News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 12/05

Started by Pé Ligeiro, 12 de May de 2007, 09:58

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Europa com pronúncia do Norte

Dois homens que aprenderam, com a camisola do FC Porto, que o verbo ganhar se conjuga com todas as forças e sem limites defrontam-se, esta noite, no Bessa, na esperança de conseguir transmitir essa forma de estar àqueles que orientam, tendo em vista a defesa de um objectivo comum: a presença nas competições europeias. Para o Braga de Jorge Costa, que na última jornada igualou o Belenenses com um desses golpes de ambição só ao alcance de quem sabe o que quer, num jogo de casa cheia ao qual um ex-boavisteiro, Carlos Fernandes deu um final feliz, a Europa está de portas abertas. Jaime Pacheco enfrenta um caminho mais penoso para dar um final inesperadamente positivo a época transtornada desde o início. Injectar querer no plantel não tem sido fácil, embora o Braga tenha já chegado ao nível dos adversários mais aliciantes, aqueles que reclamam o melhor deste Boavista de contrastes, que depois de vencer o líder FC Porto perdeu com o Beira-Mar, penúltimo da tabela, apesar da superioridade numérica de que dispôs na durante a maior parte do desafio. Vencer o Braga não será suficiente para abrir aos axadrezados a porta da UEFA, mas será essencial para manter aberto o caminho via Taça Intertoto, disputado com Leiria e Marítimo. Os leirienses já estão fora do alcance, mas, caso ultrapassem o Paços de Ferreira e se qualifiquem directamente para a Taça UEFA, a Intertoto passa a ser discutida a dois, com o Boavista a visitar os Barreiros, na última jornada.
Estádio do Bessa, no Porto
21h00 | Sport TV 1
João Ferreira [AF Setúbal]
Pais António + Luís Salgado
 
BOAVISTA

Treinador JAIME PACHECO
82 | Peter Jehle GR
22 | Lucas LD
3 | Ricardo Silva DC
4 | Cissé DC
30 | Mário Silva LE
66 | Tiago MD
25 | Essame MD
5 | Kazmierczak MD
7 | Zé Manel AD
29 | Linz AV
23 | Hugo Monteiro AE
1 | William GR
27 | Marquinho LD
8 | Livramento MO
28 | Ricardo Sousa MO
11 | Grzelak AE
9 | Fary AV
33 | Marcos António AV
 
Braga

Treinador Jorge Costa
1 | Paulo Santos GR
17 | Frechaut LD
3 | Paulo Jorge DC
28 | Rodriguez DC
13 | Carlos Fernandes LE
23 | Madrid MD
10 | João Pinto MO
88 | Vandinho MO
19 | Maciel AD
77 | Zé Carlos AV
15 | Wender AE
12 | Dani GR
5 | Nem DC
16 | Andrade MD
14 | Castanheira MO
7 | Davide AD
87 | Gama AD
79 | Chmiest AV



Chmiest disponível para o ataque

Terminaram as dores de cabeça de Jorge Costa relacionadas com as opções disponíveis para o ataque do Braga. Depois de Zé Carlos ter reintegrado o grupo na quinta-feira, ontem foi a vez do polaco Marcin Chmiest trabalhar a cem por cento, tendo entrado por isso na lista de convocados que encerra como grande novidade o nome de Ricardo Chaves. De fora do leque de opções do treinador ficaram Luís Filipe e Cesinha, entregues aos cuidados do departamento médico, e ainda Paíto e Pedro Costa, ambos por opção técnica. De resto, não se esperam grandes alterações no onze inicial arsenalista para esta visita ao Estádio Bessa, a menos que Jorge Costa opte por reforçar a linha média com um recuperador de bolas: Andrade ou Ricardo Chaves.



Jorge Costa
"Não é complicado motivar a equipa"


Mesmo apologista da tese de que o futebol "não é uma ciência exacta", Jorge Costa está agora mais confiante do que nunca, pelo menos do que "há quinze dias", quanto à possibilidade de o Braga se isolar no quarto lugar. O Sporting, que se atravessa no caminho do Belenenses na última jornada do campeonato, poderá ser uma valente ajuda, mas o técnico prefere, por enquanto, concentrar-se no essencial, que consistirá em tentar levar a melhor sobre um enigmático Boavista. Ou talvez mesmo traiçoeiro, especialmente para o FC Porto, que viu a sua vida complicar-se, rumo à conquista do título, ao perder no Bessa. Ora, será precisamente nesse local do crime que os minhotos terão de fazer pela vida e, dadas as circunstâncias, Jorge Costa até acha que não terá de puxar muito pela imaginação para espicaçar a sua equipa. "Não é complicado motivar a equipa, pois deu muito trabalho chegar até aqui. É verdade que estamos a duas semanas das férias, mas a última imagem é que conta, pelo que não serão necessários grandes discursos", avaliou.
Por mais que se vire o disco, a música parece ser a mesma de sempre entre os arsenalistas e o técnico é o primeiro interessado em manter o ritmo forte. "Lutaremos pelas vitórias até à exaustão e vamos acreditar que eles (Belenenses) poderão perder pontos", frisou, sendo ao mesmo tempo preciso na definição do perfil do Boavista. "É uma equipa instável, mas capaz de fazer grandes jogos, como aconteceu frente ao FC Porto. Como não perseguem qualquer objectivo preciso, a pressão deles é zero. Nós é que estamos realmente pressionados, pois pretendemos terminar o campeonato na quarta posição", repetiu. Certo de que os axadrezados jogarão de forma "desinibida", Jorge Costa tão depressa pensa nas "individualidades" do adversário como no carisma de Jaime Pacheco. "As suas equipas jogam normalmente à sua imagem", atirou.



João Pinto é "especial"

Por entre a nublosa de dúvidas do Braga há um nome que brilha com intensidade. Chama-se João Pinto e a sua continuidade no clube parece depender unicamente da vontade do camisola 10. "O João Pinto é um caso especial; trata-se de uma grande profissional que contribuiu (e de que maneira) para o sucesso do Braga. A seu tempo, as coisas vão resolver-se", observou Jorge Costa, embora acrescentando que ainda não conversou com o atacante sobre o seu futuro e respectivo contrato que expira no fim do mês. "Apenas com o presidente", precisou. Como o atacante é "um grande homem e grande jogador", Jorge Costa comentou até, em jeito de brincadeira, que gostaria tê-lo sempre por perto. "Nem que fosse para entreter o meu filho", atalhou.



António Salvador é para manter

Se tudo dependesse da vontade de Jorge Costa, a possibilidade de António Salvador dar o lugar a outro até Outubro já se tinha esfumado na atmosfera há muito tempo. O técnico tem acompanhado atentamente esta questão, mas não se mostra preocupado. "Não acredito que ele abandone o clube sem um motivo forte", justificou, destacando de seguida as boas acções do dirigente. "Os adeptos, a estrutura e o grupo de trabalho nutrem um sentimento de gratidão por ele, pois o clube cresceu imenso nos últimos quatro anos. Tal ficou a dever-se ao seu trabalho e eu estou esperançado na sua continuidade", expôs, revelando, por fim, que tem conversado com o dirigente quase diariamente com o objectivo de preparar a nova época.



Andrés Madrid vai renovar

O argentino Andrés Madrid está prestes a prolongar a sua ligação ao Braga por mais três épocas. O contrato do centrocampista apenas expira em 2009, mas a SAD deseja esticá-lo um pouco mais, de modo a poder aumentar ao mesmo tempo o valor da cláusula de rescisão. O empresário Hernan Berman cruzou ontem o Atlântico e deverá apresentar-se em Braga nos próximos dias para definir, de uma vez por todas, o futuro do jogador.



Léo Fortunato em estudo

O brasileiro Léo Fortunato é um dos nomes que o Braga tem em agenda com vista ao reforço do centro da defesa, onde já não constará o nome de Nem a partir da próxima época. Com 23 anos e uma estampa física apreciável (mede 1,84 m para 81 kg), o defesa despontou ao serviço do Madureira (Rio de Janeiro) e representa actualmente o Cruzeiro, para onde se transferiu em Abril, a troco de 110 mil euros e ainda da compra de metade dos seus direitos federativos. Observado recentemente pelos minhotos, Fortunato poderá chegar a Braga num quadro de empréstimo.



Apenas 75 bilhetes cedidos

Apenas 75 bilhetes foram enviados para Braga gratuitamente e quase todos destinaram-se aos membros das claques da equipa minhota. Quem não foi contemplado por esta permuta com o Boavista e deseja assistir ao jogo no Bessa, terá de escolher entre bilhetes a 20 e 40 euros.


IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Jorge Costa: «Situação de João Pinto está a ser tratada»
TÉCNICO JÁ FALOU COM PRESIDENTE



Jorge Costa afirmou que a próxima época "já está a ser preparada há muito tempo", sendo que o estágio de pré-temporada vai decorrer na Alemanha, em vez do tradicional Centro de Estágios de Melgaço. O treinador do Braga esclareceu ainda que a situação de João Pinto está a ser tratada pelo presidente.

"É um grande profissional, um grande jogador, que contribuiu e de que maneira para o sucesso do Braga. A seu tempo, com o presidente, as coisas serão resolvidas. Ainda não falei com ele, mas já falei com o presidente, e ele está a tratar disso. Estamos a falar de um grande e bom jogador", disse.

No que diz respeito a renovações e dispensas, Jorge Costa nada acrescentou: "Os jogadores têm consciência de que conto com todos eles até final da época".

O treinador acredita que António Salvador vai continuar na presidência do clube "arsenalista" e da SAD depois do final do seu mandato, em Outubro.

"Sei que o presidente não deixará o Braga de um momento para o outro. Só um motivo muito forte o faria tomar essa decisão e estou confiante que vai continuar. Todos os adeptos têm um sentimento de gratidão para com o presidente, porque o Braga cresceu nos últimos quatro anos como clube e nas suas estruturas. Isso deve-se em grande parte a António Salvador", afirmou o técnico.

IN RECORD






BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Boavista-Sp. Braga: entre o orgulho e as contas europeias

O Boavista recebe o Sporting de Braga na 29ª jornada da Liga 2006/07. Um confronto às voltas com o estatuto de quarto grande, se bem que os axadrezados estejam limitados à defesa da honra, nesta altura, uma vez que a época conturbada atirou a equipa para a segunda metade da tabela classificativa.
A formação arsenalista, por outro lado, continua a lugar pelo quarto lugar com pleno direito. Na última jornada, o Sp. Braga venceu o adversário directo nessa corrida, o Belenenses, colocando-se em igualdade pontual com os azuis do Restelo. De qualquer forma, a equipa de Jorge Jesus beneficia de vantagem no confronto directo.
Assim sendo, os homens de Jorge Costa precisam de recuperar mais um ponto em relação ao Belenenses, procurando vencer no Estádio do Bessa para aproveitar um eventual deslize do Belenenses na recepção ao Marítimo.
O Boavista voltou a marcar passo depois da convincente vitória frente ao F.C. Porto. Não conseguiu vencer o Beira Mar, mesmo em vantagem numérica desde o primeiro quarto-de-hora. Jaime Pacheco procura afastar essa má imagem, não contando com o castigado Hélder Rosário. Tiago e Kazmierczak, por outro lado, voltam ao leque de opções depois de terem cumprido castigo. Nuno Pinto, Paulo Sousa, Bessa e Tambussi estão lesionados. A exemplo do que tem acontecido nas últimas semanas, Jaime Pacheco adiou a divulgação da lista de convocados para o próprio dia do encontro.
No Sp. Braga, o principal aliciante passa pela confirmação definitiva do quinto lugar. O P. Ferreira está a seis pontos mas ficará arredado desse sonho caso os bracarenses pontuem no Estádio do Bessa. Luís Filipe, Césinha e Diego são as baixas no leque de escolhas do técnico Jorge Costa, que pode contar com os avançados Zé Carlos e Chmiest, que se debateram com problemas físicos durante a semana. Aqui fica a lista de convocados do Sp. Braga:
Guarda-redes: Paulo Santos e Dani;
Defesas: Frechaut, Paulo Jorge, Nem, Rodriguez e Carlos Fernandes;
Médios: Castanheira, Andrade, Ricardo Chaves, Andrés Madrid e Vandinho; Chmiest, Avançados: Davide, Bruno Gama, Zé Carlos, João Pinto e Wender.
IN MAISFUTEBOL


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Rivalidade a meio gás pela diferença de objectivos



Boavista e Braga defrontam-se hoje à noite (21 horas, SportTV1), no Bessa, num jogo que só tem verdadeira importância para a equipa minhota. Os axadrezados já não lutam por qualquer objectivo, enquanto os bracarenses ainda aspiram ao quarto lugar, sendo para isso obrigados a somar pontos e a esperar por um deslize do Belenenses.

Jorge Costa revelou ontem que, apesar de o acesso à Taça UEFA estar garantido, o Braga fará tudo para ganhar hoje porque é importante acabar a Liga no quarto posto, a exemplo do sucedido nas duas épocas anteriores. "Não é complicado motivar os jogadores e estamos conscientes de que só falta um último esforço. O Boavista jogará desinibido, mas ainda há duas semanas provou que é capaz de fazer grandes jogos", afirmou o treinador arsenalista, referindo-se à vitória das "panteras" sobre o F. C. Porto.

O técnico do Braga comentou também a incerteza relativamente à continuidade de António Salvador na presidência da SAD minhota. "O nosso desejo é que ele continue e penso que há condições para que isso aconteça. Não creio que vá abandonar o clube sem um motivo forte", indicou, acrescentando que a próxima época está a ser preparada há muito tempo e dizendo esperar que João Pinto possa ficar mais um ano "É um grande profissional, que contribuiu imenso para o sucesso do Braga. A seu tempo, as coisas serão resolvidas. Já falei com o presidente e ele está a tratar disso". Na convocatória bracarense, destaque para o regresso de Ricardo Chaves e para a confirmação das ausências de Luís Filipe e Cesinha. Chmiest recuperou de uma lesão e foi chamado, mas vai ficar no banco.

No Boavista, que mais uma vez não divulgou a lista de convocados, Jehle, Kazmierczak e Tiago deverão voltar ao onze, depois de terem cumprido castigo na jornada anterior. Hélder Rosário (castigado), Nuno Pinto e Tambussi (lesionados) não fazem parte das opções de Jaime Pacheco, que voltou a não falar sobre o jogo, uma vez que está em "blackout" até ao final da temporada.



Convocados do Braga Paulo Santos, Dani Mallo, Frechaut, Nem, Paulo Jorge, Rodriguez, Carlos Fernandes, Andrés Madrid, Andrade, Ricardo Chaves, Castanheira, João Pinto, Vandinho, Davide, Bruno Gama, Maciel, Wender, Zé Carlos, Chmiest.

IN JN


BRAGA SEMPRE MAIS!

Kintaro

#2
"Quarto lugar continua a ser o grande objectivo"
Jorge Costa assume que os jogadores "continuam motivados" para correr pelo quarto lugar na Liga Bwin. É com esse pensamento que o Sp. de Braga joga hoje com o Boavista (21 horas), na penúltima jornada do Campeonato.

O Campeonato da Liga Bwin entra na recta final, ainda com decisões importantes por apurar. O Sporting de Braga tem assegurado a presença nas competições europeias, mas está determinado em repetir o quarto lugar das últimas duas épocas. É esse o propósito que faz correr a equipa arsenalista, tendo em vista o jogo de hoje com o Boavista (hoje) e Nacional da Madeira (última jornada).

A motivação dos jogadores, segundo Jorge Costa, não se desfez perante o aproximar do final da prova. "Não é complicado motivar os jogadores, depois de muito trabalho feito para chegar onde chegamos, estamos a três semanas das férias, mas temos de fazer um último esforço porque a última imagem é aquela que fica", alerta o responsável técnico. "Perante a época atribulada, com grandes sacrifícios, não é necessário estar com grandes discursos para motivar os atletas", adiantou.

Aponta, assim, a ambição de chegar ao quarto lugar como grande meta, depois de ter dado um passo grade nesse sentido, ao alcançar o Belenenses na classificação. "Estamos mais perto, mas continuamos a não depender só de nós, mas estou mais confiante hoje do que há 15 dias. O quarto lugar continua a ser o nosso grande objectivo", sublinhou o treinador.

A luta com a equipa do Restelo vai arrastar-se até à última ronda, ainda que o Belenenses tenha um jogo com grau de dificuldade maior, na teoria, na última jornada, ao enfrentar o Sporting. "Sabemos que o futebol não é uma ciência exacta, não podemos confiar que o Belenenses vai perder na última jornada, mas esperamos que perca dois pontos nestes últimos jogos para podermos ficar com o quarto lugar. Vamos fazer o nosso papel, lutar até à exaustão pelos seis pontos que ainda faltam disputar", argumentou o treinador.

in CM





Belenenses e Sp. Braga questionam quem é o melhor fora da ditadura de fc porto, sporting e benfica
O quarto grande somos nos

IGUALDADE pontual entre Belenenses e Sp. Braga na luta pela posição aberta a seguir à ditadura dos grandes. Já são ambos europeus na próxima temporada, resta saber em que posições (4.º ou 5.º lugares) e quem os acompanha para o último lugar disponível entre os candidatos P. Ferreira, U. Leiria e Nacional.

A questão do quarto lugar pode ficar hoje arrumada se o Belenenses vencer o Marítimo e o Sp. Braga for derrotado no Bessa pelo Boavista. Se isso acontecer os azuis embalam com três pontos de vantagem para a última ronda e a igualdade pontual favorece-os neste duelo com os bracarenses, ainda que estes tenham somado mais quartos lugares do que outra equipa qualquer ao longo do campeonato.

Obter a quarta posição será mais questão de prestígio do que outra coisa, até porque ambos os emblemas têm presença europeia garantida, mas a equipa que se colocar neste lugar reserva-se ao direito de reclamar o título de campeão fora da ditadura dos três grandes.

O Sp. Braga tem tido participação assídua no quarto lugar, com quatro presenças nas últimas 10 temporadas, pelo que é para o Belenenses o superior encanto — desde 1987/88 que a equipa do Restelo não se classifica acima dos cinco primeiros (ver quadros)!

Terceira equipa para a UEFA procura-se


Para estabelecer a ordem participativa das equipas que terão acesso à Taça UEFA na próxima temporada, resta encontrar o terceiro elemento, para além de Belenenses e Sp. Braga. Aqui a luta vai ser bem mais dura, pois existem três candidatos para um lugar. O P. Ferreira, que aspira à estreia absoluta na grande competição, parte em vantagem, mas U. Leiria e Nacional têm palavra importante a dizer.

in abola