News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

MLADEN KAROGLAN VEM A BRAGA PARA HOMENAGEM DOS ADEPTOS

Started by Vlad, 21 de May de 2007, 15:41

Previous topic - Next topic

Vlad

Acho que este texto já foi posto aqui (até mais que uma vez), mas pronto... quase sem querer deparei-me com ele na net, e resolvi colocar aqui. Nunca é demais relembrar um jogador que, quanto a mim, marcou a minha geração como adepto do Braga. O maior!!!! (se a minha mulher me deixasse, era este o nome que punha ao meu filho  :P)

"Um ataque extremamente agudo de irresponsabilidade leva-nos a interromper por breves minutos os nossos afazeres técnico-profissionais-ó-académicos e partilhar com a imensa minoria mais uma memória, mais um símbolo, mais uma viagem. Desta vez, aterramos no já célebre triângulo Chaves-Braga-Croácia e raptamos à bruma da história essa lenda que dá pelo nome de Karoglan. Mladen Karoglan, um nome que dá vontade de saborear. O primeiro 'a' aberto, um 'den' quase apocalíptico, uma pausa para respirar no desabar do mundo, e recomeçar, 'karo', a expirar o 'o', lentamente, como quem fuma o último cigarro antes da execução, e 'glan'. Karoglan. Decorria o ano de 1964, os Beatles rebentavam as tabelas, Nelson Mandela era preso no Apartheid, revolta nas ruas do Harlem, motins raciais, o primeiro transplante do pulmão, e, no dia 6 de Fevereiro, na pequena cidade de Imotski, a cidade dos dois lagos do condado de Split e da Dalmatia, nascia Mladen Karoglan. Peripécias múltiplas e altamente fastidiosas, as futebolísticas das quais certamente orquestradas por maneigers sem escrúpulos, trouxeram o jogador até Chaves. E se para trás do Marão mandam os que lá estão, para os avançados de leste abre-se sempre uma excepção (rima e é verdade!). Se na época de 91-92, fora Rudi, com 10 golos e pela segunda vez consecutiva, a ostentar o galardão de melhor marcador dos flavienses (feito que viria a repetir no altar que o tornaria um santo, a Capital do Móvel Paços de Ferreira), em 92-93, Karoglan aterra no aeródromo para singrar e ser a única luz numa época de trevas. (pequeno parentesis: a referência ao aeródromo não foi inocente. Foi também neste aeródromo que anos mais tarde a equipa do Sporting viria a aterrar para jogar uns quantos minutos de descontos de um jogo que acabara dias antes porque a luz veio abaixo. fim de parentesis.) Nessa época mefistofélica, em que o GD Chaves desceu à 2ª divisão acabando com 16 pontos, o último lugar e apenas 4 vitórias, todas elas em casa, Mladen Karoglan conseguiu ainda assim marcar 10 golos. Se compararmos a perfomance do croata com a de Serifo e quejandos, percebemos facilmente que aquele não era jogador para alinhar na divisão de honra. Atentos como sempre, Mesquita Machado e seus capitães repararam nisso e levaram-no para a Nápoles portuguesa, Braga, essa cidade idiossincrática que tanto pode parir uns Mão Morta como um Cónego Melo. Em Braga, na época de 93-94, o nosso croata ficou-se pelos 9 golos mas no posto de titular indiscutível, com 33 partidas jogadas. O melhor marcador da equipa. Nada mau, para uma época de ambientação. Porque é que Karoglan marcava tantos golos? Porque, caríssimos, estamos perante o típico exemplar do avançado balcânico. O arquétipo do avançado móvel, aguerrido, repentino, de técnica rápida e repertório imprevisível. As comparações chovem em catadupa: lembram-se de Pedrag Mijatovic? Karoglan tinha a barba um pouco mais comprida e nunca usou, que se saiba, bigode. De resto, umbilicalmente semelhantes. Porquê Mijatovic na selecção das camisas mais parecidas com toalhas de mesa de pizzaria e não Karoglan? Expliquem-nos... Na época seguinte, ainda no arcebispado, tornou a ser titular mas facturou um pouco menos: apenas 7 golos. Em 95-96, 8 golos, 28 partidas jogadas. A influência crescia. Via passar ao seu lado jogadores como Forbs (em forma, uma autêntica gazela) e Toni (uma viga com a técnica de uma traineira), por exemplo, e mantinha-se tão firme no onze como no coração dos Red Boys, os irredutibile tiffosi minhotos. Recapitulando, estamos com 24 golos em 3 épocas. Karoglan achou pouco e vai daí carimba as redes por 14 vezes na época seguinte, em 96-97, ano em que Jardel já jogava nas Antas, e pontificavam por esse campeonato fora estrelas como Gilmar (no Guimarães), 47 avançados brasileiros na Luz e o tridente ofensivo flaviense que carregava a cruz de fazer esquecer Mladen: Miner, Sabou e Matute. Se Karoglan já estava no panteão dos artilheiros e já se falava em transferências para os grandes, assim ao jeito de um Drulovic, o croata repetiu a dose em 97-98 com mais 14 golos e mais uma época de glória. Note-se que estamos a falar de um jogador com a provecta idade de 34 anos. Porquê falar de Karoglan, afinal? Razões de várias ordens, entre as quais o esquecimento a que figuras como estas (que conseguem aguentar tantos anos seguidos em Braga e ainda por cima a marcar golos) têm sido votadas, o exemplo pedagógico que este jogador pode constituir para todo o menino cujo sonho é ser o próximo Eusébio (Akwá, Edgar, Pepa: ponham os olhos no mestre!) e, por fim e porque nunca é demais lembrar, o delicioso aroma do futebol de leste e a tradição que tem vindo a cunhar, desde o início dos anos 90, nos relvados viriatos. Disso são exemplos Djukic, Zoran Ban (um jogador bigger than life que a Juventus emprestou ao Belenenses nos idos anos de 94). Milovac (o arranha-céus de Paranhos) e metade do plantel do União da Madeira, onde pontificaram a dada altura, Lepi, Jovo, Simic e o já aqui referido Jokanovic. Venha a nós o vosso Leste..."
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

disco infiltrator

Lindo texto. Grande Karoglan, um craque genial!A camisola que ainda hoje uso do SCB é a do Karoglan. Um exemplo em todos os aspectos e que não teve uma despedida do SCB como bem merecia. Ainda vamos a tempo de a fazer...

Ainda relativamente ao texto, gostei particularmente da parte "......a Nápoles portuguesa, Braga, essa cidade idiossincrática que tanto pode parir uns Mão Morta como um Cónego Melo." ahuhauha muito bom!

ric

tenho a grande honra de ter conhecido bem o karoglan.
No seio da equipa era um jogador que apesar de tomido, por vezes, era desconcertante.
Tinha um sentido de humor fino e era impecável na sua assumida situação de emigrante "honrado". Emigrou para ter uma melhor vida no seu país.
Se não estou em erro, Karoglan estva em Braga qdo começaram os confrontos na sua jugoslávia (agora Croacia). Via muitas vezes alguma tristeza no seu olhar qdo lia, No Bracara Augusta, bem perto do André Soares os jormnais do dia.
A sua mulher era tb muito simpática e nunca dizia que não a um aceno de um fã.
Marcou, sem dúvida, uma posição de destque no SCB , não apenas pelo valor do seu futebol mas tb pelo caracter humano e de profissionalismo que respirava.

Gtande homem! grande saudade!
da última vez que estive com el foi á alguns anos atras. Estava na Croacia, em Zagreb, e tinha uma empresa de distribuição 8acho que bebidas e gelados).
penso estar bem.

Kilo

Quote from: ric on 21 de May de 2007, 16:13
Marcou, sem dúvida, uma posição de destque no SCB , não apenas pelo valor do seu futebol mas tb pelo caracter humano e de profissionalismo que respirava.

Grande homem! grande saudade!

Sem dúvida nenhuma! Podem passar muitos jogadores por Braga, mas Karoglan ocupará sempre o lugar de maior destaque nas minhas preferências por tudo que já foi enumerado!

Karoglan não é um grande nome do Braga, é O ENORME (com alguns bem perto do estatuto dele)!!!  ;D ;D ;D

Braguinha

ENORME KAROGLAN

"..aí vai o S. de Braga para o ataque, por intermédio de Karoglan.."   era o que mais se ouvia quando jogava  ;)

Guarda-Redes

Lembro-me bem do Karoglan...era meu vizinho, morava junto à André Soares, e muitas vezes ele me fez remates contra as portas da garagem... Jogava também à bola com o filho dele, um puto, que na altura com 7 ou 8 anos, via-se q tinha os genes do pai!

