News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Para Refletir .

Started by Karoglan Taibraga, 26 de September de 2007, 22:30

Previous topic - Next topic

PAF

Também é verdade que não podemos jogar em contra ataque ! Especialmente esta época é que em 7jogos só num estivemos a ganhar e com possibilidade de fazer isso... uma equipa que perde quase sempre tem poucas hipoteses de pôr esta tática em prática.

Olho Vivo

Quote from: PAF on 27 de September de 2007, 14:55
Também é verdade que não podemos jogar em contra ataque ! Especialmente esta época é que em 7jogos só num estivemos a ganhar e com possibilidade de fazer isso... uma equipa que perde quase sempre tem poucas hipoteses de pôr esta tática em prática.

Nem é só isso. Uma equipa que tem as ambições que nós anunciámos não pode jogar em contra-ataque porque não se pode dar ao luxo de empatar - o empate não chega. Para uma equipa que jogue apenas para fazer uma temporada tranquila, o empate é aceitável. Para além disso, a postura dos adversários conta. Frente a nós, a maioria das equipas joga fechada. Não há grandes possibilidades de jogar em contra-ataque contra estas equipas.

Quanto ao que dizes de em boa parte os jogadores serem idênticos ao que eram no tempo em que fomos a melhor defesa nacional, não é isso que está em causa. É uma questão de organização colectiva. Hoje o Braga joga de forma muito diferente. Antes, qualquer dos três homens do meio-campo (fossem eles qual fossem) tinham um espaço de jurisdição que lhes competia ocupar. Quando perdíamos a bola raramente tínhamos menos de seis homens atrás dela - a linha defensiva e pelo menos dois homens do meio-campo. Hoje, não é assim. Pela forma como o nosso meio-campo está desenhado, quando perdemos a bola, o nosso meio-terreno é um campo aberto, completamente vulnerável aos contra-ataques adversários...

De todo o modo, se fosse técnico, com estas minhas ideias, tenho a certeza de que rapidamente estaria na rua.   ;D  É só ler a apreciação à exibição de JVP nos nossos jornais desportivos...

Guarda-Redes

O Braga não é um grande é o Enorme!

Arsenalista

#23
Eu já aqui comentei uma vez, que a grande diferença que noto desta para as épocas anteriores está no plano defensivo, a começar pelo Guarda redes, que não dá confia nenhuma, a passar pelos centrais, onde tb temos tido azar com a lesão do Rodriguez que é sem duvida uma mais valia no centro da defesa, a continuar nos laterais qualquer um deles fecha mal o seu flanco principalmente o Peixoto raramente evitam os cruzamentos dos adversário, e terminando no meio campo defensivo onde temos dois jogadores de grande referência, como Madrid e Vandinho, para funcionar como primeira barreira ao adversário mas que esta época, e inexplicavelmente, não estão a render o mesmo que em épocas passadas. Lembro-me por exemplo do ultimo jogo em casa, durante a primeira parte não foram poucas as vezes que o quando o benfica pegava na bola, rapidamente e sem grandes dificuldades chegava à nossa àrea, não existindo aquela pressão do meio campo que filtra e destrói muitas das ofensivas adversárias, o que acaba por sobrecarregar o sector mais recuado, tanto ao nível fisico como no desgaste psicologico que vai se vai gerando com o decorrer do desafio.
Eu diria, e tal como aqui já foi dito, que falta organização táctica no sector mais recuado, questões do tipo: quem faz o quê? qual a àrea de acção de cada um? quem compensa quem? quem marca quem? não sei se este tipo de questões estarão bem interiorizadas e mecanizadas pelos nosso jogadores, mas parece-me que isto é um trabalho do nosso mister JC.
De resto no ataque estamos bem servidos de valores, é claro que quando a defesa treme torna-se inglório para o ataque render.

Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

PAF

Para os Jornais o J. Pinto é sempre o melhor... se joga é o melhor em campo, se não joga a equipa não jogou bem porque ele fez falta...
não tenho duvidas que o mal do Braga é o meio campo... não constroi nem destroi! e daí para trás... Podem falar do guarda redes mas nesta altura acho que essa é a menor preocupação, não houve um jogo em que ele tivesse responsabilidade no resultado final, e no jogo em que teoricamente o adversáio seria mais perigoso(SLB) até defendeu bem.
É verdade que os estremos não apoiam, mas a verdade é que os defesas laterais são uma nodoa autentica... oLuis Filipe não era nada do outro mundo mas á beira destes até parece o melhor defesa direito do mundo!

brk

Estava ontem a ouvir o relato e ouvi por diversas vezes o comentador a dizer algo do tipo "Eduardo lança com a mão para Matheus e mais um contra-ataque perigoso"
Quando era do Braga era do tipo: "Brum passa para Jorginho, chega ao meio campo, não tem ninguém para passar, faz um compasso de espera...."

Lembro-me do Braga, na altura do Jesualdo, dava gosto ver as transições defesa-ataque, todos sabiam onde estar, o que fazer.... agora é tudo à balda... Essas transições treinam-se! Estágio na Alemanha, jogos de preparação em espanha e inglaterra e nada.... não se vê uma jogada rápida... é tudo devagar devagarinho, tudo muito previsível. Andamos a viver da inspiração momentânea de alguns jogadores e assim não vamos a lado nenhum.
Fica a pergunta: O que é que a equipa técnica e os jogadores andam a fazer durante a semana???
O nome nas costas da camisola não é o importante, é sim o que está no símbolo!

Pedro-SCB

Quote from: Arsenalista on 27 de September de 2007, 14:37
Quote from: Pedro-SCB on 27 de September de 2007, 14:22
Para reflectir...andar a emprestar jogadores muito melhores do que nós temos na nossa equipa??

Matheus > Wender

Dani < Eduardo


>:( >:( :o :o ::) ::)

Pelo menos para a próxima época já temos dois reforços de peso   ;)



Pois...mas se tivesse-mos os dois este ano...não havia estes jogadores na equipa adversária, que jogamos já contra ela duas vezes, e vai haver 3ª.

xpt_nautilus

Finalmente um bom tópico para se ler.

Antes de mais esta discussão sistema tactico / jogadores é das discussoes mais antigas da historia do futebol. Não há um sem o outro, no entanto qual será o mais importante? Para mim é o sistema tactico, quando a época é planeada e pensada desde a raiz. Nesta altura temos a oportunidade de procurar os melhores jogadores (dentro das nossas possibilidades) para o sistema que pretendemos implementar. Isto foi o que sucedeu este ano no SCBraga, Jorge Costa definiu um modelo de jogo 4x3x3 e foi procurando jogadores para ele. Do ponto de vista teorico há que admitir que conseguimos ir busca-los. Para mim neste sistema, que nao é facil, sao precisos duas caracteristicas um meio campo muito forte fisicamente e jogadores muito moveis no ataque. Esta foi a tactica usada por Mourinho durante 2003 quando ganhou a Taça UEFA, Costinha e Maniche, sobretudo este ultimo corria que cansava sempre a procurar e a tapar espaços, Deco mais à frente como organizador e depois no ataque, um todo o terreno Derlei, um falso ala Alenicthev e um ponta de lança fixo ou nem por isso chamado Postiga. Se compararmos o actual SCBraga com este Porto, vemos que o nosso meio campo é muito preso, Vandinho não está com a condiçao fisica mais indicada para correr o jogo todo e a equipa nao sabe ocupar os espaços, para aquilo que é necessario, o Zé e o Wender nao fecham, Joao Pinto idem em processos defensivos mesmo a atacar (posiçoes para procurar recuparar rapidamente a bola) se perdemos uma bola damos imensos espaços atras. Por vezes parece que a defender o SCBraga em zonas mais ofensivas faz-lo à zona, sem pressão e isso reflecte-se pois se a equipa adversaria consegue movimentaçõe rapidas a equipa encontra-se descompensada. A juntar a tudo isto temos de adicionar as fracas movimentações ofensivas, mais uma vez aqui denoto o fraco envolvimento ofensivo dos defesas, a pouca procura de bola do meio campo em terrenos ofensivos. No jogo de Setubal (o primeiro) raramente vi Vandinho ou Madrid a subirem no terreno, mas frequentemente os via quase parados. Se a defender onze sao poucos a atacar temos de atacar com mais gente e melhor. A circulaçao de bola é fraca, por vezes perdemos passes de 10 ou 20 metros em terrenos proibidos e numa altura de transição ofensiva o que é nefasto para a defesa. A defesa em qualquer sistems táctico nao sao aqueles 4 que aparecem no 4x3x3, sao sempre esses mais os 3 do meio campo e nao raras vezes 2 dos 3 do ataque. Alem do mais a funçao do treinador nao é escolher 11 homens e po-los no campo, é mais, é criar rotinas de jogo. Uma coisa que se via nos tempos de Jesualdo é que a equipa era um bloco e subia em conjunto. Dai a bola sair do guarda redes, ir ao Nunes, para o Jorge Luiz que a metia ao meio para o Vandinho ou Madrid e dai normalmente para um pouco mais à frente e depois para as alas. Era assim. Actualmente fica algo semelhante, mas quando passam a bola ficam para parados. Resumindo e baralhando, a equipa defensivamente ocupa mal os espaços e atacar nao os procura. São erros basicos para uma equipa construida para ganhar. Erros esses causados por uma dupla técnica que a mim nao me parece ter as competecencias necessarias para desenvolver um trabalho positivo, sobretudo face ao conjunto de jogadores que se encontram ao seu dispor.

Relativamente à velha historia do contra ataque, ser ou nao sistema táctico para vencer. Teoricamente o contra-ataque é uma tactica defensiva que procura desferir golpes no adversario com pouca gente, para nao descurar a defesa. Mas nao essencia qual é o objectivo? Não é ganhar? O contra-ataque é uma forma de ataque, é uma forma de procurar vencer. Mais saber contra-atacar é saber sobretudo jogar bom futebol, saber ocupar espaços mas ter tambem linhas de passe (normalmente nas alas) para poder atacar rapidamente. Dizer que o SCBraga nao pode jogar em contra-ataque porque quer vencer muito nao faz sentido. Querem um exemplo? A Roma de Spalleti, joga actualmente como? 4x6x0, é o contra-ataque, no papel, mais tradicional. Isto é nao procurar vencer? Pois, estão so em 1º em Italia e face aos seus recursos no ano passado fizeram um excelente percurso. O contra-ataque encerra em si o conhecimento profundo do adversario mas ao mesmo tempo saber jogar futebol, é das tácticas mais dificeis, por isso é executada por aquelas que para mim sao as melhores equipas do mundo, as italianas. É ncessario muita concentração e muito inteligencia, a tal da frase de Herrera. Saber o que fazer em cada momento, em cada instante, o que fazer quando se tem a bola e para onde a colocar. Atacar muito nao significa jogar para vencer, jogar para vencer é jogar com inteligencia e nunca descorar os aspectos defensivos. Se para vencer é necessario marcar, tambem convem nao sofrer. Houve uma lenda do futebol, que disse qualquer coisa como isto, quando nao se tem a bola, marca, quando se tem a bola passa e desmarca. O SCBraga tambem nao faz isto.

Já uma vez disso e volto a reafirmar. O plantel do SCBraga é bom, para consumo interno e na Europa dar cartas, tinhamos obrigaçao de estar a fazer melhor. Não digo nos resultados, porque perfeiçao é impossivel, mas digo sobretudo nas exibições. Tinhamos obrigação de em Setubal ter feito bem melhor em ambos os jogos e na Suécia. Analizando o nosso plantel vejo muito talento individual que nao está a ser aproveitado minimamente. Temos equipa suficiente para poder jogar em 3x4x3, 4x4x2 (losango), 4x5x1, etc. Em todos os sistemas temos jogadores.

Para mim a melhor táctica é a 4x5x1. Creio que desta forma conseguiremos obter mais consistencia defensiva, o que neste momento é imprescindivel. Ofensivamente com laterais como Joao Pereira ou Cesar Peixoto, temos material muito bom para tal. Não nego que terão de existir compensações, como é natural para a equipa manter o equilibrio da equipa. Mais uma vez reafirmo o meu desejo de ver o Hussaine a jogar na posiçao do Vandinho, seria muito interessante, o Jorginho tem lugar de caras nesta equipa, nas alas acho o Wender muito importante nesta estratégia. Na direita o Zé e na frente o Linz, que muito me está a surpreender.
Dani

Joao Pereira--------Paulo Jorge--------Rodriguez----------C.Peixoto
|                                                                                               |                       
|                                                                                               |
-------------Madrid-------------                   |                              |
|                      |                                        |                              |
|                       |                       ---------Hussaine----------------|
|                                                                |                              |
|      Zé Manel--------------Jorginho--------------Wender           |
            /                                   |                                   \
           /                        Linz      |                                    \
          /                            |                                              \

Bem sei que nao será infalivel, muito pelo contrario, mas é a minha opiniao.

nandu

só um aparte, foi esta tactica que eu usei nos tempos que jogava F.Manager, ganhei assim uma liga dos campeoes ao bayern ;D.

Era interessante ver o hussain no lugar do vandinho, mas acho que para esta época não, ele não está preparado fisicamente e não terá pulmão para as compensações. Quanto ao zé manuel, acho que neste momento não é opção para titular. O treinador podia fazer a experiência anilton/j.pereira na direita, já que este ultimo foi extremo nos tempos do benfica

JR1287

Não me lembro de alguma vez termos tido tantos Internacionais na equipa; não me lembro de alguma vez termos tido tantos jogadores com experiência de grandes equipas, grandes clubes, grandes jogos e Selecções Nacionais; raramente tivemos, nas últimas 3 décadas, sequer um ponta-de-lança de grande qualidade, este ano temos dois!; nunca houve tão boas condições de trabalho como nos últimos dois anos; nunca devemos ter tido tão grande desafogo financeiro; nunca fomos tão respeitados, e mesmo temidos, como agora.
O que falta, então?
Na minha modesta opinião, falta pulso! Falta uma voz de comando que os jogadores baixem a cabeça para ouvir, respeitar e cumprir sem questionar - e que saiba o que fazer... Por isso, das duas uma: ou o JC sabe o que faz, mas os jogadores não cumprem; ou os jogadores fazem o que o JC diz, mas ele não diz grande coisa. Mas em ambos os casos, a culpa é sempre do JC: se a equipa não joga, é porque ele não a faz jogar, ou porque não sabe, ou porque os jogadores não cumprem.
Não quer isto dizer que despedir o JC adiante alguma coisa!: não sabemos se vem melhor na maré... Mas se houvesse, desde já, algum treinador (quase) infalível, eu trocava; para trocar por outro novato sem provas dadas, deixa andar assim...

Kilo

 Nesse aspecto, tens razão! Trocar o Jorge Costa por outro sem provas dadas, não vale a pena!

Mas fora as questões tecnico-táticas, há algo de muito importante que muita gente se está a esquecer!

Esta é uma época de grandes apostas, tanto pelo Braga, como de entidades no Braga!

Não é fácil arranjar parceiros com a força económica de um Montepio Geral e da Axa, e se na época em que começamos finalmente a atrair investimento desta envergadura, falharmos, é um problema muito grave!

Quem vai querer investir? Será que estes parceiros continuarão a apoiar o Braga? O Montepio sei que não! A Axa talvez por 3 anos, os do contrato!

Sinceramente preocupa-me o que aconteceu ao Boavista e se este ano falharmos em termos desportivos (como tá a acontecer até agora) podemos começar a ter grandes problemas a esse nível...


Daí que diga que não temos tempo para dar "oportunidades" a quem falha e a por paninhos quentes em problemas visiveis a todos!


A ver vamos... :-\


Machado_87

Quote from: JR2969 on 27 de September de 2007, 20:27
Não me lembro de alguma vez termos tido tantos Internacionais na equipa; não me lembro de alguma vez termos tido tantos jogadores com experiência de grandes equipas, grandes clubes, grandes jogos e Selecções Nacionais; raramente tivemos, nas últimas 3 décadas, sequer um ponta-de-lança de grande qualidade, este ano temos dois!; nunca houve tão boas condições de trabalho como nos últimos dois anos; nunca devemos ter tido tão grande desafogo financeiro; nunca fomos tão respeitados, e mesmo temidos, como agora.
O que falta, então?
Na minha modesta opinião, falta pulso! Falta uma voz de comando que os jogadores baixem a cabeça para ouvir, respeitar e cumprir sem questionar - e que saiba o que fazer... Por isso, das duas uma: ou o JC sabe o que faz, mas os jogadores não cumprem; ou os jogadores fazem o que o JC diz, mas ele não diz grande coisa. Mas em ambos os casos, a culpa é sempre do JC: se a equipa não joga, é porque ele não a faz jogar, ou porque não sabe, ou porque os jogadores não cumprem.
Não quer isto dizer que despedir o JC adiante alguma coisa!: não sabemos se vem melhor na maré... Mas se houvesse, desde já, algum treinador (quase) infalível, eu trocava; para trocar por outro novato sem provas dadas, deixa andar assim...

Está tudo dito...
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre

Ana Cunha

Quote from: Machado_87 on 27 de September de 2007, 20:51
Quote from: JR2969 on 27 de September de 2007, 20:27
Não me lembro de alguma vez termos tido tantos Internacionais na equipa; não me lembro de alguma vez termos tido tantos jogadores com experiência de grandes equipas, grandes clubes, grandes jogos e Selecções Nacionais; raramente tivemos, nas últimas 3 décadas, sequer um ponta-de-lança de grande qualidade, este ano temos dois!; nunca houve tão boas condições de trabalho como nos últimos dois anos; nunca devemos ter tido tão grande desafogo financeiro; nunca fomos tão respeitados, e mesmo temidos, como agora.
O que falta, então?
Na minha modesta opinião, falta pulso! Falta uma voz de comando que os jogadores baixem a cabeça para ouvir, respeitar e cumprir sem questionar - e que saiba o que fazer... Por isso, das duas uma: ou o JC sabe o que faz, mas os jogadores não cumprem; ou os jogadores fazem o que o JC diz, mas ele não diz grande coisa. Mas em ambos os casos, a culpa é sempre do JC: se a equipa não joga, é porque ele não a faz jogar, ou porque não sabe, ou porque os jogadores não cumprem.
Não quer isto dizer que despedir o JC adiante alguma coisa!: não sabemos se vem melhor na maré... Mas se houvesse, desde já, algum treinador (quase) infalível, eu trocava; para trocar por outro novato sem provas dadas, deixa andar assim...

Está tudo dito...

Nem mais.

V. DIAS

Mas então vamos la ver....
o nosso manager de relvado.. tem trabalhado.. os jogadores enfim... feito fracos jogos... mas reparem e pensem....
nem sempre quando "O CARRO NÃO ANDA OU PEGA  É DA FALTA DE GASOLINA".. existe muita coisa que provavelmente desconhecemos dentro do nosso Braga ou no futebol nacional...
nós apenas damos palpites e nada sabemos .. como uma certa razão de que os resultados não aparecem...
mas sinceramente não estamos em altura de despedir treinadores...
não estamos em altura de começar do zero...
estes dias...... uma equipa que se diz e é a actual campeã nacional.. foi derotada por.....
bem ... não sei se posso chamar clube ... mas por uma equipa de jogadores que jogam quase por amor á camisola....
será que não deveriam eles despedir mais depressa o treinador deles..???..
mas se calhar .. como digo .. os factos não passam por ai...
talvez algo que nem se saiba cá fora seja o "RATO DE BALNEARIO"  que esta a minar o nosso futebol e a nossa equipa....



VIVA O ENORME.... O BRAGA É NOSSO ATÉ MORRER....

zaole

Quote from: Ana Cunha on 28 de September de 2007, 00:43
Quote from: Machado_87 on 27 de September de 2007, 20:51
Quote from: JR2969 on 27 de September de 2007, 20:27
Não me lembro de alguma vez termos tido tantos Internacionais na equipa; não me lembro de alguma vez termos tido tantos jogadores com experiência de grandes equipas, grandes clubes, grandes jogos e Selecções Nacionais; raramente tivemos, nas últimas 3 décadas, sequer um ponta-de-lança de grande qualidade, este ano temos dois!; nunca houve tão boas condições de trabalho como nos últimos dois anos; nunca devemos ter tido tão grande desafogo financeiro; nunca fomos tão respeitados, e mesmo temidos, como agora.
O que falta, então?
Na minha modesta opinião, falta pulso! Falta uma voz de comando que os jogadores baixem a cabeça para ouvir, respeitar e cumprir sem questionar - e que saiba o que fazer... Por isso, das duas uma: ou o JC sabe o que faz, mas os jogadores não cumprem; ou os jogadores fazem o que o JC diz, mas ele não diz grande coisa. Mas em ambos os casos, a culpa é sempre do JC: se a equipa não joga, é porque ele não a faz jogar, ou porque não sabe, ou porque os jogadores não cumprem.
Não quer isto dizer que despedir o JC adiante alguma coisa!: não sabemos se vem melhor na maré... Mas se houvesse, desde já, algum treinador (quase) infalível, eu trocava; para trocar por outro novato sem provas dadas, deixa andar assim...

Está tudo dito...

Nem mais.
eu assino por baixo...
tem que se ter garra e atitude, nao pode ser qualquer um armado em vedeta que pode vestir a camisola do Braga...
quanto ao JC, nao esperava dizer isto tao cedo, mas acho que esta na horinha de fazer as malas, este processo de crescimento nao pode acabar desta forma, o final com que todos sonhamos é com o Paulo Jorge a erguer muitos trofeus, e este nao é o caminho...

SUEM A CAMISOLA!!
Na derrota ou na vitória, serás sempre a nossa Glória. Amo-te Braga

monica-sousa

Quote from: Pedro-SCB on 27 de September de 2007, 18:16
Quote from: Arsenalista on 27 de September de 2007, 14:37
Quote from: Pedro-SCB on 27 de September de 2007, 14:22
Para reflectir...andar a emprestar jogadores muito melhores do que nós temos na nossa equipa??

Matheus > Wender

Dani < Eduardo


>:( >:( :o :o ::) ::)

Pelo menos para a próxima época já temos dois reforços de peso   ;)



Pois...mas se tivesse-mos os dois este ano...não havia estes jogadores na equipa adversária, que jogamos já contra ela duas vezes, e vai haver 3ª.

claro que não... mas com certeza que o setubal não ia jogar com 9, no lugar destes dois estariam outros! e quem me diz que não seriam melhores que estes?! e quem me diz que estes em Braga iam jogar em condições?!
não me venham com se's!!

SE O ******  NÃO TIVESSE MORRIDO, AINDA ESTAVA VIVO!!

Pedro-SCB

Quote from: monica-sousa on 28 de September de 2007, 20:07

mas com certeza que o setubal não ia jogar com 9


Pois, mas também já levamos 2 golos do Matheus...

Quote from: monica-sousa on 28 de September de 2007, 20:07

no lugar destes dois estariam outros! e quem me diz que não seriam melhores que estes?! e quem me diz que estes em Braga iam jogar em condições?!
não me venham com se's!!



Então porque o Setubal não comprou jogadores melhores para a posição do Matheus/Eduardo. Porques estes lhes serviram. E porque é que eles os dois são sempre titulares...?? Porque são BONS!!

fjmp_scb

Eu sempre gostei do Matheus. Espero que volte se possível.
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]