News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Prospecção de valores...

Started by Olho Vivo, 19 de October de 2007, 21:17

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Tenho um familiar (um tio) que por razões... familiares (a esposa é originária dos Arcos), de vez em quando, vê alguns jogos do Atlético de Valdevez (2ª divisão B). Ex-jogador de futebol (de divisões inferiores), vinha-me falando de um defesa-central guineense (Edson, 23 anos, ex-Real de Massamá ) há já algum tempo e mais recentemente em outros dois jogadores (brasileiros): Filipe (18 anos, médio ofensivo/avançado) e Cássio (ponta-de-lança). Segundo ele (que conhece bem o nosso plantel, habitualmente vê comigo os nossos jogos na Pedreira), poderiam ser jogadores para singrar em Braga, particularmente (a curto prazo) Edson, "defesa-central de grande velocidade e que sai a jogar, de estilo semelhante a Pepe" (cito).

Qual não é o meu espanto quando hoje, no café, abro as páginas do jornal A Bola e vejo os nomes destes jogadores em grande destaque, pretendidos por grandes clubes: Filipe (que chegou aos Arcos para os juniores mas rapidamente chegou à primeira equipa), alegadamente cobiçado por Porto, Benfica, Valência e Mallorca; Edson sob a mira de clubes espanhóis e italianos.

Mesmo dando de barato que a notícia seja "encomendada" (não tenho a certeza, mas dadas as boas relações de Jorge Mendes com João Caldas (presidente do Valdevez) e até pelo nome dos clubes alegadamente interessados nos jogadores, "cheira-me" que serão representados pela Gestifute),  pareceu-me uma coincidência muito grande. Talvez não fosse má ideia, se ainda formos a tempo, dar uma vista de olhos aos jogadores, em particular ao defesa-central. Ao que parece, João Cardoso está no Brasil observando defesas-centrais e médios para eventualmente reforçar o plantel. Valeria a pena averiguar se não teremos aqui ao lado tão boas ou melhores alternativas.


Notas:

1. Tenho a percepção (pode ser que errada) de que o clube e a SAD estão paralisados pela indefinição à volta da recandidatura de António Salvador. Não sei se estas questões (prospecção) não estarão a ser negligenciadas face à premência das questões directivas. Já sei que João Cardoso está no Brasil, mas... e a prospecção nas divisões secundárias do futebol nacional, como anda? Não sei responder...

2. Parece-me que há algum afastamento entre a SAD e a Gestifute. Não digo que Salvador e Mendes estejam de costas voltadas, mas a relação de quase privilégio que antes parecia existir, parece neste momento ter terminado (vários clubes da Liga têm sido "apoiados" pela Gestifute nos últimos tempos). Há uns tempos, este tipo de jogadores (promissores mas quase desconhecidos) teriam sido "oferecidos" a Salvador. Não sei, de facto, se isso sucedeu (ou ainda virá a suceder) mas normalmente as "notícias" não saltariam antes para os jornais. Veremos. Recordo só que a esmagadora maioria das mais-valias que realizamos nos últimos anos à pala de transferências de jogadores se fez sob o patrocínio de Jorge Mendes. E neste momento, a nossa dependência de receitas extraordinárias é maior do que há quatro/cinco anos atrás (ainda que pelo menos esta temporada possa já estar "garantida")...

Pé Ligeiro

O clube da minha terra natal tem dado alguns bons jogadores ao futebol. O caso mais recente é o de Adrien Silva, médio defensivo, que o Sporting foi buscar para as suas camadas jovens e que agora está prestes a conquistar um lugar no plantel principal. Outro jogador que se destacou foi o Roma, avançado que joga actualmente no Beira-Mar.
Há uns (bons) anos jogou lá o Casaca, tendo depois jogado no Rio Ave e Boavista.
Penso que o facto de o Atlético de Valdevez ter sido treinado António Fidalgo na época passada e no início desta,  poderá ajudar a que os nomes dos bons jogadores possam chegar mais facilmente aos jornais, devido à relação de privilégio que este antigo guarda-redes mantém com a comunicação social.

Se existe lá algum jogador que nos possa ser útil seria  caso para o nosso departamento de futebol analisar...




BRAGA SEMPRE MAIS!

braga2007

Realmente há que apostar em jogadores de cá, já adaptados ao nosso futebol, do que, como muitas vezes se faz, ir buscar ao estrangeiro jogadores de qualidade muito duvidosa.

A.COSTA

Quote from: braga2007 on 20 de October de 2007, 23:49
Realmente há que apostar em jogadores de cá, já adaptados ao nosso futebol, do que, como muitas vezes se faz, ir buscar ao estrangeiro jogadores de qualidade muito duvidosa.

Nem sempre as coisas são como parecem ser. Basta ver o exemplo do ANILTON que até arrepia a ver jogar e ... já cá estava adaptado. Supostamente ....
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

fjmp_scb

É bom estarem atentos a futuros grandes jogadores.
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]