News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

conceito - jogadores formados «localmente»

Started by 2378, 20 de June de 2007, 22:00

Previous topic - Next topic

2378

 juro que procurei o tópico onde se discutia este assunto mas não encontrei  :)


Sindicato de Jogadores quer ver implementado o conceito «jogador formado localmente»
[ 2007/06/20 | 16:33 ] Ricardo Gouveia
O Sindicato de Jogadores (SJPF) anunciou esta quarta-feira que vai estar atento à entrada em vigor, na próxima temporada, do conceito «jogador formado localmente», aprovado pela Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em Maio de 2006, seguindo directivas da UEFA.

A jurisprudência da UEFA obriga à total abertura do mercado a cidadãos de 114 países com quem firmou acordos, mas FPF estendeu essa possibilidade a todo o planeta, mas pretende obrigar os clubes a inscreverem um mínimo de seis jogadores formados «localmente», ou seja, atletas, portugueses ou estrangeiros, que, entre os 15 e os 21 anos, tenham estado inscritos na FPF por três temporadas.

A temporada de 2006/07 foi um ano de carência, mas a nova directiva é suposta entrar em vigor a partir da nova temporada. Joaquim Evangelista, que apoiou publicamente a proposta da FPF, teme agora que a Liga altere a proposta de forma que a obrigatoriedade de ter seis jogadores formados no clube se limite ao plantel e não à ficha de jogo. «Numa primeira fase vamos manter um diálogo com a Liga, mas se o conceito não for respeitado, admitimos recorrer à UEFA», referiu.

A proposta da FPF impõe a inscrição de seis jogadores formados no clube, sem ter em conta a nacionalidade dos mesmos. «Aí não discrimino, o critério é justo. A globalização é inevitável e não pode haver discriminação até porque há muitos portugueses no estrangeiro», comentou.



jaimec

Mas o conceito é muito dúbio ...

Com que então, jogadores formados localmente são atletas, portugueses ou estrangeiros, que, entre os 15 e os 21 anos, tenham estado inscritos na FPF por três temporadas.

Mas inscritos na FPF é o quê ? Uma formalidade ? Só para os clubes arcarem com custos de inscrição e sabe-se mais lá do quê ... isto é burocracia, pura e simples .

E inscrito por quem ? O SCB poderá utilizar, nessa condição, um jovem que cumpra esse requisito através doutro clube ?

Este conceito, acho eu, pelo menos na próxima época, só terá aplicação prática na recém criada taça da Liga ... e se for só para os nomes dos jovens estarem numa lista, para cumprirmos as nossas quotas ... não vale a pena !Há que obrigar á utilização dos jovens ...

E pensar que há gajos remunerados a ter ideias tão luminosas ... que até os cegam .