News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME NO DIA 28/07/2007

Started by braga2007, 28 de July de 2007, 15:01

Previous topic - Next topic

braga2007

Finalmente em... casa

Cerca de sete horas e aproximadamente 2000 quilómetros depois (a ligação aérea de Amesterdão ao Porto é de 1596 km), a comitiva arsenalista regressou finalmente a casa, colocando ponto final em 12 dias de concentração em solo alemão, com digressões à Holanda, Luxemburgo e Bélgica que contribuíram para o aumento do prestígio da equipa. Vitórias à parte, o estágio correu dentro das expectativas, o que não invalida o cansaço e alguma ansiedade que alguns rostos da comitiva deixavam transparecer. A comitiva abandonou Billerbeck cerca das 9h00, chegando a Amesterdão perto das 12h00, com o avião a descolar duas horas e meia depois. Bruno Tiago ficou sentado junto à coxia, para poder estender a perna intervencionada devido à dupla fractura. E, por falar em lesionados, Andrés Madrid já não coxeia e aparenta estar bem melhor da contusão sofrida em Liège. A viagem até ao Porto decorreu sob grande tranquilidade. Seguiu-se a ligação até Braga, novamente de autocarro, para um até já, uma vez que pelo menos parte dos jogadores vai comparecer hoje à noite em Barcelos para defrontar o Gil Vicente; os restantes são os lesionados e os dispensados. Uma nota a terminar: a véspera da partida ditou uma praxe que, no entanto, ficou aquém do desejado, com alguns elementos a raparem o cabelo, como foram os casos do adjunto Gilberto Fernandes, de Tiago Miranda, do departamento clínico, e Zé Truques, do pessoal auxiliar. O Director-executivo Eládio Paramés também alinhou, mas de forma mais suave, limitando-se a rapar o bigode.
 

Barcelos e folga

O estágio acabou, mas o trabalho só hoje conhecerá uma interrupção, bem tardia por sinal, já que ao início da noite a formação arsenalista vai defrontar o Gil Vicente em Barcelos, num "clássico" das últimas pré-temporadas dos minhotos. Só depois Jorge Costa vai "libertar" os jogadores e permitir-lhe gozar o domingo a descansar e a conviver com a família.




César Peixoto e Tomás de luxo e em alta rotação

Caiu o pano sobre o estágio do Braga na Alemanha e a primeira impressão que ficou é que o grupo assimilou de tal forma bem a "cultura ganhadora" preconizada por Jorge Costa que não fez a coisa por menos: em cinco jogos – Huls, Hammer, NEC, Jeunesse e Standard Liège - arrecadou outras tantas vitórias, marcando 11 golos e sofrendo apenas quatro. São números francamente animadores para quem sonha com a conquista de um troféu na próxima temporada (Taça de Portugal ou Taça da Liga) e alguns deles ganham até maior impacto, pois os holandeses do NEC e os belgas do Standard Liège têm orçamentos superiores a várias equipas portuguesas e, eventualmente, até do Braga.

Durante 12 dias de absoluta clausura (houve apenas uma folga de meio dia), ocupados com treinos em Billerbeck e deslocações à Holanda, Luxemburgo e Bélgica, Jorge Costa avaliou a qualidade dos jogadores mais novos, foi testando algumas soluções e, como não há tempo a perder, lançou também as bases da equipa para a nova época, revelando ao mesmo tempo a fidelidade pelo sistema 4-3-3. O Braga reforçou-se com 12 novos jogadores e aguarda ainda a chegada de mais um ponta-de-lança, mas tudo leva a crer que apenas haverá espaço para três caras novas no primeiro "onze" do campeonato, frente ao FC Porto, em nome de uma clara aposta na estabilidade, conforme espelha o tridente Madrid, João Pinto e Vandinho do meio-campo. Lenny ou Zé Manel são os candidatos a preencher a vaga deixada por Maciel na direita do ataque e vão claramente a par nesta corrida; João Tomás voltará a ser o ponta-de-lança de serviço, sucedendo a Zé Carlos; por último, César Peixoto é a grande novidade da equipa, como lateral-esquerdo, por troca com Carlos Fernandes.

Aposta pessoal de Jorge Costa, Peixoto mostrou-se totalmente reabilitado no estágio em terras germânicas e o golo que marcou ao Standard Liège (um violento remate a 40 metros do alvo) só pode ser visto como um importante indício de que o melhor do ex-portista ainda virá a caminho. Por falar em golos, quase não espanta a eficácia de João Tomás, que já leva quatro golos na pré-época e a procissão ainda vai no adro... E depois ainda há o surpreendente catari Yasser Hussain, que tanto pode actuar nas alas como no miolo, sempre com um rendimento elevado.
 

Paulo Santos em risco contra o FC Porto?

A passagem pela Alemanha e arredores não deixou boas recordações a Bruno Tiago e Paulo Santos. O primeiro fracturou a tíbia e o perónio da perna direita, frente aos amadores do Huls, e só poderá voltar à competição dentro de seis meses, período que o centrocampista acredita poder encurtar. Já o guarda-redes lesionou-se na inserção do recto abdominal num treino específico e, por enquanto, ninguém arrisca uma prazo concreto para o seu regresso, estando até em dúvida para o arranque campeonato, contra o FC Porto... Ossos do ofício!

Parceria com Montepio até 2012

O Montepio e a SAD do Braga anunciaram ontem uma parceria para os próximos cinco anos, num acordo que oferece um conjunto de vantagens aos sócios do clube e estabelece um acordo de apoio aos escalões de formação. A partir de agora, os sócios passarão a dispor de vários privilégios: desde logo contas ordenado com taxas de juro mais atractivas; isenção de anuidade do cartão de crédito, com oferta do cartão UNIMED e pacotes de seguros; taxas de juro preferenciais em aplicações financeiras; oferta de 'spread' até 0% no crédito à habitação. Com a renumeração concluída, os novos cartões de sócio já vão surgir com o nome e o logótipo do Montepio, o mesmo sucedendo no cartão de crédito do Braga, o primeiro em Portugal com benefícios ligados aos resultados da equipa de futebol e onde os golos valem euros aos sócios! Outra funcionalidade em breve disponível passa pela facilidade dos sócios do clube arsenalista passarem a pagar as quotas através das caixas Multibanco ou pela via online, através do sítio do Braga, uma reivindicação antiga dos associados do emblema minhoto que ganha, finalmente, corpo.
 

Segurança discutida

Os aspectos relacionados com a segurança no Estádio AXA foram ontem objecto de uma reunião entre responsáveis do clube e das forças de segurança e protecção civil da cidade, por forma a ser elaborado o plano de segurança para a Liga de clubes. "Tivemos de fazer algumas pequenas alterações e definir as linhas gerais. O Braga tem praticamente pronto o regulamento de segurança para enviar para a Liga", assegurou o director de campo, Joaquim Ramoa. Recorde-se que, na sequência da alteração do PDM – Plano Director Municipal - o policiamento do Estádio Municipal de Braga deixou de ser feito pela GNR, passando a ser da responsabilidade da PSP.
 

Braga a oito minutos

Conhecedor de que transportava a comitiva minhota no regresso a casa, o comandante do avião teve ontem uma atenção especial, logo após ter entrado no espaço aéreo nacional. Pouco tempo depois de descrever a trajectória que a aeronave iria fazer para aterrar no Porto, revelou que se estava a sobrevoar Braga. Oito... minutos depois aterrou no Porto, o que diz bem da velocidade que os aviões atingem, sendo que a Cidade dos Arcebispos dista da Invicta cerca de 50 quilómetros.


IN O JOGO

braga2007

Salvador: «Mais um jogador para desiquilibrar»
PRESIDENTE MANTÉM O PLANTEL EM ABERTO

Não está encerrado o plantel do Sp. Braga para 2007/08. Foi o próprio António Salvador quem o confirmou, ontem de manhã, por altura do acordo assinado com o Montepio.

"Pode vir mais um jogador para desequilibrar. Será mesmo uma mais-valia", garantiu o presidente da Administração da SAD bracarense, muito felicitado pelas dezenas de presentes no estádio, também eles empolgados com a brilhante pré-temporada do plantel às ordens de Jorge Costa, o qual conseguiu seis triunfos em outros tantos jogos.

Salvador não esclareceu que posição ocupará o provável reforço, mas é evidente que as baterias estão apontadas para o ataque, mormente após a saída de Zé Carlos. João Tomás dá conta do recado, mas em causa estará a competitividade do sector, pois o jovem Jair Baylón, peruano de 18 anos, é o homem de área que resta.

O plantel, de acordo com as ideias de Jorge Costa, terá 22 elementos, mais quatro jogadores. Com a saída de Davide para a Naval e a lesão de Bruno Tiago, admitem-se duas/três dispensas de jovens promovidos dos juniores. Mas não é certo.

In record

Sp. Braga de regresso a Portugal... mas por pouco tempo  

O Sp. Braga já regressou ao Minho depois de ter concluído um estágio de pré-época de 12 dias na Holanda. O técnico Jorge Costa fez um balanço positivo, com seis jogos, seis vitórias mas tem já mais dois desafios agendados, tendo em vista o arranque da temporada.
 
Depois deste estágio Jorge Costa não quer que o plantel perca o ritmo competitivo alcançado e para isso os arsenalistas têm já marcado para o dia 4 de Agosto, um amigável com o Charlton, em Inglaterra (13h00 locais). E dia a 10 de Agosto, deslocam-se ao «El Madrigal», para defrontar o Villarreal (22h00 locais).

À chegada a Portugal, o presidente António Salvador, mostrou-se satisfeito com o estágio e optimista quanto à próxima temporada, mas diz que ainda é cedo para assumir a candidatura ao título:

«Não somos candidatos ao título. Temos uma competição em que vamos lutar até à última jornada e com os grandes para conseguir a melhor classificação possível», refere o líder da equipa minhota que na época terminou em quarto lugar.

in A Bola

Coiso

NOTAS E DESTAQUES DE 12 DIAS DE UM ESTÁGIO QUE MOSTROU UM PLANTEL MUITÍSSIMO EQUILIBRADO
A grande ilusão

BILLERBECK — O verde de Melgaço foi pela primeira vez trocado por uma paisagem com o mesmo cromatismo mas para lá de várias fronteiras, experiência totalmente inédita na história do clube ontem concluída. Dos 12 dias de treinos e jogos realizados em latitudes alemãs, completados por uma digressão a outras nações do centro da Europa, fica a certeza de Jorge Costa ter em mãos um plantel equilibrado, de soluções mil (só falta mais um matador) e a revelar já uma surpreendente mentalidade de vitória, num convite declarado à concretização do desejo maior do Sp. Braga para a época 2007/08.

É um título que querem este ano, verdade? De António Salvador a Jorge Costa, passando pelos jogadores que compõem um plantel a dar mostras de uma versatilidade já extremamente interessante, há uma unanimidade e um consenso inatacável na resposta afirmativa a uma questão que, por si só, vai permitindo que o imaginário bracarense fique povoado por imagens de beleza nunca vistas ou apenas vislumbradas na longínqua década de 60, quando erguida a única Taça de Portugal existente para amostra no museu do clube.

Entre o crer/querer e o poder, a distância que separa esses dois mundos, o do desejo ilusório e o do real, vista assim, apesar de estarmos em fase tão imberbe da temporada, parece ter diminuído consideravelmente.

Pelo menos, sinais francamente prometedores foram distribuídos em doses consideráveis nas 13 sessões de treinos realizadas em Billerbeck — a placidez, pacatez de tão bucólico cenário, aliadas a relvados super bem tratados culminam num local de estágio de nota máxima — e nos cinco jogos disputados.

O resultado final dos golos marcados e sofridos desde que os portões de Braga se abriram ao novo ano desportivo, 12-4, é registo bem interessante e prova que a «cultura de vitória» de que Jorge Costa tanto fala e releva começa a ser assimilada em velocidade vertiginosa, numa capacidade de apreensão também proporcional ao modelo de jogo escolhido pelo treinador — o 4x3x3 é declarado e para consumo interno e externo.

As expectativas são altas? São, mas a culpa é de um plantel desenhado cuidadosamente, com alternativas para todas as posições e, percebe-se, de qualidade vincadamente superior, a lançar entusiasmante convite à maior ilusão da história do clube.

in abola

Coiso

Pré-época
Sp. de Braga: Charlton e Villarreal são adversários

O Sporting de Braga tem agendados dois jogos de carácter amigável, fora do país, no início do próximos mês. A formação bracarense defronta, no dia 4 de Agosto, no Estádio The Valley, às 13:00, o Charlton.

Volvidos alguns dias (10 de Agosto), o conjunto orientado por Jorge Costa joga, no El Madrigal, com o Villarreal, às 22:00.

Após a realização destas duas partidas, a equipa lusa regressa a Portugal para efectuar a apresentação aos associados.

in Sportugal

Coiso

Golos valem euros para sócios e simpatizantes

O Sporting de Braga apresentou ontem a mais recente novidade na fidelização de sócios e simpatizantes. O protocolo ontem firmado com o Montepio compromete aquele banco a depositar, por cada golo marcado pelo Arsenal minhoto, dois euros no cartão de cada sócio e um euro no cartão de simpatizante. Mas é mais vasto o alcance da parceria que terá a duração de cinco anos.

Diversos benefícios são propostos aos associados do Braga contas-ordenado com taxas de juro atractivas; isenção de anuidade do cartão de crédito; taxas de juro preferenciais em aplicações financeiras; oferta de spread até 0% no Crédito Habitação, benefícios na aquisição de automóvel... O objectivo está bem definido: alargar base de associados, com estreito benefício aplicado na área de formação do clube, à qual se pretende associar a imagem de poupança, faixa etária normalmente vinculada ao ícone do mealheiro.

Para o presidente do clube, esta parceria segue a filosofia encetada no clube há quatro anos, "baseada no crescimento sustentado" que visou, numa primeira fase, solidificar o clube no panorama desportivo nacional e europeu e que agora avança na linha de conquista de novos sócios, alargando os limites territoriais da ambição para a toda a região Minho.

"Ao fim quatro anos passamos a trabalhar para ter mais sócios para que o clube maior e representativo da região", disse António Salvador.

in JN

Coiso

Novo cartão dá vantagens aos sócios do S. Braga

Sporting de Braga apresentou ontem o Montepio Geral como seu patrocinador. O protocolo prevê a criação de um novo cartão de sócio e simultâneamente de um outro cartão de crédito do Sporting de Braga, que será o primeiro em Portugal a atribuir benefícios aos associados e simpatizantes do clube, com base nos resultados desportivos nos jogos oficiais da Liga Portuguesa de Futebol.

in DM