algum pequeno ajuste no futuro próximo", referiu o professor, mesmo com o cuidado de não beliscar o "núcleo central" do grupo de trabalho. "Vamos trabalhar para melhorar o que for melhorável e colocar a equipa dentro dos patamares que foram traçados", salientou, teorizando sobre as oscilações próprias da modalidade para sustentar a quebra do Sp. Braga.

"O futebol tem ciclos. Há ciclos bons, outros menos bons. Este clube vive um período pouco consentâneo com o que é o seu passado recente. Porém, a diferença pontual é tão pequena que, com duas ou três vitórias se esbate, pelo que o Sp. Braga assumirá de novo o estatuto europeu que possui", afirmou em tom convicto.

No plano logístico, Manuel Machado pode contar com o seu adjunto de eleição, José Augusto, que esteve sentado na primeira fila. Por definir está apenas a situação de Aloísio, que o técnico esteve prestes a admitir como sendo a única saída da equipa técnica, mas com António Salvador a atalhar, diferindo para a próxima semana as decisões a esse respeito. Nomeadamente, entre integrar o ex-técnico do Vila Meã na estrutura da SAD ou quebrar de imediato o vínculo com pagamento da respectiva indemnização.




Currículo a nível interno com vista para a Europa

DOIS APURAMENOS EM TRÊS ANOS CONVENCERAM SAD ARSENALISTA

Logo após o despedimento de Jorge Costa, correram rumores sobre uma abordagem a Manuel Machado, que teria sido aconselhado algum tempo antes a não se comprometer com nenhum emblema, aguardando pelo desfecho de uma situação que, em Braga, já se encontrava periclitante.

O professor desmente essas informações, mas o facto é que acabou por ser o eleito para assumir o comando técnico de uma equipa carente de identidade. A impossibilidade de se manobrar financeiramente no mercado internacional reforçou a linha dentro da SAD que defendia uma solução plenamente identificada com o futebol lusitano, dispensando longos períodos de adaptação.

António Salvador não o escondeu no seu discurso de apresentação do técnico escolhido. "É português, profundo conhecedor do nosso futebol e que, nas últimas três temporadas, conseguiu levar duas equipas distintas às competições europeias", vincou, declarando que "o objectivo é fazer com que, em quatro anos, consiga levar a terceira equipa" à Europa.

De qualquer forma, esta evidência acaba por ser um presente envenenado, dado que o Sp. Braga conquistou o acesso à Taça UEFA nas últimas quatro temporadas e, a ser repetido o feito pela quinta vez, o risco é que tal venha a ser encarado como algo simplesmente normal. "O núcleo central do plantel das épocas anteriores permanece. Já conseguiu chegar às competições europeias quatro vezes. Tem provas dadas no sentido de, uma vez mais, alcançar essa qualificação", referiu o próprio Manuel Machado.

ESTREIA. Apesar de várias experiências como adjunto nas competições europeias, começando na espectacular carreira vitoriana de 1986/87, Manuel Machado vai fazer a sua estreia na Taça UEFA contra o Bayern, a poucos dias de fazer 52 anos. "O mais importante é que tudo corra bem", comentou o técnico ao recordar esse marco na sua carreira nos bancos.

in RECORD

Olho Vivo

Manuel Machado

"Bastam duas vitórias"

Quem tinha dúvidas, talvez os mais puritanos, ficou finalmente com a certeza de que não existem impossíveis. A livre circulação de bens e pessoas há muito que vigora no futebol profissional e a chegada a Braga de Manuel Machado, um vimaranense de gema, é a prova viva mais recente. "Isto não é uma questão de jogos florais ou marchas joaninas. Estamos a falar de futebol e, nesse aspecto, não há fronteiras. Há, sim, competência. O Guimarães também tem agora nos seus quadros dois profissionais (Manuel Cajuda e Vasco Santos) com fortes ligações ao Braga. O que interessa é que são honestos e competentes", sublinhou.

