News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estou preocupado.

Started by Zé, 06 de June de 2006, 21:51

Previous topic - Next topic

Apoio António Salvador desde praticamente p início.
Apesar de lacunas evidentes acho que podemos considerar muito boa a prestação de AS no leme do nosso clube. O good will económico é evidente e apesar de inicialmente o apelidarem de portista e grosseiro, acho que isso é o menos fundamental... mais até lhes digo que prefiro ter nas minhas relações de amizade uma pessoa frontal, grosseira, que uma pessoa que distribua sorrisinhos e palmadinhas nas costas por tudo e por nada. Adiante.
Apesar do SCB estar a viver um períodpo sem paralelo na sua história recente, acho que estamos a enveredar por caminhos perigosos.
Refiro-me à política desportiva.
A SAD decidiu terminar com o projecto da equipa B.
A política de contratações é muito redutora.

Em relação à equipa B já anteriormente apontei as razões de achar um erro a sua extinção.
Em relação à política de contratações, acho que o SCB deveria pensar mais no futuro. O SCb depende bastante de receitas extraordinárias e para que estas aconteçam é essencial uma conjugação de factores, desde a qualidade do jogador até à idade. Como é sabido, a equipa do SCB, começa a cada ano que passa a ficar mais velha. Senão vejamos(idade no decorrer da época):
Paulo Santos- 34 anos
Luís Filipe- 27 anos
Nem- 33 anos
Maurício- 30 anos.
Carlos Fernandes- 29 anos
Madrid- 25 anos.
Vandinho- 28 anos.
JVP- 35 anos
João Tomás-31 anos
Zé Carlos- 31 anos

Refiro-me a estes jogadores, pois serão eventualmente os titulares e simultaneamente pertencem ao SCB. Jogadores emprestados não são importantes no objectivo desta reflexão. Wender e Maciel, como o Rossato...
Os outros jogadores, devido à sua condição de suplentes, dificilmente serão negociáveis...
Preocupa-me este aspecto. Não ponho em causa o valor dos jogadores, mas pretendo alertar para o facto da equipa do SCB ter jogadores, cuja idade, condicionará e bastante a realização de receitas extraordinárias. Qual o nosso futuro?
Como atenuante, aceito perfeitamente se me disserem que esta equipa tem como objectivo lutar pela Liga dos Campeões e não foi possível, enquadrado numa politíca assente no rigor, reunir jogadores, com inegável qualidade, mas mais novos.
Acho importante( não pondo em causa a estabilidade financeira) o SCB lutar por objectivos elevados como é a lua pelo título ou a Liga dos campeões. Acho que a historinha de consolidar um estatuto é válida até certo ponto porque nada mais, ou pouco, acrescentará ao crescimento do clube. Vejam o exemplo do VSC... anos e anos como clube euopeu, granjeou um estatuto, mas não saiu da cepa torta em relação à dimensão humana do clube. Cresceu mais nos últimos anos, devido a acções de MKT que em épocas áureas de anos anteriores.
Espero que sirva de lexemplo aos nossos dirigentes. Não basta ganhar muitas vezes- é fundamental- mas tudo será um esforço infrutífero se eventualmente o SCB não tiver uma politíca geral com uma estratégia e objectivos delineados.
Força Gverreiros

1

As contratações são a pensar no futuro imediato e não a longo prazo. Quando este sairem podem vir outros. Fazer dinheiro com estes é que é improvavel (tirando Madrid e Luis Filipe) mas há que recordar que o Jorge Luiz foi vendido com 30 anos (salvo erro).

Quanto à equipa B a verdade é que a sua extinção vai fazer o Braga poupar "120mil contos" por ano o que é bastante. E quantos da equipa seriam jogadores pra equipa A do Braga? 2? 3? talvez nem tantos. E mesmo que fossem 5 podem ser facilmente emprestados a clubes da honra e assim participam num campeonato bem melhor e mais competitivo.

Quanto à politica desportiva tenho pouco a apontar a não ser talvez os escalões de formação que parecem ultimamente ser negligenciados. Mas pode ser que este novo departamento de prospecção com o João Cardoso e o Barroso mude as coisas.

Quanto a outros aspectos do clube aí há muito a apontar. Marketing, lojas (que agr desapareceram), concentração de serviços. Enfim tantas coisas...

JailBreak

Quote from: 1 on 06 de June de 2006, 22:04
Quanto à equipa B a verdade é que a sua extinção vai fazer o Braga poupar "120mil contos" por ano o que é bastante. E quantos da equipa seriam jogadores pra equipa A do Braga? 2? 3? talvez nem tantos.

E achas que aproveitando 2/3 jogadores para a equipa principal por esse valor anual não é um bom investimento?

A venda de um bom jogador paga facilmente o orçamento da equipa B durante uns tempos.

Só 120mil cts gastam vocês num brasileiro qualquer que nunca viram e que por vezes chega aqui não vale nada.

E dizer que o Braga conseguia(ou consegue) emprestar 5 jogadores facilmente a equipas da Honra é estar a ver as coisas com muito optimismo.

Mas é a minha opinião... e ela vale o que vale...
Em Zurique... nomeadamente... Birmensdorf

As contratações são a pensar no futuro imediato e não a longo prazo. Quando este sairem podem vir outros. Fazer dinheiro com estes é que é improvavel (tirando Madrid e Luis Filipe) mas há que recordar que o Jorge Luiz foi vendido com 30 anos (salvo erro).

Concordo... Dos jogadores que o SCB tem actualmente, os que tem mais mercado são o Madrid e Luís Filipe, por coincidência dos mais novos. O Jorge Luiz saiu com 29 anos, e pode-se dizer que é uma excepção, não concordas?

Quanto à equipa B a verdade é que a sua extinção vai fazer o Braga poupar "120mil contos" por ano o que é bastante. E quantos da equipa seriam jogadores pra equipa A do Braga? 2? 3? talvez nem tantos. E mesmo que fossem 5 podem ser facilmente emprestados a clubes da honra e assim participam num campeonato bem melhor e mais competitivo.

A equpa B custa 60 mil contos ano. a questão não está na equipa B, no projecto, na ideia ou princípio que fundamenta o projecto, mas sim nos escalões mais baixos. Como podes exigir que a equipa B deia frutos se não há investimento na contratação de jovens valores ou "investimento" nos escalões de formação?  

Quanto à politica desportiva tenho pouco a apontar a não ser talvez os escalões de formação que parecem ultimamente ser negligenciados. Mas pode ser que este novo departamento de prospecção com o João Cardoso e o Barroso mude as coisas.

Não te iludas 1, não te iludas... quem ditará a "pospecção" será sempre o empresário. Por excelente trabalho que façam, o empresário terá a "última" palavra.  

Quanto a outros aspectos do clube aí há muito a apontar. Marketing, lojas (que agr desapareceram), concentração de serviços. Enfim tantas coisas...
Força Gverreiros

Quote from: JailBreak on 06 de June de 2006, 22:09
Quanto à equipa B a verdade é que a sua extinção vai fazer o Braga poupar "120mil contos" por ano o que é bastante. E quantos da equipa seriam jogadores pra equipa A do Braga? 2? 3? talvez nem tantos.

E achas que aproveitando 2/3 jogadores para a equipa principal por esse valor anual não é um bom investimento?

A venda de um bom jogador paga facilmente o orçamento da equipa B durante uns tempos.

Só 120mil cts gastam vocês num brasileiro qualquer que nunca viram e que por vezes chega aqui não vale nada.

E dizer que o Braga conseguia(ou consegue) emprestar 5 jogadores facilmente a equipas da Honra é estar a ver as coisas com muito optimismo.

Mas é a minha opinião... e ela vale o que vale...

Concordo totalmente...
Força Gverreiros

joao da cal

Esta equipa é um projecto que se vem a desenvolver há alguns anos. Sim, está na altura de começar a renovar, mas este ano é o da "colheita dos frutos", o ano do tudo ou nada. Poderá ser um investimento arriscado e marcar o fim do ciclo, se assim for acredito na eficiência de quem está "à frente" para proceder a essa renovação.

JailBreak

Boas

Apesar de ser investimento arriscado é preciso levar em conta os exemplos que existiram no futebol Português, em equipas com jogadores desse tipo e em fim de carreira. E em todos os que me lembro, nenhum deles acabou bem.

Se vermos os jogadores que o Zé indicou, são quase todos jogadores que à partida serão titulares(ou quase todos)  e estamos a falar de 10 jogadores.
Em Zurique... nomeadamente... Birmensdorf

1

Que competitividade teriam os jogadores da equipa B? que espirito ganhador? nunca iriam sair da 2ªB.

Já agora digam-me que jogadores da equipa B têm neste momento lugar na equipa A. Sinceramente só o Eduardo.

Já fui mais a favor da equipa B. Nos moldes que existia não valia a pena. Um clube satelite era bem melhor.

E só pra citar um caso (e o de maior sucesso) o Sporting não tem equipa B já há muito tempo. Ronaldo, Custodio, Moutinho nunca passaram pela equipa B (ainda eram juniores salvo erro). Por alguma razão quase todos os outros clubes (pelo menos os de maior sucesso na formação) acabaram com as equipas B. Ainda por cima o futebol da 2ª B é muito duro, muito diferente do da 1ª liga.

Se o jogador realmente é bom para o nivel que se quer do Braga hoje em dia tem que ter valor pra vir logo dos juniores para a equipa principal. Senão emprestam-no uns tempos a outros clubes (se tiver qualidade não faltam pretendentes).
Acho que a equipa B apostava mais na quantidade que na qualidade. O trabalho das camadas jovens é mais importante em escalões mais novos.

Quanto aos valores da equipa B tinha ideia que era bastante mais. Mas não tenho duvidas que o Braga poupou muito dinheiro com a equipa B e que esse dinheiro se for investido nas camadas jovens é muito melhor investido.

O grande problema é que as sucessivas direcções não acautelam o futuro porque normalmente não esperam ficar muitos anos no Braga. Assim só pensam no tempo em que vão ficar lá.

Mas neste momento o "dinheiro" está acima de tudo. Não se pode desperdiçar "dinheiro". Mas claro que os investimentos não podem ser só a curto prazo, é preciso ver de uma perspectiva mais "larga" e abrangente

1

A equipa é velha... os em principio titulares:

Paulo Santos 34 anos

Luis Filipe 26 Nem 33 Paulo Jorge25 Carlos Fernandes 28

Madrid 24

Hugo Leal   26        Vandinho 28

João Pinto   35                           Tomassen  31

Zé do gol 31

Tirando o Nem e o João Pinto ainda temos jogadores pra mais 2 epocas ao mais alto nivel ( o Nem e o JVP logo se verá)

Pra venda não dão mas pra consumo interno logo se verá  (em principio servem) ;D

BRAGA FOREVER

Amigo Zé a tua preocupação tem razão de existir,mas acho que é exagerada!

Quer aceitemos ou não o nosso Braga, já não é o Braguinha de á 4 anos atrás,e na minha opinião e na tua concerteza ainda bem que não!

A  tua preocupação e a de todos nós, centra-se em saber se realmente vamos aguentar este crescimento meteórico,ou se vamos cair e voltar ao passado, até mesmo entrar por um abismo onde tombou o Guimarães.

Penso muito sinceramente que não.
As bases lançadas são firmes,essencialmente porque foram lançadas pelas pessoas certas na hora certa.

O euro 2004 foi a 1ª pedra, seguindo-se esta gestão fabulosa do António Salvador e a sua administração que tem aos poucos amortizado o passivo e construido grandes equipas com poucos gastos e com bastante retorno.

A nível das outras modalidades talvez tenha falhado,mas mesmo assim continuamos também a crescer como são prova disso o Voleibol feminino e o futsal.

Resumindo e concluindo,acho que não há necessidade de grandes alarmes pois o clube está entregue em boas mãos!! ;)

PS- Zé não concordo nada que chames "velhotes" a jogadores com estas idades: Luís Filipe- 27 anos;Vandinho- 28 anos;Madrid- 25 anos. ;D
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Kilo

Não considero um preocupação,antes um desanimozito não ver jovens jogadores a despontar... Mt eu gosto de ver um Tiago, um Ricardo Rocha ou um Cícero a aparecerem... A ver vamos se esta politica de apostar em valores seguros esta época resulta! Mas estou certo que se está a tentar trabalhar nas camadas jovens para que novos e bons valores surjam no futuro na nossa equipa

Ricardo

Até que enfim, um tópico decente!
Sou a favor da formação. Acho que um clube se deve orgulhar dos seus jogadores e de formar bons jogadores. Mais do que formar jogadores, também forma homens e mentalidades ganhadoras. Em Braga é possível fazer isso, veja-se o caso do ABC.

O SCBraga entrou no projecto da equipa B como todas as outras equipas. Espera-se que subam à 2 honra para que os seus jogadores mais novos possam adquirir experiência numa competição profissional. As equipas B foram proibidas de subir e portanto, perderam um bocado a razão de ser.

Sinceramente, entendo os dois lados da questão. Será melhor ter 25 jogadores numa segunda divisão B, onde a margem de progressão (ie o que podem aprender de quem os rodeia) é mínima, onde o público (mais do que na superliga) escasseia (especialmente em casa) e onde não há um objectivo a perseguir? Mas por outro lado, onde vamos pôr os nossos jovens a competir? Se é verdade que há jovens que com 18 anos têm estofo para jogar na equipa A (Tiago- titular aos 19) há outros que não (R.Rocha - titular aos 22). Pô-los a jogar em equipas menos apetrechadas é uma boa hipótese mas quem dá a certeza que um jogador novo, sem experiência vai ser titular numa equipa mais "fraca"? E quem garante que as equipas os querem? E até é aceitável ter jogadores em várias equipas mas como fazer o acompanhamento destes mesmos jogadores?

Por isso defendo uma equipaB. Dá um certo espaço para desenvolver os jogadores até um certo ponto que não é possível nas camadas jovens. Uma equipa B custa 60 mil contos por ano. Se um jogador subir à equipa A decerteza que, a ser vendido pagará vários anos de equipaB.

Fala-se que só o Eduardo teria qualidades para a A. Embora as opiniões sejam diferentes de pessoa a pessoa estou em crer que pelo menos 4 jogadores poderiam fazer o estágio com a equipaA. Vão-me dizer que o Wellington é mais rentável do que o Paulo Monteiro ou o Miguel Oliveira que ganham 10 vezes menos do que ele e, pelo que vi, têm qualidade superior? Quem é que no seu perfeito juízo diz que um Cândido Costa a ganhar 3000contos é uma solução melhor do que um Pedro Pereira a ganhar 200? Há lugares para jogadores da B na equipa A, só é preciso é ter a coragem de os pôr a jogar. Quem gostava do Tiago quando o Cajuda o pôs na equipa. Era toda a gente na bancada a dizer que ele só jogava porque era afilhado dele...

Em suma. Acho que apesar de todos os senãos a equipa B tinha um propósito e era autosuficiente. Permitia-nos ter debaixo dos nossos olhos os produtos da nossa escola e lançar, directa ou indirectamente para a equipaA um ou dois jogadores por época.

Foi António Salvador quem tomou a decisão de acabar a equipaB, da maneira pior possível, em que a frontalidade que lhe é atribuída não aconteceu, traindo o esforço e dedicação de muitos que sacrifícios fizeram em prol dessa mesma equipa!. Mas isso são contas de outro rosário. Como sempre, estarei aqui para engolir sapos se esta tiver sido a melhor opção mas também cá estarei para voltar a dizer o que digo agora quando se aperceberem do erro que fizeram. O futuro dirá!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

ric

a preocupação do zé é pertinente!
trata-se no fundo de alicerçar a continuidade de um projecto e conseguir as tais mais -valias que só podem vir de uma formação consistente ou de um "empresário amigo".
Com a média de idades apresentada na teórica equipa titular, é evidente que o Braga ganha experiência, peso competitivo mas vai hipotecando o seu futuro. Não vislumbro apostas claras em jovens.O Braga, para além de mDRID E LUIS FILIPE, não tem atletas "na calha" para a explosão.E para as naturais mais-valias...
Tb me parece que vender todos os anos e sempre com óptimos resultados é tarefa dificil (aquase impossivel). Mas parece-me que o Braga não pode adequar a sua estratégia á custa de negócios pontuais, de oportunidades de mercado e de influ~rencia de empresários amigos.Apesar de serem óptimos negócios devido ao seu custo zero, nem sempre esta situação é passível de acontecer sobretudp quando os critérios vão sendo cada vez mais elevados para que um atleta se afirme em Braga.

ora paralelamente a estas apostas claras, parece-me que o clube não tem acompanhado o enriquecimento do plantel com novos valores quer seja da prospecção quer seja da formação.

parece-me que seria improtante o Braga explorar este filão e estou confiante que AS e CC tenham algum plano a médio prazo. Só que para ajá ele não é evidente , 'ara não dizer inexistente.

resumindo:
quer no plano desportivo quer no plano de mera gestão, parece-me que o Braga não está apreparar convenientemente um longo prazo. Posso enganar-me completamente mas continuo a dizer o seguinte:

- O Braga não tem ainda capacidade para oferecer estabilidade económica sem um presidente e "suportes" de peso financeiro

-  Sem AS e a sua conhecida capacidade de negociação e de contactos, o Braga não prepara o médio prazo ao regredir na prospecção e formação. Continua-se a contratar para o "imediato"

Espero sinceramente que esteja enganado. e que a minha ignorancia seja um facto. para bem de todos nós e do nosso Enorme

Reis

Só umas perguntas:

- Todos os jovens que estão emprestados não poderão ser as tais valias daqui a uns anos?!?!?!?
- Será que por termos emprestado os jogadores, eles deixaram de estar nas fileiras do ENORME?!?!?!?
- Quanto aos 60.000 euros da B, o que penso é que num plantel de 25 jopgadores só jogavam 14... Neste momento poderemos ter os 25 a jogar....

- A idade dos titulares (?!) é alta?!?!? OK! Mas o certo é que estamos a ter um banco de luxo (e titulares com qualidades indiscutiveis), com idades compreendidas entre os 25/28 anos...
- O AS está a pensar só no imediato?!?!? CLARO que TAMBÉM está! Ou será que não vamos ESTE ano à pré-eliminatória da UEFA?!?!!? Temos de ter jogadores para este ano, e para os outros anos que aí virão, TENHO a certeza que já está a pensar como serão (hehehe - até rimou...).
- Já ouvi dizer: "se não compreendes tudo, então não tentes mexer no pouco que sabes"
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Guarda-Redes

Concordo totalmente com o Zé! Aliás outro dia em conversa com o BragaForever dizia-lhe o mesmo

Para mim, (espero estar enganado) vamos a medio prazo pagar tudo isto.... Porque reparem:

- Equipa principal: demasiado velha, com poucos jogadores vendáveis
-Equipa B extinta.
-Camadas Jovens: Jogadores nas selecções 0, presenças em fases finais 0

Parece-me que isto pode ser o início para o abismo, e digo isto independentemente dos resultados que possamos vir a ter na próxima época.

Como vai o Braga manter os bons resultados financeiros? É que segundo sei é necessário vender pelo menos um jogador por época para equilibrar as contas.
O Braga não é um grande é o Enorme!

Reis

Quote from: Guarda-Redes on 07 de June de 2006, 10:59
é necessário vender pelo menos um jogador por época para equilibrar as contas.

que tal o Madrid?
Ou o Vandinho?
Ou o PauloJorge?
Ou mesmo o Hugo Leal?

Nenhum destes são jogadores vendáveis?!?!?!?!?

Quanto à equipa B, lembra-te que os jovens não desapareceram... Eles estão a jogar é em outras equipas...
Não haverá transição dos juniores para a B, mas sim dos juniores para outros clubes que os terão a jogar.... Se algum deles despertar interesse para a A, basta os chamar de volta, ou exigir valores por ele (Edinho)...
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Guarda-Redes

Quote from: Reis on 07 de June de 2006, 11:08
Quanto à equipa B, lembra-te que os jovens não desapareceram... Eles estão a jogar é em outras equipas...
Não haverá transição dos juniores para a B, mas sim dos juniores para outros clubes que os terão a jogar.... Se algum deles despertar interesse para a A, basta os chamar de volta, ou exigir valores por ele (Edinho)...

O mal é que também não ha juniores...a nossa formação, segundo me dizem, em termos de valores tá muito fraca.

Guarda-Redes

Quote from: Reis on 07 de June de 2006, 11:08

que tal o Madrid?
Ou o Vandinho?
Ou o PauloJorge?
Ou mesmo o Hugo Leal?

Nenhum destes são jogadores vendáveis?!?!?!?!?

Talvez?! Mas tirando o Madrid nenhum dos outros dará para grandes negócios...

ZGANDULO

Quote from: Reis on 07 de June de 2006, 10:12
- Será que por termos emprestado os jogadores, eles deixaram de estar nas fileiras do ENORME?!?!?!?
- Quanto aos 60.000 euros da B, o que penso é que num plantel de 25 jopgadores só jogavam 14... Neste momento poderemos ter os 25 a jogar....

- A idade dos titulares (?!) é alta?!?!? OK! Mas o certo é que estamos a ter um banco de luxo (e titulares com qualidades indiscutiveis), com idades compreendidas entre os 25/28 anos...
- O AS está a pensar só no imediato?!?!? CLARO que TAMBÉM está! Ou será que não vamos ESTE ano à pré-eliminatória da UEFA?!?!!? Temos de ter jogadores para este ano, e para os outros anos que aí virão, TENHO a certeza que já está a pensar como serão (hehehe - até rimou...).
- Já ouvi dizer: "se não compreendes tudo, então não tentes mexer no pouco que sabes"

Ora cá está um tópico a sério. 8)

Sublinhando o dito do REIS, quero dizer o mesmo e fazer as mesmas perguntas a quem não concorda totalmente com o fim da B...

Agora coloco eu outra questão:

Porque não o SCB funcionar com 2 e não um clube satélite (Vilaverdense e Maria da Fonte)???

A B acabou oficialmente mas os jogadores continuarão a pertencer ao SCB...
Se acham que o nosso plantel principal está velho então olhem para equipas europeias, por ex: ACMilan...Vejam as idades do plantel e façam as contas e comparem as competições...

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Gilberto

Até este momento, nenhum Braguista se pode queixar da Gestão do AS , realizou dinheiro para os cofres do clube e teve excelentes resultados desportivos.
O que me preocupa é que esta época dá-me a sensação que a politica dele mudou, isto é, e como ja foi dito as contractações têm uma idade avançada sendo assim apenas nos seguram o presente, mas como toda a gente sabe e já foi dito pelo proprio AS o Braga tem de vender jogadores para sobreviver, o problema é quem iremos vender nos proximos tempos ???
Acho que a equipa B não devia ter acabado, pois como já foi dito a venda de um jogador dá para pagar a equipa por uns anos.
  Um jogador jovem que jogue na equipa B do braga o seu sonho é chegar a equipa A do Braga, agora um jogador jovem que tem contracto com o Braga e está emprestado a um outro clube, ele quer é jogar seja onde for e se possivel desvincular-se do Braga, vejamos os casos recentes do Edinho e do Henrique.
  O mercado de jovens promessas é um mercado excelente para o Braga explorar, pois vejamos, um jogador de 19 - 20 com talento se não for uma super estrela, falta-lhe a experiencia para se afirmar ,e a equipa B dava para ele a ganhar, certamente que esse jogador não custaria muito aos cofres do clube e se por acaso ele não se afirma-se não era grande o prejuizo, mas caso ele se afirma-se poderia ser grande o seu valor no mercado ex: cicero .
   È isso sim muito arriscado assumir os objectivos que o Braga assumiu para a proxima época e contractar jogadores jovens, por isso mesmo vieram os jogadores que vieram com idades a rondar os 30 anos, poderão assegurar a proxima época, mas não irão certamente assegurar um futuro encaixe financeiro na sua venda, coisa que o nosso Braga precisa para ter uma vida dezafogada !!
  Espero que o nosso presidente não tenha perdido essa qualidade que demonstrou, ao descobrir bons talentos a custo 0 e com mercado para assegurar o futuro do clube.
S.C. BRAGA -CONTIGO ATÉ MORRER !!