News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/07

Started by nandes, 13 de July de 2007, 08:37

Previous topic - Next topic

nandes




Oposição contesta negócio com a Axa

NOME COM POLÉMICA NO ESTÁDIO




A recente venda dos "naming rights" do Estádio Municipal de Braga, que adoptou a designação de Estádio Axa, causou mal-estar entre os vereadores da oposição na Câmara Municipal de Braga (CMB), que reclamam aquela verba para os cofres da autarquia.

"A câmara, que é proprietária do estádio e assume a factura esmagadora dos custos de manutenção, não foi ouvida em todo o processo. O presidente do Sp. Braga, que é uma pessoa dinâmica e com excelente visão, aproveitou a porta que se abriu na última revisão do protocolo com a CMB. Mas nós pensamos que, dado o elevado investimento feito pela CMB – estão 90 milhões de euros ainda em dívida – deveria procurar formas de rentabilizar o estádio", sustentava o líder da oposição na autarquia.

Ricardo Rio sustenta que "a cedência do nome deveria ter sido feita pela CMB em parceria com o Sp. Braga, numa óptica de cooperação estratégica". E explicou porquê: "Só em 2007, o estádio apresenta um custo de 8 milhões de euros para a autarquia, entre juros e amortização de capital."

Mesquita contesta. Com o Partido Comunista a apontar a falta de transparência deste processo, o edil Mesquita Machado reagiu assim: "Não deixou de ser o Estádio Municipal e até há quem lhe chame 'pedreira'. Em termos comerciais, não vejo problema em que seja adoptada outra designação pela entidade que ocupa as instalações, à luz do contrato de cedência".

Mais informação na edição impressa de Record



In Record



===============================================================================





César Peixoto assustou


Manhã de grande sofrimento para o plantel minhoto que, deixando em Braga a rotina de treinos à base de... bola, subiu até ao Alto Minho para enfrentar quilómetros de corrida no Campo de Golfe de Ponte de Lima. Sob um calor intenso, o grupo começou por fazer um longo circuito de três voltas ao relvado, numa acção que imediatamente produziu uma baixa, com César Peixoto a ser penalizado por um mau apoio, acabando com o pé esquerdo em gelo e fora de... combate. O treino evoluiu então para um trabalho mais específico, com o grupo a ser dividido em conjuntos de quatro atletas com o intuito de, no mais curto espaço de tempo, percorrer um determinado percurso, passando do exercício de resistência para velocidade. Esta fase produziu mais dois protagonistas - Kazeem e João Tomás - que nos respectivos grupos mostraram grande pulmão e suplantaram largamente a concorrência. Em contraponto, Wender não escondeu a fadiga e foi dos que mais dificuldade teve em concluir o percurso. Terminado o apronto, que durou cerca de 90 minutos, foi tempo de regressar a Braga para almoçar e descansar para o apronto que se seguiu à tarde. A surpresa veio da comparência de César Peixoto nesta sessão, o que confirmou ter sofrido apenas uma ligeira entorse, nada que o impeça de prosseguir o normal programa de preparação. Hoje é dia de levantar cedo, porque às 8h30, no relvado do Estádio AXA, vai acontecer uma sessão fotográfica, após a qual os jogadores cumprirão o único treino do dia. Ao final da tarde, defrontam o Varzim.



João Tomás ou a aventura dos golos


Se há jogador cujo regresso é mobilizador de paixões e capaz de empolgar os adeptos minhotos é João Tomás, que esta temporada reocupa o seu posto no plantel volvido um ano sobre a aventura que iniciou no Catar, com passagens pelo Al-Arabi e pelo Al-Rayyan. Ressuscitado para o futebol em Braga, pela mão de Jesualdo Ferreira, que confiou nele depois de duas temporadas em que apenas marcara três golos (zero no Bétis, três em Guimarães), João Tomás é hoje um jogador diferente para melhor e a sua confiança até já atraiu Luiz Felipe Scolari, que fez dele novamente internacional, frente a uma representação do Kuwait, simpatia a que correspondeu com golos. Para melhor se perceber a importância do jogador em Braga, basta dizer que apontou pela equipa arsenalista metade dos golos que leva somados em 10 épocas na divisão maior do futebol português. Um verdadeiro ressuscitar de um artilheiro que pagou a factura de um dia alguém o ter comparado a Jardel, denominando-o, quando alinhava pela Académica, de "Jardel do Choupal". Assumindo-se sempre como máximo goleador minhoto nesse período, a sua experiência poderá também estender-se à concorrência que lhe chega na casa dos... 18 anos, idade de Philco e Baylón, diamantes em bruto que a SAD descobriu do outro lado ao Atlântico. Por João Tomás a empresa de golos continuará activa e prolífica, numa altura em que não esconde a motivação de poder vir a participar no Euro'2008. Quem ganhará com isso será o Braga, o espectáculo e o futebol português. Repetir os 15 golos poderá vir a tornar-se o equivalente a ser o melhor marcador da Liga.



