News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

4-4-2 || será este o futuro imediato??

Started by ric, 19 de August de 2007, 14:17

Previous topic - Next topic

fjmp_scb

Quote from: snOOpy on 20 de August de 2007, 22:16
4 x 4 x 2 ou 4 x 3 x 3  ????    ;D :D :) ;)



Aquilo é 4-4-2  ;)

4-3-3 - Tem 3 avançads, o Menino de oiro é médio ofensivo!
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

lininho

pois eu acho que deveríamos jogar em 3-3-5, tendo em conta que os centrais que temos são todos, relativamente, rápidos.  :P
ou não.
zé: futuro capitão. 8-)

Olho Vivo

Quote from: lininho on 21 de August de 2007, 14:32
pois eu acho que deveríamos jogar em 3-3-5, tendo em conta que os centrais que temos são todos, relativamente, rápidos.  :P
ou não.


Lininho a inovar. 3-3-5 mais o guarda-redes!? Que inveja de ti deve ter o Co Adriaanse...  ;D ;D ;D

ombaiz

Quote from: Pedro Ribeiro on 21 de August de 2007, 15:24
Quote from: lininho on 21 de August de 2007, 14:32
pois eu acho que deveríamos jogar em 3-3-5, tendo em conta que os centrais que temos são todos, relativamente, rápidos.  :P
ou não.


Lininho a inovar. 3-3-5 mais o guarda-redes!? Que inveja de ti deve ter o Co Adriaanse...  ;D ;D ;D

O redes faz uma perninha a central!!:D

braga2007

Agora com a contratação do Linz deve ser esta a nova táctica a usar no Braga, mas vai ter que sair alguém do meio-campo...talvez o vandinho

ric

Quote from: braga2007 on 21 de August de 2007, 16:35
Agora com a contratação do Linz deve ser esta a nova táctica a usar no Braga, mas vai ter que sair alguém do meio-campo...talvez o vandinho

?????????????????????

cardoso

O ponto forte da nossa equipa nos últimos anos foi um 4.3.3 assente em laterais que apoiavam bem o ataque e extremos de grandre qualidade.
Mas agora temos esses ingredientes? Para já não me parece.
Temos de esperar para ver se os laterais se redimem da exibição menos eficaz da primeira jornada.
Depois temos a questão dos pontas de lança. Temos dois de grande qualidade mas nada obriga a reformular o esquema táctico para que possam jogar os dois.


Olho Vivo

Quote from: cardoso on 21 de August de 2007, 18:19
O ponto forte da nossa equipa nos últimos anos foi um 4.3.3 assente em laterais que apoiavam bem o ataque e extremos de grandre qualidade.
Mas agora temos esses ingredientes? Para já não me parece.
Temos de esperar para ver se os laterais se redimem da exibição menos eficaz da primeira jornada.
Depois temos a questão dos pontas de lança. Temos dois de grande qualidade mas nada obriga a reformular o esquema táctico para que possam jogar os dois.



Cardoso,

há muito tempo que não é como dizes. Desde a primeira saída do velho Jorge Luís que não temos uma parelha de laterais com essas características - fiáveis defensivamente e com capacidade (pulmão) para apoiarem o ataque. Carlos Fernandes é fiável defensivamente mas não tem a mesma capacidade para se integrar no ataque; César Peixoto, defensivamente, é muito frágil. Na direita estamos também mais frágeis com João Pereira, mas esperemos que este possa crescer como jogador...
Quanto aos extremos, nunca tivemos essas posições perfeitamente "resolvidas". Mesmo com Jesualdo, foram inúmeras as vezes que jogámos com Jaime, por exemplo, nessa posição. Temos Wender, que tem qualidade, mas já não tem o mesmo pulmão (e o actual esquema táctico é mais exigente, nesse aspecto); temos Zé Manel, que é um homem mais explosivo mas que me parece estar mais talhado para jogar mais livre no apoio aos avançados e que rende mais no contra-ataque e não em ataque continuado; e temos Lenny que, do que vi, me parece bom de bola mas ao qual falta a disciplina táctica que este esquema exige. Yasser não é extremo. César Peixoto poderia sê-lo, caso tivéssemos uma outra opção mais fiável para defesa esquerdo...
Quanto aos pontas-de-lança, perfeitamente de acordo. Linz será concorrente de Tomás e apenas em situações pontuais (correr atrás do resultado com um futebol mais directo) os veremos em campo juntos...

Farricoco

   Penso que há 2 problemas no SCB. Primeiro: não é possível que a nossa defesa jogue em antecipação porque não consegue recuperar nenhuma bola e, com equipas mais matreiras - como o FCP - o contra-ataque torna-se muito mais perigoso. Quantas vezes conseguiu Postiga receber a bola de costas para a baliza e virar-se para rematar? Quantas vezes o fez Tomás? Será que Postiga é melhor do que Tomás? Não creio; é uma questão de postura da equipa, os centrais do Porto esperaram sempre pelos jogadores do Braga, enquanto que estes tentaram cortar a bola sempre de primeira! Segundo: penso que nos faz falta um organizador de jogo que para os laterais e que consiga fazer jogar em diagonais com os avançados. Já repararam que quando recuperamos a bola na nossa defesa nunca há ninguém que a transporte para a frente e de forma jogável, e poucos jogadores do meio-campo têm qualidade de passe (se exceptuarmos João Pinto)?
    Quanto ao esquema táctico prefiro de longe o 4 - 4 - 2, porque é mais ofensivo e elástico permitindo à equipa coesão mais forte do o 4 - 4 - 3. P. Santos;J.Pereira;P.Jorge;Rodriguez;C.Fernandes (C. Peixoto não tem velocidade); Madrid; J.Pinto; Lenny; Zé Manuel;Hussaine ou Jaíson;J. Tomás.

Kilo

 O 4-4-2 é das táticas que mais gosto, mas ao mesmo tempo das que mais rotinas implica e ao mesmo tempo das mais dificeis de aplicar!

Temos jogadores mais do que capazes de a tornar extremamente eficaz, mas penso que não temos tempo para a consolidar e rotinar!

É preciso que os sectores joguem compactos, que a defesa jogue um pouco mais adiantada e grande coordenação nas compensações defensivas!

Não gosto muito do 4-4-2 losango pois perde-se profundidade no ataque lateral preferindo, por isso, um 4-4-2 com linhas mais definidas!


            joao pereira     paulo jorge     rodriguez       Carlos Fernandes


            Ze Manel              Madrid         Vandinho       Cesar Peixoto


                                       Joao Tomas         Linz (João Pinto)



Óbvio que não seria tão linear quanto o que está representado, pois Madrid teria preocupações mais defensivas e o Vandinho seria mais um box-to-box (à imagem de Lampard, salvaguardando as respectivas diferenças)!

O Linz apareceria mais no apoio ao meio campo em situações defensivas (o 1º tampão ao médio defensivo da equipa adversária) e teria que se desdobrar numa movimentação um pouco mais ampla em relação ao João Tomás! O João Tomás manter-se-ia sempre como a referencia atacante da equipa!

Os alas tem um papel importantissimo, pois para além de atacarem terão de cobrir o lateral do seu lado e proteger o meio campo quando o ataque se desenrolar na lateral oposta!


E, depois de isto tudo (visto muito por alto) vem o mas importante: a componente física! Teriam pernas para isto? Esta tática é um pouco à inglesa e é muito exigente em termos físicos e vendo a tradicional "preguiça" dos jogadores do campeonato portugues, parece-me muito dificil que aguentem...

Olho Vivo

Quote from: Kilo on 21 de August de 2007, 19:56
O 4-4-2 é das táticas que mais gosto, mas ao mesmo tempo das que mais rotinas implica e ao mesmo tempo das mais dificeis de aplicar!

Temos jogadores mais do que capazes de a tornar extremamente eficaz, mas penso que não temos tempo para a consolidar e rotinar!

Tudo dito. Não adianta estarmos com grandes palpites quanto ao sistema a utilizar. Esse está escolhido e não acredito que Jorge Costa volte atrás. Nem entenderia muito bem se, à semelhança de outros clubes presentemente à deriva, modelo e sistema de jogo não estivessem nesta altura já definidos.
isto não invalida que Jorge Costa não possa ir trabalhando outro sistema alternativo. Mas não acredito que as coisas possam estar afinadas a curto prazo...

tos

                                                                      paulo santos



   frechaut                       paulo jorge                                             rodriguez                         césar peixoto

                                                                           madrid



                 zé manel                                       joão vieira pinto                            hussain


                                                    joão tomas                      linz
magico braga allez!

Pedro-SCB

Entrada de Linz obriga a reformulação táctica
ENCAIXE DO AUSTRÍACO AO LADO DE JOÃO TOMÁS NO ATAQUE "EXIGE" UM 4X4X2


Ao assegurar, já em pleno período de competição, um reforço de indiscutível valia como o internacional austríaco Roland Linz, a SAD bracarense pode ter criado um problema delicado de resolver a Jorge Costa.

Até à jornada inaugural da Liga, o treinador bracarense tinha em João Tomás a única referência de área e, à falta de alternativas consistentes (Philco e Baylón são promessas ainda verdes; Jaílson permanece uma incógnita) apostou tudo no 4x3x3, com João Pinto a apoiar João Tomás, no vértice adiantado do triângulo do meio-campo. Foi com este sistema táctico que o Sp. Braga disputou todos os jogos da pré-época e é com essa disposição no terreno que os jogadores se encontram obviamente familiarizados, pelo que não será fácil alterar, de um momento para o outro, as rotinas conseguidas no primeiro mês e meio de treino.

Com João Tomás de pedra e cal no onze, no imediato é de todo improvável que o técnico altere o figurino montado, até pela necessidade de integração do austríaco com os novos companheiros. Mas, dispondo de um jogador de créditos firmados como Linz (e até pelo investimento incomum da transferência), a evolução para o 4x4x2 afigura-se como alternativa a trabalhar no curto prazo.


in record

Ricardo Gonçalves

Quote from: tos on 21 de August de 2007, 23:31
                                                                      paulo santos



   frechaut                       paulo jorge                                             rodriguez                         césar peixoto

                                                                           madrid



                 zé manel                                       joão vieira pinto                            hussain


                                                    joão tomas                      linz

Tactica excelente gosto muito para mim estava boa tinha era de se testar para ver se funcionava se nao tinhamos de fazer aletraçoes... :-\

cardoso

Quote from: Pedro Ribeiro on 21 de August de 2007, 18:43


Cardoso,

há muito tempo que não é como dizes.

Desculpa lá, Pedro, expliquei-me mal.
O que eu queria dizer é que nos últimos anos, o melhor futebol que praticámos foi em 4,3,3, com Luis Filipe ou Abel+Jorge Luiz + Wender+Paulo Sérgio. Depois veio o problema do extremo direito, fizeram experiencias mais ou menos disparatadas, mas Jesualdo foi inflexivel ao insistir nesse esquema. Agora, de repente, adoptar outro modelo é, no mínimo arriscado.
De resto, concordo em absoluto com o que dizes.

Olho Vivo

Quote from: Kilo on 21 de August de 2007, 19:56
Os alas tem um papel importantissimo, pois para além de atacarem terão de cobrir o lateral do seu lado e proteger o meio campo quando o ataque se desenrolar na lateral oposta!

Pois! Não creio que tenhamos gente para fazer essas funções dessa forma. Talvez César Peixoto. Tenho dúvidas que Zé Manel o possa fazer embora admita que ele tem disponibilidade física para o fazer. Wender e Lenny não têm condições para o fazer.
O 4-4-2 "clássico" que parece estar a regressar ás preferências dos treinadores (é reparar nas actuais equipas de topo na Premier League) teve o seu expoente máximo nas últimas épocas no Sevilha: dois médios centros fortíssimos, "universais" e alas impressionantes, capazes de explorar não apenas as linhas laterais como fazer movimentos interiores de apoio aos pontas-de-lança (Adriano, Dani Alves). O modelo de jogo, muito "britânico", baseado em lançamentos directos para os pontas-de-lança, exímios a jogar de costas para a baliza, fazendo de pivots para os médios e os alas que sobem para receber a bola que aqueles guardam no confronto com os defesas. Os alas têm ainda a obrigação de regressar às suas posições dando a necessária cobertura ao meio-campo.
Eu não acredito que tenhamos alas com estas capacidades. Vejo com cepticismo a possibilidade de adoptar este 4-4-2.

disco infiltrator

Quote from: tos on 21 de August de 2007, 23:31
                                                                      paulo santos



   frechaut                       paulo jorge                                             rodriguez                         césar peixoto

                                                                           madrid



                 zé manel                                       joão vieira pinto                            hussain


                                                    joão tomas                      linz



O corredor esquerdo fica uma via verde assim...O Hussain não me parece extremo, parece-me mais um substituto do JVP. O César Peixoto não é um defesa esquerdo.  Fazia a seguinte alteração: subia o César Peixoto para o lugar do Hussain e colocava o Carlos Fernandes a titular. O Hussain ficava no banco para render o JVP no segundo tempo ou quando fosse necessário. De resto concordo com todas as opções.

Pedro_RBA

Quote from: disco infiltrator on 22 de August de 2007, 14:00
Quote from: tos on 21 de August de 2007, 23:31
                                                                      paulo santos



   frechaut                       paulo jorge                                             rodriguez                         césar peixoto

                                                                           madrid



                 zé manel                                       joão vieira pinto                            hussain


                                                    joão tomas                      linz



O corredor esquerdo fica uma via verde assim...O Hussain não me parece extremo, parece-me mais um substituto do JVP. O César Peixoto não é um defesa esquerdo.  Fazia a seguinte alteração: subia o César Peixoto para o lugar do Hussain e colocava o Carlos Fernandes a titular. O Hussain ficava no banco para render o JVP no segundo tempo ou quando fosse necessário. De resto concordo com todas as opções.

Eu ao contrário de muitas pessoas acho que o Cesar Peixoto merece mais credibilidade do que dizem. Ele fez uma boa pré-époco e acho que não fez um jogo assim tão mau como muitos pintam. Apenas faltou um pouco de velocidade, mas tinha uma bala daquele lado (Bosingwa).

Agora o Hussain é que ainda tem que amadurecer um pouco, por isso ou mantinha o wender desse lado e o zé manel do outro ou então e o lenny tivesse ok, punha o ze de um lado e o lenny no outro... A meu ver o João Tomás também encostava para o Linz... Ou jogavam os 2 mas para isso era preciso alguma rotina

Saudações Ultras  :P

Warrior of Minho

Quote from: disco infiltrator on 22 de August de 2007, 14:00
Quote from: tos on 21 de August de 2007, 23:31
                                                                      paulo santos



   frechaut                       paulo jorge                                             rodriguez                         césar peixoto

                                                                           madrid



                 zé manel                                       joão vieira pinto                            hussain


                                                    joão tomas                      linz



O corredor esquerdo fica uma via verde assim...O Hussain não me parece extremo, parece-me mais um substituto do JVP. O César Peixoto não é um defesa esquerdo.  Fazia a seguinte alteração: subia o César Peixoto para o lugar do Hussain e colocava o Carlos Fernandes a titular. O Hussain ficava no banco para render o JVP no segundo tempo ou quando fosse necessário. De resto concordo com todas as opções.

concordo em pleno com o k o disco diz pois se o cesar subisse no campo e o fernandes entrá se para a equipa esta ganhava mais fiablidade na defesa.
Orgulhosamente Bracarense!

lininho

                                                                      paulo santos


            frechaut/anilton                          paulo jorge                                       rodriguez                         

                                      Vandinho                                               madrid

                                                                  joão vieira pinto

                 zé manel                                                                                 Wender                           
                                                    joão tomas                       linz

isto é que era jogar, até tremiam...
ou não.
zé: futuro capitão. 8-)