News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/07

Started by nandes, 06 de July de 2007, 08:17

Previous topic - Next topic

nandes






DÍVIDA DE AXADREZADOS POR ELPÍDIO SILVA JÁ FOI PARAR AOS TRIBUNAIS

Penhora ao Boavista  




O Sp. Braga accionou mecanismos legais junto do Tribunal de Execução do Porto para recuperar 250 mil euros relativos à última tranche da transferência do avançado Elpídeo Silva, para o Boavista, na época 2000/01. Segundo a agência Lusa, o Boavista será alvo de penhora de bens. A notificação do arresto chegará ao Bessa ainda no decorrer do dia de hoje.
O Boavista reagiu, emitindo um comunicado no seu site oficial a esclarecer a situação, onde é adiantado que à SAD não chegou qualquer comunicação da penhora. O comunicado recorda algumas fases do litígio, sem colocar em causa a existência de uma dívida aos bracarenses «de cerca de 230 mil euros».
Os axadrezados revelam que anteontem as duas sociedades desportivas anuíram que «seria deduzido a tal montante o valor relativo à indemnização pela autorização de inscrição pelo Sp. Braga do ex-atleta de formação Patrick Rebelo, com valor a apurar» pela Federação» ao abrigo do acordo de compensação previsto no regulamento de transferências, recentemente actualizado. Posteriormente seria concluído «o valor definitivo do débito, cuja forma de pagamento então se acordaria».
A SAD do Boavista ficou «surpreendida em absoluto com a notícia» avançada pela Agência Lusa e esclarece que, a existir tal acção por parte do Sp. Braga, ao Boavista assiste o direito (e o respectivo prazo) de contestar, pelo que insiste que é falso e especulativo falar-se em penhora neste momento. Termina com uma nota em que lamenta a actuação do Sp. Braga em virtude de ter sido este, numa fase de alegadas dificuldades financeiras, a solicitar ao Boavista um negócio que agora promete batalha judicial.



Salvador defende-se


Por seu lado, o líder do Sp. Braga refere que o processo já há muito que foi entregue aos serviços jurídicos do clube, não possuindo mais pormenores. António Salvador alerta apenas para o facto de o Sp. Braga ter sido obrigado a pagar a respectiva letra depois do ultimato feito pela instituição bancária que se recusou a proceder a mais reformas. E lamenta ainda que o Boavista não pague nem atenda telefonemas nos últimos quatro meses.




In A Bola




====================================================================




Andrade ainda em negociações

ATLETA PERMANECE NO BRASIL



Andrade não está em Braga, pois permanece no Brasil, e o seu futuro continua a ser discutido. A saída, temporária ou definitiva, está em aberto e o seu empresário, José Renato, volta a Portugal em breve para se reunir com António Salvador.

Ontem, terminaram os exames clínicos e não há nada a registar que mereça ser revisto. Hoje, o plantel treina de manhã e logo depois os jogadores vão tirar as medidas para os fatos novos.




Axadrezados penhorados pelo Sp. Braga

EM CAUSA LETRA PARA PAGAR ELPÍDIO SILVA



O Tribunal do Porto ordenou hoje uma penhora, no valor aproximado de 250 mil euros, sobre bens da SAD do Boavista, a pedido da SAD do Sporting de Braga, disse à Lusa fonte judicial.

A penhora, de que o Boavista será notificado amanhã, está relacionada com uma letra assinada pelos axadrezados, resultante da última parcela da transferência do jogador brasileiro Elpídio Silva para o Bessa, na época 2000/2001.

Ainda de acordo com a mesma fonte, a letra não foi paga pelo Boavista, depois de o banco se ter recusado a reformá-la de novo, tendo sido o clube minhoto a liquidá-la ao banco.

Depois disso, o Sp. Braga escreveu ao Boavista, pedindo-lhe o pagamento da verba em falta, mas não obteve qualquer resposta, tendo recorrido ao Tribunal de Execução do Porto, que lhe deu razão.

Após a notificação do solicitador de execução, e caso o clube portuense não consiga pagar a dívida, os bracarenses tomarão posse de bens do clube à sua escolha, suficientes para cobrir o montante.

A Lusa contactou a SAD do Boavista, mas nenhum elemento da mesma se mostrou disponível para prestar declarações.




In Record




====================================================================




Andrade pode sair hoje

Zé Renato traz uma proposta para discutir com António Salvador que poderá resultar na rescisão imediata do jogador com os minhotos



Começa, finalmente, a desenhar-se um futuro para Andrade fora de Braga, como desejou Jorge Costa, quando optou por dispensá-lo. Ainda que envolta em grande secretismo, a "operação" que poderá terminar o vinculo do médio ao clube minhoto deverá ter hoje importantes, senão decisivos, desenvolvimentos, já que o empresário viajou ontem para Portugal para se reunir com António Salvador. Atendendo tratar-se de uma viagem que não estava prevista e que Zé Renato faz questão de tratar o assunto "in loco" com o presidente da SAD, e quase certo que trará alguma coisa na manga e que, ainda distante do início do mês de Agosto, quando qualquer clube brasileiro poderá inscrever novos jogadores com contrato, tentará obter de António Salvador a anuência para dar corpo a uma transferência e rescindir já o vínculo que liga o jogador aos minhotos por mais três temporadas.
Por tudo isto, o dia de hoje pode muito bem ser o último do jogador ligado ao Braga, numa altura em que, autorizado pela SAD, permanece no Rio de Janeiro. A confirmar-se a saída, não só o meio-campo arsenalista emagrece a actual lista de nove candidatos, como também o orçamento da SAD para esta época agradece o final do custo salarial mensal do atleta, sem falar no encaixe que a sua transferência vai representar em prol da equipa profissional.
Entretanto, e contrariando a versão ontem adiantada, o Braga está a contar com a chegada de Zé Carlos para hoje. A busca por lugares nos voos de ligação do Brasil a Portugal resultou e o avançado e família terão embarcado ontem ao final do dia de São Salvador da Bahia rumo ao Porto. Resta saber se comparece no treino matinal.



Davide sem rumo definido


Gorada a hipótese de rumar ao Rapid de Bucareste, onde acompanharia Cesinha no adeus a Braga, por o clube romeno ter optado por outra solução, o médio Davide continua com o futuro indefinido, embora tenha iniciado a temporada integrado no plantel. A SAD continua aberta a propostas mas a verdade é que não têm chegado, sequer, sinais de que possa haver outros clubes interessados. Davide, tal como o resto do plantel, concluiu ontem os exames médicos.




Wender já persegue recorde de Chico Gordo

Por trás daquele jeito pouco definido de jogar à bola, está um jogador astuto e com enorme mobilidade na área. E é um extremo...



Saíram Maurício, Irineu, Matheus, Nem, Maciel, Cesinha e até Diego Costa, emagrecendo a "legião" de brasileiros que, por esta altura, tem ainda em Andrade um candidato a seguir o mesmo destino. Ficaram Vandinho, Zé Carlos e Wender, este último muito falado no final da temporada passada por alegadamente estar em final de linha. António Salvador foi no sentido oposto e ofereceu-lhe um contrato por mais duas temporadas, num acordo que levou o jogador à desvinculação com o Sporting. No horizonte do presidente da SAD está a importância do jogador para o consumar dos próximos objectivos, numa realidade que, materializada em golos, perfaz 41 nas cinco épocas que leva com a camisola do Braga vestida. Noutra leitura da pontaria de Wender, o extremo que gosta de fazer (muitos) golos é o que em melhor situação está para igualar ou mesmo bater o melhor registo de sempre de jogadores arsenalistas, actualmente na posse de Chico Gordo, que entre as temporadas 1975/76 e 1979/80 festejou 59 tentos com a camisola do Braga, em partidas da Primeira Divisão. Wender, já se percebeu, está no encalce desse recorde e nem terá que fazer épocas transcendentes para o conseguir, já que, com a excepção de 2002/03 e 2005/06, onde fez apenas três golos em ambas, detém registos sempre próprios de um avançado... do centro: em 2003/04 fez 11 golos, na época seguinte nove e na que terminou oito, tendo sido o artilheiro dos minhotos na I Liga, com mais um tento do que Zé Carlos. Dito isto, bastará repetir nas duas épocas que lhe faltam cumprir os registos de 2004/05 para ser o melhor marcador da história do Braga. A somar aos apontados ao serviço do clube do Minho há os 32 que marcou pela Naval nas três épocas que cumpriu na Figueira da Foz, o que eleva o número de vezes que obrigou os guarda-redes a ir buscar a bola ao fundo das redes para 76.



