News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O número 10 e as opções tácticas da equipa

Started by Olho Vivo, 14 de October de 2007, 13:56

Previous topic - Next topic

Augusto Gomes

E o essencial não é a dinâmica dos sistemas ?...

O "3-5-2" pode ser fabuloso com os jogadores certos, escolhidos para o sistema em concreto, pois podem ganhar sempre no meio campo e levar o ataque até longe, evitando contra-ataques rápidos...

Mas tudo com bons jogadores para o sistema

...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

lipe

Quote from: Gambit on 14 de October de 2007, 14:12
Há uma 3ª via que poderá contornar esse problema: 4-2-3-1!!
Dois médios mais defensivos, 2 alas e o Jorginho no meio.
Assim, colmata-se a inoperância defensiva do "nº 10" e o jogo ganha mais profundidade e largura no campo.

Invertendo o triângulo do meio-campo.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Olho Vivo

Quote from: Reis on 14 de October de 2007, 21:58
O futebol é do caraças...

Vejamos com um n.º 10

- o trinco adversário não sobe, logo teremos menos 1 contrário a atacar!

- teremos mais espaço de manobra no ataque, logo o adversário terá que ter mais cautelas defensivas...

- temos mais possibilidades de mudar a tactica durante o jogo...

- Temos um possivel jogo e jogadas pelo meio/centro...


Se não tivermos o n.º 10:

- Temos de ter mais cautelas defensivas, porque o adversário pode colocar mais 1 homem a subir!

- não existe grande possibilidade de se jogar pelo meio...

- a maior parte dos ataques serão pelos extremos;

- há mais consistencia defensiva por haver mais um elemento no meio campo.


E agora?


Ninguém nesta discussão, penso eu, ignora o que dizes. Todos os sistemas têm vantagens e desvantagens, pontos fortes e fraquezas, como bem apontas. Então, como se decide entre eles? Simples: avalia-se o plantel e de acordo com as suas características faz-se uma escolha em consciência, colocando acima de tudo o colectivo. Ora, olhando para o nosso plantel, considero que o actual sistema de jogo não é adequado aos jogadores de que dispomos, ponderadas as suas características.

Creio contudo que Jorge Costa não irá fazer grandes ajustamentos. Talvez reconfigurando o meio-campo como afirmam alguns foristas, jogando em 4-2-3-1. Por razões que já explicitei, não acredito que seja suficiente para equilibrar as coisas - precisaria de ir ao mercado e recrutar (pelo menos) um verdadeiro médio ala (esquerdo?) que permita que a equipa acomode um número 10 menos disponível e capaz para o trabalho defensivo. Não acredito que César Peixoto possa ser esse homem. Tem qualidade técnica, cruza muitíssimo bem mas, como já disse antes, creio que as fragilidades físicas que apresenta (de forma tão flagrante durante os jogos) não se compadecem com jogar futebol ao mais alto nível (e lamento sinceramente dizê-lo). Como nem o mercado está nesta altura aberto nem os nossos cofres são inesgotáveis, será com estes que Jorge Costa terá que se amanhar. Espero sinceramente que arrepie caminho.

Gostaria ainda de sublinhar a este propósito as palavras do Augusto Gomes:

Quote from: Augusto Gomes on 14 de October de 2007, 22:57
E o essencial não é a dinâmica dos sistemas ?...

O "3-5-2" pode ser fabuloso com os jogadores certos, escolhidos para o sistema em concreto, pois podem ganhar sempre no meio campo e levar o ataque até longe, evitando contra-ataques rápidos...

Mas tudo com bons jogadores para o sistema

...


Uma nota final para dizer que nesta discussão temos concentrado argumentos no sistema mas ela poderia ir mais além: que modelo de jogo é possível implementar? Pressão a todo o campo? Jogo mais trabalhado ou de transições rápidas? E por aí fora...

bata

#23
Na minha opinião tem-se falado muito em sistemas tacticos, de 4x3x3, 4x4x2, 4x2x3x1, mas tudo isto não corresponde á realidade do nosso clube. Na minha opinião o verdadeiro numero 10 pode jogar em qualquer sistema, pois desde que seja um jogador com qualidade e força joga sempre. Temos nº 10 que correm e fazem jogar a equipa toda e ainda defendem, e temos nº 10 que apenas fazem jogar e correm muito, mas tambem existem nº 10 que apenas fazem jogar, e é estes ultimos que a meu ver temos no SC BRAGA.
O JVP Já não corre, apenas faz jogar quando esta inspirado.
O jorginho corre muito de um lado para outro, mas não sabe jogar a nº 10.
O Hussain corre muito, mas não tem caracteristicas de 10.É evidente que se a equipa tiver dois médios defensivos sem grandes liberdades para atacar, podemos jogar com um jogador destes, senão tivermos acontece o que tem acontecido na realidade, o SC BRAGA joga claramente num sistema muito confuso de 5 defesas( 4 + Madrid) 1 médio (Vandinho) e 4 avançados (3+JVP ou Jorginho), ou nisto ou num 4x2x4 (4 defesas, Madrid+Vandinho e 4 avançados).

na minha opinião o plantel do SC BRAGA rendia mais a jogar num 4x2x1x3, conforme desenho:
                         X

A                   B        C                  D

            E                       F
                         G
H                       I                           J                EQUIPA EM SISTEMA OFENSIVO



                         X
A                   B       C                 D

                  E            F
     H                                   J
                  G           I                                     EQUIPA EM SISTEMA DEFENSIVO

É claro que neste sistema, principalmente os alas e os avançados teriam de correr muito, mas eles treinam para isso.

Viva o SC BRAGA!!!
FORÇA GVERREIROS DO MINHO!!!

Xispes

Quote from: Augusto Gomes on 14 de October de 2007, 22:57
E o essencial não é a dinâmica dos sistemas ?...

O "3-5-2" pode ser fabuloso com os jogadores certos, escolhidos para o sistema em concreto, pois podem ganhar sempre no meio campo e levar o ataque até longe, evitando contra-ataques rápidos...

Mas tudo com bons jogadores para o sistema

...

Tenho que admitir que este é o sistema de jogo que mais me fascina, até pelo caudal ofensivo que poderá desenvolver, no entanto julgo que não temos plantel para jogar nesse sistema,a não ser que tivessemos mais dois Rodriguez que é um jogador extremamente rápido

4338

Penso que nos falta alguém que pense o jogo, alguém que distribua a Bola, falta-nos um Maestro, um nº10, o que lhe quiserem chamar, para mim é notório que nos falta alguém com vivacidade, boa técnica, alguma rapidez e que consiga distribuir bem o jogo e criar alguns desiquilíbrios!

É visível que na ausência duma noite inspirada/presença do JVP a equipa perde algum brilho e torna-se uma unidade menos ameaçadora!

Se analizarmos o nosso meio campo penso que o Madrid desempenha na perfeição as tarefas mais defensivas, o Vandinho é algo importante na distribuição de bola e são mais dois pulmões atacantes mas lá está, na ausência duma terceira unidade inspirada (JVP neste caso) a táctica não funciona, o meio campo deixa de trabalhar ofensivamente, não havendo transições de bola defesa-ataque o que leva a entrarmos em aperto e a jogar à defesa!

Dentro do Plantel temos alguns jogadores que poderiam ser experimentados numa posição central mais avançada do meio campo!

Jogavamos por isso com o habitual 4x3x3 com um triângulo a meio campo, sendo por exemplo Madrid, Vandinho e o tal 3º elemento mais à frente..

Eu 'inventava' e punha o Lenny, o Hussain, o Jorginho ou até mesmo o Castanheira a fazerem uns treinos nesta posição!

É só o meu ponto de vista, pode não ser o mais acertado nem o que traz mais garantia mas é uma ideia!

Augusto Gomes

Já agora só para complicar:

E será que qualquer treinador é igualmente competente em qualquer sistema tático?

Quando um treinador tem preferência por um dado sistema tático não está ele também a dizer que é o que melhor consegue implantar, independentemente, das caracteristicas dos jogadores?

Confesso que tenho dúvidas...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

LeonelP

O ultimo numero 10 que tivemos foi o Tiago. Um jogador completo, tanto defendia como distribuia a bola bem, como finalizava...

Edite Estrela

Quote from: lionelpower on 15 de October de 2007, 13:48
O ultimo numero 10 que tivemos foi o Tiago. Um jogador completo, tanto defendia como distribuia a bola bem, como finalizava...

errado
o tiago jogava na actual posição do vandinho

LeonelP

Quote from: Edite Estrela on 15 de October de 2007, 14:02
Quote from: lionelpower on 15 de October de 2007, 13:48
O ultimo numero 10 que tivemos foi o Tiago. Um jogador completo, tanto defendia como distribuia a bola bem, como finalizava...

errado
o tiago jogava na actual posição do vandinho

Jogava. Mas era um numero 10 moderno. Tanto distribuia jogo, como defendai

pparaiso

Quote from: Pedro Ribeiro on 15 de October de 2007, 01:12

Uma nota final para dizer que nesta discussão temos concentrado argumentos no sistema mas ela poderia ir mais além: que modelo de jogo é possível implementar? Pressão a todo o campo? Jogo mais trabalhado ou de transições rápidas? E por aí fora...

De facto, mais importante do que o sistema em si, o modelo de jogo pode (e deve) ser tido em consideração.

Voltando à época de Jesualdo, a nossa equipa era caracterizada e elogiada pelas rápidas transições ofensivas que fazia. Na realidade, era um modelo adequado devido às caracteristícas dos jogadores que possuíamos. Veja-se: Laterais ofensivos (Abel e Jorge Luís) explosivos e com grande capacidade de recuperação, sendo devidamente compensados aquando das suas subidas por Vandinho (à esquerda) e  Madrid (à direita); triângulos laterais que funcionavam na perfeição em termos de entendimento: Abel, João Alves/Hugo Leal e Jaime (à direita); Jorge Luís, Vandinho e Wender (à esquerda); médios com características defensivas que faziam um importante trabalho em termos de recuperação (Madrid e Vandinho), para que pudessemos fazer as ditas transições.

Diferenças em relação à equipa de Jorge Costa - Defesas laterais com diferentes características, mais gritantes no caso de César Peixoto que faz um jogo mais pausado, resguardando as suas deficiências físicas, enquanto que no caso de João Pereira ficámos a perder em termos defensivos, pelas dificuldades em definir os tempos de saida para o ataque que ainda demonstra. Outra questão que deve ser considerada é a de ainda (nesta e na anterior épocas) não termos visto os verdadeiros Vandinho e Madrid, incapazes de realizar na plenitude o trabalho que estão incumbidos (associado à falta de capacidade defensiva do nosso 10).

Por isto, não estejamos à espera de um modelo de jogo equiparado ao anterior, nem creio que seja esse o intuíto de Jorge Costa. O nosso modelo, no meu entender e baseado nas características dos jogadores que dispomos, deveria apontar no sentido de um jogo mais trabalhado, apostando claro está numa pressão no campo adversário...resumindo, para que possamos ganhar os jogos temos de mandar neles e ter muita posse de bola. Associado a isto, não podemos perder as bolas que perdemos, que têm possibilitado ao adversário ataques rápidos que exploram as nossas debilidades físicas.
Coisas que me parecem que têm falhado a nível dos treinos estão na capacidade física da equipa, na displicência de passe (sobretudo em zonas proibitivas) e capacidade explosiva a nível dos alas (apenas Hussain tem conseguido fazer algo a este nível).

Temos muito a melhorar!!       
 

Olho Vivo

Quote from: pparaiso on 15 de October de 2007, 17:56
O nosso modelo, no meu entender e baseado nas características dos jogadores que dispomos, deveria apontar no sentido de um jogo mais trabalhado, apostando claro está numa pressão no campo adversário...

Não creio que este plantel tenha andamento para isso, pelo menos a tempo inteiro. Poderia eventualmente jogar com as linhas muito juntas e mais subidas, mas com a falta de velocidade da nossa linha defensiva (sobretudo quando não joga Rodriguez) o risco de sermos surpreendidos por lançamentos nas costas da nossa defesa é grande...

pparaiso

#32
Quote from: Pedro Ribeiro on 15 de October de 2007, 18:07
Quote from: pparaiso on 15 de October de 2007, 17:56
O nosso modelo, no meu entender e baseado nas características dos jogadores que dispomos, deveria apontar no sentido de um jogo mais trabalhado, apostando claro está numa pressão no campo adversário...

Não creio que este plantel tenha andamento para isso, pelo menos a tempo inteiro. Poderia eventualmente jogar com as linhas muito juntas e mais subidas, mas com a falta de velocidade da nossa linha defensiva (sobretudo quando não joga Rodriguez) o risco de sermos surpreendidos por lançamentos nas costas da nossa defesa é grande...

Concordo plenamente! Por isso considero que o trabalho a nível físico está longe de ser o melhor. Gostava de saber qual é a ideia de Jorge Costa, no que ao modelo concerne. De momento somos uma equipa vulnerável: não temos posse de bola, quando a temos perdemo-la muito rapidamente, não somos expeditos no ataque, somos previsíveis e somos lentos. Penso que o trabalho principal de momento deverá apontar para a reabilitação física da equipa

Olho Vivo

Quote from: pparaiso on 15 de October de 2007, 18:21
Quote from: Pedro Ribeiro on 15 de October de 2007, 18:07
Quote from: pparaiso on 15 de October de 2007, 17:56
O nosso modelo, no meu entender e baseado nas características dos jogadores que dispomos, deveria apontar no sentido de um jogo mais trabalhado, apostando claro está numa pressão no campo adversário...

Não creio que este plantel tenha andamento para isso, pelo menos a tempo inteiro. Poderia eventualmente jogar com as linhas muito juntas e mais subidas, mas com a falta de velocidade da nossa linha defensiva (sobretudo quando não joga Rodriguez) o risco de sermos surpreendidos por lançamentos nas costas da nossa defesa é grande...

Concordo plenamente! Por isso considero que o trabalho a nível físico está longe de ser o melhor. Gostava de saber qual é a ideia de Jorge Costa, no que ao modelo concerne. De momento somos uma equipa vulnerável: não temos posse de bola, quando a temos perdemo-la muito rapidamente, não somos expeditos no ataque, somos previsíveis e somos lentos. Penso que o trabalho principal de momento deverá apontar para a reabilitação física da equipa


Admito que possas ter alguma razão. Mas, em termos gerais, creio que a "fragilidade" física da equipa decorre das próprias características dos jogadores que compõem o plantel - entre as quais a idade. Por muito bem preparados que estejam, não se pode pedir a jogadores como César Peixoto, João Pinto, Wender (só para citar alguns exemplos) que sejam capazes de participar com o resto da equipa num esforço de pressão a campo inteiro, a tempo inteiro. Não é possível...

miguel_afonso

Julgo que esta é uma falsa questão, quantas equipas de TOP jogam com um o nº10?

Eu acho que o nº10 morreu e não tem lugar no futebol actual, nenhuma equipa se pode dar ao luxo de ter jogadores para atacar e jogadores para defender....   

Mais uma vez digo que não são as tacticas que ganham jogos, mas sim os jogadores.

E não é a tactica que faz os os jogadores, mas sim o contrario. Eu acho que temos uma grande equipa, se de uma vez por todas o JC parar para pensar nos jogadores que tem, com as qualidades e defeitos que têm, verá que o 4-3-3 ou 4-2-3-1 não é o sistema atctico ideal para estes jogadores....

Abraço

pparaiso

Quote from: Pedro Ribeiro on 15 de October de 2007, 18:27
Quote from: pparaiso on 15 de October de 2007, 18:21
Quote from: Pedro Ribeiro on 15 de October de 2007, 18:07
Quote from: pparaiso on 15 de October de 2007, 17:56
O nosso modelo, no meu entender e baseado nas características dos jogadores que dispomos, deveria apontar no sentido de um jogo mais trabalhado, apostando claro está numa pressão no campo adversário...

Não creio que este plantel tenha andamento para isso, pelo menos a tempo inteiro. Poderia eventualmente jogar com as linhas muito juntas e mais subidas, mas com a falta de velocidade da nossa linha defensiva (sobretudo quando não joga Rodriguez) o risco de sermos surpreendidos por lançamentos nas costas da nossa defesa é grande...

Concordo plenamente! Por isso considero que o trabalho a nível físico está longe de ser o melhor. Gostava de saber qual é a ideia de Jorge Costa, no que ao modelo concerne. De momento somos uma equipa vulnerável: não temos posse de bola, quando a temos perdemo-la muito rapidamente, não somos expeditos no ataque, somos previsíveis e somos lentos. Penso que o trabalho principal de momento deverá apontar para a reabilitação física da equipa


Admito que possas ter alguma razão. Mas, em termos gerais, creio que a "fragilidade" física da equipa decorre das próprias características dos jogadores que compõem o plantel - entre as quais a idade. Por muito bem preparados que estejam, não se pode pedir a jogadores como César Peixoto, João Pinto, Wender (só para citar alguns exemplos) que sejam capazes de participar com o resto da equipa num esforço de pressão a campo inteiro, a tempo inteiro. Não é possível...

De facto. A minha ideia não seria uma pressão a campo inteiro durante todo o tempo (até porque não temos jogadores como Essien, Lampard e Makelele ;D), mas antes procurar recuperar mais bolas, se possível no meio-campo adversário, com o intuíto de ter mais bola e fazer o nosso jogo. Daí a importância de jogadores como Madrid e Vandinho estarem a 100%, para o trabalho de recuperação (embora não seja suficiente). A concentração a nível do passe parece-me também essencial...

JotaCC

Na minha opinião o melhor numero 10 é o Jorginho, jogador com mais classe do plantel é o indicado.