News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 30/06

Started by Pé Ligeiro, 30 de June de 2007, 09:48

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Espanha segue o "Mudo"

Contratado em Janeiro, por três épocas, para reforçar o eixo da defesa, Alberto Rodriguez tornou-se em pouco tempo num diamante precioso para o Braga. O central peruano, de 23 anos, oriundo do Sporting de Cristal, adaptou-se facilmente ao futebol europeu e nesta altura é dos jogadores mais badalados na Copa América, sendo titular indiscutível na Selecção do Peru, que defronta hoje a Venezuela, depois de se ter estreado na prova com uma vitória retumbante (3-0), frente ao favorito Uruguai. Palco de eleição para empresários e clubes endinheirados em busca de talentos, a competição sul-americana tem ajudado a projectar ainda mais o defesa no plano internacional, inflacionando ao mesmo tempo o valor do seu passe, pois a Braga já chegaram informações de que há clubes espanhóis de nomeada interessados nos seus serviços e a SAD minhota não está disposta a vendê-lo nesta altura, por qualquer preço, por entender que o jogador é uma peça imprescindível na equipa, que, como é sabido, voltará a atacar os primeiros lugares na próxima temporada.
A ascensão meteórica de Rodriguez começou quando Jorge Costa o lançou ao intervalo do jogo com o Parma, por troca com o intocável Nem, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, que os bracarenses acabaram por vencer, com um golo solitário de Zé Carlos. O defesa lidou bem com o peso da responsabilidade e exibiu-se com classe e segurança, conquistando rapidamente os adeptos e, sobretudo, o treinador, que conhece melhor do que ninguém as responsabilidades de um central por ter actuado precisamente nessa posição durante anos a fio, ao mais alto nível. A partir daí, Rodriguez, ou "El Mudo" como é conhecido no seu país, não mais saiu da equipa, actuando sempre como titular nos restantes nove jogos do campeonato e Taça de Portugal e ainda frente ao Parma (jogo da segunda mão) e Tottenham, ambos para a Taça UEFA. Elegante no desarme e com bom porte atlético, o peruano chega até a fazer lembrar o internacional português Jorge Andrade.

Ricardo Chaves rumará a Setúbal

Desejado em Setúbal, Ricardo Chaves está prestes a reencontrar-se com Carlos Carvalhal no Bonfim. O clube sadino pediu há algum tempo a cedência do médio-defensivo, tendo recebido uma resposta afirmativa da parte dos minhotos, mas as três partes ainda não chegaram a acordo quanto ao enquadramento da transferência, que poderá processar-se por empréstimo se o jogador não abrir mão dos vencimentos. Além de Ricardo Chaves, também Andrade e Davide poderão não comparecer na reabertura da oficina bracarense, marcada para terça-feira. O primeiro é desejado pelo Vasco da Gama, Fluminense e Santos; o segundo continua na mira dos romenos do Rapid de Bucareste, sendo certo que o clube admite negociá-los no sentido de emagrecer o plantel.
Sem destino à vista, Dani Mallo admite, por sua vez, apresentar-se ao serviço, depois de se ter tornado impossível o seu ingresso no Rapid de Bucareste. O guarda-redes não tem, de momento, alternativas e poderá mesmo treinar-se à parte do grupo se Jorge Costa rejeitar a reintegração. A juntar a estes casos, que poderão ser resolvidos neste fim-de-semana, o Braga deverá oficializar ainda amanhã a renovação do contrato de Zé Carlos (duas épocas), depois de definir os montantes dos vencimentos.


O Império de César esmaga pela esquerda

Quando a meio da época passada César Peixoto surgiu em Braga para recuperar de uma grave lesão sofrida no joelho esquerdo, mais uma entre muitas, que tornou totalmente inviável a sua aventura ao serviço do Espanhol, nada fazia prever que cinco meses depois o extremo fosse apresentado como o reforço mais sonante dos minhotos, depois de João Pinto ter arrecadado o mesmo título há um ano. Enquanto suava num vaivém constante entre as máquinas do ginásio e o relvado, num sofrimento sem fim, César parecia querer aplicar um murro definitivo no azar e a verdade é que progressivamente renasceu das cinzas, primeiro a passo, depois a correr e, finalmente, já a sprintar, transmitindo a clara sensação de que o fim da sua carreira ainda vai muito, muito longe, o que é perfeitamente legítimo para quem tem 27 anos e o Mundo à sua frente. Próximo dele ou nas imediações, lá estava o ex-companheiro e amigo Jorge Costa, aparentemente só entretido com a sua equipa, mas claramente à espreita de uma oportunidade para convencê-lo a defender as cores do mesmo clube, pela segunda vez juntos.
E o que terá ganho o Braga com esta contratação-surpresa? Somente curiosidade das revistas cor-de-rosa pelo facto de César Peixoto ser casado com a modelo e apresentadora de Televisão Isabel Figueira? Resposta certa: muito mais do que isso. De elevada estatura e com grandes qualidades técnicas, o antigo jogador do Caçadores das Taipas é quase uma raridade no futebol português graças à sua polivalência, que lhe permite tanto actuar como lateral-esquerdo, sempre de olho nas duas balizas, como tornar-se num perigoso extremo, pelo mesmo flanco, capaz de arrancar em segundos um cruzamento para golo ou inventar uma diagonal letal. Semelhante estirpe de jogadores é frequentemente comparada a canivetes suíços, pelo que poderá ter sido a pensar nesse instrumento multifacetado que certo dia José Mourinho aconselhou a contratação de Peixoto, de César Peixoto (Belenenses), ao FC Porto. "Confiamos nele, tem talento, mas precisa de tempo para se adaptar e perceber melhor o estilo do FC Porto. É um jogador que passou por um processo de adaptação longo no Belenenses porque saltou da III para a I Divisão", declarou, então, o actual treinador do Chelsea. Estávamos em 2002.


Mais um ano de Sportingbet

A Sportingbet voltará a ser o "sponsor" oficial do Braga na próxima época. O patrocinador tem mais um ano de contrato com o clube minhoto e nada aponta no sentido de acontecer um rompimento entre as duas partes, apesar de correr o rumor de que a seguradora AXA estará na forja. Resta saber se os minhotos continuam impedidos de publicitar a Sportingbet nas camisolas por força de uma providência cautelar interposta quase há um ano pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no Tribunal de Braga.



Curiosidades

O holandês Co Adriaanse foi quem mais apostou na colocação de César Peixoto na posição de lateral-esquerdo. A experiência estava a correr bem no FC Porto, mas ao ser vítima de uma lesão acabou por desaparecer prematuramente na época de 2005/06.
Natural de Sande São Lourenço, perto de Guimarães, César Peixoto formou-se nas camadas jovens do Vitória, experimentando logo aí as posições de lateral e médio esquerdo. No primeiro ano de júnior, acabou por ser emprestado ao Brito, mas como preferia jogar no Taipas optou por interromper a carreira momentaneamente para trabalhar numa fábrica de calçado.
Confiança de Jorge Costa é de tal forma grande que no plantel do Braga para a nova época apenas constam mais duas opções para a esquerda: Carlos Fernandes (lateral) e Wender (extremo). Não faltarão, por isso, oportunidades para César Peixoto.



Reforços

Kiesczek

Polónia Varsóvia, Polónia
Custo Zero

Anilton Júnior

Desportivo das Aves
Custo Zero

César Peixoto
Espanhol, Espanha
Custo Zero

Bruno Tiago
Gil Vicente
Custo Zero

Roberto Brum
Académica
Custo Zero

Zé Manel
Boavista
Custo Zero

João Tomás
Al-Rayyan
Custo Zero

Halleson
Atlético Paranaense
Custo Zero

Jair Baylón
Alianza de Lima
Custo zero

Lenny
Fluminense
Empréstimo
 
Vendas

Cesinha (Rapid Bucareste)
 
Saídas
Pedro Costa (Académica)
 
Emprestados

Eduardo (Setúbal)
Luisinho (Rio Ave)
William (Gil Vicente)
Filipe (Setúbal)
Matheus (Setúbal)
João Pedro (Beira-Mar)
 
Por resolver

Dani Mallo, Andrade, Ricardo Chaves e Davide
 
Datas da pré-época

3 de Julho - Arranque
15 de Julho - Partida para o estágio (Weissenburg, Alemanha)
18 de Julho - Jogo amigável com o Hammer
21 de Julho - Jogo amigável com o NEC
22 de Julho - Participação na festa do centenário do Jeunesse (Luxemburgo)
25 de Julho - Jogo amigável com o Standard Liége
27 de Julho - Regresso da Alemanha
29 de Julho - Jogo amigável com o Gil Vicente
4 de Agosto - Jogo Amigável com o Charlton



Plantel 2007/08
 
Guarda-redes

Paulo Santos
Kiesczek
Dani Mallo
Ricardo
 
Lateral-direito

Luís Filipe
 
Centrais

Paulo Jorge
Anilton Júnior
Rodriguez
 
Lateral-esquerdo

Carlos Fernandes
César Peixoto
 
Médios-defensivos

Madrid
Andrade
Frechaut
Roberto Brum
 
Médios-ofensivos

Vandinho
Castanheira
Bruno Tiago
João Pinto
Stélvio
 
Alas-direitos

Zé Manel
Lenny
Davide
 
Alas-esquerdos

Wender
 
Pontas-de-lança

Halleson
João Tomás
Jair Baylón
Zé Carlos


IN OJOGO


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Cesinha de alta cotação chegou como pechincha
APLICAÇÃO DE 100 MIL EUROS RENDEU PERTO DE UM MILHÃO


Até ver, pechinchas rentáveis é com o Sp. Braga. Para o provar, mais uma vez, está a transferência de Cesinha para o Rapid de Bucareste, com um lucro fantástico em relação ao preço de compra. Cesinha chegou ao Sp. Braga em 2004, mas a história da sua valorização começa quatro anos antes.

Record "viajou" pela carreira do atleta para ver que como quem tem olho para o negócio está sempre em vantagem na hora de cobrar os juros do investimento.

O agora extremo tinha 19 anos e, farto do futebol de salão, foi treinar-se ao Atlético Paranaeense desafiado por um amigo. "... deixou todo o mundo de boca aberta", pode ler-se no seu site. Conheceu o dirigente Ademir Adur e, depois dos testes que os brasileiros chamam "peneirada" assinou contrato. Mas Cesinha, alcunha que resume o nome Carlos César dos Santos, não vingou e a solução passou por alguns empréstimos ao Erechim, Caxias e Santa Cruz, todos do Rio Grande do Sul, não muito longe do Atlético Paranaense. No Santa Cruz, brilhou e foi mesmo a revelação do "gaúchão" de 2004.

O Sp. Braga entrou em acção. Mostrou serviço e o clube comprou o seu passe ao Astral Esporte Clube, uma escola de futebol criada em 2004. Foi esta colectividade, sem futebol sénior mas que está atenta aos bons valores que os grandes clubes do Brasil não aproveitam, que o vendeu.

O seu responsável é Clovis Adur, irmão de Ademir, um dos donos do clube e o dirigente que aprovou Cesinha no Atlético Paranaense. Não se esqueceu do atleta e vinculou-o ao Astral. "Ele não jogou não cá, mas era realmente nosso jogador. Vendemos por 100 mil euros? Mais ou menos. As nossas transacções rondam esses valores", esclareceu. E é aqui se percebe a dimensão da pechincha que António Salvador. Os romenos pagaram por Cesinha perto de... 1 milhão de euros. Apesar de ajudarem a encher o cofre bracarense, resolveram outro problema: para a equipa técnica de Jorge Costa,Cesinha não era uma prioridade, apesar de o seu contrato terminar apenas em Junho de 2008. Cesinha agradeceu, pois a transacção permitiu que realizasse o seu melhor contrato.

Com o negócio para Bucareste, António Salvador caminha... rapidamente para os 20 milhões de euros em vendas, contabilizadas desde a sua entrada, em 2003.

IN RECORD


From Luxembourg


BRAGA SEMPRE MAIS!

Pedro-SCB

SAD reINVENTA NOVAS VANTAGENS PARA CONSEGUIR ENCHER A «PEDREIRA»
Vem aí o cartão mágico


DENTRO de uma lógica de crescimento sustentado e afirmação global, o Sp. Braga pretende quebrar, até ao arranque da época, a barreira dos 25 mil sócios, estando em marcha uma campanha «irresistível», assente na criação de um cartão especial, com benefícios múltiplos, para além de parcerias capazes de acelerar a modernização do clube e uma caminhada tranquila no novo século.

Os responsáveis do Sp. Braga prosseguem a luta contra a desertificação dos estádios, aproveitando a embalagem europeia de uma equipa que reclama maior atenção da cidade e dos amantes de futebol de toda a região.

De forma a evitar equívocos, o clube está a proceder à recontagem de associados, partindo assim de um número real para projectar o futuro à luz de sinergias indispensáveis nos tempos que correm.

Para tanto existe um plano de ataque pensado para atingir o coração dos bracarenses, no fundo o alvo de uma campanha que prevê o lançamento de um cartão recheado de vantagens que vão desde descontos em áreas de lazer, combustíveis e telecomunicações, até à celebração de parcerias com marcas de renome.

Dez mil cadeiras


Em curso está ainda a negociação com uma entidade bancária para possibilitar não só o recurso aos balcões para o pagamento de quotas, como a implementação de outras vantagens financeiras inovadoras, na senda do que se faz nos grandes clubes europeus. Pormenores que o Sp. Braga não está ainda em condições de revelar, mas que se assume como trunfo fundamental para uma abordagem crucial no que concerne à venda de lugares anuais.

Para a nova época foi pensado um número redondo para a venda de cadeiras, apontando-se para as 10 mil, o que significaria um aumento significativo depois de na época passada se ter chegado às sete mil.

in abola

Pedro-SCB

Plantel aberto para quatro saídas e dois reforços

Jorge Costa espera reforços


A três dias do início dos trabalhos de pré-temporada, há várias indefinições no plantel do Braga, parecendo pouco provável que fiquem esclarecidas até terça-feira, dia em que os jogadores se juntarão no Estádio Municipal para realizarem os habituais testes médicos. Embora ainda não estejam definidos os respectivos destinos, são certas as saídas do guarda-redes Dani Mallo e dos médios Ricardo Chaves, Davide e Andrade, que abrirão caminho à entrada de mais dois reforços, para juntar aos onze que já foram contratados pela SAD minhota durante o defeso (a aquisição do jovem nigeriano Kazeem ao Fulham ainda não foi oficializada, mas também nunca foi desmentida).

A renovação do contrato de Zé Carlos ainda não está concretizada , mas esse é um assunto que não preocupa os responsáveis bracarenses, uma vez que a continuidade do avançado brasileiro é um dado adquirido e ficará definida até terça-feira. Os dois jogadores que faltam contratar são para o meio-campo e para o lado esquerdo do ataque, sendo provável que os dirigentes arsenalistas voltem a virar-se para o mercado sul-americano.

Estão, também, garantidas as presenças dos jovens Ricardo (guarda-redes), Stélvio (médio) e Orlando (avançado) no plantel para a próxima temporada, embora seja difícil que os dois últimos participem no estádio de pré-época que o Braga vai fazer na Alemanha, de 15 a 27 de Julho, porque nessa altura deverão estar ao serviço da selecção portuguesa de Sub-19 que vai disputar a fase final do Campeonato da Europa da categoria.

Durante o estágio, a equipa baracarense irá realizar quatro jogos de preparação, com os seguintes adversários Hammer (dia 18), NEC Nijmegen (dia 21), Jeunesse Esch (dia 22) e Standard de Liège (dia 25). Após o regresso a Portugal, os minhotos jogarão com o Gil Vicente (dia 29), Charlton (4 de Agosto) e Penafiel (8 de Agosto

in jn

Coiso

Ricardo Chaves pode estar de regresso ao Vit. Setúbal
Fora dos planos de Jorge Costa para a época que se avizinha, o médio defensivo Ricardo Chaves está a tentar encontrar um novo clube para prosseguir a carreira, e o regresso ao Bonfim está bem encaminhado. 

U ma das "pedras no sapato" do Sporting Clube de Braga neste defeso — Ricardo Chaves — está em vias de ficar resolvida. O médio defensivo está em negociações com o Vitória de Setúbal, e o seu regresso ao clube do Bonfim está bem encaminhado. Sem espaço no plantel de Jorge Costa, Ricardo Chaves sabe que tem de mudar de ares se pretende jogar na época que se avizinha, e o 'timing' para conseguir uma boa solução começa a escassear. Se chegar a acordo com os sadinos, Chaves não regressará só ao clube de onde sal-tou para o Sp. Braga, na época passada, como reencontrará o treinador Carlos Carvalhal.

Relativamente aos outros processos na ordem do dia do emblema arsenalista — os casos do guarda-redes galego Dani Mallo, o do extremo-direito Davide e do avançado Zé Carlos — ainda não há 'fumo branco', segundo adiantou ao 'Correio do Minho' uma fonte do clube bracarense. O futuro de Davide poderá ainda passar pelo Rapid de Bucarest da Roménia, o de Dani Mallo também, embora o jogador esteja a estudar outras propostas, mas ainda não está nada definido. Quanto a Zé Carlos, mantém-se o impasse. O jogador ainda não acertou a renovação com o Sp. Braga.

in Edição de hoje do Correio do Minho Online