News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/07

Started by nandes, 24 de July de 2007, 08:47

Previous topic - Next topic

nandes






Paulo Santos prega susto

GUARDIÃO ABANDONOU TREINO COM DORES



Paulo Santos sofreu uma lesão nos adutores da coxa direita que o obrigou a abandonar o treino após alguns momentos em que a sua impressionante reacção às dores fez temer algo muito grave. Embora, para já, o diagnóstico aponte apenas para uma mialgia, o jogador será reavaliado novamente esta manhã. A resposta que der no relvado será decisiva para aquilatar da possibilidade de, como se encontrava previsto, alinhar amanhã durante 90 minutos contra o Standard Liège, no encerramento do calendário de jogos dos arsenalistas durante o estágio.

Na sequência de alguns exercícios específicos orientados pelo treinador de guarda-redes, Jorge Vital, Paulo Santos teve azar na execução de um movimento e agarrou-se de imediato à zona da virilha direita. Os seus gritos suscitaram preocupação imediata. O guardião titular do Sp. Braga quase foi às lágrimas e acabou, embora visivelmente abatido, por deixar o relvado do Sportszentrum Helker Berg pelo seu próprio pé. No entanto, tratando-se de um período de pré-época onde o trabalho é intenso, qualquer pequeno problema pode justificar que não actue contra o Standard de forma a prevenir contratempos futuros.

Mais informação na edição impressa de Record



In Record



==============================================================================




Davide vai para a Naval


Académica e Estrela – clube de onde Davide se transferiu em 2005/06 para Braga – perderam a corrida pela cedência do jogador para a próxima temporada, restando a finalização de alguns detalhes para que rume para a Naval na próxima semana. Nos últimos dias, António Salvador e Aprígio Santos, presidente da Naval, têm falado várias vezes estando praticamente tudo acertado, inclusive com o jogador, que sempre manifestou vontade de sair assim que percebeu que não constava das opções do técnico Jorge Costa.
A aplicação nos treinos de jogos inseridos no estágio tem sido enorme, numa demonstração de profissionalismo, mas o destino está traçado e nem mesmo a lesão de Bruno Tiago fez tremer a certeza das decisões do treinador. Não obstante os avanços verificados nas negociações para a cedência do jogador é certo que Davide continuará em Billerbeck até à próxima sexta-feira, data em que a comitiva arsenalista vai regressar a Portugal.
Com contrato com o Braga até Junho de 2008, a saída do médio-ala para a Naval poderá ser o encerrar de um ciclo iniciado quando Jesualdo Ferreira o escolheu como reforço de futuro para o lado direito do ataque minhoto, uma realidade que nunca a prática confirmou. Na primeira temporada participou em 21 jogos e na que terminou em Maio foi utilizado em apenas seis partidas, contabilizando 114 minutos em campo e sendo, dos jogadores que terminaram a temporada em Braga, o que menos tempo foi utilizado pelo trio de treinadores que por lá passou. Uma realidade demasiado adversa para um jogador de apenas 24 anos e ainda com muito para dar ao futebol português.


 
Ataque fecha com um avançado


Quando faltam somente quatro dias para o fim do estágio do Braga, dificilmente será na Alemanha que vai aparecer o último reforço dos minhotos. Mesmo satisfeito com o plantel, Jorge Costa sente a falta de mais um ponta-de-lança, para além de João Tomás, Jair Baylón e Philco, e a SAD já se lançou no mercado em busca da melhor opção, dando preferência, como sempre, a jovens valores em fim de contrato, que possam proporcionar futuras receitas extraordinárias. Na recente visita que fez à Alemanha, culminada com uma deslocação-relâmpago ao Luxemburgo para assistir ao jogo com o Jeunesse e confraternizar com a filial número dois do clube, António Salvador aproveitou para fazer o ponto da situação com Jorge Costa, logo depois do particular com os holandeses do NEC, tendo regressado a Portugal já com a firme intenção de recrutar mais um avançado, de modo a satisfazer o último desejo do treinador. Atendendo a que a equipa estará envolvida em quatro desgastantes competições (Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA), quatro avançados não sugerem qualquer exagero, mas também poderá acontecer a cedência de um jogador da linha da frente, sendo Philco a hipótese mais forte.



Paulo Santos lesionou-se


Aconteça o que acontecer, dificilmente o azar voltará a bater à porta de mais alguém nas mesmas proporções em que bateu na de Bruno Tiago, operado à tíbia e ao perónio logo no arranque do estágio do Braga na Alemanha. Tal não significa que cessaram os sustos, misturados com dores, e a última vítima do destino foi Paulo Santos. Durante um exercício específico para guarda-redes, o camisola 1 esticou-se todo para apanhar uma bola e acabou tombado no relvado, contorcendo-se de dores na zona da virilha direita. Apesar de ter sido logo assistido pelo técnico-adjunto Vital e pelo fisioterapeuta Francisco Miranda, Paulo Santos demorou bastante tempo a recompor-se e as lágrimas que apresentava no rosto eram mais do que evidentes quanto às dores intensas que teve de suportar.
Já no hotel Weissenburg, foi-lhe diagnosticada uma mialgia no adutor da coxa direita, que, em princípio, aponta para uma rápida recuperação. O guardião bracarense será hoje reavaliado e apenas será sujeito a exames suplementares se mantiver as mesmas queixas, o que não deverá acontecer na perspectiva do departamento médico. Com esta nova baixa, Jorge Costa passa a dispor de apenas dois guarda-redes para trabalhar nos próximos dias (Dani Mallo e Ricardo), sendo, por enquanto, incerta a utlização de Paulo Santos no particular com os belgas do Standard Liège, agendado para amanhã.


 
Castanheira viu-se obrigado a parar


O médio Castanheira foi ontem obrigado a interromper o plano de preparação, volvidos poucos minutos sobre o início do apronto, em consequência de ter apresentado queixas que vinham do dia anterior, quando se lesionou diante do Jeunesse. Prontamente assistido, o médio ocupou o resto do tempo a fazer gelo no joelho e tornozelo da perna direita, sendo improvável que hoje retome a preparação sem limitações. A confirmar-se a paragem, o jogador que melhor se mostrou na cobrança de livres directos nos jogos de preparação poderá vir a ficar de fora amanhã na partida frente ao Standard de Liège.



Bruno Tiago já teve alta do hospital


Confirmaram-se as previsões da equipa médica que operou o médio Bruno Tiago na Paracelsus Klinic de Marl e o jogador arsenalista teve ontem, ao final da manhã, autorização para abandonar em definitivo as instalações daquela unidade hospitalar, precisamente uma semana depois de lá ter entrado de urgência após ter sido atingido violentamente na perna esquerda, frente ao Huls, num impacto que ditou uma dupla fractura do perónio e da tíbia. Acompanhado do médico Álvaro Couto e do director executivo da SAD, Eládio Paramés, Bruno Tiago abandonou as instalações ao final da manhã seguindo directo para o hotel de estágio, em Weissenburg. À sua espera estava o plantel que, com a tarde livre, foi almoçar a Munster, ao restaurante Brasuca – que O JOGO mostrou na edição de ontem –, um convívio que integrou e que lhe proporcionou um espécie de regresso à normalidade, depois de uma semana de clausura obrigatória por força da fractura sofrida. O jogador vai, nos próximos dias, continuar o programa de reabilitação, agora inserido no estágio, tendo caído por terra a intenção de o fazer regressar a Portugal o mais rapidamente possível. Perante esta nova realidade, a companheira, Catarina, regressou ontem mesmo a Portugal, finda a sua missão de apoio.



João Pinto é o terceiro comandante da armada


Carisma é coisa que continua a não faltar aos capitães do Braga. Paulo Jorge e Castanheira, dois "históricos" da casa, permanecem em funções e a saída do brasileiro Nem foi devidamente compensada com João Pinto, tal como revelou o primeiro jogo particular da pré-época, frente ao Varzim. A escolha de Jorge Costa ou do plantel - este tipo de decisões fica sempre guardado na intimidade do grupo – não poderia ter sido mais acertada, pois o experiente avançado português é um verdadeiro especialista na arte de comandar grupos e mantê-los coesos, tendo envergado as braçadeiras de todos os clubes por onde passou em Portugal, sempre ao mais alto nível: Benfica, Sporting e Boavista. Ao serviço do clube da Luz, o "menino de ouro" ganhou inclusivamente o estatuto de primeiro capitão somente com 22 anos, na época de 1994/95, e apenas passou o testemunho de forma abrupta, para grande indignação de muitos adeptos benfiquistas, quando João Vale e Azevedo precipitou a sua saída em 2000.
O espírito de liderança, experiência e dimensão mundial de João Pinto valeram-lhe ainda a braçadeira da Selecção Nacional, responsabilidade que partilhou durante anos a fio com outros dois colossos: Luís Figo e Fernando Couto. Exemplar no exercício dos cargos de capitão e subcapitão, o actual bracarense tem como nódoa negra na carreira uma agressão irreflectida ao árbitro argentino Angel Sanchez, no Mundial da Coreia e Japão, em 2002, pela qual pagou bem caro ao ser suspenso pela FIFA e esquecido, em definitivo, pela selecção. Volvidos cinco anos, João Pinto nem parece o mesmo que protagonizou tal episódio lamentável, da mesma forma que não parecia quando avançou hostil na direcção do juiz sul-americano, totalmente de cabeça perdida por ter recebido ordem de expulsão numa altura em que a equipa tentava reagir a uma derrota quase certa.
Reservado, de bem com o Mundo e, ao mesmo tempo, sempre disponível para ouvir e ajudar qualquer companheiro, o internacional português é justamente a nova voz de comando dos arsenalistas, mas tudo isto não passa de uma mera formalidade, dado que, na prática, a sua preponderância já se faz sentir na equipa há muito tempo, praticamente desde que chegou a Braga, há um ano.
Capitão bracarense durante uma década, o ex-futebolista Artur Jorge entende que a nomeação de João Pinto para terceiro comandante soou bem. "Na ausência do Paulo Jorge e Castanheira, que asseguram a mística do clube, parece-me que o João Pinto é a pessoa certa para o cargo, pelo que é como jogador e como pessoa; e ainda pela experiência que acumulou nos outros clubes. É seguramente uma das referências no balneário do Braga", avaliou.
 
Máquina do tempo avariada?

Prestes a completar 36 anos (festeja-os em Agosto), João Pinto é o último dos "moicanos" que venceram o Mundial de Sub-20 em 1989 ainda em actividade. Mais velho do que o próprio treinador Jorge Costa, o avançado prepara-se para cumprir a segunda época ao serviço do Braga e a sua frescura física não tem passado despercebida no estágio da equipa na Alemanha, o que leva a pensar que voltará a ser uma unidade imprescindível na linha da frente. Pelo sim, pelo não, os minhotos reforçaram-se com Yasser Hussain, um esquerdino que também assume a batuta de maestro, mas o tempo passa e João Pinto continua a provar, com jogadas de classe e grandes correrias, que tomou a melhor opção ao dar seguimento à carreira, depois de ter reflectido sobre o seu futuro, juntamente com Jorge Costa. A equipa bracarense e todos os adeptos em geral agradecem...
 
Palmarés do novo subcapitão

- Campeão mundial de Sub-20 em 1989 e 1991
- Campeão nacional em 1993/94 (Benfica) e 2001/02 (Sporting)
- Vencedor da Taça de Portugal em 1991/92 (Boavista), 1992/93 (Benfica), 1995/96 (Benfica) e 2001/02 (Sporting)
- Vencedor da Supertaça em 2001/02 (Sporting)




Jogo de amigos rendeu 13 golos


Dia de treino em espaços reduzidos, assim o foi também o jogo que opôs os jornalistas aos membros da equipa técnica do Braga, num campo curto que se revelou maior do que a ambição dos "canetas", sem argumentos para tanta experiência anos e anos acumulada ao mais alto nível. Cientes de que defrontavam ex-campeões e de que, ao contrário dos técnicos, o dia de trabalho não se esgotava no final de tão competitivo jogo, os jornalistas empenharam-se em fechar todos os caminhos, mas as avenidas insistiam em surgir e nem mesmo os reflexos felinos do "Zé Truques" evitaram um resultado tão desnivelado ao intervalo. Com as pernas a pesar já toneladas e com Jorge Costa já fora da... baliza, foi com grande brio que o resto do jogo dos homens da caneta se verificou, logrando não só diminuir a injustiça do desfecho como também algumas jogadas vistosas e só ao alcance de "jogadores" que... acreditam muito. Para a história ficam os 13 golos apontados pelas duas equipas.


 
Jorge Costa assustou


No decurso do jogo que opôs os jornalistas ao corpo técnico do Braga, o técnico Jorge Costa saiu mais cedo com queixas na grade costal, resultante de um movimento de impulsão. O técnico dos minhotos teve que ser assistido no relvado por Tiago Miranda, abandonando o local menos queixoso. Um pequeno susto que, felizmente, não passou disso.


 
Dez horas para folgar


Cumprida a primeira semana de estágio em Billerbeck, e depois da jornada intensa do fim-de-semana, com viagens à Holanda e Luxemburgo para fazer jogos, os bracarense tiveram ontem direito a uma tarde de folga. Com restaurante marcado em Munster, o plantel "transferiu-se" em peso para lá, sem dirigentes nem equipa técnica por perto, com o único fito de se divertir e descontrair, tendo levado como única recomendação voltar a apresentar na unidade hoteleira de estágio pelas 22h00.
 

Regresso ao passado


Depois de um fim-de-semana em que só houve tempo para viajar e jogar e de meio-dia de folga ontem, o plantel minhoto regressa hoje às sessões duplas no centro de treinos de Helker Berg, numa altura em que o estágio caminha para a sua fase derradeira. Desde quinta-feira que o plantel não tem sessões duplas de trabalho, recuperando hoje esse ritmo e logo na véspera da última deslocação para fazer jogos, à Bélgica, na quarta-feira, frente ao Standard de Liège.




Equipamento reapareceu


Dentro do estilo discreto que caracteriza as investigações do... CSI, a questão levantada em torno do desaparecimento de equipamento desportivo nos balneários do centro de treinos de Helker Berg acabou por se resolver da melhor maneira, com as chuteiras, meias e caneleiras a serem discretamente repostas no local do furto, depois da administração do hotel Weissenburg, entidade responsável pelo centro, ter começado a investigar. Uma nódoa corrigida em tempo útil.
 


Wender às voltas


Assim que o treino terminou, Wender e Lenny trocaram a bola por a bicicleta, para uma corrida na pista de tartan do centro de treinos com o primeiro a conseguir levar a melhor sobre o "menino do Rio", festejando a proeza com dois coletes – um verde e outro amarelo – figurando a bandeira do Brasil. Mais uma brincadeira do animador oficial do grupo.
 


Primeiras corridas


Numa manhã de trabalho ligeiro, com os jogadores a esgotarem o tempo com muito futvólei e meiinhos, as atenções viraram-se para os recém-chegados Rodriguez e Hussain que, acompanhados do professor José Pedro, realizaram as primeiras corridas em Helker Berg. Num ritmo ligeiro e consequente, os dois jogadores começaram integrados mas, já na fase dos alongamentos, adiaram um pouco o final do apronto com corrida e sprints na companhia do preparador físico José Pedro. Nota também para a chegada de Stélvio e Orlando, dois jogadores que, por força da eliminação de Portugal do "Europeu" de Sub-19, viajaram no domingo para Billerbeck.



In O JOGO




====================================================================




Hussain Yasser integrou treino do Sp. de Braga


O mais recente reforço do Sporting de Braga, Hussain Yasser, realizou ontem o seu primeiro treino com o restante plantel, no início da última semana de estágio dos bracarenses na Alemanha. Um treino ligeiro, onde participaram também Orlando Sá e Stélvio Cruz.


In Diário do Minho


====================================================================




Sp. Braga volta ao trabalho para preparar jogo com o Standard   


O plantel do Sp. Braga treinou esta segunda-feira, no Centro de Treinos em Billerbeck, tendo em vista a recuperação do jogo com o Jeunesse (vitória 2-0), no Luxemburgo, e o próximo embate com o Standard, em Liége, na quarta-feira.
Jorge Costa concedeu folga ao plantel durante a tarde, onde depois do cansaço provocado pela viagem até ao Luxemburgo, os jogadores aproveitaram para visitar a maior cidade da região de Munster, na Alemanha, para conhecer vários locais de interesse.
Esta terça-feira o técnico dos bracarenses irá orientar dois treinos, sendo que na quarta-feira terá lugar nova viagem, desta vez para a Bélgica, para o último jogo do estágio de pré-época.


In Maisfutebol


===============================================================================



Rodriguez e Hussain recuperam o atraso


Começou a segunda semana do estágio que o Braga está a realizar na Alemanha, com a novidade das presenças no treino de ontem do central Rodriguez e do médio Hussain. A equipa bracarense volta a Portugal na sexta-feira, estando marcado para amanhã o quinto e último jogo particular deste estágio, provavelmente o mais exigente de toda a pré-temporada, ante o Standard de Liège, na Bélgica (19 horas).

Passado o período de férias a que teve direito depois da participação na Copa América ao serviço da selecção peruana, Rodriguez chegou anteontem a Billerbeck e ontem já treinou, embora ainda não seja garantido que faça parte do plantel para a nova época. O central é pretendido por vários clubes europeus, que nas últimas semanas fizeram chegar a Braga propostas tentadoras para a sua aquisição, mas para já está ao dispor de Jorge Costa, sendo certo que a SAD minhota só está disponível para uma negociação por valores acima dos cinco milhões de euros.

Hussain Yasser, cuja contratação ao Al-Rayyan foi anunciada pelo clube arsenalista na semana passada, antecipou em três dias a chegada ao estágio para recuperar, o mais rapidamente possível, o atraso na preparação que tem em relação ao companheiros, que iniciaram a pré-época há três semanas. O médio, que assinou contrato por dois anos, tem conquistado a simpatia do plantel, beneficiando nos primeiros dias da ajuda de João Tomás, com quem jogou no Qatar na temporada passada.

No treino da manhã de ontem (a tarde foi de folga), também já marcaram presença Stélvio e Orlando, que nos últimos dias estiveram ao serviço da selecção portuguesa de Sub-19 no Campeonato da Europa da categoria. Os dois jovens têm lugar garantido no plantel, numa aposta em jogadores da formação assumida pela SAD bracarense, que poderá estender-se ao central Vítor Hugo. O defesa tem estado em destaque na pré-época e poderá convencer Jorge Costa de que também tem lugar no plantel.



In JN




UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL