News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/08

Started by Pedro-SCB, 17 de August de 2007, 09:58

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

Dia D(ani) na baliza
GUARDIÃO ENFRENTA DESAFIO DE CARREIRA

Do azar... à sorte. Dani Mallo, aos 28 anos, só quando representou o Elche (na 2.ª Divisão espanhola...) actuou com regularidade, ficando bloqueado no Deportivo por Songo'o e Molina.

Em Braga, deu de caras com um inacessível Paulo Santos e voltou a ficar remetido ao banco. Por isso, a lesão muscular do internacional português, durante o estágio na Alemanha, abriu ao galego as portas da titularidade.

Sendo o alvo a abater para o ataque do FC Porto, de longe o mais concretizador em 2006/07, Dani Mallo enfrenta o momento mais importante da sua carreira. O facto de ter actuado nos testes mais exigentes da pré-temporada do Sp. Braga deu-lhe alguma bagagem. Sofreu um golo em Liège, outro com o Gil Vicente (de penálti...), encaixou mais um tento contra o Charlton. Globalmente, as suas actuações foram positivas e, na derrota mais pesada, frente ao Villarreal (1-3), conseguiu sair incólume. Até porque protagonizou um par de saídas corajosas da baliza, precisamente a lacuna que vinha sendo mais notada.

Na época passada, Dani actuou duas vezes na Taça de Portugal (Portimonense e Pontassolense), rendendo Paulo Santos na Liga somente no nulo, da 26.ª jornada, contra o Vitória de Setúbal.

in record

Pedro-SCB

Treino a duas velocidades

O Sp. Braga prosseguiu, esta manhã, a preparação do jogo com o FC Porto com um apronto a duas velocidades: os jogadores utilizados na véspera em Pontevedra (2-2) cumpriram treino ligeiro, enquanto o restante grupo evoluiu sem limitações.

Paulo Santos, Lenny e Bruno Tiago, a recuperar de lesões, foram as ausências do treino dos «arsenalistas», que voltam a reunir-se amanhã, pelas 10 horas, para o derradeiro ensaio com vista à recepção ao campeão nacional.

Jorge Costa antevê depois em conferência de imprensa o jogo com o FC Porto, divulgando também a lista dos convocados para o arranque da Bwin Liga.

in abola

Pedro-SCB

Jorge Costa
Primeira prova de fogo


Figura carismática enquanto defesa-central, tanto no FC Porto, como na Selecção Nacional, como também nas passagens fugazes por Charlton e Standard de Liège, onde terminou a carreira, Jorge Costa tem amanhã a primeira prova de fogo como treinador. A primeira por se partir do princípio que desta vez, ao contrário do que aconteceu na época passada, quando substituiu Rogério Gonçalves no comando técnico, depois de um mês como treinador-adjunto, tem a responsabilidade de, como líder da equipa técnica, responder pelas escolhas do plantel e da programação de uma época que incluiu um estágio em Weissenburg, a 30 quilómetros de Munster, na Alemanha, com jogos naquele país e também na Bélgica e no Luxemburgo.

O onze inicial para o primeiro jogo oficial de 2007/08, está, como é natural, pensado por Jorge Costa. A ausência forçada de Paulo Santos obriga a apostar no guardião espanhol Dani Mallo, utilizado na época passada, em jogos da Liga, apenas na recepção ao Setúbal (0-0). No quarteto defensivo, estreiam-se João Pereira e César Peixoto, respectivamente lateral-direito e lateral-esquerdo. Os centrais continuam a ser, como é compreensível, o capitão Paulo Jorge e o peruano Rodriguez. No meio-campo, mais uma ausência forçada – Madrid, por castigo transitado da época passada – obriga a encontrar uma solução para preencher a zona mais recuada daquele sector: Frechaut ou Robert Brum, contratado à Académica, espreitam a oportunidade, sendo provável que a escolha recaia no internacional português, pelo facto de estar mais entrosado com Vandinho e João Pinto, a quem compete cumprir a missão de carregar, com a energia possível, o motor capaz de aguentar a pressão do adversário e de, claro, transportar jogo para o ataque. Aqui, Zé Manel, contratado ao Boavista, João Tomás, de regresso ao clube e em vésperas de partir para a Arménia, para representar a Selecção Nacional, e Wender formam o trio que o técnico pretende seja temível perante Helton e companhia.

Não restam dúvidas de que Jorge Costa continuará fiel ao 4x3x3; também não restam dúvidas de que os adeptos bracarenses anseiam por uma estreia em grande à espera de uma época de sonho.

++++++++++++++

Madrid continua



António Salvador, presidente da SAD do Braga, sossega os adeptos bracarenses que, desde que se soube que Manuel Fernandes foi para o Everton, comentaram, em Braga, que o mais certo seria que Madrid, que esteve perto de se transferir para o FC Porto em Janeiro e, mais recentemente, para o Benfica, poderia desta vez ir mesmo para a Luz. O receio dos adeptos foi ontem contrariado pelo presidente do Braga. "Não alimento novelas", disse. O argentino vai continuar no Braga e ponto final.

++++++++++++++

Paulo Santos quase...


Daquilo que deu para ver do treino de ontem de manhã, no campo de treinos do Estádio AXA, a grande novidade é o regresso de Paulo Santos ao trabalho de campo, embora com limitações. Parado desde o estágio da Alemanha e, apesar de o boletim clínico divulgado no sítio oficial do clube indicar que está lesionado, o internacional não deixa de ser notícia, atendendo a que nos últimos dias tem feito outro tipo de reabilitação física. O mais provável é que, na segunda jornada da Liga, no Restelo, com o Belenenses, o guarda-redes seja opção para Jorge Costa.

++++++++++++++

Voz dos adeptos

Ricardo Gomes

Comerciante, Ponte da Barca


"Comprei dez bilhetes e ontem [anteontem] vinte! Para mim e amigos emigrantes de França, Alemanha e Luxemburgo, quase todos benfiquistas. Têm a oportunidade de ver um jogo num grande estádio. Venho cá várias vezes: é fantástico, uma obra de arte, diferente de todos que conhecemos. Pelo Jorge Costa gostava que ganhasse o Braga, mas o meu clube é o FC Porto e por isso aposto em 0-2, golos do Quaresma e do Bruno Alves".

João Campos
Serralheiro, Lyon


"Sou de Aveleda, freguesia do concelho de Braga, mas resido e trabalho há 30 anos nos arredores de Lyon. Sou bracarense e venho ver, com a minha esposa, o jogo a este estádio bem bonito, especialmente por ter sido construído no meio da pedreira. Gostava de ver o Braga derrotar o Porto, mas nem sempre é o melhor que ganha. Não, não será pelo árbitro; os erros deles não são voluntários. Aposto num empate a uma bola: golos de João Pinto e de Quaresma".

Domingos Fernandes
Motorista, sócio 2646


"Adoro ver os jogos neste estádio; é nas laterais que se vê futebol; não é por trás das balizas. Há emoção, envolvência e excelentes condições para um excelente espectáculo. Espero que o Braga ganhe e que o árbitro não faça o mesmo que nos costuma fazer. Quanto vai ficar? Um-zero, chega. Estou a contar com um golo de César Peixoto. Aproveito para deixar uma mensagem à SAD: mudem a secretaria ou sede para a zona do Estádio Municipal; facilitava a vida aos sócios".

José dos Santos
Reformado, sócio 417


"Tenho uma propriedade perto do Estádio, em Dume. A minha mulher é a sócia 418, trabalhei 40 anos na Michelin, em Clémont-Ferrand, na França, e temos lá os cinco filhos: todos bracarenses. Com sete anos, o meu pai levava-me ao pelado [campo da Ponte], via a bola em cima de uma árvore e, poucos anos depois, assisti à inauguração do Estádio 1º Maio. O Salazar esteve perto de mim. Agora, são outros tempos, as condições são diferentes, mas a vontade é sempre a mesma: ver o Braga campeão".

in ojogo

Pedro-SCB

Casa quase cheia para receber o dragão


Aestreia do Braga na Liga 2007/08 está a gerar entusiasmo na Cidade dos Arcebispos e tudo indica que o Estádio Axa vai estar muito bem composto, ou mesmo cheio, no jogo de amanhã (19.15 horas, TVI) frente ao bicampeão nacional, F. C. Porto.

Com uma lotação máxima de 30 mil lugares (número que deve ser reduzido devido a questões de segurança), o Municipal de Braga, agora denominado Estádio Axa, vai vestir-se de gala para receber o primeiro jogo oficial da nova época. A SAD minhota já vendeu cerca de 20 mil bilhetes para o jogo com os dragões, pelo que, a dois dias do pontapé de saída do campeonato, os responsáveis minhotos acreditam que é possível encher o anfiteatro. Com as bilheteiras do estádio, bem como as do 1.º de Maio e da loja do Bingo, abertas durante o dia de hoje e de amanhã, parecem reunidas as condições para que sejam vendidos os bilhetes ainda disponíveis.

Jorge Costa orientou ontem a penúltima sessão de trabalho antes da estreia no campeonato, poucas horas depois de ter comandado a equipa no amigável disputado em Pontevedra (2-2). Frente à equipa da segunda liga espanhola, os arsenalistas apresentaram uma equipa recheada de jovens, com alguns elementos do plantel principal. Andrés Madrid foi utilizado de início, uma vez que o argentino não pode actuar ante o F. C. Porto, em virtude de se encontrar castigado, marcando mesmo o segundo golo da equipa, de penálti. O avançado peruano Jair Baylón também fez o gosto ao pé, num bom ensaio dos minhotos. Ontem, o plantel trabalhou no Estádio Axa, com o grupo a ser dividido em dois. Os atletas utilizados em Espanha fizeram um treino mais ligeiro, com os restantes a evoluírem normalmente. As excepção foram Paulo Santos, Lenny e Bruno Tiago, que continuam a recuperar das respectivas lesões e não são hipótese para o primeiro jogo do campeonato. Hoje, de manhã, os arsenalistas voltam a treinar, numa sessão à porta fechada, finda a qual Jorge Costa fará a antevisão do duelo com o F. C. Porto.

in jn

Pedro-SCB

Liga 2007/08: Sp. Braga recupera coerência


Definição de sucesso

Um lugar europeu. Andar mais perto dos grandes, mais tempo. ir longe na Taça. Fazer figura na Europa. O ano passado interrompeu o crescimento do Sp. Braga. Foram cometidos muitos erros, o maior deles ter deixado sair Jesualdo Ferreira. Os bracarenses têem agora um treinador com ideias próprias. Pouco experiente no banco, mas com largos anos de futebol ao mais alto nível e capaz de gerir um grupo.

Positivo

Manteve alguns elementos fundamentais, como Paulo Jorge, Madrid e João Pinto. O clube tem hoje melhor relação com a cidade e está mais sóido.

Negativo

As saídas de Luís Filipe e Zé Carlos. Alguns reforços de risco, provenientes de campeonatos muito diferentes do nosso.

Estrela


Acaba por ser João Pinto, não é?

in maisfutebol

Pedro-SCB

Arsenalistas preparam recepção aos "dragões"

Depois do empate a duas bolas num jogo amigável em Pontevedra, Espanha, os bracarenses continuam a preparar-se para o embate com o FC Porto, tendo realizado hoje mais um treino esta manhã.

Enquanto que os jogadores que foram titulares no jogo fizeram um treino mais ligeiro, o restante plantel arsenalista treinou sem quaisquer limitações. Paulo Santos, Lenny e Bruno Tiago foram as únicas ausências por estarem a recuperar ainda das respectivas lesões.

O Braga volta a treinar amanhã às 10:00 horas, seguindo-se uma conferência de imprensa em que Jorge Costa irá revelar os convocados para o jogo com o campeão nacional, assim como fazer uma antevisão do próprio desafio.

in infordesporto

Pedro-SCB

Primeiro teste ao campeão

O FC Porto inicia a defesa do título com uma difícil viagem a Braga, enquanto o Sporting defronta a Académica e o Benfica apadrinha o regresso do Leixões ao principal escalão do futebol português.

Começo explosivo

Depois de ter perdido a SuperTaça de Portugal frente ao Sporting, por 1-0, no fim-de-semana passado, a formação de Jesualdo Ferreira não tem começo doce na Liga portuguesa, pois joga na cidade dos arcebispos, local onde não vence há três temporadas. Aliás, o Municipal minhoto foi mesmo palco da primeira derrota dos portistas na época passada, logo à quinta jornada. O desafio de Braga traz ainda mais um condimento, uma vez que, na jornada seguinte, os "dragões" recebem a equipa de Paulo Bento, pelo que os homens da Invicta têm um começo explosivo. Ernesto Farias é o único impedimento do conjunto "azul-e-branco", devido a lesão, num encontro que deverá marcar o regresso do influente Lucho González ao meio-campo, após a ausência frente aos "leões".

Decano João Pinto

Por seu lado, o conjunto orientado por Jorge Costa, um dos representantes portugueses na Taça UEFA, aposta forte em surpreender o trio do costume nesta temporada. O técnico "arsenalista" viu sair Luís Filipe e Zé Carlos, avançado importante na segunda metade da época e na boa campanha da Taça UEFA, mas conta com o regresso do ponta-de-lança João Tomás, autor de 15 golos em cada uma das duas últimas épocas passadas no clube, antes de rumar ao Qatar, e que ainda esta semana voltou a ser chamado por Luiz Felipe Scolari para a selecção principal. Por seu lado, o experiente João Pinto prepara-se para fazer aquela que será a 19ª e, provavelmente, derradeira época no campeonato nacional, onde é o jogador no activo com mais partidas disputadas (467).

in uefa