Desfeito o tal mito castrador, o novo técnico da equipa arsenalista fez questão de agradecer a oportunidade. "Sinto-me muito honrado por poder assumir o comando desta prestigiante colectividade. Se houver uma conjugação de vontade, repetiremos uma nova qualificação para a Taça UEFA. Até lá, tentaremos passar a fase de grupos e chegar longe na Taça UEFA. O futebol tem ciclos e o Braga entrou num pouco consentâneo com a sua dimensão. No entanto, julgo que bastarão duas ou três vitórias para se esbater essa diferença", observou, manifestando-se depois optimista em relação ao futuro. "Está aberta a possibilidade de algum reajuste no futuro, mas o grupo dá garantias em relação aos objectivos", assinalou. Sobre a sua estreia na UEFA, ele que já conseguiu dois apuramentos consecutivos, foi sucinto nos desejos, embora revelando ao mesmo tempo a ambição desejada. "Espero que corra bem", atirou.



António Salvador

"Compreendo. Quem paga acha sempre caro"

Nem a ameaça de um megaprotesto dos adeptos, que consistirá em apenas entrar no Estádio Municipal cinco minutos depois do início do jogo com o Sporting, fez António Salvador reformular os preços (elevados) dos bilhetes para o jogo com o Bayern de Munique, os quais vão dos 20 aos 50 euros. "Compreendemos as razões dos sócios. Quem paga, acha sempre caro, mas também pagaram 15 euros para ver a equipa em Matosinhos ou 35 contra o Benfica. Por outro lado, os menores não pagam bilhete e pelo menos seis mil dos nossos sócios têm menos de 15 anos. Um jogo destes poucas vezes acontece na vida de um clube, pelo que julgo que fixámos os preços correctos e justos", argumentou.

Convicto de que Manuel Machado irá "rapidamente" colocar o Braga "a jogar aquilo que sabe", o dirigente elogiou ainda o espírito vencedor do novo treinador. "Nos últimos três anos apurou duas equipas para a Taça UEFA. O Braga será mais uma", anunciou.


Objectivos intactos

Uma coisa é a recente substituição no comando da equipa; outra bem diferente são as metas traçadas para esta época, entre as quais a conquista de um troféu. "Os objectivos traçados no começo da época mantêm-se intactos. Saímos da Taça da Liga, mas ainda queremos um título ou troféu, meta que poderemos alcançar através da Taça de Portugal. Não é um objectivo obrigatório, mas tudo faremos para o atingir", repetiu António Salvador, esperançado numa retoma com o novo técnico Manuel Machado.



O camaleão da táctica

Avaliar as equipas de Manuel Machado à luz de tácticas rigorosas pode revelar-se um perigoso labirinto. É que o novo técnico do Braga já revelou, por mais de uma vez, uma especial propensão para ludibriar jornalistas, analistas e, especialmente, treinadores adversários em questões estratégicas. É sabido que o 4-2-3-1 é o seu esquema favorito, mas o treinador acredita que um único onze pode mudar de figurino em três tempos... ou até numa questão de segundos.


Braga "despediu" Machado

Há títulos que não devem ser levados à "letra" e este é um deles. Em vez de uma premonição a curto ou médio prazo, aponta antes para uma curiosa coincidência: é que Manuel Machado ficou a dever o seu "recente" despedimento da Académica também ao Braga, passo que ocorreu logo depois de uma derrota (2-0) num jogo particular disputado em Gouveia.



Wender e Stélvio de regresso à luta

A contagem decrescente para a recepção aos leões continua a pautar-se pelo ritmo das novidades em torno da equipa técnica, uma situação de que o plantel tem de se abster em nome de um reunificar de forças e de ambiente que, a ter sucesso, poderá contribuir para o regresso da equipa aos resultados positivos na Liga. António Caldas, no seu curto reinado, alterou a prática cinzenta de trabalhar à porta fechada. Agora tudo é às claras e tudo se vê e percebe. A derrota em Matosinhos, é visível, continua a pairar sobre os jogadores e o ambiente ressente-se disso mesmo, num clima de incómodo a que as críticas dos adeptos surgem como mola impulsionadora. Claro que ninguém gosta de trabalhar nestas condições, que nem sempre é fácil lidar com uma boca, e há jogadores que não estão a lidar bem com isso. Às acusações de "noitadas", a melhor resposta é o trabalho e ontem foi mais um desses dias, com o técnico a insistir com os jogadores em vários tipos de exercícios, ao mesmo tempo que lhes tenta incutir o espírito de conquista que os poderá vir a tornar caçadores de... leões. O dia de ontem confirmou que uma dessas armas está de boa saúde - Wender - depois de na véspera ter sido obrigado a abandonar devido a queixas no pé esquerdo. Confirmou-se o melhor dos cenários e o recurso ao gelo, entre outras terapias, debelou a queixa e o brasileiro voltou ao convívio dos companheiros, não mostrando, em momento algum, limitações no remate - gesto que lhe poderia causar algum embaraço atendendo a que é canhoto. A menos que volte a haver azar, as queixas de Wender são, neste prisma, um assunto do passado.

Outra novidade foi Stélvio que, cumprido na véspera o treino de recuperação, esteve ontem em pleno no apronto, mostrando reunir condições para ser opção para um técnico que há um par de anos acompanha o seu crescimento como jogador de futebol. Em sentido oposto caminha Anilton. O defesa continua a mostrar muitas limitações, tendo ontem prosseguido com treino de reintegração progressiva. Ainda assim, e porque apenas calçou sapatilhas, o seu regresso aos treinos com bola não se afigura para breve, ele que é um dos três jogadores com menos minutos de jogo na equipa, cumpridas que estão nove jornadas. Jair Baylón e João Tomás continuaram com o tratamento, tal como Bruno Tiago. À semelhança do efectuado na última jornada, António Caldas agendou um treino para as horas próximas do horário do jogo, pelo que os jogadores têm novo apronto marcado para hoje às 18h00, numa sessão que será privada e onde será trabalhada a estratégia para enfrentar os "leões". Antes, o técnico fará, em conferência de imprensa, a antevisão da partida de domingo. Amanhã há treino às 16h00 e depois estágio.


Espionagem a trio oponente

O professor Virgílio Fernandes vai ter muito que escrever nos próximos dias em função da missão de espionagem de que foi instruído tendo como horizonte os próximos jogos do conjunto arsenalista na Taça UEFA. De folga na segunda ronda que ontem de cumpriu, a equipa técnica tratou de fazer o trabalho de casa e ontem, em Salonica, foi feita a análise do Aris-Estrela Vermelha, um dois em um que vai mostrar como joga a equipa grega em casa e a sérvia fora, numa combinação perfeita para os interesses minhotos. No sábado, em Estugarda, será a vez do Bayern ser estudado a jogar fora do Alianza Arena.



Bayern já rende 600 mil

O jogo com o Bayern de Munique, da terceira jornada do Grupo F, ainda vem longe - dia 29 - mas a SAD já começou a facturar, ao negociar os direitos de transmissão televisiva da partida, a primeira da equipa bávara na fase de grupos para aquela competição em solo nacional, já que este ano, pela primeira vez, o colosso alemão não joga na principal competição da UEFA.

Ciente disso, o líder da SAD tratou de puxar os galões da importância do jogo e conseguiu um negócio acima dos valores conseguidos pelo Belenenses - 500 mil euros - colocando-lhe mais 100 mil para aceitar ceder os direitos, num belo encaixe para a SAD.

in O JOGO

Olho Vivo

Manuel Machado quer retomar o trilho europeu

De regresso ao Minho, Manuel Machado quer recolocar o Braga no trilho europeu. O treinador assinou contrato até final da época (com outra de opção) e, com o habitual adjunto (José Augusto desvinculou-se da Académica), começa a trabalhar segunda-feira - António Caldas continuará a fazer a ponte entre Jorge Costa e o novo treinador, assumindo a orientação da equipa frente ao Sporting, domingo.

Falando da necessidade de "empenhamento da direcção, jogadores, funcionários e adeptos", Manuel Machado aponta a baliza do seu projecto: "Se este conjunto de factores se conjugar numa vontade única, os objectivos que passam por dar continuidade à presença do Braga nas competições europeias, e que eu assumo inteiramente, irão ser conseguidos."

Já o presidente António Salvador, que sondou outras hipóteses no mercado estrangeiro , mostrou apoio ao novo técnico: "Foi a nossa escolha desde a primeira hora e espero que ele consiga colocar o Braga no patamar que nos habituou."

A estreia de Manuel Machado será frente ao Bayern de Munique, no dia 29, para a Taça UEFA.

in DN

Olho Vivo

Manuel Machado pronto para dar a volta à crise

Manuel Machado e António Salvador acreditam numa época de sucesso em Braga

Na manhã seguinte à notícia da sua contratação pela SAD do Braga, Manuel Machado foi ontem apresentado, oficialmente, como novo treinador da equipa arsenalista. O técnico minhoto não escondeu o optimismo com que encara mais este importante desafio na sua carreira, tendo afirmado que o clube bracarense tem todas as condições para sair da crise em que entrou nas últimas semanas.

"O futebol tem ciclos bons e maus. Neste momento, o Braga tem uma classificação um pouco abaixo do que é normal, mas, em termos pontuais, a diferença é pequena e com duas ou três vitórias tudo se esbate", referiu o sucessor de Jorge Costa, revelando que os objectivos que lhe foram propostos pela direcção da SAD passam por "atingir, de novo, um lugar europeu, passar a fase de grupos da Taça UEFA e ter uma participação digna na Taça de Portugal".

Machado reconhece que treinar o Braga é "um desafio de alguma dimensão, pois o clube tem assumido uma grande projecção nos últimos anos", tendo dito que, para já, possui apenas um "conhecimento externo" do plantel, que espera aprofundar até segunda-feira, dia em que começará a trabalhar directamente com os jogadores. O técnico assistirá, ao vivo, ao jogo de depois de amanhã com o Sporting, no qual a equipa bracarense ainda será orientada por António Caldas. "Apelo ao empenhamento de todos os intervenientes neste processo, desde a administração ao quadro de jogadores, passando por todos os que asseguram a logística, assim como de toda a massa adepta", concluiu o novo treinador do Braga, desvalorizando a ligação afectiva ao Guimarães.

António Salvador, presidente da SAD bracarense, justificou a aposta em Manuel Machado para suceder a Jorge Costa com o facto de se tratar de "um treinador português, que conhece bem o futebol nacional, e que nos três últimos anos levou duas equipas diferentes às competições europeias", referindo-se à passagem do técnico minhoto pelo Guimarães e pelo Nacional. "Foi a nossa escolha desde a primeira hora e espero que ele consiga colocar o Braga no patamar que nos habituou", referiu o dirigente, convicto de que o treinador "não vai precisar de muito tempo para colocar a equipa a jogar aquilo que sabe e merece".

Depois de assistir ao jogo com o Sporting, Manuel Machado terá duas semanas para treinar a equipa bracarense sem a pressão dos jogos, já que, devido à paragem do campeonato, a estreia do técnico só está marcada para o próximo dia 25, em Leiria, na 11.ª ronda da Liga. Seguir-se-á a estreia europeia, na segunda jornada da fase de grupos da Taça UEFA, no aguardado jogo em casa com o Bayern de Munique, marcado para 29 de Novembro.

O objectivo imediato do técnico é fazer com que o Braga suba na tabela do campeonato, à procura de reduzir rapidamente a diferença para o quarto classificado, que nesta altura é o rival Guimarães, com mais sete pontos do que os arsenalistas.



Mudanças em perspectiva no jogo com os leões

Antes de ceder o lugar a Manuel Machado, António Caldas ainda estará no banco do Braga no jogo de depois de amanhã com o Sporting (19.15 horas, TVI), e deverá fazer algumas alterações ao onze que alinhou na partida de sábado passado com o Leixões, na qual os bracarenses sofreram a derrota mais pesada desta temporada (3-0) e realizaram uma exibição muito apagada.

Na defesa, é certo o regresso do central Rodriguez, que já está recuperado de uma lesão e ocupará o lugar que no Estádio do Mar foi desempenhado por Frechaut. Carlos Fernandes também poderá surgiu como lateral-esquerdo, substituindo César Peixoto, que não esteve bem no jogo anterior. Frechaut abandonará o eixo do sector defensivo, mas pode continuar no onze arsenalista, uma vez que é um dos candidatos a assumir a vaga do castigado Vandinho no miolo do terreno. Roberto Brum é outra das hipóteses para fazer companhia a Andrés Madrid, num meio-campo que também deverá voltar a contar de início com João Pinto.

O internacional português voltou à equipa na deslocação a Matosinhos, tendo alinhado durante a segunda parte, depois de mais de um mês de ausência motivada pelo já arquivado inquérito disciplinar, mas desta vez deverá mesmo ser titular, numa partida em que terá como adversário uma das equipas que representou com sucesso ao longo da sua longa carreira.

Apesar de ter sofrido um toque num pé durante o treino de anteontem, Wender também poderá regressar à titularidade no lado esquerdo do ataque. Linz continuará a ser o ponta-de-lança, até porque JoãoTomás está lesionado, estando em aberto o lugar no lado direito. Zé Manuel tem sido testado nos treinos nessa posição, mas Jorginho e Hussain também são possibilidades. Ontem, o plantel arsenalista fez apenas um treino de manhã, antes da apresentação de Manuel Machado, e hoje voltará a fazê-lo, pela penúltima vez antes da recepção aos leões.

in JN

Olho Vivo

Novo treinador começa a trabalhar na 2.ª feira

Manuel Machado quer brilhar na Taça UEFA

Manuel Machado foi ontem apresentado como treinador do Sp. de Braga, mas o substituto de Jorge Costa só vai dirigir a equipa a partir de 2.ª feira e não esconde metas ambiciosas para os arsenalistas.

"Pretendo dar continuidade à participação internacional do Sp. de Braga, através de uma classificação na presente temporada que permita na próxima estarmos uma vez mais nas competições internacionais", apontou o novo técnico, que também não descura as outras provas em que a equipa bracarense está envolvida.

"Na Taça UEFA queremos passar a fase de grupos e na Taça de Portugal, uma prova também muito prestigiante, iremos com certeza ter uma participação digna", prometeu Manuel Machado.

Já o presidente António Salvador justificou a escolha: "É um treinador português, conhecedor profundo do nosso futebol e que nos últimos três anos conseguiu levar duas equipas distintas a uma competição europeia", explicou o líder bracarense.

O técnico interino António Caldas vai dirigir os arsenalistas no domingo diante do Sporting.

in CORREIO DA MANHÃ

Olho Vivo

António Salvador completamente rendido ao currículo do sucessor de Jorge Costa

Machado directo à Europa

CONTRATO até ao final da época e mais uma de opção, eis Manuel Machado a acrescentar novo clube minhoto ao currículo, depois de passagens reconhecidamente bem-sucedidas por V. Guimarães, Fafe e Moreirense. «Opção número 1» para suceder a Jorge Costa, disse-o Salvador, o objectivo é recolocar o Sp. Braga nos lugares europeus, ultrapassar a fase de grupos da UEFA e vivificar o sonho de conquista de um troféu, via Taça de Portugal, inevitavelmente.

«Porquê Manuel Machado? Porque é a melhor solução para gerir os destinos da equipa, porque é português, profundo conhecedor da Liga e porque conseguiu em dois anos levar duas equipas distintas [ndr: V. Guimarães e Nacional] às competições europeias» — devidamente fundamentada a eleição do novo treinador, António Salvador faz profissão de fé na capacidade de Manuel Machado para «recolocar a equipa num patamar superior, a que tem habituado os adeptos», abrindo espaço à ilusão de ver o treinador associar-se a mais uma candidatura europeia.

Conservador no traje, de tons formalmente escuros e sóbrios, Manuel Machado também não dispensou a gravata, avançando para o projecto bracarense consciente da sua elevada dimensão e distribuindo ideias claras, concisas e prometedoras: «Os objectivos estão traçados pelo presidente desde o início da época e eu assumo-os. Vamos dar continuidade à participação internacional, através de uma classificação na presente temporada que nos permita estar na próxima mais uma vez na Europa. Procuraremos ultrapassar a fase de grupos da UEFA e na Taça, que é uma prova prestigiante, iremos tentar um percurso digno e dignificante do clube.»

E Manuel Cajuda? E Jesualdo Ferreira?

Resumido, num fôlego só e desassombro apreciável, o manual de intenções de mais uma aventura no Minho, Manuel Machado surge agora vinculado ao rival maior do Vitória. Pormenor despiciendo, de importância acrescida ou puro folclore? «Falamos de futebol e não de jogos florais ou marchas antoninas, em que as pessoas vão defender a sua rua ou representar o seu bairro. Em causa está o futebol profissional, um espectáculo desportivo ou, se quiserem, uma grande indústria», assinala o técnico.

Manuel Machado é, a-liás, o primeiro a apontar outra curiosidade, a de o V. Guimarães ser dirigido por Manuel Cajuda, «um homem com grandes ligações» à casa bracarense.

Mais: «Jesualdo Ferreira também possui uma grande ligação ao Sul e ao Benfica e tem grande sucesso no FC Porto.» O mesmo será dizer que «essas questões, hoje, já não pesam». «Importante mesmo é as pessoas serem competentes, honestas, profissionais», completa.


Bilhetes para o bayern também na ordem do dia

Aloísio está de partida

Veio Manuel Machado, para assumir «o comando de tão prestigiada colectividade e tão qualificado grupo de trabalho», veio também José Augusto, seu inseparável adjunto, que o coadjuvou nas primeiras três jornadas da época, em Coimbra.

De partida está Aloísio, que chegou com Jorge Costa e só permanecerá em Braga até ao jogo com os leões.

José Pedro, Vital e Virgílio Fernandes completam o staff de Machado, que se estreia na Liga à 11.ª ronda, com o U. Leiria.

Poucos dias depois há a recepção ao Bayern, jogo envolto por alguma polémica devido ao preço dos bilhetes, muito caros na perspectiva dos adeptos. «Compreendo as queixas mas jogos como este nunca houve e sócios até aos 15 anos, que são cerca de seis mil, não pagam», assim rebate António Salvador as críticas dos associados.


Na recepção ao Sporting também Frechaut deve permanecer no onze

Caldas aposta em Wender

Confirma-se a disponibilidade de Wender — saiu mais cedo do treino de há dois dias, devido a queixas físicas — e a previsível chamada do extremo brasileiro à titularidade, depois de não ter saído do banco no último encontro, em Matosinhos. José Manuel e Linz devem completar o tridente ofensivo frente aos leões de Alvalade.

A sessão de ontem, a antepenúltima sob a liderança de António Caldas — depois da recepção ao Sporting o técnico regressa ao comando dos juniores —, ficou ainda marcada pela integração total de Stélvio Cruz, depois de uma comissão de serviço nos sub-19. O jovem internacional apresenta-se como mais uma opção para a jornada dez mas parte em clara desvantagem, relativamente a Frechaut, para um lugar no onze, com Jorginho e Madrid a emergirem como candidatos maiores às outras duas vagas na linha média. Já na defesa Rodriguez regressará para formar dupla com Paulo Jorge, enquanto João Pereira e César Peixoto ocuparão as laterais e Paulo Santos manterá, naturalmente, estatuto de n.º 1.

in A BOLA

João-Braga

"É preciso conjugar vontades para atingir os objectivos"
Manuel Machado já entrou ao serviço no Sporting de Braga, mas só na segunda-feira vai tomar o pulso ao plantel. O novo treinador do clube bracarense defende a tese de união geral no clube para atingir os objectivos, mantendo acesa a esperança na qualificação para as competições europeias.

Está desmontado o nome do novo treinador do Sporting de Braga. Manuel Machado foi ontem apresentado oficialmente como o sucessor de Jorge Costa e fez uso de um discurso objectivo, simultaneamente, ambicioso, indo ao encontro das pretensões dos bracarenses. Coloca como fasquia o apuramento para a Taça UEFA, não obstante o facto de encontrar a equipa numa posição intermédia da classificação.

Manuel Machado já começou a trabalhar para o clube, no sentido de se inteirar da realidade do clube. "Tenho apenas uma imagem exterior da equipa e na segunfa-feira vou tentar colher uma imagem possível da  realidade. Não sei qual o problema do momento; no fuebol há ciclos, o Braga entrou num ciclo menos bom, com uma classificação um pouco a abaixo daquilo que é normal para esta altura da época. Mas em termos pontuais a diferença é tão pequena que com duas/três vitórias o Braga assume novamente o estatuto europeu que possui", declarou Manuel Machado.

Na primeira aparição como treinador do Braga, a principal mensagem do novo treinador incidiu na união da família bracarense. "É um desafio de alguma dimensão, na medida em que o Sp. de Braga tem assumido um contexto diferenciado no futebol português e com dimensão internacional que não teve nas décadas anteriores. Para isso é necessário uma conjugação de vontades, de meios, empenhamento pela parte de todos os intervenientes neste processo: administração do clube, jogadores, quadro técnico e todo o pessoal que está na logísitica e também os seus sócios e simpatizantes. Se esse conjunto se conjugar numa vontade única, assumo os objectivos na continuidade de uma participação nas competições internacionais e conseguir os objectivos nas outras povas, como passar a fase de grupos na Taça UEFA e na Taça de Portugal onde vamos tentar uma participação digna", salientou o novo treinador do Sporting de Braga, ontem, na conferência de imprensa.

"Sem pressões do exterior"
O presidente da SAD do Braga não poupou elogios às qualidades do novo "timoneiro" dos bracarenses, destacando por mais que uma ocasião que foi o obreiro da qualificação de duas equipas distintas (Guimarães e Nacional), nos últimos tês anos, para as competições europeias. "É uma pessoa portuguesa, conhecedor profundo do futebol português, e nos últimos três anos conseguiu levar duas equipas distintas a competições europeias. Estou convicto que vai colocar o Braga a jogar aquilo que sabe e em quatro anos conseguir levar três equipas a uma compeição europeia", ressalvou.

António Salvador garantiu que Manuel Machado "foi a escolha desde a primeira hora" e garantiu que esta opção pela parte da SAD foi tomada "sem pressas e sem pressões do exterior".
Seguro nas intenções focadas quanto ao clube bracarense, Salvador rei-tera as metas do início de época.
"Sempre disse que era importante o Braga conquistar um título, que passa por uma final numa Taça, embora saímos fora de uma prova (Taça da Liga) mas temos ainda a Taça de Portugal para tentar chegar à final. Não é um objectivo claro que se tenha de conseguir, mas tudo faremos para conseguir", focou.

in CM

João-Braga

Objectivos reforçados na chegada de Machado

Os objectivos do Sporting de Braga para a época em curso " excepção à Taça da Liga " mantêm-se, reconheceram, ontem, o presidente do clube e o seu novo técnico Manuel Machado.

in DM

JotaCC

#8
António Caldas quer passar o testemunho a Manuel Machado com uma vitória sobre o Sporting

António Caldas, treinador interino do Braga, está empenhado em vencer o Sporting depois de amanhã, na 10ª jornada da Bwin Liga, para "limpar" a imagem da derrota com o Leixões, antes de Manuel Machado agarrar na equipa. Naquele que será o seu segundo e último jogo no comando técnico do Braga, fazendo a ponte entre o dispensado Jorge Costa e o seu sucessor, António Caldas quer ver a equipa com uma postura bem diferente frente aos leões e "conquistar a massa associativa com uma boa exibição". Falando à comunicação social antes da sessão vespertina de trabalho, o técnico disse que a equipa "arsenalista" tem como objectivo "fazer um bom jogo frente ao Sporting para limpar a imagem deixada no jogo com o Leixões". No Estádio do Mar, na sua estreia como técnico do Braga, António Caldas não conseguiu evitar que a equipa sofresse uma pesada derrota (3-0), embora saliente que "esse jogo já é passado, e o futebol é o momento". Por isso, frente ao Sporting, o técnico resgatado aos juniores do clube reconhece ser "um jogo difícil", mas que "o Braga quer ganhar", tanto mais que "joga em sua casa e com o apoio do seu público". Num frente-a-frente entre duas equipas que não estão a atravessar o seu melhor momento, o treinador dos bracarenses diz que "se o Braga vencer o Sporting, se calhar vão voltar a dizer que os leões estão em crise e que o Braga está em alta", isto para justificar que "não se pode falar em crises no futebol com um ou dois jogos que correm mal". Já quanto ao facto de este ser o seu último encontro como técnico da equipa principal do Braga, António Caldas lembrou que é um profissional do clube e que, enquanto estiver nesta missão, estará "com toda a força, vontade e motivação". Por isso, quer um Braga "com outra dinâmica de jogo" em relação ao jogo de Matosinhos, porque, acrescentou, "foi isso que se trabalhou durante a semana". António Caldas disse ainda que, tanto ele como o plantel vão fazer todos os possíveis por "entregar a equipa ao novo técnico (Manuel Machado) com uma vitória". O Braga tem uma sessão de trabalho agendada para amanhã à tarde, após a qual serão conhecidos os convocados para a partida com o Sporting, que terá lugar às 19h15 de domingo, no Estádio Municipal de Braga. Com 11 pontos conquistados em nove jogos disputados, o Braga ocupa a oitava posição da tabela classificativa, enquanto o Sporting, com 18, é terceiro.

