News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Movimento de democratização da Liga em marcha?

Started by Olho Vivo, 02 de October de 2007, 02:48

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

joão bartolomeu diz já ter o apoio de hermínio loureiro — um voto para cada clube

Democratização da Liga

JOÃO BARTOLOMEU retomou, ontem, a ideia de lançar um movimento de pequenos e médios clubes para fazer frente ao poder dos três grandes e sensibilizou o presidente da Liga, Hermínio Loureiro, para a necessidade de ser alterado o sistema de votação em vigor, por forma a que os clubes profissionais sejam tratados como iguais independentemente do escalão em que militam, ou seja, um voto para cada emblema. «O sr. presidente da Liga disse-me que apoiava esta alteração em nome da verdadeira democratização da Liga», revelou Bartolomeu, que na próxima semana pretende reunir com os clubes que já lhe manifestaram a intenção de aderir ao movimento, como P. Ferreira e E. Amadora. Será desta que se ouve o grito de Ipiranga dos pequenos?

Dia intenso para João Bartolomeu, ontem, com movimentações nos bastidores para chamar a atenção para a defesa dos interesses dos pequenos e médios clubes profissionais, quase sempre subjugados às influências e poderio dos três grandes.

O presidente do União considera que chegou novamente a hora de tentar reunir os clubes à mesma mesa e retomou ideia antiga, de aglutinar os interesses dos pequenos e médios clubes profissionais, como forma de oposição às influências de FC Porto, Sporting e Benfica, sobretudo no que à arbitragem concerne.

Mas primeiro há que conseguir com que os clubes sejam verdadeiramente iguais no seio da Liga e isso só será possível com alteração estatutária que confira um voto a cada clube nas assembleias, e não dois aos emblemas da Bwin e um aos da Honra, como está instituído.

«Já falei com o sr. presidente da Liga [Hermínio Loureiro] e ele disse-me que apoiava esta alteração em nome da verdadeira democratização da Liga. É um democrata e quer que todos os clubes sejam tratados de igual forma», disse Bartolomeu, esperando ver agendada «o mais rapidamente possível» uma assembleia para ser votada a alteração preconizada.

Reunião para a semana

O líder leiriense garantiu, ainda, já ter recolhido o apoio «de vários clubes» [P. Ferreira e E. Amadora incluídos] que pretendem aderir ao movimento que há muito quer encetar.

«Também informei Hermínio Loureiro desta intenção e convidei-o para a nossa reunião [dos clubes], que se deve realizar na próxima semana», adiantou, juntando:

«Os clubes grandes são sempre beneficiados em prejuízo dos pequenos e temos de unir-nos para acabar com isto! Já chega desta vergonha. O futebol tem de ser igual para todos os clubes.»

in A Bola

braga2007

Já estava na hora de se passar aos actos, apoio totalmente esta ideia e espero que o Braga se junte a ela o mais cedo possível...se bem que já sabemos que vamos ser descredibilizados e muitos vão querer deitar abaixo, mas a revolução no futebol português tem que acontecer.

Vlad

Não sei se este movimento não será apenas mais uma pedrada no charco.
Não sei até que ponto será posto em prática.
Nem sei se esta liderança do João Bartolomeu será a melhor.

Mas tendo este movimento como objectivos atenuar a diferença dos ditos pequenos para os metralhas, e de certa forma vir a ser mesmo um processo de democratização do futebol português, só posso apoiar e fazer votos para que tenha sucesso. O verdadeiro "cancro" du futebol português é esta coisa dos "3 grandes". E uma coisa é certa, os metralhas sem os ditos pequenos não são nada, e os ditos pequenos (se o quiserem e forem corajosos) têm a faca e o queijo na mão... e o presunto e o vinho e o bacalhau, etc...
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

2378

Falta é coragem para assumir essa democratização.

Sinceramente até nem acredito que o nosso Braga alinhe num movimento desses, falta coragem.

nandes

Quote from: 2378 on 04 de October de 2007, 12:24

Falta é coragem para assumir essa democratização.

Sinceramente até nem acredito que o nosso Braga alinhe num movimento desses, falta coragem.

100% de acordo com a tua opinião!!! >:(

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

lininho

zé: futuro capitão. 8-)

Vlad

Até nós (foristas) parece que temos medo de falar disto...  :-\
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Olho Vivo

Clubes pequenos querem justiça na repartição das receitas televisivas

A discussão já não é de agora e, ao que parece, está longe de ficar resolvida. Se, por um lado, os denominados clubes pequenos querem uma repartição justa dos direitos de transmissão televisiva, por outro, os "grandes" parecem determinados em manter os acordos individuais como uma das principais fontes de receita. Em declarações à agência Lusa, o presidente do V. Guimarães, Emílio Macedo, afirmou: «Se uma negociação directa da Liga garantir mais dinheiro, é assim que vou defender o meu clube, mas acho complicado isso acontecer devido aos interesses dos grandes, com um poder enorme que não parecem estar dispostos a perder». Tendo em conta a sensibilidade da matéria e os interesses tão divergentes, o acordo prevê-se complicado.

À agência Lusa, que contactou os 32 clubes membros da LPFP no sentido de aferir a sua sensibilidade para ser a Liga a centralizar essas negociações, tal como defende o Livro Branco do Desporto Europeu, os três "grandes" escusaram-se a falar.

Também a Liga foi contactada. No entanto, fonte do organismo afirmou que «este não é o momento oportuno para se falar sobre o tema».

Saliente-se que, na Liga Vitalis, o sentimento de desagrado por parte dos clubes é o mesmo, já que não recebem qualquer receita televisiva, nem mesmo quando os seus jogos são transmitidas, como acontece quando defrontam um dos "grandes".

in relvado.com

A democratização do nosso futebol também passa por isto. O futebol não é (apenas) uma actividade económica. É também uma competição desportiva que urge promover...