News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

3 anos de Jesualdo

Started by Fino, 12 de April de 2006, 14:24

Previous topic - Next topic

Fino

???
Não percebo. Gabar o Jesulado pelos bons resultados alcançados nos últimos anos...

É atirar areias aos olhos do parolo do associado da Nascente, pois, alguém com cabeça no lugar apercebe-se do cariz falacioso desta avaliação.

Senão, vejamos:

Há precisamente 3 anos, o Braga estava numa situação incómoda na tabela. Porém, não era desesperada, até porque a equipa ainda respirava acima da linha de água.
A recém empossada direcção decide correr (e quanto amim, muito bem) com o técnico actual.
Para o seu lugar, preparava-se o Carvalhal. Mas, à última da hora aparece a malaburra e, daqui não mais saiu.

O que fez de especial este indivíduo?

Na primeira época, garantiu a manutençaõ graças a um brinde do então campeão nacional e recém conquistador da taça UEFA. Como já disse, a situação do Braga nessa altura era complicada, mas, nada comparável à do Guimarães este ano. Por isso, o objectivo de manutenção dessa época não era nehuma tarefa faraónica.

Na época seguinte, um 5º lugar alcançado devido à menor prestação dos habituais clubes "europeus". Ainda assim, uma péssima imagem desmonstrada, futebol de paupérrima qualidade e zero pontos nos confrontos com os grandes.

Na época passada, tivemos uma oportunidade única de alcançar a melhor classificação de sempre, situação desaproveitada devido a lesões em jogadores importantes, situação que se repete este ano, mas, sobretudo, devido a algumas opções discutíveis do técnico.

Nesta época, quando já estivemos na mesma situação que o Porto actualmente (em 1º a 5 pontos do segundo), estamos aflitos a lutar pelo quarto lugar, produzindo exibições q.b. em casa e prestações miseráveis fora de portas. Agradece o Benfica que chega à Champions sem saber ler nem escrever.
É certo que fomos prejudicados pelas arbitragens nalguns jogos, mas, isso não justifica tudo. Quanto às lesões, não serão só obra do azar. Há que responsabilizar o departamento clínico, pois, porventura os exames médicos não são obejamente rigorosos. E, também, o preparardor físico, já que a onda de lesões pode ser fruto duma inadequada preparação.

Ao fim e ao cabo, em termos de resultados o Jesualdo conseguiu o mesmo que o Cajuda com a loja dos trezentos.

So espero que a SAD saiba reflectir sobre todos estes aspectos e pondere seriamente antes de cometer a estupidez da renovação.
Do mesmo modo, espero que encontre um bom sucessor. Já ouvi falar em Vitores Pontes e companhia lda.

Por favor, não façam pouco dos sócios e adeptos do clube...

ZGANDULO

Quote from: Fino on 12 de April de 2006, 14:24
???
Não percebo. Gabar o Jesulado pelos bons resultados alcançados nos últimos anos...

É atirar areias aos olhos do parolo do associado da Nascente, pois, alguém com cabeça no lugar apercebe-se do cariz falacioso desta avaliação.

Senão, vejamos:

Há precisamente 3 anos, o Braga estava numa situação incómoda na tabela. Porém, não era desesperada, até porque a equipa ainda respirava acima da linha de água.
A recém empossada direcção decide correr (e quanto amim, muito bem) com o técnico actual.
Para o seu lugar, preparava-se o Carvalhal. Mas, à última da hora aparece a malaburra e, daqui não mais saiu.

Na primeira época, garantiu a manutençaõ graças a um brinde do então campeão nacional e recém conquistador da taça UEFA. Como já disse, a situação do Braga nessa altura era complicada, mas, nada comparável à do Guimarães este ano. Por isso, o objectivo de manutenção dessa época não era nehuma tarefa faraónica.

Na época seguinte, um 5º lugar alcançado devido à menor prestação dos habituais clubes "europeus". Ainda assim, uma péssima imagem desmonstrada, futebol de paupérrima qualidade e zero pontos nos confrontos com os grandes.

Na época passada, tivemos uma oportunidade única de alcançar a melhor classificação de sempre, situação desaproveitada devido a lesões em jogadores importantes, situação que se repete este ano, mas, sobretudo, devido a algumas opções discutíveis do técnico.

Nesta época, quando já estivemos na mesma situação que o Porto actualmente (em 1º a 5 pontos do segundo), estamos aflitos a lutar pelo quarto lugar, produzindo exibições q.b. em casa e prestações miseráveis fora de portas. Agradece o Benfica que chega à Champions sem saber ler nem escrever.
É certo que fomos prejudicados pelas arbitragens nalguns jogos, mas, isso não justifica tudo. Quanto às lesões, não serão só obra do azar. Há que responsabilizar o departamento clínico, pois, porventura os exames médicos não são obejamente rigorosos. E, também, o preparardor físico, já que a onda de lesões pode ser fruto duma inadequada preparação.

Ao fim e ao cabo, em termos de resultados o Jesualdo conseguiu o mesmo que o Cajuda com a loja dos trezentos.

So espero que a SAD saiba reflectir sobre todos estes aspectos e pondere seriamente antes de cometer a estupidez da renovação.
Do mesmo modo, espero que encontre um bom sucessor. Já ouvi falar em Vitores Pontes e companhia lda.

Concordo quase 100% com aquilo que escreveste mas como exageras sempre um bocado...

Boa análise da tua parte mas estás-te a esquecer do país que vivemos e das manobras que existem no campeonato da REPÚBLICA DAS BANANAS!!!
Existem interesses de empresas e da própria federação para que não seja o BRAGA, o campeão, basta olhar para trás no tempo e focarmos quando estáva-mos em 1º com 5 pontos de avanço sobre o 2º...???- Levámos na cabeça em 4 jogos seguidos e não foi pelas más exibições da equipa!!!????????!!!

Pensa FINO!!! ::)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Reis

PRIMEIRO
Quando o JF chega a Braga, começa a fazer pontos (empates fora e vitórias e casa), que fez com que nos mantivessemos na 1.ª...
Com ou sem água benta, ficamos na 1.ª! Temos de dar a mão à palmatória! o que se pedia ao JF nessa época? Manutenção?

SEGUNDO
Varreu praticamente a equipa toda, e consegue um 5.º lugar! descobre valores que 1/2 anos depois dão imensos €€€€€€!
* e quem me diz que se não fosse o JF treinador do Braga, eles alguma vez teriam cá chegado!
Chega à UEFA!

TERCEIRO
Só bateu/igualou todos os recordes do Braga!
Pontos e classificação!
Descobre valores que 1/2 anos depois dão imensos €€€€€€!
* e quem me diz que se não fosse o JF treinador do Braga, eles alguma vez teriam cá chegado!
Chega à UEFA! Coisa que NUNCA o Braga tinha conseguido, classificar-se 2x seguidas pela classificação!

QUARTO
Chega a andar em 1.º semanas seguidas, só sendo batido por factores que todos nós conhecemos muito bem!
A 4 jornadas do fim tem praticamente assegurado UEFA e podendo bater o record de pontos conquistados (porque também não o deixaram chegar mais longe)!
Consegue que jogadores como:
Hugo Leal (apesar de jogar pouco chega a custo zero e vale imensos €€€€)
Rossato (não acontecerá como o JT?)
Delibasic (não acontecerá como o JT?)
João Tomás

Conclusão:
É ridiclo ler o que escrevi e não dar ou bater palmas PELO TRABALHO FEITO E A REALIDADE e não possibilidades de outros treinadores, que quem sabe se podia isto e quem sabe se podia fazer aquilo...
Não o trabalho do JF está á vista de todos! Podem comparar com TODOS E QUAISQUER TREINADORES QUE JÁ ANDARAM POR AQUI, e pensem quem conseguiu melhores resultados!

Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

miguel_afonso

Quote from: Reis on 12 de April de 2006, 14:59
!Conclusão:
É ridiclo ler o que escrevi e não dar ou bater palmas PELO TRABALHO FEITO E A REALIDADE e não possibilidades de outros treinadores, que quem sabe se podia isto e quem sabe se podia fazer aquilo...
Não o trabalho do JF está á vista de todos! Podem comparar com TODOS E QUAISQUER TREINADORES QUE JÁ ANDARAM POR AQUI, e pensem quem conseguiu melhores resultados!

Corcordo com tudo o que tu dizes Reis, mas faço-te 4 perguntas: Quantas finais da Taça o Braga chegou?  Quantas ganhou? Quantos campeonatos? Quantas vezes chegou a uma competição europeia (não considero o playoff jogar numa competição europeia)? O Braga na minha opinião estagnou. Perdoem me o exemplo mas o Vit. Setubal em 2 anos ganhou 1 taça, pode ganhar outra, vai 2 vezes a uefa e tudo apos ter subido de divisão.O Braga merece mais, e tem que fazer mais.

Reis

Quote from: miguel_afonso on 12 de April de 2006, 15:57
Quantas finais da Taça o Braga chegou? Quantas ganhou? Quantos campeonatos? Quantas vezes chegou a uma competição europeia (não considero o playoff jogar numa competição europeia)?

O Braga na minha opinião estagnou. Perdoem me o exemplo mas o Vit. Setubal em 2 anos ganhou 1 taça, pode ganhar outra, vai 2 vezes a uefa e tudo apos ter subido de divisão.O Braga merece mais, e tem que fazer mais.

O que respondo aqui é o seguinte:
- No dia anterior á vinda do JF, que acreditaria que o Braga passado 6 Meses andaria no meio dos 3?!?!?!?!?
E passado ano e meio estaria a lutar pelo titulo?!?!?!?!?

O que se aumentou: Estabilidade!
O que se baixou: Passivo!
(o JF/direcção conseguiram bons jogadores para que isto acontecesse)

Podia fazer melhor, aliás, para fazer melhor é que se vive todos os dias, é também para fazer melhor que todos os dias venho para este forum...!

O que ganhou? Nada! É verdade, não ganhou nada, mas o certo é que todos já sonhamos e desejamos o que no dia anterior ao da sua contratação julgavamos um sonho pertencente unicamente a outros...

p.s. Este tópico refere-se ao treinador não ao Braga - Instituição!
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

ric

amigos:

uma primeira palavra para o FIno.Excelente post, Fino, elaborado com inteligência (só podia ser porque do FINO se trata) e com questões e dados pertinentes.

O reis aflorou tb outros aspectos tb importantes sobretudo naquilo que se refere aos euros conseguidos.

penso que a questão JF continua a ser uma questão interessante e o seu exito (?) pode ser comparado como a eterna questão do copo meio cheio ou meio vazio.

Vejamos:

Considerar a UEFA como uma meta e tê-la épocas seguidas, é um record e um objectivo perfeitamente cumprido. Considerar que falhamos o play off pode ser a questão eterna do copo...para os mais optimistas e exigentes a leitura é diferente de quem estava farto de ver o Braga a lutar pelo meio da tabela...

Qtp a este ano - E CONSIDERANDO  que conquistamos apenas o 4º lugar - estamos no primeiro lugar dos não grandes. e aqui a questão atras é a mesma. Depende das expectativas. Sou daqueles que compreende que um clube tem que aprender a viver com a pressão, os exitos e a vontade de lá chegar. Só que em portugal , por factores externos não chega. e esses factores existiram. mas não vamos por aí...Consideremos antes o que teria sido este braga com Nunes, Abel, jorge Luis até final do campeonato?
Neste caso, optou-se pela vertente económica embora com um calculismo suficiente de tentar fazer com que a razia e a qualidade não se perdesse. Mas para quem quer ir mais além, convenhamos que partir uma defesa, um estilo de jogo e uma equipa a meio da temporada deixa qualquer equipa do mundo com sérias debilidades.
Neste caso a SAD acautelou a vertente financeira - espero que o passivo tenha levado um forte abatimento - e conseguiu reunir atletas capazes de manter a estrutura. parece que não se conseguiu mas considero que neste particular , o técnico foi quem teve que arcar com as maiores tarefas.

por isso, digo que exigir-se-lhe mais é , talvez, não ser realista e pragmático.
Não atingimos (') as metas mas estivemos lá... nos primeiros a ..seguir ás metas...

e na avaliação, o copo afinal pode estar cheio ou...vazio

Brigada253

Eu critiquei o Jesualdo quando ele veio para cá, algumas vezes ainda fico naquela com algumas opções  dele mas tenho que reconhecer que ele FEZ HISTORIA NO SCBRAGA. Embora nao tenhamos ganho nada deportivamente(titulos), ganhamos uma estabilidade e repeito dos outros, coisa que antes de ele cá chegar não existia.
Por isso, QUER FIQUE MAIS UMA ÉPOCA OU NÃO, OBRIGADO JESUALDO!!!
LAMPIÕES, LAGARTOS E TRIPEIROS...SÃO TODOS [red]*****[/red]!!!

www.brigada253.blogspot

Vlad

Concordo com o Reis.

menos nesta parte:

"O que se baixou: Passivo!"
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

LOBO

FINO E MIGUEL AFONSO,  o BRAGA ao fim destes trés anos passou a ser tão grande que até vós viestes aqui parar  :-*

Mau Maria

Pelo que aqui foi dito, nem vale a pena dizer muito mais...

Quanto ao copo meio cheio ou meio vazio... é areia nos olhos como já alguém disse...

Foram muitas as coisas boas que trouxe... mas ambição de ir mais além não trouxe, limitou-se a cumprir aquilo que é exigido a um clube como o Braga, isto é, no mínimo lutar pela UEFA. EU DISSE NO MINIMO... e os mínimos o homem atingiu.

Agora e parece-me que todos vão nesse sentido... O CICLO FECHOU... é preciso renovar, remodelar a estratégia do clube para no futuro ir mais longe... eu diria nos próximos 3 anos ir pelo menos uma vez à Liga dos Campeões... e se isso implicar ganhar a Liga portuguesa... melhor ainda...

Fechem o ciclo... redefinam a posição do BRAGA...
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

Carvalhinha

Eu vejo as coisas pelo lado que o Reis aqui apontou.

Filipa Carvalho

O Jesualdo ja fez muito pelo Braga mas há certas opçoes que nao concordo com ele.

SimpLe-Kid

Eu sou daqueles que querem a continuação do Jesualdo, mas com uma condição temos de fazer mais, e não é como este ano, se não acontecer "paciência, tentamos para o ano".
Temos que obrigatóriamente fazer melhor, quero que no inicio da próxima época se diga: "QUEREMOS NO MÍNIMO O 3º LUGAR".
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Cmcorreia

Boas

Eu acho que tem todo o mérito nestes 3 últimos anos, quer queiramos quer não, e apesar de não termos ganho nada, devem ter sido os melhores 3 anos seguidos em termos desportivos que o Braga teve.

Contudo acho que o seu ciclo está a terminar, sinceramente não acredito em projectos de mais de 3 anos (podem dar exemplos contrarios mas são residuais, e por exemplo um dos  melhores treinadores da actualidade, Fabio Capello, não fica para além desse tempo). Assim sendo JF até saía de Braga pela porta grande com o dever cumprido.

Se continuar não vou criticar aceito perfeitamente que fique (até acho que merece) mas e parecendo até contraditório julgo ser a hora de mudar, incutir um novo espirito, o espirito de dar mais um passo em frente. 
Cláudio Correia

karon

??? Pois, de facto se reflectirmos nestas últimas 3 épocas, há qualquer coisa que falha, agora se é só problema ao nível do treinador, não sei. O que se constata é que, com efeito, nos momentos decisivos, O BRAGA desaparece. Quando podemos incomodar um "grande", desaparecemos. Porque será?  ???
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

Para contribuir nesta discussão gostaria de saber o vosso comentário também acerca do seguinte:
- 3 anos de Jesualdo/3 anos de A.Salvador.
- Melhoria substancial do plantel em relação ao passado.
- Contratamos com a excepção do Madrid, jogadores com nome no futebol português. Nunes, Luís Loureiro, Vandinho, Jaime, Abel. O Madrid era um desconhecido, mas não esquecer que era internacional nas camadas jovens do seu país. O que é preciso para contratar jogadores deste quilate e renovar com outros que se evidenciaram nos anos anteriores?
- quebra evidente dos habituais "europeus".
Força Gverreiros

jaimeh

Quote from: Reis on 12 de April de 2006, 14:59
PRIMEIRO
Quando o JF chega a Braga, começa a fazer pontos (empates fora e vitórias e casa), que fez com que nos mantivessemos na 1.ª...
Com ou sem água benta, ficamos na 1.ª! Temos de dar a mão à palmatória! o que se pedia ao JF nessa época? Manutenção?

SEGUNDO
Varreu praticamente a equipa toda, e consegue um 5.º lugar! descobre valores que 1/2 anos depois dão imensos €€€€€€!
Chega à UEFA!

TERCEIRO
Só bateu/igualou todos os recordes do Braga!
Pontos e classificação!
Descobre valores que 1/2 anos depois dão imensos €€€€€€!
Chega à UEFA! Coisa que NUNCA o Braga tinha conseguido, classificar-se 2x seguidas pela classificação!

QUARTO
Chega a andar em 1.º semanas seguidas, só sendo batido por factores que todos nós conhecemos muito bem!
A 4 jornadas do fim tem praticamente assegurado UEFA e podendo bater o record de pontos conquistados (porque também não o deixaram chegar mais longe)!
Consegue que jogadores como:
Hugo Leal (apesar de jogar pouco chega a custo zero e vale imensos €€€€)
Rossato (não acontecerá como o JT?)
Delibasic (não acontecerá como o JT?)
João Tomás

Conclusão:

Concordo! Já tinha dito que nunca estão satisfeitos ( e é bom querer sempre mais!) agora tentar menosprezar um trabalho que vai sendo conseguido aos poucos é andar outra vez para trás. O Braga quer queiramos quer ñ é agora um clube mais equilibrado, com classificações mais equilibradas, e com exibições mais ou menos equilibradas, já somos capazes de pensar em jogar de igual para igual com qualquer adeversário,  o que ñ acontecia aqui há dez anos atrás!

Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

miguel_afonso

Quote from: LOBO on 12 de April de 2006, 17:42
FINO E MIGUEL AFONSO,  o BRAGA ao fim destes trés anos passou a ser tão grande que até vós viestes aqui parar  :-*

O facto de eu estar aqui no forum a poucos dias, não significa que eu não tenha uma vida activa no clube. Sou socio desde que nasci. A minha familia sempre esteve ligada ao Braga o meu bisavo quando faleceu era o socio nº7 e passou decadas ao serviço do Braga. Não perco uma assembleia, um jogo ou outra actividade ligada ao Braga. Eu, e sem necessidade de me justificar, sou bracarense e braguista. Pode haver aqui pessoas que não me conhecem (tenho a certeza que tambem há alguns que sim), mas isso não dá o direito a ninguem de duvidar das minhas paixões, sim porque o Braga para mim é mais do que um clube, é um amor para toda a vida...

Gilberto

Quando ele chegou a Braga não gostei e critiquei, agora reconheço que fez um bom trabalho !!

Qualquer treinador tem as suas falhas , mas o que é certo é que ele conseguiu estabilizar a equipa em termos classificativos, conseguiu até no ano passado intrometer-se na luta pelo titulo.

Acho que tem acertado nas contratações, tem ido buscar jogaores desconhecidos que jogam bem em conjunto e valorizam a equipa.

Só acho que nesta ultima fase se tem perdido um pouco, devido á ideia de jogar em 4x4x2, com dois ponta de lanças de raiz, nesse sistema de jogo o braga fica sem extremos, o jogo fica muito mastigado no meio , não há profundidade nas alas, o braga é uma equipa em que o sistema ideal é o 4x3x3 , e vejamos que esta época enquanto jogamos neste sistema a equipa tem outro toque de bola pois aproveita melhor os espaços e joga a todo comprimento do campo, surgem mais cruzamentos, mais opurtunidades de golo !
S.C. BRAGA -CONTIGO ATÉ MORRER !!

J. Vieira

Quote from: Fino on 12 de April de 2006, 14:24
???

Senão, vejamos:

SEM COMENTARIOS