News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Para Refletir .

Started by Karoglan Taibraga, 26 de September de 2007, 22:30

Previous topic - Next topic

Karoglan Taibraga

Caros Foristas, vivemos neste momento um Periodo bastante conturbado do nosso clube, periodo conturbado este que já não viviamos desde que J. Ferreira pegou na equipa, somamos anos de Glórias e de Vitórias fomos por muitos considerados como o 4ª Grande do Futebol Português, posso dizer sem medo de errar que Hoje e muito (não tudo) graças ao nosso grande Presidente António Salvador, somos hoje um Clube que qualquer empresário ou pessoa anónima com o minimo de conhecimentos gostaria de Liderar, que qualquer treinador gostaria de treinar, e que a maior parte dos jogadores que actuam em Portugal e não só gostariam de Representar.

Financeiramente somos o Clube e SAD mais estáveis de Portugal, os associados parecem mais unidos que nunca, Salvador conseguiu que os sócios acompanhassem o Clube (alguem se lembra de uma deslocação com 4 mil pessoas? Eu só me lembro da ultima final da taça),e nós tentamos correspoder, apoiamos como nunca e sentimos muitas vezes o carinho dos Jogadores (nunca hei de esquecer as lágrimas de Paulo Jorge em Belem).

Será que se justifica por-mos em causa tudo o que foi feito até aqui, por uma perseguição ao treinador que todos temos que apoiar mesmo que não concordemos com a sua manutenção á frente da equipa, quantos campeonatos ja perdeu Alex Ferguson e Arsene Wenger? Valerá a pena colocar todo o trablho em causa numa altura tão prematura da época?

Eu tambem estou revoltado e muito triste com o nosso desempenho até ao momento, mas penso na minha modesta opinião implementar no nosso clube uma lógica de apelo à não mudança, pois já temos experiência que a mudança não resolve tudo (o ano passado foi o melhor exemplo disso).

Deixo um apelo para que no próximo domingo compareçamos todos em massa no Estádio D.Afonso Henriques e que mais uma vez demonstre-mos todo o nosso Amor por este Clube que a todos nós diz tanto e pelo qual sofremos nas derrotas e valorizamos o nosso Braguismo nas Vitórias.

VAMOS APOIAR O NOSSO "ENORME" E DEMONSTRAR AO PAÍS QUE O MONSTRO APENAS ESTÁ ADORMECIDO NÃO ESTÁ MORTO.

POR UM BRAÓGA MELHOR E CADA VEZ MAIS "ENORME" UNAMO-NOS E TODOS JUNTOS SOLTEMOS UM SÓ GRITO "FORÇA BRAGA, VENÇE POR NÓS, FORÇA BRAGA CAMPEÕES SOMOS NÓS"

EM CADA BRACARENSE EXISTE UMA CHAMA DE ESPERANÇA, POIS TENHO NO CORAÇÃO A CERTEZA DE QUE TE VOU VER CAMPEÃO.
"Quem não sente, não entende", Eu sinto e Amo o S.C.Braga

flash20

Meu caro amigo com toda a sinceridade admiro todo o seu amor ao clube assim como eu o tenho e quero dizer-lhe que as suas palavras são bonitas mas temos de ser realistas.Todo o sussesso que a nossa equipa de futebol teve deve-mos-lo a duas pessoas, Jesualdo Ferreira e Rui Águas tudo resto veio por acrescimo e é por isso que o sr.Salvador quer sair porque não tem mais Jesualdo Ferreira para fazer grandes jogadores e excelentes activos para o clube .

Anabela

Quote from: flash20 on 26 de September de 2007, 23:13
Meu caro amigo com toda a sinceridade admiro todo o seu amor ao clube assim como eu o tenho e quero dizer-lhe que as suas palavras são bonitas mas temos de ser realistas.Todo o sussesso que a nossa equipa de futebol teve deve-mos-lo a duas pessoas, Jesualdo Ferreira e Rui Águas tudo resto veio por acrescimo e é por isso que o sr.Salvador quer sair porque não tem mais Jesualdo Ferreira para fazer grandes jogadores e excelentes activos para o clube .

Então, também te deves lembrar dos primeiros tempos do Juju! Foram difíceis, muito difíceis. No entanto, ficou e conseguiu bons resultados!

Karoglan Taibraga

Quote from: flash20 on 26 de September de 2007, 23:13
Meu caro amigo com toda a sinceridade admiro todo o seu amor ao clube assim como eu o tenho e quero dizer-lhe que as suas palavras são bonitas mas temos de ser realistas.Todo o sussesso que a nossa equipa de futebol teve deve-mos-lo a duas pessoas, Jesualdo Ferreira e Rui Águas tudo resto veio por acrescimo e é por isso que o sr.Salvador quer sair porque não tem mais Jesualdo Ferreira para fazer grandes jogadores e excelentes activos para o clube .
Sou obrigado a discordar pois A. Salvador já provou que não é homem de s assustar com uma adversidade.
As minhas palavras não têm a intenção de ser bonitas mas sim de transmitir, que jamais eu deixarei de acreditar neste projecto do qual nos fazemos parte.

Desistir=traição
"Quem não sente, não entende", Eu sinto e Amo o S.C.Braga

semprebraga

Quote from: flash20 on 26 de September de 2007, 23:13
Meu caro amigo com toda a sinceridade admiro todo o seu amor ao clube assim como eu o tenho e quero dizer-lhe que as suas palavras são bonitas mas temos de ser realistas.Todo o sussesso que a nossa equipa de futebol teve deve-mos-lo a duas pessoas, Jesualdo Ferreira e Rui Águas tudo resto veio por acrescimo e é por isso que o sr.Salvador quer sair porque não tem mais Jesualdo Ferreira para fazer grandes jogadores e excelentes activos para o clube .

nem mais!!!

POR AMOR AO CLUBE, JORGE COSTA NA RUA!

Afonso Matos

Quote from: flash20 on 26 de September de 2007, 23:13

POR AMOR AO CLUBE, JORGE COSTA NA RUA!

Não rima.

Talvez: Para que a gente nao ande nua, JC pá rua.

Assim rima. ;D :D

A.COSTA

#6
Pois a reflexão de cada um reflecte sempre um sentimentos distinto, ainda que algumas ideias expressas possam ser convergentes.

Retive uma ideia, entre outras que considero boas ao autor deste assunto, sobre os exemplos vindos de Inglaterra onde não se troca de treinador levianamente e cujos resultados são, por norma, positivos. As excepções surgem de ideias luminosas do tipo do dono do Chelsea que despediu um grande treinador por uma de duas razões: por tudo ou por nada.

Espero que SALVADOR resista à tentação aqui pedida por muita gente de substituir o treinador por uma dessas duas razões, que volto a referir: por tudo ou por nada.

A competência de uma pessoa não se mede num tão cutro espaço de tempo. Todos ficamos tristes com as derrotas. Mas estar sempre a vociferar a ideia peregrina de substituir o treinador é que me parece desajustado  e amplamente negativo para o SCBraga.


nota: 5ª FEIRA ESPERO FESTEJAR A MANUTENÇÃO NA UEFA, COISA RARA EM PORTUGAL NOS TEMPOS QUE CORREM.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Geresiano

Estou, sinceramente, bastante desiludido, como todos estarão. No futebol, quase sempre o que parece não é. Parece ilógico, e é. Por isso, arrasta multidões e...ilusões! E, nós, eu, pelo menos, andamos iludidos há muito: este ano é que vai ser, vamos partir tudo, e...somos uma equipa vulgaríssima. Com um plantel na ordem dos 10 milhões de euros, temos de fazer muito mais. Exceptuando as da pré-época, a feijões, não tem havido consistência nas exibições, nem coerência no discurso do nosso treinador, de quem, com toda a legitimidade, já começo a duvidar. Não penso que as coisas se resolvem mudando por mudar ou mudando logo à primeira contrariedade, mas, nesta fase, talvez a pior, depois da ascensão, AS anda muito calado. Vejamos o passado ainda recente: AS entrou no clube e não demorou muito a despedir Castro Santos, aliás de forma pouco digna (e agora terá de lhe pagar 600 mil euros, por decisão do Supremo); contratou Jesualdo Ferreira (a sua melhor decisão de sempre), que fez do SCB o que é hoje, mesmo com vendas de activos (lembram-se de termos a defesa menos batida da Europa com Abel, Nem, Nunes e Jorge Luís? E numa reabertura de mercado, AS vendeu (ou emprestou) o Abel ao Sporting, o Nunes ao Maiorca e o Jorge Luís ao Dínamo de Moscovo, e mesmo assim, o Jesualdo manteve a equipa em cima e segurou o 4º lugar e nunca se lamentou, mas porque queria mais (e às vezes "quem tudo quer, tudo perde"), não o quis e resolveu começar um novo ciclo (aquele ciclo estava a ser mau?); veio o Carvalhal, mas como homem da terra não aguentou a pressão, e à mínima, rua; entra o JC, primeiro com adjunto, e depois o Rogério Gonçalves, como principal (no mínimo, esquisito, não?) e deu no que deu; e este ano, JC inicia a época, talvez, com o melhor plantel de sempre, em qantidade e qualidade, e o mais caro e, contra todas as previsões, estamos a trilhar o caminho que todos sabem. Eu sei que é mais fácil falar ou escrever, neste caso, mas a par de grandes decisões, outras houve, como a gestão dos guarda-redes e a dos empréstimos... Oxalá isto mude e entre nos eixos. AS quer sair, certo? Será que diminuiu o passivo? Ou só duplicou o orçamento? AS vai ficar na história do SCB pela ascensão que protagonizou com o clube, que quase nos levou ao céu, mas, com franqueza, espero que não tenha tirado bilhete de ida e volta...ao passado! Viva o SCB!

ZGANDULO

Quote from: Karoglan Taibraga on 26 de September de 2007, 22:30
Caros Foristas, vivemos neste momento um Periodo bastante conturbado do nosso clube, periodo conturbado este que já não viviamos desde que J. Ferreira pegou na equipa, somamos anos de Glórias e de Vitórias fomos por muitos considerados como o 4ª Grande do Futebol Português, posso dizer sem medo de errar que Hoje e muito (não tudo) graças ao nosso grande Presidente António Salvador, somos hoje um Clube que qualquer empresário ou pessoa anónima com o minimo de conhecimentos gostaria de Liderar, que qualquer treinador gostaria de treinar, e que a maior parte dos jogadores que actuam em Portugal e não só gostariam de Representar.

Financeiramente somos o Clube e SAD mais estáveis de Portugal, os associados parecem mais unidos que nunca, Salvador conseguiu que os sócios acompanhassem o Clube (alguem se lembra de uma deslocação com 4 mil pessoas? Eu só me lembro da ultima final da taça),e nós tentamos correspoder, apoiamos como nunca e sentimos muitas vezes o carinho dos Jogadores (nunca hei de esquecer as lágrimas de Paulo Jorge em Belem).

Será que se justifica por-mos em causa tudo o que foi feito até aqui, por uma perseguição ao treinador que todos temos que apoiar mesmo que não concordemos com a sua manutenção á frente da equipa, quantos campeonatos ja perdeu Alex Ferguson e Arsene Wenger? Valerá a pena colocar todo o trablho em causa numa altura tão prematura da época?

Eu tambem estou revoltado e muito triste com o nosso desempenho até ao momento, mas penso na minha modesta opinião implementar no nosso clube uma lógica de apelo à não mudança, pois já temos experiência que a mudança não resolve tudo (o ano passado foi o melhor exemplo disso).

Deixo um apelo para que no próximo domingo compareçamos todos em massa no Estádio D.Afonso Henriques e que mais uma vez demonstre-mos todo o nosso Amor por este Clube que a todos nós diz tanto e pelo qual sofremos nas derrotas e valorizamos o nosso Braguismo nas Vitórias.

VAMOS APOIAR O NOSSO "ENORME" E DEMONSTRAR AO PAÍS QUE O MONSTRO APENAS ESTÁ ADORMECIDO NÃO ESTÁ MORTO.

POR UM BRAÓGA MELHOR E CADA VEZ MAIS "ENORME" UNAMO-NOS E TODOS JUNTOS SOLTEMOS UM SÓ GRITO "FORÇA BRAGA, VENÇE POR NÓS, FORÇA BRAGA CAMPEÕES SOMOS NÓS"

EM CADA BRACARENSE EXISTE UMA CHAMA DE ESPERANÇA, POIS TENHO NO CORAÇÃO A CERTEZA DE QUE TE VOU VER CAMPEÃO.

Concordo em absoluto e para não estar a dizer mais nada, quero deixar a minha opinião que o treinador é o que temos e o plantel é o que temos, por isso vamos acreditar, apoiando até ao ponto de que nos sintamos satisfeitos...

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Ana Cunha

Quote from: ZGANDULO on 27 de September de 2007, 00:30
Quote from: Karoglan Taibraga on 26 de September de 2007, 22:30
Caros Foristas, vivemos neste momento um Periodo bastante conturbado do nosso clube, periodo conturbado este que já não viviamos desde que J. Ferreira pegou na equipa, somamos anos de Glórias e de Vitórias fomos por muitos considerados como o 4ª Grande do Futebol Português, posso dizer sem medo de errar que Hoje e muito (não tudo) graças ao nosso grande Presidente António Salvador, somos hoje um Clube que qualquer empresário ou pessoa anónima com o minimo de conhecimentos gostaria de Liderar, que qualquer treinador gostaria de treinar, e que a maior parte dos jogadores que actuam em Portugal e não só gostariam de Representar.

Financeiramente somos o Clube e SAD mais estáveis de Portugal, os associados parecem mais unidos que nunca, Salvador conseguiu que os sócios acompanhassem o Clube (alguem se lembra de uma deslocação com 4 mil pessoas? Eu só me lembro da ultima final da taça),e nós tentamos correspoder, apoiamos como nunca e sentimos muitas vezes o carinho dos Jogadores (nunca hei de esquecer as lágrimas de Paulo Jorge em Belem).

Será que se justifica por-mos em causa tudo o que foi feito até aqui, por uma perseguição ao treinador que todos temos que apoiar mesmo que não concordemos com a sua manutenção á frente da equipa, quantos campeonatos ja perdeu Alex Ferguson e Arsene Wenger? Valerá a pena colocar todo o trablho em causa numa altura tão prematura da época?

Eu tambem estou revoltado e muito triste com o nosso desempenho até ao momento, mas penso na minha modesta opinião implementar no nosso clube uma lógica de apelo à não mudança, pois já temos experiência que a mudança não resolve tudo (o ano passado foi o melhor exemplo disso).

Deixo um apelo para que no próximo domingo compareçamos todos em massa no Estádio D.Afonso Henriques e que mais uma vez demonstre-mos todo o nosso Amor por este Clube que a todos nós diz tanto e pelo qual sofremos nas derrotas e valorizamos o nosso Braguismo nas Vitórias.

VAMOS APOIAR O NOSSO "ENORME" E DEMONSTRAR AO PAÍS QUE O MONSTRO APENAS ESTÁ ADORMECIDO NÃO ESTÁ MORTO.

POR UM BRAÓGA MELHOR E CADA VEZ MAIS "ENORME" UNAMO-NOS E TODOS JUNTOS SOLTEMOS UM SÓ GRITO "FORÇA BRAGA, VENÇE POR NÓS, FORÇA BRAGA CAMPEÕES SOMOS NÓS"

EM CADA BRACARENSE EXISTE UMA CHAMA DE ESPERANÇA, POIS TENHO NO CORAÇÃO A CERTEZA DE QUE TE VOU VER CAMPEÃO.

Concordo em absoluto e para não estar a dizer mais nada, quero deixar a minha opinião que o treinador é o que temos e o plantel é o que temos, por isso vamos acreditar, apoiando até ao ponto de que nos sintamos satisfeitos...


Pois, mas essa é que é a questão. Estamos nós satisfeitos? Bem, eu não.

monica-sousa

Quote from: A.COSTA on 26 de September de 2007, 23:48
Pois a reflexão de cada um reflecte sempre um sentimentos distinto, ainda que algumas ideias expressas possam ser convergentes.

Retive uma ideia, entre outras que considero boas ao autor deste assunto, sobre os exemplos vindos de Inglaterra onde não se troca de treinador levianamente e cujos resultados são, por norma, positivos. As excepções surgem de ideias luminosas do tipo do dono do Chelsea que despediu um grande treinador por uma de duas razões: por tudo ou por nada.

Espero que SALVADOR resista à tentação aqui pedida por muita gente de substituir o treinador por uma dessas duas razões, que volto a referir: por tudo ou por nada.

A competência de uma pessoa não se mede num tão cutro espaço de tempo. Todos ficamos tristes com as derrotas. Mas estar sempre a vociferar a ideia peregrina de substituir o treinador é que me parece desajustado  e amplamente negativo para o SCBraga.


nota: 5ª FEIRA ESPERO FESTEJAR A MANUTENÇÃO NA UEFA, COISA RARA EM PORTUGAL NOS TEMPOS QUE CORREM.

nem mais...
como todos eu também estou triste e até desiludida e por mais que não goste do Jorge Costa ele é o treinador do meu clube e não vai ser num inicio de campeonato em que as coisas não têm corrido como muitos esperavam que vou deixar de apoiar o meu clube e os que nele trabalham!!
uma mudança agora só traria mais problemas, temos o exemplo do ano passado!
é preciso ter calma e deixar as pessoas trabalhar...
"não tem experiência e por isso aqui em Braga não dá!" e os que tinham experiência e também não deram?! como se explica??
à um tempo atras o Carvalhal não servia e por isso foi embora, mas agora já serve para alguns! Manuel Machado foi despachado da académica porque não servia por lá, serve para nós?!?! Manuel Cajuda só serve para clubes sem ambições (dizem alguns) e o Braga não tem ambições??!?!

não conheço muito do futebol europeu mas penso que em nenhum dos campeonatos se vê tantas mudanças de treinador a meio da época como em Portugal! porque será?!?!
os portugueses não têm paciência... não sabem esperar!        digo eu!!!

Olho Vivo

#11
Quote from: Geresiano on 27 de September de 2007, 00:09
Estou, sinceramente, bastante desiludido, como todos estarão. No futebol, quase sempre o que parece não é. Parece ilógico, e é. Por isso, arrasta multidões e...ilusões! E, nós, eu, pelo menos, andamos iludidos há muito: este ano é que vai ser, vamos partir tudo, e...somos uma equipa vulgaríssima. Com um plantel na ordem dos 10 milhões de euros, temos de fazer muito mais. Exceptuando as da pré-época, a feijões, não tem havido consistência nas exibições, nem coerência no discurso do nosso treinador, de quem, com toda a legitimidade, já começo a duvidar. Não penso que as coisas se resolvem mudando por mudar ou mudando logo à primeira contrariedade, mas, nesta fase, talvez a pior, depois da ascensão, AS anda muito calado. Vejamos o passado ainda recente: AS entrou no clube e não demorou muito a despedir Castro Santos, aliás de forma pouco digna (e agora terá de lhe pagar 600 mil euros, por decisão do Supremo); contratou Jesualdo Ferreira (a sua melhor decisão de sempre), que fez do SCB o que é hoje, mesmo com vendas de activos (lembram-se de termos a defesa menos batida da Europa com Abel, Nem, Nunes e Jorge Luís? E numa reabertura de mercado, AS vendeu (ou emprestou) o Abel ao Sporting, o Nunes ao Maiorca e o Jorge Luís ao Dínamo de Moscovo, e mesmo assim, o Jesualdo manteve a equipa em cima e segurou o 4º lugar e nunca se lamentou, mas porque queria mais (e às vezes "quem tudo quer, tudo perde"), não o quis e resolveu começar um novo ciclo (aquele ciclo estava a ser mau?); veio o Carvalhal, mas como ameaça homem da terra não aguentou a pressão, e à mínima, rua; entra o JC, primeiro com adjunto, e depois o Rogério Gonçalves, como principal (no mínimo, esquisito, não?) e deu no que deu; e este ano, JC inicia a época, talvez, com o melhor plantel de sempre, em qantidade e qualidade, e o mais caro e, contra todas as previsões, estamos a trilhar o caminho que todos sabem. Eu sei que é mais fácil falar ou escrever, neste caso, mas a par de grandes decisões, outras houve, como a gestão dos guarda-redes e a dos empréstimos... Oxalá isto mude e entre nos eixos. AS quer sair, certo? Será que diminuiu o passivo? Ou só duplicou o orçamento? AS vai ficar na história do SCB pela ascensão que protagonizou com o clube, que quase nos levou ao céu, mas, com franqueza, espero que não tenha tirado bilhete de ida e volta...ao passado! Viva o SCB!


Não concordo com tudo o que dizes, mas a tua mensagem é ponderada e contém várias pontos de reflexão sobre os quais nos deveríamos debruçar.Eu, por mim vou-me limitar a reflectir sobre quais os problemas da nossa equipa e sobre as razões pelas quais o (tão propalado) melhor plantel da nossa história não rende nas quatro linhas.

Ainda hoje no jornal A Bola, Luís Freitas Lobo fazia uma apreciação resumida sobre o que não funciona na equipa do Braga, colocando a tónica nas grandes dificuldades que temos nas transições defensivas, i.e., na forma como a equipa reage, se recoloca e actua quando perde a bola.

Após mais uma derrota, todos os adeptos estão muito desiludidos e o diagnóstico geral é a falta de "amor à camisola", a falta de garra e empenho, etc.  Não vou por aí. Neste futebol profissionalizado haverá "amor à camisola" em qualquer clube? E quanto à garra e empenho, teremos nós apenas um bando de maltrapilhos e maus profissionais no plantel enquanto por oposição, os adversários apresentam grupos de atletas do máximo profissionalismo e dedicação? Desculpem, mas não acredito nisso. Entendo essas palavras como provocadas pela desilusão e choque com que alguns de nós vêm encarando a carreira da equipa. Eu creio que os problemas radicam por um lado na inadequação dos modelo e sistema de jogo ao nosso plantel e na própria composição do plantel.

A observação do Luís Freitas Lobo é certeira - já vários foristas aliás, por outras, palavras o referiram nas suas apreciações a diversos dos nossos jogos. Alguns exemplos:

- frente ao Benfica, foi no nosso melhor período (primeiros 15 minutos) que mais perto estivemos de sofrer golos, sempre em situações de contra-ataque; na segunda metade, com maior domínio territorial do Benfica, obrigados a jogar um pouco mais recuados, o adversário... não criou uma única oportunidade de golo;

- hoje, frente ao V.Setúbal, durante o primeiro tempo, os relatos dizem que fomos dominados - não sofremos golos; na segunda metade, postura mais atacante, domínio territorial, algumas oportunidades de golo... e dois golos sofridos;

- na Suécia, postura atacante, domínio completo do jogo... e um golo sofrido em contra-ataque no primeiro lance ofensivo ensaiado pelo adversário.

O que eu quero mostrar é aquilo que é para mim uma regra de ouro do futebol: só pode atacar com segurança quem sabe defender. E nós manifestamente não sabemos. Quem vê os nossos jogos, mesmo quando o nosso domínio é evidente, tem a sensação de uma fragilidade defensiva que pode redundar num golo sofrido a qualquer momento. A nossa equipa não sabe preencher bem os espaços e os contra-ataques produzem-se em "campo-aberto".
Olhando para o nosso plantel, creio que o 4-3-3 habitual, com os intérpretes que temos, não pode ser nunca equilibrado.
Do meio-campo em diante:

MADRID

                    VANDINHO

JOÃO PINTO         
JORGINHO                                       WENDER

LINZ

Ora, em minha opinião, para jogar com um número 10 assim destacado (ainda por cima com pouca capacidade física), seria necessário que os extremos fossem verdadeiros alas com pulmão (e velocidade) para fazer o vai-vem ataque-defesa-ataque e fechar no centro do terreno quando necessário. De outra forma, há demasiado espaço para os restantes dois médios fecharem, sobretudo se a nossa linha defensiva não puder jogar muito adiantada - e face à falta de velocidade da maioria dos elementos que a compõem, sobretudo sem Rodriguez, não pode, de facto.
Soluções? Das duas uma: ou temos os tais alas capazes de quando a equipa perde a bola, recuarem a fechar, juntando -se aos médios; ou não os havendo, não podemos jogar com o meio-campo com esta disposição e se calhar, ao contrário do que gosto mais de ver, mais com as linhas mais recuadas:

MADRID

JORGINHO                    VANDINHO

ZÉ MANEL                                        WENDER

LINZ

Como de facto creio que não temos alas com a capacidade para fazer o vai-vém (quer porque não são essas as suas características, quer porque não têm capacidade física para o fazer), a minha opinião é que deveríamos regressar a este modelo, com dois médios de transição em linha (podendo um deles ter a função de pautar o jogo, mas sempre com funções específicas de cobertura do seu espaço de jurisdição), que permitam aos extremos uma liberdade mais compatível com as suas características.

Isto significa evidentemente a dificuldade de encaixe de JVP. Num tal esquema não tem lugar porque lhe falta capacidade física e as rotinas de médio para fazer a função de "interior". Admito contudo que Jorginho a possa fazer uma vez que já a exerceu em algumas situações no Porto de Jesualdo - a alternativa no plantel é Castanheira.

Claro que uma opção deste calibre não é fácil de tomar pelo prestígio de JVP, pela imagem que tem junto dos adeptos, pela pressão que certamente se faria sentir por parte da imprensa, caso ele fosse repetidamente preterido - e também pela sua valia individual, obviamente. Não é qualquer treinador que tem tom**** para a tomar. Mas o importante é o colectivo e o equilíbrio da equipa. Há exemplos sobejos de equipas formadas em torno de individualidades que não conseguram ser verdadeiras equipas (o Real Madrid dos galácticos se calhar o melhor exemplo). Não é o valor individual do jogador que está em causa. Mas a possibilidade de criar um colectivo equilibrado.

A alternativa é aguardar por Janeiro e ir ao mercado procurar outros alas. Mas, para além de isso implicar a dispensa de alguns jogadores do actual plantel que jogam nas alas, creio que nessa altura, se entretanto não alterarmos a nossa forma de jogar, teremos todos os objectivos da temporada hipotecados.

Há outras hipóteses como, por exemplo, sistematizar o 4-4-2 (em losango) que aparentemente foi experimentado na primeira parte de Setúbal. Mas parece-me difícil que um tal sistema "engrene" sem um período de adaptação, que naturalmente leva tempo. O regresso ao 4-3-3 clássico é mais simples. Há muitos jogadores no plantel que estão identificados com ele (Paulo Jorge, Carlos Fernandes, Madrid, Vandinho, Castanheira, Jorginho, Wender, João Tomás, Linz). A re-adaptação seria extremamente simples.

É evidente que o sistema não explica tudo. Para além de questões conjunturais como a má forma física de alguns jogadores (sendo Madrid o maior exemplo), há características da maioria dos nossos jogadores que levam a que o nosso jogo tenha menos intensidade (para usar uma terminologia LFL).  ;D  E não se pode confundir isso com falta de empenho. Não se pode pedir a Wender ou a Castanheira que joguem em alta voltagem durante 90 minutos; não se pode exigir a Zé Manel que faça o vai-vém n vezes por partida; etc. Não é apenas uma questão de idade (embora também o seja); é também resultante das próprias características dos atletas. Não temos muita gente com pulmão para jogar em elevado ritmo durante uma partida (João Pereira, talvez Vandinho e Madrid desde que em boa forma física); há muito pouca velocidade nos nossos principais jogadores (o que leva a que quando a equipa é apanhada desposicionada raramente seja capaz de corrigir a falha). O nosso modelo de jogo deve levar isto em conta. E se calhar jogar um futebol pressionante a todo o campo não é o mais indicado para este conjunto de jogadores...

fjmp_scb

Txxxxx horas de textos aqui neste tópico.

Eu apoio o Karoglan
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

José Soares

Quote from: flash20 on 26 de September de 2007, 23:13
Meu caro amigo com toda a sinceridade admiro todo o seu amor ao clube assim como eu o tenho e quero dizer-lhe que as suas palavras são bonitas mas temos de ser realistas.Todo o sussesso que a nossa equipa de futebol teve deve-mos-lo a duas pessoas, Jesualdo Ferreira e Rui Águas tudo resto veio por acrescimo e é por isso que o sr.Salvador quer sair porque não tem mais Jesualdo Ferreira para fazer grandes jogadores e excelentes activos para o clube .


Inteiramente de acordo. Trocamos o certo pelo incerto e demos um passo maior do que a perna. Vai ser muito difícil voltar a ter estabilidade.

bata




VAMOS APOIAR O NOSSO "ENORME" E DEMONSTRAR AO PAÍS QUE O MONSTRO APENAS ESTÁ ADORMECIDO NÃO ESTÁ MORTO.

POR UM BRAÓGA MELHOR E CADA VEZ MAIS "ENORME" UNAMO-NOS E TODOS JUNTOS SOLTEMOS UM SÓ GRITO "FORÇA BRAGA, VENÇE POR NÓS, FORÇA BRAGA CAMPEÕES SOMOS NÓS"

EM CADA BRACARENSE EXISTE UMA CHAMA DE ESPERANÇA, POIS TENHO NO CORAÇÃO A CERTEZA DE QUE TE VOU VER CAMPEÃO.
[/quote]

isto sim são palavras animadoras, não se esqueçam que neste momento a equipa do SC BRAGA tem 15 ou 16 jogadores novos no plantel. É claro que já tinha obrigação de setar a jogar muito mais, mas por favor até 5ª feira não levantem muita poeira e deixem a equipa trabalhar calmamente, a partir dessa data a manter-se resultados e exibições ai sim temos de tomar medidas drasticas, para não deixar cair o SC BRAGA, em situações aflitivas.
Não contestem o trabalho desta direcção, pois nada se pode apontar, o trabalho foi muito, muito positivo.

Viva o SC BRAGA
FORÇA GVERREIROS DO MINHO!!!

PAF

Quote from: Pedro Ribeiro on 27 de September de 2007, 02:25
Como de facto creio que não temos alas com a capacidade para fazer o vai-vém (quer porque não são essas as suas características, quer porque não têm capacidade física para o fazer), a minha opinião é que deveríamos regressar a este modelo, com dois médios de transição em linha (podendo um deles ter a função de pautar o jogo, mas sempre com funções específicas de cobertura do seu espaço de jurisdição), que permitam aos extremos uma liberdade mais compatível com as suas características.



Se não temos alas em condições e que corram é porque o treinador e o presidente não quiseram... Só por acaso os 2 ontem marcaram golos, Maciel e Mateus. Em vez de buscar o Zé Manel porque não ficaram com o Maciel? apesarde muito tempo lesionado na época passada ainda foi dos melhores, quanto ao Mateus, com certeza não é tão bom como o que tem jogado, mas também não é tão mau como o que era tratado em Braga(meia duzia de minutos em toda a época!)

O principal mal do braga é neste momento o meio campo, joga tão lento que até chateia, e perde bolas incriveis como o 2ºgolo ontem

Pedro-SCB

Para reflectir...andar a emprestar jogadores muito melhores do que nós temos na nossa equipa??

Matheus > Wender

Dani < Eduardo


>:( >:( :o :o ::) ::)

Olho Vivo

Quote from: PAF on 27 de September de 2007, 14:16
Quote from: Pedro Ribeiro on 27 de September de 2007, 02:25
Como de facto creio que não temos alas com a capacidade para fazer o vai-vém (quer porque não são essas as suas características, quer porque não têm capacidade física para o fazer), a minha opinião é que deveríamos regressar a este modelo, com dois médios de transição em linha (podendo um deles ter a função de pautar o jogo, mas sempre com funções específicas de cobertura do seu espaço de jurisdição), que permitam aos extremos uma liberdade mais compatível com as suas características.



Se não temos alas em condições e que corram é porque o treinador e o presidente não quiseram... Só por acaso os 2 ontem marcaram golos, Maciel e Mateus. Em vez de buscar o Zé Manel porque não ficaram com o Maciel? apesarde muito tempo lesionado na época passada ainda foi dos melhores, quanto ao Mateus, com certeza não é tão bom como o que tem jogado, mas também não é tão mau como o que era tratado em Braga(meia duzia de minutos em toda a época!)

Não percebeste onde quis chegar. Há jogadores que estão talhados para uns modelos e sistemas de jogo e não funcionam (tão bem) noutros. Para o caso, nem Maciel nem Matheus resolveriam os nossos problemas de momento - são sobretudo jogadores de contra-ataque e não são jogadores que tenham a capacidade física, a disciplina táctica e vocação para fazer o vai-vém na ala e fechar ao meio em situações defensivas. São homens que precisam de espaço para jogar, o que em equipas como o V.Setúbal ou a U.Leiria talvez se proporcione em muitas partidas, mas raramente acontece nas nossas (pelo estatuto e ambição que atingimos). Aliás, em relação a Matheus é bom recordar os minutos de utilização que lhe foram dados por Carvalhal na passada temporada.
Os extremos que temos exigem um meio-campo com outra capacidade de ocupação dos espaços, mais disciplinado tacticamente - com essa configuração acredito que possam ser úteis. A questão é que um meio-campo assim formado exclui JVP uma vez que este não está talhado para compatibilizar funções ofensivas com a missão de cobertura do espaço...

Arsenalista

Quote from: Pedro-SCB on 27 de September de 2007, 14:22
Para reflectir...andar a emprestar jogadores muito melhores do que nós temos na nossa equipa??

Matheus > Wender

Dani < Eduardo


>:( >:( :o :o ::) ::)

Pelo menos para a próxima época já temos dois reforços de peso   ;)
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

PAF

O meio campo é em grande parte o mesmo que já jogava com o jesualdo (Madrid e Vandinho) os alas pelo menos um é o mesmo (Wender) e nessa altura tinhamos uma das melhores defesas do campeonato... do meio campo para a frente o que mudou? Pouco. os jogadores fulcrais da equipa continuaram, mas o jogo deles piorou a olhos vistos, o madrid que vale 5milhões a jogar assim nem 50mil e o vandinho que é um poço de força, já nem corre e sinceramente parece-me que isso tem pouco a ver com esquemas táticos.

Os bons jogadores adaptam-se a qualquer tática, o Ronaldo não defende, o Simão não defende? o Figo apesar dos 34ou 35anos não continua a defender?
Pelos vistos só os do Braga é que só atacam... não têm força fisica!
O Maciel é jogador de contra ataque?Mas a verdade é que marca golos e corre... e ele foi contratado para o Porto! Ou será que o Porto é uma equipa mais defensiva que o Braga?