News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/08

Started by Coiso, 15 de August de 2007, 11:19

Previous topic - Next topic

Coiso

Roberto brum e frechaut em duelo intenso pelo lugar do argentino, com stélvio à espreita
Há vida depois de Madrid


A abundância de soluções em todos os sectores do terreno, em especial no meio-campo, deixa Jorge Costa sossegado em relação à unidade escolhida para substituir Andrès Madrid. Frechaut e Roberto Brum estão em luta aberta pelo lugar do argentino.

O redimensionamento do plantel bracarense gerou mais competitividade interna, alargando substancialmente o leque de opção do treinador, mesmo tendo em conta que para a recepção ao FC Porto Jorge Costa estará privado de Paulo Santos, Kieszek, Lenny e, em especial, Madrid, o estratega da equipa.

Em tempos, a ausência do argentino do onze era sinónimo de inquietação e de problemas para os técnicos. Madrid continua a ter uma influência marcante na identidade do jogo bracarense, é um médio de recursos infindáveis e dos poucos, em Portugal, que não reclama apoio constante nos equilíbrios defensivos. Em suma: o argentino é, tacticamente, a figura maior do Sp. Braga.

O castigo de Madrid poderia, muito naturalmente, funcionar como fonte de preocupação para o primeiro jogo oficial do Sp. Braga na nova época, mas o ruído à volta do castigo do médio foi consideravelmente diminuído pela qualidade e versatilidade dos aspirante ao seu lugar.

Ao todo, são três: por ordem teórica de peso, Frechaut, Roberto Brum e Stélvio, promessa bracarense recentemente chamada para os sub-21.

Luz em Pontevedra

Quem pode ganhar a batalha? Frechaut é um polivalente que deixa marca de excelência em qualquer lugar que actue; Brum seria o candidato natural à sucessão de Madrid, mas nem todos os processos de adaptação à nova realidade estarão assimilados, sem embargo de o brasileiro ser, neste momento, um sombra perpétua ao desejo de Frechaut de marcar o ponto no onze.

Neste quadro de luta intensa, entra também Stélvio, promissor médio que já desperta a atenção dos grandes lusos. Neste caso em particular, o jogo desta noite, frente ao Pontevedra, pode fazer luz sobre as possibilidades de Stélvio ser mesmo solução. Para o particular em Espanha, Jorge Costa vai chamar vários juniores, mas terá, necessariamente, de recorrer a elementos do plantel. Os que jogarem com o Pontevedra não entrarão de certeza nas contas iniciais do jogo com o FC Porto.

in abola

Coiso

Paulo Santos e Lenny falham estreia na Liga

O Braga continua a preparar a estreia na Liga 2007/08, sábado, em casa, frente ao bicampeão nacional, F. C. Porto. O encontro está, como era esperado, a gerar grande expectativa na Cidade dos Arcebispos, mas Jorge Costa ficou ontem com a certeza que não poderá contar com Paulo Santos e Lenny, ambos lesionados.

O guarda-redes continua a evoluir bem da contractura do recto abdominal, mas a verdade é que se trata de um problema delicado caso o regresso à competição ocorra cedo demais. Por isso, o internacional português vai mesmo falhar o primeiro jogo do campeonato, devendo a baliza ficar entregue ao espanhol Dani Mallo, muito embora o reforço Pawel Kieszek esteja totalmente recuperado dos pequenos problemas que o afectaram, entrando o polaco na corrida pela titularidade.

Lenny também é baixa para o duelo com os dragões, devido a um problema muscular. O avançado brasileiro, emprestado pelo Fluminense, tem gerado grandes expectativas no plantel bracarense, mas, para já, não as vai poder confirmar em competição. A outra baixa confirmada para sábado, para além de Bruno Tiago (que só regressa em 2008), é Andrés Madrid. O médio argentino vai cumprir o segundo e último jogo de castigo, ainda referente à partida com o Boavista, da época passada.

Meia casa vendida

Entretanto, o Braga já vendeu cerca de 15 mil bilhetes para o jogo de sábado, prevendo-se, por isso, uma excelente casa para receber o F. C. Porto, podendo, mesmo, registar-se lotação esgotada. Os bilhetes encontram-se à venda no Estádio AXA, no 1.º de Maio e na Loja do Bingo.

in JN

Pedro-SCB

#2
SAD lembra o assédio ao argentino Madrid
A falta de ética que os portistas imputam aos minhotos deixou-os de boca aberta, conforme expressou fonte ligada à SAD bracarense

Uma fonte ligada à SAD do Braga desvalorizou a eventual queixa a apresentar pela homóloga portista pelo facto de o Braga ter avançado para negociações com o médio-ofensivo Jorginho sem dar conhecimento à sua entidade patronal, no caso concreto a SAD "azul e branca", como mandam os regulamentos da FIFA no que diz respeito a jogadores com contratos em vigor e que não cessam nos seis meses seguintes. O Braga não nega o interesse no jogador, mas garante que o mesmo foi oferecido pelo seu empresário, António Teixeira.

A falta de ética que os portistas imputam aos minhotos deixou-os surpreendidos, por um par de motivos, que a fonte bracarense enumerou sem necessidade de qualquer cábula. Em primeiro lugar, foi o próprio FC Porto que tornou público que Jorginho era um jogador a dispensar, que não fazia parte dos eleitos de Jesualdo Ferreira para a campanha já em marcha. Em segundo lugar, e faz hoje precisamente uma semana, o empresário do jogador, António Teixeira, ofereceu o futebolista à SAD do Braga. Consultada a equipa técnica, o parecer foi de que o jogador interessava, não escondeu a voz bracarense.

Ainda a propósito de ética e da falta dela, em Braga interrogam-se se da parte do vizinho (e rival) Guimarães não terá também havido falta de ética e ainda se aproveita para recordar a história do interesse do FC Porto no médio Andrés Madrid, no período de transferências do último Inverno. "Já se esqueceram do assédio a Andrés Madrid, em Dezembro e Janeiro? O FC Porto chegou a mandar vir o empresário do jogador da Argentina e representantes do FC Porto estiveram reunidos com o jogador em hotéis da cidade do Porto e em restaurantes de Braga", acusou a fonte arsenalista.

A par da ética ou da falta dela, entre os minhotos lembra-se, até, que a relação entre as duas SAD é de "cordialidade", permitindo gracejar quanto a uma eventual queixa dos portistas para as altas esferas do futebol português, europeu e mundial. "Podem apresentar queixa na Liga, na UEFA, na FIFA e até à Procuradoria-Geral da República", disseram.

++++++++++++++

A hora de Dani Mallo

O guarda-redes Paulo Santos falhou o treino de ontem de manhã, ministrado com os taipais corridos, e é ponto assente que falhará a recepção ao bicampeão FC Porto no arranque do campeonato, independentemente dos resultados dos exames complementares de diagnóstico efectuados entretanto, para avaliar a evolução da recuperação da lesão sofrida durante o estágio na Alemanha. O galego Dani Mallo, formado nas escolas do Corunha mas com pouca baliza nas últimas épocas, terá a responsabilidade de tentar parar o ataque portista e Jorge Costa deve-lhe proporcionar esta noite mais tempo de jogo no amistoso a disputar em Pontevedra, na Galiza.

Os outros ausentes do treino foram o miúdo brasileiro Lenny e o primeiro azarado da época, Bruno Tiago, que tem pela frente uma recuperação de meses. Em semana tão importante, o presidente António Salvador desceu ao relvado para dar força às tropas. Apesar do jogo nocturno, os minhotos voltam a treinar esta manhã.

++++++++++++++++++++++

Stélvio Cruz também convocado

O médio Stélvio Cruz, produto das escolas futebolísticas do Braga, foi convocado pela primeira vez para representar a selecção nacional de Sub-21. O possante jogador está escalado para o jogo de preparação com a selecção de Malta, a disputar em Vila do Conde na próxima terça-feira e que antecede o início da fase de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria em 2009.

+++++++++++++++++++++

Venda de bilhetes em bom ritmo

As bilheteiras do Estádio Municipal de Braga, um de vários pontos de venda dos ingressos para o Braga-FC Porto do próximo sábado, têm registado uma venda fluída, ainda que sem aglomerações, o que se regista com agrado num mês em que a cidade de Braga cresce em população, face ao regresso de férias dos nossos emigrantes.

Os bilhetes para os sócios do Braga custam dez euros, enquanto os destinados ao público oscilam entre os 20 e os 30 euros. Para encher o Estádio AXA e criar um ambiente ímpar de apoio à equipa, os responsáveis do Braga estão a preparar uma grande festa, com diversas animações.

++++++++++++++++++++

João Tomás na Selecção

O avançado bracarense João Tomás foi convocado por Luiz Felipe Scolari, seleccionador nacional, para o jogo Arménia-Portugal, a contar para a fase de qualificação do Euro'2008. É a segunda vez que o jogador é convocado enquanto futebolista do Braga.

++++++++++++++++++++

O canhão do "Arsenal"



Um das glórias do Braga aceitou o convite de reviver "momentos únicos" no estádio 1º de Maio contra o FC Porto, no qual foi bicampeão nacional com António Oliveira em 96/97 e 97/98

Eram onze da manhã quando Barroso chegou ao Estádio 1º de Maio. Em dia de feira nas imediações do estádio onde viveu "momentos de glória", a popularidade do médio-defensivo começa a ser evidente. "Olha o maior", dizia um dos vendedores de uma das muitas tendas. Curiosamente, encontrou logo a seguir Eduardo, guarda-redes emprestado pelo Braga ao Setúbal.

Depois do abraço ao guarda-redes, dirigiu-se para o interior do estádio e, num dos balneários, encontrou os juvenis, acabados de cumprir mais um treino orientado por Micael Sequeira e António Freitas. Nas paredes do balneário, além da foto de Barroso, encontravam-se as de Quim (Benfica), Hugo (Setúbal), Tiago (Juventus), Artur Jorge e Castanheira. Com curso de IV Nível, Barroso faz parte do gabinete de prospecção do Braga, coordenado por João Cardoso. "Em todos os clubes é importante os miúdos serem apoiados; estou muitas vezes com eles e até treino quando se proporciona. É gratificante, eles ficam contentes", conta Barroso depois de tirar a fotografia com os craques que a 26 de Agosto (dia em que, curiosamente, Barroso completa 37 anos), defrontam o Guimarães na jornada inaugural do seu campeonato, e enquanto se dirigia para o relvado, onde treinavam os juniores, orientados por António Caldas e Firmino Brás. "Não podemos cumprimentar enquanto estão a trabalhar", confessa, antes de ir para um "lugar especial", a zona do relvado, à entrada da área, onde marcou um dos muitos golos em 325 jogos na Liga principal. "Marquei muitos ao Baía, um dos melhores de sempre, estudava como ele defendia, assim como fazia com outros. Mas esse nunca mais me esqueço: o Secretário aliviou, eu chutei de primeira, a bola entrou no lado direito da baliza então defendida pelo Nuno", agora suplente de Helton no FC Porto. "Espero, sinceramente, que sábado alguém repita o que tantas vezes eu e outros colegas da altura conseguimos", confidencia o ex-internacional, que terminou a carreira em 2004/05. Na altura, ficou-lhe atravessado não ter sido utilizado por Jesualdo Ferreira, agora treinador do FC Porto, no último jogo, em casa, com o Beira-Mar, impedindo-o de uma despedida "natural" dos sócios. Que ainda na semana passada, na apresentação da equipa de Jorge Costa, o aplaudiram no Estádio AXA quando a sua imagem apareceu no écran gigante. É uma das glórias do clube.

in ojogo

Pedro-SCB

António Salvador: «Não quero fazer qualquer comentário»
LÍDER BRACARENSE EVITOU POLÉMICA

Há um ano, António Salvador e Pinto da Costa viram juntos o Sp. Braga-FC Porto, sinal de relações prósperas entre os clubes e de um respeito pessoal entre o presidente minhoto e o líder dos dragões. Mais do que isso, os dois já tinham, horas antes, entrado e saído juntos da tomada de posse de Hermínio Loureiro, na sede da Liga.

O Caso Jorginho lança pimenta para o duelo de sábado, mas tudo aponta para que os presidentes assistam à partida lado a lado e que a comitiva portista seja recebida conforme o protocolo no Municipal de Braga, havendo uma refeição a anteceder o espectáculo. Todavia, a queixa caiu nada bem na SAD minhota. Ontem, António Salvador preferiu o silêncio quando convidado a comentar a tomada de posição do campeão nacional. "Não quero fazer qualquer comentário", limitou-se a dizer.

No entanto, é seguro que o procedimento dos portistas causou celeuma na direcção bracarense, que não esquece a forma como se processaram as negociações com vista à transferência de Andrés Madrid para o FCPorto, em Janeiro.

Quanto aos dragões, a posição oficial é a de que "as relações entre as administrações não saem beliscadas", garantiu o assessor Rui Carvalho. Entende a SAD azul e branca que a apresentação de queixa se impunha perante o "comportamento bracarense e que esta tomada de posição serve de exemplo para outros emblemas: quem tem interesse nos jogadores portistas, deve primeiramente abordar o clube".

O Sp. Braga também quer evitar a ruptura e, pelo menos no plano formal, a cordialidade é para ser preservada. De qualquer forma, a direcção de Salvador estranhou a atitude portista e ficou surpreendida com a exposição mediática do caso. A.p.

in record

Coiso

Prova dos novos
ALA DA FORMAÇÃO TESTADA HOJE EM PONTEVEDRA

      
Sp. Braga efectua esta noite, em Pontevedra (20.30 locais, menos uma em Portugal), o derradeiro jogo de pré-temporada, em encontro ainda relativo à transferência de Igor, que servirá para apresentação da equipa galega aos sócios .

A apenas três dias da abertura da Liga e já com a importante recepção ao FC Porto no horizonte, Jorge Costa não levará à Galiza nenhuma das suas principais figuras (treinam-se de manhã no Estádio AXA) e irá aproveitar o jogo para fazer a "prova dos nove" com os elementos mais jovens do plantel.

O técnico já referiu que não pretende trabalhar com mais de 26 jogadores e, mesmo contando com o 4.º guarda-redes, Ricardo (que se treina com os seniores, mas irá competir nos juniores), tem pelo menos um par de excedentários.

Na equação dos "dispensáveis" (ainda pendente da hipótese de contratação de um derradeiro reforço) surge o quinteto que concluiu esta época a formação e tenta convencer Jorge Costa da sua utilidade. Estão neste lote os avançados Philco, Baylon e Orlando, bem como os médios Kazeem e Stélvio, com idades que oscilam entre os 18 e os 19 anos.

Todos eles já perceberam que não será fácil, no Sp. Braga, darem a sequência competitiva mais adequada à evolução da carreira, mas nem por isso deixaram de lutar pela concretização do sonho de agarrarem a oportunidade na equipa-mãe.

Com a competição à porta e os eventuais plantéis de acolhimento já em fase de ultimação, o jogo de Pontevedra será, porventura, a última oportunidade que este quinteto terá de mostrar o que vale: será esta a noite da prova dos novos.

in record