News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O número 10 e as opções tácticas da equipa

Started by Olho Vivo, 14 de October de 2007, 13:56

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Hesitei em abrir um tópico de discussão sobre as opções tácticas da equipa uma vez que esta discussão tem estado dispersa por diversos tópicos (nomeadamente os relacionados com as últimas partidas da equipa). Apresento a propósito uma crónica do Carlos Daniel publicada no jornal Record que, abordando o papel do número 10 no futebol de hoje, em termos genéricos, toca naquilo que eu penso que é uma das grandes debilidades da estruturação da nossa equipa. Aqui fica:

http://img91.imageshack.us/my.php?image=10pq4.jpg

Chamo a atenção para uma frase: "O 10 do losango é mais avançado do que médio". Ora, do meu ponto de vista os homens que podem desempenhar o papel de nº 10 no nosso plantel são justamente, do meu ponto de vista, mais avançados do que médios (sobretudo João Pinto e Jorginho, talvez menos Hussaine). E essa é uma das razões pelas quais, a meu ver, o nosso colectivo funciona mal e é desequilibrado porque não existe uma estrutura que suporte devidamente um nº 10 com essas características...

Kramer

O Braga a jogar em 4-3-3 não precisa de um número 10 típico, se tivermos como o exemplo o fcp, não há um número 10 e o que mais se aproxima disso é o Lucho e acho que esse é o problema do Braga.
A terceira unidade do meio campo tem que ter algumas características de nº10 e algumas de nº8  e no actual plantel não há ninguém assim.
Agora a jogar em 4-4-2 acho que temos jogadores para essa posição (JVP e Jorginho) não sei é se o JC vai mudar para este sistema.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

João-Braga

Quote from: Kramer on 14 de October de 2007, 14:07
A terceira unidade do meio campo tem que ter algumas características de nº10 e algumas de nº8  e no actual plantel não há ninguém assim.
O mais parecido para fazer essa posição é o Vandinho...

Gambit

Há uma 3ª via que poderá contornar esse problema: 4-2-3-1!!
Dois médios mais defensivos, 2 alas e o Jorginho no meio.
Assim, colmata-se a inoperância defensiva do "nº 10" e o jogo ganha mais profundidade e largura no campo.

Jamiro

Quote from: Gambit on 14 de October de 2007, 14:12
Há uma 3ª via que poderá contornar esse problema: 4-2-3-1!!
Dois médios mais defensivos, 2 alas e o Jorginho no meio.
Assim, colmata-se a inoperância defensiva do "nº 10" e o jogo ganha mais profundidade e largura no campo.

ai tá!

Olho Vivo

Quote from: Kramer on 14 de October de 2007, 14:07
O Braga a jogar em 4-3-3 não precisa de um número 10 típico, se tivermos como o exemplo o fcp, não há um número 10 e o que mais se aproxima disso é o Lucho e acho que esse é o problema do Braga.
A terceira unidade do meio campo tem que ter algumas características de nº10 e algumas de nº8  e no actual plantel não há ninguém assim.
Agora a jogar em 4-4-2 acho que temos jogadores para essa posição (JVP e Jorginho) não sei é se o JC vai mudar para este sistema.

O dilema é esse. o 4-3-3 de Jesualdo apresenta, para além do trinco, dois homens de transição que jogam de perfil, podendo um deles ter capacidade para pautar o jogo, mas sempre com missão de cobertura - cabendo a um deles a meia direita, ao outro a meia esquerda. Esse jogador no Porto é Lucho que não é verdadeiramente um número 10 - no Braga de Jesualdo foi João Alves e, quando em condições, Hugo Leal.

O nosso 4-3-3 actual não se estrutura da mesma forma porque não temos esse tipo de jogador no plantel - ou por outra, apenas temos um, que contudo não tem o estatuto nem (hoje) a capacidade física para impor a sua presença~no onze (Castanheira). Jorge Costa apresenta um nº 10 destacado (seja JVP, seja Jorginho) mas a equipa não tem uma estrutura que suporte essa opção e permita o necessário equilíbrio defensivo. Jorge Costa parece tentado a colmatar essa fragilidade "obrigando" Vandinho a jogar de perfil com Madrid num 4-2-3-1. Não chega porque não temos alas com capacidade para assegurar as necessárias compensações que esse sistema precisa - Wender, Lenny, Zé Manel (que para mim nem é um verdadeiro ala) não têm nem capacidade física, nem vocação ou rotinas para o fazerem.

Soluções? Do meu ponto de vista, ou o regresso ao 4-3-3 clássico ( o que implica "excluir" JVP e, talvez Jorginho - embora este seja mais versátil e possa jogar noutras posições) ou alterar o sistema e modelo de jogo para um 4-4-2 em losango que permita acomodar um número 10 com as características dos que dispomos. O problema é que não há muito tempo para sistematizar estas alterações e não é crível que o plantel assimile rapidamente estas mudanças. Contudo, parece-me que ponderados os riscos de mantermos a nossa actual forma de jogar, creio que vale a pena optar por outro sistema...

Gambit

Pedro, na questão dos alas sou da opinião que se o Peixoto avançasse no terreno, entrando o C. Fernandes para titular, o lado esquerdo estaria bem servido.
No lado direito, embora também ache que o Zé Manel não seja um ala puro mas sim um avançado móvel, com liberdade para descair para as linhas, faz muito bem a posição de ala, embora neste momento as coisas não lhe estejam a sair nada bem. Mas isso são fases...

JORGEXINA

Um dos problemas deste plantel é esse, mas quando ele foi feito já devia ter sido feito a pensar na táctica em que íamos jogar... E é isso que ainda estou para perceber como é que o J.C queria jogar com um 4--3-3 com o vértice defensivo com um dos interiores a ser jogador de rasgos e não um jogador de fazer jogar! Já que não temos um jogador com perfil pra jogar ao lado do Vandinho, temos de mudar de esquema ou pra um 4-4-2 ou pra um 4-2-3-1 com o Jorguinho ou o J. Pinto nas costas do ponta de lança. Nós não temos nenhum Juliano, João Alves ou Lucho por isso não podemos jogar como nas épocas passadas, temos que encaixar os jogadores que temos. Na minha opinião mudava pra um 4-2-3-1 pk estar a ganhar rotinas de 4-4-2 no meio de uma época parece--me muito perigoso...  Não estou a dizer que é melhor ou pior, só estou a dizer que é mais difícil de por a maquina a funcionar num 4-4-2. E depois em dezembro podemos ir as compras e trazer o tal 8/10 que tanta falta nos faz... Mas se assim for que vamos fazer ao Jorguinho, encosta-lo na ala, acho que é um desperdício... Já pra não falar do J.Pinto. 
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

Pedro-SCB

Agora com JTomas apto, eu apostava num 4-4-2...mais homens no meio-campo é o que o Braga precisa.

Repara-se:

                               PSantos

JPereira           PJorge      Rodriguez         CPeixoto

                              Madrid

Hussaine/Jorginho/JVP               Vandinho

                          JVP/Jorginho

                      Linz             JTomas         

Tinhamos coesão no meio-campo, e um ataque de luxo...   

JORGEXINA

Quote from: Pedro-SCB on 14 de October de 2007, 14:55
Agora com JTomas apto, eu apostava num 4-4-2...mais homens no meio-campo é o que o Braga precisa.

Repara-se:

                               PSantos

JPereira           PJorge      Rodriguez         CPeixoto

                              Madrid

Hussaine/Jorginho/JVP               Vandinho

                          JVP/Jorginho

                      Linz             JTomas         

Tinhamos coesão no meio-campo, e um ataque de luxo...   


Nunca poderíamos jogar com o Hussaine/Jorguinho/JVP a interiores, se a 10 já tem pouca capacidade de pressão e de ocupação de espaços... No máximo podíamos jogar com o C.Peixoto ou Castanheira a interior esquerdo e o Vandinho a interior direito.
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

Pedro-SCB

Quote from: jorgexina on 14 de October de 2007, 15:09

Nunca poderíamos jogar com o Hussaine/Jorguinho/JVP a interiores, se a 10 já tem pouca capacidade de pressão e de ocupação de espaços... No máximo podíamos jogar com o C.Peixoto ou Castanheira a interior esquerdo e o Vandinho a interior direito.


Nós não jogamos com nº10...


                                                              Madrid
                             
                                           Jorginho                     Vandinho

                        Ze Manel                                                                Wender

                                                                Linz

É mais ao menos assim que jogamos...

JORGEXINA

Quote from: Pedro-SCB on 14 de October de 2007, 15:13
Quote from: jorgexina on 14 de October de 2007, 15:09

Nunca poderíamos jogar com o Hussaine/Jorguinho/JVP a interiores, se a 10 já tem pouca capacidade de pressão e de ocupação de espaços... No máximo podíamos jogar com o C.Peixoto ou Castanheira a interior esquerdo e o Vandinho a interior direito.


Nós não jogamos com nº10...


                                                              Madrid
                             
                                           Jorginho                     Vandinho

                        Ze Manel                                                                Wender

                                                                Linz

É mais ao menos assim que jogamos...

Sim.. queria-me referir ao 8/10. Ao interior que tem a função de apoiar mais o ponta de lança.
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

pparaiso

Ora aí está uma questão pertinente que me faz ter vontade em comentar!

Retornemos ao tempo de Jesualdo...o nosso ENORME jogava num típico sistema 4-3-3, como já foi dito com dois "8" e nenhum 10 (primeiro Vandinho e João Alves depois Vandinho e Hugo Leal). Note-se que Jesualdo ainda tentou jogar com um jogador mais criativo na zona central do terreno (leia-se Jaime), um pouco ao jeito dos dois últimos anos, com os resultados a não serem os melhores.   Apartir daí Jesualdo fez derivar o nosso médio criativo para uma ala, sendo muito criticado na altura (por mim inclusivé), com os resultados que todos conhecemos.
Quando Jesualdo saiu e com a chegada de Carvalhal e João Pinto, passámos a tentar jogar novamente com um número 10 na zona nevrálgica do terreno. Nunca conseguimos ser a equipa que fomos em anos anteriores, na minha opinião porque nunca conseguimos controlar o meio campo. Sejamos realistas...o João Pinto foi um grande jogador, e ainda é um bom jogador, mas não nos benificia a jogar num meio campo a 4-3-3 porque simplesmente não defende. Mas a culpa não é dele...o João dá o que pode e contra isso nada podemos dizer. A questão que se coloca é a do tão em voga 4-4-2 em losango. No entanto, e no meu entender, o plantel não está construído para jogar neste sistema. Não temos ninguém para jogar nos vértices laterais do losango para além do Vandinho e, possivelmente do Castanheira.
A minha questão é que fizemos muitas e boas contratações para este ano e descuramos dois aspectos, para mim, essenciais: falta um médio de transição (para não falar na questão do defesa central).

Olho Vivo

#13
Quote from: Pedro-SCB on 14 de October de 2007, 15:13
Nós não jogamos com nº10...


                                                              Madrid
                             
                                           Jorginho                     Vandinho

                        Ze Manel                                                                Wender

                                                                Linz

É mais ao menos assim que jogamos...


Não. O nosso actual sistema táctico fica a meio caminho entre o 4-3-3 "clássico" que apresentas e o 4-2-3-1:

Madrid

                    Vandinho

JVP/Jorginho         

Zé Manel/Hussaine                                                  Wender

Linz/JT


dependendo da dinâmica de jogo, Vandinho ora se junta a Madrid em funções defensivas, ora avança para uma posição (quiase) de perfil com JVP ou Jorginho. Mas nenhum destes, quando joga é um interior direito!!!! Não têm de resto vocação para o serem, sobretudo JVP - Jorginho fê-lo por vezes com Jesualdo no Porto mas não estou seguro que garanta essa posição com competência. E é nesta nuance táctica (ditada pelas características do actual plantel) que reside a nossa menor coesão defensiva face ao 4-3-3 de Jesualdo...
Não estou a dizer evidentemente que um sistema é melhor que o outro. Mas um e outro têm exigências diferentes do ponto de vista táctico. O 4-3-3 "clássico" é bem menos exigente para os alas do que o actual sistema (e bem assim o 4-2-3-1) porque há uma ocupação dos espaços (a toda a largura do campo) mais racional. Com o actual sistema, precisaríamos de alas do estilo de um Cristian Rodriguez (Benfica) ou de um Sérgio Conceição (dos velhos tempos) com pulmão, disponibilidade defensiva e capazes de ocuparem posições mais interiores quando necessário fazer a compensação a meio-campo. Não os temos...

Olho Vivo

Quote from: pparaiso on 14 de October de 2007, 15:20
Quando Jesualdo saiu e com a chegada de Carvalhal e João Pinto, passámos a tentar jogar novamente com um número 10 na zona nevrálgica do terreno. Nunca conseguimos ser a equipa que fomos em anos anteriores, na minha opinião porque nunca conseguimos controlar o meio campo. Sejamos realistas...o João Pinto foi um grande jogador, e ainda é um bom jogador, mas não nos benificia a jogar num meio campo a 4-3-3 porque simplesmente não defende. Mas a culpa não é dele...o João dá o que pode e contra isso nada podemos dizer. A questão que se coloca é a do tão em voga 4-4-2 em losango. No entanto, e no meu entender, o plantel não está construído para jogar neste sistema. Não temos ninguém para jogar nos vértices laterais do losango para além do Vandinho e, possivelmente do Castanheira.

Concordo plenamente. O plantel é demasiado "curto" para o 4-4-2 losango. Mas também não foi bem estruturado para qualquer das alternativas tácticas que estamos a discutir!!!!

Não há muitas opções para os vértices laterais do losango. As mais óbvias seriam Vandinho e Castanheira. Teríamos também Bruno Tiago caso não se tivesse lesionado com gravidade. Tudo o mais seriam adaptações - embora por vezes estas sejam felizes: recordo a adaptação de Nani ao vértice esquerdo do losango do Sporting na temporada passada; ou de Katsouranis ao vértice direito do losango do Benfica de Fernando Santos...

O que creio que esta discussão mostra é aquilo que implicitamente dizes na tua análise: não basta contratar bons jogadores (e ninguém duvida que os temos) - é preciso saber se com eles poderemos formar um bom colectivo e de que forma o queremos fazer. Já o disse bastas vezes, este plantel não é equilibrado, desse ponto de vista...

JORGEXINA

#15
Quote from: Pedro Ribeiro on 14 de October de 2007, 15:29


dependendo da dinâmica de jogo, Vandinho ora se junta a Madrid em funções defensivas, ora avança para uma posição (quiase) de perfil com JVP ou Jorginho. Mas nenhum destes, quando joga é um interior direito!!!!

Pois o problema é mesmo esse! E que nem é interior nem 10 pois é muito mais preso que os alas por ex, acho que não ganhamos nada em jogar assim. E a equipa fica descompensada por isso... O Vandinho pressiona sozinho e depois a pressão não resulta...

[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

A.COSTA

Com 10 ou sem 10 é preciso é vencer jogos. O resto é conversa.   ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)

nota: o nº 10 está atribuído a JVP tal como o 1 é PAULO SANTOS  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

fjmp_scb

Quote from: A.COSTA on 14 de October de 2007, 17:25
Com 10 ou sem 10 é preciso é vencer jogos. O resto é conversa.   ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)

nota: o nº 10 está atribuído a JVP tal como o 1 é PAULO SANTOS  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Ora agora tá tudo dito!
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

Augusto Gomes

Mas a equipa tem pouco controlo de bola quando ataca, perdendo-a  sistematicamente, quer face à pressão do adversário quer em resultado de um mau passe (demasiado frequente...) no ultimo terço do campo, permitindo que o adversário cavalgue o contra-ataque rápido, onde depois Madrid não chega para as encomendas, nomeadamente porque anda limitado fisicamente...

Mas a equipa tem muitas deficiências nas alas...Wender já não é o mesmo e o Leny, que parecia bom não aparece.Valha-nos o Hussein para alguns desiquilibrios...

Finalmente, César Peixoto deveria ser experimentado na ala esquerda e João Pinto, com Jorginho no plantel, só pode jogar meia hora...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Reis

O futebol é do caraças...

Vejamos com um n.º 10

- o trinco adversário não sobe, logo teremos menos 1 contrário a atacar!

- teremos mais espaço de manobra no ataque, logo o adversário terá que ter mais cautelas defensivas...

- temos mais possibilidades de mudar a tactica durante o jogo...

- Temos um possivel jogo e jogadas pelo meio/centro...


Se não tivermos o n.º 10:

- Temos de ter mais cautelas defensivas, porque o adversário pode colocar mais 1 homem a subir!

- não existe grande possibilidade de se jogar pelo meio...

- a maior parte dos ataques serão pelos extremos;

- há mais consistencia defensiva por haver mais um elemento no meio campo.


E agora?
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.