Curiosidades


João Pinto é líder



A caminho da 19ª temporada na principal liga do futebol nacional, João Pinto ostenta, também no capítulo dos golos, o título de máximo anotador, somando actualmente 116 remates certeiros. Um número enorme para um jogador que não pára de bater recordes mas que faz pesar na balança o simbolismo de mais nove épocas que João Tomás a jogar futebol.


 
Um capitão goleador...


Paulo Jorge, um produto dos escalões de formação do Braga, está também na galeria dos máximos goeladores dos minhotos, tendo por 36 vezes subido até à área contrária para marcar golos, muitos deles decisivos, sendo presença obrigatória perto da baliza adversária sempre que há cobrança de cantos e de livres. O jogo aéreo continua a ser a sua "arma" favorita.

 
...E Wender na perseguição


Com Maciel fora da corrida por força da sua saída para Leiria, ele que já soma 33 golos em Portugal, é Wender o senhor que se segue na corrida de máximo anotador dos minhotos na Liga, tendo já apontado 34 golos - foi o melhor marcador em 2006/07 com oito golos.



Estádio AXA dominou reunião da autarquia


A reunião da câmara de Braga foi dominada pela polémica em torno do Estádio AXA, situação que Mesquita Machado desdramatizou mantendo o que disse no dia da assinatura do acordo com a seguradora: "a denominação oficial é Estádio Municipal de Braga". Descontente com o decurso do negócio - embora salientando que a SAD fez bem em aproveitar o buraco aberto no protocolo - a oposição, liderada pelo social-democrata Ricardo Rio, manteve que devia ter sido a Câmara a negociar com a AXA num príncipio de "maior rentabilização do estádio". Noutro âmbito, e "para acabar de vez com a afectação da maior parte dos equipamentos desportivos da cidade ao Braga para os escalões de formação", a oposição sugeriu a dotação de terrenos pela Câmara ao clube por forma a ser criada uma academia que dê ao Braga "uma maior capacidade de criar receitas, não ficando tão dependente dos subsídios camarários". "Além disso, os actuais equipamentos poderiam ser mais utilizados pelas outras colectividades e pessoas em geral", defenderam os sociais-democratas.



Guardiões em Braga


Do grupo de jogadores que viajou para Ponte de Lima nota para a ausência dos quatro guarda-redes que fazem parte do plantel, com a opção a recair pela sua manutenção em Braga para desenvolvimento de outro tipo de trabalho. Da parte da tarde, numa sessão que decorreu à porta fechada, o grupo voltou a reunir-se no Estádio Municipal para a segunda parte do trabalho do dia, decorrendo num ritmo e com um cariz diferente do que a maioria dos jogadores viveu na manhã de ontem.



Renumeração dá... 20 mil


Concluída em meados de Junho a recolha de candidaturas, o processo de renumeração dos sócios do Braga aguarda apenas a conclusão de um processo intermédio - António Salvador está a negociar um conjunto de vantagens para quem quiser tornar-se associado do Braga com um grupo de potenciais patrocinadores - para arrancar. Apesar do algorítmo que permitirá a renumeração estar pronto, só depois de se apurar o conjunto de vantagens será possível proceder à renumeração. A actualização encolheu o número de sócios inscritos (23.300) para perto dos 20 mil.



Aloísio perto, Wender longe


Passar pelo campo de golfe sem dar umas tacadas foi atracção a que Aloísio e Wender não resistiram, aproveitando a colaboração de alguns pequenos jogadores para tentar meter a bola no buraco. Nada de tacadas longas que a manhã ia comprida, mas o que Aloísio tornou quase em sucesso Wender transformou em gargalhadas.




In O JOGO




===============================================================================



Equipa a nascer à beira-mar


Jorge Costa vai elaborar esta tarde o primeiro "onze" do Sporting de Braga da época 2007/08, num jogo "amigável"  que vai ter lugar na Póvoa de Varzim, pelas 19 horas, frente à equipa local.



Depois de duas semanas de trabalho, eis que chegou a hora de apresentar resultados. Hoje, pelas 19 horas, o Sporting de Braga efectua o primeiro jogo da época, numa partida de cariz "amigável", diante do Varzim SC (Liga de Honra). O encontro está agendado para as 19 horas, no Estádio do Varzim SC. E aí será desfeita a curiosidade dos adeptos bracarenses quanto aos novos craques.
Será o primeiro jogo da época, onde começará a "nascer" uma nova equipa para fazer frente em quatro competições, como a Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Taça UEFA.
O Sporting de Braga aposta, descaradamente, nestas quatro frentes desportivas, daí que os trabalhos neste período da época estão a ser medidos perante os cálculos exigentes de uma temporada que se perspectiva longa e fatigante.
Naquele que é o primeiro ensaio da época, o treinador do Braga deverá lançar em campo alguns dos novos reforços, sobretudo aqueles que estão ainda numa fase de adaptação ao futebol português.
Jair Baylón, Philco, Kazeem e Lenny, por exemplo, são autênticos "caloiros" nestas andanças. A estes junta-se ainda o guarda-redes Pavel Kieszek, que veio da Polónia e luta com Paulo Santos por um lugar no "onze". A competição na Liga portuguesa, em termos práticos, surge como uma autêntica novidade para estes jogadores do Sporting de Braga. Vai daí, o treinador deve aproveitar o encontro com o Varzim, da Liga de Honra, para "testar" alguns destes jogadores ainda antes da partida para a Alemanha, onde o Sporting de Braga vai cumprir um estágio de 12 dias. Durante esse período realizam-se mais alguns jogos particulares, com a ideia da equipa a pré-definir-se para os jogos a sério, essencialmente na vertente técnico-táctica.
O jogo entre o Varzim e Sp. de Braga tem início às 19 horas. Os adeptos bracarense interessados em assistir a este jogo têm adquirir um bilhete (5 euros) que garante acesso à bancada nascente, enquanto os sócios do Varzim não pagam bilhete, logo que apresentem as quotas em dia.




In Correio do Minho




====================================================================




Criação de uma academia está em estudo pela SAD



Plantel do Braga treinou ontem em Ponte de Lima

Depois de ter sido anunciada esta semana a parceria, pioneira em Portugal, que permitiu ceder o nome do Estádio Municipal à AXA nos jogos da equipa profissional, e que vai render ao clube cerca de quatro milhões de euros nos próximos três anos, o Braga prepara-se agora para avançar com o projecto da criação de uma Academia de jogadores.

A ideia está lançada e tem sido discutida nas últimas semanas entre a SAD bracarense e a Câmara Municipal, podendo ganhar contornos mais concretos nos próximos dias. O exemplo a seguir é o da Academia do Sporting, que nas últimas épocas tem formado vários jogadores de qualidade para a equipa principal dos leões, como foram os casos de João Moutinho, Miguel Veloso ou Nani, transferido neste defeso para o Manchester United, por 25,5 milhões de euros.

O plantel minhoto continuou ontem os trabalhos de pré-temporada, tendo realizado mais dois treinos, o primeiro dos quais em Ponte de Lima. Hoje, a equipa de Jorge Costa realiza o primeiro jogo de preparação desde o início dos trabalhos, deslocando-se à Póvoa de Varzim para jogar com a formação poveira (19 horas). Depois de amanhã, os bracarenses partirão, logo para o estágio de pré-época, que vai decorrer na Alemanha até ao próximo dia 27.


In JN


==============================================================================




Sp. Braga: jogo com o F.C. Porto é «teste importante» mas «é para ganhar»



Eládio Paramés, representante do Sporting de Braga no sorteio da Liga, assumiu que a recepção ao F.C. Porto na primeira jornada é um «teste importante» ao valor da equipa, mas garante que o objectivo é a conquista dos três pontos.
«É um teste importante, até porque a seguir temos uma competição como a Taça UEFA. Também é um teste importante por causa da rapaziada nova que entrou e pelo facto de jogarmos em casa. O F.C. Porto é uma grande equipa, com o poder que nos conhecemos. É um adversário fortíssimo mas vai ter de correr mais do que nós e vai ter de jogar mais do que nós para ganhar. Temos objectivos claros, que estão traçados, que são conhecidos e dos quais não vamos abdicar. Contra o F.C. Porto é um jogo para ganhar.»



In MaisFutebol



==============================================================================



Sp. Braga: primeiro teste na Póvoa  



Os minhotos vão esta sexta-feira estrear-se em jogos de pré-época, com um desafio frente ao Varzim, onde Jorge Costa terá a primeira oportunidade para avaliar os níveis competitivos do plantel.
A partida realizar-se-á às 19h, no recinto dos poveiros, e para a equipa anfitriã será um segundo jogo de preparação, depois de na passada quarta-feira os pupilos de Diamantino Miranda terem sido derrotados pelo Rio Ave, por 2-1.

In Sportugal



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL