News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/09

Started by Ricardo Gonçalves, 07 de September de 2007, 02:20

Previous topic - Next topic

Ricardo Gonçalves

Acreditar com garra
TRÊS REVIRAVOLTAS COM JORGE COSTA AO LEME E SEMPRE AO SOAR DO GONGO

Em 33 jogos como técnico principal do Sp. Braga, encontros particulares incluídos, Jorge Costa só por três vezes viu a sua equipa operar reviravoltas no marcador. Em todas essas situações, os arsenalistas venceram por 2-1 depois de terem ficado bem cedo em desvantagem, sendo o Estrela da Amadora a vítima preferencial dos sucessos alcançados ao soar do gongo. Acreditar até fim, jogando com garra, tem sido a receita essencial.

No passado sábado, os tricolores conheceram pela segunda época consecutiva a amargura de serem desfeiteados na recta final do encontro. Desta vez, foi o austríaco Linz a levar o público minhoto ao rubro. A 26 de Fevereiro tinha sido Wender a facturar no "photo finish", noutro dos raros momentos em que Jorge Costa ajustou o figurino táctico, acabando o jogo com quatro avançados após a troca do médio Castanheira pelo flanqueador Davide, aos 76'. Foi logo na sua segunda experiência como primeira figura no banco após a estreia triunfante em Parma, a 22 de Fevereiro, quando rendeu Rogério Gonçalves. Mudar pode compensar nos momentos certos e Jorge Costa sabe tirar os trunfos da manga.

Mais informação na edição impressa de Record

miguelscb

Tareia matinal em semana... de alívio
Os anunciados dois treinos para ontem não se confirmaram com Jorge Costa a promover um sessão de trabalho única e desgastante do ponto de vista físico
J.F./A.R.

Aproveitando o facto da folga competitiva no fim de semana a contar para a Bwin Liga, Jorge Costa tem trabalhado a equipa em moldes um pouco diversos dos habituais, reservando a manhã de ontem (num dia que fora anunciado como de sessão dupla mas que, afinal, se ficou pela matinal) para testar os limites físicos dos jogadores, num treino que se estendeu por duas horas nos relvados de apoio do Estádio AXA. Depois de na véspera ter trabalho em dose dupla, a manhã de ontem acabou por versar a força explosiva, exercícios que alternou com jogos em campo reduzido. Já com Hussain integrado, e com João Tomás, Paulo Santos e Bruno Tiago entregues ao departamento médico, a principal nota do dia foi para a ausência de Wender. O jogador lesionou-se nas costas no decurso de um lance na peladinha de quarta-feira à tarde e teve que abandonar o relvado. Ontem apresentou-se muito limitado na mobilidade e apenas fez tratamento, estando afastada a circunstância de voltar aos treinos no tempo que falta da semana em curso. Com uma folga para o plantel aprazada para domingo, só na segunda-feira deverá ser possível ver Wender de regresso ao relvado. Outro jogador integrado no treino matinal foi o guarda-redes Nélson, dos juniores. Os jogadores regressam esta manhã ao trabalho, em nova sessão de carácter privado, tendo no horizonte o jogo de amanhã, em Gouveia, frente à Académica, para o V Troféu Estrela. Uma boa maneira de manter os jogadores em competição em dia de jogo da Selecção Nacional.
Da chacra para o relvado

Terminada a aventura no FC Porto, o novo médio criativo do Braga prepara-se para renascer sob o comando técnico de Jorge Costa, a quem jurara... fidelidade
J.F.

Quem anda no futebol construiu, assim que começou a "invasão" brasileira no futebol luso, a imagem de que os atletas provenientes do lado de lá do Atlântico têm tanto de bons futebolistas como de... malandros e obcecados pelo dinheiro. Como em tudo na vida, seria um erro enorme tomar a parte pelo todo e Jorginho é prova viva disso mesmo, ou seja, de que há jogadores oriundos do Brasil que nada têm que ver com essa imagem. Natural da "Princesinha do Sul", como ficou conhecida a localidade de Goiatuba, Jorginho ou o "menino d'ouro", denominação que lhe foi atribuída em Setúbal pelas quatro épocas fantásticas que passou junto ao Sado, chegou a Portugal à... segunda tentativa, já que, anos antes, esteve à experiência no Marítimo e não agradou. Um "pacote" que inseriu também Hugo Alcântara e Robson trouxe-o do Grémio Inhumense para Setúbal. Aliás, as tentativas para sair do Brasil não se ficaram por aí e até à China foi prestar provas, igualmente sem sucesso, isto apesar de já figurar como internacional sub-20 pelo Brasil. Nada extrovertido, Jorginho dedica todo o tempo livre à família em que se apoia na vontade férrea de singrar no futebol. Ainda assim, nos primeiro anos em Portugal, onde chegou pela mão de Jorge Jesus, não era dos mais bem pagos do plantel, auferindo 1100 contos, uma situação melhorada assim se ouviu falar do interesse de clubes espanhóis e dos "grandes" de Lisboa. Numa "jogada" de antecipação ficou de prevenção em Setúbal, assim que Marco Ferreira trocou o Sado pelo Douro, tendo-lhe sido dito que seria o substituto de Deco no FC Porto. Seduzido pelo sonho de representar o campeão europeu, terminou um ano mais tarde um ciclo de quatro épocas em Setúbal. Contudo, o mediatismo e importância que ganhou no futebol ao ingressar nos "dragões", onde cumpriu o sonho de ser campeão, não alterou em nada o seu quotidiano quase de... reclusão , comprando uma casa junto ao mar, em Vila Nova de Gaia, hábito que trouxe de Setúbal. As férias também não variam e são sempre na terra natal, onde o espera um ritual com muitos anos: pouco tempo depois de chegar reserva o campinho da chacra onde deu os primeiros toques e joga com os amigos. No final solta-se o forró e o churrasco é rei.
 
Golo para a história


Jorginho, um dos eleitos de Co Adriaanse entrou para a história do campeonato conquistado pelo FC Porto em 2005/06 ao marcar, em Alvalade, o golo da vitória dos portistas (1-0) que cortou a tentativa de recuperação do "leões" rumo ao título. Foi o penúltimo golo que marcou pelos "dragões", já que o último foi na época passada diante do... Setúbal (5-1). Uma estatística a que não é estranha a pouca utilização que Jesualdo Ferreira lhe deu na última temporada e que quase anunciou a dispensa.
 
Eleito


Ficou um ano de prevenção em Setúbal com a garantia de que assim que Deco saísse do FC Porto ele seria o substítuto
In o jogo

miguelscb

Para ganhar de várias formas

Académica e Braga só têm encontro marcado para a I Liga em Janeiro, na jornada que encerra a primeira volta, mas quis o destino que um troféu com nome de serra antecipasse um reencontro tão tardio no tempo e, assim, no sábado, medirão forças no Estádio Municipal do Farvão, em Gouveia. Interessado em manter o ritmo competitivo, Jorge Costa vai, ainda assim, dar descanso a alguns dos jogadores mais utilizados nos três jogos que já leva a Bwin Liga, abrindo a porta a outros para ganharem ritmo de competição e o entrosamento que só surge nestas ocasiões. Será pois uma equipa diferente da habitual, e com Jorginho a estrear-se, aquela que subirá a serra para... ganhar. Só que de várias formas, primeiro alternativas válidas no plantel e depois o troféu.

Resistir ao assalto do Belenenses

Assim que soube estar na lista de dispensas do FC Porto, Jorginho ficou abatido mas não derrotado, acabando por entrar num labirinto com duas saídas - em ambas encontraria amigos como treinadores. De um lado Jorge Costa, que conhecera no FC Porto e que o seduziu pelo convite e projecto, por outro Jorge Jesus, o técnico que o levou para Setúbal. Foram semanas em que a sua personalidade forte, tipo "cubo de gelo", ficou bem vincada, não cedendo à pressão que veio do Restelo com telefonemas constantes para que rompesse com a palavra dada e rumasse a Belém. Com 138 jogos na I Liga, Jorginho deve estrear-se amanhã pelo Braga num particular diante da Académica.

Bracarenses querem honrar a camisola

A equipa de futsal Braga/AAUM (finalista da Taça ) prepara-se para disputar a Supertaça com o Benfica (campeões nacionais e vencedores da Taça), em encontro marcado para domingo, pelas 15h00, no Pavilhão Municipal da Mealhada. Lino, capitão dos bracarenses, sublinhou ontem que o desafio está a ser encarado com "objectivo de ganhar", embora reconheça que as duas equipas apresentam "condições e argumentos" distintos inerentes ao facto da equipa da Luz competir num escalão superior. "Também temos valor e estamos a trabalhar há duas semanas na preparação deste jogo. Vamos entrar com o objectivo de vencer, mas sobretudo com muita vontade de dignificar esta camisola". A abordagem ao jogo foi feita em conferência de Imprensa, que serviu também para a apresentação do novo patrocinador oficial da modalidade - SABSEG Seguros, com quem foi celebrado um protocolo por três épocas - e ainda dos novos equipamentos, de cor azul, idêntico ao segundo equipamento da equipa de futebol profissional.

In o jogo

Pedro-SCB

Sp. Braga defronta Académica no sábado


O Sp. Braga vai defrontar no próximo sábado em Gouveia a Académica de Coimbra, em jogo particular relativo ao V Troféu Estrela, organizado pelo município serrano.

O encontro está agendado para o Estádio Municipal do Farvão, às 16h00. Os minhotos realizaram esta quinta-feira mais uma sessão de trabalho que visou fundamentalmente o reforço da condição física.

O avançado austríaco Roland Linz e o central peruano Rodriguez encontram-se em representação das respectivas selecções nacionais. Stélvio Cruz também não treinou, uma vez que está em estágio com a Selecção Nacional Sub-19.

No boletim clínico continuam a constar o guarda-redes Paulo Santos, o avançado João Tomás e o médio Bruno Tiago, que prosseguem os planos de recuperação estabelecidos pelo departamento médico.


in maisfutebol

Pedro-SCB

Afinar motores para seis jogos em vinte dias


Daqui a exactamente uma semana, o Braga dará início a uma série de jogos muito importantes, que definirão o futuro imediato da equipa de Jorge Costa na Liga portuguesa, Taça UEFA e Taça da Liga. A equipa minhota tem, por isso, aproveitado esta semana de paragem competitiva para carregar baterias rumo a mês intenso, ao longo do qual terá de jogar praticamente de três em três dias.

Na próxima sexta-feira (dia 14), os arsenalistas deslocam-se a Setúbal, na quarta jornada da Liga, jogando na quinta-feira seguinte (dia 20) com o Hammarby, na Suécia, a primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. Segue-se, três dias depois (dia 23), a recepção ao Benfica, que antecede a entrada em competição na terceira ronda da Taça da Liga (dia 26), cujo sorteio será realizado hoje. Para o dia 30, está marcada a difícil deslocação a Guimarães, fechando-se o ciclo com a segunda mão da eliminatória com o Hammarby, a 4 de Outubro.

O treino de ontem não trouxe novidades, com as ausências esperadas de Linz, Rodriguez e Stélvio, que estão ao serviço das selecções, e o habitual trabalho de recuperação das lesões dos guarda-redes Paulo Santos e Kieszek, do médioBruno Tiago e do avançado João Tomás.


in jn

nandes




Jair Baylón sem certificado




Os peruanos do Alianza Lima continuam sem enviar o certificado internacional do jovem peruano e o Sporting Clube de Braga deve recorrer à FIFA, a ponto de pedir o certificado provisório do avançado.

A ausência do avançado peruano nos convocados de Jorge Costa nas três primeiras jornadas da competição deve-se à ausência do certificado internacional. Cabe à Federação Peruana de Futebol enviar o documento para Portugal, após o Alianza Lima, anterior emblema da jovem promessa daquele país da América do Sul, enviá-lo para a sua Federação, contudo o processo está cheio de dúvidas e contradições, facto que tem deixado os bracarenses desagradados, e o avançado à beira de um ataque de nervos.
Perante a situação e as contínuas complicações, sem explicação plausível, o Sporting Clube de Braga deve recorrer mesmo à FIFA, de modo a pedir o certificado do atleta, que foi ins-crito na Liga de Clubes, bem como faz parte da lista que seguiu para a UEFA.
Com a aproximação da eliminatória com o Hammarby, tal como o jogo com o Vitória de Setúbal, os arsenalistas pretendem resolver este desiderato esta semana.
Noutro âmbito, os arsenalistas voltaram ontem ao trabalho, numa sessão matinal, onde não estiveram presentes Rodriguez, Stélvio e Linz, atletas que se encontram ao serviço das respectivas selecções nacionais. Paulo Santo, João Tomás e Bruno Tiago continuam entregues ao departamento clínico e a cumprir os respectivos planos de recuperação. Por seu turno, recorde-se que, devido à paragem dos campeonatos, os arsenalistas defrontam amanhã a Académica.



In Correio do Minho




========================================================================




Comentário

Ambição

por VITOR RODRIGUES



O Braga continua a apostar forte no objectivo de encurtar distâncias para os três maiores emblemas nacionais, como se confirma pela política desportiva colocada em prática na preparação da nova época, nomeadamente no capítulo dos reforços. Com Jorge Costa a manter-se como timoneiro da equipa, o presidente, António Salvador, garantiu a entrada em cena no plantel de 15 novos jogadores – um dos maiores cabazes de reforços da Bwin Liga –, tendo o brasileiro Jorginho sido o último a chegar, aceitando trocar o FC Porto pela formação minhota. Ora, centrando a análise neste avançado brasileiro, um jogador já com uma carreira extensa no futebol nacional, percebe-se a aposta de Jorginho, dado que ingressou num clube com o claro objectivo de aumentar a pressão sobre FC Porto, Sporting e Benfica, não negligenciando a conquista de fronteiras europeias. Pelo caminho ficou o campeão nacional, saída explicada pela ausência de aposta de Jesualdo Ferreira nas suas capacidades, enquanto a vê-lo passar ficou o Belenenses, onde Jorge Jesus, o treinador que o lançou no Vitória de Setúbal, (des)esperava pela sua companhia. Jorginho preferiu o Braga, uma escolha que se percebe, porque ingressa num emblema em crescente afirmação, com uma estrutura logística e financeira só suplantada pela existente nos denominados grandes, o que é um garante de tranquilidade para o grupo de trabalho. O único senão é a fortíssima concorrência que enfrenta nesta sua intenção de voltar ao topo, porque, de facto, Jorge Costa tem um plantel com opções em quantidade e qualidade que, é seguro apostar nisso, voltará a fazer uma época tranquila e a pisar calcanhares mais descuidados...
 
Reencontros
Bom Jesus no Bonfim


Na próxima ronda da Bwin Liga, o Braga desloca-se ao recinto do Vitória de Setúbal, um clube com cada vez mais ligação ao Minho, como se comprova pelo empréstimo de jogadores dos bracarenses aos sadinos (Eduardo, Filipe Gonçalves e Matheus) e pelo retorno de Ricardo Chaves ao Bonfim. Além disso, também Bruno Gama jogou, na época passada, na Cidade dos Arcebispos, e Carlos Carvalhal, o técnico dos setubalenses, começou a última temporada em Braga. Muita gente, portanto, que tentará mostrar serviço...


In O JOGO




UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL