News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/08

Started by JotaCC, 14 de August de 2007, 09:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

Só Paulo Jorge e Wender repetem a titularidade


João Pinto foi suplente utilizado na vitória da época passada e apenas João Pereira, César Peixoto e Yasser Hussain serão novidades na equipa

A recepção ao FC Porto, marcada para as 19h15 do próximo sábado, será o 53º embate para o campeonato nacional disputado entre as duas equipas em Braga. Nos 52 confrontos registados até agora, a equipa minhota perdeu em 11 ocasiões, cedeu 14 empates e conquistou 27 triunfos, o último dos quais na época passada, por 2-1. Um jogo em que participaram o guarda-redes Paulo Santos, os defesas Paulo Jorge e Carlos Fernandes, os médios Madrid, João Pinto e Castanheira e o atacante Wender, entre os que continuam no plantel. A este grupo juntam-se Frechaut e Vandinho, que não estiveram nessa partida, mas em ocasiões anteriores já venceram os portistas - o primeiro ao serviço do Boavista e o segundo do Braga -, restando, por isso, dois atletas que transitam da época passada e que ainda procuram o primeiro triunfo sobre os dragões: o guarda-redes Dani Mallo e o central Rodriguez.

Da equipa inicial da época passada, Jorge Costa apenas deverá manter dois jogadores como titulares, Paulo Jorge e Wender. Mas João Pinto, Rodriguez, Frechaut e Vandinho também deverão jogar sábado, aumentando para seis o número de atletas da campanha anterior que estarão no onze com que os arsenalistas deverão abordar o confronto com o campeão. Mas isto porque, além de se ter confirmado a indisponibilidade física de Paulo Santos, o argentino Madrid vai cumprir o segundo dos dois jogos de castigo com que foi puinido ainda na época passada e Carlos Fernandes e Castanheira deverão ficar de fora, por opção técnica. Ou seja, excepção feita à baliza, onde se estreará Dani Mallo nos confrontos com os portistas, Jorge Costa irá apostar em três caras novas para formar a equipa inicial: João Pereira e César Peixoto, nas laterais, e Yasser Hussain, como ala-direito, um trio que será acrescido do regressado João Tomás. Curioso é verificar que apenas o internacional do Catar nunca jogou contra os portistas. A realidade coloca à disposição de Jorge Costa um naipe de jogadores experientes, com vários jogos com o FC Porto e algumas vitórias no currículo, argumentos importantes para abordar a estreia na época 2007/08 .


in o Jogo
-------------------------------------------------/////////////////////////////////////----------------------------------

Paulo Santos de fora



Paulo Santos será a grande baixa dos bracarenses no embate com o FC Porto. Este é o cenário mais provável, uma vez que o guarda-redes arsenalista continua a apresentar algumas queixas, ainda que ligeiras, e ontem voltou a fazer tratamento e treino condicionado, no ginásio, pelo que as probabilidades de estar restabelecido a tempo de defrontar os dragões no próximo sábado são reduzidíssimas. No entanto, antes de tomar uma decisdão definitiva em relação ao assunto, os responsáveis arsenalistas vão aguardar pelo resultado da ressonância magnética que estava projectada para o final da tarde de ontem ou hoje de manhã. Importa ainda referir que, para além da recuperação física, há também que precaver os efeitos da prolongada paragem a que o guarda-redes tem estado sujeito.

Paulo Santos teve a concorrência de Dani Mallo na época passada e não concedeu facilidades ao concorrente. A eficiência do internacional português foi tão elevada que o espanhol apenas beneficiou de uma oportunidade no campeonato, diante do Setúbal, jogo que terminou com um empate sem golos, e que fez por castigo do habitual titular da baliza bracarense.

A baliza está por isso à mercê do espanhol Dani Mallo, que durante o último defeso chegou a ter total liberdade para escolher um novo clube, mas foi permanecendo no plantel às ordens de Jorge Costa e tem sido até uma surpresa positiva nos embates da pré-temporada. Apesar das poucas oportunidades que teve para mostrar as suas qualidades no clube da cidade dos Arcebispos, Dani Mallo chegou a participar em grandes jogos na baliza do Corunha, como diante do Manchester United, para a Liga dos Campeões, por exemplo.

De referir, a concluir, que o júnior Ricardo é o outro guarda-redes por ora disponível, uma vez que o polaco Kieszek continua a recuperar da mazela sofrida no início do estágio da Alemanha.

in o Jogo

--------------------------------------------------//////////////////----------------------------------------

CURIOSIDADES
> Muitas mexidas


Entre os titulares da época passada há a registar as saídas de Luís Filipe (Benfica), Nem (Paraná, Brasil), Hugo Leal (Belenenses), Maciel (Leiria) e Marcel (S. Paulo, Brasil), assim como dos suplentes utilizados Maurício (Estrela de Amadora) e Cesinha (Dínamo de Bucareste).

> Marcadores mudaram


O ano passado, Marcel abriu o marcador, iam decorridos 25'. Postiga empatou ainda antes do intervalo (42') e Luís Filipe fixou o resultado final, aos 56'. Os marcadores arsenalistas já abandonaram o clube e o portista está prestes a deixar o Dragão.

in o Jogo

-----------------------------------------////////////////////////------------------------------------------

Rodriguez está apto


Rodriguez está apto a reeditar a dupla que na fase final da época passada formou com o capitão Paulo Jorge. O internacional peruano está refeito da mazela sofrida no joelho direito no confronto com o Merelinense e, apesar de ontem ter treinado com alguns condicionalismos, vai colocar-se a partir de hoje à disposição do técnico Jorge Costa, passando a integrar o leque de opções para a recepção ao FC Porto. Igualmente restabelecido está o central Vítor Hugo, assim como o argentino Madrid, embora este esteja impedido de defrontar os dragões, por se encontrar ainda com um jogo de suspensão por cumprir. Por outro lado, o atacante Lenny também ficou ontem sob os cuidados do departamento clínico, a recuperar de um problema muscular sofrido no decorrer dos aprontos do final de semana, em Braga. Lenny, recorde-se, esteve ausente dos lote dos convocados para o confronto com o Villarreal e, apesar da ausência de informação, deve estar indisponível para o FC Porto.

in o Jogo

-------------------------------------------/////////////////////////---------------------------------------------

Jaíllson já pode jogar


Jaílson já pode ser utilizado no próximo sábado, na recepção, ao FC Porto. O certificado internacional do ponta-de-lança brasileiro chegou ontem e assim passa a ser mais uma opção para Jorge Costa no jogo inaugural da Liga principal. Ao contrário do jogador emprestado pelo Benfica, Hussain, médio-direito internacional do Catar, ainda não sabe se pode estrear-se diante do bicampeão. O certificado internacional do jogador de 23 anos ainda não deu entrada nos serviços administrativos da FPF, mas é possível que chegue até sexta-feira, ou seja, a tempo de ficar burocraticamente disponível.




Nada de anormal


Como era previsível, atendendo à política seguida na época passada, no arranque da preparação para o jogo com o FC Porto os treinos do Braga são fechados. Ontem de manhã foi assim e hoje voltará a ser. Quinze minutos para imagem e o grupo de Jorge Costa fica a trabalhar em privado.



Amanhã em Pontevedra

Antes de receber o FC Porto, o Braga joga amanhã em Pontevedra, cidade da Galiza. Um jogo em que Jorge Costa deverá, naturalmente, fazer alinhar alguns jogadores menos utilizados na pré-temporada e os que, em princípio, não entrarão nas contas do primeiro jogo do campeonato. O jogo está marcado para as 20h30 locais (menos uma em Portugal) e servirá de apresentação aos sócios do clube que milita na II Divisão B de Espanha.


in o Jogo

JotaCC

João Tomás é recuperável para sábado
AVANÇADO FEZ ONTEM GINÁSIO  

O avançado João Tomás, a contas com um traumatismo na coxa esquerda, fez ontem à tarde ginásio, mas é recuperável para a recepção ao FC Porto, sábado, às 19.15, no primeiro jogo da Liga 2007/08.

De fora da partida com os campeões nacionais está o brasileiro Lenny, com uma mialgia na coxa direita. O guarda-redes polaco Kieszek fez treino de baliza, mas também não está em condições de ser opção no sábado. Paulo Santos, com lombalgia, realiza hoje exames médicos.



César Peixoto: «Temos qualidade para vencer»
FIGURA DA PRÉ-ÉPOCA QUER DAR NOVO DESGOSTO AO FC PORTO  

César Peixoto é a grande figura da pré-temporada do Sp. Braga. Superou a dureza do trabalho inicial sem qualquer problema físico e, a um rendimento elevado em campo, juntou dois golos soberbos contra Standard Liège e Charlton. Ganho o lugar no flanco esquerdo da defesa a Carlos Fernandes, no horizonte perfila-se a primeira jornada da Liga, frente a um FC Porto que lhe diz muito por uma ligação que durou quatro épocas. "Temos qualidade para vencer o jogo", lança como aviso à navegação azul e branca.

A derrota dos homens de Jesualdo Ferreira na Supertaça não muda a face do confronto de sábado. "Em Leiria era uma final. Sei perfeitamente que o FC Porto, por norma, não perde duas vezes. Porém, vamos fazer tudo para os levar de vencida. Acredito que vamos ganhar", assevera o esquerdino, que ainda assim se resguarda contra a valia portista: "Têm muitos jogadores novos e poucos que foram meus colegas mas, pelos resultados que fizeram na pré-época, onde venceram quase sempre, mostraram que têm boa equipa. Não arrisco a dizer que somos melhores. Somente que temos consciência do nosso valor."

in o record

Pedro-SCB

FC Porto pode apresentar queixa contra o Braga


A direcção da SAD do FC Porto admite a possibilidade de apresentar uma queixa formal contra o Braga nas entidades competentes - Liga, UEFA e FIFA - por causa dos contactos entre o clube minhoto e o médio portista, Jorginho. Os portistas, que começam a defesa do título no sábado, precisamente no Municipal de Braga, frente à equipa comandada por Jorge Costa, não gostaram que os minhotos tivessem alegadamente mantido, sem o seu consentimento, conversações com um jogador que ainda tem dois anos de contrato. De acordo com o ponto 3 do artigo 18 do Regulamento para o Estatuto e Transferências de jogadores da FIFA, qualquer clube que pretenda contratar um determinado jogador profissional, deve comunicar essa intenção por escrito ao clube actual desse jogador, sendo que qualquer jogador só pode negociar um novo contrato depois da ligação ao seu clube actual ter terminado ou estar a seis meses do seu final. O mesmo regulamento prevê a aplicação de sanções aos clubes e jogadores infractores, e é ao abrigo deste artigo que os portistas pretendem apresentar queixa contra os minhotos. Recorde-se que Jorginho não faz parte dos planos de Jesualdo Ferreira para a próxima temporada e que o FC Porto já teve um acordo com o Guimarães para a cedência do médio brasileiro, acordo que não se chegou a concretizar em virtude das exigências apresentadas pelo atleta, que chegou a adiantar a hipótese de desvinculação. Entretanto, têm surgido notícias de outros interessados na cedência do jogador, com o Belenenses e o Braga a liderarem os pretendentes. Contudo, agora parece impossível que os minhotos consigam o jogador, com o FC Porto a considerar deselegante a forma como o clube terá encetado a abordagem. Um caso que pode aquecer os dias que antecedem a visita dos portistas ao Braga.

in ojogo

Pedro-SCB

    
Jaílson é opção para o duelo com o F. C. Porto


O Braga tem mais uma arma para enfrentar a estreia na Liga 2007/08, sábado, pelas 19 horas, frente ao F. C. Porto. Ao Minho já chegou o certificado internacional de Jaílson, pelo que o avançado brasileiro pode ser utilizado, caso Jorge Costa assim o entenda, frente aos dragões.

O atleta emprestado pelo Benfica aos minhotos, mas que na última época actuou no Rubi Kazan, da Rússia, é, assim, mais uma alternativa para a frente de ataque arsenalista, onde a grande dúvida dá pelo nome de Lenny. O brasileiro, emprestado pelo Fluminense, sofreu uma lesão muscular no final da semana passada e ontem ficou longe do relvado onde Jorge Costa começou a preparar a estratégia a usar frente ao bicampeão nacional. Paulo Santos é, também, uma incógnita para a estreia no campeonato, com o guarda-redes a continuar o programa de recuperação de um problema na zona lombar. O internacional português realiza hoje um exame decisivo para avaliar a disponibilidade para o encontro de sábado. O boletim clínico dos arsenalistas contempla, ainda, o nome de Bruno Tiago, ainda na fase inicial de recuperação da fractura da tíbia e do perónio contraída durante o estágio de pré-temporada.

Definitivamente fora de campo vai estar Andrés Madrid. O médio argentino cumpre o segundo, e último, jogo de castigo, consequência do cartão vermelho que viu frente ao Boavista, na penúltima jornada do campeonato passado. Para o seu lugar, Jorge Costa vai ter de optar entre Freachaut e Roberto Brum, outro dos reforços para a nova época, sendo que também Stélvio pode ser opção. Amanhã, o Braga joga em Pontevedra, devendo os arsenalistas alinhar com atletas juniores.

in jn