News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 09/05

Started by nandes, 09 de May de 2007, 08:39

Previous topic - Next topic

nandes






Carlos Fernandes: «Foi o dia mais bonito»

EUFÓRICO COM O SEU PRIMEIRO GOLO



   
"Foi o dia mais bonito que vivi em Braga", confessou o defesa esquerdo Carlos Fernandes, a propósito do ambiente infernal que, no culminar do jogo com o Belenenses, o fez aventurar-se até à área para apontar o golo da vitória arsenalista: "Saí do campo com uma enorme gratidão aos sócios pelo apoio fantástico que nos deram."

Quase no culminar de uma temporada em que o par de golos marcados na pré-época foi decisivo para ganhar lugar no onze-base, Carlos Fernandes apontava, finalmente, um tento oficial com a camisola do Sp. Braga.

A enorme explosão de alegria que provocou na bancada do Municipal bracarense, ao arrancar a vitória sobre o Belenenses em cima do minuto 90, é um momento que Carlos Fernandes dificilmente esquecerá: "Foi um golo especial, pela importância que teve, uma vez que foi crucial para vencer o Belenenses e continuar na luta pelo objectivo", comenta, confessando que, apesar do balde de água fria que foi ceder o empate a 10' do fim, nunca lhe passou pela cabeça que não fosse o Sp. Braga a somar os 3 pontos: "Nunca deixámos de acreditar que iríamos ganhar. Sentimos que o empate era um resultado injusto por tudo o que tínhamos feito e nunca deixámos de acreditar que daríamos a volta ao resultado."



De pedra e cal


Chegado a meio da época passada para suprir a saída de Jorge Luiz para o D. Moscovo, Carlos Fernandes começou a revelar-se nos impedimentos de Rossato e ganhou, já esta época, a corrida com Paíto pela titularidade. Perdeu o lugar durante o esporádico regresso de Jorge Luiz, mas retomou-o de vez em meados de Março.



In Record




==============================================================================





Salvador cria tabu



António Salvador continua a manter o tabu sobre a permanência na liderança do Braga, que promete manter até final do campeonato... A ideia que ressalta é a de uma dependência directa da classificação, ou seja, a reedição do quarto lugar, o que não corresponderá de todo à verdade. O presidente da SAD arsenalista tem sido um líder de sucesso, mas não está imune às críticas, e estas têm provocado um enorme desgaste em António Salvador, daí a manifestação da vontade de sair.
Foi há quatro anos que António Salvador assumiu a presidência, afirmando na altura que a passagem pela liderança da colectividade mais representativa da cidade dos Arcebispos seria curta e cumprida com espírito de missão. Os objectivos eram o saneamento financeiro do clube e a afirmação do clube no panorama futebolístico nacional e, mais tarde, o de o tornar conhecido na Europa. Com argúcia, engenho e determinação, conseguiu superar as dificuldades e concretizar os anseios da equipa que lidera, por vezes com sacrifício da sua actividade empresarial - administra uma empresa de construção civil -, familiar e pessoal. É neste cenário de entrega e dedicação ao clube que reage mal às críticas que lhe são dirigidas, reagindo com a hipótese de saída... desde que haja alternativas credíveis. Ora, acontece que essas alternativas não se vislumbram e, como tal, é legítimo acreditar-se na continuidade, pelo menos por mais um mandato.




Um exemplo com 14 anos de ligação


O médio é o jogador na Liga há mais tempo no mesmo clube, numa ligação que, por força da renovação até 2010, pode estender-se até aos 17 anos


Castanheira completou, em Setembro, 29 anos mas quem o conhece parece-lhe que está em Braga há uma eternidade, tão grande e pouco vista, é a sua ligação ao clube minhoto. Tudo começou no... século passado quando, em 1993, após ter terminado o "Nacional" de juvenis, o técnico Toni, então nas camadas jovens do Braga, sugeriu que o médio do Chaves prestasse provas. Durante uma semana, o menino bem comportado e que se dava bem com toda a gente mostrou as suas qualidades e o Marão passou a ser apenas local de férias e de refúgio familiar. Das ruas de Chaves nascera um jogador sem limites na ambição e cujos dotes técnicos impressionavam. O apoio dos pais fez o resto e Castanheira desceu definitivamente o Marão para abraçar o derradeiro nível de aprendizagem. Pouco tempo depois a selecção sub-17 confirmou um valor que despontava e a estreia na equipa principal surge em 1996 frente ao Leça, agora pela mão de Manuel Cajuda.
Estava cumprido o sonho de chegar à equipa principal de onde nunca mais saiu até que, num ano em que Miki Fehér fez as delícias do público minhoto, surgiu do Benfica um convite com três nomes: Tiago, Ricardo Rocha e Castanheira. Desacordo de verbas fez alterar a preferência que chegava da Luz e o nome de Castanheira saiu do lote acabando Armando por ingressar no Benfica. Mas não foi esta a única oportunidade para sair, já que outras houve, até do estrangeiro, mas o acordo nunca existiu e Castanheira lá continuou em Braga a torcer pelos companheiros que seguiam novos rumos. Com alguns deles continua a passar férias e são vários os jantares que promovem.
Aos 29 anos não pensa no final da carreira e ainda sonha emigrar. A prova são os três anos que a SAD do Braga lhe deu para assinar recentemente que, no limite, estenderão a sua ligação aos minhotos até aos 17 anos. Da sua longa ligação ao clube ficou uma experiência e sapiência da realidade da colectividade que o torna uma referência obrigatória no balneário, uma espécie de "guardião da mística" bracarense. A sua posição no terreno não lhe permitiu nunca marcar muitos golos, mas é dos mais recentes que a memória puxa, como aquele apontado ao Grasshoppers, depois de ter entrado a 10 minutos do fim e que deu a tranquilidade à equipa no jogo que decidia a continuidade na Taça UEFA. Pouco utilizado nas últimas temporadas, continua a revelar-se de uma grande utilidade sempre que é chamado à equipa como o comprova os excelentes desempenhos no Estádio do Dragão e na Luz, para citar os adversários tidos como mais difíceis.



Bracarense Diego já fala como colchonero


O avançado Diego teve ontem alta na Clínica Fremap onde, na véspera, foi operado a uma fissura no quinto metatarso do pé esquerdo. Em declarações ao sítio do Atlético de Madrid, clube que detém o seu passe, Diego explicou que vai passar as próximas duas semanas com uma protecção no pé, num período que será repartido entre Portugal e o Brasil, justificando a operação pelas dores que lhe provocava. Da sua futura equipa disse ter muita vontade de representar os colchoneros e anuncia que os seus objectivos "são os mais altos", ainda que reconheça que vai ter de continuar a aprender, elogiando a qualidade da equipa madrilena "a quem faltou, em alguns momentos, sorte", desejando felicidades na luta por um lugar na próxima edição da Taça UEFA.




In O JOGO





==============================================================================




Negociações em marcha para a próxima época



Zé Carlos já acordou a renovação de contrato, Bruno Tiago (Gil Vicente) é reforço e Hélder Rosário (Boavista) pode estar a caminho. A SAD do Sporting de Braga está já a planficar a temporada 2007/08.



O presidente da SAD do Sporting de Braga já está no terreno a preparar a planificação da época 2007/08. Jorge Costa deverá contar com a estrutura do actual plantel, onde entra o ponta-de-lança Zé Carlos. Apesar de estar em final de contrato, e com algumas propostas em carteira, o jogador já tem um pré-acordo para a renovação do seu vínculo, juntando-se a Vandinho, Paulo Jorge e Castanheira no lote dos jogadores que já renovaram contratos com a SAD do Sporting de Braga.

No plano das contratações, já só falta a confirmação oficial da aquisição do médio Bruno Tiago (Gil Vicente). O futebolista, 26 anos, internacional sub-21, já foi a anunciado como reforço do clube arsenalista, sem qualquer informação em contrário pela parte da SAD do Braga.
Outro jogador a entrar nas contas do Braga é o central Hélder Rosário, 26 anos, que nas últimas três épocas representou o Boavista. Oriundo das escolas do Sporting, Hélder Rosário pode ser a opção da SAD do Braga para colmatar a saída de Nem.




In Correio do Minho



====================================================================



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL