News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/05

Started by nandes, 25 de May de 2006, 08:42

Previous topic - Next topic

nandes



Carlos Carvalhal visitou ontem centro de estágios de Melgaço


Areias é alternativa a Rossato

O lateral-esquerdo Areias, que esta temporada defendeu as cores do Boavista, está sob mira do Sp. Braga. O esquerdino, que pertence aos quadros do FC Porto, é o desejado pelos minhotos para a ala esquerda, caso Rossato regresse à Real Sociedad. Os bascos pedem um milhão de euros pela cedência definitiva do brasileiro, mas os dirigentes bracarenses pretendem, apenas, renovar o empréstimo ou, em alternativa, adquirir o passe, mas nunca por valores tão elevados. Entretanto, prossegue a preparação da nova época. Ontem de manhã, Carlos Carvalhal e os restantes elementos da equipa técnica visitaram o Centro de Estágios de Melgaço, onde o Sp. Braga vai realizar a pré-época. Tal como em anos anteriores, o local mereceu imediata aprovação. O Sp. Braga confirmou a suspensão da equipa B, em virtude de «continuar a existir uma regulamentação inadequada». «A SAD não prescinde dos seus atletas mais valiosos e com margem de progressão e vai estabelecer contactos com a finalidade de efectuar protocolos de cooperação com equipas dos campeonatos profissionais», justifica.



In A Bola



====================================================================




Vizinhos muito atentos
MARIA DA FONTE QUER JOGADORES DA EQUIPA B



A suspensão do Sp. Braga B, explicada com a "regulamentação inadequada e inibidora que impede a subida de divisão e retira ambição desportiva", suscitou a imediata mobilização de clubes vizinhos no sentido de acolher os jogadores ainda vinculados à SAD minhota.

A transferência dos atletas para um clube a designar, viu riscadas as sucessivas hipóteses: o Atlético Valdevez por ser da AF Viana, o Sandinenses pela ligação ao V. Guimarães e o Vieira por não ter garantida a subida aos nacionais. Agora é o Maria da Fonte quem aparece em vantagem para receber, por empréstimo, o grosso da coluna arsenalista.

Mais informação na edição impressa de Record



In Record




====================================================================




Carvalhal aprovou Melgaço



Carlos Carvalhal esteve ontem ao início da tarde no centro de estágio de Melgaço. O novo técnico arsenalista viajou para o Alto Minho na companhia do seu colaborador Miguel Cardoso e do director-executivo Artur Monteiro, e a visita teve como objectivo avaliar as condições do local por parte dos técnicos, cujo conhecimento é necessário para melhor e com maior eficiência projectarem os trabalhos de pré-temporada.
O treinador dos arsenalistas ficou agradado com as instalações e as condições de trabalho de que vai dispor para, no estágio que vai decorrer entre os dias 19 e 28 de Julho, preparar a equipa para as exigências da próxima época. Importa recordar, porém, que este é um local bem conhecido dos bracarenses, nomeadamente da maior parte de jogadores e dirigentes ligados ao departamento de futebol, uma vez que este foi o centro de estágio privilegiado pelo bracarenses para os trabalhos de pré-temporada nas últimas três épocas...



Edinho quer rescindir


Edinho quer rescindir o contrato que o liga ao Braga por mais uma época (Junho de 2007) e experimentar o futebol alemão. O atacante, que esteve cedido ao Paços de Ferreira, sabe que não entra nas contas de Carlos Carvalhal e por isso, ao invés de mais um empréstimo, que em princípio obrigaria a prorrogar o contrato com o Braga por mais uma época, vai procurar rescindir amigavelmente o vínculo, o que poderá revelar-se complicado. É que dificilmente o Braga prescindirá dos direitos desportivos, pelo que, como existem clubes alemães interessados nos serviços do avançado, a solução terá que passar pela negociação de uma transferência. Por outro lado, o nome de Edinho tem sido ventilado por alguns clubes nacionais, que o têm incluído em eventuais negócios de transferência de jogadores (como acontece com Carlitos, Gil Vicente) e por isso a definição do futuro do atleta poderá ainda levar algum tempo (se entretanto não surgir um clube disposto a pagar a transferência, obviamente)...




Extinção da equipa B foi oficializada


A SAD do Braga confirmou ontem a extinção da equipa B. A decisão, conforme pode ler-se no comunicado inserido no seu sítio da internet, prende-se essencialmente com a existência de "uma regulamentação inadequada e inibidora, uma vez que impossibilita a subida de divisão, retirando-lhes desta forma ambição desportiva. A suspensão da equipa B não significa que o Braga abdique dos seus jovens com maior valor e margem de progressão e por isso vai tentar colocá-los (leia-se emprestar) em outros clubes dos campeonatos profissionais, com os quais vai estabelecer protocolos.



João Cardoso pode saltar para a formação


João Cardoso vai ser convidado a integrar o sector da formação do Braga. A extinção da equipa B, decidida por questões estruturais e não por vontade de acabar com a aposta na formação, obrigou os dirigentes do clube da Cidade dos Arcebispos a equacionar e projectar uma reformulação no sector. O propósito é melhorar a sua capacidade do sector e é nesse contexto que o nome João Cardoso é equacionado e sugerido. Resta saber que funções irá desempenhar, de técnico ou de prospector. Por definir, também, está a situação de Barroso, que poderá vir a colaborar também com o departamento de futebol jovem.




In O JOGO



====================================================================




"Vai ser apenas uma paragem temporária"




Micael Sequeira mostra-se triste com a extinção da equipa secundária. Todavia o técnico, sustentando-se nos regulamentos da Federação", acredita que vai ser "apenas uma paragem temporária".

Micael Sequeira passou dez anos nos escalões de formação do Sporting Clube de Braga. Dez anos na sombra até António Salvador, "numa aposta de futuro e com futuro" ter-lhe conferido o comando da equipa secundária. Pegou no leme numa fase em que a equipa tinha apenas um ponto conquistado e triunfou, alcançando a manutenção na II divisão B. Todavia seis meses depois de se ter estreado como técnico principal e de ter sido consumado o objectivo, "depois de um esforço tremendo e uma dedicação fantástica de todos" a fornalha arsenalista apagou-se, colocando um ponto final na linhagem.   

Não esconde a tristeza da extinção da equipa. "Como bracarense fiquei bastante triste. A equipa B tinha uma identidade própria, uma mística e uma cultura criada junto dos sócios do clube. Havia uma grande ligação junto da massa associativa. Para além disso, a equipa secundária apresentou resultados e deu frutos, porque tem sido uma fonte de rendimento para o clube". "Nos últimos dois anos é certo que não deu grandes frutos, contudo este é um projecto de médio/longo prazo e o futuro passa pela formação", considera.
O técnico mostra-se surpreendido com a extinção da equipa B. "Foi uma decisão que abalou todo o grupo de trabalho. Ainda por cima depois da equipa estar inscrita e depois de se estabelecerem os primeiros pormenores visando a nova época. Para além disso, o grupo estava ainda a saborear a permanência. Era a equipa mais jovem de todas e aquela que não recorreu à formação principal", acrescenta ainda.
Apesar disso, Micael Sequeira está plenamente convicto que "será uma paragem temporária". Isto porque "segundo os regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol para os próximos anos os clubes vão ser obrigados a ter na sua equipa principal jogadores dos escalões de formação". "Até 2008 vão ter que ser oito atletas formados no clube", acrescenta ainda.



O exemplo ABC


Micael Sequeira pega mesmo num exemplo próximo. "O ABC passou por uma grande reestruturação, investiu essencialmente nos jogadores da casa, que sentem bastante o clube e foi campeão. O Sporting Clube de Braga, como os outros clubes, no futuro, vão ser obrigado a ter 70 por cento de jogadores da casa, o que vai obrigar os clubes a terem equipas secundárias".
Apesar de tudo o ex-treinador do Sporting Clube de Braga B também mostra-se relutante em relação ao formato dos campeonatos e ao próprio regulamento   das equipas BB, que "asfixia os jogadores e os próprios clubes".
Não escondendo igualmente a "admiração" pelo presidente do clube, António Salvador, "cujo projecto tem engrandecido  muito o clube".
Certo é que ontem a administração da SAD bracarense oficializou a extinção  da equipa. No seu site oficial apresentou as razões, não descurando ainda futuros protocolos com equipas profissionais, de modo a "não prescindir dos seus atletas mais valiosos e com maior margem de progressão". Mantendo-se ainda em aberta a possibilidade de um protocolo para um clube satélite.
 



In Correio do Minho



====================================================================
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL