News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 04/07

Started by nandes, 04 de July de 2007, 08:43

Previous topic - Next topic

nandes







QUARTO LUGAR É OBJECTIVO MÍNIMO, MAS COMEÇA A SABER A POUCO

Sonhar com um título



HABITUADOS, nos últimos anos, a conseguir o acesso a uma competição europeia, os bracarenses assumem que uma eventual repetição do quarto lugar, ainda que honrosa, poderá saber a pouco. O plano para a primeira época de raiz de Jorge Costa como treinador passa por garantir o acesso europeu, incomodar os três grandes, chegar o mais longe possível na UEFA e... vencer um título. Mesmo que a Liga seja quase impossível, a alternativa pode vir da Taça da Liga.
Sem medo do estatuto, o Sp. Braga assume-se como uma equipa «com ambições fortes» para 2007/2008. A expressão foi usada por António Salvador e Jorge Costa.
«Sabemos o que valemos. Tendo em conta o que fizemos nos últimos anos, garantir o acesso à UEFA é uma exigência. Mas queremos algo mais. É legítimo sonhar alto e faz sentido ambicionar a conquista de um título», revela Jorge Costa, que após uma súbita ascensão, na época passada, a treinador principal, se estreia no planeamento de raiz de uma temporada inteira.
Mas desengane-se quem interpreta estas palavras como a assunção da luta pelo título na Liga. «Temos a noção de que chegar ao primeiro lugar no campeonato é muito difícil. Uma boa alternativa para festejarmos um título será a conquista de uma taça. Pode ser a Taça de Portugal, mas a partir deste ano também temos a Taça da Liga, que nos parece uma prova interessante para tentarmos vencer. Lutaremos pelo acesso às finais dessas provas e acreditamos que poderemos vencer pelo menos uma delas», aponta Salvador.

Plantel nunca está fechado

No plano externo, o presidente do Sp. Braga aponta a passagem à fase de grupos como «objectivo mínimo» e recorda que «só a partir das eliminatórias é que a participação europeia se torna rentável».
Sobre a possibilidade de chegarem ainda mais reforços, Salvador foi claro: «O plantel não está fechado. Nunca recuso um bom negócio...»


In A Bola




====================================================================




Salvador abriu-lhes o apetite por troféus


Como não há fumo sem fogo, as suspeitas confirmaram-se. O Braga não se reforçou só por se reforçar, com 11 novos jogadores, e nem foi obra do acaso o facto de a maioria dos jogadores que compunham o núcleo duro da equipa ter transitado da temporada anterior. Os indícios apontavam para um plantel mais forte e as peças acabaram por encaixar na projecção da nova época, com António Salvador a anunciar, sem rodeios, que o clube aposta claramente na conquista de um título e, quem sabe até, num inédito apuramento para a Liga dos Campeões. "Lutaremos pelo campeonato, mas precisamos urgentemente de ganhar um troféu, através da Taça de Portugal ou da Taça da Liga", anunciou o dirigente, quase em jeito de aperitivo para o almoço que seria servido, pouco depois, ao grupo no salão VIP do Estádio Municipal.
A linha ascendente dos minhotos foi traçada há algum tempo e, nessa medida, será expressamente proibido ficar abaixo do quarto lugar no campeonato. "Se ficarmos abaixo dessa posição, falharemos", observou. Aplicado o pontapé de saída, o presidente do clube assumiu que a equipa continuará a desbravar caminhos pela Europa fora. "Depois de termos feito uma carreira brilhante na Taça UEFA, temos de atingir de novo os oitavos-de-final, de modo a retirarmos alguns dividendos", referiu, depositando toda a sua confiança no técnico Jorge Costa. "Conseguimos estabilizar com o Jorge Costa e muito em breve vai tornar-se num dos melhores treinadores portugueses", perspectivou.
Jorge Costa, ex-central do FC Porto e ex-adjunto, fechou um atribulado ciclo de três treinadores numa só época (os outros foram Carvalhal e Rogério Gonçalves), para muitos cheia de "percalços", mas nem por isso proveitosa. "Até foi a melhor dos últimos quatro anos", lembrou.




Jorge Costa

"Tenho o plantel que desejei"



Na primeira vez que constrói um plantel de raiz, Jorge Costa testemunhou só ter motivos para andar satisfeito e que o futuro, a manter-se a linha de contacto, será sinónimo de confiança nos jogadores e nas suas qualidade técnicas, sobre as quais, revelou, teve ocasião de pensar no período de férias. Numa conferência de Imprensa atípica - o técnico teve que abandonar o auditório por momentos devido a estar a suar abundantemente, detalhe que o incomodava bastante -, Jorge Costa começou por agradecer à SAD o esforço feito no sentido de lhe proporcionar os jogadores que havia pedido. "Tenho tudo aquilo que queria e pedi à SAD, o que torna possível encarar a próxima época com confiança". Outro ponto a favor deriva do facto dos jogadores essenciais da equipa terem transitado da época passada: "Eles vão estar cá e, com os reforços, construiu-se um plantel mais equilibrado do que o último". E sobre a nova época disse: "Estou confiante e conheço as minhas responsabilidades, pelo que é um desafio que espero vencer", acrescentando que o Braga, pelo que fez nos últimos anos, "precisa urgentemente de um título", destacando a Taça da Liga como uma possibilidade. Sobre reforços esteve à... defesa afirmando ser "suficiente" o que tem e que no final do estágio apenas ficará com 25 ou 26 jogadores.
Quanto à polivalência que alguns dos reforços potenciam, lembrou que essa realidade já existia na última época sem, no entanto, deixar de reconhecer que, no actual grupo de jogadores, "isso está mais evidente". "Se vier mais alguém que seja uma mais-valia, ficarei mais feliz ainda; se não vier, o que tenho é suficiente para fazer uma época boa", rematou. Revelando sintonia com a SAD, lembrou a obrigatoridade do Braga entrar em todos os jogos para vencer e que, por se estar no início de época, as expectativas são sempre elevadas. Aludindo aos reforços nos três "grandes", destacou outras equipas - Belenenses e Guimarães - que têm também "legitimidade para sonhar alto". E continuou: "Confio nos meus jogadores e sei que há motivos para sonhar alto pois conheço a matéria-prima".
 

"Acho que estou mais forte e capaz"

Passando do colectivo para o individual, Jorge Costa falou de si como treinador e do que aspira em termos particulares para a nova época. "Todos os dias aprendi e espero continuar a evoluir", começou por dizer o técnico arsenalista que, numa retrospectiva do que viveu na última temporada, recordou ter "apanhado a equipa numa fase adiantada" mas que, apesar disso, as "coisas até correram bem". E continuou: "Nas férias pensei no que fiz de positivo e de errado, pelo que acredito ser hoje mais forte e capaz do que fui na temporada anterior". A terminar pronunciou-se em poucas palavras acerca de modelo que pretende adoptar: "Os jogadores que escolhi enquadram-se no modelo de jogo que prefiro".


 
Conceição passa ao lado


Jorge Costa foi confrontado com a situação desencadeada pela recusa de Sérgio Conceição de integrar o plantel minhoto. Questionado sobre se tinha ficado com pena pela não vinda do antigo companheiro foi seco na resposta: "Não. Tenho o plantel que quero!", sentenciou.




OS NOVOS



Kazeem

"Vim para um futebol diferente"



"Vir para o Braga representa, antes de mais, uma boa oportunidade para mostrar as minhas qualidades e continuar a evoluir como futebolista. Trata-se de um futebol diferente do que experimentei quando passei a representar o Fulham e isso implica quet tenha de ganhar novos hábitos. Este é um grande clube e quando estive cá diverti-me muito e fiquei feliz com a experiência e mais ainda com a possibilidade que me deram de poder passar a representar o Braga. Estou impressionado com a sua estrutura e organização e acredito que vou conseguir singrar neste grande clube."


 
Jair Baylón

"Quero fazer muito golos"



"Estou muito contente por poder ingressar neste clube, que oferece boas condições de trabalho e que dá garantias de podermos continuar a evoluir na profissão, razão porque apostei em vir para Portugal e representar o Braga. Venho empenhado em dar o meu melhor pelos objectivos do grupo e quero fazer muitos golos. Podem contar comigo para dar o máximo por esta equipa."


 
Philco

"Titularidade será uma disputa muito boa"



"O Braga tem uma grande estrutura e isso fez também com que escolhesse vir para cá. Agora sei que terei uma grande concorrência no ataque e que será uma disputa muito boa, mas confio nas minhas qualidade e na minha vontade de fazer bem. Contudo, a decisão pertence à equipa técnica e vou fazer tudo para complicar na hora do técnico escolher o onze. Passei aqui três meses na época passada a treinar-me que, além de óptimos, foram muito importantes para mim em termos de adaptação além de que fiquei com um conhecimento real do que é o futebol português. Estou num clube que luta pelas competições europeias e isso é altamente motivante para qualquer jogador."
 


Roberto Brum

"Braga tem meio-campo de alto nível"



"Quer no Fluminense quer no Coritiba sempre tive concorrência muito forte e mesmo na Académica tive que lutar com companheiros muito bons, como foram os casos do Filipe Teixeira e do Dame. Aqui não será diferente pois apercebi-me, no último jogo pela Académica contra o Braga, da qualidade do seu meio-campo, que é de alto nível. Falei com o Hugo Leal que me deu excelentes referências do clube, ajudando na minha decisão de vir para cá. Vou trabalhar e deixar que a decisão passe para o treinador. Finalmente vou poder jogar num clube com objectivos maiores. Jogo futebol por amor, mas a ousadia do presidente de querer algo mais, um lugar melhor que o do ano passado, sensibilizou-me e julgo que a Taça da Liga é um objectivo ao nosso alcance. Depois da Académica me abrir as portas da Europa, o Braga será o clube que vai mostrar a minha história no futebol europeu."
 


Anilton Júnior

"Vir para cá é uma glória"



"Vir para o Braga representa uma glória para mim e para a minha família, pois sempre subi na carreira com muito sacríficio e muita vontade de triunfar. Este clube possui as capacidades para disputar qualquer campeonato e não vai faltar qualidade na equipa, pois tem estruturas, um belo estádio e quem o dirige possui carácter e responsabilidade, além de jogadores de muita categoria. Estou muito grato ao Aves pela oportunidade que me deu de vir jogar para Portugal mas agora é o Braga que quero ajudar a chegar mais à frente e atingir todos os seus objectivos."



Zé Carlos confirmado


Está tudo bem encaminhado no sentido de Zé Carlos se vincular ao Braga por mais uma época, com mais uma de opção. "Ficará resolvido até sexta-feira", indicou António Salvador, sendo bem mais ambíguo a comentar os futuros do médio Andrade e do extremo Davide. "Se recebemos propostas concretas, falaremos", atalhou. Sempre disponível para fazer "bons negócios", o dirigente admitiu a contratação de mais um jogador e esclareceu que não houve qualquer ultrapassagem do Guimarães na corrida por João Alves. "Não poderíamos rentabilizá-lo mais", elucidou.
 


O terno que deu em nada


No momento em que começou a responder às questões dos jornalistas, Roberto Brum fez uma revelação. É que para ficar bem na fotografia no dia em que apareceria pela primeira vez como reforço dos minhotos disse ter investido "200 euros na compra de um terno". A realidade, percebeu-o logo que chegou ao Estádio Municipal, era bem diferente e assim que vestiram o fato de treino, para fazer os exames médicos, não mais o tirou, nem mesmo para almoçar, num repasto que decorreu no salão VIP do Estádio Municipal na companhia da SAD. Foi então de traje desportivo que teve de se apresentar, vestindo no final a camisola do Braga para a fotografia.


 
Técnicos já jogam


A época, em matéria de treinos, só hoje começa para o plantel, com uma sessão dupla nos relvados de apoio do Estádio Minicipal. Contudo e sem necessidade de cumprir o programa de exames médicos, a equipa técnica dedicou parte da manhã à prática desportiva, iniciando o torneio particular de futvólei, num anexo do ginásio do recinto. Foi de lá para o banho que Jorge Costa saiu antes da conferência de Imprensa em que foi incapaz de conter o suor que lhe escorria na cara.


 
SAD procura alternativas


Com o contrato celebrado com a Sportingbet - que se estende até Junho de 2008 - impossível de levar à prática por força de uma providência cautelar interposta pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa que o tribunal aceitou e proibiu a exibição, a SAD está a tentar junto da banca e de algumas seguradoras encontrar o futuro patrocinador oficial.



Núcleo duro dos titulares só perdeu Nem e Maciel


Escrever sobre "limpeza no balneário do Braga" é um tema que nesta altura só estará ao alcance de especialistas na matéria, dos que tratam realmente por tu as lixívias, vassouras, esfregões e panos, entre outros adereços. Nem mesmo o antigo seleccionador Artur Jorge, que se tornou célebre também por ter lavado e desinfectado a fundo o balneário do FC Porto no passado, será capaz de fazer melhor. O facto de terem chegado a Braga nada mais nada menos do que 11 novos jogadores, uma equipa autêntica que até inclui um guarda-redes (Kieszek), parece ser um bom motivo para discorrer uma série de reflexões à luz de semelhante metáfora (limpeza no balneário), mas um olhar mais atento ao elenco arsenalista e ao quadro de utilizações na época transacta acaba por torná-la absolutamente desajustada.
Tendo por base o número de jogos e minutos de cada jogador, percebe-se então que a sociedade desportiva minhota, seguramente por indicação do técnico Jorge Costa, apostou fortemente na manutenção do núcleo duro da equipa, ao "habitual" onze titular, sendo as excepções os brasileiros Nem e Maciel. O primeiro não foi convidado a renovar e assinou recentemente pelo Paraná Sport Recife; o segundo pertence aos quadros do FC Porto, estando a ser actualmente disputado pelo Leiria e Guimarães. Num caso e no outro, não representam baixas de vulto, antes opções tomadas em consciência, bem pensadas, tendo em vista somente o reforço futuro da equipa. Aliás, o destino de Nem praticamente ficou traçado quando foi substituído por Alberto Rodriguez ao intervalo do jogo com o Parma, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA.
O internacional peruano, actualmente em prova na Copa América, pegou literalmente de estaca e o central brasileiro perdeu assim o estatuto de titular, tornando-se por isso numa peça prescindível e dispensável. A vaga foi preenchida com Anílton Júnior (ex-Aves), mas é claramente uma opção de segunda linha, atendendo a que a dupla Paulo Jorge-Rodriguez funcionou na perfeição até ao fim da época transacta.


 
Sonho justificou desinteresse


A saída de Maciel, que também deve ser vista como um anunciado regresso à base, compreende-se facilmente pelo facto de o Braga ter tido a oportunidade de recrutar um extremo-direito com que sonhava há muito tempo: o ex-boavisteiro Zé Manel. Lenny e, possivelmente, até Davide serão outras reservas disponíveis para a mesma posição da linha da frente. Por falar em ataque, é justo dizer ainda que João Tomás é mais um regressado do que um novo jogador, no seu sentido mais restrito, pois o ponta-de-lança apenas esteve emprestado ao Al-Rayyan do Catar, estando por isso mais do que adaptado à realidade bracarense. Pelos golos que marcou no passado recente e até por ter sido chamado recentemente à Selecção Nacional, é claramente o candidato número um a ser titular de todos os que foram recrutados para a nova época, depois de Zé Manel e, eventualmente, Roberto Brum.



Os 11 mais utilizados na época passada

Jogador| posição| minutos

Paulo Santos guarda-redes 2610
Luís Filipe lateral-direito 2106
Paulo Jorge central 2092
Zé Carlos avançado 1781
Frechaut médio 1724
Carlos Fernandes lateral-esquerdo 1696
Nem central 1659
Wender extremo-esquerdo 1657
João Pinto médio-ofensivo 1625
Vandinho médio-ofensivo 1486
Maciel extremo-direito 1413



CURIOSIDADES

Abram alas aos Sub-18

Não falta irreverência e juventude entre os reforços do Braga. Halleson, Baylón e Kazeem têm todos 18 anos e, naturalmente, são apostas no futuro, bem ao gosto de António Salvador, sempre de olho em negócios rentáveis. Quem sabe, sabe...


Castanheira é o "veterano"

Com apenas 29 anos, o esquerdino carrega consigo o respeitável título de jogador mais antigo ao serviço do Braga. Contas feitas, Castanheira defende o mesmo clube há 15 anos, quatro dois quais pelas camadas jovens, e quase figura entre os 11 mais utilizados da época passada.


Naturalmente Paulo Santos

É impressionante o peso do guarda-redes na equipa minhota. Utilizado em 29 jogos, sempre como titular, Paulo Santos apenas falhou um jogo do campeonato, tendo sido o jogador mais consensual para Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves e Jorge Costa, sendo certo que cada cabeça costuma dar a sua sentença...




In O JOGO


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes

#1




Assalto às taças

PROVAS A ELIMINAR PODEM SACIAR SEDE DE TROFÉUS




O Sp. Braga precisa de conquistas palpáveis que alicercem o crescimento promovido pela liderança de António Salvador nas últimas quatro épocas. O presidente não podia ter sido mais claro no primeiro dia de trabalho da nova temporada, elevando a fasquia ao grupo de trabalho orientado por Jorge Costa.

"Sabemos o que queremos e, ao fim de quatro anos de afirmação, é importante para a cidade e a região que o clube conquiste um troféu", disse.

Como o campeonato é uma prova de regularidade, onde a força dos grandes acaba por desequilibrar os pratos da balança, a via das taças, tanto a clássica como a recém-constituída, parece ser a que mais atrai os arsenalistas. "A Taça de Portugal e a Taça da Liga são competições mais acessíveis para o Sp. Braga. Acredito que poderemos alcançar essas duas finais e discutir os troféus em disputa. Disse à equipa técnica e jogadores que este clube precisa urgentemente de ganhar alguma coisa", revelou, tendo certamente em conta que do currículo do Sp. Braga apenas consta uma Taça de Portugal obtida em... 1966.

Mais informação na edição impressa de Record



António Salvador: «Conquistar um troféu»

PRESIDENTE DEFINE OBJECTIVO


António Salvador afirmou hoje que o objectivo para 2007/08 é conquistar algum troféu, que pode ser a Taça de Portugal ou a Taça da Liga, uma vez que o campeonato será difícil.

"O Sp. Braga está habituado a ganhar e os objectivos para a nova época nunca poderão ser inferiores aos do ano passado", disse na apresentação da equipa.

"O plantel base está praticamente pronto, faltando apenas o Maciel e estou certo que vamos ter um grupo ainda mais forte", continuou.

Sabendo das dificuldades que se colocam à equipa em ultrapassar o quarto lugar no campeonato, por força dos três "grandes", António Salvador diz que no campeonato "o mínimo" será repetir essa posição, enquanto na Taça UEFA e "depois do que conseguiu na época passada, o Braga tem que entrar na fase de grupos e, se possível, ultrapassá-la".

António Salvador teceu ainda alguns elogios a Jorge Costa, considerando-o "um grande profissional e um treinador que tem pela frente um grande futuro".

Falando do plantel, disse que o mesmo "nunca está encerrado". Explicou ainda a razão pela qual "perdeu" João Alves para o V. Guimarães. "O Sp. Braga é um clube que quer ganhar, mas também vendedor e por isso apostou noutros jogadores que quer rentabilizar para depois vender".

António Salvador esclareceu, ainda, que "até quinta-feira o caso do Zé Carlos ficará resolvido" e que Davide e Andrade "para já" são jogadores do plantel.


Ambição no arranque da nova época

CINCO REFORÇOS APRESENTADOS


Roberto Brum (ex-Académica), Anilton Júnior (ex-Desportivo das Aves), Philco (ex-Paranaense, Brasil), Jair Baylon (ex-Alianza Lima, Peru) e Kazeem (ex-Fulham, Inglaterra) foram os reforços bracarenses hoje apresentados, dia em que os bracarenses arrancaram com a pré-época.

O guarda-redes espanhol Dani Mallo e o extremo Davide, que em princípio apesar de não deverem fazer parte do plantel, apresentaram-se "ao serviço".

Philco, já trabalhou com o plantel nos últimos meses da época 2006/2007, reconheceu que "o Braga é uma grande estrutura, um grande clube" e que vai tentar "marcar muitos golos".

Já o médio brasileito Roberto Brum disse não temer a concorrência no meio-campo bracarense. "Joguei no Fluminense, que sempre teve grandes jogadores, e também no Corinthians tive grande concorrência, bem como na Académica. No Braga não vai ser diferente, pois tem jogadores de alto nível", explicou.

"Vou concorrer para ganhar o meu espaço e o resto diz respeito ao 'mister'", reforçou.

Anilton Júnior deu conta da sua felicidade pelo "salto" na carreira que, reconheceu, "tem sido de muito sacrifício".

"Estou num clube que tem condições para disputar qualquer prova e estou convencido de que vamos dar um passo em frente", declarou.

O jovem Kazeem conhece bem a realidade do clube, pois já trabalhou com o plantel de Jorge Costa na parte final da última época e confessou ter ficado surpreendido "com a grandeza do Braga".

Jair Baylon prometeu "ajudar a equipa e marcar muitos golos".



Jorge Costa: «Grupo mais equilibrado e forte»

TÉCNICO REFORÇA AMBIÇÃO PARA 2007/08


Jorge Costa mostrou-se hoje confiante numa boa época, uma vez que o grupo "foi reforçado", tornando-se "mais equilibrado e forte".

Jorge Costa, à semelhança de António Salvador, reconheceu que "o Sp. Braga, pelo que tem conseguido nos últimos anos, é uma equipa que está a precisar de títulos", formulando o desejo de conquistar a Taça da Liga.

Jorge Costa desvalorizou o facto de Sérgio Conceição não ter assinado pelo Sp. Braga, afirmando ter o plantel que quer, e garantindo que tem a "obrigação de, no mínimo, fazer o mesmo" que a época passada.

Já quanto ao facto desta ser a sua primeira época como treinador principal, disse que vai continuar "a aprender e evoluir". "Este é um desafio que quero vencer", finalizou.



In Record



====================================================================



Apresentação abençoada


A manhã acordou cinzenta na Cidade dos Arcebispos, a contrastar com a luz que brilhava no interior do Municipal, que se confundia com o nevoeiro que formava uma cúpula em torno da pedreira. O sonho tinha começado e a chuva veio para abençoar a época arsenalista.

Puro enlaçe com toques distintos, numa manhã de Julho tipicamente britânica, pouco usual no Verão lusitano, montando um cenário surreal em torno do arranque oficial do sonho minhoto. O manto cinzento que cobriu a manhã na Cidade dos Arcebispos, com gotas aveludadas de chuva, numa clara benção dos deuses, foi uma verdadeira confrontação com o brilho que emergia no interior da pedreira. Desenhos distintos, dignos de um filme, de uma pintura requintada e que adaptada ao adágio popular, perante uma apresentação molhada a época está abençoada.
O relógio rondava as oito horas e os primeiros bólides começavam a cortar o cerrado nevoeiro que envolvia a pedreira, numa espécie de cúpula protegida. Lá dentro o sonho já começava a ecoar pelas paredes, em jeito de vírus benigno que se espa-lhou à velocidade de um relâmpago.
Os exames médicos marcaram os primeiros contactos do grupo de trabalho, que durante três horas ficaram retidos, até se abrir as portas do auditório para a apresentação de Baylón, Anilton, Brum, Kazeem e Philco, e o desfile de palavras, de objectivos, todos em clara sincronização e numa pura mostra de ambição. Seguiu-se o almoço, já com alguns rasgos solarengos, a planitar os céus minhotos.


"É urgente vencer um título"


O crescimento do conjunto arsenalista obriga a vencer troféus esta temporada. O presidente dos minhotos aponta os canhões principais à Taça de Portugal e à Taça da Liga, já que os outros são de uma galáxia mais longínqua.

Os canhões arsenalistas estão apontados e a principal zona de tiro está localizada: Taça de Portugal e Taça da Liga. O campeonato e a Taça UEFA "são mais complicados", contudo para António Salvador a temporada 2007/08 tem que ser marcada pela conquista de um título.
A ambição subiu de tom, um pouco à imagem dos quatro anos de presidência de António Salvador, que encetou um crescimento sustentado. "O Braga está habituado a ganhar e os objectivos para a nova época nunca poderão ser inferiores aos do ano passado".
"O plantel base da equipa passada ficou todo, faltando apenas o Maciel, e vamos ter um grupo ainda mais forte, que foi reforçado. Sabemos o que queremos e é importante agora, depois destes quatro anos, que o Braga conquiste um título", afirmou.
Um título que, reconheceu, "será difícil de conseguir no campeonato", apesar da mentalidade vencedora que existe, facto que leva a equipa a "entrar em campo sempre com o pensamento na vitória e lutar até ao fim por a melhor classificação", todavia há a esperança de vencer a Taça de Portugal ou a Taça da Liga, bem como existe a obrigação de atingir a fase de grupos da Taça UEFA.

In Correio do Minho



====================================================================



Em busca de um título



António Salvador e as cinco caras novas ontem apresentadas em Braga, dia do início dos trabalhos

Reina o optimismo na Cidade dos Arcebispos. O Braga deu o pontapé de saída na temporada 2007/08 com vontade de melhorar o rendimento da época passada. "Dar luta aos três grandes até ao fim", "chegar, pelo menos, à fase de grupos da Taça UEFA" e, sobretudo, "conquistar um título" são os objectivos partilhados por presidente e treinador arsenalistas.

No dia do arranque dos trabalhos, foram apresentados os cinco reforços que ainda não tinham vestido a camisola bracarense de um plantel que vai sofrer algumas modificações até ao início do campeonato. O guarda-redes Dani Mallo e o médio Davide devem ser emprestados, mas estiveram presentes, Andrade deve regressar ao Brasil e Zé Carlos ainda não renovou. O presidente António Salvador não coloca de parte a hipótese de outros negócios. "O plantel nunca está fechado e eu estou sempre aberto a bons negócios. Poderá não sair mais ninguém, mas nunca se sabe", admitiu o líder arsenalista, assumindo que deseja a continuidade de Zé Carlos, num processo que deve ficar concluido amanhã.

Inteiramente satisfeito com o grupo de trabalho está Jorge Costa, que vai começar a sua primeira época como treinador principal. "Tenho tudo aquilo que pedi ao presidente e, por isso, parto com muita confiança para esta temporada. A base do plantel é a mesma do ano passado e julgo que estamos mais fortes e equilibrados", afirmou o técnico, assumindo que, após o estágio da Alemanha, o grupo de trabalho deve ficar reduzido a 25 ou 26 jogadores.

O Braga será uma das equipas portuguesas envolvidas em quatro competições em 2007/08 e a Taça da Liga abre mais uma hipótese para os arsenalistas voltarem a conquistar um título, o que já não acontece desde que venceram a Taça de Portugal, em 1965/66. "O Braga está a precisar de títulos e esse é um desafio que eu espero vencer. A Taça da Liga é mais uma possibilidade", assume Jorge Costa, antes de se referir aos objectivos no campeonato, onde a equipa da Cidade dos Arcebispos soma três quartos lugares consecutivos. "O Braga tem obrigação de fazer o mesmo ou melhor do que na época passada. Os adeptos podem, e devem, sonhar alto", disse, a propósito, o treinador.

O optimismo estende-se, naturalmente, à SAD, com António Salvador a prometer lutar até ao fim do campeonato "Queremos estar sempre próximos dos três grandes. Sabemos que é difícil, mas estes profissionais querem isso mesmo. Pedi aos jogadores que lutem por isso e o quarto lugar é o objectivo mínimo. O Braga quer ser o campeão dos 'não grandes'". Mais contido é o discurso europeu, depois de o Braga ter atingido os oitavos-de-final da última Taça UEFA. "Só nessa fase é que se tornava rentável e só se fosse contra uma grande equipa. Mas o Braga é uma grande equipa e a afirmação nas competições europeias é muito importante", afirmou António Salvador.



Plantel 2007/08 Guarda-redes Paulo Santos, Dani Mallo, Ricardo (ex-júnior) e Pavel Kieszek (ex-Polónia Varsóvia); Defesas Luís Filipe, Paulo Jorge, Rodriguez, Anilton Júnior (ex-Aves) e Carlos Fernandes; Médios Castanheira, Andrés Madrid, Andrade, Vandinho, Roberto Brum (ex-Académica), César Peixoto (ex-Espanhol, Esp), Bruno Tiago (ex-Gil Vicente), Frechaut, Davide e Stélvio (ex-júnior); Avançados João Pinto, Zé Manel (ex-Boavista), Wender, João Tomás (ex-Al-Rayyan, Qua), Zé Carlos, Lenny (ex-Fluminense, Bra), Philco (ex-Paranaense, Bra), Jair Baylón (ex-Alianza Lima, Per), Kazzem (ex-Fulham, Ing) e Orlando Sá (ex-júnior). Equipa Técnica Jorge Costa (treinador) e Aloísio Alves, José Pedro e Jorge Vital (adjuntos).


Almoço em família

Após a apresentação à comunicação social, o plantel bracarense almoçou nas instalações do Municipal, de forma a intensificar o espírito de grupo.



Treinos bidiários

A partir de hoje, Jorge Costa orienta duas sessões de treino por dia - à porta fechada -, completando-se ainda os exames médicos. Sábado, pelas nove horas, os adeptos terão a oportunidade de ver, ao vivo, os novos craques, já que o treino será aberto.



Estágio na Alemanha

De 15 a 27 deste mês, o Braga realiza, na Alemanha, o estágio de pré-temporada, realizando quatro jogos nesse período.


In JN



==============================================================================



Jorge Costa confiante num bom trabalho



O treinador Jorge Costa mostrou-se hoje confiante num bom trabalho à frente da equipa de futebol do Sporting de Braga, no ano em que parte, pela primeira vez, como técnico principal e com um plantel por si escolhido


Na apresentação do novo plantel, Jorge Costa - sucedeu a Rogério Gonçalves na parte final da época - disse que a equipa parte mais forte para a nova temporada.
«A base está cá e reforçámos ainda o grupo de trabalho, que se tornou mais equilibrado e mais forte», explicou.
Alinhando pelo discurso do presidente, Jorge Costa também reconheceu que «o Braga, pelo que tem conseguido nos últimos anos, é uma equipa que está a precisar de títulos e este ano há mais uma Taça (a da Liga) e é mais uma oportunidade que temos para vencer».
O ex-defesa central do FC Porto mostrou-se satisfeito com o plantel de que dispõe, embora reconheça que é excessivo: «após o estágio, ficaremos apenas com 25 ou 26 jogadores».
Jorge Costa desvalorizou o facto de Sérgio Conceição não ter vindo para Braga, afirmando ter o plantel que quer, e garantindo, ainda, que «o Braga, depois do que tem feito, tem, este ano, a obrigação de, no mínimo, fazer o mesmo».
«Temos obrigação de lutar para vencer todos os jogos», frisou Jorge Costa.
Já quanto ao facto desta ser a sua primeira época como treinador principal, o jovem técnico disse que vai continuar«a aprender e evoluir» e, como tal, será este ano «mais forte como treinador». «Este é um desafio que quero vencer», finalizou.


In Lusa/SOL



====================================================================


Sporting de Braga sonha com títulos


O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, admitiu que o seu clube precisa «urgentemente» de ganhar um troféu. Os minhotos apresentaram-se esta terça-feira.
Com um discurso optimista e confiante, António Salvador revelou que a sua equipa quer «sempre mais», prometendo «lutar pelo campeonato até à última jornada».
No entanto, o dirigente espera alcançar títulos «através da Taça de Portugal ou da Taça da Liga».
Uma opinião partilhada pelo treinador Jorge Costa, quye revelou que tudo o que pediu foi dado.
«Por isso parto para esta época com muita confiança. A base do ano passado permanece e reforçámo-nos em alguns sectores. Estamos mais fortes.»

O Sporting de Braga surge com onze caras novas:
Kieszek, Anailton Júnior, Roberto Brum, Jair Baylon, Kazeem, Philco, Lenny, César Peixoto, José Manuel, Bruno Tiago e João Tomás.


In Diário Digital


====================================================================


Jorge Costa assume a Europa como objectivo

Estamos mais fortes



Jorge Costa mostrou-se ontem confiante numa boa temporada. "Este ano o Braga está ainda mais forte", disse.
Frisando que está perante um "grande desafio", já que é a primeira vez que assume o comando de uma equipa com o plantel por si escolhido, Jorge Costa mostra-se tranquilo e confiante, referindo que "a vida dos treinadores é feita de desafios".

Na apresentação do novo plantel, Jorge Costa – sucedeu a Rogério Gonçalves na parte final da época passada – sublinhou que a equipa parte mais forte para a nova temporada: "A base está cá e reforçámos ainda o grupo de trabalho, que se tornou mais equilibrado."

O técnico também reconheceu que "o Braga, pelo que tem conseguido nos últimos anos, é uma equipa que está a precisar de títulos e este ano há mais uma Taça [Liga]." "É mais uma oportunidade que temos para vencer", observou.

O ex-defesa central do FC Porto mostrou-se satisfeito com o plantel de que dispõe, embora reconheça que é excessivo: "Após o estágio, ficaremos apenas com 25 ou 26 jogadores."

Jorge Costa desvalorizou ainda o facto de Sérgio Conceição não ter vindo para o Sp. Braga, afirmando ter o plantel que quer, e garantindo, ainda, que "o clube, depois do que tem feito, tem, este ano, a obrigação de, no mínimo, fazer o mesmo".

Para os adeptos, que ontem foram ao Estádio Municipal tentar saber das novidades, o Braga "vai fazer uma temporada mais tranquila do que a passada".

"Este ano a equipa parece mais forte na frente e conta com pelo menos um bom ponta-de-lança, que é o João Tomás, que no ano passado não tinha", disse Raúl Dias, que aproveitou o regresso da equipa ao trabalho para comprar lugar anual.


PLANTEL

GUARDA-REDES


Nome / Idade / Nac /Clube anterior

Paulo Santos / 34 / Por. / Sp. Braga

Pawel Kieszek / 23 / Pol. / Varsóvia

DEFESAS

Paulo Jorge / 27 / Por / Sp. Braga

Frechaut / 29 / Por. / Sp. Braga

Carlos / 29 / Por. / Sp. Braga

Rodriguez / 23 / Per. / Sp. Braga

Anilton / 26 / Bra. / Desp. Aves

Luís Filipe / 28 / Por. / Sp. Braga

MÉDIOS

Castanheira / 29 / Por. / Sp. Braga

Vandinho / 29 / Bra. / Sp. Braga

José Manuel / 32 / Por. / Boavista

César Peixoto / 27 / Por. / Espanhol

Bruno Tiago / 26 / Por. / Gil Vicente

Roberto Brum / 28 / Bra. / Académica

Kazeem / 18 / Nig. / Fulham

AVANÇADOS

Wender / 32 / Bra. / Sp. Braga

Zé Carlos / 32 / Bra. / Sp. Braga

Jair Baylon / 18 / Per. / Alianza Lima

João Pinto / 35 / Por. / Sp. Braga

João Tomás / 32 / Por. / Al-Rayyan

Lenny / 19 / Bra. / Fluminense

Philco / 18 / Bra. / Atl. Paran.

EQUIPA TÉCNICA

Treinador: Jorge Costa

Adjuntos: Aloísio Alves, Francisco Vital, Virgílo Fernandes



In Correio da Manhã



==============================================================================


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes



«O Sp. Braga está a precisar de títulos»


Depois de várias épocas a «fazer cócegas» aos três «grandes», o Sporting de Braga parte para a temporada 2007/08 com um objectivo mais ambicioso: conquistar um título. Uma meta assumida sem rodeios pelos responsáveis «arsenalistas», a começar por Jorge Costa, que faz a sua primeira pré-temporada como técnico.
«O Sp. Braga, pelo que tem conseguido nos últimos anos, é uma equipa que está a precisar de títulos e este ano há mais uma Taça (a da Liga) e é mais uma oportunidade que temos para vencer», disse Jorge Costa.
Antes já o presidente do clube, António Salvador, tinha dado o mote: «O plantel base está praticamente pronto, faltando apenas o Maciel, e estou certo que vamos ter um grupo ainda mais forte. Sabemos o que queremos e é importante agora, depois destes quatro anos, que o Braga conquiste um título». Os olhos estão, por isso, centrados na Taça de Portugal e na Taça da Liga: «São dois troféus mais acessíveis e tudo faremos para estar nestas duas finais.»
Em relação à Taça UEFA, o dirigente espera que a equipa «depois do que conseguiu na época passada, tem de entrar na fase de grupos e se possível ultrapassa-la». «Só assim a Taça UEFA dá alguns resultados financeiros. Na época passada o Sp. Braga só o conseguiu quando jogou com o Tottenham», acrescentou.

Sp. Braga: arranque da nova temporada com muitas caras novas


O Sporting de Braga iniciou esta terça-feira a preparação da época 2007/08, com a realização de exames médicos e muitas caras novas. Os reforços à disposição de Jorge Costa são cerca de uma dezena, sem contar com os juniores que foram promovidos e com o regresso de João Tomás, que esteve emprestado. Pavel Kieszek, Anilton Júnior, César Peixoto, Roberto Brum, Bruno Tiago, Zé Manel, Lenny, Philco, Jair Baylon e Kazeem são os jogadores contratados.
Não são esperados mais reforços para os «arsenalistas», até porque o plantel já tem um número excessivo de jogadores. Jorge Costa deverá mesmo ter de dispensar alguns no final do estágio. Dani Mallo e Davide são dois dos elementos que devem sair mas que ainda se apresentaram esta terça-feira.
Zé Carlos não marcou presença no primeiro dia, uma vez que ainda não está consumada a renovação de contrato. Andrade ainda se encontra no Brasil e Rodriguez está a disputar a Copa América com a selecção do Perú.
Roberto Brum, contratado à Académica, mostrou-se pouco incomodado com a concorrência que vai encontrar: «Joguei no Fluminense, que sempre teve grandes jogadores, e também no Corinthians tive grande concorrência, bem como na Académica. No Braga não vai ser diferente, pois tem jogadores de alto nível.»
Já o central Anilton Júnior, recrutado ao Desportivo das Aves, mostrou-se confiante na possibilidade de a equipa fazer melhor que o quarto lugar da última época: «Graças a Deus estou num clube que tem condições para disputar qualquer prova e estou convencido de que vamos dar um passo em frente, vamos chegar mais na frente do que no ano passado.»

Plantel para 2007/2008:  

Guarda-redes: Paulo Santos, Dani Mallo, Ricardo (ex-júnior) e Pavel Kieszek (ex-Polonia Varsóvia, Pol).
Defesas: Luís Filipe, Paulo Jorge, Alberto Rodriguez, Anilton Júnior (ex-Aves), Carlos Fernandes e César Peixoto (ex-Espanyol, Esp).
Médios: Castanheira, Andrés Madrid, Andrade, Vandinho, Roberto Brum (ex-Académica), Bruno Tiago (ex-Gil Vicente), Frechaut, João Pinto, Davide e Stélvio Cruz (ex-júnior).
Avançados: Zé Manel (ex-Boavista), Wender, João Tomás (ex-Al-Rayyan, Qat), Zé Carlos, Lenny (ex-Fluminense, Bra), Philco (ex-Paranaense, Bra), Jair Baylón (ex-Alianza Lima, Per), Kazeem (ex-Fulham, Ing) e Orlando Sá (ex-júnior).

Saídas: Cesinha (Rapid Bucareste, Rom), Ricardo Chaves (Vitória de Setúbal), Pedro Costa (Académica), Nem (Paraná, Bra) Paíto (Maiorca, Esp), Maciel (União de Leiria), Chmiest, Diego Costa (Atlético de Madrid, Esp) e Bruno Gama (Vitória de Setúbal).


In MaisFutebol


====================================================================



BRAGA COM PLANTEL RENOVADO E UM OBJECTIVO DEFINIDO

GANHAR UM TÍTULO




O Sporting de Braga arrancou ontem a época 2007/2008 com o objectivo de repetir ou fazer melhor do que na temporada passada e, se possível, conquistar um título, com um plantel renovado.
Depois do quarto lugar nas três últimas edições da Liga, o Braga abriu as suas «oficinas», com o presidente, António Salvador, e o treinador, Jorge Costa, a reconhecerem que está na altura da equipa conquistar um título.
Com o plantel praticamente definido, mas com um número excessivo de jogadores – estiveram ausentes os brasileiros Zé Carlos (em negociações para renovar) e Andrade (ainda no Brasil) e o peruano Rodriguez (na Copa América).
O guarda-redes Dani Mallo e o extremo Davide, que em princípio também não deverão fazer parte do plantel, apresentaram-se ao serviço, no dia que o clube apresentou Roberto Brum (ex-Académica), Anilton Júnior (ex-Desportivo das Aves), Philco (ex-Paranaense, Brasil), Jair Baylon (ex-Alianza Lima, Peru) e Kazeem (ex-Fulham, Inglaterra).
O plantel «arsenalista» vai trabalhar no municipal bracarense até ao dia 14 de Julho, partindo, no dia 15, para a Alemanha (Weissenburg), onde permanecerá até ao dia 27. Durante esse período fará vários jogos particulares, nomeadamente com o Hammer (Alemanha), NEC (Holanda), Jeunesse (Luxemburgo), e Standard Liège (Bélgica). Regressado a Portugal, o Sporting de Braga apresenta o Gil Vicente, a 29 de Julho, tendo depois uma deslocação a Inglaterra para defrontar o Charlton, a 4 de Agosto.
Por definir está ainda a data e o adversário para apresentação do plantel à massa associativa.



JORGE COSTA

PARTO PARA A ÉPOCA COM MUITA CONFIANÇA




O treinador do Braga salientou o "grande esforço e sacrifício" da Direcção para conseguir os jogadores que tinha pedido, considerando que o plantel à sua disposição dá "todas as garantias" para partir para a época 2007/08 "com muita confiança".
"Na Liga, nunca podemos conseguir menos que aquilo que tem sido hábito nos últimos anos. Queremos andar sempre lá em cima, junto aos lugares de topo. Na Taça de Portugal, fizemos uma boa campanha a época passada, chegamos à meia-final, mas é uma prova que gostávamos de vencer. Para isso, temos noção que os sorteios favoráveis ajudam, mas vamos entrar com grandes ambições. A Taça da Liga é uma competição nova, na qual o Braga tudo irá fazer para ir o mais longe possível. À imagem da Taça de Portugal, é uma competição que nos merece todo o respeito e é mais uma possibilidade de conseguirmos um título", prosseguiu Jorge Costa, que pretende ainda "passar à fase de grupos" da Taça UEFA. "Vamos jogar sempre para ganhar", garantiu.



In O Norte Desportivo



====================================================================




Sp. Braga arranca a pensar num título  




O Sporting de Braga arrancou terça-feira para a época futebolística 2007/2008 com o objectivo de repetir ou fazer melhor do que na temporada passada e, se possível, conquistar um título, com um plantel renovado.

Depois de ter conseguido o quarto lugar nas três últimas edições da Liga e de partir para o quarto ano consecutivo nas provas europeias, o Sporting de Braga abriu as suas "oficinas", com o presidente, António Salvador, e o treinador, Jorge Costa, a reconhecerem que está na altura da equipa conquistar um título.

Com o plantel praticamente definido, mas com um número excessivo de jogadores - depois do estágio apenas ficarão 25/26 - o Sporting de Braga começou com os exames médicos, com as ausências dos brasileiros Zé Carlos (em negociações para renovar) e Andrade (ainda no Brasil) e o peruano Alberto Rodriguez (na Copa América).

O guarda-redes espanhol Dani Mallo e o extremo Davide, que em princípio também não deverão fazer parte do plantel, apresentaram-se "ao serviço", no dia que o clube aproveitou para, oficialmente, apresentar alguns reforços.

Roberto Brum (ex-Académica), Anilton Júnior (ex-Desportivo das Aves), Philco (ex-Paranaense, Brasil), Jair Baylon (ex-Alianza Lima, Peru) e Kazeem (ex-Fulham, Inglaterra) foram os jogadores apresentados, com a particularidade dos três últimos terem apenas 18 anos, numa clara aposta na juventude.

Reforços

Na apresentação, o brasileiro Philco, que já trabalhou com o plantel nos últimos meses da época 2006/2007, reconheceu que "o Braga é uma grande estrutura, um grande clube" e que vai tentar "marcar muitos golos".

Já o médio brasileiro Roberto Brum disse não temer a concorrência no meio-campo bracarense, afirmando que na sua carreira sempre foi assim.

"Joguei no Fluminense, que sempre teve grandes jogadores, e também no Corinthians tive grande concorrência, bem como na Académica. No Braga não vai ser diferente, pois tem jogadores de alto nível. Defrontei o Braga em Coimbra, tive que trabalhar muito e mesmo assim perdemos o jogo", recordou.

Para além disso, admitiu ter recebido de Hugo Leal, seu ex-colega na Académica, "as melhores referências do grupo de trabalho, do clube e da cidade": "agora vou concorrer para ganhar o meu espaço e o resto diz respeito ao 'mister'".

O defesa central Anilton Júnior deu conta da sua felicidade pelo "salto" na sua carreira que, reconheceu, "tem sido de muito sacrifício". "Graças a Deus estou num clube que tem condições para disputar qualquer prova e estou convencido de que vamos dar um passo em frente, vamos chegar mais na frente do que no ano passado", disse.

O jovem Kazeem conhece bem a realidade do clube, pois já trabalhou com o plantel de Jorge Costa na parte final da última época e confessou ter ficado surpreendido "com a grandeza do Braga", enquanto o não menos jovem Jair Baylon prometeu "ajudar a equipa e marcar muitos golos".

Ordem de trabalhos

O plantel vai trabalhar no municipal bracarense até ao dia 14 de Julho, partindo, no dia 15, para a Alemanha (Weissenburg), onde permanecerá até ao dia 27.

Durante esse período fará vários jogos particulares, nomeadamente com o Hammer, na Alemanha, no dia 18 de Julho, na Holanda, com o NEC, a 21, no Luxemburgo, com o Jeunesse, a 22, e na Bélgica, com o Standard de Liège, a 25.

Regressado a Portugal, o Sporting de Braga apresenta o Gil Vicente, a 29 de Julho, tendo depois uma deslocação a Inglaterra, onde, a 4 de Agosto, defronta o Charlton.

Por definir está ainda a data e o adversário para apresentação do plantel à massa associativa. De resto, e exceptuando esse encontro, a realizar durante o mês de Agosto, o Sporting de Braga não tem mais nenhum particular agendado para o seu estádio.

Plantel e equipa técnica para 2007/2008:

Guarda-redes: Paulo Santos, Dani Mallo, Ricardo (ex-júnior) e Pavel Kieszek (ex-Polonia Varsóvia, Pol)
Defesas: Luís Filipe, Paulo Jorge, Alberto Rodriguez, Anilton Júnior (ex-Aves), Carlos Fernandes e César Peixoto (ex-Espanyol, Esp)
Médios: Castanheira, Andrés Madrid, Andrade, Vandinho, Roberto Brum (ex-Académica), Bruno Tiago (ex-Gil Vicente), Frechaut, João Pinto, Davide e Stélvio Cruz (ex-júnior)
Avançados: Zé Manel (ex-Boavista), Wender, João Tomás (ex-Al-Rayyan, Qat), Zé Carlos, Lenny (ex-Fluminense, Bra), Philco (ex-Paranaense, Bra), Jair Baylón (ex-Alianza Lima, Per), Kazeem (ex-Fulham, Ing) e Orlando Sá (ex-júnior)
Equipa técnica: Jorge Costa (treinador), Aloísio (treinador adjunto), José Pedro (preparador físico) e Jorge Vital (treinador de guarda-redes)

Presidente do Sp. Braga

António Salvador: "Vamos ter um grupo ainda mais forte"


O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, afirmou esta terça-feira, no arranque da temporada futebolística 2007/2008, que o objectivo dos bracarenses, envolvidos em quatro frentes, passa por vencer um título.

António Salvador reconheceu que, depois do crescimento que o clube tem registado nos últimos anos, com três quartos lugares consecutivos na Liga, o objectivo é vencer algo, que pode ser a Taça de Portugal ou a Taça da Liga, que aumenta o leque de possibilidades.

Na apresentação do novo plantel, o líder do clube reconheceu que "o Braga está habituado a ganhar e os objectivos para a nova época nunca poderão ser inferiores aos do ano passado".

"O plantel base está praticamente pronto, faltando apenas o Maciel, e estou certo que vamos ter um grupo ainda mais forte. Sabemos o que queremos e é importante agora, depois destes quatro anos, que o Braga conquiste um título", afirmou.

Um título que, reconheceu, "será difícil de conseguir no campeonato", embora a equipa vá "entrar em campo sempre com o pensamento na vitória, seja qual for o adversário", porque o Sporting de Braga "já é um grande clube, com mentalidade vencedora".

Sabendo das dificuldades que se colocam à equipa em ultrapassar o quarto lugar no campeonato, por força dos três "grandes", António Salvador diz que no campeonato "o mínimo" será repetir essa posição, enquanto na Taça UEFA e "depois do que conseguiu na época passada, o Braga tem que entrar na fase de grupos e, se possível, ultrapassá-la".

É que, recordou, "só assim a Taça UEFA dá alguns resultados financeiros. No ano passado, o Sporting de Braga só o conseguiu quando jogou com o Tottenham", nos oitavos-de-final.

Perante as dificuldades que se colocam nestas duas competições, António Salvador aponta, então, baterias à Taça da Liga e à Taça de Portugal.

"São dois troféus mais acessíveis e tudo faremos para estar nestas duas finais", afirmou o líder "arsenalista".

Elogios ao treinador

António Salvador teceu ainda alguns elogios ao técnico Jorge Costa, reconhecendo que na época passada - na qual o Braga teve três treinadores - "deu estabilidade à equipa", considerando-o "um grande profissional e um treinador que tem pela frente um grande futuro".

Falando do plantel, António Salvador disse que o mesmo "nunca está encerrado", porque, "o Sporting de Braga está sempre aberto a bons negócios", sendo que "poderá não sair mais ninguém" e, pelo contrário "poderá entrar mais um jogador".

O líder do Braga explicou ainda a razão pela qual o clube "perdeu" João Alves para o Vitória de Guimarães, afirmando que "o Braga é um clube que quer ganhar, mas também vendedor e por isso apostou noutros jogadores que quer rentabilizar para depois vender".

António Salvador esclareceu, ainda, que "até quinta-feira o caso do Zé Carlos ficará resolvido" e que Davide e Andrade "para já" são jogadores do plantel do Braga.

A finalizar, o presidente explicou que "o orçamento do Braga para a nova época é o mesmo, ou ainda menor, do que na época finda: "Está feito e garantido, mesmo que não venda mais nenhum jogador."


In Sportugal



====================================================================




UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL