News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SOMOS BRAGUISTAS! E SÓ BRAGUISTAS!

Started by disco infiltrator, 15 de August de 2007, 14:44

Previous topic - Next topic

disco infiltrator

A recente entrevista do António Salvador na Bola tirou-me o sono. Não por algo que ele tenha dito mas pela frase/pergunta do jornalista: "Em cada bracarense há um benfiquista e em cada vimaranense há um vitoriano".

Não poderiam inventar uma frase que me irritasse mais! Os de guimarães são os nossos rivais e o benfica é simplesmente o clube do mundo que eu mais detesto. Lembro-me das tardes no 1º  de Maio e dos jogos SCBxbenfica em que o estádio era encarnado e nós estavamos em minoria no nosso próprio estádio. É impossível alguém se esquecer disso. O benfica é de longe o clube que mais prejudica a imagem do SCB.

É um facto que a cidade de  Braga ainda está muito desligada do clube, que o clube não comunica com a cidade e os adeptos estão em segundo plano.  Não existe uma política de marketing, não existe um movimento para criar o sentimento braguista, não se comunica com aqueles que estão desligados do SCB e até do futebol. É preciso chamar esses para o SCB. Os jovens começam a aderir mas é preciso insistir junto deles, eles são o futuro do SCB. É triste ver o EMB vazio, para mim é sempre uma derrota quando isso acontece, independentemente do resultado no campo. Há muito para se fazer nessa àrea que a direcção única e simplesmente ignorou. Vê-se alguns sinais de melhoria mas ainda claramente insuficientes.

No entanto também há um constante exagero por parte da imprensa. Por alguma razão insistem nesse assunto. Ainda há muito por fazer mas paulatinamente observa-se uma maior adesão ao clube por parte dos jovens da região. Nos jogos em casa contra o benfica, os braguistas (verdadeiros) têm estado sempre em maioria. Ainda há muitos adeptos dos 3 grandes na região de Braga mas também se sente que já não é como antes. Só que isto, a imprensa e opinião pública nunca refere!!!

A prioridade que teremos que ter é começar a mudar a ideia estabelecida junto da imprensa. De outra forma o SCB nunca irá crescer com este estigma de clube sem adeptos ou com adeptos bi-clubistas.

Seria importante  fazer-se uma  campanha para se demonstrar que o SCB tem adeptos, sim! E que cada vez atrai mais jovens! O caso do guimarães é um bom exemplo. Eles são mais do que nós, sim. Tem uma massa de adeptos mais fieis e a cidade mobiliza-se em torno do clube. No entanto, eles próprios também criam esta imagem. Pelo que transmitem à imprensa e pela ideia criada, parecem ainda mais do que são na realidade. Acredito que a diferença de nós para eles não seja assim tão grande mas o importante é a imagem que se passa. Isso o guimarães conseguiu bem, a imagem de uma grande massa adepta que está com o clube nos bons e maus momentos.

Vamos mudar esta imagem injusta que o país desportivo tem de nós!
Vamos lançar ideias!  Vamos usar os media em nosso favor. Coloquem faixas no estádio, façamos  t-shirts. Usem slogans que demonstrem que somos braguistas e só braguistas. Mobilizemos mais gente para o SCB! vamos escrever artigos de opinião para jornais e revistas. Vamos mostrar à opinião pública em geral antigos sócios do SCB que são braguistas de verdade. Vamos convidar gente a ir ver um jogo ao EMB. Vamos exigir que nos RESPEITEM!

Esta imagem tem que ser mudada e, pelo que vejo, se não formos nós a o fazer ninguém o fará. Vai demorar, pois a ideia que o SCB tem adeptos bi-clubistas ou não tem adeptos está enraizada em várias "cabeças". No entanto, temos que acreditar que poderemos mudar esta falsa imagem.

Eu irei fazer tudo para mudar esta ideia junto das pessoas que conheço e com quem convivo! Já o faço há muito.








jeba

Apoio a tua ideia disco! Vamos lá criar essa imagem pró ENORME e eu da minha parte que já luto por esse objectivo! A minha esposa era Benfiquista/Bracarense, mas depois de tanto lhe moer o juízo é só Bracarense e até já em liga aos jogos dos lampiões! Devo confessar que subornei com uma idas ao estádio EMB/AXA e um brindes, (camisola do Enorme personalizada)... etc
Mas reconheço que isso é pouco mas se todos fizermos um pedaçinho a realidade mudará!

Olho Vivo

Quote from: disco infiltrator on 15 de August de 2007, 14:44
No entanto também há um constante exagero por parte da imprensa. Por alguma razão insistem nesse assunto. Ainda há muito por fazer mas paulatinamente observa-se uma maior adesão ao clube por parte dos jovens da região. Nos jogos em casa contra o benfica, os braguistas (verdadeiros) têm estado sempre em maioria. Ainda há muitos adeptos dos 3 grandes na região de Braga mas também se sente que já não é como antes. Só que isto, a imprensa e opinião pública nunca refere!!!

A prioridade que teremos que ter é começar a mudar a ideia estabelecida junto da imprensa. De outra forma o SCB nunca irá crescer com este estigma de clube sem adeptos ou com adeptos bi-clubistas.

Seria importante  fazer-se uma  campanha para se demonstrar que o SCB tem adeptos, sim! E que cada vez atrai mais jovens! O caso do guimarães é um bom exemplo. Eles são mais do que nós, sim. Tem uma massa de adeptos mais fieis e a cidade mobiliza-se em torno do clube. No entanto, eles próprios também criam esta imagem. Pelo que transmitem à imprensa e pela ideia criada, parecem ainda mais do que são na realidade. Acredito que a diferença de nós para eles não seja assim tão grande mas o importante é a imagem que se passa. Isso o guimarães conseguiu bem, a imagem de uma grande massa adepta que está com o clube nos bons e maus momentos.


Pouco tenho a acrescentar. Apenas acrescentar que a imagem que a imprensa (e por arrasto o país futebolístico) transmite é ainda mais distorcida do que dizes. Os media não se limitam a transmitir a ideia de que Braga é uma cidade desligada do seu clube, onde as pessoas preferem apoiar outros (em particular o Benfica) - o que, por si só, em nada a diferenciaria de muitas outras zonas do país. Mais do que isso, Braga é apontada como o exemplo lapidar de adesão a outros clubes, em particular ao Benfica - como se fosse um caso particular, excepcional. Isto é um mito que é preciso destruir porque não é verdadeiro. A esmagadora maioria de regiões representadas na nossa Liga por clubes locais não apresenta uma menor incidência de apoio metralha - pelo contrário!!!! Nesse aspecto, estamos na realidade melhor colocados que a esmagadora maioria dos clubes da Liga - os media transmitem contudo o contrário. E esta imagem mina as nossas possibilidades de crescimento...

braga2007

Enfim, jornalistas da Bola, que gostam de referir o Benfica em tudo que é sítio. Mas quanto ao assunto, acho que o Braga tem feito bem em ir ás escolas, envolver-se mais com a comunidade, tentar mudar mentalidades. Quanto a nós temos que convencer os nossos amigos,familiares, conhecidos que se deve ser ser só do Braga...só assim isto irá mudar. Tenho esperança que daqui a uns anos, em Braga haja só Braguistas puros  ;)

JORGEXINA

[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

simm

Quote from: jorgexina on 15 de August de 2007, 16:32
http://pontapenalogica.blogspot.com/2006/11/sbado-noite-na-pedreira-no-sbado-noite.html

Opinião de um "Lagarto Espanhol"!!

Opinião de um "lagarto". Que por trabalhar há muitos anos em Guimarães se tornou sócio do clube, e tem vivido com muita intensidade o Vitória.
[url="http://pontapenalogica.blogspot.com/"]http://pontapenalogica.blogspot.com/[/url]

pp

Meus amigos por vezes a emoção fala mais alto que a razão...tenham calma.
Eles e todo o pais, sabem que o Braga tem actualmente "uma maior" massa associativa basta ver as médias anuais no nosso estádio,no entanto fazem sempre a comparação Guimarães/ Braga, mas não fazem comparação com mais nenhum em Portugal,porque!?
Porque de facto o Braga,tem muito de longe aos milhares de diferença de adeptos no estádio para todos os outros(excepto claro os 3 grandes), e  quando nos comparam com o "exemplo" VSC, que vejam bem as diferenças, porque a coisa deve andar ela por ela,com a agravante de "nós" sermos todos do Benfica imaginem se não fosse-nos!!!
  Haja verdade e mais olho pra ver as coisas ... um abraço !

JORGEXINA

Quote from: simm on 16 de August de 2007, 13:02
Quote from: jorgexina on 15 de August de 2007, 16:32
http://pontapenalogica.blogspot.com/2006/11/sbado-noite-na-pedreira-no-sbado-noite.html

Opinião de um "Lagarto Espanhol"!!

Opinião de um "lagarto". Que por trabalhar há muitos anos em Guimarães se tornou sócio do clube, e tem vivido com muita intensidade o Vitória.
Ninguém ta a por em causa as tuas razoes... nem tão pouco a tua paixão.. Só me estava a referir a uma opinião de fora sobre nós! Que devido a distancia de emoções pode ser mais lúcida que a nossa! 
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

Aquiles

Vamos continuar a conquistar o coração dos Barcarenses, para que em cada um exista um Braguista...

A preocupação dos media em referir a dualidade de cor dos adeptos é apenas a confirmação da sua preocupação com o nosso crescimento. De outra forma porque é que não se preocupam em apresentar a mesma situação noutros clubes que como todos sabemos também tem o mesmo problema e em doses muito mais acentuadas?

Vamo-nos rindo dos artolas jornaleiros...

Abraço para todos os Braguistas

Manuel José

simm

Quote from: jorgexina on 16 de August de 2007, 15:59
Quote from: simm on 16 de August de 2007, 13:02
Quote from: jorgexina on 15 de August de 2007, 16:32
http://pontapenalogica.blogspot.com/2006/11/sbado-noite-na-pedreira-no-sbado-noite.html

Opinião de um "Lagarto Espanhol"!!

Opinião de um "lagarto". Que por trabalhar há muitos anos em Guimarães se tornou sócio do clube, e tem vivido com muita intensidade o Vitória.
Ninguém ta a por em causa as tuas razoes... nem tão pouco a tua paixão.. Só me estava a referir a uma opinião de fora sobre nós! Que devido a distancia de emoções pode ser mais lúcida que a nossa! 

eu percebi isso, apenas quis frisar que não sou bi clubista. sou sportinguista de alma, e nos últimos anos tenho ido muitas vezes a braga, tanto ver o sporting como o guimarães, e até o benfica (ou o braga-tottenham), e achei importante realçar isso, porque foi algo que constatei ao longo dos vários jogos que tenho visto.
[url="http://pontapenalogica.blogspot.com/"]http://pontapenalogica.blogspot.com/[/url]

Pedro_RBA

Quote from: simm on 16 de August de 2007, 23:23
Quote from: jorgexina on 16 de August de 2007, 15:59
Quote from: simm on 16 de August de 2007, 13:02
Quote from: jorgexina on 15 de August de 2007, 16:32
http://pontapenalogica.blogspot.com/2006/11/sbado-noite-na-pedreira-no-sbado-noite.html

Opinião de um "Lagarto Espanhol"!!

Opinião de um "lagarto". Que por trabalhar há muitos anos em Guimarães se tornou sócio do clube, e tem vivido com muita intensidade o Vitória.
Ninguém ta a por em causa as tuas razoes... nem tão pouco a tua paixão.. Só me estava a referir a uma opinião de fora sobre nós! Que devido a distancia de emoções pode ser mais lúcida que a nossa! 

eu percebi isso, apenas quis frisar que não sou bi clubista. sou sportinguista de alma, e nos últimos anos tenho ido muitas vezes a braga, tanto ver o sporting como o guimarães, e até o benfica (ou o braga-tottenham), e achei importante realçar isso, porque foi algo que constatei ao longo dos vários jogos que tenho visto.


E fazes tu muito bem em divulgar isso, pois se leste a entrevista do salvador, comntinuamos a ser perseguidos com o infeliz lema de que em cada bracarense, há um benfiquista.

É bom ver que uma pessoa de fora note isso, pena que a comunicação social do costume não veja isso também.. As palas devem ser demasiado grandes..

Saudações Ultras  :P

Dracul

Eu também detesto o benfica acima de qualquer outro clube e uma das razões, entre outras, terá sido pelos muitos jogos no 1º Maio em que me senti mal no meio dos sócios com duas caras.
As coisas têm mudado muito, todos os verdadeiros bracarenses e braguistas o sabem, mas a imprensa continua a referir Braga como uma cidade "encarnada". Se quisermos mudar este estado de coisas, temos que ser nós a afirmar-nos como os nossos vizinhos fazem.
Quando os jornais falam do Vitória, referem como trunfo principal os seus adeptos. Eles conseguiram criar a ideia que são todos só vitorianos, quando eu conheço vários que são bi-clubistas, tal como acontece por todo o país. Mas a ideia está formada, assim como se pensa que em Braga são todos lampiões.
Na realidade, o que eu vejo é que esse clube dos passarinhos joga em casa em qualquer campo do país, pois de facto há parolos por todo o lado.
Ninguém repara nos jogos dos lampiões em Aveiro, em Setúbal, em Coimbra, em Vila do Conde, na Madeira, etc. ?
Nos últimos anos eles têm sido sempre menos nos jogos em Braga. E se ainda são muitos, é porque Braga é uma grande cidade, que atrai os parolos dos lampiões de todo o Minho que querem assistir a um bom jogo de futebol, num estádio decente.
Por mim, apoio desde já uma campanha para desmistificar esta ideia feita, que é falsa, embora continue a ser alimentada pelos jornalecos da bola. Até porque não lhes convém que o SCB cresça muito, para não fazer sombra aos três metralhas.

ric

é engraçado que nunca se usasse uma forma cientifica de desmascarar a situação de nos comotarem com o benfiquismo...
bastava uma entidade credível estudar o assunto em Braga e não deixaria qq motivo para a CS continuar com esta conotação

disco infiltrator

Quote from: dracul on 17 de August de 2007, 10:54
Eu também detesto o benfica acima de qualquer outro clube e uma das razões, entre outras, terá sido pelos muitos jogos no 1º Maio em que me senti mal no meio dos sócios com duas caras.
As coisas têm mudado muito, todos os verdadeiros bracarenses e braguistas o sabem, mas a imprensa continua a referir Braga como uma cidade "encarnada". Se quisermos mudar este estado de coisas, temos que ser nós a afirmar-nos como os nossos vizinhos fazem.
Quando os jornais falam do Vitória, referem como trunfo principal os seus adeptos. Eles conseguiram criar a ideia que são todos só vitorianos, quando eu conheço vários que são bi-clubistas, tal como acontece por todo o país. Mas a ideia está formada, assim como se pensa que em Braga são todos lampiões.
Na realidade, o que eu vejo é que esse clube dos passarinhos joga em casa em qualquer campo do país, pois de facto há parolos por todo o lado.
Ninguém repara nos jogos dos lampiões em Aveiro, em Setúbal, em Coimbra, em Vila do Conde, na Madeira, etc. ?
Nos últimos anos eles têm sido sempre menos nos jogos em Braga. E se ainda são muitos, é porque Braga é uma grande cidade, que atrai os parolos dos lampiões de todo o Minho que querem assistir a um bom jogo de futebol, num estádio decente.
Por mim, apoio desde já uma campanha para desmistificar esta ideia feita, que é falsa, embora continue a ser alimentada pelos jornalecos da bola. Até porque não lhes convém que o SCB cresça muito, para não fazer sombra aos três metralhas.



Isso mesmo dracul. É mais que tempo de agirmos!

B_R_A_G_A

Quote from: disco infiltrator on 17 de August de 2007, 13:38
Quote from: dracul on 17 de August de 2007, 10:54
Eu também detesto o benfica acima de qualquer outro clube e uma das razões, entre outras, terá sido pelos muitos jogos no 1º Maio em que me senti mal no meio dos sócios com duas caras.
As coisas têm mudado muito, todos os verdadeiros bracarenses e braguistas o sabem, mas a imprensa continua a referir Braga como uma cidade "encarnada". Se quisermos mudar este estado de coisas, temos que ser nós a afirmar-nos como os nossos vizinhos fazem.
Quando os jornais falam do Vitória, referem como trunfo principal os seus adeptos. Eles conseguiram criar a ideia que são todos só vitorianos, quando eu conheço vários que são bi-clubistas, tal como acontece por todo o país. Mas a ideia está formada, assim como se pensa que em Braga são todos lampiões.
Na realidade, o que eu vejo é que esse clube dos passarinhos joga em casa em qualquer campo do país, pois de facto há parolos por todo o lado.
Ninguém repara nos jogos dos lampiões em Aveiro, em Setúbal, em Coimbra, em Vila do Conde, na Madeira, etc. ?
Nos últimos anos eles têm sido sempre menos nos jogos em Braga. E se ainda são muitos, é porque Braga é uma grande cidade, que atrai os parolos dos lampiões de todo o Minho que querem assistir a um bom jogo de futebol, num estádio decente.
Por mim, apoio desde já uma campanha para desmistificar esta ideia feita, que é falsa, embora continue a ser alimentada pelos jornalecos da bola. Até porque não lhes convém que o SCB cresça muito, para não fazer sombra aos três metralhas.



Isso mesmo dracul. É mais que tempo de agirmos!

Eu acho que nós bracarenses não devemos provar nada a aqueles jornalecos da A bola eles que fiquem la com a opiniãop deles super incorreta nós somos os Arsenalistas, bracarenses e braguistas... não somos um grupo de pa**lei*** de um tal clube designado de S.L.Bosta....
Somos doMinho, somos bracarenses...
FORÇA BRAGA!!! TODOS JUNTOS VENCEREMOS!!!

Visitem o blog enorme-braga.blogspot.com
Visitem o forum www.jornalsodesporto.com/forum

braga2007


Eu acho que nós bracarenses não devemos provar nada a aqueles jornalecos da A bola eles que fiquem la com a opiniãop deles super incorreta nós somos os Arsenalistas, bracarenses e braguistas... não somos um grupo de pa**lei*** de um tal clube designado de S.L.Bosta....
Somos doMinho, somos bracarenses...
FORÇA BRAGA!!! TODOS JUNTOS VENCEREMOS!!!

Visitem o blog enorme-braga.blogspot.com
Visitem o forum www.jornalsodesporto.com/forum

[/quote]

B_R_A_G_A   a presidente   ;D

B_R_A_G_A

Obrigado Braga2007 pelo teu reconhecimento pelas minhas palavras!!!  ;D ;D

Visitem o blog enorme-braga.blogspot.com
Visitem o forum www.jornalsodesporto.com/forum

FIDELIS

concordando com tudo o que foi dito só um pequeno reparo caro Disco, SOMOS BRAGUISTAS e chega, porque um Braguista só é Braguista não existe um Braguista de duas faces
quanto ao resto plenamente de acordo
não interessa a ninguem que o Braga cresça , só a nós

e a CS continua a alimentar uma ideia que há muito deixou de ser verdadeira, só não vê quem não quer e que prejudica bastante a nossa imagem
também estou de acordo que temos que dar um abanão nisto

Fidelis Bracara
Braga e Basta

rfra75

ISTO É UM ASSUNTO QUE METE NOJO!!!!
cada vez mais detesto o benfica!!!!
Porque sou só do Braga???
Foi a educação mais correcta q os meus pais me deram...
E essa transmito-a a quem me rodeia, estou-me cagando pós jornalecos, revistas, benfiquisras etc...
Até posso ter duas mulheres (ou +), casas, carros, ...mas club só um O BRAGA.
Qd alguém me pergunta de q clube sou a resposta é directa... do BRAGA!!!
E voltam a perguntar - Não tens uma simpatia por um clube dos grandes???- Não só pelo Enorme!!!
O Ambiente fica de cortar à faca, a mh mulher até fica arrepiada com as respostas...mas uma coisa é que eu não sou,COBARDE!!!
Já agora... th um famíliar de braga que é benfiquista e pergunto-lhe muitas vezes:
- Pq és do Benfica? R: Epá sei lá, pq sim.
- o que sentes por esse clube?  R:???
- quando joga o teu clube?  R:???
- Quem são os jogadores?  R:???
Emfim....

Abraços
BRAGA ATÉ MORRER

Afonso Matos

Deixem os cães ladrar que a caravana passa... sempre.
Como diz o Fidelis, Braga e basta!