News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga

Started by socio771, 23 de July de 2007, 20:17

Previous topic - Next topic

Ricardo

Quote from: disco infiltrator on 23 de July de 2007, 21:24
Isto é engraçado......

Foi a primeira vez que soube da existência dessa tal ASPA. Considero-me uma pessoa minimamente informada e nunca li nada sobre essa associação. Engraçado que apareça agora para este assunto.

Todos sabemos, e está à vista de todos, as asneiras em termos urbanisticos que a todo o momento são feitas em Braga. Não é coisa recente já é coisa de há muitos anos..infelizmente.

Então pergunto, porque só agora esta associação adquire visibilidade? Quando se trata de algo que até já é um dado adquirido.

Onde estava esta associação quando se fez aquela porcaria no campo da vinha? Onde estava esta associação quando se venderam espaços públicos da cidade a empresas privadas? Onde está esta associação quando sumariamente vemos destruir monumentos da nossa cidade? Onde estava esta associação quando se construiu o gueto do vale de lamaçães? Onde está esta associação quando se assiste á permanente degradação do parque da ponte? Só alguns exemplos....entre centenas possíveis

Eu acho que o SCB começa a incomodar muita gente......
És uma pessoa informada e nunca ouviste falar da Aspa? Leste alguma coisa acerca do movimento para salvar as sete fontes? Ou para salvar o palacete da Senhora-a-Branca? Ou a eleição das sete maravilhas e sete pesadelos de Braga? Foram todos promovidos pela Aspa.
Sem ter lido o artigo digo desde já que Braga seria uma cidade sem monumentos se não fosse a Aspa.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

ZGANDULO

Quote from: Augusto Gomes on 24 de July de 2007, 13:01
"Onde estava esta associação quando se fez aquela porcaria no campo da vinha? Onde estava esta associação quando se venderam espaços públicos da cidade a empresas privadas? Onde está esta associação quando sumariamente vemos destruir monumentos da nossa cidade? Onde estava esta associação quando se construiu o gueto do vale de lamaçães? Onde está esta associação quando se assiste á permanente degradação do parque da ponte? Só alguns exemplos....entre centenas possíveis" DISCO INFILTRADOR

Por acaso não é verdade.A ASPA, desde a sua constituição, tem sido sempre anti-Câmara Municipal de Braga, em razão, claro, de diferentes concepções  urbanisticas, artisticas, etc.

Tanto assim é que conseguiu a declaração de utilidade públicapor parte do Governo pela "porta do cavalo" e só recentemente.É que o regime legal da concessão da utilidade pública impõe que a Câmara Municipal dê parecer favorável e esta nunca o deu.Curiosamente foi um Governo do PSD que atribuiu tal qualificação prescindindo de qualquer parecer da Câmara Municipal.

Mas claro, a ASPA e outras entidades têm a "sua" razão.

Só que os Braguistas, como eu, e também apaixonados da bola, valorizam, se calhar desproporcionadamente talvez,  (como eu...) a componente SC Braga,a sua inserção no meio, a sua função representativa na sociedade...

Eu, como bracarense, acho bem que a Câmara se endivide e não busque outras opções de investimento em razão disso, para ter um Estádio Municipal de qualidade e ao serviço do Braga.Quer dizer, fazer com que o Braga reduza as despesas e lhe potencie as receitas (autorizar que use uma designação comercial para o Estádio, por exemplo...) é uma opção estratégica da Câmara Municipal que eu aprecio.

Porque para mim o Braga é (quase) tudo...

Mas também tenho de respeitar quem está contra, principalmente se essa posição tiver um fundo politico (penso que a maioria das posições...)

Pois claro!!!

Actualmente a Cámara Municipal tem gente que respeita e faz respeitar o ornamento territorial e planeamento urbanístico.

Há uns anos atrás havia mais anarquismo na edificação e por mais que nos custe ver o parque subterrãneo da avenida central acolhe as viaturas de quem foi contra, mas era necessário...

Na Sé planearam uma boa requalificação e reconstrução dos edificios degradados assim como os pavimentos e sinalética... Digo-lhes como Vilaverdense, que dá gosto passear, ir jantar ou visitar a zona histórica da Sé!!!

O que é feio numa cidade é a poluição visual que às vezes nos sufoca e se olharmos para o nosso magnifico estádio de longe quase que não o conseguimos ver tão bom é o enquadramento na natureza já existente... É uma questão de lógica e de planeamento urbano do futuro!!!

São ideias que se devem discutir e não a quem o SCBraga vendeu nome do estádio para os jogos a realizar...

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

pp

Grande Bracarus , afinal em resumo não mais fizes-te do que atacar um tal clube, no teu texto"carta",não percebi patabina,e cria-me confusão quando alguém intitulado braguista, se interessa mais por atacar este ou aquele(refiro-me aos 3 g.).
 Eu tb li o artigo da ASPA , e acho que tem todo o direito a opinar e levantar a questão sobre uma obra premiada várias vezes ,considerada património arquitétonico , no qual mudam o nome (seja só nos jogos do Braga) sem que se promovesse uma consulta de opinião...

mitsubisho

Quote from: pp on 24 de July de 2007, 13:36

 Eu tb li o artigo da ASPA , e acho que tem todo o direito a opinar e levantar a questão sobre uma obra premiada várias vezes ,considerada património arquitétonico , no qual mudam o nome (seja só nos jogos do Braga) sem que se promovesse uma consulta de opinião...

Boa tarde.
Eu não li o artigo da ASPA, conheço bastante bem o Miguel Bandeira, não faço ideia se o artigo é da autoria dele ou não, mas que é uma associação muito importante para a cidade é. É de louvar todo o conjunto de iniciativas que tem desenvolvido, sempre em prol do bom urbanismo, da transparência, da preservação dos valores culturais, paisagisticos e ambientais da nossa cidade.
Pessoalmente não me incomoda nada que ao EMB chamem Estádio AXA ou qq outra coisa, assim como não me incomoda nada que o SCB SAD meta ao bolso o dinheiro derivado desse patrocinio, por várias razões:
1 - Apesar do EMB ser uma obra de arquitectura assinalável, os beneficios que essa tal AXA irá usufruir pela divulgação do nome, deve-se à utilização que é dada pelo SCB;
2 - Se foi o SCB que arranjou forma de obter esse financiamento, porque não será o SCB a beneficiar disso. Será que a CMB teria capacidade para um negócio nos mesmo moldes?;
3 - A utilização do nome não é definitiva e apenas acontece nos jogos em que estiver envolvido o SCB e apenas durante 3 anos.

Agora acho que a ASPA ou qualquer outra entidade tem o direito de ter uma opinião diferente, principalmente quando o que está em causa é uma obra com um custo de construção bastante elevado e que pertence a todos os municipes.

Com este episódio recordo-me de um outro que eu vivi aí há uns vinte e tal anos atrás:
- Houve uma vez em que um determinado jornalista escreveu no Diário do Minho uma crónica contra um subsidio de, julgo, 300 mil contos ao SCB. Eram tempos em que a politica começava a tentar meter-se no futebol.
Pois bem, independentemente de se aceitar ou não, o que aconteceu numa assembleia do SCB realizada no Galécia foi simplesmente vergonhoso a meu ver:
Pois bem nessa assembleia decidiu-se censurar esse artigo escrito por esse tal jornalista. lembro-me muito bem que a mesa, onde estava o nosso MM, "exigiu" que a assembleia repudiasse tal artigo por unanimidade.
Na hora da votação, muito rapidamente foi dito: "Alguém vota contra?, alguém se abstém? aprovado por unanimidade"
Pois bem, houve um sujeito perto de mim que disse: "Senhor Presidente este senhor aqui levantou a mão quando disseram: "Alguém vota contra?" Isto não está correcto"
A assembleia disse: " A votação está efectuada, nada mais há a dizer"
Depois de algum sururu, eu diria bastante sururu, a mesa da assembleia, muito a contragosto lá decidiu considerar o resultado da votação por apenas maioria, obrigando contudo a ficar registado em acta, a identidade do sócio que votou contra para que, disseram eles, "se ficasse a saber quem eram os verdadeiros amigos do SCB"!

É evidente que o facto de ser jornalista não lhe dá o direito de não ser atacado, ou que as pessoas sejam contra as suas opiniões, mas convém não exagerar. Ainda vivemos em democracia.

VIVA O SCBRAGA SEMPRE

disco infiltrator

#24
Quote from: Guarda-Redes on 23 de July de 2007, 23:07
Eu às vezes fico varado.

Começo por dizer, que não li o artigo, apenas me foi dito o que tinha escrito, e pelo que me disseram que lá vinha, concordo de uma forma geral com o que fala, mas repito, não o li. Por outro lado, devo dizer que conheço o Dr. Miguel Bandeira, pela intervenção em defesa do património arquitectónico da cidade. Em reposta ao Disco, é uma falha enorme tua não conheceres a ASPA, já teve acções muito importantes, se por exemplo ainda hoje existem as 7 Fontes (quem não conhece devia conhecer), muito à ASPA se deve, pela CMB, já tinham vindo a baixo; foi também a ASPA que organizou as 7 maravilhas e pesadelos de Braga, mas muitas mais coisas, que certamente deve haver aqui alguém mais capaz do que eu de enumerar, mas digo-te que a ASPA existe há muitos e bons anos, e sempre com opinião marcada.

Quanto ao Sócio700 e não sei das quantas, acho que o que diz é suficientemente estúpido, sem nexo e de quem não respeita a opinião dos outros. Há algum argumento contra o que lá diz, para além do insulto?


Quanto à opinião da Ana e do Aurelio, ainda bem que cada coisa que se faça, há sempre alguém contra. Mau era o tempo em que não havia. As pessoas pensam todas pela sua cabeça e cada uma tem a sua opinião. Há algum mal nisso? 




Ok Guarda-Redes. Admito que é uma falha mesmo. Por caso lembro-me do concurso dos 7 pesadelos de Braga e até votei mas confesso que não o associei à ASPA.
Imagino que uma associação deste tipo tenha enormes dificuldades numa cidade como Braga onde os atentados ao património se fazem diariamente. Para quem fala na política urbanística da CMB saibam que a cidade de Braga é o mau exemplo recorrente nas aulas da Faculdade de Arquitectura do Porto. Também imagino que esta associação tenha dificuldades em mobilizar a população da cidade, bastante acomodada e desligada do dia-a-dia da cidade.
Por isso me penalizo por não conhecer esta associação há mais tempo. Podem ter a certeza que estarei mais atento e a acompanhar a sua actividade. Esta associação faz  MUITA falta a Braga. Precisa é de ser mais divulgada e fazer com que mais gente adira à sua causa.

Braga está cada vez mais irreconhecível....esperemos que não se torne definitivamente um caso perdido em termos urbanísticos.

PS: pelo que me disseram...acho que já não temos 7 fontes...acho que agora são apenas 6

HugoSáPinto

Quote from: Guarda-Redes on 23 de July de 2007, 23:07
Eu às vezes fico varado.

Começo por dizer, que não li o artigo, apenas me foi dito o que tinha escrito, e pelo que me disseram que lá vinha, concordo de uma forma geral com o que fala, mas repito, não o li. Por outro lado, devo dizer que conheço o Dr. Miguel Bandeira, pela intervenção em defesa do património arquitectónico da cidade. Em reposta ao Disco, é uma falha enorme tua não conheceres a ASPA, já teve acções muito importantes, se por exemplo ainda hoje existem as 7 Fontes (quem não conhece devia conhecer), muito à ASPA se deve, pela CMB, já tinham vindo a baixo; foi também a ASPA que organizou as 7 maravilhas e pesadelos de Braga, mas muitas mais coisas, que certamente deve haver aqui alguém mais capaz do que eu de enumerar, mas digo-te que a ASPA existe há muitos e bons anos, e sempre com opinião marcada.

Quanto ao Sócio700 e não sei das quantas, acho que o que diz é suficientemente estúpido, sem nexo e de quem não respeita a opinião dos outros. Há algum argumento contra o que lá diz, para além do insulto?


Quanto à opinião da Ana e do Aurelio, ainda bem que cada coisa que se faça, há sempre alguém contra. Mau era o tempo em que não havia. As pessoas pensam todas pela sua cabeça e cada uma tem a sua opinião. Há algum mal nisso? 


Apoiado.
A ASPA tem vindo a desempenhar um papel importantíssimo na defesa do património bracarense.

Ana Cunha

Oh Bracarus, tu desculpa-me lá... Mas envias um texto para o DM a insultar pessoas e estás à espera que o publiquem? Se queres dar a tua opinião em relação ao estádio, dá, mas não assim. Dessa forma, duvido que algum jornal minimamente sério te publique isso.

Bracarus

desculpa Ana.
o texto não é simpático para o autor inicial, mas daí a haver insultos ?
onde ?



Ana Cunha

Quote from: Bracarus on 25 de July de 2007, 11:26
desculpa Ana.
o texto não é simpático para o autor inicial, mas daí a haver insultos ?
onde ?




Não há insultos directos, mas é pela forma "agressiva" como te diriges. Ainda por cima diriges-te a uma pessoa. É óbvio que não publicam isso senão daqui a pouco era uma guerra de palavras no jornal... ora repondias tu, ora respondia ele (como se de um fórum se tratasse)... Aconselho-te a escreveres isso sem te dirigires a ninguém. Simplesmente diz o que achas. Pelo menos as probabilidades de ser publicado aumentam...

perrinchon 66

BRACARUS subescrevo na totalidade o que aqui postaste ,mais cada vez me convenço que os nossos adversarios sao os Bracarenses que nao sao Braguistas

JCosta

A ASPA nunca me pareceu uma instituição minimamente credivel.
A ideia que eu tenho dessa organização é de ser uma mera organização de oposição á cãmara e que qualquer coisa lhes serve.

Basta ver o Quão facciosa foi a votação das 7 maravilhas e pesadelos de Braga. para terem uma ideia o Theatro Circo só candidato... aos pesadelos. Não ás maravilhas.
Saudinha... da boa.

Guarda-Redes

Quote from: Karoglan on 25 de July de 2007, 13:49
A ASPA nunca me pareceu uma instituição minimamente credivel.
A ideia que eu tenho dessa organização é de ser uma mera organização de oposição á cãmara e que qualquer coisa lhes serve.

Basta ver o Quão facciosa foi a votação das 7 maravilhas e pesadelos de Braga. para terem uma ideia o Theatro Circo só candidato... aos pesadelos. Não ás maravilhas.

Não foi isso que achou o governo, quando a declarou instituição de interesse publico.

E já agora, vejo que tu verias com bons olhos o fim das 7 fontes....


Antenção eu não sou da ASPA e que eu saiba não conheço ninguém da ASPA, agora fanatismos é que não!
O Braga não é um grande é o Enorme!

JCosta

Não sou fanático contra a aspa.
Aagora que não lhes dou importância e discordo de quase toda a sua acção público, isso é verdade.

E é também  por achar que vivem muito de fanatismos que não gosto da aspa.
Saudinha... da boa.

Guarda-Redes

Quote from: Karoglan on 25 de July de 2007, 14:04
Não sou fanático contra a aspa.
Aagora que não lhes dou importância e discordo de quase toda a sua acção público, isso é verdade.

E é também  por achar que vivem muito de fanatismos que não gosto da aspa.



Pareceu-me...é que de ser fanático a dizer que não "é uma instituição minimamente credivel" vai mt pouco.

Agora, se me disseres que por vezes exageraram em oposição à camara, até posso concordar.
Que não tem jeito o Theatro do Circo estar nos 7 Pesadelos, também acho que não tem. Embora não tenha sido eleito, e a iniciativa pareceu-me interessante..


Agora daí a dizer que não tem credibilidade nenhuma, vai muito.
O Braga não é um grande é o Enorme!

mitsubisho

Quote from: Karoglan on 25 de July de 2007, 13:49
A ASPA nunca me pareceu uma instituição minimamente credivel.
A ideia que eu tenho dessa organização é de ser uma mera organização de oposição á cãmara e que qualquer coisa lhes serve.

Basta ver o Quão facciosa foi a votação das 7 maravilhas e pesadelos de Braga. para terem uma ideia o Theatro Circo só candidato... aos pesadelos. Não ás maravilhas.

Eu não sou um profundo conhecedor da ASPA, mas tenho uma boa imagem da ASPA.
Agora é verdade que o Teathro Circo foi candidadto a pesadelo....mas tb foi a maravilha
Dizer que não foi candidato a maraviilha, qunado o foi, para além de isso sim, ser faccioso, é também mentira.

www.aspa.pt

E agora convido a visitarem a secção "entre aspas" e ficam a conhecer melhor o teor das intervenções que alguns dos seus associados ou dirigentes, não sei, vêm produzindo.

Por acaso entrei lá hoje a primeira vez e reconheço que alguns artigos me surpreenderam. Se calhar muito do que lá está escrito tem razão de ser e não me parecem uns meros "bota-abaixo"...Se calhar uns cronistas mais que outros, mas isso se calhar é outra loiça...

p.f. NÃO ME VENHAM ACUSAR DE NÃO BRAGUISTA....sou 100% braguista, bracarense, tudo pela nossa cidade.

VIVA O SCBRAGA SEMPRE

Vlad

Quote from: mitsubisho on 25 de July de 2007, 14:10
Quote from: Karoglan on 25 de July de 2007, 13:49
A ASPA nunca me pareceu uma instituição minimamente credivel.
A ideia que eu tenho dessa organização é de ser uma mera organização de oposição á cãmara e que qualquer coisa lhes serve.

Basta ver o Quão facciosa foi a votação das 7 maravilhas e pesadelos de Braga. para terem uma ideia o Theatro Circo só candidato... aos pesadelos. Não ás maravilhas.

Eu não sou um profundo conhecedor da ASPA, mas tenho uma boa imagem da ASPA.
Agora é verdade que o Teathro Circo foi candidadto a pesadelo....mas tb foi a maravilha
Dizer que não foi candidato a maraviilha, qunado o foi, para além de isso sim, ser faccioso, é também mentira.

www.aspa.pt


Acho que viste mal mitsubisho... Por incrível que pareça o Novo Theatro Circo foi apenas candidato a pesadelo.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

socio771

bem ,eu como fui o reeszponsável pelo tema aqui levantado,verifiqyuei que só serviu para provocar discussões e não debate pelo tema.peço desculpa e vamos esqueçer o assunto.
abraço para todos

mitsubisho

Quote from: Vlad on 25 de July de 2007, 14:21
Quote from: mitsubisho on 25 de July de 2007, 14:10
Quote from: Karoglan on 25 de July de 2007, 13:49
A ASPA nunca me pareceu uma instituição minimamente credivel.
A ideia que eu tenho dessa organização é de ser uma mera organização de oposição á cãmara e que qualquer coisa lhes serve.

Basta ver o Quão facciosa foi a votação das 7 maravilhas e pesadelos de Braga. para terem uma ideia o Theatro Circo só candidato... aos pesadelos. Não ás maravilhas.

Eu não sou um profundo conhecedor da ASPA, mas tenho uma boa imagem da ASPA.
Agora é verdade que o Teathro Circo foi candidadto a pesadelo....mas tb foi a maravilha
Dizer que não foi candidato a maraviilha, qunado o foi, para além de isso sim, ser faccioso, é também mentira.

www.aspa.pt


Acho que viste mal mitsubisho... Por incrível que pareça o Novo Theatro Circo foi apenas candidato a pesadelo.

tens razão...peço desculpa...estou mesmo a precisar de óculos...

Ricardo

Quote from: Vlad on 25 de July de 2007, 14:21
Quote from: mitsubisho on 25 de July de 2007, 14:10
Quote from: Karoglan on 25 de July de 2007, 13:49
A ASPA nunca me pareceu uma instituição minimamente credivel.
A ideia que eu tenho dessa organização é de ser uma mera organização de oposição á cãmara e que qualquer coisa lhes serve.

Basta ver o Quão facciosa foi a votação das 7 maravilhas e pesadelos de Braga. para terem uma ideia o Theatro Circo só candidato... aos pesadelos. Não ás maravilhas.

Eu não sou um profundo conhecedor da ASPA, mas tenho uma boa imagem da ASPA.
Agora é verdade que o Teathro Circo foi candidadto a pesadelo....mas tb foi a maravilha
Dizer que não foi candidato a maraviilha, qunado o foi, para além de isso sim, ser faccioso, é também mentira.

www.aspa.pt


Acho que viste mal mitsubisho... Por incrível que pareça o Novo Theatro Circo foi apenas candidato a pesadelo.
Não foi o Theatro de Circo em si, foi a caixa de palco e a torre lateral que têm a altura de oito andares. No entanto pareceu-me despropositada a eleição. Foi feita com um motivo nobre - a aproximação da cidade ao património cultural e urbanístico - mas não vou nessas patetices das 7 maravilhas. O que é de louvar é o que eles têm feito em defesa do Património Bracarense contra a câmara e os seus interesses urbanísticos...
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

A.COSTA

Vi o artigo porque mo mostraram na Póvoa de Varzim. Não li porque pela aparência vinha de alguém desligado do SCBraga, que deve ter pouco que fazer e pertence, certamente, àquele grupo dos que nunca fazem nada nem têm ideias mas que tentam derrubar tudo quando alguém ousa pensar por eles, encontrando soluções.

Já não há paciência para essas pessoas que mais puras que nunca acham um crime lesa-pátria que o estádio mude de nome desportivamente quando utilizado pelo SCBraga a troco de dinheiro indispensável à sobrevivência do clube mais representativo da cidade e da região. Esses mesmo que raramente ou nunca mesmo são capazes de dar 1 cêntimo para que o clube exista.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo