News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Preços bilhetes Braga X Bayern ---> Comentários

Started by ric, 05 de November de 2007, 22:36

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

#940
Quote from: nandes on 01 de December de 2007, 23:06




Penso que a questão dos bilhetes, já está mais que discutida, no entanto e porque tenho lido algumas coisas que não correspondem rigorosamente à verdade vou tentar dar uma explicação para o sucedido.

Na realidade, a receita da venda dos bilhetes é a única fonte de apoio do SCB às claques, de modo a auxiliar na gestão da vida da claque e não tem o intuito objectivo de COMPRAR O SILÊNCIO de ninguém. Como é lógico, as claques ao usufruirem desse apoio, NUNCA poderão entrar em confronto com o presidente. Vão dizer que é uma maneira de comprar o apoio das claques, concordo, MAS ENTÃO O QUE FAZER? As claques irão viver de que receitas?

Por acaso algum dos sócios que criticam a posição das claques, se disponibilizou para ajudar as claques nos prejuizos que estas têm na maioria das deslocações? A Belém, cerca de 600€, a Setúbal, cerca de 800€ + 300€, a Leiria cerca de 300€, à Naval, ou à Amadora quando suceder. Já imaginaram ter de alugar no mínimo um aurocarro de 60/70 lugares e irem só às deslocações 20/30 pessoas, quem suporta a diferença em €. É nos bilhetes que são vendidos em casa que se consegue alguma coisa para amenizar estes prejuizos.

Também me podem dizer que as claques ganharam neste jogo mais alguma coisa que o habitual e tenha sido subjectivamente uma forma de agradecimento do presidente para com as claques no caso do protesto, aceito que sim, MAS QUE FAZER? Pergunto eu outra vez, é que as nossas claques não têm outras fontes de rendimento, como os Super Dragões, por exemplo.

Isto foi o que me foi possível apurar e permiti-me tornar público,  pois não tenho procuração para o fazer e prevejo que seja a minha última intervenção como moderador deste "meu estimado" fórum, porque como alguns sabem, já sou um "cota" bem avançado, PERTENÇO COM MUITO ORGULHO À BARCARA LEGION e acho de uma enorme e monstruosa injustiça, as críticas que são feitas às claques, POR ACASO JÁ SE PERGUNTARAM PORQUE É QUE AS CLAQUES DO BRAGA NÃO ESTÃO REGULARIZADAS? Porque tenho eu com "X" anos obrigatóriamente de informar ou constar com o meu nº. de BI e foto e outros dados dos arquivos da PSP/GNR quando vou ao futebol e o Ferreira-Braga e outros tão apologistas  da legalidade das claques não ter essa obrigatoriedade?

Porque tenho eu de sair de Braga escoltado pelas forças de segurança, seguir um itenerário previamente estipulado pelas mesmas, entrar e sair dos estádios SEMPRE DENTRO DE UM CORDÃO POLICIAL sem possibilidades de conviver com as pessoas das cidades que nos recebem e os outros adeptos QUE SÃO VOCÊS QUE TANTO CRITICAM AS CLAQUES, não terem a obrigatoriedade de o fazerem? Eu se por exemplo fôr a Aveiro incluído numa claque, NÃO TENHO HIPÓTESE NENHUMA de comprar ovos moles, mas vocês que vão lá com os vossos carros  não têm esses problemas, até vão à costa da prata comer um bom peixe, será QUE OS ELEMENTOS DAS CLAQUES SÃO BICHOS E VOCÊS É QUE SÃO AS PESSOAS NORMAIS? Não vão por aì, tal como nos ditos adeptos normais, existe nas claques de tudo, o trolha, o doutor, o engenheiro, o drogado, o gatuno, o gajo que vai à missa o gajo que é bom e também o gajo que é vigarista.

Após esta minha exposição, só queria que os adeptos e sócios do Sporting Clube de Braga não direccionassem a sua revolta para com as claques, que acreditem, são as menos culpadas pelo sucedido nesta e em outras ocasiões, direccionem as vossas criticas nas centenas "largas" de pessoas e "lapas" que continuam a gravitar à volta do Sporting Clube de Braga ou vocês não têm noção do número habitual de ocupantes da Bancada Poente em comparação com o que aconteceu neste "famigerado" jogo? De onde apareceu TANTA GENTE? PORQUE NÃO ESTARÃO LÁ AMANHÂ, DIA 02/12/07? Será que não vai haver tantos convites ou a hora não é a mais propícia para os "comes e bebes"?

PEÇO DESCULPA A TODOS OS FORISTAS POR ESTE MEU DESABAFO, mas fiquei "passado" com esta ligeireza com que passam as responsabilidades e por aqui me fico para não me arrepender mais tarde. SÓ MAIS UMA ACHEGA, parece que muitos dos que aqui criticam as claques, se esqueceram de que HOJE, DIA 01/12/07, as nossas meninas do volei jogaram e cilindraram as nossas adversárias de Guimarães por concludentes 3-1 para a Taça de Portugal no que foram apoiadas e acarinhadas pelas NOSSAS CLAQUES, especialmente a Bracara Legion.


Um abraço e se calhar, até qualquer dia...





Nandes, não é caso para tamanha indignação!
Todos sabemos que as claques têm um papel fundamental no apoio que dão à equipa e na mobilização. Por mim, acho que são fundamentais na festa do futebol, com as coreografias e com o apoio constante. Sempre fui favorável à sua existência, mas acho que devem existir dentro do quadro legal à semelhança do que está a acontecer com as dos restantes clubes. Penso que  mais cedo ou mais tarde  também chegarão a essa conclusão. O facto de o nome dos elementos da claque constar nos arquivos da polícia não me causa qualquer repulsa, pois a polícia é uma entidade pública, tutelada por um ministro pertencente a um governo democraticamente eleito. Os elementos da polícia são muitas vezes os nosos amigos, os amigos dos nosos amigos, os nosos familiares, são pessoas como nós, cuja função é zelar pelo cumprimento da lei, mais nada! Não há que ter receio da polícia. Por acaso trabalho muito com a polícia e não tenho qualquer razão de queixa.
Quanto à questão do preço dos  bilhetes referi o assunto porque não me parece justo haver tamanha discrepância, embora eu não culpe as claques pelos preços. Alguém lhes deu os bilhetes a preço de saldo e elas aproveitaram muito bem. Quem aqui pode e deve ser criticado é a SAD.
O facto de as claques estarem como dizes reféns da SAD, enfim parece-me redutor, mas compreendo até certo ponto.

BRAGA SEMPRE MAIS!

Ultra81

#941
Quote from: PAF on 01 de December de 2007, 13:10

Não estarei logo de certeza na UM, se nunca fui ver um jogo a Tadim que fica a 2minutos de minha casa não vai ser agora na UM que irei ver... por nenhum motivo em especial, não me atrai minimamente...


lê e revê o que dizeste... pois foste, mas foste muito infeliz!!!
espero que entendas o que eu quero dizer...
ah...
gostava de saber o porquê dos drogados, dos arruaceiros, dos vendidos das claques foram ontem à tarde (sabado) fazer para o pavilhão da Universidade do Minho?
mas eu proprio posso responder... porque se nao fossem eles, as atletas do voleibol e os atletas do futsal nao tinham apoio nenhum, atenção me estou a referir somente ao aspecto vocal, mas também ao aspecto numérico, porque os drogados, os arruaceiros, os vendidos são geralmente (para nao dizer sempre) metade do publico presente nas modalidades referidas.
Nós claques achamos o nosso simbolo ENORME, mas pelos vistos há quem nao ache isso.
Para terminar queria deixar beijinhos e abraços a todos os que nos odeiam!!!
[url="http://ultrasbracaralegion.blogspot.com"]http://ultrasbracaralegion.blogspot.com[/url]

nandes

#942
Quote from: Ferreira-Braga on 01 de December de 2007, 23:32
Quote from: nandes on 01 de December de 2007, 23:06




Penso que a questão dos bilhetes, já está mais que discutida, no entanto e porque tenho lido algumas coisas que não correspondem rigorosamente à verdade vou tentar dar uma explicação para o sucedido.

Na realidade, a receita da venda dos bilhetes é a única fonte de apoio do SCB às claques, de modo a auxiliar na gestão da vida da claque e não tem o intuito objectivo de COMPRAR O SILÊNCIO de ninguém. Como é lógico, as claques ao usufruirem desse apoio, NUNCA poderão entrar em confronto com o presidente. Vão dizer que é uma maneira de comprar o apoio das claques, concordo, MAS ENTÃO O QUE FAZER? As claques irão viver de que receitas?

Por acaso algum dos sócios que criticam a posição das claques, se disponibilizou para ajudar as claques nos prejuizos que estas têm na maioria das deslocações? A Belém, cerca de 600€, a Setúbal, cerca de 800€ + 300€, a Leiria cerca de 300€, à Naval, ou à Amadora quando suceder. Já imaginaram ter de alugar no mínimo um aurocarro de 60/70 lugares e irem só às deslocações 20/30 pessoas, quem suporta a diferença em €. É nos bilhetes que são vendidos em casa que se consegue alguma coisa para amenizar estes prejuizos.

Também me podem dizer que as claques ganharam neste jogo mais alguma coisa que o habitual e tenha sido subjectivamente uma forma de agradecimento do presidente para com as claques no caso do protesto, aceito que sim, MAS QUE FAZER? Pergunto eu outra vez, é que as nossas claques não têm outras fontes de rendimento, como os Super Dragões, por exemplo.

Isto foi o que me foi possível apurar e permiti-me tornar público,  pois não tenho procuração para o fazer e prevejo que seja a minha última intervenção como moderador deste "meu estimado" fórum, porque como alguns sabem, já sou um "cota" bem avançado, PERTENÇO COM MUITO ORGULHO À BARCARA LEGION e acho de uma enorme e monstruosa injustiça, as críticas que são feitas às claques, POR ACASO JÁ SE PERGUNTARAM PORQUE É QUE AS CLAQUES DO BRAGA NÃO ESTÃO REGULARIZADAS? Porque tenho eu com "X" anos obrigatóriamente de informar ou constar com o meu nº. de BI e foto e outros dados dos arquivos da PSP/GNR quando vou ao futebol e o Ferreira-Braga e outros tão apologistas  da legalidade das claques não ter essa obrigatoriedade?

Porque tenho eu de sair de Braga escoltado pelas forças de segurança, seguir um itenerário previamente estipulado pelas mesmas, entrar e sair dos estádios SEMPRE DENTRO DE UM CORDÃO POLICIAL sem possibilidades de conviver com as pessoas das cidades que nos recebem e os outros adeptos QUE SÃO VOCÊS QUE TANTO CRITICAM AS CLAQUES, não terem a obrigatoriedade de o fazerem? Eu se por exemplo fôr a Aveiro incluído numa claque, NÃO TENHO HIPÓTESE NENHUMA de comprar ovos moles, mas vocês que vão lá com os vossos carros  não têm esses problemas, até vão à costa da prata comer um bom peixe, será QUE OS ELEMENTOS DAS CLAQUES SÃO BICHOS E VOCÊS É QUE SÃO AS PESSOAS NORMAIS? Não vão por aì, tal como nos ditos adeptos normais, existe nas claques de tudo, o trolha, o doutor, o engenheiro, o drogado, o gatuno, o gajo que vai à missa o gajo que é bom e também o gajo que é vigarista.

Após esta minha exposição, só queria que os adeptos e sócios do Sporting Clube de Braga não direccionassem a sua revolta para com as claques, que acreditem, são as menos culpadas pelo sucedido nesta e em outras ocasiões, direccionem as vossas criticas nas centenas "largas" de pessoas e "lapas" que continuam a gravitar à volta do Sporting Clube de Braga ou vocês não têm noção do número habitual de ocupantes da Bancada Poente em comparação com o que aconteceu neste "famigerado" jogo? De onde apareceu TANTA GENTE? PORQUE NÃO ESTARÃO LÁ AMANHÂ, DIA 02/12/07? Será que não vai haver tantos convites ou a hora não é a mais propícia para os "comes e bebes"?

PEÇO DESCULPA A TODOS OS FORISTAS POR ESTE MEU DESABAFO, mas fiquei "passado" com esta ligeireza com que passam as responsabilidades e por aqui me fico para não me arrepender mais tarde. SÓ MAIS UMA ACHEGA, parece que muitos dos que aqui criticam as claques, se esqueceram de que HOJE, DIA 01/12/07, as nossas meninas do volei jogaram e cilindraram as nossas adversárias de Guimarães por concludentes 3-1 para a Taça de Portugal no que foram apoiadas e acarinhadas pelas NOSSAS CLAQUES, especialmente a Bracara Legion.


Um abraço e se calhar, até qualquer dia...





Nandes, não é caso para tamanha indignação!
Todos sabemos que as claques têm um papel fundamental no apoio que dão à equipa e na mobilização. Por mim, acho que são fundamentais na festa do futebol, com as coreografias e com o apoio constante. Sempre fui favorável à sua existência, mas acho que devem existir dentro do quadro legal à semelhança do que está a acontecer com as dos restantes clubes. Penso que  mais cedo ou mais tarde  também chegarão a essa conclusão. O facto de o nome dos elementos da claque constar nos arquivos da polícia não me causa qualquer repulsa, pois a polícia é uma entidade pública, tutelada por um ministro pertencente a um governo democraticamente eleito. Os elementos da polícia são muitas vezes os nosos amigos, os amigos dos nosos amigos, os nosos familiares, são pessoas como nós, cuja função é zelar pelo cumprimento da lei, mais nada! Não há que ter receio da polícia. Por acaso trabalho muito com a polícia e não tenho qualquer razão de queixa.

Quanto à questão do preço dos  bilhetes referi o assunto porque não me parece justo haver tamanha discrepância, embora eu não culpe as claques pelos preços. Alguém lhes deu os bilhetes a preço de saldo e elas aproveitaram muito bem. Quem aqui pode e deve ser criticado é a SAD.
O facto de as claques estarem como dizes reféns da SAD, enfim parece-me redutor, mas compreendo até certo ponto.




O facto de o nome dos elementos da claque constar nos arquivos da polícia não me causa qualquer repulsa, pois a polícia é uma entidade pública, tutelada por um ministro pertencente a um governo democraticamente eleito. Os elementos da polícia são muitas vezes os nosos amigos, os amigos dos nosos amigos, os nosos familiares, são pessoas como nós, cuja função é zelar pelo cumprimento da lei, mais nada! Não há que ter receio da polícia. Por acaso trabalho muito com a polícia e não tenho qualquer razão de queixa.



Depois do que eu ainda há poucos dias vi na televisão  que um agente da GNR, andava a assaltar ou tentar assaltar bancos e tantas e tantas histórias de que temos conhecimento como cabos da GNR assassinos e violadores andarem em plena liberdade a compar revistas, que GARANTIAS TENHO EU DE QUE UMA"BESTA" QUALQUER ENCAPOTADA DE UM FARDAMENTO NÃO IRÁ UTILIZAR OS MEUS DADOS PARA MASCARAR AS SUAS FALCATRUAS? Como trabalhas com a polícia podes-mes garantir a 100% de que estarei seguro e descansado destes pressupostos? Como não poderei ser incriminado por algo sem que para o efeito seja identificado presencialmente, recorrendo as autoridades(?) aos ficheiros confiscados às claques? Garantes-me tu, Ferreira-Braga, a minha segurança?


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

PAF

Continuam a não responder ás questões... cuasta assim tanto?
Eu não quero ficar com bicicleta nehuma, só gostava de ter algumas respostas, nada mais! respostas que deviam ser dadas pela SAD!
Se voces dizem que o clube ajuda, eu estou a contribuir para essa ajuda, tal como todos os sócios, pois pagamos cotas e cadeiras...logo deveria ter direito a saber ou será que não? não digo que devia ser a claque a dizer mas se têm acesso aos dados porque não?
Tudo o que vocês dizem, ninguém põe em causa, todos dizem o mesmo, que têm custos, que têm prejuizo, mas isso toda a gente sabe! Eu já fui a Coimbra, Leiria, Lisboa, Aveiro,pago os meus bilhetes, a minha viagem,etc tenho o meu prejuizo, até porque ás vezes vamos 2num carro de 5lugares... mas isto é o normal! Falando mais uma vez nos Super eles até se dão ao luxo de pagar viagens á Madeira aos seus associados...
Quando eu disse que as claques se "venderam", acho que facimente todos perceberam o que eu quis dizer, e já escrevi vários posts sobre isso, onde referi que a sua não reacção tinha a ver com os preços mais acessiveis, porque se tivessem os mesmos preços tinahm reagido e bem, não tenho a minima dúvida! E toda a gente sabe a força que as claques têm dentro dos clubes seja em Portugal ou no estrangeiro... para o bem e para o mal, basta ver a reacção do LFVieira que meteu a viola no saco e baixou a bola á suas claques... ele que gosta tanto de mostrar que quem manda é ele saiu que nem um cordeirinho!

Nandes só te digo lê o livro do Madureira e depois perceberás por que como membro da claque deves/tens que entregar os teus dados na policia... o único objectivo dessa medida é expulsar as ovelhas negras das claques, e se calhar daqui a 10anos já nem é preciso nada disso, porque quem cria problemas está está devidamente identificado!
Também há ovelhas negras no público... é obvio, mas individualmente a sua reacção é facilmente controlada! Eu e o meu grupo de amigos nunca fomos asssaltar em bando estações de serviço... certamente que tu também não, mas quantas vezes já assististe a isso? dezenas!
Nos últimos 20anos quantos problemas nos estádios foram criados pelas claques? Inclusivé uma pessoa foi assassinada num estádio e desde aí pouca coisa foi feita! Quantas bombas de gasolina foram assaltadas? centenas! quantos petardos estouram nos estádios deste país quase todas as semanas? quantas cadeiras são partidas pelas claques todas as semanas? Contem um único episódio que tenha sido criado pelo público dito normal? Talvez com sorte nestes 20anos encontrem um...
Acho que tu próprio deves bem saber porque quando vais a qualquer jogo fora com a claque só param em sitios determinados...
Não conheço a lei ao pormenor, mas de uma coisa tenho a certeza, NUNCA serás acusado de um crime sem que hajam provas. Se fores assaltado e fizeres queixa a policia fica com os teus dados, ficas preocupado com isso? Já alguém das claques se deu ao trabalho de fazer as perguntas á policia que tu aqui fazes? Penso que sim e que por isso já devem tar devidamente informados do funcionamento da lei, prova disso é que já quase todas  as claques estão com o processo finalizado ou em andamento.
A única viagem que fiz em conjunto que foi a Belém disse que nunca mais... andar 2h a passear nos arredores de Lisboa para quê? Para evitar criar problemas? Enfim!
As claques no futebol são os extremos são do que de melhor há, com as coreogarfias e o apoio mas também são do de pior do que o futebol pode ter com a violência muitas vezes gerada, quer nas palavras( não sei se assististe ao ultimo Boavista -Vitoria, uma autentica vergonha durante 90minutos, quem leva os filhos aos estádios com atitudes destas?) quer nos actos... e isto não são excepções são o dia a dia.
A teoria na base das claques é excelente, pena que a prática não respeite a teoria.


Rato em Leiria, que é dos estádios que mais gosto de ir, até porque os bilhetes são normalmente baratos, deviam estar 2/3dezenas de pessoas de Braga exceptuando as claques, e claro que são os do costume, há vinte anos que vou ver jogos fora e são sempre os mesmos que lá vejo, fora das claques, não sei os nomes mas conheço as caras.
Mas com um jogo á 6ªfeira o que seria de esperar? É verdade que se fosse ao Sabado estariam algumas dezenas mais, com pouco de sorte 2/3centenas...

Pé Ligeiro

Quote from: nandes on 02 de December de 2007, 03:02
Quote from: Ferreira-Braga on 01 de December de 2007, 23:32
Quote from: nandes on 01 de December de 2007, 23:06




Penso que a questão dos bilhetes, já está mais que discutida, no entanto e porque tenho lido algumas coisas que não correspondem rigorosamente à verdade vou tentar dar uma explicação para o sucedido.

Na realidade, a receita da venda dos bilhetes é a única fonte de apoio do SCB às claques, de modo a auxiliar na gestão da vida da claque e não tem o intuito objectivo de COMPRAR O SILÊNCIO de ninguém. Como é lógico, as claques ao usufruirem desse apoio, NUNCA poderão entrar em confronto com o presidente. Vão dizer que é uma maneira de comprar o apoio das claques, concordo, MAS ENTÃO O QUE FAZER? As claques irão viver de que receitas?

Por acaso algum dos sócios que criticam a posição das claques, se disponibilizou para ajudar as claques nos prejuizos que estas têm na maioria das deslocações? A Belém, cerca de 600€, a Setúbal, cerca de 800€ + 300€, a Leiria cerca de 300€, à Naval, ou à Amadora quando suceder. Já imaginaram ter de alugar no mínimo um aurocarro de 60/70 lugares e irem só às deslocações 20/30 pessoas, quem suporta a diferença em €. É nos bilhetes que são vendidos em casa que se consegue alguma coisa para amenizar estes prejuizos.

Também me podem dizer que as claques ganharam neste jogo mais alguma coisa que o habitual e tenha sido subjectivamente uma forma de agradecimento do presidente para com as claques no caso do protesto, aceito que sim, MAS QUE FAZER? Pergunto eu outra vez, é que as nossas claques não têm outras fontes de rendimento, como os Super Dragões, por exemplo.

Isto foi o que me foi possível apurar e permiti-me tornar público,  pois não tenho procuração para o fazer e prevejo que seja a minha última intervenção como moderador deste "meu estimado" fórum, porque como alguns sabem, já sou um "cota" bem avançado, PERTENÇO COM MUITO ORGULHO À BARCARA LEGION e acho de uma enorme e monstruosa injustiça, as críticas que são feitas às claques, POR ACASO JÁ SE PERGUNTARAM PORQUE É QUE AS CLAQUES DO BRAGA NÃO ESTÃO REGULARIZADAS? Porque tenho eu com "X" anos obrigatóriamente de informar ou constar com o meu nº. de BI e foto e outros dados dos arquivos da PSP/GNR quando vou ao futebol e o Ferreira-Braga e outros tão apologistas  da legalidade das claques não ter essa obrigatoriedade?

Porque tenho eu de sair de Braga escoltado pelas forças de segurança, seguir um itenerário previamente estipulado pelas mesmas, entrar e sair dos estádios SEMPRE DENTRO DE UM CORDÃO POLICIAL sem possibilidades de conviver com as pessoas das cidades que nos recebem e os outros adeptos QUE SÃO VOCÊS QUE TANTO CRITICAM AS CLAQUES, não terem a obrigatoriedade de o fazerem? Eu se por exemplo fôr a Aveiro incluído numa claque, NÃO TENHO HIPÓTESE NENHUMA de comprar ovos moles, mas vocês que vão lá com os vossos carros  não têm esses problemas, até vão à costa da prata comer um bom peixe, será QUE OS ELEMENTOS DAS CLAQUES SÃO BICHOS E VOCÊS É QUE SÃO AS PESSOAS NORMAIS? Não vão por aì, tal como nos ditos adeptos normais, existe nas claques de tudo, o trolha, o doutor, o engenheiro, o drogado, o gatuno, o gajo que vai à missa o gajo que é bom e também o gajo que é vigarista.

Após esta minha exposição, só queria que os adeptos e sócios do Sporting Clube de Braga não direccionassem a sua revolta para com as claques, que acreditem, são as menos culpadas pelo sucedido nesta e em outras ocasiões, direccionem as vossas criticas nas centenas "largas" de pessoas e "lapas" que continuam a gravitar à volta do Sporting Clube de Braga ou vocês não têm noção do número habitual de ocupantes da Bancada Poente em comparação com o que aconteceu neste "famigerado" jogo? De onde apareceu TANTA GENTE? PORQUE NÃO ESTARÃO LÁ AMANHÂ, DIA 02/12/07? Será que não vai haver tantos convites ou a hora não é a mais propícia para os "comes e bebes"?

PEÇO DESCULPA A TODOS OS FORISTAS POR ESTE MEU DESABAFO, mas fiquei "passado" com esta ligeireza com que passam as responsabilidades e por aqui me fico para não me arrepender mais tarde. SÓ MAIS UMA ACHEGA, parece que muitos dos que aqui criticam as claques, se esqueceram de que HOJE, DIA 01/12/07, as nossas meninas do volei jogaram e cilindraram as nossas adversárias de Guimarães por concludentes 3-1 para a Taça de Portugal no que foram apoiadas e acarinhadas pelas NOSSAS CLAQUES, especialmente a Bracara Legion.


Um abraço e se calhar, até qualquer dia...





Nandes, não é caso para tamanha indignação!
Todos sabemos que as claques têm um papel fundamental no apoio que dão à equipa e na mobilização. Por mim, acho que são fundamentais na festa do futebol, com as coreografias e com o apoio constante. Sempre fui favorável à sua existência, mas acho que devem existir dentro do quadro legal à semelhança do que está a acontecer com as dos restantes clubes. Penso que  mais cedo ou mais tarde  também chegarão a essa conclusão. O facto de o nome dos elementos da claque constar nos arquivos da polícia não me causa qualquer repulsa, pois a polícia é uma entidade pública, tutelada por um ministro pertencente a um governo democraticamente eleito. Os elementos da polícia são muitas vezes os nosos amigos, os amigos dos nosos amigos, os nosos familiares, são pessoas como nós, cuja função é zelar pelo cumprimento da lei, mais nada! Não há que ter receio da polícia. Por acaso trabalho muito com a polícia e não tenho qualquer razão de queixa.

Quanto à questão do preço dos  bilhetes referi o assunto porque não me parece justo haver tamanha discrepância, embora eu não culpe as claques pelos preços. Alguém lhes deu os bilhetes a preço de saldo e elas aproveitaram muito bem. Quem aqui pode e deve ser criticado é a SAD.
O facto de as claques estarem como dizes reféns da SAD, enfim parece-me redutor, mas compreendo até certo ponto.




O facto de o nome dos elementos da claque constar nos arquivos da polícia não me causa qualquer repulsa, pois a polícia é uma entidade pública, tutelada por um ministro pertencente a um governo democraticamente eleito. Os elementos da polícia são muitas vezes os nosos amigos, os amigos dos nosos amigos, os nosos familiares, são pessoas como nós, cuja função é zelar pelo cumprimento da lei, mais nada! Não há que ter receio da polícia. Por acaso trabalho muito com a polícia e não tenho qualquer razão de queixa.



Depois do que eu ainda há poucos dias vi na televisão  que um agente da GNR, andava a assaltar ou tentar assaltar bancos e tantas e tantas histórias de que temos conhecimento como cabos da GNR assassinos e violadores andarem em plena liberdade a compar revistas, que GARANTIAS TENHO EU DE QUE UMA"BESTA" QUALQUER ENCAPOTADA DE UM FARDAMENTO NÃO IRÁ UTILIZAR OS MEUS DADOS PARA MASCARAR AS SUAS FALCATRUAS? Como trabalhas com a polícia podes-mes garantir a 100% de que estarei seguro e descansado destes pressupostos? Como não poderei ser incriminado por algo sem que para o efeito seja identificado presencialmente, recorrendo as autoridades(?) aos ficheiros confiscados às claques? Garantes-me tu, Ferreira-Braga, a minha segurança?





Nandes,
Não se pode generalizar. Todas as generalizações são injustas. A polícia, assim como a GNR são instituições de bem comandadas por pessoas sérias e com formação adequada à função, tanto como Homens, como académica. Em todas as organizações há as chamadas ovelhas negras, mas isso, felizmente, são a excepção. O facto de haver um ou outro caso de desvio comportamental não nos pode fazer desacreditar dessas instituições. Essas Instituições são parte dos pilares do nosso Estado de Direito. O que seria deste país sem essas Instituições? Quem asseguraria a Lei e a Ordem? Passaria a imperar a lei da selva, a lei do mais forte. Quem protegeria os mais fracos?
Conheço muito bem tanto a GNR e a PSP, tenho convivido de perto, tanto com uns como com outros. Tenho amigos nas duas Instituições, quer a nível de Comandantes/Dirigentes, quer a níveis inferiores. Eu próprio, no âmbito das minhas funções, chefio vários elementos da GNR (sargentos e praças) e posso garantir que não são diferentes dos civis ou militares que também chefio. São todos feitos da mesma "massa" que nós, são produto da mesma sociedade onde nós estamos, por isso são como nós, têm em regra, os mesmos defeitos e as mesmas virtudes que nós temos.
Acho perfeitamente possível e até saudável uma boa relação PSP ou GNR-claques. É preciso apenas que se respeitem mutuamente.
Quanto à obrigatoriedade da identificação dos elementos constar nos arquivos das forças de segurança, trata-se de uma obrigação legal, decidida pelos deputados que nós elegemos como nossos representantes e à acção executiva de um governo também eleito democraticamente pela maioria daqueles que votaram. Isto para dizer que não se trata de qualquer prepotência ou controlo excessivo por parte das forças de segurança (PSP e GNR), mas apenas o resultante das regras democraticamente aprovadas no quadro constitucional que nos rege.
Como "legalista" assumido, gostava de ver quanto antes, as claques a iniciarem o processo de legalização, por forma a terem quer os direitos, quer as obrigações legais claramente balizados. Não gostava que qualquer adepto de outro clube me viesse dizer o seguinte: as claques do teu clube são únicas que estão fora da lei. Seria para mim uma tristeza pertencer a um clube que não seguia as regras estabelecidas. O facto de haver um tratamento diferenciado para as claques relativamente aos restantes adeptos, deve-se ao facto destas se constituírem como organizações e daí haver regras próprias para elas. Por exemplo, os militares da GNR ou os elementos da PSP não podem, por lei, fazer greve, não podem participar fardados em manifestações políticas. Os militares da GNR não podem organizar sindicatos, nem filiar-se em sindicatos existentes. Os militares da GNR não podem recusar-se a cumprir uma ordem de um superior hierárquico. Não podem estar filiados em partidos políticos. Não se podem candidatar a cargos políticos sem renunciarem à sua condição de militares. Para além destas, têm mais uma série de restrições aos direitos de cidadania, que qualquer outro cidadão não tem, mas é assim que tem que viver, pois os nossos políticos decidiram que assim seria melhor para o nosso sistema democrático. Por aqui se pode ver que há quem tenha muitas restrições à cidadania e para além destes que citei há outros como por exemplo, os militares das forças armadas.
Há alturas em que os valores/interesses poderão conflituar e por vezes é necessário que alguns possam ter que sofrer alguma restrição para evitar males maiores. A opção é sempre pelo mal menor, por aquilo que cause menos impacto, que cause menos prejuízo. É assim que os deputados que nos representam no Parlamento se regem. São eles que fazem as leis em nosso nome, para que as relações na sociedade possam correr da melhor forma.

NB: Com todos estes argumentos que acabei de utilizar pretendo apenas sensibilizar para a necessidade de seguirmos o que está regulamentado, mais nada.
BRAGA SEMPRE MAIS!

nandu

Bem até agora só tinha feito um comentário a este topico onde demonstrei as razoes pelas quais estava contra o preço dos bilhetes!. Mas perante tanta dissertação tenho de fazer outro que me parece obvio, sucinto e coerente, aqui vai: xiiii pahh, isto vai em 48 paginas, bacanos acordem!!! ;D ;D.  Está na altura de encerrar esta discussão, não acham?!


P.S- Pedro Ribeiro acho que não é por alguns foristas confundirem o teu papel de forista/moderador que tu deves parar e repensar a tua maneira de agir. Todos têm opiniões diferentes e acredita que para a maior parte de nós a tua é sempre bm vinda, e não vale pena ninguém se zangar,porque todos partilhamos o mesmo amor pelo braga e todos queremos o melhor para o nosso clube. (tinha que dizer isto ;))

Abraço

Rato_RedBoys92

PAF será que tavam tantas?!?Olha que eu nao sei nao...

Ferreira-Braga tocas em algunas aspectos que eu gostava de esclarecer e fazer umas perguntas:

- Falas em respeito de parte a parte...Concordo perfeitamente e nao sendo nós santinhos nenhuns pergunto o que achas de comportamentos como irmos a entrar para o Estadio do Bessa cerca de 20 pessoas ( sim naquela época em que o jogo ja nao interessava para anda e pagamos 25€ pa ver o jogo...) e os ditos "senhores que querem manter a segurança" começar com bocas do tipo : olha estes palhaços ja vem para aqui querer armar confusão...Cabe na cabeça de alguem que 20gajos iriam algumas vez tentar armar problemas quando tinham mais bofias que eles?!Lógico que nao...Só na cabeça dos iluminados...
E ha mais...Aveiro à duas epocas em que um dos spoters agride um puto de 12 anos ( sim só tinha 12 anos...) na casa de banho de uma area de serviço e com os outros bofias a encobrir...Ah e com cara de gozo perante a ameça da mae do rapaz que ia fazer queixa.Pudera sabem que nada lhes acontece...
Só para focar uma situação mais recente...Espanha este ano...Quem la teve sabe bem o que se passou no fim do jogo: desde biscas, a garrafas e ate cadeiras a cair la de cima...A minha namorada( que tem um cabedal que ate assusta e que constituiu um grande perigo para qulaquer estadio...) veio de la com a perna toda negra apos ter sido empurrada de forma muito amigavel por um bofia...Tambem era para manter a segurança?!?!

O respeito vai-se ganhando...E nao é com atitudes como as que estao em cima que alguma vez conseguiram ganhar o nosso respeito...Atuar sim.Usar da força quando necessaria sim...Mas usar os estadios de futebol para descarregar todas as frustações é que nao...

Eu nao tenho odio à bofia...Tenho sim é nojo a certas atitudes que eles tem pensando que é a melhor forma de ganhar o respeito dos Ultras...Quando nos respeitam tambem sabemos respeitar(perguntem à bofia que teve na final da taça de portugal...no fim até veio à camioneta agredecer a forma como nós soubemso comportar...) mas quando nos picam nao esperem que vamos ficar feitos anjinhos....

- Quanto à legalização ja todos sabem a minha opiniao...e uma certeza vos dou continuarei sempre a ir com o meu grupo de amigos à bola.Com faixa ou sem faixa pouco me importa porque o essencial ninguem me tirará: a VOZ...

1

Eu devo ser dos que mais jogos do Braga vê fora (só não vou quando não posso mesmo) e acho que nunca vi as nossas claques a causar problemas. A legalização não me parece correcta estão a marginalizar as claques e não são todas iguais, no caso de algumas mais violentas (com historial de violência) se calhar até é aceitável face aos problemas que causam mas mesmo assim esta não é a melhor solução.

Além de mais eu não sou de nenhuma claque mas se as claques forem legalizadas é que acho que pouca gente gostaria de ser. O Braga pode vir a perder muito apoio das claques se estas se legalizarem na forma actual desta lei.


Parabéns aos Red Boys e aos Bracara Legion pelo seu apoio e continuem a maior parte dos sócios estão com vocês, nem Jesus foi/ é unânime  ;D

1

E com o post do Rato lembrei da vergonha que foi em Guimarães onde vi putos e senhoras a ser agredidos sem fazerem nada. Vi uma miúda nos seus 16/17 anos a levar uma bastonada nas costas enquanto estava a fugir... porque eles batem a todos não olhando se tem 8 ou 80 anos.

E o pessoal do vitoria em cima a cuspir e a mandar garrafas e copos. Legalizem os senhores que estavam em cima de nós sff.

Rato_RedBoys92

Quote from: 1 on 02 de December de 2007, 15:29

Além de mais eu não sou de nenhuma claque mas se as claques forem legalizadas é que acho que pouca gente gostaria de ser. O Braga pode vir a perder muito apoio das claques se estas se legalizarem na forma actual desta lei.




Focaste um ponto essencial 1...
Em várias claques ja se verifica isso ( por exemplo a Furia Azul que ja so o nucleo duro resiste...)...
Acreditem que ha muito pessoal que tal como eu caso a "legalização" avance optará por se afastar...Nao quer com isso dizer abandonar o clube mas apoiar de forma diferente ( e acredito que por muita força de vontade que todos temos vai chegar a um ponto que a força vai começar a faltar...)...E acreditem que ai o clube vai sentir a falta das claques...

BRAGA FOREVER

#950
Sou moderador,mas felizmente tenho direito à minha opinião,portanto...

SÓ CRÍTICA AS CLAQUES QUEM NUNCA FEZ UMA DESLOCAÇÃO COM AS MESMAS!!

Eu sei perfeitamente que existe gente má,e boa dentro das claques,mas todas as pessoas devem ter direito a serem tratadas com justiça!

Poucos imaginam o trabalho,o amor e a dedicação feita pelas claques ao nosso clube!

Eu fui a Guimarães com a BL e achei fantástica a deslocação,tudo muito bem organizado...legalizar as claques?

Ok,mas 1º tem-se de OBRIGAR a colocar junto aos distintivos da força policial,o respectivo nome do agente que eventualmente vai agredir com ou sem razão!!

NÃO É SÓ LEGALIZAR AS CLAQUES, E DEIXAR IMPUNES TODAS AS FORÇAS POLICIAIS QUE AGRIDEM "BARBARAMENTE" ADULTOS,CRIANÇAS E IDOSOS!!!

HAJA BOM SENSO PARA TODOS OS LADOS!!



NOTA: Não defendo as claques,mas sim a verdade,independentemente do lado que estiver a razão.
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

caldas

Já agora e pelo que o assunto virou para legalizações de claques aqui vai 1 testemunho...

Um amigo meu pertencente a uma claque num determinado jogo foi falar com 1 agente que deteve 1 membro dessa claque por ter aberto 1 tocha (quem não sabe o que é 1 tocha, trata-se de um engenho, em tudo semelhante a um foguete de parabéns, apenas é maior e deita mais fumo, ah e queima quem lá meter a mão). Esse meu amigo acompanhou o colega por solidariedade.

Qual não é o espanto quando é chamado para ir a tribunal. Pensava eu que ele iria como testemunha. Também vocês, não? Enganem-se, os senhores agentes a querer mostrar serviço indicaram que também ele abriu a tal tocha.

Fui conjuntamente com dois colegas meus que estavam no jogo testemunhar.

No julgamento o Sr. Dr. Promotor Público (licenciado em direito e como tal está ao mesmo nível de grau académico que eu e deveria ter no minimo cultura do que fala) acusou o meu colega de ter acendido 1 Very-Light (caso este senhor não saiba, um very-light é um foguete de sinalização utilizado pelos barcos quando necessitam de pedir socorro). 3 pessoas garantiram ali que o acusado não abriu nenhum very-light nem nenhuma tocha. Porém, um senhor agente (que no dia do jogo me disse a mim que não tinha a certeza de ter visto o acusado abrir a tocha) um ano após, poderia jurar a pés juntos que a pessoa em causa tinha-o feito.

Sabem qual foi o desfecho? Culpado...

Este exemplo a mim chegou-me... Legalizado estou desde o dia 6 de Fevereiro de 1984 data em que os meus pais me registaram como cidadão português. Agora para pertencer a um grupo de amigos que gosta do Braga e me apoia dou os dados a esse grupo. Chama-se na lei do associativismo juvenil, grupos informais de jovens desde que sejam constituídos por um mínimo de 75% de menores de 30 anos, não necessitam de estar registados com estatutos publicados.

Como tal, respeito a lei do Associativismo Juvenil tal como a minha claque o faz. Não tenho culpa que a lei seja incongruente e que esta o Sr. Presidente da Republica não tenha mandado para o Tribunal Constitucional. Nenhum partido contestou? Têm razão, também estamos a falar de marginais que não sabem de leis. Ups, afinal demonstrei que até sei e como tal em termos legais a minha claque conta comigo para justificar algumas das suas acções, como de outros que também são conhecedores da lei.

Quanto ao resto, protestem contra quem merece não contra quem não tem culpas no cartório e não tem de servir de bode expiatório.

Vlad

Em relação a esta polémica com as claques, não me vou pronunciar porque não faço parte de nenhuma e como tal, pura e simplesmente não sei grande coisa sobre como têm apoios, bilhetes, e os dinheiros que movimentam, legalizações, etc...
O que eu queria abordar é o seguinte:
Quem critica as claques com um todo está errado. As claques, como qualquer outra associação de pessoas, tem pessoas más, boas, inteligentes, burros, mal educados, desonestos, sensíveis, gatunos, gente boa, etc.. etc.. isto é, há de tudo. Por isso, quando vejo alguém julgar uma claque pelo mau acto individual de um dos seus membros, acho completamente injusto.
E por isso é que também me custa ver alguns comentários de alguns membros das claques a julgar o Fórum SuperBraga. Mas o Fórum SuperBraga é alguém? É alguma pessoa? É alguma instituição a uma única voz? Não. O fórum SB, à semelhança das claques, tem pessoas más, boas, inteligentes, burros, mal educados, desonestos, sensíveis, gatunos, gente boa, etc... e até membros das claques.
As opiniões aqui expressas pelos vários foristas não vinculam o SB, ou os seus administradores! Vinculam apenas o forista que deu essa opinião. E felizmente, quando aqui há opinião, há sempre desacordo e contestação. E é isso que caracteriza o fórum.
Por isso, membros das claques, e em especial o presidente da BL Paulinho, não se insurjam contra o fórum/SB. O fórum, tal como as claques, tem de tudo. E o fórum/SB não é contra as claques. O fórum é apenas discussão. Há foristas que cometem críticas injustas contra as claques? Há. Mas também há foristas membros das claques que aqui escrevem regularmente (e bem). E também há foristas que elogiam as claques. O fórum também tem de tudo.
Desculpem lá este desabafo, mas como o Paulinho está farto de ler críticas inustas às claques (e com razão), também  estou um bocado farto de ler coisas como: "no fórum acham isto", "no fórum têm esta opinião", "o fórum fez isto", etc...
Não é verdade!!! No fórum acham isto, aquilo e aqueloutro. No fórum têm esta opinião, têm a opinião contrária, ou outra. Por isso é que é um fórum. E cada vez maior, e por isso cada vez mais complexo e diverso.

Nota: pessoalmente, e como simples sócio e adepto do SCB que apenas vê o V/ desempenho nos jogos em casa e fora, e não sabe nada acerca da V/ estrutura e organização, os meus parabéns! Grande apoio e grandes coreografias! Continuem o bom trabalho, e continuem a evitar as confusões, nunca manchando o nome da única coisa que nos une a todos, o SPORTING CLUBE DE BRAGA E O SEU SÍMBOLO.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

ric

Quote from: PaulinhoBracara Legion on 30 de November de 2007, 21:43
Eu jurei a mim mesmo que n iria escrever mais neste forum, mas tou farto farto farto ouviram bem FARTO, de ouvir vos a dizer mal das claques, o que disem aqui magoa me e muito como lider da Bracara Legion, ja ouvi xamar de tudo aqui dentro drogados arruacerios marginais etc e tal tu que vos vem a cabeca e que atras de um computador e facil faze lo.... mas esta de vendidos e demais, em especial para ti Ferreira-Braga, le bem ninguem compra o nosso silencio NINGUEM alias ate temos uma musica que vou passar a transcrever apenas uma frase "sou Bracara Legion e a nossa voz ninguem a cala", visto que estao todos contra nao termos participado no protesto organizado por nao sei quem, em primeiro nao participamos porque em primeiro 25 euros num jogo para nos nao e caro,pois estamos habituados a gastar esse dinheiro fora de casa e muito mais se for preciso para la estar, como so um exmplo percurremos mais 9000Km para ver o braga e gastamos mais de 500euros cada para ir a suecia e ninguem se lembrou disso nem nunca ouvi ninguem a louvar isso neste forum. 2 os bilhetes para nos ja sabiamos de ante mao que ira ser mais barato n por o Grande presindente Salvador gostar dos meus lindos olhos, mas sim que ele sabe o esforco que fazemos pra ir ver o Braga fora e tambem sabe muito bem quanto fica dispendioso fazer uma coegrafia para isto tipo de jogos.3Ja vi alguem a querer saber quanto gere em termos monetarios as claques do Braga, gere tanto dinheiro que ate da para eu andar de Ferrari para ir buscar os bilhetes.......... por ultimo agradeco que  n comentem o que nao sabem, nem englobem as claques nas vossas lutas pois o Braga somos todos nos, nem nos, nem vos sois mais que alguem somos todos iguais o Braga e dos bracarenses. Fica a minha solariedade para os Bracarenses que realmente nao poderma ir por problemas monetarios tenho muito pena e gosto muito de vos ver la a torecer pelo nosso Braga, fica tambem o meu desprezo para aqueles que n foram por birra ou por desacordo com o preco pois o Braga precisa de todos em todos os momentos e ate hoje equipas como Bayern so vieram ontem.

Fica o meu Abraco para todos os verdadeiros e espero que compreendo a minha indegnacao pois axo que ja e demais



Paulinho:
ainda bem que vieste pois o forum precisa de que algumas situações possam ser esclarecidas POR quem de direito de forma a não haver inequivocos que não levam a lado nenhum.

Eu acho que não deves generalizar e que tb deves entender que haja pessoas que não vejam com bons olhos o papel das claques.

E por não verem com bons olhos não quer dizer que sejam parvos ou palermas. tem a sua opinião como podem ter. Se virem dizer neste forum disparates, é muito bom mesmo que a outra parte apele á verdade e esclareça as coisas.

Eu gosto de colocar as coisas direitas e ditas por quem sabe "da poda" e está metido nos assuntos. Agora podemos é dar opinião, mesmo que seja tola, sermos elucidados e a questão termina de uma forma ordeira.
Eu neste forum sinto muitas vezes alguma injustiça naquilo que dizem sobre o forum e site. Muitas vezes custa-me engolir mas tento dar as minhas razões. Eu entendo alguma tua revolta mas acho que não podemos viver num bunquer. Se vivemos em sociedade e temos relações com ela (sobre a forma de uma claque neste caso) e se és capaz de mostrar o lado verdaeiro das coisas, então aproveita a oportunidade. Este fórum é aberto e nunca foi proibido tecer opinião sobre claques desde que possamos todos falar respeitosamente de forma asermos elucidados.

Acho que falar das claques nunca é um tema esgotado pois elas fazem parte do espectaculo e não se podem dissociar do mesmo. Só muitas vezes, sofre do mal geral da sociedade. tem ovelhas negras e sofre recriminações por "dá cá aquela palha" sendo depois colher para tudo. Com culpas ou sem culpas, muito daquilo que acontece de mau no futebol é apontadp ás claques.

Acho que cabe a todos os "claqueiros" e sobretudop aos seus responsáveis tentar mudar a opinião formada. E tentar tb que muito daquilo que se diz de mal das claques se deve ao caracter juvenil e trauliteiro. Noutros temnpos chamava-se rebeldia e aos seus seguidores "irrevrentes". Hoje nas claques existe um certo sabor irreverente e muitas vezes é embrulhado em actos escuros, drogas e tudo o mais que a sociedade reprova.

Ainda ontem vi na TV a SIC a acomponhar os superdragões a lisboa. Se me disseres que essa reportagem serviu para algo de postivo não me parece...  mostrou um lado irreverente é certo mas mostrou radicalismo, falta de educação e de respeito civico. Eu posso entender e chamar irreverencia. posso entender e posso apelidar de "linguagem normal no norte" os insultos ouvidos. Mas para uma grande parte da população, menos capaz de encaixar com isto pode saber a ...  arruaceiros..

Sei que estas minhas palavras vão ter enorme contestação. mas para algumas pessoas que não consigam ver algo mais do que essas questões a reportagem não trouxe nada de novo.

Sei que claque de futebol, na maior parte das vezes, e no caso das bracarenses significa amor, paixão, sacrificios, entrega. Sei perfeitamente isso pois vivo muitas vezes perto dessa realidade e que  tão bem muitos claqueiros (desculpem o termo) trazem aqui para o forum.

é por isso que digo que tb aqui e sobretudo aqui podemos dar uma ajuda na desmistificação das claques.
A tua ajuda paulinho e Jomané, pode ser crucial e importante. Mostrando outros valores, dando a conhecer a sua viv~encia e procurando chamar a festa á claque.

mas tb vos digo que sempre existirão quem não compreende muitas coisas.´tem de se ir aos poucos e sobretudo ter paciencia. paciencia que vos peço e tb que assumam que muitos problemas podem ser resolvidos internamente (sei dos v/ grandes esforços mas controlar multidões não é fácil...).

falava-se atrás das legalizações. è um tema excelente para opinar. são muitas as razões pro e contras. temos é de saber aceitar mesmo aquelas que não nos são favoráveis e tentar passar a nossa ideia. e sobretudo não esperar 100% de seguidismo.

paulinho e Jomané - lideres das claques bracarenses, contamos convosco para nos ajudarem nesta tentativa de mudar sensibilidades

FIDELIS

Quote from: nandu on 02 de December de 2007, 14:19
Bem até agora só tinha feito um comentário a este topico onde demonstrei as razoes pelas quais estava contra o preço dos bilhetes!. Mas perante tanta dissertação tenho de fazer outro que me parece obvio, sucinto e coerente, aqui vai: xiiii pahh, isto vai em 48 paginas, bacanos acordem!!! ;D ;D.  Está na altura de encerrar esta discussão, não acham?!


P.S- Pedro Ribeiro acho que não é por alguns foristas confundirem o teu papel de forista/moderador que tu deves parar e repensar a tua maneira de agir. Todos têm opiniões diferentes e acredita que para a maior parte de nós a tua é sempre bm vinda, e não vale pena ninguém se zangar,porque todos partilhamos o mesmo amor pelo braga e todos queremos o melhor para o nosso clube. (tinha que dizer isto ;))

Abraço


ás vezes por aqui não parece que aconteça o que dizes

Fidelis Bracara
Braga e Basta