News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/10

Started by JotaCC, 28 de October de 2007, 09:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Baylón em linha para a estreia


A convocatória que faltava no currículo de Baylón está na iminência de acontecer e pode até ser que o jogo com a Naval represente a estreia do jovem jogador peruano nos relvados nacionais. A bola está do lado de Jorge Costa, que, a contribuir para isso, tem a dúvida sobre o estado físico de Jailson. Jogador possante e de características técnicas muito interessantes, Baylón carece de uma oportunidade para se poder afirmar e de minutos em campo para que o seu futebol possa explodir. Dono de um pontapé forte possui uma velocidade que não é habitual em jogadores da sua compleição física (1,82 m, 78 kg), mostra ainda ser temerário no ataque às redes contrárias. Contudo, o libertar da questão burocrática que impedia a sua estreia - e foi também isso que obrigou a ficar de fora na Taça UEFA, pelo menos até Janeiro - vai igualmente contribuir para a melhoria dos seus índices anímicos, num processo que o desgastou, pois viu-se no meio de uma guerra que o impediu, até hoje, de fazer o que mais gosta: jogar futebol. A FIFA resolveu a questão emitindo o certificado internacional provisório, restando a questão em torno dos valores a pagar pelo Braga ao Alianza de Lima. Mas, aqui, há primeiro que fazer prova de mérito nos direitos de formação do jogador peruano.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Filho de peixe quer... nadar


O jogador que a partir de hoje poderá começar a ser visto nos relvados nacionais é um miúdo em corpo de adulto. Sorridente mas tímido, exprime-se em campo com a agressividade que não ostenta no dia-a-dia. Filho de uma antiga glória do futebol peruano, Jair quis um dia experimentar o futebol europeu, seguindo as pisadas do pai qual peixe que quer... nadar. Como cartão de visita tem o facto de adorar marcar golos e a quantidade - 200 - que apontou ao serviço do Alianza de Lima, nos escalões mais jovens. Os seus pés adaptam-se a qualquer número, conforme o modelo: 45 ou 46.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A mudança silenciosa ou a sina de Dani Mallo na... baliza


De dispensado na pré-época, Dani Mallo viu abrirem-se as portas da baliza em sequência da lesão sofrida por Paulo Santos. O titularíssimo na última época da equipa minhota - apenas falhou um jogo, contra o Setúbal, por ter de cumprir um jogo de suspensão - enfrentava uma ausência prolongada e a outra alternativa, Kieszek, sofria do mesmo, ou seja, recuperava de uma cirurgia a um pulso e não reunia ainda as condições para poder jogar. Sobrava Dani Mallo, que se escapou de uma saída que nunca desejou. O campeonato iniciou-se e o guardião galego "pagou" a factura de estar há demasiadas épocas sem jogar com regularidade. Soube, contudo, reagir à dupla punição imposta por Quaresma no jogo inaugural da Liga e, a bem da verdade, esteve sempre a um nível aceitável, completando um ciclo de dez jogos em que mostrou estar a crescer na confiança e no à-vontade entre os postes. O jogo em Estocolmo, contudo, fez soar as campainhas mas o descontentamento foi sempre gerido de forma a que não se tivesse sentindo penalizado, enquanto se esperava por Paulo Santos. A pausa recente - misturada com a lesão sofrida no último jogo antes da interrupção, com o Nacional - precipitou o ressurgimento silencioso de Paulo Santos, na última quinta-feira, frente ao Bolton.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Wender recuperado e Jailson treina hoje


A contusão que Wender trouxe da partida em Bolton já pertence ao passado e o extremo brasileiro treinou ontem sem limitações no apronto matinal, orientado por Jorge Costa. Numa sessão aberta apenas no primeiro quarto de hora, foi possível verificar que Bruno Tiago já compareceu no Estádio AXA, menos de 24 horas depois de ter sido submetido a uma pequena cirurgia para retirar o material de osteosíntese que lhe fora colocado após a dupla fractura que sofreu na perna direita. Nota final para o infortunado Jailson, que na véspera sofreu um traumatismo no joelho direito, tendo recolhido aos balneários. Ontem, o avançado brasileiro não esteve no relvado, alternando o tratamento com trabalho compensatório no ginásio. No treino matinal de hoje, o jogador voltará ao relvado para um teste à sua condição física. Caso se confirme a sua recuperação plena, poderá vir a figurar nas opções do técnico para a partida de amanhã à noite na Figueira da Foz.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Curta tradição joga a favor do Braga


Conta a história dos confrontos entre a Naval e o Braga, no que respeita a jogos disputados na Figueira da Foz, que os minhotos ficam a ganhar.

Por ser ainda um "novato" na Liga principal, a Naval recebeu o Braga apenas duas vezes. Na primeira vez que defrontou a equipa minhota, perdeu pela margem mínima, com Cesinha, agora a jogar na Roménia, no Rapid de Bucareste, a fazer o único golo da partida. Era Jesualdo Ferreira o treinador do Braga na altura.

Na época passada, com Carlos Carvalhal no comando, o Braga saiu do Estádio José Bento Pessoa com um empate. Maurício, defesa-central que agora representa o Estrela da Amadora, inaugurou o marcador aos 37', e Nei, no primeiro minutos do tempo de compensação, empatou o jogo.

Contas feitas, o saldo do histórico entre as equipas que amanhã se defrontam joga a favor do Braga.

Resta saber se a tradição vai manter-se. Ou seja, se o Braga, de Jorge Costa, é capaz de repetir o que fez há duas épocas, com Jesualdo Ferreira, ou melhor que o da temporada transacta, orientado por Carvalhal.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trunfo para o "inimigo"


Depois de rescindir com o Braga, Davide transferiu-se, no último defeso, para a Naval, mostrando aí qualidades que no Minho não tinha tido oportunidade de mostrar.

A prova de que tem sido extremamente útil é que até agora não falhou um jogo, apesar de já ter tido três treinadores: Francisco Chaló, Fernando Mira e Ulisses Morais. Ainda sem golos, Davide soma 562 minutos em cinco jogos completos e dois incompletos, sendo o segundo mais utilizado do plantel, atrás do defesa-esquerdo China.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 PERGUNTAS
3 RESPOSTAS
Como ex-colega de João Pinto [jogaram juntos no Benfica], como analisa a situação por que ele está a passar?


Não estou por dentro da situação. Acreditando nas palavras do João, porque é uma pessoa séria, penso que é inocente e que isto não passa de um mal-entendido. Não acredito que aos 36 anos deixe de ser um profissional cumpridor dos seus deveres. Por aquilo que li no jornal, estavam cem pessoas no jantar e todos testemunharam que ele saiu mais cedo. Se houver algo mais para além da questão dos horários, já me ultrapassa.

Este extremar de posições entre a SAD e o João Pinto poderá contribuir para que ele decida terminar a carreira mais cedo?


Conhecendo o João como conheço, é uma questão que pode ser equacionada. Ele já anda a pensar terminar a carreira há alguns anos; um incidente destes, se calhar, empurra-o para o final da carreira. Sente-se beliscado e lesado. Seria uma pena que tal acontecesse, porque ainda tem muito para dar ao futebol. Quando joga, o seu rendimento é sempre acima da média. Pelo que fez ao longo destes anos, merecia acabar a carreira de uma forma digna e com uma despedida em grande.

Que tipo de apoio o Sindicato dos Jogadores presta a um jogador quando se vê envolvido num caso deste género?


Sinceramente, não sei se o João Pinto recorreu ao Sindicato dos Jogadores ou se falou com o nosso presidente [Joaquim Evangelista]. Os clubes têm deveres e os jogadores também têm deveres a cumprir. O Sindicato defende os jogadores até onde pode, desde que, obviamente, o jogador tenha razão. E se o João tiver razão neste caso em que está envolvido, com certeza que o Sindicato não deixará de o apoiar até onde lhe for possível. Aliás, não sei se este caso necessita de recurso ao Sindicato, ou seja, se o que ele fez ou deixou de fazer infligiu os regulamentos do clube.

in O Jogo

JotaCC

#1
Jailson falha jogo com Naval
WENDER RECUPERADO E CARLOS FERNANDES TITULAR

   
      
      
O ponta-de-lança brasileiro Jailson vai falhar o jogo de amanhã, na Figueira da Foz, em consequência de um toque sofrido no treino de sexta-feira numa disputa de bola com Frechaut.

Embora a sua situação clínica não inspire grandes cuidados – foi-lhe diagnosticada uma ligeira distensão do ligamento lateral do joelho direito –, ficou arredado dos treinos matinais de ontem, limitando-se a algum trabalho de ginásio e tratamento no departamento médico.

Esta manhã já deverá voltar a fazer treino condicionado no relvado, mas é certa a ausência do herói de Bolton na
convocatória que será hoje divulgada.



O médio Bruno Tiago retomou também às sessões de tratamento, após retirar, na véspera, parte dos parafusos que facilitaram a consolidação do calo ósseo, na sequência da dupla fractura (tíbia e perónio) registada logo no primeiro jogo da pré-temporada, contra o VFB Hüls.

Quem se apresentou totalmente refeito da contusão (coxa esquerda) sofrida no jogo com o Bolton foi Wender, que ontem integrou o treino sem limitações, estando portanto apto a defrontar a primeira equipa que representou no nosso país.

Com Frechaut já disponível e Lenny em fase de retoma do ritmo competitivo, há a expectativa da convocação de Baylón, pela primeira vez, depois de ter sido desbloqueado o seu certificado internacional.

Refira-se ainda que Jorge Costa perdeu Stélvio para a Selecção de Sub-19 e não poderá contar amanhã com César Peixoto, que cumpre castigo, abrindo caminho à titularidade de Carlos Fernandes.

in Record

JotaCC

Recepção ao Braga a pensar na vitória


A Naval 1.º de Maio e o Sporting de Braga defrontam-se amanhã (19.30 horas), no Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, em jogo referente à 8.ª jornada da Liga. A equipa navalista não vence no seu reduto desde 17 de Dezembro do ano passado, há precisamente 316 dias.

Frente aos bracarenses, o médio Davide, 24 anos, vai defrontar a ex-equipa, onde ainda fez a pré-época, apenas com o pensamento na conquista dos três pontos.

"Não escondo que vai ser um jogo de emoções porque passei dois anos muito bons no Braga. Mas, agora, vou lutar pela vitória da Naval, num jogo que vai ser difícil", disse, ao JN, Davide, contratado esta época pela Naval aos arsenalistas. A Naval, no 14.º lugar da Liga, com cinco pontos, conseguiu a primeira vitória do campeonato na última jornada, em Matosinhos, frente ao Leixões, poucos dias depois de Ulisses Morais ter assumido o comando técnico da equipa.

"A equipa está agora mais confiante e motivada. Com a chegada de Ulisses Morais estamos mais organizados e estas três últimas semanas de trabalho, com a paragem do campeonato, fortaleceram-nos", admitiu o jogador.

A Naval realiza hoje, pelas 16 horas, em Quiaios, o último treino de preparação para a recepção aos minhotos.

in JN

João-Braga

Jaílson fica pelo ginásio
O brasileiro Jaílson viveu o seu primeiro grande momento com a camisola do Braga, na quinta-feira passada, ao marcar o golo ao Bolton. Mas, agora, está em dúvida para o jogo de amanhã com a Naval 1.º de Maio.

O brasileiro Jaílson ainda não se afirmou em definitivo no Sporting de Braga. Mas está a ganhar terreno, tendo vivido o seu primeiro grande momento na noite da passada quinta-feira, ao apontar o golo que garantiu o empate no duelo com o Bolton. Assim, Jaílson exibiu as credenciais de goleador que serviram de argumento para a sua contratação. Mas, em três meses, o jovem atleta ainda não conseguiu impor-se na formação liderada por Jorge Costa.

A concorrência é apertada, com João Tomás e Linz na frente da corrida, face à maior experiência que detém no futebol português. Mas o azar parece perseguir o  ponta-de-lança do Braga, na medida em que foi "afastado" para o ginásio, no momento em que se aprestava para emergir. Jaílson sofreu um traumatismo no treino da passada sexta-feira, a seguir ao jogo na Inglaterra, e está em dúvida para o embate de amanhã na Figueira da Foz, numa altura em que até podia criar dores de cabeça ao treinador.

Equipa-técnica na sala de imprensa
Jorge Costa orienta hoje o último treino, antes do jogo de amanhã com a Naval 1.º de Maio. A formação arsenalista entra hoje em estágio, centrando as atenções para o próximo duelo no campeonato. No final do treino está previsto a presença de um elemento da equipa-técnica na sala de imprensa para fazer a habitual antevisão do jogo.

Wender recuperado para a Naval
O extremo Wender está totalmente recuperado e pode defrontar a Naval 1.º Maio. O jogador recuperou de uma contusão muscular que sofreu no jogo com o Bolton, referente à Taça UEFA. Assim, o avançado está à disposição do técnico Jorge Costa para a deslocação à Figueira da Foz, tal como esquerdino César Peixoto.

in CM

Pedro-SCB

Posições extremadas


O tempo passa, mas a ameaça de divórcio litigioso entre João Pinto e o Sp. Braga ganha força e consistência. Jogador e SAD mantêm leituras opostas na interpretação do factos que levaram à instauração de um processo disciplinar ao jogador.

João Pinto e Jorge Costa entraram juntos, ontem, para o penúltimo treino de preparação para o jogo com a Naval. No primeiro quarto de hora aberto à recolha de imagens, treinador e jogador trocaram impressões, quadro que não é de todo inédito, mas que ganha súbita relevância por força da suspensão decretada pela SAD.

A conversa com o treinador – que decorreu sob o olhar de António Salvador, o presidente – não alterou o contexto de um litígio em que o factor tempo tem corrido ao sabor das interpretações antagónicas do caso: a SAD defende que João Pinto infringiu o regulamento disciplinar, o médio garante que a sua conduta profissional sempre foi exemplar, pelo que, à luz dessa certeza, deu indicações ao seu advogado para arrolar testemunhas de defesa, recusando-se a pagar qualquer multa pecuniária. Ofendido na sua honra, João Pinto sente-se, de resto, credor de um pedido de desculpas da Administração, o que acentuou o afastamento entre as partes.

Uma coisa parece certa: amanhã à noite, na Figueira da Foz, o Sp. Braga defronta a Naval sem João Pinto. Para o clube é ponto assente que até à conclusão do processo disciplinar o atleta continuará suspenso da sua actividade, integrando apenas os treinos do plantel.


in abola

Pedro-SCB

Wender está recuperado para defrontar a Naval 1.º Maio


O extremo brasileiro Wender está recuperado e pode defrontar a Naval 1.º Maio segunda-feira.

O jogador recuperou do toque sofrido no jogo com o Bolton, referente à Taça UEFA, e ontem treinou sem qualquer limitação, estando assim à disposição do técnico Jorge Costa para a deslocação à Figueira da Foz.

O herói da última quinta-feira, Jaílson, não treinou com os companheiros, limitando-se a fazer trabalho de ginásio.

O Sporting de Braga regressa amanhã de manhã ao trabalho, no último apronto antes da deslocação Figueira da Foz, para defrontar a Naval, num jogo referente à oitava jornada da Liga Bwin.

===================================================================


Nacional de Hóquei em Patins, o Hóquei de Braga venceu ontem no pavilhão das Goladas, o Alenquer e Benfica por 4-2.    


O Hóquei Clube de Braga venceu ontem à tarde no pavilhão das Goladas, o Alenquer e Benfica por 4-2, em jogo da sexta jornada do campeonato nacional de Hóquei em Patins.

Ao intervalo, a formação de Braga vencia já por 3-1, numa partida onde Márcio Rodrigues foi o grande herói, ao apontar os quatro tentos dos minhotos.

No final da partida, Rui Sérgio Teixeira, estava satisfeito com mais um triunfo da sua equipa, reconhecendo que os primeiros minutos indiciaram facilidades que depois não vieram a acontecer.

O Hóquei Clube de Braga somou assim a sua terceira vitória no campeonato, atravessando assim um ciclo positivo.


in antenaminho