News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 29/06

Started by nandes, 29 de June de 2007, 08:31

Previous topic - Next topic

nandes




Davide ainda em negociações

BRASILEIRO ;D ;D ;D ;D ;D ;D AINDA PODE IR PARA A ROMÉNIA





Não está encerrado o processo que ainda pode levar Davide para a Roménia, onde é desejado pelo Rapid de Bucareste. O clube chegou a anunciar oficialmente Cesinha e Davide, mas, na verdade, só o brasileiro foi contratado.

Davide não se mostrou entusiasmado com a possibilidade, mas, segundo garantem na Roménia, ainda decorrem conversações para fechar a operação. O que pode acontecer até ao início da próxima semana.


In Record




====================================================================





Roberto Brum

"Espero ganhar dois títulos"




É mais um testemunho insuspeito sobre os objectivos do Braga. Prestes a embarcar no avião para se apresentar ao serviço, Roberto Brum garante que o Braga será fortíssimo na nova temporada, disposto a ombrear com os três grandes.
Falar de trabalho é para muitos um tema tabu quando vigora o ócio. Com Roberto Brum, verifica-se precisamente o inverso. Enquanto queima os últimos cartuchos das suas férias no Rio de Janeiro, Roberto Brum até sorri de satisfação quando lhe falam do Braga e na proximidade dos treinos da pré-época. Entusiasmado com o seu novo clube, o médio brasileiro entende que passará a jogar num dos "grandes" do futebol português e garante partilhar dos mesmos objectivos traçados pelo Braga: conquistar títulos.
"Será muito gratificante. Quando rescindi com a Académica, apareceram várias propostas, mas decidi pelo Braga, porque o seu presidente António Salvador me falou de objectivos elevados. Querem brigar de igual para igual com o FC Porto, Sporting e Benfica em termos de conquistas e, por isso, estão a fazer um grande time. Eu julgo que até já atingiram o nível desses clubes", considerou. Certo de que tomou a melhor opção ao assinar pelos minhotos, Brum acha que estão finalmente reunidas as condições para reactivar a sua média pessoal (um título por época), depois de ter vivido três anos em Coimbra sem nada ganhar. "Por isso, terei de ganhar dois títulos este ano. Todos lutaremos para isso, pois o Braga possui muitos jogadores vencedores, como o João Pinto, que já está acostumado a ganhar títulos", exemplificou.
Orgulhoso por poder juntar-se a um grupo forte, constituído por jogadores de "grande craveira" internacional, Roberto Brum não estabelece qualquer limite para a sua nova equipa e, nesse sentido, fala de um possível apuramento para a Liga dos Campeões, meta inédita na história do clube, como algo mais do que exequível. "Com certeza que será possível. Na vida temos de pensar em evoluir sempre", argumentou, rotulando de "audacioso" o tal projecto que lhe foi apresentado antes de assinar um compromisso válido por três épocas. "Qualquer jogador fica super-estimulado. Ambicionamos com voos muitos altos, com a Liga dos Campeões e até com a conquista do título, o nosso objectivo é conquistar o títulos, o que será óptimo, porque eu também quero aumentar a minha sala de troféus", gracejou.
A sede de vencer, de coleccionar mais medalhas, foi despertada, curiosamente, enquanto assistia à final da Copa do Brasil, vencida precisamente pelo Fluminense, o seu primeiro clube, frente ao Figueirense. "Quando vi os jogadores comemorando, bateu logo uma saudade enorme de ganhar. O Lenny também lá estava e jogou", contou. Actualizado sobre as entradas e saídas, o médio-defensivo acha que o seu novo clube está no caminho certo. "Têm contratado bons jogadores e mantiveram a base da equipa", justificou.



"Clube alcançará um patamar idêntico ao FC Porto"


Enquanto defendeu as cores da Académica, nos últimos três anos, Roberto Brum foi acompanhando ora de perto, ora de longe, o crescimento gradual do Braga, especialmente a nível desportivo, e garante que faz todo o sentido comparar o trajecto dos minhotos com o que fez no passado o actual... campeão nacional. "Vamos surpreender muita gente, vai acontecer com o Braga o que já aconteceu com o FC Porto há 20 anos. Vai alcançar um patamar idêntico a nível internacional; no Brasil, já é um clube muito respeitado. Tenho sido felicitado por muita gente, só por ter assinado pelo Braga", assinalou, esclarecendo que nunca viveu obcecado com a ideia de saltar para um dos três grandes enquanto jogou na Briosa. "Só pensava em cumprir o meu contrato e defender bem a Académica. Julgo que isso é reconhecido por todos em Coimbra", referiu. Da sua passagem pela Académica, recorda-se como ponto mais alto um período de 12 jogos sem perder, "um recorde na história do clube", conseguido sob o comando de Nelo Vingada, logo na sua primeira época em Portugal. Virada a página, já na direcção do Braga, Brum acredita numa "nova história" agradável. "Só quero ajudar a equipa a conseguir os seus objectivos e também aprender. Vou servir e aprender", atirou.



"Estádio do Braga é o mais lindo"


A moda parece ter pegado de vez. Quem chega a Braga, dificilmente se esquece de fazer uma menção elogiosa à arquitectura futurista do Estádio Municipal, como se verificou recentemente na apresentação oficial de Lenny (ex-Fluminense), e Roberto Brum não fugiu à regra, mesmo à distância, depois de ter aprendido, durante os últimos três anos, o que é ou não deve ser da praxe... em Coimbra. "O Estádio do Braga é muito lindo, é o mais lindo de Portugal, com aquela rocha toda à vista...", observou o centrocampista, confirmando ainda ter recebido ofertas de emprego bem melhores do que a do Braga "do ponto de vista financeiro". Na hora de decidir, optou por continuar em Portugal, onde sempre se sentiu bem. "Nesses clubes podia ganhar o dobro do que vou ganhar em Braga, mas já estou adaptado a Portugal e o meu filho Robert Brum até é português. Olhe, até minha filha Brenda Brum aprendeu a falar em Portugal. Fala português sem sotaque", contou, elogiando ao mesmo tempo "a qualidade de vida" de Portugal. "A educação, a segurança e até os serviços de saúde são bons, tudo é muito bom. Sempre tive aí um tratamento de primeiro Mundo", sublinhou.

Já a preparar as malas para viajar no fim-de-semana, Roberto Brum acredita que encontrará um bom ambiente no balneário da sua nova equipa e até desvaloriza a questão da concorrência. "Não estou preocupado com isso, vou apenas dedicar-me trabalhar e deixar essa decisão com o treinador. Ele é que achará o que será melhor para o Braga. Será essa a minha postura: ajudar o Braga e também aprender, porque ainda tenho 28 anos", lembrou.



"Lenny é o melhor das últimas safras"


Mal soube que Lenny também representará o Braga na próxima temporada, Roberto Brum tratou logo de recolher o máximo de informação sobre o jovem ala emprestado pelo Fluminense. Oriundo igualmente das camadas jovens do clube carioca, o centrocampista deu recentemente um pulo ao centro de treinos de Xerém para matar saudades dos amigos e ouviu as melhores referências possíveis sobre Lenny. "Disseram-me que esse garoto tem muito talento. Acham que o Lenny é o melhor de todos nas últimas safras do Fluminense. Tem muita qualidade, é rápido e tem muita força, apesar de ser baixo. É muito ousado e desequilibrador", descreveu.



Era titular com Parreira


Natural de São Gonçalo (Rio de Janeiro), Roberto Brum representou o Fluminense durante 11 anos, tendo sido companheiro do ex-benfiquista Roger. Duílio, antigo jogador do Sporting, foi o seu primeiro treinador no escalão sénior, mas só durante dois meses, pois logo depois o "Flu" contratou Carlos Alberto Parreira, antigo seleccionador do Brasil e já campeão do Mundo, responsável pela sua projecção. O título da série C do Brasileirão, a Copa do Rio em 2000 e o Campeonato Carioca em 2002 foram os seus primeiros títulos, conseguido depois uma participação na Taça dos Libertadores pelo Coritiba, por entre dois títulos estaduais.



Senador com títulos


Lançado às feras por Duílio, antigo central do Sporting e Estrela, em 1998, Roberto Brum actuou cinco anos na equipa principal do Fluminense, onde foi campeão brasileiro da Série C, com Parreira a treinador. Transferindo-se depois para o Coritiba, jogou aí três épocas e ganhou a alcunha de "Senador", pela sua capacidade de liderança e respeito que impunha como capitão, sendo campeão paranaense invicto em 2003, ao lado de Fernando (Leiria), Adriano (Sevilha) e Marcel, entre outros. Em 2004 chegou a Portugal, para a Académica, pelo que o Braga será o quarto clube da sua carreira.



Rapid ainda quer Davide


Assegurada a contratação de Cesinha, que assinou por três épocas, o Rapid de Bucareste apontou novamente agulhas na direcção do extremo-direito Davide. Apesar de ter recusado uma primeira proposta que lhe foi apresentada há dias, o atacante continua a interessar aos responsáveis do clube romeno e a transferência poderá mesmo concretizar-se nas próximas horas, motivo pelo qual o agente FIFA Gaspar Freire permanece em Bucareste, depois de ter acordado a mudança de Cesinha.



PLANTEL 2007/08


EQUIPA TÉCNICA


Jorge Costa (treinador); Aloísio Alves (adjunto); Jorge Vital (treinador de guarda-redes); José Pedro (preparador-físico)
 
GUARDA-REDES

Paulo Santos
Kiesczek (ex-Polónia Varsóvia)
Dani Mallo
Ricardo
 
DEFESAS

Luís Filipe
Paulo Jorge
Anilton Júnior (ex-Aves)
Rodriguez
Carlos Fernandes
César Peixoto (ex-Espanhol)
 
MÉDIOS

Madrid
Andrade
Frechaut
Vandinho
Castanheira
João Pinto
Bruno Tiago (ex-Gil Vicente)
Stélvio
Roberto Brum (ex-Académica)
 
AVANÇADOS

Zé Manel (ex-Boavista)
João Tomás
Jair Baylón (ex-Alianza de Lima)
Wender
Halleson (ex-Atlético Paranaense)
Kazeem (ex-Fulham)
Zé Carlos
Lenny (ex-Fluminense)




In O JOGO




====================================================================




Ainda faltam arrumações


A escassos dias do arranque dos trabalhos, o Sporting Clube de Braga ainda tem algumas casos por resolver, principalmente no que concerne a jogadores que não fazem parte do plantel da próxima temporada.



O Sporting Clube de Braga apresenta-se na próxima terça-feira à Comunicação Social, abrindo dessa forma a oficina da nova temporada. Às portas do arranque dos trabalhos, ainda faltam alguns casos por resolver, nomeadamente com a colocação dos dispensados do plantel. Isto porque ao nível das entradas, falta colocar o preto no branco com Zé Carlos.

Os casos pendentes Dani Mallo, Davide, Ricardo Chaves e Andrade estão por solucionar, com a administração da SAD à procura de  colocação para os jogadores.
Davide pode mesmo ficar soluccionado nas próximas horas, porque o Rapid Bucareste está mesmo interessado em contar com o jogador, mas existem outras opções e antes do fim-de-semana deve ficar tudo decidido.
Por seu turno, Andrade e Dani Mallo não se vão apresentar na Cidade dos Arcebispos estando mesmo à procura de clube. Tal como Ricardo Chaves estuda as opções.


In Correio do Minho




====================================================================




Léo Fortunato na mira do Sp. Braga  



O defesa brasileiro, do Cruzeiro, poderá ser reforço dos arsenalistas caso surja alguma vaga no plantel orientado por Jorge Costa.

O jogador está há algum tempo referenciado, mas o excedente número de atletas no actual grupo de trabalho dos minhotos está a impedir a contratação do central, que faria concorrência a Paulo Jorge, Rodriguez e Anilton Júnior.





In Sportugal





====================================================================




" Tenho pena de nunca ter jogado no FC Porto"



Entrevista com João Pinto, jogador do Sporting de Braga

Por que razão não terminou a carreira este ano?

Prefiro dizer-lhe por que razão continuo a jogar. Pelo gosto que tenho pelo futebol e por saber que estou em condições de jogar em alta competição, entendi, juntamente com o Braga, continuar a jogar. Individualmente, a época passada correu muito bem, estou num clube onde me sinto acarinhado e, neste contexto, não encontrei motivos para não fazer mais uma época.

Não corre o risco de passar uma temporada inteira a ser analisado ao pormenor?

Eu só vou acabar quando entender que o devo fazer e não porque os outros acham que está na altura. Quem decide a minha vida sou eu. Enquanto tiver clubes interessados, enquanto sentir que tenho capacidade para jogar, continuarei. Por muito que haja quem goste ou não.

Na próxima época, o Sporting de Braga vai lutar pelo título?

Os objectivos são traçados pelo presidente.

Sérgio Conceição seria um bom reforço?

O Sérgio é um óptimo jogador, mas é por opção dele que não fica no Braga.

Jogaram juntos na selecção durante vários anos. Que relação tem com o técnico Jorge Costa?

Confesso que nunca me passou pela cabeça "apanhar" o Jorge como treinador. Mas posso dizer que trabalhar com ele tem sido uma experiência óptima. Somos amigos há muitos anos, mas no campo somos profissionais.

Acha que tem sido convincente naquele papel de pessoa tranquila e calma?

Ele sempre foi assim, por isso não fui apanhado de surpresa por esta postura do Jorge Costa. Sempre foi um atleta altamente profissional e tem a mesma postura como técnico.

Até onde acha que ele pode chegar? A treinador do FC Porto?

Ele é um grande profissional. Tem uma carreira à frente dele.

Quando foi para o Boavista acreditava que ia terminar a carreira no Bessa...

No início, pensei que era isso que iria acontecer. Mais tarde, percebi que não seria bem como eu pensava no início.

O que é que correu mal?

Não interessa o que correu mal ou porque correu. Agora estou no Braga.

O Boavista atravessa uma fase muito difícil. Custa-lhe ver o seu primeiro clube nesta situação?

Bastante. Custa ver colegas meus, chefes de família e bons profissionais, a passar por dificuldades. E custa ver o Boavista nesta situação.

Sempre disse que tem gratidão por Valentim Loureiro, um dos acusados no processo "Apito Dourado". Falam regularmente?

Tenho falado muito pouco com ele, mas é uma pessoa por quem tenho uma grande consideração. A vida, por vezes, prega-nos partidas.

A relação com ele é hoje mais distante?

Não falo com ele apenas porque não se tem proporcionado. Tenho o mesmo sentimento por ele.

Foi treinado por Fernando Santos e Jesualdo Ferreira. Há semelhanças entre os dois?

Não posso comparar esses dois treinadores porque trabalhei com Fernando Santos quando este era técnico principal do Sporting e trabalhei com Jesualdo quando ele era adjunto do Benfica, ou seja, não era ele quem mandava. Mas tive um bom relacionamento com os dois e não digo isto para ser simpático. Na época passada, Jesualdo Ferreira e o FC Porto estiveram sempre mais próximo do título e a equipa do Benfica, no meu entender, foi aquela que mais pagou a factura dos jogos europeus.

Quem jogou o melhor futebol?

O FC Porto, o Sporting em algumas fases, e, também, o Paços de Ferreira, o Belenenses e o Braga.

Embora continue a jogar, já pode fazer um balanço de carreira...

Ainda não. Só mesmo no fim.

O que é que o futebol lhe tirou?

Tirou-me muito pouco e deu-me muito. Não me lembro de mim sem o futebol. Nunca me passou pela cabeça ser ou fazer outra coisa.

Começou tão cedo que no seu caso o futebol tirou-lhe um bom bocado da infância e da adolescência...

Tirou-me mais juventude o casamento do que o futebol. Casei muito cedo, fui pai muito cedo, assumi grandes responsabilidades muito cedo. Isso trouxe uma grande responsabilidade muito cedo.

O que é que vai fazer quando deixar de jogar?

Muito provavelmente continuarei ligado ao futebol, mas enquanto jogar não consigo pensar nisso. No entanto, não faz parte dos meus planos ser treinador de futebol.

Foi a cara do Benfica durante várias épocas e foi um símbolo do Sporting. Falhou o FC Porto...

Falhei e tenho pena. Gostava de ter jogado no FC Porto, mas nunca se proporcionou.

Seria capaz de se adaptar?

Comecei a jogar no Boavista e é sabido que tenho um carinho especial por esse clube e pela selecção nacional. Mas, a determinada altura da minha carreira, que começou era eu muito jovem, comecei a olhar para estas coisas de forma muito profissional.

Seria capaz de almoçar ou jantar com Paulinho Santos para falarem das quezílias que tiveram?

Não quero falar de coisas que já lá vão. Não me apetece falar disso.

Com Scolari, deixou de ser convocado. Ainda se lembra da primeira internacionalização?

Muito bem. Na minha primeira internacionalização passei o jogo a olhar para o equipamento. Estava tão orgulhoso!

Figo ou Cristiano Ronaldo?

Essa uma questão a que nunca irei responder.

Uma carreira no estrangeiro ter--lhe-ia permitido evoluir mais como jogador?

Se se se. Não sei. Sei que não me arrependo das decisões que tomei.

Está entre os melhores jogadores portugueses de sempre?

Não gosto de falsas modéstias. Tenho a noção de que estou no lote dos melhores jogadores portugueses de sempre. Provavelmente, nos dez melhores. Pelo que fiz e pelos clubes por onde passei.

No fim, de que é que vai ter mais saudades?

Das selecções jovens e das brincadeiras que fazíamos juntos. Ainda hoje continuamos unidos. Tivemos o privilégio de ter o professor Queiroz a educar-nos para o futebol, juntamente com Nelo Vingada.

Rui Costa, Paulo Sousa, Vítor Baía, são potenciais dirigentes desportivos...

Seria muito positivo para o futebol se isso acontecesse.

Vê-se nesse papel?

Enquanto jogar não penso em mais nada.

Se não tivesse sido jogador de futebol, sem o dinheiro que ganhou, teria tido tantos amigos?

O dinheiro faz mal a muita gente e há quem, por causa do dinheiro, seja capaz de fazer coisas que nem nos passam pela cabeça.

Já sentiu isso?

Já senti isso. Infelizmente já. Mas não vou pormenorizar.

Como é que está o processo judicial relativo à sua contratação pelo Sporting?

Não me pronuncio sobre isso.

Depois do processo estar a correr já falou com José Veiga sobre o assunto?

Não me pronuncio sobre isso.





In Diário de Notícias





UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL