News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/09

Started by Pedro-SCB, 01 de September de 2007, 08:49

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

Jorginho diz que deu um passo em frente
AVANÇADO TROCOU O FC PORTO PELOS MINHOTOS
   
      
Jorginho, ex-FC Porto, reconheceu hoje que o contrato com os minhotos, válido por quatro temporadas, é um passo em frente na carreira.

O avançado, de 30 anos, realizou hoje de manhã o primeiro treino sob as ordens de Jorge Costa, poucas horas depois de se ter desvinculado dos portistas, onde esteve nas últimas duas épocas e meia.

"Não prometo nada, mas sim muita dedicação todos os dias, como sempre o fiz e vou dar o máximo para ajudar os meus companheiros", afirmou Jorginho, que sobre o facto de ter passado do FC Porto para o Sporting de Braga refere: "Não é um passo atrás, mas sim um passo para a frente."

"Espero mostrar a cada dia que posso ser titular", sublinhou.

O presidente da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) arsenalista, António Salvador, afirmou que Jorginho era o jogador que todos queriam em Braga, e daí os esforços que foram feitos para a contratação.

"O Jorginho era um jogador que todos nós e a equipa técnica desejávamos e a SAD soube ser paciente e esperar para que tal fosse possível, e só o foi porque a SAD e o presidente do FC Porto deram a sua colaboração", referiu.

E elogiou: "Vai ajudar muito para que o grupo de trabalho, que já é forte, seja mais forte ainda".

+++++++++++++++++++++++++++++++

Jorginho na recepção ao Estrela
TREINOU HOJE PELA PRIMEIRA VEZ COM OS MINHOTOS

   
O avançado Jorginho chegou hoje a Braga, treinou, e foi convocado para a recepção, amanhã, ao Estrela da Amadora, em jogo da terceira jornada.

A chamada do ex-jogador do FC Porto, é apenas uma das novidades de uma lista de convocados de Jorge Costa em que também o médio Stélvio Cruz - que quinta-feira foi chamado para a selecção de sub-19 - faz a estreia.

De fora, por lesão, ficaram João Tomás, ainda a recuperar de uma rotura muscular na coxa direita. Paulo Santos, que ainda não se estreou na presente temporada futebolística, também continua de fora, tal como o lateral esquerdo Carlos Fernandes, por opção.

"O Estrela é uma equipa difícil, com qualidades, com um treinador que sabe orientar bem os seus jogadores, mas o Braga está preparado para, no final, sorrir mais uma vez", afirmou o treinador-adjunto Aloísio.

Lista de convocados:

Guarda-redes:
Dani Mallo e Ricardo

Defesas:
João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Anílton e César Peixoto

Médios:
Castanheira, Madrid, Vandinho, Frechaut, Stélvio Cruz e João Pinto

Avançados:
Jorginho, Zé Manel, Linz, Jaílson, Hussaine e Wender

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

António Salvador: «Braga assume-se como favorito»
PRESIDENTE CONFIANTE NA ELIMINAÇÃO DO HAMMARBY

      
O presidente dos minhotos, António Salvador, reconheceu que o sorteio da UEFA foi favorável aos bracarenses que vão defrontar os suecos do Hammarby, na primeira eliminatória, e diz que o objectivo é fazer, pelo menos, o mesmo que na temporada passada, em que atingiu os oitavos-de-final.

"Dentro do possível, penso que foi um bom sorteio. Não há equipas fáceis nestas competições e é preciso demonstrar em campo que somos melhores e tudo vamos fazer para passar esta eliminatória", afirmou António Salvador.

Para o líder bracarense, os objectivos passam por "entrar na fase de grupos" e aí ter "alguma sorte no sorteio" para poder "igualar o feito da época passada ou até fazer melhor".

"O Braga assume-se como favorito nesta eliminatória, mas vai ter que provar isso dentro do campo", sublinhou.

O Hammarby ficou em terceiro lugar no último campeonato sueco e venceu três jogos na Taça Intertoto, lembrou António Salvador, o que o levou a concluir que se trata "de uma boa equipa".

Por sua vez, o treiandor-adjunto do Sporting de Braga, Aloísio, disse que "as equipas são sempre difíceis" nesta competição, mas considera que o Hammarby "é um adversário aceitável".

"Jogando primeiro fora poderemos ter alguma vantagem, procurando defender o resultado mas resolver as coisas no segundo jogo, em casa", apontou.

O Sporting de Braga joga na Suécia, frente ao Hammarby, a 20 de Setembro, o encontro da primeira-mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. A segunda mão realiza-se em Braga, a 4 de Outubro.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Brinde sueco saiu ao Sp. Braga
VIDA ÁRDUA PARA U. LEIRIA, BELENENSES E P. FERREIRA


O Sp. Braga terá, à partida, a missão mais fácil de todas as equipas portuguesas na Taça UEFA, quando visitar os suecos do Hammarby na primeira mão da 1.ª eliminatória, a 20 de Setembro, recebendo-os depois a 4 de Outubro, de acordo com o sorteio de hoje.

Isto porque, embora as datas dos jogos sejam as mesmas, os adversários das restantes equipas portuguesas são bem mais coriáceos.

Senão vejamos: o P. Ferreira estreia-se na Europa recebendo o AZ Alkmaar, rumando depois à Holanda, e, por seu turno, a U. Leiria viaja até à Alemanha onde a espera o Bayer Leverkusen.

Mas quem ficou mesmo em maus lençóis teóricos foi o Belenenses, a quem cabe o braço-de-ferro com o histórico Bayern, primeiro em Munique. Pode ser que no Restelo haja uma boa surpresa para os azuis... e para Portugal!


in record

Pedro-SCB

Chegou, viu, treinou-se, foi apresentado e seguiu para estágio
Jorginho convocado


Em apenas 24 horas, Jorginho rescindiu com o FC Porto, assinou pelos bracarenses, treinou-se no Minho, foi apresentado por António Salvador e convocado por Jorge Costa. A mesma vertigem sentiu Linz quando trocou o Boavista pelo Sp. Braga. Mas ao contrário do austríaco, que se estreou com apenas um treino realizado, o brasileiro terá de aguardar mais uns dias pela entrada em campo com a camisola 7.

Integração à velocidade-luz, sublinhada pela chamada surpreendente aos convocados, escassos minutos após ter realizado o primeiro treino pelo Sp. Braga, no arranque da terceira aventura de Jorginho no campeonato português — tudo começou em Setúbal, teve sequência no Dragão e prossegue, agora, no Minho.

Lido pela primeira vez o nome numa convocatória bracarense — é verdade que o brasileiro segue para estágio, mas fá-lo apenas para tomar contacto com as novas rotinas e os novos companheiros, pois está fora de hipótese entrar hoje em campo, já que teria de ser inscrito com 72 horas de antecedência —, Jorginho acompanhou o presidente do Sp. Braga, António Salvador, à sala de Imprensa e aí revelou as impressões iniciais.

«Passo atrás na carreira? Longe disso! É, sim, um passo em frente, porque, aqui, as pessoas apostam em mim, enquanto no FC Porto, como era sabido, não fazia parte das opções do treinador» — mais claro e convincente era quase impossível.

Jorginho voltou a carregar nos adjectivos ao anunciar ter trocado «um grande por outro grande», ajudando António Salvador a completar o cenário desenhado para a época 07/08. «Estão reunidas todas as condições para viver muitas alegrias no Sp. Braga», disse o atacante, já com um contrato de quatro anos assinado, consequência de um derradeiro esforço do clube, que esteve longe de implicar alterações do orçamento previsto para a actual temporada. Palavra de António Salvador, com o líder dos bracarenses também a não poupar nos elogios:

«Era mesmo o homem que faltava para formarmos um grande plantel.»

+++++++++++++++++++++++++++++++

Hammarby só conhece a boa técnica do Sp. Braga

Para o técnico do Hammarby, o adversário do Sp. Braga na primeira eliminatória da Taça UEFA, o clube português é praticamente desconhecido. Tony Gustavsson apenas sabe que se trata de uma equipa «muito forte tecnicamente», informação prestada por quem já passou pelo futebol português.

O guarda-redes Lars Eriksson, que passou pelo FC Porto entre 1995 e 1998, faz parte da actual equipa técnica liderada por Gustavsson, tendo, por isso, servido como primeiro «informador» do clube sueco. «Disse que se trata de uma equipa muito forte tecnicamente, mas pouco sabemos. De qualquer forma, que tínhamos como possíveis adversários cinco bons cabeças-de-série, por isso certamente que teremos pela frente um obstáculo difícil», afirmou o técnico principal do Hammarby.

Tony Gustavsson destacou que jogar frente a «uma boa equipa de Portugal» deve servir de motivação, por isso apelou ao apoio dos adeptos no jogo da primeira «mão».

++++++++++++++++++++++++++++++++++++

«Adversário ao nosso alcance», diz Aloísio

Aloísio considera que o Sp. Braga reúne todas as condições para levar a melhor sobre os suecos do Hammarby, mas alerta para o perigo de subestimar o adversário. «Estão numa fase adiantada na preparação em relação a nós», lembra o adjunto de Jorge Costa.

«O Hammarby tem uma equipa muito competitiva e no seu estádio o ambiente é muito forte, pois o seu público é muito aguerrido. Eliminaram na Intertoto uma das boas equipas da Holanda, o Utrecht», disse Aloísio, reforçando: «Neste momento tem já 19 jogos disputados no campeonato sueco e está numa fase adiantada na preparação em comparação com o Braga».

Não obstante as necessárias cautelas, o técnico brasileiro diz que o Hammarby «é um adversário ao alcance» da equipa minhota.

«Preparados e tranquilos» para o Estrela

O Sp. Braga estreou-se na Bwin Liga com um vitória no Restelo, por 2-0, e o moral da equipa está em alta. «Sabemos bem das dificuldades que o Estrela nos vai colocar, mas estamos preparados e tranquilos», garante Aloísio, acrescentando: «O Sp. Braga vai ter de lutar muito e vai entrar neste jogo tal como sempre faz, para somar os três pontos».

++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Jorginho nos convocados do Sp. Braga

Jorginho foi apresentado esta sexta-feira como reforço do Sp. Braga e foi de imediato chamado por Jorge Costa para a recepção ao Estrela da Amadora, agendada para sábado.

O médio brasileiro integra o lote de 19 convocados que seguiram para estágio, o mesmo acontecendo com o jovem Stélvio, que se estreia nas convocatórias para jogos oficiais na presente época.

Lista de convocados:
Dani, Ricardo, Rodriguez, César Peixoto, João Pereira, Frechaut, Paulo Jorge, Jorginho, Hussaine, João Pinto, Castanheira, Madrid, José Manuel, Stélvio, Jaílson, Anilton, Wender, Linz e Vandinho.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++

«Foi um bom sorteio» (António Salvador)

António Salvador ficou satisfeito com o sorteio que colocou os suecos do Hammarby no caminho do Sp. Braga. O presidente dos arsenalistas alerta que não há equipas fáceis mas assume o objectivo de seguir para a fase de grupos, para ir o mais longe possível.

«Foi um bom sorteio. Não há equipas fáceis e teremos de demonstrar dentro do campo que somos melhores», começou por referir Salvador, elogiando o adversário: «Trata-se de uma boa equipa da Suécia. Ficou no terceiro lugar na época passada, ganhou os três jogos da Taça Intertoto e foi campeão em 2001. Ainda assim, tudo faremos para passar esta eliminatória».

«As nossas aspirações mantêm-se intactas: queremos entrar na fase de grupos e, em função do sorteio, ir o mais longe possível na competição».

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Jorginho apresentado em Braga: «Prometo muita dedicação»

Depois de ter rescindido com o FC Porto, o médio brasileiro Jorginho foi ao início desta tarde apresentado como novo reforço do Sp. Braga, tendo assinado contrato válido por quatro épocas.

«O Sp. Braga também é um grande clube, que hoje em dia a maior parte dos jogadores quer representar. Por isso, estou feliz por estar aqui e só espero poder dar muitas alegrias a todos», começou por afirmar o jogador, que se torna no 16.º reforço para a nova época do plantel orientado por Jorge Costa.

«Não prometo nada, apenas muita dedicação no trabalho do dia-a-dia, conforme sempre fiz ao longo da minha carreira. Vou sempre dar o máximo dentro do campo para ajudar os meus novos companheiros», atirou.


in abola

Pedro-SCB

Terminou o mercado


Dezasseis contratações depois o plantel minhoto está definitivamente encerrado e, acredita-se, preparado para jogar ao mais alto nível nas quatro frentes em que vai participar - Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA. Num grupo onde reina a polivalência mas onde, sobretudo, há enorme qualidade para ser um dos principais clubes portugueses, a questão que se coloca, neste príncipio de época, é se no meio de tantos craques haverá uma equipa. Em Belém, depois de uma entrada em falso diante do FC Porto, ficou a sensação de que o Braga está, de facto, um patamar acima da média dos outros clubes portugueses. Contudo, e a acreditar no que têm sido os jogos em casa dos minhotos nas últimas temporadas, é contra equipas fechadas que mais dificuldades sentem. Hoje, frente ao Estrela, será isso que todos esperam: um adversário retraído e a jogar no erro contrário, apostando, se possível, nas bolas paradas. À excepção do homem mais avançado, pois surgirá Linz no lugar do lesionado João Tomás, o Braga não deve mexer mais no onze, o que equivale por dizer que a mais recente estrela - Jorginho - começará no banco dos suplentes. Marcar cedo é, neste cenário, o mais aconselhável, caso contrário haverá cobrança, pois ninguém, da bancada à SAD, ficará de boca calada se houver mais pontos perdidos em casa.

Braga - Estrela da Amadora


Estádio AXA, em Braga
18h45 | SportTV

Rui Costa [AF Porto]
Celso Pereira + Tiago Leandro

Braga
Treinador Jorge Costa

12 | Dani Mallo GR
47 | João Pereira LD
3 | Paulo Jorge DC
2 | Rodriguez DC
21 | César Peixoto LE
23 | Madrid MD
10 | João Pinto MO
88 | Vandinho MO
8 | Hussain AD
15 | Wender AE
29 | Linz AV
37 | Ricardo GR
22 | Anilton DC
17 | Frechaut MD
14 | Castanheira MO
7 | Jorginho MO
18 | Zé Manel AD
20 | Jailson AV

Estrela da Amadora
Treinador Daúto Faquirá

1 | Nélson GR
2 | Rui Duarte LD
34 | Wagnão DC
15 | Maurício DC
4 | Cardoso LE
16 | Fernando MD
14 | Marco Paulo MO
30 | Tiago Gomes MO
10 | Mateus MO
13 | Nuno Viveiros AV
79 | Moses AV
25 | Pedro Alves GR
20 | Hugo Carreira DC
8 | Daniel MD
28 | Marcelo Goianira MD
7 | Pedro Pereira AD
5 | Ndiaye AE
9 | Anselmo AV

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Treino só abriu 15'


A chegada de Jorginho não alterou a rotina de treinos, com Jorge Costa a manter o apronto de cariz privado, razão pela qual pouco ou nada se viu do derradeiro reforço nos 15 minutos abertos. Mais tarde, na apresentação, vestiu pela primeira vez a camisola 7.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Jorginho convocado



Jorginho e Stélvio integraram hoje a convocatória para o jogo com o Estrela, sendo o brasileiro chamado no mesmo dia em que chegou a Braga, para uma lista onde se registam ainda as ausências de João Tomás, por lesão, e de Carlos Fernandes, por opção.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Jorginho
"Vir para cá foi um passo em... frente"

A 16º e última contratação foi ontem apresentada. A SAD cumpriu a missão e o plantel tem os jogadores pedidos por Jorge Costa

Jorginho encerrou o capítulo das contratações de Verão do Braga, num negócio que permitiu à SAD arsenalista, como revelou António Salvador, garantir um jogador "que todos desejavam em Braga", palavras simpáticas que o dono da camisola 7 retorquiu com elogios ao clube: "É um grande clube, que todos os jogadores querem representar. Por isso estou feliz por estar aqui e venho para tentar dar alegria aos adeptos". Preterido por Jesualdo Ferreira, Jorginho não hesitou quando questionado sobre se trocar Porto pelo Braga era um passo atrás: "Muito pelo contrário! No FC Porto não iria ser utilizado, por isso foi um passo em frente". "Haverá - prometeu - muita dedicação e empenho todos os dias no trabalho, como sempre fiz e podem estar certos que vou dar o máximo pelo meu clube". Do plantel que veio encontrar, deu elogios e viu... dificuldades, afirmando que "só com muito trabalho" conseguirá discutir um lugar na equipa, elegendo como preferência para se posicionar em campo a posição "dez", mesmo atrás do avançado. "Prefiro jogar dessa forma, mas o técnico que me escolheu é que sabe como vai querer que eu esteja em campo", rematou o brasileiro, antes de posar para as fotos da praxe.


in ojogo

Pedro-SCB

Salvador
"SAD soube ser paciente"


Jorginho foi alvo apetecível assim que ficou no mercado. Primeiro o Guimarães, depois o Braga e por último o Belenenses, todos o queriam. Ganhar a corrida obrigou a abrir os cordões à bolsa, realidade que o FC Porto alegadamente não teria colocado se o destino do jogador fosse Belém ou a Cidade Berço. Sem revelar números, António Salvador disse que a "SAD soube ser paciente" para escolher a altura certa para o negócio - concluído na madrugada de terça-feira - e que o esforço financeiro "estava previsto no orçamento". "Temos todos os jogadores que queríamos, agora há que lutar pelos objectivos", concluiu o presidente, em jeito de recado.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Aloísio e o Estrela
"Fisicamente são muito fortes"


Dar continuidade à exibição e resultado alcançados em Belém, na última jornada, é a prioridade do Braga no confronto de hoje à trade com o Estrela que, volvidas duas jornadas, chega ao Minho invicto e no quarto lugar da tabela. Aloísio foi o técnico ontem eleito para fazer a antevisão do jogo e expressou o desejo de que a equipa "consiga aliar uma vitória a uma grande exibição". "Sabemos tratar-se de uma equipa muito difícil, com qualidade e fisicamente muito forte, além de que possui um treinador que sabe orientá-la muito bem", sublinhou o treinador-adjunto dos bracarenses, sem deixar, contudo, de se mostrar optimista quanto ao desfecho da partida. "A equipa está tranquila e preparada para vencer o jogo", disse. Embora espere um adversário a praticar um jogo de cariz defensivo, Aloísio alertou para um Estrela que "sabe explorar bem o contra-ataque", num conjunto de detalhes que esta semana mereceu ampla atenção de todo o plantel. "Vamos encarar o jogo com espírito de missão, pois sabemos que teremos um adversário com a moral alta e grande espírito combativo", concluiu.


in ojogo



Pedro-SCB

Taça UEFA: Sp. Braga sorteado com a inexperiência do Hammarby


Hammar¿ quê? Esta poderá ser uma das interrogações do Sp. Braga quanto ao seu adversário na Taça UEFA. O Hammarby de Estocolmo, Suécia, apesar de existir desde 1897, tem história futebolística desde 1915, mas pouca para contar. Ganhou um único título nacional num passado recente, em 2001, e desde então o melhor que conseguiu foi um quarto lugar na liga sueca, em 2005.

No entanto conseguiu um lugar na prova europeia através da Intertoto, que venceu, e aqui reside o sinal de alerta para os homens de Jorge Costa.

Palmarés:
1 Campeonato Nacional (2001)
1 Taça Intertoto (2007)

++++++++++++++++++++++++++++++

Sp. Braga: Jorginho convocado por Jorge Costa poucas horas após ser apresentado


O Sp. Braga já divulgou a lista de convocados para o encontro com o E. Amadora, que terá lugar este sábado pelas 18.45 horas. A principal novidade é a chamada de Jorginho. O médio emprestado pelo F.C. Porto foi apresentado esta sexta-feira e imediatamente foi convocado por Jorge Costa para o encontro que terá lugar no Municipal de Braga. Para além de Jorginho, destaque também para a convocatória pela primeira vez do jovem Stélvio Cruz, que foi formado no clube.

De foram ficam o guarda-redes Paulo Santos, o médio Bruno Tiago e o avançado João Tomás, todos a recuperar de lesões. Os dois primeiros já treinam no relvado, o último faz apenas tratamento.

Lista de convocados:


Guarda-redes: Dani Mallo, Ricardo;
Defesas: João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Anílton Júnior, César Peixoto;
Médios: Vandinho, Madrid, Frechaut, Jorginho, Stélvio, João Pinto, Castanheira;
Avançados: Hussaine, Linz, Zé Manuel, Wender, Jaílson.

++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sp. Braga e o Hammarby: «Determinado em passar à fase de grupos», diz Amaral Correia


Amaral Correia representou o Sp. Braga no sorteio da Taça UEFA e reagiu com confiança ao facto de ter calhado o Hammarby, em declarações à Sport Tv:

«Estamos satisfeitos. É uma das principais equipas da Suécia. O Sp. Braga está determinado em atingir o objectivo que é a fase de grupos. Depois logo se verá. Uma coisa é certa: entramos para ganhar seja contra que adversário for.»

++++++++++++++++++++++++++++++++++

Taça UEFA: Sp. Braga defronta o Hammarby


O Sp. Braga vai defrontar o Hammarby, da Suécia, na primeira eliminatoria da Taça UEFA.

A primeira mão disputa-se em casa dos suecos.

Outras equipas portuguesas:

Bayer Leverkusen-U. Leiria
P. Ferreira-AZ Alkmaar
Bayern Munique-Belenenses


in maisfutebol

Pedro-SCB

Jorginho apresentadoe convocado de imediato
Stélvio é a outra novidade da convocatória



Jorginho diz estar apto a ajudar os "companheiros" do Braga
Jorginho apresentado e convocado de imediato

Quase sem tempo para respirar. Assim se podem definir as últimas horas de Jorginho, no papel de reforço do Braga para as próximas quatro épocas. O médio brasileiro, cuja contratação ao F. C. Porto foi garantida anteontem, treinou ontem de manhã com os novos companheiros, foi apresentado a seguir aos adeptos pelo presidente da SAD minhota, António Salvador, e viu o seu nome ser incluído de imediato na convocatória para o jogo de hoje à tarde com o Estrela da Amadora (18.45 horas, SportTV 1), a contar para a terceira jornada da Liga portuguesa.

"Este não é um passo atrás, mas sim um passo em frente na minha carreira. Não prometo nada, mas sim muita dedicação todos os dias, como sempre o fiz. Esta é que uma grande equipa, que todos os jogadores gostam de representar", afirmou o ex-portista, durante a apresentação, na qual já vestiu a camisola número sete, que vai ser sua durante esta temporada.

Sem qualquer tendinite no joelho direito, ao contrário do que foi avançado pelo F. C. Porto para justificar a sua ausência no treino de anteontem dos dragões, Jorginho está pronto para começar já a jogar e até poderá ser utilizado na recepção ao Estrela. "Estou feliz por estar aqui e vou dar o máximo para ajudar os meus companheiros. Espero mostrar todos os dias que tenho condições para ser titular desta equipa e quero dar muitas alegrias aos adeptos", prometeu o médio brasileiro.

António Salvador mostrou-se muito satisfeito por ter conseguido a contratação do jogador, que chegou a ser pretendido por outros clubes ao longo das últimas semanas, como o Guimarães ou o Belenenses. "O Jorginho era um jogador que todos nós e a equipa técnica desejávamos, mas soubemos ser pacientes e esperar que tal fosse possível. Só o foi porque a SAD e o presidente do F. C Porto deram a sua colaboração", referiu o dirigente minhoto, acrescentando que, agora sim, o plantel dos arsenalistas para esta época está fechado.

"Temos todos os jogadores que gostaríamos de ter. Este é um excelente plantel, que tem muita vontade de vencer. É com este grupo que o Braga vai lutar pelos objectivos definidos no início da época", sublinhou.


Para além de Jorginho, também o jovem Stélvio foi chamado para a recepção ao Estrela da Amadora, fazendo parte da convocatória para um jogo oficial pela primeira vez nesta época. As ausências, por lesão, de Paulo Santos e João Tomás já eram esperadas, ao contrário da de Lenny, que já está recuperado dos problemas físicos, mas continua fora das opções de Jorge Costa. Ontem, o treinador arsenalista voltou a delegar num adjunto, desta vez em Aloísio, a tarefa de fazer a antevisão da partida. "O bom resultado e exibição no último jogo estimularam a nossa equipa. Sabemos as dificuldades que vamos encontrar, mas estamos preparados para lutar pelos três pontos", afirmou o técnico brasileiro.


Convocados Dani Mallo, Ricardo, João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez, Anilton, César Peixoto, Andrés Madrid, Frechaut, Vandinho, Castanheira, João Pinto, Stélvio, Jorginho, Hussain Yasser, Zé Manuel, Wender, Roland Linz, Jaílson.


in jn

Pedro-SCB

SUECOS ACESSÍVEIS AO SPORTING DE BRAGA


O Belenenses foi a equipa portuguesa com menos sorte no sorteio da Taça UEFA, realizado ontem no Mónaco, pois defronta o Bayern de Munique, ao passo que o Sporting de Braga terá a tarefa mais fácil de todos os portugueses.


O Sp. Braga vai defrontar um acessível Hammarby, da Suécia, na primeira eliminatória da Taça UEFA, ditou o sorteio ontem realizado no Mónaco e que foi aziago para as outras três equipas lusas.
O Belenenses foi a menos favorecida, uma vez que defronta o «gigante» Bayern de Munique, que surge como um dos grandes, se não o maior, favorito ao triunfo na prova.
No caminho do Leiria surge o Bayer Leverkusen, enquanto o Paços de Ferreira vai defrontar o AZ Alkmaar.
Depois de na última época ter atingido os «oitavos» da UEFA, o Sp. Braga era o único dos portugueses com estatuto de cabeça-de-série.
Teoricamente, os «arsenalistas» entram para esta eliminatória como favoritos, frente ao Hammarby, sendo que a primeira mão se disputa na Suécia, a 20 de Setembro, e o apuramento fica decidido na cidade dos arcebispos, a 4 de Outubro.
Tarefa bem mais complicada terá o Belenenses frente ao poderoso Bayern de Munique, que, depois de uma época para esquecer, se reforçou muito. Ribery, Luca Toni e Miroslav Klose são os grandes reforços dos bávaros, que contam ainda com Oliver Kahn, Lúcio, Schweinsteiger ou Podolski.
Os «azuis» jogam, primeiro, no Allianz Arena a 20 de Setembro e, depois, em casa a 4 de Outubro.
A U. Leiria terá também a vida complicada frente ao Bayer Leverkusen. Depois de em 2001/02 ter atingido a final da Liga dos Campeões, o Bayer Leverkusen, que já venceu a competição em 1988/89, desapareceu do mapa europeu, mas continua favorito.
Os leirienses visitam a BayArena na primeira mão e recebem os germânicos na segunda mão, no Municipal de Leiria.
Na estreia europeia, o Paços encontra o AZ Alkmaar, que na última temporada atingiu os «quartos», depois dos 16/avos em 2005/06 e a meia-final em 2004/05.
A primeira mão disputa-se a 20 de Setembro em Portugal e a segunda na Holanda a 4 de Outubro.


in onortedesportivo

Pedro-SCB

Portugal contra os nomes da Europa


Bayern Munique para o Belenenses, Bayer Leverkusen para a União de Leiria e AZ Alkmaar para o Paços de Ferreira. O Braga, que defrontará o Hammarby, é a equipa mais afortunada

As reacções: "Vamos vencer. É bom porque não temos que viajar para longe", disse Ottmar Hitzfeld, treinador do Bayern Munique que defrontará o Belenenses; "Para ser honesto, não sei muito sobre eles", comentou Louis Van Gaal, técnico do AZ Alkmaar, emparelhado com o Paços de Ferreira; "Não é um nome grande", lia-se no site do Bayer Leverkusen, adversário da União de Leiria, "o clube que já foi treinado por José Mourinho". O Sporting de Braga, que terá que ultrapassar os suecos do Hammarby, pode dar-se por satisfeito com o sorteio para a Taça UEFA ontem realizado.
Nos próximos dias 20 de Setembro e 4 de Outubro, vai assistir-se a um daqueles duelos do far-west entre John Wayne e um actor secundário condenado a ficar coberto de pó. Reconheceu-o Jorge Jesus ao sublinhar "o nome" do adversário do Belenenses, o Bayern, que já fala no sorteio do dia 9 de Outubro, em Nyon, para a fase de grupos. "Possivelmente eliminados", referiu Jesus, que espera que os jogos com os alemães sirvam "para a equipa crescer". O melhor será mesmo olhar para o lado e disfarçar: "Vamos disputar a eliminatória como se fosse outro adversário".
O primeiro jogo disputa-se na Alemanha, assim como o Leverkusen-Leiria. "Somos uma equipa média portuguesa, enquanto o Bayer Leverkusen é um dos grandes do futebol alemão", disse Paulo Duarte, pouco depois do regresso de Israel, onde a sua equipa bateu o Maccabi Netanya. "Podia calhar um colosso do futebol europeu e foi o que aconteceu", prosseguiu, apesar de tudo confiante numa "boa resposta" do Leiria. "Há diferenças entre a União de Leiria e o Leverkusen, mas podemos anulá-las", concluiu.
Ontem, também não parecia muito animado com a sorte José Mota, ele que, meio a brincar, tinha dito numa recente entrevista ao PÚBLICO, que não tinha medo "nem do Bayern". "É um clube que se tem esforçado por estar num patamar elevado", disse Mota, destacando em particular "o nome" do treinador da equipa holandesa (Van Gaal) e, no geral, um "adversário muito difícil" com "aspirações". O Paços joga primeiro na Mata Real, "uma vantagem" para o AZ, segundo Stijin Schaars. "Comparado com outros clubes holandeses, o AZ não se deu mal com o sorteio", disse o médio.
Até ver, underdogs são as equipas portuguesas, isto se se excluir o Sporting de Braga, que teve a fortuna de ter sido escolhido para o papel de Clint Eastwood, outro grande pistoleiro. A primeira mão disputa-se em Estocolmo e o adversário é acessível. "Dentro do possível, penso que foi um bom sorteio", comentou o presidente bracarense António Salvador, lembrando que "não há equipas fáceis nestas competições" e que "é preciso demonstrar em campo o favoritismo". O objectivo do Braga? Fazer melhor que no ano passado - época em que a equipa atingiu os oitavos-de-final da Taça UEFA, patamar em que encontrou os ingleses do Tottenham -, "entrar na fase de grupos e ter alguma sorte no sorteio". Segundo Aloísio, o Hammarby é "um adversário aceitável". "Jogando primeiro fora podemos ter alguma vantagem, procurando defender o resultado para resolver as coisas no segundo jogo em casa", referiu o adjunto de Jorge Costa. Conclusão: "O Braga tem todas as condições para passar a eliminatória".
No resto, o sorteio que ontem se realizou emparelhou o Ajax com o Dínamo Zagreb, um dos jogos mais vibrantes desta fase da prova. Os ingleses do Tottenham defrontarão os cipriotas do Anorthosis Famagusta, o Galatasaray joga com o Sion, enquanto o Anderlecht encontrará o Rapid Viena. O sorteio para a fase de grupos realiza-se cinco dias depois dos jogos da segunda mão desta eliminatória. Os jogos da fase de grupos estão macados para as seguintes datas: 25 de Outubro, 8 e 29 de Novembro, 5 e 19/20 de Dezembro. Depois, os três primeiros de cada um dos oito grupos encontram-se com as oito equipas que ficaram nos terceiros lugares dos grupos da Liga dos Campeões. A final da Taça UEFA disputa-se em Inlaterra no dia 14 de Maio do próximo ano.


in publico

Pedro-SCB

Pouca sorte para equipas portuguesas


Não tiveram grande sorte as quatro equipas portuguesas no sorteio da Taça UEFA.

Ao Belenenses saiu-lhe a equipa mais forte da competição, o renovado Bayern de Munique de Luca Toni, Ribery, Van Bommel, Sagnol, Lúcio, Khan e tantos outros.

A União de Leiria não teve melhor sorte, vai defrontar os também alemães do Bayer Leverkusen, uma equipa ainda assim longe da qualidade evidenciada no início desta década. O grego Gekas, o bósnio Barbarez, o francês Faty e o veterano alemão Ramelow, são nomes a ter em conta.

O estreante Paços de Ferreira vai ter que defrontar o AZ Alkmaar da Holanda, equipa treinada por Van Gaal e onde pontificam jogadores como os holandeses Koevermans e Opdam, o belga Dembélé, ou mesmo o brasileiro Ari, formado no Fortaleza mas que estava no futebol sueco.

Diferente é o cenário para o Sp. Braga, que à priori pode ir com algum descanso à Suécia visitar o Hammarby. A formação sueca tem um brasileiro, Paulinho Guára que está há já alguns anos no futebol nórdico após ter despontado no Atlético Mineiro. Atenções ainda para o uruguaio Eguren e para o dinamarquês Mikkel Jensen, entre alguns suecos sem grande expressão.


in rr

Pedro-SCB

Belenenses e U. Leiria com adversários alemães


O Belenenses vai defrontar os alemães do Bayern de Munique na primeira eliminatória da Taça UEFA. A U. Leiria terá também um adversário alemão, o Bayer Leverkusen, ao passo que o Sp. Braga defronta o Hammarby e o P. Ferreira terá de enfrentar o AZ Alkmaar.

O Belenenses vai defrontar o Bayern de Munique na primeira eliminatória da Taça UEFA, num ano em que regressa às competições europeias, depois de alguns anos de ausência, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira no Mónaco.

A equipa do Restelo desloca-se ao reduto do vencedor da Taça UEFA de 1996 e do quarto classificado do último campeonato alemão na primeira "mão", recebendo depois a equipa bávara no segundo jogo da eliminatória.

Quem também vai defrontar uma equipa alemã na fase inicial desta competição é a U. Leiria, que terá agora pela frente o Bayer Leverkusen.

Os leirienses, que eliminaram na quinta-feira o Maccabi Netanya, recebem primeiro o seu adversário, deslocando-se à Alemanha na segunda "mão".

Por seu lado, o estreante P. Ferreira vai defrontar os holandeses do AZ Alkmaar, equipa orientada por Louis van Gaal, com o primeiro jogo a realizar-se no Estádio da Mata Real.

Com tarefa mais facilitada ficou o Sp. Braga, a única equipa portuguesa com estatuto de cabeça-de-série no sorteio desta sexta-feira, que inicia a sua participação na Taça UEFA com um encontro diante dos suecos do Hammarby.

Para chegar a esta competição, a equipa nórdica derrotou três adversários na Taça Intertoto, tendo eliminado os noruegueses do Fredrikstad na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA.

O primeiro encontro desta eliminatória joga-se na Suécia, com os bracarenses a receberem o Hammarby na segunda "mão".

A primeira "mão" da primeira eliminatória da Taça UEFA realiza-se a 20 de Setembro, ao passo que o segundo jogo está marcado para 4 de Outubro.


in tsf

Pedro-SCB

Quarteto conhece adversários


Realizou-se esta sexta-feira o sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA, já com a presença dos participantes portugueses. O Braga vai encontrar os suecos do Hammarby, ao passo que o Belenenses mede forças com o colosso FC Bayern München e o Paços de Ferreira com o AZ Alkmaar. O Leiria defronta o Bayer 04 Leverkusen.


Caminho para a final

A primeira eliminatória está agendada para o dia 20 de Setembro e 4 de Outubro. Cinco dias após a segunda eliminatória terá lugar o sorteio da fase de grupos, com jornadas agendadas para 25 de Outubro, 8 de Novembro, 29 de Novembro, 5 de Dezembro e 19/20 de Dezembro. As três primeiras classificadas de cada grupo vão encontrar oito clubes provenientes da fase de grupos da UEFA Champions League, disputando os 16 avos-de-final em Fevereiro, tendo em vista a final de Manchester, a 14 de Maio.


in uefa

Pedro-SCB

O Sporting de Braga vai defrontar os suecos do Hammarby na primeira eliminatória da Taça UEFA em futebol.


Aloisío , treinador adjunto do Braga diz que a equipa minhota apesar das esperadas dificuldade.

O Sporting de Braga vai defrontar os suecos do Hammarby na primeira eliminatória da Taça UEFA em futebol, ditou hoje o sorteio realizado no Mónaco.
A primeira "mão" realiza-se a 20 de Setembro, na Suécia, e a segunda a 4 de Outubro, em Braga.

O adjunto do Sporting de Braga, Aloísio, diz que o clube sueco é uma equipa combativa e que em casa tem uns adeptos muito entusiastas.

Aloísio que já defrontou o Hammarby quando era jogador do Porto ;acredita agora que o Sporting de Braga vai conseeguir passar este obstáculo e entrar na fase de grupos da UEFA.
Quanto ao campeonato sueco numa altura em que estão disputados 19 jogos,o Hammarby ocupa o 8º lugar, num campeonato com 14 equipas.

O Hammarby é uma equipa de Estocolmo e joga num estádio com capacidade para 16 mil pessoas.

Quanto às restantes equipas portuguesas na Taça UEFA; O Belenenses defronta o Byern Munique, o Paços de Ferreira o AZ Alkmar e a União de Leiria defronta o Bayer Leverkusen.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Jorginho, o novo reforço do Braga, diz que deu um passo importante na sua carreira.    


Jorginho, o novo reforço do Sporting de Braga diz que deu um passo importante na sua carreira.

Hoje na apresentação à imprensa, o jogador diz que veio para uma grande equipa e para um grande clube, e como não era utilizado no Porto, a vinda para Braga é um passo em frente na sua carreira ...

Jorginho, que rubricou com o Braga um contrato por 4 épocas, já realizou 172 jogos na Liga portuguesa e marcou 43 golos .

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sporting de Braga não admite outro resultado que não seja a vitoria e os tres pontos amanha frente ao Estrela da Amadora.


Jorginho que hoje treinou pela primeira vez com a equipa foi convocado por JC.

O avançado Jorginho chegou hoje a Braga, treinou, e foi logo convocado pelo técnico Jorge Costa para defrontar amanhã o Estrela da Amadora, em jogo da terceira jornada da Liga Portuguesa de Futebol.

A chamada de Jorginho é apenas uma das novidades de uma lista de convocados em que também o médio Stélvio Cruz - que ontem foi chamado para a selecção nacional de sub-19 - faz a sua estreia.

De fora, por lesão, ficaram João Tomás, ainda a recuperar de uma rotura muscular na coxa direita, que o impediu igualmente de ser chamado à selecção nacional, assim como o guarda-redes Paulo Santos, que ainda não se estreou na presente temporada futebolística.

O lateral esquerdo Carlos Fernandes fica de fora por opção.

Na abordagem ao jogo, o técnico adjunto dos bracarenses, Aloísio, considerou que o Estrela é uma equipa difícil, com qualidades, com um treinador que sabe orientar bem os seus jogadores, mas o Braga está preparado para, no final, sorrir mais uma vez.

R.M...6 aloísio ( estrela)

Aloísio treinador adjunto do Sporting de Braga
O encontro com o Estrela da Amadora joga-se partir das 18:45 de amanhã no Estádio Municipal de Braga, e será dirigido pelo árbitro Rui Costa, do Porto.

Quanto aos convocados a lista é a seguinte

Guarda-redes: Dani Mallo e Ricardo.

Defesas: João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Anílton e César Peixoto.

Médios: Castanheira, Madrid, Vandinho, Frechaut, Stélvio Cruz e João Pinto.

Avançados: Jorginho, Zé Manel, Linz, Jaílson, Hussaine e Wender.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Atletismo do Sp.Braga com novo patrocinador


O Sporting de Braga apresentou esta tarde o novo patrocinador para a sua equipa de atletismo. Trata-se da Torrestir, empresa bracarense que se associa assim à formação arsenalista por um período de dois anos.

A cerimónia serviu também para que o clube desse a conhecer a constituição da equipa que participará em mais uma edição da Taça dos Clubes Campeões Europeusde Estrada.

Cláudia Pereira, Fernanda Miranda, Marisa Barros e Marina Bastos constituem o quarteto para o qual Sameiro Araújo já definiu os objectivos: entrar num dos três primeiros lugares.

A Taça dos Campeões Europeus de Estrada disputa-se em Moscovo, no próximo dia 8 de Setembro.


in antenaminho

Pedro-SCB

Braga escapou à má fortuna
Equipas portuguesas com vida difícil, à excepção do Braga, para aceder à fase de grupos da Taça UEFA



OBraga escapou à má fortuna portuguesa no sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA (jogos a 20 de Setembro e a 4 de Outubro). Os minhotos, que eram cabeças-de-série, defrontam os suecos do Hammarby. Belenenses e Paços de Ferreira, o único que joga em casa (Bessa) na primeira mão, apanharam os piores adversários possíveis, respectivamente, Bayern Munique e AZ Alkmaar. À União de Leiria saiu o Bayer Leverkusen, opositor complicado,mas não inacessível.

O Braga tinha como possíveis adversários Dínamo Zagreb (Croácia), Boleslav (República Checa), Lokomotiv (Bulgária), Larissa (Grécia) e Hammarby (Suécia). Saiu o conjunto sueco, oriundo da Taça Intertoto (três vitória e três empates), que está ao alcance dos minhotos. "Dentro do possível, foi um bom sorteio. Não há equipas fáceis nestas competições e é preciso demonstrar em campo que somos melhores", disse o presidente António Salvador, apostado em atingir, de novo, os oitavos-de-final. O treinador-adjunto Aloísio Pires considerou o Hammarby "um adversário aceitável" e admitiu ser uma vantagem fazer o primeiro jogo fora.

A União de Leiria foi a primeira equipa lusa a conhecer o adversário Bayer Leverkusen. E nem se se pode queixar muito da sorte, já que as outras hipóteses eram Villarreal (Espanha), Everton (Inglaterra), Zenit (Rússia) e Galatasaray (Turquia). «É uma eliminatória prestigiante para o clube, jogadores e cidade. Não vamos fazer deste adversário um pesadelo. Vai ser difícil, mas vamos encarar os dois jogos com optimismo. Não temos nada a perder e tudo a ganhar», disse o treinador Paulo Duarte.

O Paços de Ferreira não tinha muito por onde escolher. Calhou-lhe o AZ Alkmaar. O Sochaux era o adversário mais acessível de uma lista que incluía Anderlecht (Bélgica), Sampdória (Itália) e Spartak Moscovo (Rússia). "É um clube que tem vindo a estar num patamar elevado, tanto a nível interno como nas competições europeias. Será certamente um adversário difícil. Sabemos que temos de jogar o nosso melhor. Apesar do favoritismo deles, não nos damos por vencidos», afirmou José Mota, treinador do Paços de Ferreira, que receberá os holandeses no Estádio do Bessa.

Para o Belenenses ficou reservado o osso mais difícil o Bayern Munique. O gigante alemão era o pior dos cinco possíveis adversários - Bruges (Bélgica), Heerenveen (Holanda), Dnipro (Ucrânia) e CSKA (Bulgária) eram os outros -, mas o treinador Jorge Jesus disse que o conjunto alemão não lhe vai "tirar o sono". "Nem considero que nos tenha saído a fava, saiu-nos o brinde. Teoricamente eles têm mais possibilidades. Vamos ver, no dia do jogo, se a teoria corresponde à prática. Quando as equipas são fortes, o colectivo é que irá fazer o equilíbrio. Ainda não perdemos a esperança", concluiu Jorge Jesus. O presidente Cabral Ferreira deixou uma mensagem de optimismo: "Vamos jogar agora com o Bayern e vamos ver quem nos calhará a seguir».



Primeira eliminatória - Hammarby (Suécia)-Braga (Portugal); Bayern Munique (Alemanha)-Belenenses (Portugal); Paços de Ferreira (Portugal)-AZ Alkmaar (Holanda); Bayer Leverkusen (Alemanha)-União de Leiria (Portugal); Midtjylland (Dinamarca)-Lokomotiv Moscovo (Rússia); Groningen (Holanda)-Fiorentina (Itália); Rabotnicki (Macedónia)-Bolton (Inglaterra); Sevilha (Espanha)/AEK (Grécia)-Salzbourg (Áustria); Nuremberga (Alemanha)-Rapid (Roménia); Everton (Inglaterra)-Metalist (Ucrânia); Zenit S. Petersburgo (Rússia)-Standard Liège (Bélgica); Villarreal (Espanha)-Bate (Bielorrússia); Sion (Suíça)-Galatasaray (Turquia); Atlético Madrid (Espanha)-Kayseri (Turquia); Bordéus (França)-Tampere (Finlândia); Artmedia (Eslováquia)-Panathinaikos (Grécia); Sparta (Rep. Checa)-Odense (Dinamarca); Empoli (Itália)-Zurique (Suíça); Sochaux (França)-Panionios (Grécia); Anderlecht (Bélgica)-Rapid (Áustria); Sampdória (Itália)-Aalborg (Dinamarca); Spartak (Rússia)- Hacken (Suécia); Larissa (Grécia)-Blackburn (Inglaterra); Boleslav (Rep. Checa)-Palerma (Itália); Dínamo Zagreb (Croácia)-Ajax (Holanda); Lokomotiv Sofia (Bulgária)-Rennes (França); Brann (Noruega)-Bruges (Bélgica); Aberdeen (Escócia)-Dniepropetrovsk (Ucrânia); Heerenveen (Holanda)-Helsingborg (Suécia); Toulouse (França)-CSKA Sofia (Bulgária); Hamburgo (Alemanha)-Litex Lovech (Bulgária); Sarajevo (Bósnia Herzegovina)-Basileia (Suíça); Áustria Viena (Áustria)-Valerenga (Noruega); Hapoel Telaviv (Israel)-AIK (Suécia); Aris (Grécia)-Saragoça (Espanha); Dínamo Bucareste (Roménia)-Elfsborg (Suécia); Tottenham (Inglaterra)-Anorthosis (Chipre); Lens (França)-Copenhaga (Dinamarca); Getafe (Espanha)-Twente (Dinamarca); Groclin (Polónia)-Estrela Vermelha (Sérvia).


Hammarby

Ocupa o sétimo lugar no campeonato da Suécia, com 27 pontos, em 19 jogos, a seis pontos do líder Elfsborg. Sem estrelas, no plantel há um brasileiro, um americano, um sul- -africano, dois islandeses e dois dinamarqueses.


in jn

Pedro-SCB

Jorginho convocado para defrontar o Estrela da Amadora


O avançado Jorginho, que hoje treinou pela primeira às ordens de Jorge Costa, foi convocado para defrontar amanhã o Estrela da Amadora, em jogo da terceira jornada do campeonato da Liga. É praticamente a repetição do que aconteceu na semana passada com o ex-boavisteiro Linz, que, passadas poucas horas de estar ao serviço do Braga, foi convocado para a partida com o Belenenses, no Restelo, onde foi chamado nos primeiros minutos para ocupar o lugar do lesionado João Tomás. A chamada de Jorginho é apenas uma das novidades de uma lista de escolhidos em que também o médio Stélvio Cruz - que quinta-feira foi chamado para a Selecção Nacional de sub-19 - faz a sua estreia. De fora, por lesão, ficam João Tomás, ainda a recuperar de uma rotura muscular na coxa direita, que o impediu de ser chamado à Selecção Nacional, bem como o guarda-redes Paulo Santos, que ainda não se estreou na presente temporada. Relativamente à convocatória para o jogo com o Belenenses, ganho pelo Braga por 2-0, fica de fora o lateral-esquerdo Carlos Fernandes, por opção. Na abordagem ao jogo, o técnico adjunto dos bracarenses, Aloísio, considerou que o Estrela "é uma equipa difícil, com qualidades, com um treinador que orienta bem os seus jogadores, mas o Braga está preparado para, no final, sorrir mais uma vez". O encontro entre o Braga e o Estrela da Amadora disputa-se a partir das 18h45, no Estádio Municipal de Braga, e será dirigido por Rui Costa, do Porto. Lista de convocados: Dani Mallo, Ricardo, João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Anílton, César Peixoto, Castanheira, Madrid, Vandinho, Frechaut, Stélvio Cruz, João Pinto, Jorginho, Zé Manel, Linz, Jaílson, Hussaine e Wender.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Jorginho já treinou às ordens de Jorge Costa


O brasileiro Jorginho, ex-FC Porto, disse hoje que o contrato que o liga ao Braga, válido por quatro temporadas, é um passo em frente na sua carreira. O avançado, 30 anos, fez esta manhã o seu primeiro treino sob orientação de Jorge Costa, poucas horas depois de se desvincular do FC Porto, onde esteve nas últimas duas épocas e meia. Jorginho afirmou que a sua dedicação será total no dia-a-dia de trabalho, bem como a disponibilidade para ajudar o grupo de trabalho, que reconheceu ser muito forte. "Não prometo nada, mas sim muita dedicação todos os dias, como sempre o fiz e vou dar o máximo para ajudar os meus companheiros", acrescentou o jogador para quem o facto de ter passado do FC Porto para o Braga, "não é um passo atrás, mas sim um passo para a frente". O valor do plantel da sua nova equipa não é desconhecido para si e reconheceu que terá de trabalhar muito para demonstrar que pode ser útil e jogar na equipa principal. "Espero mostrar a cada dia que posso ser titular", afirmou. O presidente do clube da SAD, António Salvador, afirmou que Jorginho - também pretendido por outros clubes - era o jogador que todos queriam em Braga, e daí todos os esforços feitos para a sua contratação. "O Jorginho era um jogador que todos nós e a equipa técnica desejávamos e a SAD soube ser paciente e esperar para que tal fosse possível, e só o foi porque a SAD e o presidente do FC Porto deram a sua colaboração", disse António Salvador. O presidente mostrou-se ainda feliz por poder contar com um atleta que, acredita, "vai ajudar muito para que o grupo de trabalho, que já é forte, seja mais forte ainda".

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Belenenses defronta o Bayern de Munique


O Belenenses defronta os alemães do Bayern Munique na primeira eliminatória da Taça UEFA, de acordo com o sorteio hoje realizado no Mónaco. O clube do Restelo não é a única equipa portuguesa a ter de se bater com uma formação alemã, dado que o Leiria terá como adversário o Bayer Leverkusen. O Braga, cabeça-de-série neste sorteio, tem como adversário os suecos do Hammarby e o Paços de Ferreira estreia-se nas provas europeias frente aos holandeses do AZ Alkmaar. A primeira mão da eliminatória joga-se a 20 de Setembro e a segunda a 4 de Outubro. O Belenenses disputa a primeira partida na Alemanha.


in ojogo

Pedro-SCB

Sp. Braga: Jorginho chegou, treinou e foi convocado


O avançado Jorginho chegou hoje a Braga, treinou, e foi logo convocado pelo técnico Jorge Costa para defrontar sábado o Estrela da Amadora, em jogo da terceira jornada da Liga Portuguesa de Futebol.

É praticamente a repetição do que aconteceu na semana passada com o ex-boavisteiro Linz, que, passadas poucas horas de estar ao serviço do Sporting de Braga, foi convocado para a partida com o Belenenses, no Restelo, onde foi chamado nos primeiros minutos para ocupar o lugar do lesionado João Tomás.

A chamada de Jorginho é apenas uma das novidades de uma lista de convocados em que também o médio Stélvio Cruz - que quinta-feira foi chamado para a selecção nacional de sub-19 - faz a sua estreia.

De fora, por lesão, ficaram João Tomás, ainda a recuperar de uma rotura muscular na coxa direita, que o impediu igualmente de ser chamado à selecção nacional, bem como o guarda-redes Paulo Santos, que ainda não se estreou na presente temporada futebolística.

Relativamente à convocatória para o jogo com o Belenenses, ganho pelo Sporting de Braga por 2-0, fica de fora o lateral esquerdo Carlos Fernandes, por opção.

Na abordagem ao jogo, o técnico adjunto dos bracarenses, Aloísio, considerou que o Estrela «é uma equipa difícil, com qualidades, com um treinador que sabe orientar bem os seus jogadores, mas o Braga está preparado para, no final, sorrir mais uma vez».

O encontro entre o Sporting de Braga e o Estrela da Amadora disputa-se a partir das 18:45 de sábado, no Estádio Municipal de Braga, e será dirigido pelo árbitro Rui Costa, do Porto.

Convocados:

Guarda-redes: Dani Mallo e Ricardo
Defesas: João Pereira, Rodriguez, Paulo Jorge, Anílton e César Peixoto
Médios: Castanheira, Madrid, Vandinho, Frechaut, Stélvio Cruz e João Pinto
Avançados: Jorginho, Zé Manel, Linz, Jaílson, Hussaine e Wender


in Diário Digital / Lusa

Pedro-SCB

UEFA: Bayern no caminho do Belenenses


As equipas portuguesas já conhecem os seus adversários para a 1ª Ronde da Taça UEFA. A U. Leiria, depois de ultrapassar os israelitas do M. Netanya irá defrontar os alemães do Bayer Leverkusen, o Paços terá um como adversários os holandeses do AZ Alkmaar, enquanto o Braga jogará frente aos suecos do Hammarby. Vida mais difícil terá o Belenenses, que discutirá a passagem à fase de grupos da competição com um dos gigantes do futebol europeu, o Bayern de Munique.

No ano em que Portugal tem pela primeira vez sete equipas nas competições europeia, a sorte não teve do lado das equipas nacionais no sorteio da Taça UEFA. A única equipa que parte como favorita é o Sp. Braga, a quem a sorte ditou jogar com os suecos do Hammarby, uma equipa claramente ao alcance dos comandados de Jorge Costa.

Paços de Ferreira, U. Leiria e principalmente o Belenenses têm uma tarefa muito dura pela frente. Os pacenses defrontarão uma equipa que na época anterior esteve muito próximo de conquistar o título holandês, tendo apenas perdido a corrida para o PSV na última jornada do campeonato. O AZ Alkmaar é uma das equipas mais fortes do país das tulipas, a par de Ajax, PSV e Feyenoord, pelo que a equipa de José Mota terá uma tarefa complicada para garantir a qualificação para a fase de grupos.

A U. Leiria joga diante do Bayer Leverkusen, que não sendo uma das equipas de topo do futebol germânico, é um dos bons conjuntos de um dos campeonatos mais competitivos da Europa. A turma germânica classificou-se em quinto no campeonato da temporada passada, logo atrás dos quatro gigantes do futebol alemão (Estugarda, Schalke, Bremen e Bayern), pelo que a U. Leiria não parte como favorita para este embate.

Pior está o Belenenses, ao qual pode dizer-se saiu a fava deste sorteio: o Bayern de Munique. O gigante alemão teve uma temporada passada para esquecer no campeonato, no qual se classificou em quarto, mas apostou forte para 2007/2008 reforçando o seu plantel com grande nomes como Ribéry, Luca Toni ou Miroslav Klose, e fez um arranque de campeonato 100% vitorioso nos três jogos disputados. Os alemães assumem-se como favoritos, não só para a eliminatória, mas também para a vitória final na Taça UEFA desta época.


in zerozero

Pedro-SCB

Taça UEFA: conheça os adversários das equipas portuguesas

Do contingente português presente no sorteio, o Belenenses tem a tarefa mais difícil. Os azuis do Restelo vão defrontar o gigante alemão Bayern de Munique. O Leiria também não terá um jogo nada fácil. Curiosamente, o seu adversário vem igualmente da Alemanha: o Bayer Leverkusen. Os holandeses do AZ Alkmaar voltam a cruzar-se com equipas portuguesas, desta feita com o Paços de Ferreira. O Braga tem, em teoria, o adversário mais fácil. O clube minhoto vai ter de mostrar as credenciais de cabeça de série frente ao Hammarby, da Suécia.

A primeira mão desta ronda disputa-se a 20 de Setembro de 2007. No dia 4 de Outubro de 2007 jogar-se-á a segunda mão.


Grupo 2

Everton vs Metalist
Zenit vs Standard
Leverkusen vs Leiria
Villareal vs BATE
Sion vs Galatasaray

Grupo 4

Sochaux vs Panionios
Rapid Viena vs Anderlecht
Paços de Ferreira vs Az Alkmaar
Sampdoria vs AaB
Spartak Moscovo vs Häcken

Grupo 5

Hammarby vs Braga
Larissa vs Blackburn
Mladá Boleslav vs Palermo
Dinamo Zagreb vs Ajax
Rennes vs Loko Sofia

Grupo 6

Brann vs Club Brugge
Bayern vs Belenenses
Aberdeen vs Dnipro
Heerenveen vs Helsinborg
Toulouse vs CSKA Sofia


in relvado

Pedro-SCB

Bayern de Munique no Restelo


O principal favorito da competição joga no Restelo no dia 20
Está longe, muito longe, de ser acolhedor o cenário da primeira eliminatória da Taça UEFA para as quatro equipas portuguesas. O sorteio do alinhamento dos primeiros jogos da competição, marcados para 20 de Setembro e 4 de Outubro foi traiçoeiro, sobretudo, para o Belenenses a quem coube um dos adversários mais complicados, o Bayern de Munique, que visita o Restelo na segunda mão.

Da Alemanha também chegou o "par" da União de Leiria, o Bayer Leverkusen (sétimo classificado da Bundelisga) que joga o primeiro confronto em casa. O estreante Paços de Ferreira irá encontrar os holandeses do AZ Alkmaar de Van Gaal, e o Bessa será o palco da partida do dia 20, já que a Mata Real não tem condições para receber encontros da UEFA. Só o Braga, que das equipas portuguesas era a única que se apresentou no sorteio como cabeça de série, terá a vida facilitada, já que defronta o desconhecido Hammarby, com a primeira mão a decorrer na Suécia.

Jogos equilibrados esperam-se dos confrontos entre os holandeses Ajax, que transitaram da Liga dos Campeões (eliminado na 3.ª pré-eliminatória) e os croatas do Dínamo de Zagreb, assim como do frente-a-frente entre os belgas do Anderlecht e os austríacos do Rápid de Viena.

O Atlético de Madrid, onde jogam Simão, Maniche e Zé Castro, vai defrontar os turcos do Kayseri Erciyesspor. O Everton, de Nuno Valente, joga com os ucranianos do Metalist Kharkiv, já o Bolton, de Ricardo Vaz Té mede forças como os macedónios do FK Rabotnicki.

Dos 80 participantes na Taça UEFA, o Bayern de Munique, primeiro classificado da Bundesliga, é o grande favorito à conquista do troféu. Há mais de 10 anos que a formação bávara não disputava a primeira eliminatória da prova secundária da UEFA , e nem o facto de estar ausente da Champions atenuou a sua ambição. Este ano o Bayern gastou aproxidamente 70 milhões de euros em contratações, entre as quais se destacam Luca Toni, Miroslav Klose e Frank Ribery. Cenários que, no entanto, não intimidam o treinador Jorge Jesus: "O Bayern não foi a fava, foi a prenda. O Bayern é favorito, mas as minhas ideias são completamente diferentes. Acredito no trabalho colectivo da minha equipa e por isso até poderemos fazer uma surpresa."

Também o presidente do Paços de Ferreira, Fernando Sequeira, evoca o factor surpresa para dizer que há esperança em passar o AZ Alkmaar, que em 2004/04 chegou às meias-finais desta mesma prova tendo sido eliminado pelo Sporting.


in DN

Pedro-SCB

Taça UEFA: Sorteio dificilmente podia ser pior
Só o Braga entra como favorito

   
Sporting de Braga (Hammarby, Suécia), Belenenses (Bayern Munique) e União de Leiria (Bayer Leverkusen) jogam fora na primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, que dá acesso à fase de grupos. O Paços de Ferreira estreia-se em Portugal (com o AZ Alkmaar, da Holanda) pelo que só o Braga é favorito.

Os bracarenses, quartos classificados na Liga 06/07, tinham a vantagem de ser os únicos cabeças-de-série e defrontam uma equipa que vem da Taça Intertoto. "Queremos fazer pelo menos igual à época passada", disse o presidente António Salvador. O que significaria passar a fase de grupos e chegar aos oitavos. Percentagem de favoritismo: 70% para o Braga

Belenenses e Leiria têm pela frente dois colossos alemães. O Bayern foi o segundo clube da Europa em despesas com reforços (70 milhões de euros em Luca Toni, Ribery e Klose) e é mesmo um dos grandes favoritos à vitória final na prova. Favorito: 95% para o Bayern.

O Leiria também começa na Alemanha, no BayArena, perante a equipa de Ramelow, Bernd Schneider, Gekkas e treinada por Michael Skibbe. Manuel Friedrich, Gonzalo Castro e Simon Rolfes são os três seleccionados para o próximo encontro da equipa nacional. Favorito: 90% para o Leverkusen.

O Paços de Ferreira recebe na primeira mão o AZ Alkmaar, treinado por Van Gaal e que na época passada perdeu o título holandês na última jornada. Com internacionais holandeses, belgas e argentinos no plantel, o favoritismo holandês é de 75%.

Os jogos realizam-se a 20 de Setembro e 4 de Outubro e os 40 vencedores serão distribuídos em oito grupos de cinco em sorteio a realizar a 9 de Outubro.


"O Hammarby tem uma equipa muito competitiva e no seu estádio o ambiente é muito forte. No entanto, é uma equipa ao nosso alcance."

Aloísio, adjunto do Sp. Braga


JOGOS A 20 DE SETEMBRO

A primeira mão desta primeira eliminatória da Taça UEFA realiza-se a 20 de Setembro e a segunda a 4 de Outubro. As equipas que saírem vencedoras desta eliminatória farão parte de um novo sorteio que as colocará numa fase de grupos.


in correiodamanha

Pedro-SCB

Sorteio aziago para três emblemas lusos


O Sporting de Braga vai defrontar um acessível Hammarby, da Suécia, na primeira eliminatória da Taça UEFA de futebol, ditou o sorteio realizado no Mónaco e que foi aziago para as outras três equipas lusas.

O Belenenses foi a equipa menos favorecida pelas "bolas" do sorteio, uma vez que vai defrontar o "gigante" Bayern de Munique, que surge como um dos grandes, se não o maior, favorito ao triunfo na prova.

No caminho da União de Leiria surge outra equipa alemã, o Bayer Leverkusen, enquanto o Paços de Ferreira vai defrontar o AZ Alkmaar, equipa com história nas últimas edições da competição.

Depois de na última temporada ter atingido os oitavos-de final da Taça UEFA, o Sporting de Braga, quarto classificado da Liga portuguesa, era o único dos quatro clubes portugueses com estatuto de cabeça-de-série.

Teoricamente, os "arsenalistas" entram para esta eliminatória como favoritos, frente ao Hammarby, sendo que a primeira mão se disputa na Suécia, a 20 de Setembro, e o apuramento fica decidido na cidade dos arcebispos, a 04 de Outubro.

Para atingir esta fase da competição, o Hammarby eliminou o KÍ (Ilhas Feroé), o Cork (Irlanda) e Utrecht (Holanda) na Taça Intertoto, e o Fredrikstad (Noruega) na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA.

Tarefa bem mais complicada terá o Belenenses, que terá de medir forças com o poderoso Bayern de Munique, que, depois de uma época para esquecer, em que terminou a Liga alemã no quarto posto, se reforçou muito para atacar a nova temporada.

O francês Franck Ribery, o italiano Luca Toni e o alemão Miroslav Klose foram os grandes reforços dos bávaros, que mantiveram no seu plantel nomes como Oliver Kahn, Lúcio, Schweinsteiger ou Podolski.

Os "azuis", quintos classificados da Liga portuguesa, visitam Allianz Arena a 20 de Setembro e recebem a 04 de Outubro, o Bayern Munique, que, na última época, defrontou o Sporting na fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo vencido em Alvalade (1-0) e empatado em casa (0-0).

A União de Leiria, que quinta-feira afastou os israelitas do Maccabi Netanya (0-0 em casa e 1-0 fora), na segunda pré-eliminatória, terá também a vida complicada frente ao Bayer Leverkusen.

Depois de em 2001/02 ter atingido a final da Liga dos Campeões - perdeu com o Real Madrid -, o Bayer Leverkusen, que já venceu a competição em 1988/89, desapareceu do mapa europeu, mas continua a surgir como favorito nesta eliminatória.

A União de Leiria visita a BayArena na primeira mão e recebe os germânicos na segunda mão, no Municipal de Leiria.

Na estreia nas competições europeias, o Paços de Ferreira vai encontrar o AZ Alkmaar, equipa com história nas últimas edições da competição e que, na última temporada, perdeu o título holandês na última jornada.

Na última temporada, os holandeses, comandados por Louis Van Gaal, atingiram os quartos-de-final, depois de em 2005/06 ter ficado nos 16-avos-de-final, mas o grande momento do AZ Alkmaar, na altura treinado pelo antigo treinador do FC Porto Co Adriaanse, chegou em 2004/05, quando foi eliminado pelo Sporting, numa meia-final dramática.

A primeira mão disputa-se a 20 de Setembro em Portugal, viajando depois o Paços de Ferreira até à Holanda, onde defronta o AZ Alkmaar, a 04 de Outubro.


in RTP/ Lusa