News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

PARA SER DISCUTIDO POR GENTE INTELIGENTE

Started by Finesco, 21 de September de 2007, 11:40

Previous topic - Next topic

Finesco

Caros,

O início de temporada do Braga está a ser uma desilusão.
Quando todos esperávamos uma equipa forte, a jogar bom futebol e a dar-nos alegrias, vemos o oposto.
Mau futebol, equipa sem garra, maus resultados...

Já se discute a necessidade de mudar de treinador, quando apenas se jogaram cinco partidas oficiais. Talvez o aproximar de jogos importantes (Benfica, Guimarães, Taça da Liga, apuramento para fase de grupos da UEFA) faça aumentar essa ansiedade de ver as coisas mudarem depressa.
E como já  não é possível contratar novos jogadores, só resta a hipótese de contratar um novo treinador.

No capítulo dos treinadores, convém salientar que o Braga já teve três treinadores em menos de um ano.
Começo a duvidar se a mudança técnica é solução. Outra questão que coloco é: quais são os critérios utilizados na escolha dos treinadores?

Falemos do Carvalhal.
A sua contratação nunca foi pacífica. Primeiro, porque nunca ficou em esclarecido o afastamento dum treinador de aparente sucesso: Jesualdo. Depois, veio a questão das ligações do Carvalhal a figuras influentes da cidade, à Lacatoni e, inclusivamente, ao empresário Jorge Mendes.
O reinado do Carvalhal foi marcado pela inconstância exibicional, pela falta de entrega dos jogadores, pela falta de liderança no banco e no balneário, por casos de indisciplina, por uma defesa a meter água quando a coesão defensiva era a nossa imagem de marca.
Ou seja, o mesmo filme que estamos a ver actualmente com o Jorge Costa.
A situação do Carvalhal começou a ficar insustentável e foi o próprio a pedir a demissão, alegadamente, por problemas relacionados com os seus familiares.
Sinceramente, eu nunca acreditei nesta história e, hoje, tenho 99% de certeza que quem levou o Carvalhal a demitir-se foi o próprio plantel, que a partir de certa altura saiu fora do seu controlo.

Depois veio o Rogério Gonçalves, que então estava a fazer uma excelente época na Naval. Com ele veio Jorge Costa e, mais uma vez, se falou na influência de certos lobbies, nomeadamente, da Gestifute.
A mudança de treinador surtiu efeito nos primeiros 4, 5 jogos. Ganhámos ao Benfica, apurámo-nos para a fase de seguinte da UEFA, mas, foi sol de pouca dura.
Passado esse tempo, a equipa volta a jogar mal, a defender mal, perde fora e empata em casa. O futebol volta a ser mastigado e sem ponta por onde se lhe pegue, os jogadores em vez de correrem em campo, passeiam. Como se não bastasse, voltam os casos de indisciplina a abalar o balneário.
Desta feita, é a vez de Rogério Gonçalves pedir a demissão, após uma derrota em Leiria por 1-0 nos descontos. Quanto a mim, tal como Carvalhal, Rogério Gonçalves pediu a demissão porque deixou de ter controlo no balneário. A pressão é demasiada nas costa de um homem só e, para além disso, o próprio plantel não está disposto a ajudá-lo nesse esforço. Antes pelo contrário.

Nova chicotada e, desta feita, é a vez do estreante adjunto se estrear como treinador principal. Algo que muita boa gente já vaticinava aquando da chegada do Rogério Gonçalves.
Com a chicotada nada mudou. A equipa continuou a jogar mal, ou piorou inclusivé! No entanto, apesar do péssimo futebol praticado, o Braga sai da taça UEFA de cabeça erguida, tendo capitulado perante um adversário do gabarito do Totenham e, inclusivamente, tendo discutido a eliminatória em Londres, para onde partira com uma desvantagem de 3-2.
Na taça de Portugal, tem a sorte de defrontar adversários secundários em casa (e até ficar isento numa eliminatória) e chega às meias-finais daTaça, onde perde em casa do adversário directo no campeonato, num jogo que até merecia ganhar, não fosse a fraca sorte e a colaboração da arbitragem.
Depois, para evitar o desastre da época, restaria a conquista do 4.º lugar, algo que o Jorge Costa conseguiu com mérito, mas, igualmente ajudado por duas condicionantes:

- Estabilidade no onze (PSantos, LFilipe, PJorge, Rodriguez, CFernandes, Madrid, Vandinho, JVP, Maciel, Wender e ZéCarlos) e ligeira subida de forma, motivada pela menor carga de jogos;
- Adormecimento do Belenenses, que a partir do jogo com o Braga em Belém só se preocupou com a Taça;

No entanto, o "Bicho" não se livrou da indisciplina do plantel. (Desobediências, amuos, noitadas, porrada nos treinos,etc...)

Para esta época, as expectativas eram altas, não só pelas contratações aparentemente sonantes, mas, também pelos bons resultados da pré-época. Embora eu sempre achasse que os resultados foram melhores que as exibições.
O que é facto é que a equipa joga mal, mas os jogadores acham-se bons. Tão bons que nem sequer precisam de correr frente a adversários como o Setúbal ou o Hammarby.
Ou então, pior que isso, não querem é esforçar-se porque o dinehiro cai sempre certinho ao fim de cada mês. E mais a mais, a cabeça que rola é sempre a do treinador.

Só há três soluções:

1 - Afastarmos o treinador por nossa iniciativa (relembro que os anteriores pediram a demissão) e contratar um que ponha esta cambada de ****** armados em vedetas na linha.

2 - Deixar arrastar este degredo e forçar o treinador a pedir a demissão, sabendo que isso implica perder frente a Benfica, Guimarães e ser eleiminado da taça da liga. Porém, responsabilizar os jogadores pela demissão do técnico e chegar ao extremo de correr com alguns deles.

3 - Manter este treinador, despedir alguns jogadores (ou colocá-los a treinar sozinhos no estádio primeiro de Maio), para que eles percebam que o treinador não é o "elo-mais-fraco".

Seja como for, alguma coisa tem que ser feita porque o Braga não está bem. E o facto de a direcção estar para sair não é desculpa.
Relembro que eles são responsáveis pelos destinos do Braga até a nova direcção tomar posse.

>:(

P.S.: deculpem por me alongar tanto

Nota do moderador: pequena alteração, de acordo com o nº 1 das regras de participação no fórum

Assinado,

Fino (de joelhos...) :-*

Reis

Não vou ser totalmente radical.

O Inicio de época não está a corresponder com as nossas melhores expectativas, mas (lá está... o mas...)
vejamos:

Ontem jogamos com:

12 | Dani Mallo GR
47 | João Pereira LD
3 | Paulo Jorge DC
17 | Frechaut DC
13 | Carlos Fernandes LE
23 | Madrid MD
7 | Jorginho MO
88 | Vandinho MO 89'
70 | Lenny AD 61'
29 | Linz AV
15 | Wender AE 82'

Se repararmos, jogamos com 5 titulares da ultima época, sendo um deles (Carlos Fernandes) a primeira partida oficial dele!!!!!! Ou seja 4 titulares... Não conto com o Frechaut, porque jogou a central e não no papel que tinha feito na época passada!

Ou seja... UMA EQUIPA TOTALMENTE REMODELADA!

Ainda não vimos o melhor futebol? Ainda não vimos os melhores resultados?
É VERDADE... Mas, que tal pedir um pouquinho de paciencia?

Ainda não perdemos nada, nem ganhamos, nem fomos eliminados!....

Eu acho que devemos dar algum beneficio de dúvida!

Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Pedro_RBA

Finesco muitos parabéns pelo texto. Posso não estar 100% de acordo contigo, mas mostraste-me que afinal sabes escrever e pensar, não partindo para o humor (??) desagradável que já vinha a ser habitual da tua parte. Mais uma vez, parabéns pela mudança de atitude e continua assim que é assim que gosto de te ver.

De resto estou como o Reis => equipa nova + pouco tempo de rotina + amibição muito alta = equipa com muito talento mas com pouca coesão

Veremos contra os lampiões...

Saudações ultras

Guarda-Redes

Quote from: Reis on 21 de September de 2007, 12:00
Não vou ser totalmente radical.

O Inicio de época não está a corresponder com as nossas melhores expectativas, mas (lá está... o mas...)
vejamos:

Ontem jogamos com:

12 | Dani Mallo GR
47 | João Pereira LD
3 | Paulo Jorge DC
17 | Frechaut DC
13 | Carlos Fernandes LE
23 | Madrid MD
7 | Jorginho MO
88 | Vandinho MO 89'
70 | Lenny AD 61'
29 | Linz AV
15 | Wender AE 82'

Se repararmos, jogamos com 5 titulares da ultima época, sendo um deles (Carlos Fernandes) a primeira partida oficial dele!!!!!! Ou seja 4 titulares... Não conto com o Frechaut, porque jogou a central e não no papel que tinha feito na época passada!

Ou seja... UMA EQUIPA TOTALMENTE REMODELADA!

Ainda não vimos o melhor futebol? Ainda não vimos os melhores resultados?
É VERDADE... Mas, que tal pedir um pouquinho de paciencia?

Ainda não perdemos nada, nem ganhamos, nem fomos eliminados!....

Eu acho que devemos dar algum beneficio de dúvida!

Bom tópico Fino ;)

Concordo completamente contigo Reis. No entanto, há um aspecto que me parece importante que eu vi no jogo com o Estrela e nunca mais vi, que é a vontade de ganhar!

Não sei explicar isso, mas não penso que a saida do JC, seja o melhor caminho.
O Braga não é um grande é o Enorme!

nandes

Também estou de acordo com grande parte da exposição do Finesco, no entanto e como em outro post já o disse, não sou apologista da saída de JC, pelo menos já.

Mas... e como diz um conceituado forista: "Seja como for, alguma coisa tem que ser feita porque o Braga não está bem. E o facto de a direcção estar para sair não é desculpa."

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

semprebraga

Tal como disse na altura, penso que o Jorge Costa não está à altura de uma equipa como o Braga. Até pdoe vir a ser um bom treinador, mas ainda não tem a qualidade suficiente para treinar o Braga. Isso percebe-se na ingenuidade com que se perdem alguns jogos e na forma como o Braga está a jogar.

Sempre pensei que Jorge Costa seria uma solução transitória até ao final da época anterior e que António Salvador apresentaria um novo treinador para prepara a presente temporada. Enganei-me. 3 derrotas em 5 jogos configuram um castigo grande demais para quem alimentou expectativas muito altas no início. E quem alimentou essas expectiativas não foram os adeptos mas a SAD e o próprio treinador.

De facto, o problema do Braga poderá estar para além do treinador. De facto, estamos piores do que no consulado do Prof Jesualdo. Talvez comece a ficar claro que o sucesso desportivo desses tempos não se deva tanto a António Salvador como alguns pensavam. Tempos em que o sucesso financeiro foi indissociável do sucesso desportivo, mas cuja relação de causalidade enter um e outro continuamos a desconhecer.

Migu3l Cruz

Realmente acho que a solução tem que passar pela estabilidade da equipa, ontem pus aquele tópico de cabeça quente, queria arranjar um culpado à força toda.

Acho que uma das soluções deveria atingir os jogadores e também o treinador onde lhes doi mais, ou seja na carteira, visto que há prémios de jogo quando há boas exibições e golos, acho que também deveria haver uma penalização (redução ao salário por exemplo.) pelas más exibições e pela falta de empenho da equipa, claro se for ocasional isto não se aplica, mas se for constantemente jogo após jogo, deveriam tomar essa atitudes.
Braga Cidade e Clube sempre no coração

Pedro-SCB

A equipa do Braga não pode sofrer muita rotatividade...se não... é derrotas atrás de derrotas...

Pé Ligeiro

O Finesco faz uma abordagem sumarizada do assunto que neste momento nos preocupa e que em termos gerais, parecew-me bastante realista.
Sou apologista de que os assuntos relativos ao clube devem ser abertamente discutidos, desde que dentro dos limites do razoável. Para mim não existem temas tabu e é exactamente para haver discussão que existe um fórum. Da diversidade e da discução nasce a luz.
BRAGA SEMPRE MAIS!

José Soares

Escrevi algumas "barbaridades" quando soube que Jorge Costa ia ser o treinador do BRAGA. O percurso da equipa tem sido razoável e parece-me que também seria se ele não estivesse à frente da equipa. Perder a meia final da Taça foi mau mas ficar em 4º lugar foi prova de regularidade e consistência da equipa.Como treinador parece-me muito medroso, ficando longe da imagem que dele tinha como jogador. A insegurança pode ser uma explicação possível mas não compreendo substituições tão tardias e falta de rasgo em situações que exigem decisões rápidas. Lá chegará dirão alguns. Entretanto quem vai sofrendo somos nós que acreditamos que esta época a equipa era tão boa ou melhor do que a de alguns ditos grandes.
Gosto de estabilidade e de ver uma equipa com um plantel consolidado. Reconheço que nesse aspecto Jesualdo fez meritório trabalho .Dizem que se lhe exigia mais do que o 4º lugar...
Dai em diante tudo tem sido inconstante. Treinadores atrás de treinadores e, como disse, mais ou menos os mesmos resultados.Não me parece que experimentar treinadores atrás de treinadores seja solução. Mas que os resultados, e sobretudo as exibições, desta época são fraquinhos disso não há duvida.
Quem poderia substituir Jorge Costa e pela certa melhorar os resultados? Não me lembro de ninguém.Mas confesso que gostava de me lembrar.
Por outro lado, lembro que esta é a equipa técnica da actual direcção. E se ela for embora...
Vejo muita confusão a aproximar-se  julgo que a actual direcção devia ter isso em conta.
Não tenho nenhuma simpatia por homens insubstituíveis mas, repito, também não aceito que se mude só por mudar.
E, por fim, julgo que a responsabilidade da presente situação é da actual direcção, razão pela qual deve garantir a direcção do clube até ao final da presente época.

mvieira

Concordo e subscrevo plenamente com o apelo à calma que alguns posts aqui expressaram. Agora o que não se pode escamotear é o pessimo inicio de epoca que estamos a fazer. Nem tanto pelos resultados ( que esses apesar de estarem abaixo das expectativas não são tão alarmantes como isso  - derrota com Porto e Setubal) mas principalmente pelas fraquissimas exibições e pela falta de garra e vontade de ganhar os jogos. Temos um problema recorrente desde a saida do Jesualdo: perdemos por completo a nossa coesão defensiva, que a meu ver é a chave do sucesso de qualquer equipa de futebol (já Mourinho dizia que o sucesso de uma equipa de futebol se constroi de trás para a frente). E a realidade é uma: o Braga desde ha um ano e meio para cá perdeu completamente a sua coesão e união defensiva, começando assim a perder mais jogos que o habitual e consequentemente surgindo intranquilidade e casos de indisciplina. No entanto este problema defensivo não começa nos treinadores mas na falta de qualidade dos nossos defesas. Não nos podemos esquecer que da defesa titular da era Jesualdo ( durante a qual fomos umas das defesas menos batidas da europa!!!!)  - Paulo Santos, Abel e depois Luis Filipe, Nem ( quando era o Nem), Nunes (para mim um dos melhores centrais que por aqui passou), Jorge Luiz (idem aspas, a sua saída foi uma história muito mal contada) e depois Rossato (não tão bom como J. Luiz , mas mesmo assim ha anos luz de qualquer um dos nossos actuais defesas esquerdos) - actualmente só nos resta o Paulo Santos, que nem sequer tem sido titular devido a lesão. Perante isto e com um guarda redes que não tem qualidade para actuar nos campeonatos profissionais de portugal ( e aqui o Jc e o Salvador têem culpa directa, pois não se compreende que se fique apenas com P.Santos e Dani e se empreste o Eduardo ao Setubal), não se pode fazer milagres..... Os principais problemas da equipa começam na defesa: com o Dani 80,90% dos remates dão golo, qualquer bola parada é um ai jesus (já sofremos 5 golos de bola parada, TODOS com culpa directa (autenticos frangos) e indirecta (má formação da barreira) do guarda redes, o nosso capitão está numa forma miseravel ( e por melhor forma que esteja, convenhamos que nem ao calcanhar do Nem ( quando era Nem) e do Nunes chega, o Cesar Peixoto é uma desgraça autentica a defender e nestes ultimos jogos a atacar, o Carlos Fernandes apesar de a defender ser melhor que o Cesar, a meu ver não tem lugar numa equipa que se quer colar aos 3 grandes e o Joao Pereira apesar de esforçado, ainda tem muito que apreender. Assim sendo, e tendo a equipa começado a ser MAU estruturada a partir de trás dificilmente ha tranquilidade para explanar o futebol que o treinador tenta incutir nos jogadores. Assim sendo temos que ponderadamente mas de pulso firme e em consciencia tomar uma decisão: ou culpamos o treinador por não conseguir incutir espirito ganhador e rotinas na equipa e partimos para outra enquanto é tempo (sim porque para mim ou se assume que o treinador não presta e se contracta outro enquanto estamos no inicio e todos os objectivos ainda são alcançaveis) ou então se responsabiliza  a equipa e os jogadores pela fraca prestação e pela falta de garra e se faz uma vassourada no balneario, limpando as pseudo estrelas acomodadas e se volta (como na era Jesualdo) a apostar em jogadores desconhecidos ou que queiram relançar a carreira. A ver vamos.....

Arsenalista

Quote from: mvieira on 21 de September de 2007, 15:35
E a realidade é uma: o Braga desde ha um ano e meio para cá perdeu completamente a sua coesão e união defensiva, começando assim a perder mais jogos que o habitual e consequentemente surgindo intranquilidade e casos de indisciplina. No entanto este problema defensivo não começa nos treinadores mas na falta de qualidade dos nossos defesas. Não nos podemos esquecer que da defesa titular da era Jesualdo ( durante a qual fomos umas das defesas menos batidas da europa!!!!)  - Paulo Santos, Abel e depois Luis Filipe, Nem ( quando era o Nem), Nunes (para mim um dos melhores centrais que por aqui passou), Jorge Luiz (idem aspas, a sua saída foi uma história muito mal contada) e depois Rossato (não tão bom como J. Luiz , mas mesmo assim ha anos luz de qualquer um dos nossos actuais defesas esquerdos)

É uma realidade que também tenho constatado em quase todos os jogos desta época, a defesa está a léguas daquilo que estavamos habituados nos ultimos anos. Mas não estou tão pessimista, acho que com o regresso do Rodriguez e principalmente do Paulo Santos as coisas podem mudar neste sector. Para além disso acredito que tanto o João Pereira como o Cesar Peixoto podem fazer muito melhor do que tem feito até aqui, já o fizeram noutros jogos ou até nos clubes onde estiveram anteriormente. De resto quando a defesa treme o resto da equipa ressente-se, mais estranho e um pouco ilógico é o facto de a nossa equipa ser treinada por 2 antigos centrais com muita experiência neste sector.

Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Finesco

Quote from: Arsenalista on 21 de September de 2007, 17:37
... mais estranho e um pouco ilógico é o facto de a nossa equipa ser treinada por 2 antigos centrais com muita experiência neste sector.

Eu, por acaso, também já pensei nisso. Como é que a nossa defesa, sendo treinada por uma das melhores duplas de centrais do futebol português de todos os tempos, tem o desempenho que vemos?
Será que os nossos defesas não têm qualidade, ou será que os sobre-valorizamos?

Outra coisa. No futebol moderno o conceito de defesa não se resume a um grupo de 4 ou 5 jogadores. O conceito actual de defesa consiste numa dinâmica táctica que tem que ser executada pelos 10 jogadores de campo. Acabou-se o tempo em que os avançados e os municiadores de jogo ficavam "na mama" à espera da bola.
Agora, a defesa duma equipa começa com o ponta-de-lança e os extremos a pressionar as linhas recuadas do adversário.
Eu pergunto-me se a nossa equipa faz esse trabalho.
O Linz defende? O J. Tomás defende? O Wender defende? O Jorginho defende?

...
Assinado,

Fino (de joelhos...) :-*

ric

Para mim, a melhor opcao que o adepto deve ter neste momenmto nao e o beneficio da duvida mas sim a conmfianca em dias melhores. Eu acho que com estes ultimos jogos o Braga esteve muito abaixo do rendimento que se quer . Nao pode descer mais e agora so interessa subir e conseguir mais. E como diz o Reis , ainda nao perdemos nada

Estou certo que a equipa e os treinadopres encontrarao o caminho certo.

Olho Vivo

Quote from: mvieira on 21 de September de 2007, 15:35
(...) Assim sendo temos que ponderadamente mas de pulso firme e em consciencia tomar uma decisão: ou culpamos o treinador por não conseguir incutir espirito ganhador e rotinas na equipa e partimos para outra enquanto é tempo (sim porque para mim ou se assume que o treinador não presta e se contracta outro enquanto estamos no inicio e todos os objectivos ainda são alcançaveis) ou então se responsabiliza  a equipa e os jogadores pela fraca prestação e pela falta de garra e se faz uma vassourada no balneario, limpando as pseudo estrelas acomodadas e se volta (como na era Jesualdo) a apostar em jogadores desconhecidos ou que queiram relançar a carreira. A ver vamos.....

Concordo com boa parte da tua análise - e bem assim com a do Finesco (embora considere que não faz jus ao bom último terço da passada temporada que a equipa fez com Jorge Costa ao leme). Mas discordo deste corolário: se a conclusão é a de que o plantel está mal estruturado, a responsabilidade cabe a quem o definiu, seja equipa técnica, seja SAD. Responsabilizar os jogadores porque eles não são tão bons quanto se dizia ou porque alguns sectores têm relativamente poucos jogadores de qualidade indiscutível não faz qualquer sentido! O que há a fazer neste momento é retirar o melhor rendimento do que temos, procurar manter a equipa na corrida pelos objectivos propostos e, se for caso disso e houver capacidade financeira para tal, retocar o plantel em Janeiro...
Quanto ao treinador, creio que não pode fugir às responsabilidades pelo mau início de temporada (se bem que não é ainda motivo para pânico); tem cometido erros tácticos mas também não tem tido grande sorte. Se internamente a situação de Jorge Costa não se encontra irremediavelmente fragilizada (face à SAD e face ao plantel) - estou a pensar em eventuais sequelas do caso que se passou no intervalo da partida frente ao Estrela da Amadora -, julgo que não há motivos para a saída do treinador. Um treinador não se pode mudar como quem troca de camisa! Qualquer dia, não há quem queira pegar neste barco, sabendo que dois ou três maus resultados desportivos dão logo direito a guia de marcha. Para além disso, como já anteriormente referi, não creio que sem haver definições no plano directivo, se devam tomar decisões drásticas quanto à liderança técnica da equipa...

Nota: repararam como o Finesco elogiou todos os que cá vieram dar uma leitura ao texto?  ;D Deve ter sido por isso que o texto saiu comprido. É que para merecer o elogio é preciso lê-lo do princípio ao fim e não apenas umas linhas...  ;)

JotaCC

Quote from: Finesco on 21 de September de 2007, 11:40
Caros,

O início de temporada do Braga está a ser uma desilusão.
Quando todos esperávamos uma equipa forte, a jogar bom futebol e a dar-nos alegrias, vemos o oposto.
Mau futebol, equipa sem garra, maus resultados...

Já se discute a necessidade de mudar de treinador, quando apenas se jogaram cinco partidas oficiais. Talvez o aproximar de jogos importantes (Benfica, Guimarães, Taça da Liga, apuramento para fase de grupos da UEFA) faça aumentar essa ansiedade de ver as coisas mudarem depressa.
E como já  não é possível contratar novos jogadores, só resta a hipótese de contratar um novo treinador.

No capítulo dos treinadores, convém salientar que o Braga já teve três treinadores em menos de um ano.
Começo a duvidar se a mudança técnica é solução. Outra questão que coloco é: quais são os critérios utilizados na escolha dos treinadores?

Falemos do Carvalhal.
A sua contratação nunca foi pacífica. Primeiro, porque nunca ficou em esclarecido o afastamento dum treinador de aparente sucesso: Jesualdo. Depois, veio a questão das ligações do Carvalhal a figuras influentes da cidade, à Lacatoni e, inclusivamente, ao empresário Jorge Mendes.
O reinado do Carvalhal foi marcado pela inconstância exibicional, pela falta de entrega dos jogadores, pela falta de liderança no banco e no balneário, por casos de indisciplina, por uma defesa a meter água quando a coesão defensiva era a nossa imagem de marca.
Ou seja, o mesmo filme que estamos a ver actualmente com o Jorge Costa.
A situação do Carvalhal começou a ficar insustentável e foi o próprio a pedir a demissão, alegadamente, por problemas relacionados com os seus familiares.
Sinceramente, eu nunca acreditei nesta história e, hoje, tenho 99% de certeza que quem levou o Carvalhal a demitir-se foi o próprio plantel, que a partir de certa altura saiu fora do seu controlo.

Depois veio o Rogério Gonçalves, que então estava a fazer uma excelente época na Naval. Com ele veio Jorge Costa e, mais uma vez, se falou na influência de certos lobbies, nomeadamente, da Gestifute.
A mudança de treinador surtiu efeito nos primeiros 4, 5 jogos. Ganhámos ao Benfica, apurámo-nos para a fase de seguinte da UEFA, mas, foi sol de pouca dura.
Passado esse tempo, a equipa volta a jogar mal, a defender mal, perde fora e empata em casa. O futebol volta a ser mastigado e sem ponta por onde se lhe pegue, os jogadores em vez de correrem em campo, passeiam. Como se não bastasse, voltam os casos de indisciplina a abalar o balneário.
Desta feita, é a vez de Rogério Gonçalves pedir a demissão, após uma derrota em Leiria por 1-0 nos descontos. Quanto a mim, tal como Carvalhal, Rogério Gonçalves pediu a demissão porque deixou de ter controlo no balneário. A pressão é demasiada nas costa de um homem só e, para além disso, o próprio plantel não está disposto a ajudá-lo nesse esforço. Antes pelo contrário.

Nova chicotada e, desta feita, é a vez do estreante adjunto se estrear como treinador principal. Algo que muita boa gente já vaticinava aquando da chegada do Rogério Gonçalves.
Com a chicotada nada mudou. A equipa continuou a jogar mal, ou piorou inclusivé! No entanto, apesar do péssimo futebol praticado, o Braga sai da taça UEFA de cabeça erguida, tendo capitulado perante um adversário do gabarito do Totenham e, inclusivamente, tendo discutido a eliminatória em Londres, para onde partira com uma desvantagem de 3-2.
Na taça de Portugal, tem a sorte de defrontar adversários secundários em casa (e até ficar isento numa eliminatória) e chega às meias-finais daTaça, onde perde em casa do adversário directo no campeonato, num jogo que até merecia ganhar, não fosse a fraca sorte e a colaboração da arbitragem.
Depois, para evitar o desastre da época, restaria a conquista do 4.º lugar, algo que o Jorge Costa conseguiu com mérito, mas, igualmente ajudado por duas condicionantes:

- Estabilidade no onze (PSantos, LFilipe, PJorge, Rodriguez, CFernandes, Madrid, Vandinho, JVP, Maciel, Wender e ZéCarlos) e ligeira subida de forma, motivada pela menor carga de jogos;
- Adormecimento do Belenenses, que a partir do jogo com o Braga em Belém só se preocupou com a Taça;

No entanto, o "Bicho" não se livrou da indisciplina do plantel. (Desobediências, amuos, noitadas, porrada nos treinos,etc...)

Para esta época, as expectativas eram altas, não só pelas contratações aparentemente sonantes, mas, também pelos bons resultados da pré-época. Embora eu sempre achasse que os resultados foram melhores que as exibições.
O que é facto é que a equipa joga mal, mas os jogadores acham-se bons. Tão bons que nem sequer precisam de correr frente a adversários como o Setúbal ou o Hammarby.
Ou então, pior que isso, não querem é esforçar-se porque o dinehiro cai sempre certinho ao fim de cada mês. E mais a mais, a cabeça que rola é sempre a do treinador.

Só há três soluções:

1 - Afastarmos o treinador por nossa iniciativa (relembro que os anteriores pediram a demissão) e contratar um que ponha esta cambada de ****** armados em vedetas na linha.

2 - Deixar arrastar este degredo e forçar o treinador a pedir a demissão, sabendo que isso implica perder frente a Benfica, Guimarães e ser eleiminado da taça da liga. Porém, responsabilizar os jogadores pela demissão do técnico e chegar ao extremo de correr com alguns deles.

3 - Manter este treinador, despedir alguns jogadores (ou colocá-los a treinar sozinhos no estádio primeiro de Maio), para que eles percebam que o treinador não é o "elo-mais-fraco".

Seja como for, alguma coisa tem que ser feita porque o Braga não está bem. E o facto de a direcção estar para sair não é desculpa.
Relembro que eles são responsáveis pelos destinos do Braga até a nova direcção tomar posse.

>:(

P.S.: deculpem por me alongar tanto

Nota do moderador: pequena alteração, de acordo com o nº 1 das regras de participação no fórum

Concordo contigo  finesco apesar que realmente podias ser um pouco menos radical mas penso que nesto momento os jogadores do BRAGA estao a jogar aquele futebol para correr com o treinador sem alma sem garra e rendilhado.

Alex

Bom topico

Eu acho que o JC nao se deve demitir nem ser demitido,pois eu acho que a causa pelo que esta a acontecer estes maus resultados e que o Braga esta sempre a mudar de treinador.Se n correr bem esta epoca corre a proxima, mas eu penso que eles tenhem de se habituar uns aos outros e ai irao mostrar o que vale, mais tamos com duas baixas num sector onde pecamos mais que e na baliza,para mim o Mallo nao vale mesmo nada.

Força JC, eu estou contigo!!
Magico Braga allezzz.

NightHawk

Devo dizer que este tópico, apresentado como foi está bastante interessante, bem ao contrário dos posts normais do finesco e por isso os meus parabéns.

Quanto ao que é discutido, o nosso plantel pode ter lacunas, mas se repararem nos 16 plantéis da liga o nosso é de longe o 4º melhor. Sim há lacunas no plantel, principalmente nas laterais.

Agora, com este plantel, mesmo vendo que temos vários novos jogadores deveríamos tar a jogar muito melhor ou, pelo menos, não mostrar a apatia que mostramos nestes dois ultimos jogos.

Defensivamente, desde a pré-época, estamos a dar MUITAS facilidades (...e mesmo desde a pré-época relembro que mesmo contra os clubes fracos com k jogamos na altura sofremos golos), em termos de ataque somos uma equipa lenta e previsível. O meio campo, que eu considero o nosso melhor sector com Madrid, Vandinho e JVP, mesmo esse não está a render aquilo que se esperava.

No ano passado quando se falou sobre o treinador para esta época, a esmagadora maioria dos foristas quis o JCosta, sem que nenhuma justificação fosse dada tirando a frase "Vamos apostar no Jorge Costa, ele merece uma oportunidade!" repetida vezes sem conta, sem que eu veja fundamento algum nela visto que quando ele chegou ao clube nem curso de treinador tinha, durante os jogos que fez em nada a equipa melhorou, e neste início de época, regra geral, as exibições foram, nos melhores casos sofriveis.

Quanto à minha opinião sobre uma possível troca de treinador tenho a dizer 2 coisas:

1º - Já devia ter sido feita no final da época passada

2º - A não ser que não ganhemos nenhum jogo nestes 3 que temos pela frente deve-se manter visto que, ao que tudo indica, a direcção vai mudar. No fim das eleições a nova direcção deverá escolher o novo treinador e aí sim o JCosta deverá sair a não ser que até lá a equipa melhore muito de produção, o que sinceramente duvido.

O Salvador foi, pelo menos desde que sou sócio, o melhor presidente do clube mas em matéria de escolha de treinadores tem metido invariavelmente os pés pelas mãos.

A.COSTA

Quote from: Alex on 21 de September de 2007, 19:07
Bom topico

Eu acho que o JC nao se deve demitir nem ser demitido,pois eu acho que a causa pelo que esta a acontecer estes maus resultados e que o Braga esta sempre a mudar de treinador.Se n correr bem esta epoca corre a proxima, mas eu penso que eles tenhem de se habituar uns aos outros e ai irao mostrar o que vale, mais tamos com duas baixas num sector onde pecamos mais que e na baliza,para mim o Mallo nao vale mesmo nada.

Força JC, eu estou contigo!!

Assino por baixo nas ideias fortes de manutenção do treinador e no buraco chamado baliza. Também é preciso frisar que no ataque tivemos azar pois as bolas às vezes entram de qualquer maneira e outras vezes parece maior que a baliza.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Gambit

Sim senhor! O Fino está de parabéns!! Criou um tópico para os outros foristas discutirem...
Só um reparo: Fino, para a próxima, não te excluas da discussão logo à partida!