News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/07

Started by Pé Ligeiro, 30 de July de 2007, 11:22

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Philco também vai ser dispensado

Philco vai ser dispensado. O jovem brasileiro, procedente do Atlético Paranaense e que, depois de três meses de experiência em Braga, assinou um contrato válido por cinco anos, vai juntar-se a Davide entre os atletas que cumpriram o estágio na Alemanha e deixam o plantel arsenalista no regresso a Portugal. Mas, ao invés de Davide, que no decorrer da semana irá apresentar-se na Naval para oficializar o compromisso já assumido com o clube da Figueira da Foz, o ala brasileiro encontra-se ainda à espera que seja encontrado um clube para a sua colocação, o que também deverá acontecer num dos próximos dias. Philco e Davide (este a título definitivo), que integraram o estágio da Alemanha, vão agora deixar o plantel arsenalista, a exemplo do que sucedeu antes com Eduardo, Filipe e Matheus (emprestados ao Setúbal), João Pedro (Beira-Mar), Luisinho (Rio Ave) e Pinto e Mendes (Merelinense).
O técnico Jorge Costa pretende um grupo com 23 jogadores de campo e nesta altura possui ainda 24, número que, acrescido do ponta-de-lança que os responsáveis arsenalistas continuam a procurar no mercado sem precipitações, aumenta para 25. Ou seja, havia a necessidade de provocar duas dispensas e as opções recaíram sobre Davide e Philco, que apesar de integrar a lista dos convocados não participou no jogo com o Gil Vicente, do passado sábado. Aliás, após o embate com os gilistas, o técnico Jorge Costa afirmou já ter tomado as decisões Acerca dos jogadores a serem dispensados, mas recusou torná-las públicas na altura, adiando a divulgação, sem referir a data. Porventura porque ainda não terá falado com Philco, que desconhece a decisão do treinador. O anúncio público do reajustamento no plantel arsenalista deverá ser feito entre hoje e amanhã.



Capitão reforça ambição

Paulo Jorge quer um título. O capitão arsenalista alinha pelo discurso dos líderes e sustenta a ambição de "dar um título aos adeptos". "Temos consciência de que esperam muito de nós nesta temporada e vamos fazer tudo para não os decepcionar, o que passa por tentar fazer melhor do que na época passada. Não temos o orçamento dos três grandes para sermos campeões, mas vamos tentar conquistar um título, nesta caso a Taça de Liga ou a Taça de Portugal", asseverou o central bracarense, acrescentando a vontade continuar a "andar sempre perto dos grandes" em termos classificativos.
O defesa-central, que assistiu na bancada ao primeiro desaire da pré-temporada, considerou que tanto ele como os companheiros estão "um pouco cansados, o que é natural nesta fase da época", enquanto sublinhava que "o estágio na Alemanha correu bem e, embora seja sempre bom vencer, o mais importante, nesta altura, é trabalhar os índices físicos para estarm a cem por cento no jogo com o FC Porto", em Braga, que assinala a estreia dos dois clubes na Bwin Liga. O capitão considerou, ainda, que "o FC Porto é sempre um adversário muito forte, o campeão em título", mas não mostra receio: "Vamos fazer tudo para entrarmos com o pé direito".
Perpectivando temporada, Paulo Jorge considerou que "os reforços deram mais qualidade ao plantel" e sente, por isso, que "o Braga possui um grande equipa". Mas alerta para a necessidade de "encarar todos os jogos com o mesmo empenho e determinação a fim de evitar dissabores e concretizar os objectivos propostos", concluiu.



Ficam todos os guarda-redes

Paulo Santos, Dani Mallo, Kieszek e Ricardo constituem o lote de guarda-redes do plantel arsenalista e todos deverão permanecer no clube da cidade dos Arcebispos. É que, em termos teóricos, são quatro os candidatos à baliza bracarense, mas, na prática, o lote pode resumir-se a três, uma vez que Ricardo ainda é júnior e, apesar de trabalhar durante a semana com os seniores, vai defender a baliza do escalão a que pertence durante os fins-de-semana. O que significa que o espanhol Dani Mallo, que foi colocado entre os dispensáveis e recebeu carta branca para encontrar clube, vai continuar de emblema bracarense ao peito. De referir ainda que, a par de Ricardo, Dani Mallo tem sido o guarda-redes disponível e esteve bem nos confrontos com o Jeunesse, Standard de Liége e Gil Vicente... apesar da derrota neste último confronto.
 
Paulo Santos faz exame

Paulo Santos vai submeter-se hoje a um exame para avaliar a evolução da recuperação da lesão na região da inserção dos adutores da perna direita, sofrida no decorrer do recente estágio dos arsenalistas. Na altur,a o aparato provocado pela dor deixou no ar a possilidade de se tratar de algum problema grave, que não se confirmou, mas o restabelecimento também não se processou com a rapidez desejada. Apesar de ser dia de folga, Paulo Santos vai comparecer no Municipal para fazer o respectivo exame. Em relação aos lesionados, acrescente-se que o guarda-redes polaco Kieszek mantém o programa de treino integrado, mas sem funções específicas, como as de defender com as mãos, enquanto Bruno Tiago continua com a perna engessada.



Da roça ao relvado

Uma bênção. É desta forma que José Anilton Júnior classifica os seus dotes futebolísticos, que lhe permitiram deixar a roça, onde cresceu e se fez homem, para conhecer outras paragens no Mundo. Foi na roça do Serrão, na Ilha das Flores, no interior de Sergipe, bem junto ao Rio S. Francisco, muito próximo da fronteira com Alagoas, que o central arsenalista cedo foi chamado pelo pai para o ajudar no cultivo do arroz, desempenho que ano após ano foi cumprindo, aproveitando os (poucos) momentos de lazer para se recrear com a bola em peladinhas com os amigos. Impelido por uma genuína paixão pelo futebol, reforçada pela transmissão de jogos na televisão, o defesa cedo criou o sonho de se tornar futebolista, igual aos que via na TV. E nunca desanimou. Mesmo quando os anos passavam e se mantinham os joguinhos com os amigos na roça, por não haver um clube próximo onde se pudesse mostrar. Um dia a sorte bateu-lhe à porta, quando contava já com 20 primaveras. Numa das peladinhas foi, casualmente, observado por um responsável do Penedense, clube do lado de lá da fronteira, já no interior de Alagoas, que o convidou para jogar no clube. O caminho do sucesso começava a desbravar-se... e a roça a ficar para trás.
Sem cumprir qualquer das fases da formação e apesar do desdém de alguns amigos, que não acreditavam que pudesse ter êxito, mas também com o apoio e incentivo de outros, Anilton apostou na vontade de contrariar o destino que lhe parecia traçado e mudou-se para a concentração do clube (uma camarata). Sempre sem esquecer as dificuldades e necessidades da família. Sem salário, uma vez que o Penedense não pagava ordenados, o defesa aproveitava todo o dinheiro que ganhava para ajudar a família, desde as ajudas de custo semanais ao valor da passagem de autocarro, chegando a fazer os cerca de 20 quilómetros a pé nas visitas (ir e voltar) que todas as semanas fazia aos pais e irmãos. Do Penedense saltou para o Ipanema (Alagoas) e daqui para o Corinthians Alagoano, onde, no defeso da época passada, as suas qualidades foram abalizadas pelo professor Neca, então treinador do Aves. E da Vila das Aves a Braga foi um salto pequeno na ambição de Anilton, mas importante na afirmação da carreira. É que continua a sonhar em jogar num grande e, mais do que isso, na selecção brasileira. Nessa mesmo, a canarinha... Afinal, para quem ainda há pouco era obrigado a trabalhar na roça, chegar ao Braga já parecia impossível. E não foi. No futebol não há impossíveis!

 
CURIOSIDADES

Família sempre presente
Anilton Júnior nunca esqueceu os pais e os irmãos e por isso todos os meses envia parte do ordenado para ajudar a família. O passado é para respeitar, não para esquecer.
Irmão sem a mesma sorte
O central bracarense possui um irmão, Carlos, que também tentou aventurar-se no futebol, desempenhando as funções de guarda-redes. Durou pouco a aventura. Sem ordenado e com a necessidade de mão-de-obra na roça, o pai ordenou o regresso a casa... O filho cumpriu!



Dois treinos a dar no duro

O plantel do Braga vai conhecer hoje o seu segundo dia consecutivo de folga. A dupla jornada de descanso dos arsenalistas visa a recuperação do desgaste provocado pelas intensas cargas de trabalho e pelos jogos realizados além-fronteiras, para além do de anteontem, em Barcelos. O regresso às lides diárias dos arsenalistas está marcado para amanhã, mas com duas sessões, a matinal com início marcado para as 9h30, e a da tarde para as 17h00... e de novo para dar no duro.

IN O JOGO




BRAGA SEMPRE MAIS!