Quem não se lembra dos dois golos ao Preud'Home, no 1º de Maio em 98 na meia final da taça!

Podiamos arranjar maneira de lhe fazer uma homenagem!
O Braga não é um grande é o Enorme!

pamg

Quote from: Guarda-Redes on 21 de May de 2007, 18:06
Lembro-me bem do Karoglan...era meu vizinho, morava junto à André Soares, e muitas vezes ele me fez remates contra as portas da garagem... Jogava também à bola com o filho dele, um puto, que na altura com 7 ou 8 anos, via-se q tinha os genes do pai!

Quem não se lembra dos dois golos ao Preud'Home, no 1º de Maio em 98 na meia final da taça!

Se era, ou ia ser como o pai, toca a saber disso e contrata-se ja o Karoglan junior lol

Aleixo

Ví bons jogos dele nas Antas!

Machado_87

Sem duvida era merecidissimo...

Que grande jogador...muitas saudades do grande Karoglan
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre

braguista365

Daqueles que preduram!

Xispes

O SCB, com 2 Karoglans nas alas, ninguém nos parava.Grande homem, grande profissional, sempre muito humilde.
Acho que deviamos apostar no filho dele ;D.
Só faltou a homenagem devida na altura.

Jazzdevill

Peço ao Vlad o favor de me indicar a proveniência do texto, se for possível. Está fabuloso. As referências são fantásticas, o humor é perfeito e faz juz ao objectivo de trazer á memória a qualidade inegável do Karoglan. Lembro-me de um jogo no 1º de Maio em que eu tive um fartote de futebol de luxo ao assistir á tortura do Karoglan ao Veloso. Enfiou-lhe praí 3 coxas, uma autêntica banhada que ele não se deve ter esquecido. GRANDE KAROGLAN. Tenho inveja de quem escreveu este texto, está qualquer coisa de genial.

braga2007

acho que devia ser feito um jogo em sua homenagem. e ele até dava o pontapé de saida

jeba

Também concordo! Falta o Braga reconhecer públicamente esse ENORME jogador. Merecia uma homenagem ao nível dele!

BRAGA FOREVER

Para mim foi o melhor jogador da minha geração que eu vi jogar no Enorme!

Penso que estamos em dívida para com o Karoglan,ele merece uma homenagem á muito tempo.

Mais vale tarde do que nunca... ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

nunes o bracaro

Grande Jogador

Foi ele que no dia 24 Fev. 1998 limpamos os lampioes 2-1 na meia-final da taça. Dia inesquecivel.

Que saudades... porra

Braga = minha religião = 100%

Manuel Pereira

Quote from: Aleixo on 21 de May de 2007, 18:16
Ví bons jogos dele nas Antas!

Era muito mais fácil de ver no 1º de Maio jogou lá muitas mais vezes...
... E fez lá jogos fantásticos, tendo marcado imensos golos.

Saudações braguistas

lipe

E aquela eliminatória da taça uefa contra o Vitesse?
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

disco infiltrator

Eu não estou em Braga mas estou disposto a colaborar no que fôr possível.

É o seguinte, todos pretendemos que essa homenagem ao grande Karoglan se realize, certo? Porque não tentar mesmo que as coisas avancem.

Se se fizesse um documento onde constariam assinaturas de sócios e adeptos e fãs.Organiza-se um jantar. Poderia coincidir com o primeiro jogo em casa da próxima época e o Karoglan daria o pontapé de saída, como aqui já disseram.

Tenho a certeza que, caso se apresentassem as coisas desta forma, a direcção pagaria a viagem e estadia do Karoglan.

Gostaria mesmo que esta homenagem se realizasse, é mais do que justa!!!! O melhor jogador que eu já vi em Braga e o melhor profissional também.

pauloA5

Eis um jogador que ficará para sempre na história do Braga. Foi pena não ter nascido uns anos mais tarde e ter feito parte do plantel nestes últimos 4 anos. Com ele, o Braga tinha devorado os calcanhares aos 3 da frente.