News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O Magnifico Plantel do SC BRAGA

Started by Aquiles, 03 de November de 2007, 23:45

Previous topic - Next topic

Aquiles

O NOSSO MAGNIFICO PLANTEL

Caros "foristas", decidi abrir este "post" porque já estou cansado de ouvir dizer que temos um excelente plantel e não vejo resultados disso. Parece-me é que se calhar o plantel afinal não é tão magnífico como isso ainda que provavelmente custe como tal...

O problema parece-me que começa logo no numero de jogadores 29 !!! enfim uma anormalidade, construída ou não com a cumplicidade de Jorge Costa é sem duvida um problema.

Paulo Santos, 35 anos, 1,86m, é um jogador de inegável qualidade, que transmite qualidade e segurança aos colegas.

Dani Mallo, 28 anos, 1,86m, fraco a jogar com os pés, esteve durante muito tempo para sair, acabou por ficar devido ás lesões dos outros, melhorou as suas prestações nos últimos jogos, mas não me convence.

Pawel Kieszek, 23 anos, 1,82m, nunca disputou jogos oficiais pelo SCB, devido a lesão, ninguém sabe se é bom ou mau, mas pior que o Dani não deve ser e é mais novo.

Ricardo, 18 anos, 1,88m, proveniente dos juniores, com a idade que tem pode vir a ser o futuro, mas não vejo qualquer hipótese de vir a jogar esta época.

Em resumo, pelo menos um guarda-redes está a mais...

Na defesa temos realmente 8 jogadores para 4 lugares, pelo que a máxima de 2 homens para cada lugar parece aqui bem aplicada, ...ou talvez não.

Rodriguez, 23 anos, 1,83m, é um jogador de qualidade, pena que tenha estado até ao momento lesionado em muitos dos jogos.

Paulo Jorge, 27 anos, 1,85m, grande qualidade, entrega inquestionável, um exemplo para todos dentro e fora do campo.

Carlos Fernandes, 29 anos, 1,86m, bastante eficaz a defender, menos acutilante a atacar, mas das poucas vezes em que sobe centra muito bem, não é brilhante mas justifica a presença nesta equipa.

Frechaut, 30 anos, 1,84m, tal como o Carlos Fernandes é um defesa lateral bastante eficaz embora também pouco empreendedor, quererem colocá-lo como central só o prejudica aos olhos dos adeptos, mas como alternativa mais conservador na direita, justifica-se

César Peixoto, 27 anos, 1,82m, prometeu muito, mas agora tem mostrado pouco, fez o seu melhor jogo contra o Bolton, mas continua muito lento...pode ser usado como suplente, mas como titular complica a tarefa de quem joga na sua faixa, pois necessita de muita ajuda.

Anilton, 27 anos, 1,85m, um erro de casting, lento, ineficaz, não se percebe como é que um treinador que foi defesa central quer um jogador destes, a substituir...

Vítor Hugo, 19 anos, 1,83m, proveniente dos juniores, é um valor a acompanhar e a acarinhar, não sei é se não corremos o risco de o queimar esta época, não percebo porque não entra nas convocatórias no lugar do Anilton...

João Pereira, 23 anos, 1,72m, muito aguerrido, sobe muito, centra bastante bem e combina bem com os colegas em situação de ataque, mas desguarnece muito a defesa e como tal não deve ser utilizado em 4x4x2, pois precisa da ajuda dos colegas da faixa lateral para fechar em algumas jogadas.

Até aqui a coisa parece razoavelmente equilibrada, mas pelo menos 2 jogadores não deveriam cá estar e como se nota, no centro da defesa não há muito por onde escolher...

O meio campo em que em anos anteriores tivemos alguns problemas possui aparentemente 7 jogadores...

Roberto Brum, 29 anos, 1,73m, parece muito empenhado e com boa capacidade criativa, mas ainda não teve grandes hipóteses de mostrar serviço.

Bruno Tiago, 26 anos, 1,81m, com uma perna partida, não há muito para dizer

Hussaine, 23 anos, 1,68m, jogador de enorme capacidade técnica, um verdadeiro desiquilibrador, nota-se a diferença da sua presença em campo, infelizmente nunca é usado como médio, mas sim como extremo...

Castanheira, 30 anos, 1,74m, sempre muito empenhado, nunca vira a cara á luta, regra geral mal acompanhado quando joga, recuperando e saindo com muitas bolas mas depois não encontra colegas para as colocar.

Madrid, 26 anos, 1,80m, é muito bom a jogar como médio defensivo, uma mais valia, mas tem jogado sempre muito retraído com medo de inciar acções de ataque ou sem minguem a quem entregar a bola?

Vandinho, 29 anos, 1,86m, é um bom jogador, mas que sistematicamente falha a entrega da bola, esta época tem sido uma sombra dele próprio, não entendo porque é que joga a titular.

Stelvio, 18 anos, 1,87m, o mais possante dos nossos homens do meio campo, pena é que tenha tão poucas hipóteses de jogar, entrou muito bem contra o Bolton, a preservar.

E agora o nosso ataque que tem só 10 jogadores, para 3 lugares...

Jorginho, 30 anos, 1,83m, inegável qualidade técnica, pena que insistam a por o homem a jogar como extremo, foi uma boa contratação.

João Tomás, 32 anos, 1,88m, os golos que tem marcado com regularidade, são a melhor prova do seu valor, pena as lesões.

João Pinto, 36 anos, 1,72m, é um bom jogador infelizmente a vontade de se preservar durante os jogos, faz com que muitas vezes ande escondido do jogo, a sua forma de jogar nunca encaixou no resto da equipa...

Philco, 18 anos, 1,83m, nos juniores já fez boas exibições, nunca jogou na equipa principal, para que serve?...

Wender, 32 anos, 1,79m, é um dos nossos melhores jogadores, infelizmente está com um pneuzinho que lhe retira fulgor, mas é dos que mais ajuda a defender, se tivesse um defesa esquerdo que o ajuda-se estávamos todos a bater palmas.

Zé Manuel, 32 anos, 1,70m, e um jogador de contra-ataque, tem dificuldade em encaixar nesta equipa, precisa de bolas para a frente e terreno para correr...

Baylon, 18 anos, 1,82m, nunca joga ou por falta de certificado ou por lesão, justifica-se a sua presença???

Jailsson, 1,76m, marcou um golo contra o Bolton, mas raramente remata á baliza do adversário, pouco para um avançado ...

Linz, 26 anos, 1,85m, grande contratação, o homem é mesmo bom pena que jogue tão desamparado.

Lenny, 19 anos, 1,72m, outro que também nunca joga, justifica-se a sua contratação???

Como facilmente se constata, há demasiados jogadores, que obriga a que uma série deles nunca jogue. O Nosso meio campo, tem falta de peso e altura, precisa de colocar em campo o Stelvio...
O ataque, já está cheio com tanto jogador, há que ver quais são os que podemos dispensar...

Façam os V/ comentários...
Abraço para todos os Braguistas

Manuel José

cardoso

Incrível, concordo com quase tudo.
a unica excepção: o Vandinho não está a fazer uma má época: nos primeiros jogos foi dos melhores.

Quero reforçar umas ideias:
- Lenny e Hussaine têm de jogar mais.
- Carlos Fernandes no lugar de Peixoto já.
- O 4.4.2 não é o ideal para esta equipa, embora não tenha sido isso a causa do desastre de hoje.

Kilo

 Oportunidades aos novos! Baylon, Vitor Hugo, Stelvio, Lenny...

Corremos riscos de perder jogos? Sim! Mas mais do que os que corremos actualmente? Impossível!

lipe

Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Vlad

Concordo (no geral) com a análise individual aos jogadores.

Na baliza, é tentar despachar o Malo em Janeiro. Está a mais.
Na reabertura do mercado, temos é que reconhecer os nossos erros e contratar já um bom defesa esquerdo, pois se o Peixoto está visto, o Fernandes também está. Nenhum nos serve. Defesa esquedo novo já.

Enquanto não chega Janeiro, é começar DE IMEDIATO a integrar jogadores novos na equipa, sobretudo no meio campo. Stelvio parece-me a aposta mais segura.
Não sou grande apreciador de Brum, mas se nunca tivesse visto o Madrid jogar antes... o que haveria de pensar de este Madrid? Banco.
Outro para jogar no meio é Hussaine. Nem sempre consequente, é o único capaz de acelarar o jogo da equipa... e com Vandinho e Castanheira a jogar assim... até é mais fácil fazer essa opção.
Brum - Stelvio - Hussaine. Meio campo de luta, poder físico, sangue novo e também criatividade. Podemos corre riscos, mas continuar com os actuaiss titulares também corremos o risco de passar um atestado de menoridade aos pouco utilizados, e de perder uma equipa (se é que já não está perdida).

No ataque, acho qu estamos bem servidos de pontas de lança. Linz ou Tomás são opções seguras como avançado de forte presença na área.
Wender está podre.
Este Zé Manel é apenas para jogos com espaço, e campo para correr, mas é uma opção válida.
Dêem oportuinidade ao Lenny de mostrar o que vale.
Jorginho pode jogar como médio ofensivo, assim como 2.º avançado. Tudo depende de qual o sistema de jogo do Braga. É um bom jogador, mas também mais talhado para o contra-ataque.
João Pinto é um jogador de inegável qualidade, mas não custa muito perceber que está gasto. Ainda acredito que possa vir a ser bem utilizado e aproveitado em certos jogos (quando estamos a ganhar), ou então pontualmente como 2.º avançadop. Médio? Não.
Jaílson não é tão mau jogador como o pintam, bem pelo contrário. Mas tal como Jorginho ou João Pinto, não se encaixam no nosso 4x3x3.

Contra o sporting...

4x3x3
P. Santos

J. Pereira     P. Jorge     Rodriguez     Junior

Brum          Stelvio
Hussaine

Lenny                     Zé Manel
Linz ou Tomás

4x4x2

P. Santos

J. Pereira     P. Jorge     Rodriguez     Junior

Brum

Frechaut              Stelvio

Hussaine

Linz ou Tomás       Jorginho(Jaílson, J. Pinto, Zé Manel)
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Pedro-SCB

Quote from: Vlad on 04 de November de 2007, 01:29

Contra o sporting...

4x3x3
P. Santos

J. Pereira     P. Jorge     Rodriguez     Junior

Brum          Stelvio
Hussaine

Lenny                     Zé Manel
Linz ou Tomás

4x4x2

P. Santos

J. Pereira     P. Jorge     Rodriguez     Junior

Brum

Frechaut              Stelvio

Hussaine

Linz ou Tomás       Jorginho(Jaílson, J. Pinto, Zé Manel)


O JTomas parou outra vez durante 2 meses...falha o Sporting.  ;) ;)

fjmp_scb

Quote from: Kilo on 04 de November de 2007, 00:06
Oportunidades aos novos! Baylon, Vitor Hugo, Stelvio, Lenny...

Corremos riscos de perder jogos? Sim! Mas mais do que os que corremos actualmente? Impossível!

tambem concordo. Os jovens merecem.
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

Warrior of Minho

Quote from: Vlad on 04 de November de 2007, 01:29
Concordo (no geral) com a análise individual aos jogadores.

Na baliza, é tentar despachar o Malo em Janeiro. Está a mais.
Na reabertura do mercado, temos é que reconhecer os nossos erros e contratar já um bom defesa esquerdo, pois se o Peixoto está visto, o Fernandes também está. Nenhum nos serve. Defesa esquedo novo já.

Enquanto não chega Janeiro, é começar DE IMEDIATO a integrar jogadores novos na equipa, sobretudo no meio campo. Stelvio parece-me a aposta mais segura.
Não sou grande apreciador de Brum, mas se nunca tivesse visto o Madrid jogar antes... o que haveria de pensar de este Madrid? Banco.
Outro para jogar no meio é Hussaine. Nem sempre consequente, é o único capaz de acelarar o jogo da equipa... e com Vandinho e Castanheira a jogar assim... até é mais fácil fazer essa opção.
Brum - Stelvio - Hussaine. Meio campo de luta, poder físico, sangue novo e também criatividade. Podemos corre riscos, mas continuar com os actuaiss titulares também corremos o risco de passar um atestado de menoridade aos pouco utilizados, e de perder uma equipa (se é que já não está perdida).

No ataque, acho qu estamos bem servidos de pontas de lança. Linz ou Tomás são opções seguras como avançado de forte presença na área.
Wender está podre.
Este Zé Manel é apenas para jogos com espaço, e campo para correr, mas é uma opção válida.
Dêem oportuinidade ao Lenny de mostrar o que vale.
Jorginho pode jogar como médio ofensivo, assim como 2.º avançado. Tudo depende de qual o sistema de jogo do Braga. É um bom jogador, mas também mais talhado para o contra-ataque.
João Pinto é um jogador de inegável qualidade, mas não custa muito perceber que está gasto. Ainda acredito que possa vir a ser bem utilizado e aproveitado em certos jogos (quando estamos a ganhar), ou então pontualmente como 2.º avançadop. Médio? Não.
Jaílson não é tão mau jogador como o pintam, bem pelo contrário. Mas tal como Jorginho ou João Pinto, não se encaixam no nosso 4x3x3.

Contra o sporting...

4x3x3
P. Santos

J. Pereira     P. Jorge     Rodriguez     Junior

Brum          Stelvio
Hussaine

Lenny                     Zé Manel
Linz ou Tomás

4x4x2

P. Santos

J. Pereira     P. Jorge     Rodriguez     Junior

Brum

Frechaut              Stelvio

Hussaine

Linz ou Tomás       Jorginho(Jaílson, J. Pinto, Zé Manel)



Nao podia estar mais de acordo!!!!!
Mas será que nao existe ninguem a ver k vale a pena apostar nos jovens????'
Basta ver o Sporting que apostou nos jovens e deu resultados....

Orgulhosamente Bracarense!

Kilo

 Basta ver o treinador do PSG, Paul Le Guen, que não vendo resultados da sua equipa, arrumou com algumas vedetas e tem colocado constantemente 5/6 juniores a titular! Tem perdido jogos? Tem! Mas ontem ganhou, e mais do que isso, tá a ganhar jogadores e a ganhar uma equipa!

E quando as coisas não funcionam, parece-m o caminho a seguir! Venham de lá os miudos! :D (Olhem lá as piadinhas fáceis ;D)

bragaénosso

Post bem colocado, e após a sua análise, verifico uma situação.

AS CONTRATAÇÕES QUE ERAM NECESSÁRIAS NO FIM DA ÉPOCA PASSADA, SÃO AS QUE SÃO NECESSÁRIAS AGORA.

Ou seja, o essencial não foi feito. e aqui as culpas têm de ser assacadas tanto ao JORGE COSTA como A QUEM ESTÁ À FRENTE DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL (ou só compramos o que o JORGE MENDES QUER COLOCAR?).

Vejamos em pormenor:
GUARDA REDES: dada a qualidade do nosso guarda redes dos Júniores, Ricardo, basta-nos ter outros dois que dêm garantias. Com a vinda do polaco o Dani devia ter ido embora.

DEFESA: Obviamente que todos nós depositavamos grandes esperanças nos laterais contratados. Se o João Pereira tem correspondido, o Peixoto foi a maior desilusão das contratações. Como o Carlos Fernandes é do mais fraquinho que existe, precisamos de outro. O Anilton, o ano passado jogou quase sempre a latera, mas a direito, a aí já temos o JP e o Frechaut. Como central também é muito fraquinho. Temos o Vitor Hugo, ainda recentamente chamado à selecção, a das duas uma: ou o Jorge Costa contava com ele, a nesse caso fez bem em mantê-lo no plantel, mas tinha que o pôr a jogar, ou acha que ainda é muito novo e então devia emprestá-lo. Mesmo contando com o Rodriguez (que com a selecção e as lesões já vimos que nem sempre está disponível), precisamos de outro central. Resumindo: FALTA-NOS UM CENTRAL E UM DEFESA ESQUERDO.

MEIO CAMPO: também aqui ninguém contava com o descalabro que está a ser a dupla Madrid -  Vandinho.Também agora todos sabemos que mais de um problema de ordem táctica ou de preparação física, existe um "PROBLEMA DE BALNEÁRIO". Corrigido isso (venho o treinador necessário), temos jogadores suficientes. Falta o que sempre faltou desde a saída do Hugo Leal, um jogador que pense o futebol, um "PLAYMAKER". Mas esses, como sabemos, há poucos e são caros. Se aparecesse, óptimo, senão temos de desenrascar com o que temos. Já aqui foi dito que o Hussaine pode fazer o meio campo. O Caldas disse publicamente que o Stélvio não é só um trinco, tem capacidade para ser um médio ofensivo. E temos também o Jorginho e o JVP (obviamente se quiser continuar a ser um profissional de futebol em vez de artista do "jei set".

ATAQUE: Não concordo que existam jogadores a mais pois o Philco e o Baylon ainda são juniores, e podem aí jogar e virem só aos séniores se for necessário. o Linz foi uma grande contratação. O Zé Manel, infelizmente, é um jogador cujo futebol valia pela sua disponibilidade física, mas tá visto que as pilhas não duram sempre.

RESUMO: TAL COMO NO INÍCIO DA EPOCA, FALTA-NOS UM CENTRAL E UM DEFESA ESQUERDO (e se aparecer um médio criativo de qualidade também).


disco infiltrator

Nunca avaliei este plantel como o melhor de sempre do SCB, no entanto julgava-o com bastante mais valor do que na realidade tem. A questão para mim é esta: tata-se de um mau momento ou estes resultados traduzem o valor real deste plantel? Na verdade, eu penso ser um pouco de ambos. Estamos bastante longe de sermos tão bons como muitos realmente pensavam.

Não podemos fugir do verdadeiro culpado desta situação. Por muito que os braguistas o defendessem e lhe dessem o tempo para se adaptar, Jorge Costa demonstrou não estar nada preparado para se assumir como treinador de um clube como o SCB. Analisando a frio, para mim foi o pior treinador de sempre do SCB. Com uma direcção que lhe deu todas as condições e com possibilidades para contratar bons jogadores não conseguiu nunca colocar a equipa a jogar e deixou a equipa totalmente desorganizada, com mau ambiente de trabalho e sem vontade. Pesada herança deixada por Jorge Costa.
Não culpo o Presidente Salvador neste caso. Foi uma aposta arriscada mas nunca se imaginaria que um ex-campeão, capitão, que sempre demonstrou uma raça enorme em campo se revelasse um treinador tão medíocre. Nada se terá a dizer sobre o homem Jorge Costa agora sobre o treinador Jorge Costa esse foi um erro que está a custar bem caro ao SCB.

Precisamos de união de todos os braguistas para se apoiar esta direcção de modo a se recomeçar a preparar uma equipa de acordo com as nossas ambições. Ter-se-à que pensar já na próxima época. Há jogadores que têm mesmo que sair pois nunca mais renderão no SCB o que se pretende deles, quer por falta de profissionalismo deles ou por falta mesmo de capacidade física ou por falta de caracter. Os sócios e adeptos já não conseguem ter mais paciência com eles nem estes terão o apoio dos braguistas. A direcção deverá reunir com estes jogadores e tentar uma solução o menos litigiosa possível para as suas saídas. Entre outros que deverão sair, a prioridade deverá ser tratar da saída do césar peixoto (NUNCA deveria ter vindo), wender (NUNCA deveria ter voltado), madrid (vende-lo enquanto há algum mercado), vandinho (ou atina e se comporta ou rua com ele), jailson (que volte para o maravilhoso clube dele, certamente temos emprestados e juniores bem melhores do que ele). Curiosamente ou não, algumas destas "vedetas" são as que geralmente são vistas na noite e que criam grupinhos dentro do plantel.
Precisamos de um defesa direito para meter o João Pereira no banco a ganhar maturidade e precisamos de um defesa esquerdo. Precisamos de avaliar o que se passa em termos físicos com este plantel, há jogadores que não rendem aquilo que poderiam render e não se entende: frechaut é um exemplo. O JVP tem que decidir se quer mesmo jogar, jogar uns jogos e outros nem por isso não chega. Há jogadores que, com o salário deles e um rendimento medíocre, só estão a tapar o lugar a jogadores nossos que estão emprestados ou estão nos juniores - Brum (mercenário), Lenny (???), etc

Precisamos de um treinador conhecedor e disciplinador que apenas lhe seja exigido preparamos uma grande próxima época e tentar fazer o melhor possível nesta. Não exijam o impossível para esta época.


É preciso união de todos os braguistas, pois é nestes maus momento que se avalia a verdadeira força dos adeptos.

Infelizmente a passagem do Jorge Costa pelo SCB está a deixar marcas bem negativas mas nada impossível de serem ultrapassadas. Força Braga, juntos vamos estar de novo a vencer!!!




1

                                               Paulo Santos


João Pereira-----------Paulo Jorge-----------Rodriguez(Vitor Hugo)------Maicon(junior)

                                                        Brum

                                        Stelvio-------------------Jorginho


Lenny------------------------------------------------------------------------------------Hussaine

                                     
                                                         Jailson(Baylon)


Por mim esta era a equipa. Era uma mudança radical e não havia entrosamento entre os jogadores (especialmente no meio campo) mas será que há agora? Não acredito que os do meio campo que proponho falhassem os passes que Madrid e Vandinho falham.

O Lenny acho que podia partir o jogo e com o João Pereira a apoiar ainda melhor.

Carlos Fernandes dava outra consistência à defesa e assim o João Pereira podia subir muito mais.

À frente o Jailson parece-me o melhor que temos embora ele seja melhor em com outro avançado. Faz me lembrar o Barata na maneira de jogar falta mostrar que é matador mas pareceu-me batalhador e que recebe a bola e a entrega bem e faz jogar. Senão experimenta-se o Baylon
Não punha o Linz 1º porque só marca de penalti. Segundo porque por muito que corra nunca toca na bola e quando toque perde-a. Não tem falta de oportunidades pra marcar quem viu o jogo da Naval sabe disso e mesmo no Leixões falhou. Não basta ser esforçado na posição dele tem de marcar.
Em situações normais é o João Tomás o meu eleito.

Se o Rodriguez não puder jogar põe se o Vitor Hugo Frechaut  :-\

Subscrevo o Aquiles...
O plantel do SCB tem jogadores de inegável valia e somente falta um timoneiro para lhes apontar o caminho certo.

A equipa do SCB tem valor suficiente para ultrapassar qualquer das equipas que existem no campeonato. A questão está mais nas opções, quer tácticas ou individuais, que propriamente no valor dos jogadores.
A equipa está tacticamente  desequilibrada e isso reflecte-se no rendimento global da equipa.
A começar pelos laterais... temos dois laterais com vocação atacante. Li algures que o João Pereira é um dos que escapa... alguém reparou por exemplo que no jogo de ontem, dois cruzamentos tiveram origem da sua zona de acção? E então? como podem qualificar o João Pereira como dos poucos que escapa, se o adversário actuou a bel prazer na zona que lhe está atribuída? Não quero com este comentário "culpar" o João Pereira do insucesso de ontem, sim, pretendo justificar que na equipa não podem subir os dois laterais ao mesmo tempo... que infelizmente acontece amíude, com as naturais descompensações na defesa.

Muita gente diz que a nossa equipa sofre muitos golos e é necessário remodelar a defesa... Acho que a questão é mais abrangente. O nosso meio campo não tem a coesão de outros tempos... é mais permeável e os nossos jogadores perdem posição devido à estrutura geral da equipa... outrora a equipa rodava e ficava equilibrada... Hoje a equipa está mal posicionada e qualquer desequilibrio do adversário lança o caos na fase defensiva.

Um outro aspecto que contribui para um menor rendimento  é o facto de haver, época após época, constantes revoluções, com as naturais consequências a nível de entrosamento e assimilação de métodos e filosofia de jogo. As lesões e rotatividade ainda não permitiram um entrosamento aceitável entre os jogadores.

Falou-se na quantidade de jogadores... 29 jogadores? Aqui existe um engano... como pode haver 29 jogadores se o regulamento limita a inscrição a 27 jogadores? 
Temos que considerar que jogadores como o Vitor Hugo, Ricardo, Stelvio,  Philco e mesmo o Baylon, foram integrados no plantel, sabendo de antemão que seriam as últimas alternativas, não com o propósito de jogarem assiduamente, mas pontualmente, de forma que cresçam como jogadores(oxalá que fossem "titulares"...era bom sinal!). Como tal alguns destes jogadores estão inscritos nos juniores. Descontando estes 5, ficamos com 24 jogadores, o que para um equipa que iria disputar 4 provas não é muito. Ainda me recordo de em épovas anteriores, estarmos aqui a "chorar" porque havia lesões no plantel e não termos jogadores para colmatar as ausências...

Complementando o parágrafo anterior, lembro que o regulamento de competições mudou... e este plantel, sem margem para dúvidas, é um plantel também a pensar no futuro. O SCB, como outras equipas vai ser obrigada a jogar com jogadores formados localmente, independentemente de serem do Perú, do Brasil, ou outro país qualquer.

Para finalizar, reitero a minha confiança em todos os jogadores da equipa. Achei e continuo a achar que jogadores como o Wender, César Peixoto, Vandinho, Madrid, Jailson... são jogadores de excelente qualidade e merecem estar ao serviço do SCB.  É a minha opinião e vale o que vale.
Força Gverreiros

braga2007

Penso que estámos um pouco desiquilibrados defensivamente, mas também falta uma coisa essencial, um concorrente para o lugar do Vandinho, algo que não temos. E também gostaria de ver o Lenny em acção.

Olho Vivo

#14
Em relação ao plantel, quando se diz (e eu concordo) que ele não é tão bom quanto se apregoa, creio que ninguém quer dizer que ele é constituído por maus jogadores. E, concordo também com o Zé, creio que é possível fazer mais com o que temos.

No entanto, a mim, parece-me que as contratações foram feitas sem obedecer a um critério desportivo bem definido. Quem contrata deve fazê-lo tendo em mente o que pretende para a equipa: que modelo de jogo implementar, que sistema de jogo privilegiar. É pelo menos esta a minha opinião. No nosso caso, de há duas temporadas a esta parte deixou de ser assim. É assim que eu entendo o tópico do Finesco "Tudo aconteceu no dia em que apresentaram o craque". A contratação de JVP, até pela sua visibilidade marcou a meu ver uma alteração na política de contratações da SAD - e esse aspecto é mais importante e decisivo do que a própria chegada de JVP. Passamos a contratar pelo prestígio e mesmo pela qualidade (técnica) individual dos jogadores, sem atender às necessidades da equipa - ou pelo menos, sem ter bem definido aquilo que para ela se pretendia. Responsabilidade dos técnicos? Da SAD? Creio que elas devem ser repartidas, não sei precisar a quem cabe a maior quota-parte da responsabilidade pela definição quer dos plantéis da temporada passada quer do actual.

Temos portanto um plantel cheio de qualidade individual, mas nalguns casos difícil de compatibilizar - embora (concordando uma vez mais com o Zé) penso que teria sido possível idealizar um modelo de jogo mais "à medida" deste plantel. Mas há lacunas evidentes quer a nível sectorial (é evidente na nossa linha defensiva haver poucas opções de qualidade), quer ao nível de outras qualidades que são também decisivas para formar uma boa equipa de futebol. Nós, latinos, por (de)formação, sobrevalorizamos a qualidade técnica em detrimento da capacidade física, da inteligência táctica e do carácter/motivação. E em alguns destes items, o nosso plantel está muito longe de ser forte e equilibrado. E nós facilmente nos "esquecemos" disso...

É verdade que uma boa orientação técnica pode mitigar algumas falhas mas não é possível mascarar tudo. E o que se pede à liderança de um plantel destes é diferente. Um plantel com muita gente com idade "avançada", com algum "estatuto" (e poucas ou nenhumas ambições de carreira para além de a terminar com a nossa camisola) exige uma acção no plano motivacional que não é (tão) necessária num plantel com jogadores de outro perfil. De igual modo, ninguém pode esperar que se consiga implementar um modelo de jogo que imponha pressão a campo inteiro, com uma exigência física incomportável para a maioria dos jogadores do plantel. E às vezes os adeptos não têm paciência para aceitar um estilo de jogo menos acutilante mas que mascare de forma mais eficaz as debilidades físicas da equipa. Não estou certo de que quem desenhou (?) o plantel tenha ponderado as implicações das suas escolhas neste sentido...

De qualquer forma, a meu ver o plantel tem algumas "incompatibilidades":

- no 4-3-3 habitual (com um playmaker destacado) ou em 4-2-3-1 faltam-nos alas com capacidade física para fazer o vai-vem defesa-ataque. Todos os alas que temos têm características de avançados e necessitam de um grau de liberdade que apenas um 4-3-3 mais "clássico" (trinco+ dois médios interiores encarregues das transições) permite;

- no 4-3-3 clássico, faltam-nos médios com capacidade para pautar o jogo (Castanheira será o único que tem um perfil que se lhe aproxima) e para além disso, não existe lugar para um tipo de jogador que surge destacado no apoio ao ponta-de-lança - e nós temos três (embora alguns deles possam jogar noutras posições): JVP, Jorginho e Hussaine.

- no 4-4-2 em losango, o plantel é um pouco curto sobretudo a meio-campo: faltam médios versáteis que possam fazer os vértices laterais do losango (pena a lesão de Bruno Tiago). Penso contudo que é o sistema que talvez aproveite melhor a abundância de soluções ofensivas de que dispomos - até porque a maioria dos extremos que temos são, do meu ponto de vista, capazes de jogar na frente, com mobilidade, lado a lado com um outro avançado. Do meu ponto de vista, é uma solução que não deve ser colocada de lado sem mais. Obviamente que é um sistema difícil de rotinar, que exige muito treino e a verdade é que a temporada já está em andamento. Não há grande espaço para testes que não em competição. Mas em face das debilidades que o plantel apresenta para implementar outros sistemas, estou convencido de que a opção que Caldas tomou em para Matosinhos é, a prazo, a melhor.

De resto, estou de acordo com o Zé quanto à integração no plantel de gente jovem, sobretudo num contexto em que vai ser possível dar-lhes competição na Liga Intercalr - e é importante a observação quanto à obrigatoriedade da presença de um mínimo de jogadores "formados localmente".


A minha equipa tipo seria:


P. Santos

João Pereira          Paulo Jorge          Rodriguez          C.Fernandes

Madrid/Brum

Vandinho/Jorginho               Castanheira/Stélvio

Hussaine/JVP (Jorginho)

Jaílson/Baylón/Zé Manel                    Linz/JT



Uma hipótese para solucionar a míngua de médios com versatilidade para o meio-campo seria experimentar Jorginho no vértice direito (eventualmente com um lateral mais conservador, Frechaut). Com um homem menos ofensivo no vértice oposto (Vandinho? Stélvio), talvez fosse possível que a equipa acomodasse essa solução (um pouco à imagem do losango do Sporting da temporada passada que apresentava Nani no vértive esquerdo). Por outro lado, mesmo colocando de parte essa hipótese e à falta de outra solução, creio que seria possível jogar com um homem mais posicional e não tão versátil no vértice direito (Stélvio) que, não tendo a versatilidade necessária para abrir na ala, tivesse a incumbência de a fechar em situação defensiva, deixando a exploração ofensiva do flanco a um lateral com vocação ofensiva (João Pereira)...

De todo o modo, qualquer que seja a opção táctica, creio que, a haver possibilidade, é necessário retocar o plantel em Janeiro. Em qualquer dos casos, penso que é necessário mais um defesa-central (até para prevenir uma possível saída de Rodriguez). Caso se mantenha a aposta no 4-3-3 de Jorge Costa (ou 4-2-3-1) é necessário pelo menos um ala (o ideal seria mesmo dois) com outras características (mais médio que avançado e com outra capacidade física).
Na hipótese de um regresso ao 4-3-3 "clássico" de Jesualdo (o que duvido), parece-me que falta um médio de transição, com alguma capacidade para pautar o jogo (um "Lucho") e que jogue mais "largo" - no actual plantel não há quem tenha capacidade de passe à distância, nem quem consiga variar o jogo de flanco de uma penada. Optando por um 4-4-2 (losango), creio que falta também um médio, neste caso com versatilidade para fechar ao meio e abrir também sobre a ala (embora um Lucho também servisse). ;D

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: Vlad on 04 de November de 2007, 01:29
Contra o sporting...

4x3x3
P. Santos

J. Pereira     P. Jorge     Rodriguez     Junior

Brum          Stelvio
Hussaine

Lenny                     Zé Manel
Linz ou Tomás

4x4x2

P. Santos

J. Pereira     P. Jorge     Rodriguez     Junior

Brum

Frechaut              Stelvio

Hussaine

Linz ou Tomás       Jorginho(Jaílson, J. Pinto, Zé Manel)


concordo contigo na organização da equipa até ao ponto que estes serão alguns dos possíveis esquema tácticos iniciais e talvez em situação de movimentação defensiva.

porque a nível de movimentações ofensivas, nomeadamente no 4-4-2 a equipa não manterá - ou pelo menos não deverá/deveria manter - esta rigidez. E como é óbvio - como existe em todas as equipas - existiram as normais deambulações dos jogadores por toda a largura do terreno de jogo. Seja com os jogadores que indicaste ou com outros quaisqueres(afinal são 29 que constituem o plantel, e partido da norma que que joga são os que tem melhor forma e mais rotina de jogo[rotina quer seja em jogo oficial ou nas peladas realizadas durante os treinos semanais como é óbvio])

e mais não digo, pois isso é o que o zbording terá de descobrir conforme o jogo for decorrendo no dia 11 de Novembro! ;)
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Olho Vivo

#16
Curiosidade:

- sempre que Rodriguez não jogou (e foram oito partidas, incluindo o jogo da Taça da Liga em Setúbal), apenas vencemos dois jogos - frente ao Nacional (e todos sabemos como) e frente ao Hammarby na Pedreira, tendo somado cinco derrotas!!! (11 golos sofridos/8 jogos, dos quais "apenas" dois resultantes de lance de bola parada);

- com Rodriguez (cinco partidas), apenas fomos derrotados na primeira jornada frente ao Porto - de resto, duas vitórias e dois empates incluindo nestes a partida frente ao Bolton (5 golos sofridos/5 jogos, dos quais três surgiram na sequência de bolas paradas).

JotaCC

Quote from: Kilo on 04 de November de 2007, 13:15
Basta ver o treinador do PSG, Paul Le Guen, que não vendo resultados da sua equipa, arrumou com algumas vedetas e tem colocado constantemente 5/6 juniores a titular! Tem perdido jogos? Tem! Mas ontem ganhou, e mais do que isso, tá a ganhar jogadores e a ganhar uma equipa!

E quando as coisas não funcionam, parece-m o caminho a seguir! Venham de lá os miudos! :D (Olhem lá as piadinhas fáceis ;D)

Concordo em pleno é o eu estou sempre a dizer quem não está bem não joga, nem que seja preciso chamar juniores há uns anos atrás o jogadores revelaçao do Braga apareciam assim como o Ricardo Rocha, Quim  e o Paulo Jorge entraram na equipa devido a lesões de outros jogadores e fizeram grandes jogos, é o que está a faltar dar oportunidade aos outros quem não rende sai porque se assim nao for nunca terão oportunidade de jogar , eu dou um ex: Maicon defesa esquerdo dos juniores bom jogador e Philco é po-los a jogar .

djfc

Pedro Ribeiro, mais uma vez:Tá tudo dito!! ;)

Concordo a 100% com análise feita!

Vlad

O João Pereira (ainda que com todos os erros defensivos que possa cometer) é UMA BENÇÃO comparado com o César Peixoto (defesa esquerdo).
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"