O Jogo

JotaCC

Caldas: «Braga é Braga e quer ganhar»
TÉCNICO INTERINO QUER DESPEDIR-SE COM VITÓRIA

   
      
      
O treinadorinterino do Sp. Braga, António Caldas, abordou hoje o jogo com o Sporting, admitindo claramente qual o objectivo: "O Braga é o Braga e quer ganhar".

"Sabemos que é um jogo difícil, mas estamos a jogar perante o nosso público e vamos fazer tudo para ganhar", acrescentou o técnico.

O facto de já haver um treinador para a equipa [Manuel Machado] é tranquilizante para os jogadores: "É importante para eles estabilizarem emocionalmente, saber quem vai liderar. Agora, os atletas estão mais conscientes e ansiosos de demonstrar as suas qualidades".

Record

JotaCC

António Caldas quer vencer Sporting antes de deixar Braga


António Caldas quer vencer o seu último jogo à frente do Sp. Braga e bater o Sporting no reduto dos bracarenses no jogo de domingo (19.15 horas). O técnico quer assim lavar a imagem, após a derrota 3-0 frente ao Leixões, em Matosinhos.

No seu segundo e último jogo como treinador do Sp. Braga, António Caldas pegou na equipa depois da saída de Jorge Costa e quer «entregar a equipa ao novo técnico com uma vitória». Depois da partida com o «leões», Manuel Machado assume o comando técnico dos arsenalistas.

Antes do treino da manhã de hoje, o técnico disse que o jogo com o Leixões faz parte do «passado» e que a equipa do Braga vai «conquistar a massa associativa com uma boa exibição» no jogo do próximo domingo.

O treinador, que deixou os juniores do clube para orientar o escalão principal, diz que é um profissional e, apesar de este ser o seu último encontro à frente da equipa, vai estar nesta missão «com toda a força, vontade e motivação». O jogo com o Sporting vai ser «um jogo difícil», mas «o Braga quer ganhar», ainda mais a jogar «em sua casa e com o apoio do seu público».

A Bola

JotaCC

António Caldas quer «limpar imagem» com triunfo do Sp. Braga frente ao Sporting


António Caldas vai fazer o último jogo à frente do Sp. Braga antes da entrada de Manuel Machado e que sair com um triunfo sobre o Sporting para «limpar a imagem» da derrota por 3-0 com o Leixões.

O técnico que assegurou a passagem de testemunh no comando da equipa depois da saída de Jorge Costa quer «conquistar a massa associativa com uma boa exibição» e com o objectivo de «fazer um bom jogo frente ao Sporting para limpar a imagem deixada no jogo com o Leixões».

Nas declarações recolhidas pela agência Lusa na conferência de imprensa desta sexta-feira, António Caldas admitu que espera «um jogo difícil« mas que «o Braga quer ganhar«, pois «joga em sua casa e com o apoio do seu público».

O Sp. Braga está em plena remodelação da equipa técnica, mas António Caldas destacou que «não se pode falar em crises no futebol com um ou dois jogos que correm mal» e frisou que «se o Braga vencer o Sporting, se calhar vão voltar a dizer que os leões estão em crise e que o Braga está em alta».

A prazo no comando da equipa, o homem que faz a ponte entre Jorge Costa e Manuel Machado afirmou que é um profissional do clube e que assim permanecerá «com toda a força, vontade e motivação» e que o objectivo é «entregar a equipa ao novo técnico com uma vitória».

mais futebol