News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Portugal em risco de perder lugares na Europa

Started by Pedro-SCB, 06 de October de 2007, 10:49

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

Portugal em risco de perder lugares na Europa



9.º
Se terminar a época neste lugar do ranking, Portugal passará a ter quatro equipas na Europa em 2009/10.
É uma tempestade que vem depois da bonança. Portugal fez história este ano, ao apresentar sete equipas nas competições europeias. Só que a fartura está a acabar. Na próxima temporada ainda estão asseguradas três vagas na Liga dos Campeões (duas directas e uma na pré-eliminatória) e três na Taça UEFA, mas o cenário para 2009/10 é mais negro. Se terminar a época no actual nono lugar do ranking da UEFA, Portugal verá a sua participação na Europa reduzida para quatro equipas - duas na Champions, uma das quais na ronda preliminar, e duas na Taça UEFA, também com uma a ter de passar pela pré-eliminatória.

E mesmo que avance a reforma pretendida por Michel Platini, actual presidente da UEFA, o cenário para Portugal continuará longe da actual situação. O projecto do antigo futebolista francês prevê que o nono classificado do ranking coloque apenas uma equipa directamente na Liga dos Campeões, cabendo ao vencedor da Taça a disputa de uma fase preliminar de acesso à principal prova europeia. Na Taça UEFA, entrarão três equipas, duas das quais terão de se sujeitar ao crivo das pré-eliminatórias.

A queda de Portugal é fácil de explicar. O ranking tem em conta as últimas cinco épocas nas competições europeias e cada vitória de um clube contribui com dois pontos para a classificação, valor que é dividido pelo número de equipas com que cada país iniciou a época nas provas da UEFA. Ou seja, Portugal tem perdido duplamente. Deixou de contar com o melhor ano da última década - 2002/03, quando o FC Porto venceu a Taça UEFA e o Boavista atingiu as meias-finais - e com o aumento do número de clubes e a eliminação precoce de algumas equipas tem perdido terreno para outros países. Um exemplo: Portugal iniciou a actual época com sete equipas. Isto significa que os dois pontos de cada triunfo conquistado pelos clubes é dividido por sete.

Com a Rússia cada vez mais longe no sétimo lugar, a esperança será alcançar a Holanda, oitava classificada, que iniciou a época com seis equipas e já só tem duas em prova (o PSV na Liga dos Campeões e o AZ na Taça UEFA). Um oitavo lugar permitirá apenas subir o contingente na Taça UEFA de duas para quatro equipas, mantendo-se a entrada directa do campeão na liga milionária e a ida do segundo classificado do campeonato à terceira pré-eliminatória.
As perspectivas são pessimistas, até porque no ranking do próximo ano Portugal arrancará no décimo lugar, já que perderá a pontuação de 2003/04, outras das épocas mais proveitosas. E para os treinadores ouvidos pelo PÚBLICO, Jorge Jesus e José Mota, é um cenário difícil de inverter. "Vai ser cada vez pior, porque não temos capacidade financeira para competir com os outros países", defende Jorge Jesus (Belenenses). E socorre-se de um exemplo prático para mostrar essa diferença. "O nosso orçamento é de cinco milhões de euros. O Bayern de Munique [que eliminou esta semana a equipa de Belém] é de 400 milhões." José Mota (Paços de Ferreira), dá outro exemplo: "O guarda-redes suplente do AZ Alkmaar [equipa que eliminou os pacenses] custou 2,5 milhões de euros. O nosso orçamento é de 1,5 milhões. Como é que querem que ganhemos?"

Ambos coincidem na ideia de que Portugal não só não tem capacidade para se comparar com os clubes dos principais países (Espanha, Inglaterra, Itália, França e Alemanha) como terá de se defrontar com a ascensão de países com "menos tradição", como a Roménia, actual quinta classificada. "Este ano, o Paços de Ferreira perdeu seis jogadores. Quatro deles foram para a Roménia e um para o Chipre, ambos países de plano inferior", aponta José Mota, queixando-se que "Portugal está a perder os grandes valores". "E já não são só os grandes jogadores que trocam FC Porto, Benfica e Sporting pelos principais campeonatos, os clubes pequenos também são afectados."

Jorge Jesus e José Mota argumentam ainda que o actual sistema fiscal é mais "penalizador" para os futebolistas em Portugal, o que contribuiu para o êxodo. E queixam-se de não serem ouvidos na hora de definir a estrutura do futebol português, além de lamentarem a concentração das atenções nos três clubes "grandes". "O futebol não cresce sem os clubes pequenos", defende José Mota.


in publico

fjmp_scb

Só tem duas a Holanda? Bem bom!

Acho que ainda nos salvamos.
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

1

"além de lamentarem a concentração das atenções nos três clubes "grandes". "O futebol não cresce sem os clubes pequenos", defende José Mota."

Destaco isto. Já era tempo das pessoas se virarem para os clubes locais. Isto de ter mentalidade de 3º mundo não coincide com o país.

Quanto aos lugares na competições europeias tou a ver as coisas complicadas. O Braga pode passar a fase de grupos e o Porto tb.  O Sporting deve ficar em 3º o que quer dizer que vem ter connosco à UEFA e o slb não tou a ver passar a fase de grupos.


Já agora o vencedor da taça ir à liga dos campeões é uma palhaçada. Basicamente vai se ver na liga dos campeões equipas fraquissimas.

HMAG

[url="http://www.braga-sempre.blogspot.com"]http://www.braga-sempre.blogspot.com[/url]

Kilo

Quote from: 1 on 06 de October de 2007, 15:37

Já agora o vencedor da taça ir à liga dos campeões é uma palhaçada. Basicamente vai se ver na liga dos campeões equipas fraquissimas.



Basta ver o adversário do Atl Madrid no acesso à fase de grupos! O finalista vencido da ultima edição da Taça da Turquia (desceu à 2ª divisão turca), que nas duas mãos registou o simpático resultado agregado de 9-0! :-\