Todos juntos no relvado


O dia de hoje será o primeiro em que Jorge Costa vai ter todos os jogadores ao mesmo tempo a treinar, dado que até ontem o cumprimento dos exames médicos ditou a cisão do grupo em dois para que o arranque da época pudesse avançar mais rapidamente. Assim, a partir das 9h00, os jogadores começarão a primeira de duas sessões de trabalho previstas, sendo que esta será aberta para recolha de imagens.



Provar fatos e treinar


É a todos os níveis diferente e inovadora a atitude que a SAD assumiu no início da época, colidindo quase em absoluto com o sucedido há um ano em que a maioria dos treinos da pré-temporada decorreram à porta fechada. No sentido de potenciar o interesse em torno da equipa, os jornalistas estão convocados para, após fazerem imagens do treino matinal, acompanharem João Pinto, Paulo Santos, César Peixoto e o técnico Jorge Costa numa prova de fatos, em Vila Verde.




Brum, Zé Manel e Pinto distribuíram prémios


Numa pré-época em que as primeiras apostas da SAD e equipa técnica vão no sentido de conquistar troféus, o dia de ontem ficou marcado pela presença de três jogadores do Braga num torneio de sub-14 patrocinado pela Câmara de Braga, na versão futebol de 7. Consumados os exames médicos, o trio formado por Zé Manel, Roberto Brum e o jovem Pinto deslocaram-se ao Parque da Rodovia para entregar os prémios aos candidatos a futebolistas. Por entre palmas e autógrafos conseguiram ter espaço para cumprir a missão que lhes foi encarregue num torneio que foi vencido pela equipa do... Braga. No segundo lugar ficou a JF de Ferreiros, seguida dos Leões das Enguardas. O troféu para a equipa mais desportista foi para a Escolinha Navarra FC. Esta iniciativa realiza-se anualmente e é tradição que na entrega dos troféus compareçam jogadores do Braga e, se possível, da cidade, no sentido de criar uma ligação mais forte entre a cidade e o clube. Coube a Zé Manel, este ano, desempenhar esse duplo papel de jogador e cidadão bracarense.



Tribunal autorizou penhora dos bens da SAD do Boavista


O Tribunal do Porto ordenou a penhora, no valor aproximado de 250 mil euros, dos bens da SAD do Boavista, a pedido
da SAD do Braga. A acção levada a cabo pelo tribunal é resultante da última parcela da transferência do jogador brasileiro Elpídio Silva para o Bessa, em 2000/01. O Boavista, que será hoje notificado, nunca deu sequência a uma letra assinada, depois de o banco se ter recusado a reformá-la de novo, tendo acabado por ser o clube minhoto a liquidá-la. Inconformada com a situação, a SAD do Braga contactou a do Boavista, pedindo-lhe o pagamento da verba em falta, mas nunca obteve resposta. Face à existência da dívida - que corresponde ao valor da letra, acrescido de juros, despesas e custas -, a SAD minhota recorreu ao Tribunal de Execução do Porto, o qual se pronunciou ontem favoravelmente. Após a notificação do solicitador de execução, e caso o clube portuense não consiga pagar a dívida, o Braga tomará posse de bens da SAD axadrezada, à sua escolha, suficientes para cobrir o montante.



In O JOGO



====================================================================



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes




Braga avança com penhora contra o Boavista


Silva jogou três anos no Braga, antes de se transferir para o Boavista

O Tribunal do Porto ordenou ontem uma penhora, no valor de 230 mil euros, sobre bens da SAD do Boavista, feita a pedido da SAD do Braga. O Boavista será notificado hoje, e a penhora prende-se com uma letra assinada pelo clube portuense, resultante da última parcela da transferência do avançado Silva para a equipa axadrezada, no início da época 2000/01. A letra não foi paga pelo Boavista, tendo sido o clube minhoto a liquidá-la ao banco. A seguir, a SAD bracarense contactou a direcção do Boavista, pedindo-lhe o pagamento da verba em falta, mas não obteve qualquer resposta.

Face à existência da dívida (corresponde ao valor da letra, acrescido de juros, despesas e custos), o Braga recorreu ao Tribunal de Execução do Porto, que se pronunciou favoravelmente. Após a notificação do solicitador de execução, e caso a SAD boavisteira não consiga pagar a dívida, os bracarenses tomarão posse de bens do clube do Bessa, à sua escolha, suficientes para cobrir o montante.

Em comunicado, o Boavista mostrou-se surpreendido com a notícia da penhora, dizendo desconhecer a acção do tribunal. A SAD axadrezada revelou que ficou acordado anteontem, através de correspondência trocada entre os dois clubes, que a dívida seria deduzida num valor relativo à indemnização pela autorização de inscrição pelo Braga do jogador Patrick Rebelo, formado no clube do Bessa, numa quantia a apurar pela Federação Portuguesa de Futebol. Logo que esta fosse definida, concluir-se-ia o valor definitivo do débito, cuja forma de pagamento seria acordaria acordada mais tarde .



Andrade por decidir

Ao terceiro dia da pré-temporada, Jorge Costa orientou ontem mais dois treinos ao plantel do Braga, ainda sem poder contar com o avançado Zé Carlos, que tem chegada prevista para os próximos dias. Em aberto, continua a situação de Andrade. O empresário do médio estará hoje em Braga e terá uma reunião com a SAD minhota, que poderá abrir caminho ao regresso do jogador ao futebol brasileiro. Como se esperava, Ricardo Chaves já rescindiu o contrato que o ligava ao Braga e regressou a Setúbal, onde jogará nas próximas duas temporadas.



In JN




==============================================================================




EM CAUSA ESTÁ A DÍVIDA AO EX-JOGADOR ELPÍDIO SILVA

BOAVISTA ANUNCIA ACORDO COM BRAGA



A SAD do Boavista esclareceu, ontem, em comunicado ter saldado praticamente todas as dívidas com a SAD do Braga e revela que ajudou a resolver problemas de tesouraria deste clube, em resposta à penhora anunciada.



O Tribunal do Porto ordenou, ontem, uma penhora, no valor aproximado de 250 mil euros, sobre bens da SAD do Boavista, a pedido da SAD do Sporting de Braga, segundo disse fonte judicial.
A fonte adiantou que a penhora, de que o Boavista será notificado hoje, se prende com uma letra assinada pelo clube, resultante da última parcela da transferência do jogador brasileiro Elpídio Silva para o Bessa, ocorrida na época 2000/2001.
Em comunicado, a SAD boavisteira explica que adquiriu, em 2000/2001, 50 por cento dos direitos desportivos do brasileiro Silva e que, no final de 2001/2002 adquiriu os restantes 50 por cento, por insistência da SAD bracarense, que "enfrentava uma situação económica difícil".
"De um valor total de um milhão e novecentos mil euros, a Boavista SAD pagou já um milhão, seiscentos e setenta mil euros, acrescidos do IVA respectivo, no valor de mais algumas centenas de milhar de euros", lê-se no comunicado.
A Boavista SAD afirma também que, "quanto ao valor remanescente, de cerca de 230 mil euros, ficou ainda acordado ontem (quarta-feira)" entre os «axadrezados» e "o Braga, através de correspondência trocada com o vice-presidente Manuel da Silva Costa, que seria deduzido a tal montante o valor relativo à indemnização pela autorização" de inscrição pelos minhotos do atleta da formação boavisteira Patrick Rebelo, "com valor a apurar pela Federação".
Surpreendidos pela notícia, os «axadrezados» acrescentam também que, "mesmo que tenha sido intentada qualquer acção, a SAD terá sempre o direito e prazo para contestar, pelo que é especulativo e falso que possa existir qualquer penhora".
O valor da letra que o Braga reclama não foi paga pelo Boavista, depois de o banco se ter recusado a reformá-la de novo, tendo sido os minhotos a liquidá-la ao banco.
Face à existência da dívida - corresponde ao valor da letra, acrescido de juros, despesas e custas -, o Braga recorreu ao Tribunal de Execução do Porto, o qual se pronunciou favoravelmente.
Após a notificação do solicitador de execução, e caso o Boavista não consiga pagar a dívida, o Braga tomará posse de bens do clube.



In O Norte Desportivo



====================================================================



Médio de regresso a Setúbal

Sp. Braga: Ricardo Chaves rescindiu  

Ricardo Chaves chegou a acordo com o Sporting de Braga e, esta quinta-feira, ficou acertada a rescisão amigável.

O médio-defensivo não era opção para o treinador Jorge Costa, para a temporada 2007/08, e agora o jogador é livre para assinar por um novo clube. Aos 29 anos, Chaves regressa ao plantel de Carlos Carvalhal no Vitória de Setúbal.

Na experiência de um ano no clube minhoto salda-se a participação em 17 jogos e a obtenção de dois golos por parte de Ricardo Chaves.




Em comunicado Boavista desmente acção de penhora
 


Face ao diferendo com o Sporting de Braga, por causa do jogador Silva, avançada esta sexta-feira, o Boavista reagiu em comunicado e desmentiu a alegada acção de penhora movida ao clube.

Comunicado:

Atendendo à notícia hoje publicada pela Agência Lusa sobre uma acção eventualmente movida contra esta SAD pela Braga SAD, temos a informar o seguinte:

1. Não temos conhecimento de qualquer acção nesse sentido;

2. Recordamos que o débito desta SAD resulta da transferência do Jogador Silva, relativamente à qual a Boavista SAD adquiriu, na Época 2000/2001, 50% sobre os respectivos Direitos Desportivos, pelo valor de um milhão de euros, que pagou na íntegra.

3. Mais tarde, no final da Época Desportiva 2001/2002, e por insistência da Braga SAD, que na altura enfrentava uma situação económica difícil, a Boavista SAD adquiriu os restantes 50% dos Direitos Desportivos, por mais novecentos mil euros, dos quais pagou já seiscentos e setenta mil euros.

4. Como tal, de um valor total de um milhão e novecentos mil euros, a Boavista SAD pagou já um milhão, seiscentos e setenta mil euros, acrescidos do IVA respectivo, no valor de mais algumas centenas de milhar de euros.

5. Quanto ao valor remanescente, de cerca de duzentos e trinta mil euros, ficou ainda ontem acordado entre esta SAD e o Sporting Clube de Braga, através de correspondência trocada com o Sr. Vice-Presidente, Manuel da Silva Costa, que seria deduzido a tal montante o valor relativo à indemnização pela autorização de inscrição pelo S.C. Braga do nosso ex-Atleta de Formação Patrick Rebelo, com valor a apurar pela F.P.F..

6. Assim sendo, logo que apurado o valor global da respectiva indemnização, concluir-se-ia o valor definitivo de débito, cuja forma de pagamento então se acordaria.

7. Assim sendo, surpreende-nos em absoluto tal notícia.

8. De qualquer modo, esclarecemos adicionalmente que, mesmo que tenha sido intentada qualquer acção, que desconhecemos, esta SAD terá sempre o direito e prazo para contestar, pelo que é especulativo e falso que possa existir qualquer penhora neste momento.

9. Finalmente, lamentamos e registamos que, caso haja qualquer acção, a Braga SAD o tenha feito, na medida em que, repetimos, a aquisição da segunda parcela dos Direitos Desportivos sobre o Jogador Elpídio Silva foi feita para resolver problemas de Tesouraria da Braga SAD.



In Sportugal



====================================================================



Boavista anuncia existência de acordo com o Sporting de Braga em relação à dívida por Silva


A SAD do Boavista esclareceu hoje em comunicado ter saldado praticamente todas as dívidas com a SAD do Sporting de Braga e revela que ajudou a resolver problemas de tesouraria deste último clube, em resposta à penhora hoje anunciada.
O Tribunal do Porto ordenou hoje uma penhora, no valor aproximado de 250 mil euros, sobre bens da SAD do Boavista, a pedido da SAD do Sporting de Braga, segundo disse à Agência Lusa fonte judicial.
A fonte adiantou que a penhora, de que o Boavista será notificado sexta-feira, se prende com uma letra assinada pelo clube, resultante da última parcela da transferência do jogador brasileiro Elpídio Silva para o Bessa, ocorrida na época 2000/2001.
Em comunicado, a SAD boavisteira explica que adquiriu, em 2000/2001, 50 por cento dos direitos desportivos do brasileiro Elpídio Silva e que, no final de 2001/2002 adquiriu os restantes 50 por cento, por insistência da SAD do Sporting de Braga, que "enfrentava uma situação económica difícil".
"Como tal, de um valor total de um milhão e novecentos mil euros, a Boavista SAD pagou já um milhão, seiscentos e setenta mil euros, acrescidos do IVA respectivo, no valor de mais algumas centenas de milhar de euros", lê-se no comunicado.
A Boavista SAD afirma também que, "quanto ao valor remanescente, de cerca de 230 mil euros, ficou ainda acordado ontem (quarta-feira)" entre os "axadrezados" e "o Sporting de Braga, através de correspondência trocada com o vice-presidente Manuel da Silva Costa, que seria deduzido a tal montante o valor relativo à indemnização pela autorização" de inscrição pelo clube do Minho do atleta da formação do emblema do Bessa Patrick Rebelo, "com valor a apurar pela Federação Portuguesa de Futebol".
"Assim sendo, logo que apurado o valor global da respectiva indemnização, concluir-se-ia o valor definitivo do débito, cuja forma de pagamento então se acordaria", refere o ponto seis do comunicado.
Surpreendidos pela notícia, os boavisteiros acrescentam também que, "mesmo que tenha sido intentada qualquer acção, a SAD terá sempre o direito e prazo para contestar, pelo que é especulativo e falso que possa existir qualquer penhora neste momento".
De acordo com o que a Lusa apurou hoje junto de fonte ligada ao processo, o valor da letra que o Sporting de Braga reclama não foi paga pelo Boavista, depois de o banco se ter recusado a reformá-la de novo, tendo sido o clube minhoto a liquidá-la ao banco.
Depois disso, o Sporting de Braga escreveu ao Boavista, pedindo-lhe o pagamento da verba em falta, mas não obteve qualquer resposta.
Face à existência da dívida - que corresponde ao valor da letra, acrescido de juros, despesas e custas -, o Sporting de Braga recorreu ao Tribunal de Execução do Porto, o qual se pronunciou favoravelmente.
Após a notificação do solicitador de execução, e caso o clube portuense não consiga pagar a dívida, o Sporting de Braga tomará posse de bens do clube, à sua escolha, suficientes para cobrir o montante.


In Expresso



====================================================================



Boavista desconhece penhora e diz que tem acordo com o Sp. Braga para pagar dívida


O Boavista garante, em comunicado, desconhecer a existência de uma penhora motivada por uma suposta dívida ao Sporting de Braga, pela transferência de Elpídio Silva, noticiada esta quinta-feira pela agência Lusa.
O clube axadrezado diz que, no início da época 2001/02, pagou um milhão de euros por metade do passe do brasileiro e que no final da temporada, «por insistência do Sp. Braga, que enfrentava uma situação económica difícil», pagou a outra metade, por 900 mil euros, dos quais pagou 670 mil.
Existe portanto uma dívida de 230 mil euros que a SAD do Boavista não desmente, mas diz que ficou acordado com o Sp. Braga pagar só depois de ser decidida pela Federação Portuguesa de Futebol a indemnização a pagar pelos «arsenalistas» aos «axadrezados» por Patrick Rebelo, atleta da formação. Esse montante seria deduzido na dívida, que seria então liquidada.
De qualquer forma, o Boavista considera que é «especulativo e falso» falar em penhora, pois entende que o clube «terá sempre o direito para contestar».



In MaisFutebol



====================================================================



Boavista desconhece penhora  


O Tribunal do Porto ordenou ontem uma penhora, no valor aproximado de 250 mil euros, sobre bens da SAD do Boavista, a pedido da SAD do Braga, disse à Agência Lusa fonte judicial. A mesma fonte adiantou que a penhora, de que o Boavista será notificado hoje, tem a ver com uma letra assinada pelo clube, referente à última parcela da transferência do avançado brasileiro Elpídeo Silva para o Bessa, na temporada de 2000/01.
A letra não terá sido paga pelo Boavista, depois de o banco se ter recusado a reformá-la de novo, tendo sido o clube minhoto a liquidá-la ao banco.
Entretanto, a SAD do Boavista diz desconhecer a penhora e esclareceu em comunicado ter feito um acordo com o o clube minhoto para saldar a dívida. O Boavista afirma que, "quanto ao valor remanescente, de cerca de 230 mil euros", ficou acordado entre os dois clubes que seria deduzido a tal montante o valor relativo à indemnização pela inscrição pelo Sporting de Braga do atleta da formação do emblema do Bessa Patrick Rebelo, "com valor a apurar pela Federação Portuguesa de Futebol".
Em Portugal, Silva jogou ainda no Sporting e no Guimarães.
O Braga reclama em tribunal o pagamento de cerca de 250 mil euros referentes à transferência de Silva para o Boavista



In Público



====================================================================



Boavista anuncia existência de acordo com o Braga


A SAD do Boavista esclareceu hoje em comunicado ter saldado praticamente todas as dívidas com a SAD do Sporting de Braga e revela que ajudou a resolver problemas de tesouraria deste último clube, em resposta à penhora hoje anunciada.
O Tribunal do Porto ordenou hoje uma penhora, no valor aproximado de 250 mil euros, sobre bens da SAD do Boavista, a pedido da SAD do Sporting de Braga, segundo disse à Agência Lusa fonte judicial.
A fonte adiantou que a penhora, de que o Boavista será notificado sexta-feira, se prende com uma letra assinada pelo clube, resultante da última parcela da transferência do jogador brasileiro Elpídio Silva para o Bessa, ocorrida na época 2000/2001.
Em comunicado, a SAD boavisteira explica que adquiriu, em 2000/2001, 50 por cento dos direitos desportivos do brasileiro Elpídio Silva e que, no final de 2001/2002 adquiriu os restantes 50 por cento, por insistência da SAD do Sporting de Braga, que «enfrentava uma situação económica difícil».
«Como tal, de um valor total de um milhão e novecentos mil euros, a Boavista SAD pagou já um milhão, seiscentos e setenta mil euros, acrescidos do IVA respectivo, no valor de mais algumas centenas de milhar de euros», lê-se no comunicado.
A Boavista SAD afirma também que, «quanto ao valor remanescente, de cerca de 230 mil euros, ficou ainda acordado ontem (quarta-feira)» entre os «axadrezados» e «o Sporting de Braga, através de correspondência trocada com o vice-presidente Manuel da Silva Costa, que seria deduzido a tal montante o valor relativo à indemnização pela autorização» de inscrição pelo clube do Minho do atleta da formação do emblema do Bessa Patrick Rebelo, «com valor a apurar pela Federação Portuguesa de Futebol».
«Assim sendo, logo que apurado o valor global da respectiva indemnização, concluir-se-ia o valor definitivo do débito, cuja forma de pagamento então se acordaria», refere o ponto seis do comunicado.
Surpreendidos pela notícia, os boavisteiros acrescentam também que, «mesmo que tenha sido intentada qualquer acção, a SAD terá sempre o direito e prazo para contestar, pelo que é especulativo e falso que possa existir qualquer penhora neste momento».
De acordo com o que a Lusa apurou hoje junto de fonte ligada ao processo, o valor da letra que o Sporting de Braga reclama não foi paga pelo Boavista, depois de o banco se ter recusado a reformá-la de novo, tendo sido o clube minhoto a liquidá-la ao banco.
Depois disso, o Sporting de Braga escreveu ao Boavista, pedindo-lhe o pagamento da verba em falta, mas não obteve qualquer resposta.
Face à existência da dívida - que corresponde ao valor da letra, acrescido de juros, despesas e custas -, o Sporting de Braga recorreu ao Tribunal de Execução do Porto, o qual se pronunciou favoravelmente.
Após a notificação do solicitador de execução, e caso o clube portuense não consiga pagar a dívida, o Sporting de Braga tomará posse de bens do clube, à sua escolha, suficientes para cobrir o montante.


In Diário Digital / Lusa
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL