News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 19/05

Started by Kintaro, 19 de May de 2007, 10:43

Previous topic - Next topic

Kintaro

Jorge Costa
"Contamos receber uma boa notícia"
Classificação final do Braga joga-se em duas frentes. Jorge Costa torce por uma escorregadela do Belenenses em Alvalade


A conquista do quarto lugar será mesmo decidida ao "sprint". Belenenses e Braga entram amanhã, lado a lado, na recta da meta e os minhotos prometem manter uma pedalada forte, seguramente na esperança de assistir a uma eventual queda dos azuis frente ao Sporting, o que significaria uma desejável ultrapassagem. "Temos feito tudo nos últimos jogos para alcançar esse objectivo, mas o Belenenses não tem perdido pontos. Temos de vencer o Nacional e depois contamos receber uma boa notícia", avaliou Jorge Costa, que está apenas à distância de uma vitória para conseguir uma das melhores médias (dois pontos por jogo) na qualidade de treinador do Braga. "Isso vale o que vale, mas também me deixa contente e tranquilo. Apesar de o Braga ter tido uma época atípica, com três treinadores, o saldo final é bastante positivo", comentou.

O ambiente que se vive em Braga até já é festivo, mas Jorge Costa também quer participar no fogo-de-artifício. "Felicito o ABC pela conquista do título na Liga de andebol e julgo que este domingo (amanhã) poderá ser mais um dia de festa para a cidade de Braga", alvitrou, pedindo ao mesmo tempo um último esforço aos adeptos. "O apoio do nosso público foi decisivo no jogo com o Belenenses e confesso que há muito tempo que não assistia a uma festa tão bonita. Seria bom que o nosso estádio voltasse a encher", sublinhou. Espremida em poucos minutos a grande meta dos minhotos, o técnico voltou a confirmar, talvez para os mais incrédulos, que a preparação da nova época continua em marcha. "As coisas já estão mais ou menos definidas", testemunhou.

Quanto a nomes de reforços ou a simples confirmações de renovações, nem uma palavra... a soar a novidade. "Melhor do que eu para responder a essa pergunta só vocês (jornalistas). São vocês que escrevem e são vocês que têm essas informações", gracejou.



Remodelações serão pontuais

Como quase tudo está bem, Jorge Costa não vê motivos para proceder a alterações profundas no plantel do Braga. "Não há motivos para isso", argumentou, confessando ao mesmo tempo o desejo de um dia poder bater-se pelo título, talvez até pelos minhotos. "Gostava de fazer uma equipa para lutar pelo título; todos querem sempre mais e melhor. A Naval ou o Guimarães também pensam assim. Dentro das possibilidades do Braga, vamos ver o que se consegue", apreciou, deixando bem claro que tudo será previamente anunciado no fim da pré-época. "Na primeira conferência de Imprensa já vos poderei dizer quais serão os nossos objectivos", prometeu.



FC Porto melhor encaminhado

Especialista em travar jogadas de ataque, Jorge Costa não se deixou trair logo pelo coração quando lhe pediram uma opinião sobre quem será o campeão nacional. "Estou convencido de que o Braga vai conseguir o quarto lugar... Em termos percentuais, o FC Porto é a equipa com mais probabilidades", observou.



Matador do Alagoano possível para o ataque

Pertencente aos quadros do Corinthians Alagoano, Reinaldo é dado como certo em Portugal, a partir da próxima época, pela Imprensa brasileira. O Paços de Ferreira é um dos clubes interessados nos seus serviços, mas não espantará se o seu destino final for o Braga, pois ainda na quinta-feira os minhotos acertaram a contratação de Anilton Júnior (Aves) com o empresário António Araújo, que, como é sabido, é proprietário do Corinthians Alagoano. Sabe-se que o agente aproveitou a reunião para referenciar alguns dos seus craques que tem em carteira e, naturalmente, o nome de Reinaldo veio à baila. Se o Braga avançar para a contratação do artilheiro brasileiro, que conta actualmente 14 golos marcados no campeonato alagoano, o CRB de Alagoas terá direito a uma compensação financeira, pois assegurou o seu empréstimo até Novembro. Prestes a despedir-se de Braga está o atacante Diego, operado recentemente ao pé esquerdo. Vinculado ao Atlético de Madrid por quatro épocas, o avançado conta regressar ao Brasil já na quarta-feira.



Luís Filipe inquieta SAD

Manchete num diário desportivo de distribuição grátis, a notícia de que Luís Filipe poderá estar a caminho do Benfica, graças à amizade entre Luís Filipe Vieira e António Salvador, deixou indignada a SAD do Braga. Fonte oficial ligada aos minhotos estranhou as declarações prestadas pelo empresário Jorge Manuel Mendes, segundo o qual o lateral-direito "é um dos nomes que está em cima da mesa", e negou conversações com o clube da Luz relacionadas com uma eventual troca de jogadores. Depois ter estado com um pé no Anderlecht em Janeiro, o defesa tem pela frente apenas mais um ano de contrato, estando o seu passe avaliado em dois milhões de euros.



Eduardo é para voltar

Aconteça o que acontecer amanhã ao Beira-Mar, o futuro de Eduardo continuará a passar pelo Braga, ao qual está vinculado por mais duas épocas. O guarda-redes passou ontem pelos escritórios da SAD dos minhotos e poderá já ter recebido a informação de que terá de se apresentar às ordens de Jorge Costa a partir de segunda-feira, tendo rumado de seguida a Aveiro para treinar, nitidamente bem-disposto.



Nem pronto para a luta

Condicionado ao longo da semana devido a problemas musculares, Nem foi a grande novidade do penúltimo treino do Braga. O central já recuperou, reintegrou o grupo e apresenta-se em condições de entrar na lista de convocados para o jogo com o Nacional. Entregues aos cuidados do departamento médico continuam Luís Filipe, Chmiest e Andrade. Já Madrid terá de cumprir castigo, em virtude de ter sido expulso no Bessa.



Abdu voltou a mostrar-se

Os treinos do Braga são pródigos em caras novas, a maior parte das vezes em exclusivo para fotógrafos e repórteres de imagem. Diz quem viu que Abdu, um jovem senegalês de 17 anos, foi uma das atracções de mais uma manhã de trabalho nos relvados de apoio do Municipal de Braga. Contratado para reforçar a equipa de juniores, o médio-ofensivo tem sido pontualmente chamado à equipa profissional e ontem teve mais uma oportunidade para mostrar o seu valor.

in OJOGO





Confiança acima de tudo
O Sp. Braga defronta, amanhã, o Nacional, pelas 19h15, no último jogo da época. Jorge Costa confessa estar confiante na vitória e acredita que é possível alcançar o quarto lugar.

Diz o ditado que a espe-rança é a última a morrer. No Sporting de Braga é este espírito que reina até amanhã. Espírito de confiança, acima de tudo. Confiança na vitória frente ao Nacional, no apoio em massa dos adeptos e esperança na escorregadela do Belenenses e o alcance do quarto lugar do campeonato. Esperança em mostrar ao país que Braga - para além do título de quarta cidade - se orgulha de ser o quarto grande nome do futebol nacional.
"Espero e estou convencido que o Sp. Braga vai conseguir o quarto lugar", frisou Jorge Costa, em jeito de antevisão do último jogo da época.

O treinador lembra que o quarto lugar "não depende de nós", mas acredita que a sorte vai estar do lado dos arsenalistas: "nos últimos jogos temos feito tudo para o conseguir. Neste momento, não estamos no quarto lugar, porque o Belenenses não tem perdido pontos, portanto o grande objectivo para domingo é vencer o Nacional e esperar que, no final do jogo, todos possa-mos ter uma boa notícia que  passa pelo Belenenses perder pontos", sublinhou.

Optimista, Jorge Costa aguarda ainda por estádio cheio para fechar com chave de ouro a temporada: "a cidade está de parabéns, queria dar os meus para-béns ao ABC. Domingo pode ser um dia de festa para a cidade. No jogo com o Belenenses, o apoio do público foi decisivo, há muito tempo que não via um jogo de futebol com uma festa tão bonita. Ainda há um objectivo para o Sp. Braga e gostaria de ver o estádio da mesma forma que vimos com o Belenenses".

Em ano de estreia de como técnico principal, Jorge Costa tem uma média de dois pontos por jogo desde que assumiu o comando do clube, número que deixa o treinador "contente e de consciência tranquila". "Estou à frente de um grupo de grandes profissionais, de grande qualidade. Mesmo tendo o Sp. Braga feito uma época um pouco atípica com três treinadores, o saldo final é bastante positivo", destacou.
Sem querer levantar muito o véu quanto ao futuro, Jorge Costa diz que "há já algum tempo que estamos a trabalhar na próxima época e as coisas já estão mais ou menos definidas".
"Sinto-me orgulhoso dos jogadores, não haverá uma grande remodelação, até porque, não haverá motivos para isso", rematou.

Nem sem limitações, Andrade e Chmiest condicionados
O Sporting de Braga treinou, ontem de manhã, tendo em vista a recepção ao Nacional, jogo a contar para a última jornada do campeonato.
Debaixo de muito calor, nos relvados de apoio ao Estádio Municipal, Jorge Costa dirigiu o treino com vários exercícios técnicos. No boletim clínico, a novidade vai para Nem que treinou, sem limitações, com os restantes companheiros.
Luis Filipe deu continuidade à sua recuperação com trabalho de reintegração progressiva. O polaco Chmiest realizou treino condicionado no relvado e trabalho complementar no ginásio, enquanto o médio Andrade ficou pelo interior do estádio a realizar trabalho compensatório no ginásio.
Hoje é dia de último treino, à porta fechada, agendado para as 10h.
A lista de convocados é divulgada ao início da tarde.

in CM





João Pinto por mais um ano
DECIDIU PROSSEGUIR A CARREIRA E A SAD QUER RENOVAR

      
Fruto da uma época a todos os títulos positiva – 36 jogo com atitude contagiante em campo e centenas de passes de rotura – João Pinto vai ser convidado a renovar o contrato que está a expirar com o Sp. Braga.

Senhor de uma frescura física invejável, JVP tem dado sinal claro de que ainda não chegou a hora de arrumar as botas e, à beira de completar 36 anos, já tomou a decisão de jogar mais um: em Portugal, noutro país europeu, ou no Dubai, JVP vai continuar a encantar os fãs.

Ele que, em plena epopeia europeia do Sp. Braga, afirmou que não abandonaria enquanto sentisse forças para competir com rapazes de 20 anos, até poderá coexistir em Braga com o filho Tiago, que faz na próxima época a transição para o futebol sénior. A ideia germinou na SAD minhota no início do ano e terá agora pernas para avançar...

in Record





Ganhar ao Nacional e esperar boa notícia

Jorge Costa fez ontem a antevisão do último jogo da época do Braga, aproveitando também para efectuar um balanço da temporada que agora está a terminar e para fazer uma primeira abordagem da próxima época. Apesar de ainda não ter sido oficializada a sua continuidade no comando da equipa, o treinador dos arsenalistas garantiu que a temporada de 2007/08 está a ser planeada há muito tempo e que "não há motivos para fazer uma grande revolução na equipa". O técnico não comentou as notícias dos últimos dias, embora sejam certas as contratações do defesa Anilton Júnior (Aves) e do avançado Zé Manuel (Boavista).

Sobre o jogo de amanhã com o Nacional (19.15 horas), que poderá dar à equipa minhota o ambicionado quarto lugar da Liga, Jorge Costa relevou optimismo. "O objectivo é ganhar ao Nacional e esperar por uma boa notícia no final", afirmou, referindo-se à partida que o Belenenses irá disputar com o Sporting. Recorde-se que a formação do Restelo parte para a última jornada em igualdade pontual com os bracarenses, mas em vantagem no confronto directo, pelo que, para ficar em quarto, o Braga tem de vencer amanhã e esperar que o Belenenses não ganhe em Alvalade (um empate com o Nacional também serve, desde que o Sporting derrote a equipa de Belém).

O ex-internacional português mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos pelo Braga ao longo da temporada, independentemente da obtenção do quarto posto. "Estou contente, de consciência tranquila, e com a sensação de que lidero um grupo de grandes profissionais, de atletas de grande qualidade, numa época que podemos considerar atípica. Com três treinadores a passar pela equipa, o saldo final terá de ser considerado bastante positivo", comentou.

O treino de ontem ficou marcado pelo regresso em pleno de Nem e pelo trabalho condicionado de Andrade e Chmiest. Luís Filipe (lesionado) e Andrés Madrid (castigado) são baixas confirmadas na convocatória que será divulgada hoje.

in JN

braga2007

Pedro Costa, Paíto e Césinha regressam frente ao Nacional 

O técnico Jorge Costa já pode contar com os jogadores Pedro Costa, Paíto e Césinha, de regresso, para a recepção ao Nacional, última partida da 30.ª jornada da Liga, desafio que está agendado para amanhã pelas 19h15.


 
 
O Sp. Braga é actualmente quinto classificado, mas com os mesmos pontos do Belenenses, que ocupa a quarta posição, ambos os postos dão acesso à Europa.

Lista de convocados:

Guarda-redes Paulo Santos, Dani

Defesas: Pedro Costa, Paulo Jorge, Nem, Paíto, Carlos Fernandes, Rodriguez

Médios Davide, João Pinto, Césinha, Castanheira, Frechaut, Ricardo Chaves, Gama, Vandinho

Avançados Wender, Maciel, Zé Carlos, Chmiest

in a bola