News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/08

Started by Kintaro, 06 de August de 2007, 10:12

Previous topic - Next topic

Kintaro

Ave César
O RENASCIMENTO DE PEIXOTO


Veni, vidi, vici. A célebre mensagem em latim que Júlio César eternizou no ano 47 antes de Cristo quando informou Roma da sua vitória no campo de batalha é uma analogia perfeita para dar conta do desempenho de outro César, o jogador do Sp. Braga.

Vim, vi e venci, a tradução à letra para português, é mesmo como se pode resumir a prestação que o lateral-esquerdo tem tido com o emblema bracarense ao peito, equipa pela qual já apontou dois golos soberbos (Standard Liège e Charlton) durante esta pré-temporada.

São momentos de glória que César Peixoto reconhece e lhe confortam o espírito, principalmente depois das sucessivas lesões que sofreu ao serviço do FC Porto e, na última época, no Espanyol de Barcelona. Problemas que não lhe demoveram o desejo de afirmação, mas que lhe valeram mais de duas épocas perdidas em recuperação e o afastaram da ribalta.

"Costumo dizer que atravessei o deserto sem ver um fio de água", afirmou César Peixoto, para quem as glórias desta pré-época são motivo para uma enorme alegria: "Estive tanto tempo sem jogar que estes momentos são agora de puro prazer. Já posso jogar, que é o que mais gosto de fazer e estou empenhado em dar sempre o máximo para ajudar a equipa."

Manter o hábito de marcar

Confiança e qualidade é como César Peixoto define o potencial do Sp. Braga, clube onde espera corresponder às expectativas e recuperar o tempo perdido no departamento clínico.

Para já, o esquerdino diz que tudo está a correr conforme o planeado e os golos que já leva no currículo são apenas o aperitivo para saciar tanto apetite: "Estamos no início e no bom caminho, mas sabemos que ainda temos de melhorar em todos os aspectos e eu não fujo à regra. Claro que era bom que começasse a ser um hábito marcar mais golos."

in record

Kintaro

Dani Mallo oferece garantias

As dúvidas em torno da recuperação do guarda-redes Paulo Santos a tempo da primeira jornada da Liga, que colocou o bicampeão F. C. Porto no caminho do Braga, não tiram o sono aos responsáveis arsenalistas. Anteontem, na visita ao Charlton, o espanhol Dani Mallo voltou a estar à altura das exigências e começa a ganhar forma a possibilidade de defender as redes no primeiro grande jogo da nova época.

Dani Mallo responde à altura

O Braga volta, hoje, a trabalhar, após mais um bom ensaio, desta vez na capital inglesa, onde venceu o Charlton (2-1). O guarda-redes Paulo Santos, dono das redes arsenalistas aos longo das últimas três épocas, continuará a cumprir o plano de recuperação de uma contractura e permanecem dúvidas sobre a sua disponibilidade para o arranque da Liga. Como Pawel Kieszek, guardião contratado ao Polónia Varsóvia, continua a evoluir condicionado, Dani Mallo apresenta-se como alternativa mais credível para a recepção aos azuis e brancos.

Na campanha 2006/07, o espanhol apenas actuou 90 minutos na Liga, aproveitando a ausência de Paulo Santos. Face aos problemas físicos do número um arsenalista, Dani Mallo poderá ter, dentro de duas semanas, inesperada prova de fogo, mas os sinais deixados em Londres, onde respondeu com acerto sempre que foi chamado a intervir, revelam-se excelente almofada de confiança para os bracarenses.

in JN

Kintaro

César Peixoto
"Estando com o pé quente quero marcar ao FC Porto"


Totalmente reabilitado para o futebol, depois de um ano de sofrimento a recuperar de uma lesão num joelho, César Peixoto continua a vingar-se do azar com golaços do outro Mundo. O pé esquerdo do novo lateral do Braga começou por explodir na Bélgica, frente ao Standard Liège, e parece não querer parar, pois voltou a ser fulminante em Londres, contra os ingleses do Charlton, à distância de uns bons 40 metros do alvo, o que não está ao alcance de qualquer um. "Sempre tive essa característica. Quando chuto de longe, tento sempre marcar", lembrou o esquerdino, que regressou a Portugal convencido de que o golo marcou na Bélgica "foi mais bonito", por ter acontecido na sequência de um lance corrido e não na cobrança de um livre, como se verificou em Inglaterra. "Tenho vindo a melhorar; só não sei se foi o meu melhor jogo", observou.

Mesmo certo de que "os jogos nunca são iguais" e que o FC Porto "é a melhor equipa portuguesa", César Peixoto não descarta a possibilidade de brilhar uma vez mais no arranque do campeonato. "Estando com o pé quente, e se tiver uma oportunidade, vou tentar marcar mais um golo", gracejou, acrescentando que o particular com o Charlton espelhou bem o potencial dos minhotos. "Foi motivador defrontarmos uma equipa forte como o Charlton. Foi um bom teste às nossas capacidades; estamos a atingir um bom nível", considerou.



Merelinense no cardápio antes do Villarreal

Com apenas uma derrota no "cadastro", o Braga prepara-se para medir forças com o Merelinense. O particular está agendado para quarta-feira à noite (19h00) e servirá para a equipa da III Divisão se apresentar oficialmente aos seus sócios e adeptos. O técnico Jorge Costa deverá poupar o onze inicial em que apostou no jogo com o Charlton, mas é provável que se possa assistir à estreia do avançado Jaílson, cedido pelo Benfica, no âmbito da transferência do lateral-direito Luís Filipe. O teste seguinte será na sexta-feira, em Espanha, frente ao Villarreal, estando previsto para a manhã de sábado o regresso a Portugal. Ao fim do dia, a equipa vestirá o fato de gala para se tornar no centro das atenções numa festa de apresentação em que não faltará nada – haverá um espectáculo de luz e som, fogo-de-artifício e até uma pelada entre dois onzes do clube arsenalista.



São Paulo desculpa-se com o Braga

Mesmo no Brasil, Marcel ainda dá que falar. O ponta-de-lança que representou o Braga na época passada, por empréstimo do Benfica, voltou ao Brasil em Janeiro para representar o São Paulo, mas há pouco tempo acabou por transferir-se para o Grémio de Porto Alegre, gerando uma verdadeira batalha de bastidores onde o nome do Braga é invocado sem qualquer nexo. Tudo porque o clube paulista colocou há dias entraves à estreia do avançado pelos gaúchos, sob o argumento de que o Braga ainda não enviou uma autorização formal para o jogador actuar pelo seu novo clube. "Foi explicado o motivo e nós, do Grémio, entendemos. Está tudo resolvido", declarou Pelaipe, dirigente do Grémio.



O desconhecido Rui Ritz

Por vezes, acontece. Quando o Braga anunciou o seu patrocinador oficial (AXA) e apresentou os novos equipamentos (vermelho, vermelho e branco, dourado e azul e branco), uma criação exclusiva da marca Lacatoni, a profusão de informações foi de tal forma grande que acabou por passar despercebido o responsável pelo design da nova fardamenta dos arsenalistas, o que poderia ser absolutamente irrelevante. Mas neste caso não é, pois Rui Ritz é um jovem adepto do clube desde que se conhece. A revelação foi feita no arsenaldebraga.blogspot.com. "Estando eu ligado a um curso na área das artes e criar de tudo um pouco no computador, decidi começar a traçar as primeiras linhas, sempre longe de adivinhar que poderia ver os jogadores do meu clube subir em campo com a camisola idealizada por mim", contou. Posteriormente, resolveu apresentar uma proposta à Lacatoni e o sonho tornou-se possível. "Talvez tenha sido umas das melhores atitudes que tomei na vida", comentou.



Sítio oficial sujeito a remodelação


Uma foto de António Salvador com os reforços Jaílson e João Pereira e a tabela de preços para os lugares anuais do Estádio Municipal. Apenas isto era apresentado ontem no sítio do Braga na Internet. A página dos arsenalistas está a ser reformulada e, por esse motivo, revelou-se impossível recolher eventuais informações oficiais, mas também pouco haveria para adiantar, pois o plantel da equipa profissional gozou folga, depois de ter vencido o Charlton no sábado, em jogo de carácter particular, regressando a Portugal no mesmo dia. Aparentemente, o quadro clínico mantém-se inalterável, pois João Pinto não se ressentiu em Londres da pancada que sofreu num pé, pelo que apenas Paulo Santos e Bruno Tiago se encontram sob a alçada do departamento médico. O guarda-redes continua a recuperar de uma contractura na região da púbis, mas ainda não é certa a sua disponibilidade para o jogo com o FC Porto.



Frechaut ganha a Brum

Frechaut irá ser o substituto de Madrid no confronto com o FC Porto. O internacional português assume-se como o principal candidado à vaga gerada pela ausência do argentino - vai cumprir o segundo dos dois jogos de castigo com que foi punido na penúltima jornada da época passada, ao ser expulso frente ao Boavista -, apesar de ter a concorrência do brasileiro Roberto Brum.

Este é um cenário mais do que previsível e que assenta na polivalência de Frechaut, a qual, apesar de não lhe conferir o estatuto de indiscutível, lhe permitiu desempenhar as funções de trinco, médio de ligação, lateral-direito e até central durante a época passada. Registando-se o facto de, em 30 jornadas, ter sido chamado à liça em 23, 19 das quais na condição de titular. Frechaut fez 16 jogos completos e os restantes sete incompletos, destacando-se, neste contexto, uma maior incidência nas convocatórias de Jorge Costa, ao invés dos seus antecessores no comando técnico, Carlos Carvalhal e Rogério Gonçalves.

Jorge Costa tem testado os dois futebolistas no desempenho das funções de médio de cobertura, como sucedeu diante do Charton, um embate em que Frechaut actuou na primeira parte e Roberto Brum na segunda. O português vai em clara vantagem, até pelo conhecimento que o técnico possui sobre os dois jogadores, obviamente muito mais profundo em relação ao português...

A saída de Luís Filipe para o Benfica poderia levar o técnico a equacionar a possibilidade de derivar Frechaut para o lado direito da defesa, função que não constitui novidade para o atleta, que já a cumpriu no Setúbal, Boavista e Braga. Mas para lateral-direito há ainda a hipótese de Anilton Júnior - também desempenhou o lugar no Aves, na época passada - e ainda João Pereira, um internacional sub-21 que é lateral de raiz e já tem alguma experiência de grandes jogos do campeonato, que adquiriu ao serviço do Benfica. Isso, e o saber-se que Frechaut vai cumprir o terceiro ano de emblema bracarense ao peito, enquanto Roberto Brum apenas chegou esta época, terá feito Jorge Costa decidir-se. Aliás, torna-se até bem provável que o onze inicial do Braga assente numa larga base da época passada, pois há mais gente da "casa" a somar a Frechaut: Paulo Santos, Paulo Jorge, Rodriguez, Vandinho, João Pinto, Wender e até João Tomás, que regressou após um ano de ausência...



CURIOSIDADE
Como Madrid até na altura


Apesar das diferentes características dos três futebolistas, Madrid, Frechaut e Roberto Brum, os dois primeiros apresentam mais semelhanças, inclusive na altura, uma vez que os 1,84 metros de Frechaut superam os 1,82 de Madrid, enquanto Roberto Brum fica um pouco atrás, com os seus 1,73 metros.

in OJOGO