News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

João Pinto, "Menino de Ouro"---»a entrevista

Started by Pedro-SCB, 15 de September de 2007, 09:31

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

O menino de ouro vai deixar o relvado em Maio

Foram quase 20 anos no futebol profissional, mas o "Menino de Ouro " vai, no final desta época, abandonar os relvados…

João Pinto acredita ser esta a sua última temporada como profissional de futebol: "Já estava para terminar a minha carreira há três anos. Não posso dizer que é com 100% de garantia, mas é quase certeza."

O avançado bracarense quer terminar a carreira em grande: "Gostava de acabar bem no Braga, é um clube que merece, muito equilibrado, com pessoas simpáticas. É muito bom para o futebol aparecer uma equipa como o Braga para mudar um pouco a hegemonia dos três grandes."

João Manuel Vieira Pinto nasceu em Campanhã, no Porto. O seu primeiro clube foi o Águias da Areosa, com apenas 11 anos. Foi neste ano que, após defrontar o Boavista e o FC Porto, surgiu o interesse dos dois clubes. O Boavista foi mais rápido, o clube deu 20 bolas e apenas 20 contos e levou João Pinto."Tinha 12 anos quando fui para o Boavista, fiquei nas camadas jovens e aos 17 anos foi quando comecei a jogar na equipa principal", relembra.

A carreira na Selecção Nacional começou cedo, quando, com 15 anos, João Pinto foi chamado para representar o seu país pela primeira vez: " Fui chamado para a selecção quando estava no Boavista, o que é muito difícil de acontecer. A partir desta convocatória tive um trajecto muito grande pela selecção."

E foi através da selecção portuguesa que o "Menino de Ouro" ficou conhecido no seu país e não só. O campeonato do Mundo de Futebol de Sub 20, em Riade, ficou marcado na carreira e na vida de João Pinto: "Foi a primeira vez que fomos campeões do mundo, Portugal nunca tinha conseguido um feito desses, abriram--se muitas portas, não somente para mim mas para a maioria dos meus colegas."

Depois do Mundial, teve uma passagem pelo Atlético de Madrid, onde jogou pela equipa filial, o Atlético Madrileno. Um ano e meio depois foi contratado pelo Benfica. Além do clube da Luz, o Sporting também queria levá-lo: "O Sporting foi o primeiro clube a falar com Valentim Loureiro, já estava tudo acertado entre eles e tomei conhecimento do interesse do Benfica. Recordo como se fosse hoje: eu estava em Chicago, no maior edifício do mundo, então telefonei para o major, falei com amigos e acabei por ir para a Luz."

No segundo ano ao serviço do clube encarnado, João Pinto sagrou-se campeão. Foi no Benfica também que realizou aquele que elege como o jogo da sua carreira: o Sporting- -Benfica, no qual o clube da Luz venceu por 6--3 em pleno Estádio José Alvalade e João Pinto fez um hat-trick. "Esse jogo foi numa altura decisiva, praticamente deu o título ao Benfica, mas claro que a partir desse encontro as exigências foram maiores", recorda.

O avançado deixaria os encarnados após um desentendimento com o presidente de então, Vale Azevedo: "Eu não me zanguei com ele, ele é que se zangou comigo. Ele conseguiu colocar alguns adeptos contra mim pelo facto de eu estar há muitos anos no clube e não ganhar nada. Posso dizer que o Vale Azevedo antecipou a minha saída do Benfica."

João Pinto saiu então do Benfica e foi parar ao Sporting… No clube leonino, o "Menino de Ouro" ganhou outra alcunha -"pai da Equipa"- devido aos diversos passes que dava e que deixavam os avançados na cara do golo. Na equipa leonina conquistou mais um título de campeão nacional. Porém, regressar ao clube da Luz, vestindo a camisola do maior rival, foi uma experiência marcante para João Pinto: "Não foi fácil, tentei alhear-me dessa situação, mas passei anos naquela casa e as pessoas não querem saber o que se passou, só vêem as coisas pelo lado ruim. Apesar de tudo, sempre fui respeitado pelos adeptos do Benfica e do Sporting."

O jogador bracarense falou também dos maus momentos vividos na sua carreira: as agressões a Paulinho Santos e ao árbitro argentino Angel Sanchez no Mundial de 2002: "Não guardo mágoa nenhuma do Paulinho, aliás, no seu jogo de despedida trocámos a camisola, e quanto ao árbitro conversámos depois, no julgamento na FIFA, e ele disse-me que se pudesse tiraria a queixa e eu, se pudesse, não faria o que fiz."

João Pinto pensa terminar a carreira este ano, mas não quer ser treinador: "Quero ver se faço algo ligado ao futebol, mas não treinador. Não quero saltar de casa em casa, não é esse tipo de vida que pretendo para o futuro." No final da entrevista, ainda brincou: "Este ano tenho que parar, até o meu treinador é mais novo do que eu."

O jogador é um pai babado. O seu primeiro filho, Tiago Pinto, 19 anos, está emprestado ao Olivais de Moscavide, pelo Sporting, e segue as pisadas do pai: "Nós conversamos sobre o que se passa durante os treinos, na escolha dos clubes, fui ver o primeiro jogo dele esta época...".

Quando indagado sobre o talento do filho, o avançado bracarense não hesita: "Pessoas ligadas directamente à carreira dele dizem-me que ele é muito bom jogador, só tem que ser bem acompanhado." Mas João Pinto não pensa gerir a carreira do filho: "Não deve ser fácil ser empresário do nosso próprio filho", conclui.

in dn

JotaCC

A.COSTA

Jogadores deste calibre não deveriam terminar.

Parece que as pessoas têm memória curta e bons hábitos. É que não há memória de 1 jogador de tão elevado currículo e que, com esta idade, tenha um rendimento tão bom.

JOGADORES COMO JOÃO PINTO TORNAM O SCBRAGA MAIS CONHECIDO NO "MUNDO"
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Schumacher

Nunca mais me vou esquecer do golo contra a Inglaterra no Euro 2000...

João Pinto é grande!

Anabela

Que faça a época da vida dele no Braga para acabar em grande!

ZGANDULO

Quote from: Schumacher on 15 de September de 2007, 23:55
Nunca mais me vou esquecer do golo contra a Inglaterra no Euro 2000...

João Pinto é grande!

Esse golo deixou-me de boca aberta perante a mobilidade do seu corpo e o acreditar que conseguia meter a bola por ali...Ah João Pinto!!!! O quanto me encheu de orgulho humilhar os elitistas Ingleses!!!

E porque é nosso e será sempre recordado como um gigante que fez muito pelo nosso ENORME, BRAVO JOÃO PINTO!!!

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

fjmp_scb

[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

1

Tantos anos e continua a ser expulso como foi 6ª  ::)

disco infiltrator

Um privilégio para o SCB ter um jogador como o JVP

A.COSTA

Quote from: disco infiltrator on 17 de September de 2007, 00:05

Não podia estar mais de acordo. Estes jogadores elevam o futebol. Só tenho pena da sua idade e que não possa jogar bastantes anos em Braga.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

braga2007

Quote from: disco infiltrator on 17 de September de 2007, 00:05

Tudo dito, uns dos melhores jogadores portugueses de sempre.

Jamiro

1º de maio

um senhor do futebol português que nos vai deixar saudades.

ribas

Um jogador com a categoria do Vieira deve acabar a carreira em grande. Logo, proponho que o Braga este ano ganhe o título, a Taça de Portugal, a da Liga e UEFA. É o mínimo que a equipa pode fazer para homenagear o puto maravilha.

PS: Não queria abusar, mas já agora tragam o caneco da amizade tb :-D.

Pedro_RBA

Quote from: ribas on 19 de September de 2007, 17:16
Um jogador com a categoria do Vieira deve acabar a carreira em grande. Logo, proponho que o Braga este ano ganhe o título, a Taça de Portugal, a da Liga e UEFA. É o mínimo que a equipa pode fazer para homenagear o puto maravilha.

PS: Não queria abusar, mas já agora tragam o caneco da amizade tb :-D.

Não esquecer a SuperTaça de Portugal e a SuperTaça Europeia :D :D

Saudações Ultras