News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/05

Started by nandes, 16 de May de 2007, 08:55

Previous topic - Next topic

nandes





Jorge Costa avalia atletas emprestados

PRÓXIMA SEMANA É DECISIVA




A semana de treinos que o Sp. Braga agendou após o jogo com o Nacional servirá, essencialmente, para Jorge Costa apreciar as qualidades dos jogadores que estiveram emprestados esta época.

Mais do que preparar a participação nas festas da subida do Merelinense (4.ª feira) e Atlético Valdevez (sábado), o técnico pretende ver em acção atletas que poderão regressar na próxima época, como é o caso de Pedro Pereira (Vizela), Filipe (Leixões) ou João Pedro (Penafiel).

Luisinho (Fátima), Miguel Oliveira (Gondomar), William (Gil Vicente), Diego e Tiago (Moreirense) são outros atletas com vínculo ao Sp. Braga, mas que poderão rescindir ou seguir emprestados.

Por definir continuam os processos de João Tomás e Eduardo. O Al Rayyan ainda não oficializou a compra do passe e o guardião foi alvo de uma oferta do empresário que gere o Beira-Mar, mas a SAD considerou curta.



Um treino diferente


O treino de ontem foi agitado por uma centena de deficientes da APPACDM, que, em grande algazarra, cumpriram o sonho de confraternizar ao vivo com os craques e ofereceram um presente produzido na escola.

A sessão registou a reintegração de Cesinha, ao passo que Wender fez treino condicionado. Luís Filipe e Nem ficaram pelo ginásio, em trabalho compensatório.



In Record



====================================================================




Zé Manel na rota do Minho


Quando, na próxima semana, António Salvador começar a definição do plantel com a rubrica do prolongamento dos contratos com os jogadores cujas conversações já decorrem há cerca de dois meses - como são os casos de Paulo Santos, Vandinho ou Zé Carlos - já contará com um reforço certo - Bruno Tiago (Gil Vicente) e outro que está a caminho: o boavisteiro Zé Manel. O primeiro para o meio-campo defensivo, o segundo para os extremos, já que o jogador axadrezado assume qualquer uma das alas facto que o torna, apesar dos 32 anos que figuram no bilhete de identidade, um jogador interessante. Apesar de ainda não haver nada assinado, os termos do acordo já estarão estabelecidos, o que, por fim, desvenda a razão pela qual, na posse de uma proposta para renovar da SAD do Boavista, Zé Manel nunca terá aceite sentar-se para discutir os termos de um novo vínculo. Com o acordo estabelecido e que, em princípio, terá uma duração de duas temporadas, Zé Manel reencontra-se com o destino depois de há três temporadas, quando encerrou um ciclo de cinco anos em Paços de Ferreira - onde ingressou saído dos Caçadores das Taipas -, ter recusado a proposta do Braga por entender mais vantajoso ingressar no clube do Bessa. Com a chegada de Zé Manel, passam a ser dois os extremos, o outro é Davide, enquanto permanece uma incógnita sobre o futuro de Maciel que, vinculado ao FC Porto, fica refém do poder decisório dos responsáveis do Dragão. Contudo, quem conhece o jogador axadrezado sabe que não é apenas à direita que joga, podendo ocupar também um lugar na esquerda onde acontece um pouco do mesmo, ou seja, Wender está em fim de linha no clube e Cesinha será, até ver, o único extremo de raiz. Pouco provável que seja utilizado na esquerda, Zé Manel será sempre uma alternativa a ter em conta. O facto de estar em final de contrato facilita a sua contratação pelo Braga que nada tem a pagar à SAD axadrezada que, há dias, a propósito do que falta pagar da transferência de Silva para o Bessa, teve uma atitude que irritou toda a gente em Braga. Não deve, contudo, esta acção ser considerada como um acto de vingança, dado que o acordo já tem algumas semanas e as conversações mais tempo ainda.
Conhecido por ser um jogador raçudo e determinado, Zé Manel surge com surpresa para as próximas duas temporadas dos minhotos, numa altura em que o seu nome já surgiu associado a uma possível convocatória para a Selecção Nacional, razões mais do que suficientes para andar satisfeito, com a sua carreira já perto do final. O início da próxima semana confirmará estas e outras situações, sendo visível a continuação da política da SAD minhota na aquisição de jogadores a custo zero mas com valor competitivo indiscutível.



Carlos Fernandes apto


Wender integrou ontem a fase inicial dos trabalhos de grupo, mas pouco depois abandonou os companheiros e cumpriu à parte um trabalho específico de recuperação da mazela que o afecta nos gémeos da perna esquerda. O herói do Bessa, estatuto adquirido através do golo (único no jogo) que ditou o triunfo da sua equipa e manteve acesa a esperança na reedição do quarto lugar, vai prosseguir os treinos de reintegração progressiva e, em virtude da evolução da situação clínica do esquerdino, as perspectivas apontam para que esteja disponível para o derradeiro e decisivo confronto com o Nacional, na luta pelo quarto lugar. Garantida está a disponibilidade do lateral-esquerdo Carlos Fernandes, que ontem reintegrou os trabalhos de grupo praticamente sem limitações e está por isso restabelecido da contusão que o apoquentou numa das coxas.
À parte, na companhia do fisioterapeuta Francisco Miranda, também treinou o lateral-direito Luís Filipe, cuja ausência do embate com a equipa madeirense é um dado adquirido, enquanto a disponibilidade de Cesinha carece ainda de confirmação. O brasileiro já treinou ontem com os companheiros e cumpriu toda a sessão, apesar de o ter feito com algumas limitações. Quem não subiu ao relvado foi o central Nem, que prosseguiu no ginásio o trabalho de consolidação física. Para hoje, de manhã, está agendado mais um ensaio de preparação para a recepção aos nacionalistas.




Zé Carlos e o pau-brasil



Zé Carlos já fala como reforço do Braga... Em declarações ao Globoesporte.com, o artilheiro da formação minhota confirmou o sucesso das conversações para a sua continuidade na Cidade dos Arcebispos conforme O JOGO avançou na semana passada. Numa entrevista ao sítio brasileiro, o máximo goleador bracarense – soma 15 golos – revelou boa disposição e avançou mesmo com as intenções assim que terminar a futura nova ligação ao clube minhoto. "Vou renovar por dois anos e depois quero voltar", disse Zé Carlos que, apesar da sua preferência de ir para o Flamengo, clube onde jogou "os dois anos mais marcantes da carreira", não escolhe destino para voltar: "Só precisa honrar os compromissos e não se atrasar nos salários", sublinhou o jogador que não pensa voltar ao Brasil antes de 2009. Bem humorado, Zé do Gol não deixou de brincar com o detalhe histórico que une os dois países. Confrontado com o facto histórico de Portugal, nos primeiros 100 anos de colonização, ter importado das terras de Vera Cruz cerca de 150 mil toneladas de pau-brasil, Zé Carlos brincou afirmando que, se assim foi, "está na hora de a gente pegar um pouquinho de volta". Congratulando-se por haver tantos brasileiros no plantel, Zé Carlos justifica-o ao nível da comunicação: "A gente se entende só no olhar, na malandragem", explicou, referindo-se à relação com os extremos Maciel e Wender.




Castanheira deixa garantia

"A nossa motivação está em alta"




Castanheira, há 14 anos na equipa minhota – o que faz dele o jogador há mais tempo no mesmo clube –, considera a época em curso "a melhor de sempre desde que a equipa consiga atingir o quarto lugar". "Já estive numa final da Taça de Portugal e essa foi uma época muito boa", disse, destacando, contudo, o facto de na época em curso o Braga ter protagonizado uma "grande participação na Taça UEFA". Sobre o jogo que poderá permitir o atingir do derradeiro objectivo – quarto lugar –, Castanheira deixou uma garantia aos adeptos, afirmando que "a motivação do grupo está em alta", congratulando-se com a decisão da SAD de abrir facilidades à presença de público no estádio, no domingo. "Frente ao Belenenses foi espectacular e domingo quem entrar em campo vai querer sentir outra vez esse apoio", sublinhou o médio, agradecendo o carinho manifestado pelos adeptos ao longo da época.




Em Merelim e em Valdevez



Como O JOGO escreveu na edição de ontem, o plantel minhoto não fecha a época desportiva no momento em que o árbitro Pedro Henriques der por terminado o jogo com o Nacional. Pela frente, há ainda uma semana de trabalho - os jogadores seguem para férias apenas no dia 26 -, tendo a equipa técnica dado indicações para que, no tempo que resta de trabalho, fossem agendados dois jogos. Pois bem, os adversários foram encontrados bem como as datas, sendo que o primeiro deles será na próxima quarta-feira, em Merelim, diante da formação local, enquanto o segundo acontecerá no sábado, em Arcos de Valdevez. No horizonte do técnico, além de manter os jogadores em actividade no que resta do mês, está também a possibilidade de vir a observar mais de perto alguns dos jogadores esta temporada cedidos a outros emblemas.



 
Alunos viram treino matinal


Numa semana em que o clube procura capitalizar o máximo de apoios tendo em vista uma presença maciça nas bancadas para o jogo com o Nacional, o treino de ontem da formação minhota, o primeiro da semana depois de dois dias de folga, contou com a presença especial dos alunos e utentes do núcleo de Gualtar da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental que tiveram a oportunidade de conviver com os jogadores. Na circunstância foi entregue um presente para o presidente da SAD, António Salvador.



 
Jogadores na escola



As jornadas "Aprender através do Desporto" conhecem hoje a quinta e última jornada, marcada para a escola EB 2/3 Francisco Sanches, onde participarão um grupo de jogadores do Braga, dando o seu testemunho pessoal sobre hábitos alimentares em atletas de Alta Competição. Na circunstância deverá ser feito um apelo para a presença dos jovens na partida de domingo, já que a SAD quer novamente encher as bancadas do Estádio Municipal para o jogo que poderá classificar a equipa no quarto lugar.




In O JOGO




====================================================================




Acabar a época em festa




A equipa arsenalista deu ontem o pontapé de saída para o último jogo do campeonato. Com a moral em alta, Castanheira quer encerrar a época em grande, "no 4.º lugar da Liga" e com "casa cheia" no domingo, frente ao Nacional. 



O Sporting Clube de Braga quer acabar a época em grande, com uma vitória frente ao Nacional da Madeira, e no quarto lugar da Liga Portuguesa, e, mais uma vez, conta com o apoio dos adeptos bracarenses para fazer a festa no domingo, naquele que será o último jogo em casa da época. Depois do "capitão" Paulo Jorge, ontem foi a vez do "vice"-capitão Castanheira vir a terreiro lançar o apelo para uma presença em massa dos adeptos arsenalistas, no próximo domingo, às 19h15, no Estádio Municipal de Braga.

"Domingo queremos conquistar o último objectivo da época: o 4.º lugar. Se o conseguirmos, como temos esperança, será sem dúvida uma das melhores épocas de sempre do Sp. Braga. E com o apoio fantástico dos nossos adeptos, estamos convictos que vamos conseguir esse objectivo. Sabemos que a Direcção pediu 'casa cheia' e seria realmente fantástico ver repetido aquele apoio espectacular do jogo com o Belenenses. Esse jogo foi de arrepiar e gostava que se repetisse no domingo, porque um jogador sente sempre de forma especial esse carinho e essa força vinda das bancadas, que fez muitas vezes com que as coisas nos corressem melhor. Os nossos sócios e adeptos foram excepcionais ao longo da temporada, e apesar dos contratempos, estiveram sempre do nosso lado. Por isso estamos muito motivados para vencer, domingo, o Nacional e oferecer esse triunfo aos nossos adeptos", destacou Castanheira.

A cumprir a sua décima primeira época no plantel principal, Castanheira é um dos símbolos do clube bracarense. O médio já defende a camisola arsenalista há 15 anos, sendo um dos impulsionadores da mísitca bracarense no interior do balneário. Num breve balanço da temporada, Castanheira lamenta apenas o dissabor em Belém que hipotecou o sonho de irem ao Jamor...
"Houve apenas um objectivo que não foi alcançado, a final da Taça de Portugal, onde, infelizmente, ficamo-nos pelas meias-finais. Não posso deixar de destacar o arrepiante apoio que tivemos em Belém, e apesar da tristeza de todos, fomos aplaudidos pelos adeptos. Mas tivemos uma grande participação na Taça UEFA, onde realizamos 10 jogos de grande nível", rematou, satisfeito, Castanheira.





In Correio do Minho




====================================================================





ECOS DE BRAGA


Zé Manuel já assinou e João Pinto vai continuar  




O Braga tem garantida a contratação de Zé Manuel para as próximas temporadas. O avançado, que joga no Boavista desde 2004, termina contrato com o clube do Bessa no final desta época, e já se comprometeu com o clube minhoto.Apesar de ser uma das peças chave da equipa axadrezada, na qual tem estatuto de titular indiscutível, Zé Manuel preferiu dar um novo rumo à carreira, que recebeu um grande impulso na semana passada, com a notícia da sua pré-convocação para a selecção portuguesa, tendo em vista o jogo do dia 2 de Junho com a Bélgica, a contar para a fase de qualificação do Euro 2008.Zé Manuel pode ser utilizado em qualquer um dos flancos ou até como segundo avançado, e a sua aquisição insere-se na política de renovação da equipa bracarense para a próxima época, como substituto natural de Wender, caso se confirme a saída do extremo para o futebol japonês.A SAD minhota está, também, prestes a chegar a acordo para a continuidade de João Pinto por mais uma temporada. O internacional português decidiu prolongar a carreira pelo menos por mais um ano, e será mesmo em Braga que continuará a jogar, depois de ter sido um elementos essenciais nos bons resultados que a equipa arsenalista conseguiu esta época, sobretudo na Taça UEFA e na Taça de Portugal.Na Liga portuguesa, que o Braga tentará terminar no quarto lugar, cumprindo o objectivo de se apurar, pelo quarta vez consecutiva, para as competições europeias, JVP fez até agora 23 jogos, 18 deles como titular, merecendo a confiança dos três treinadores que passaram pelo clube nos últimos meses (Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves e Jorge Costa). O actual técnico da equipa bracarense foi um dos impulsionadores da continuidade do internacional português, já que o considera fundamental nos planos para a próxima época.Para além de João Pinto, também o avançado Zé Carlos vai continuar em Braga. O brasileiro prepara-se para renovar por dois anos com o clube minhoto, tendo afirmado ontem à imprensa do seu país que o novo contrato "já está apalavrado". Zé do Golo, como é conhecido em Braga, já marcou seis golos no campeonato que termina no domingo. Cesinha recuperado já voltou aos treinosA presença de Cesinha foi a novidade do treino de ontem do Braga, o primeiro da semana, depois das folgas de domingo e anteontem. O extremo brasileiro está recuperado de uma lesão num tornozelo e deve estar à disposição de Jorge Costa para o jogo de domingo com o Nacional (19.15 horas).Luís Filipe de forae Nem em dúvidaEstá confirmada a ausência de Luís Filipe no último jogo da época. O lateral-direito continua lesionado e voltou a não treinar ontem, tal como Nem. O central brasileiro ficou no ginásio e está em dúvida para a partida com o NacionalCastanheira pede apoio do público bracarenseCastanheira afirmou ao site oficial do Braga que espera ver as bancadas do Estádio Municipal cheias no domingo, a exemplo do que aconteceu no jogo com o Belenenses. Recorde-se que os bilhetes para sócios do clube bracarense custam apenas um euro, enquanto para os restantes adeptos custam três euros.



In JN



====================================================================





UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL