News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Para onde vais, Fórum?

Started by ric, 08 de May de 2007, 12:50

Previous topic - Next topic

João Pedro

ja sao tres da manha e cansado como estou nao me quero alongar muito nas criticas, mas deixo um apelo: a quem escreve constantemente com maiusculas por favor parem de o fazer. alem de inestetico, a mim retira me logo a vontade de ler o que la esta escrito.
claro que por vezes tambem se pedia mais correcçao na escrita mas isso nem sempre é de todo possivel.

por ultimo pedir que se evitem quesilias entre o pessoal Braguista. participo num forum automovel e ja aí me custa perceber as "guerrinhas" entre fanaticos de marcas. sendo nos aqui fanaticos pelo S.C.Braga ainda menos percebo como nos podemos desentender. nao custa nada responder civicamente e nao ficar "picado" à minima critica dirigida a nos (ou quando a outra opiniao colide com a nossa).

Jazzdevill

Quote from: cardoso on 08 de May de 2007, 22:26
Quote from: Jazzdevill on 08 de May de 2007, 22:05
Concordo em absoluto com o texto do moderador e com a mensagem deixada pelo Vlad. Os tais "antigos" que passam a vida a queixar-se, parece que gostam mais do fórum do que do SCB e que lhe custa a entender que o crescimento trás mudança. O fórum não é um objectivo por si só, penso que o objectivo é maior. Compreendo a falta que estes sentem de um trocar de ideias mais baseado em relações pessoais e as quais podiam suportar por já ter havido adaptação. Se pretendem continuar a ter um fórum como "antigamente" reservado a alguns, criem um espaço vosso, em que podem escolher quem entra e podem até falar de culinária. Penso eu, na minha humilde opinião, que este fórum foi objectivado com a intenção de servir todos os sócios e simpatizantes do SCB e penso que deve manter-se como um espaço aberto a quem prentenda fazer-se ouvir ou pura e simplesmente ler. Já li muita coisa ridícula, mal escrita, superficial, mas isso é o que vemos todos os dias em todo o lado... Quando decido participar é em alguma coisa que me interessa e quando a sequência de mensagens indicia uma troca de opiniões inteligente e lá mando o meu "bitaite". Querem que vos confesse uma coisa? Indo perscrutar bem lá no fundinho, este domingo fiquei um pouco cheateado por ver o meu estádio com gente que nunca lá pôs os pés e talvez nunca venha a pôr de novo. E porque me pareceu que retirou bastante identidade aos "fiéis" que a zero ou a 20 euros lá estão com a mesma paixão de sempre. O público foi numeroso mas não foi especialmente entusiasmante, vi muita gente que nem pro relvado olhava. Mas pus-me a pensar e de facto, foi positivo para o SCB. Se alguns dos que lá estiveram se apaixonarem pelo clube, o clube que amamos, concerteza o clube o os outros adeptos têm a ganhar com isso. E nós, enquanto a massa adepta não amadurece e ganha personalidade (que é o que tem vindo a acontecer, com uma grande fidelidade de uns 8 mil...) temos que ter paciência para os adeptos de ocasião. Parece-me que o caso no fórum é o mesmo, a participação é gratuita e a opinião livre... Quem diz o que realmente pensa não tem que estar preocupado com críticas ou coisas do género, tem que ter uma participação á sua medida, e isto apenas depende de cada um, da sua própria vontade.

Viva o SCB

Como "antigo" quero só dizer que não passo a vida a queixar-me (também sei fazer outras coisas) e não me interessa muito a culinária.
Se algumas pessoas se queixam não é certamente por causa dos antigos. Por outro lado, serão mesmo os "antigos" que se queixam?
A mim custa-me um bocado ler estas coisas: se toda a gente concorda que há 2 ou 3 anos não havia problemas que hoje existem, porque carga de água deviam agora os "antigos" abandonar o fórum como tu dizes e procurar outro "poiso"?
Por mim, tanto estou aqui como não estou. Tenho mais que fazer...

Cardoso, o que eu disse, não pretendia certamente atingir-te a ti, cujas crónicas são até um dos motivos porque venho amiúde ao fórum. Se te sentiste atingido de alguma forma, peço desculpa, pois não era de todo a minha intenção. Penso que de facto não fui muito específico a quem me dirigia e de facto nem o saberei. Referia-me a alguns posts que com frequência leio e onde costa o comentário "isto já não é como antigamente" ou "antigamente não havia disto"... Daí referir-me a "antigos" pois os novos não cá andavam antigamente. O objectivo do que escrevi foi apenas concordar com o moderador que abriu o tópico e com um post subsequente que referi. Entre os antigos, os "médios" e os novos haverá concerteza gente bem intencionada e que escreve coisas com interesse e dentro dos meus princípios julgo que a selecção por outros factores que não o interesse no SCB na apreciação das participações é algo que não deve ser feito. Apenas isso e nada pessoal.

ric

Quote from: braguista365 on 08 de May de 2007, 20:21
Ora aí está,toda a pessoa livre pode dizer aquilo que pensa,nem que para isso tenha de usar uma linguagem mais forte,desde que não seja obscena nem de insulto para outrem,só e apenas para exprimir um sentimento ou um ponto de vista.
Muitos de nos,incluindo eu,por vezes a "revolta" com alguma situação que envolve o nosso clube,para exprimir e exteriorizar essa mesma revolta usamos o calão,que forma melhor para exprimir inconformidade com algo ?ou até mesmo para desanuviar o clima tenso de alguns topicos!
Mas parece que por vezes isso é esquecido,e os moderadores mais parecem inquisidores da censura e toca a apagar  tudo aquilo que para eles não é correcto nem esta dentro dos bons costumes.
Por isto,lembrem-se bem deste tópico sempre que pensarem em apagar posts. ;)

caro amigo:
Uma coisa é estares no café, com os teus amigos e exprimires-te da forma que quiseres. Outra é escreveres num forum de acesso livre e que tenta não entrar por lugares brejeiros que só lhe tira credibilidade.
Contenção e bom senso aliado á consciência que estamos a ser lidos por pessoas de todas as sensibilidades.
Sempre que puder e a moderação assim o achar, esses palavrões (forças de expressão) serão alterados.

ric

Quote from: José Paulo Pedrosa on 08 de May de 2007, 20:54
Considero este tópico um verdadeiro convite à reflexão de todos os intervenientes e muito pedagógico. :)

Parabéns ;)

Força Braga ;D

é este o motivo do topico. Afinal, todos temos a ver com este fórum

ric

Gostaria de trazer aqui uma situação: a "dos antigos do fórum"...

Eu não sou fundador. Sou da vaga seguinte...posso considerar-me dos "antigos".

Ora ser antigo, não traz" posto", nem galões.
Pode é trazer alguma saudade dos laços estreitos que se criaram e que ainda hoje se mantêm.
Ser dos "antigos" é pensar que se fizeram coisas incriveis e que se hoje o forum tem esta dimensão foi por uma constante luta pela afirmação do SCB através de uma presença constante e interventiva na NET
Como devem recordar-se o SCB sempre foi um clube fechado. Mesmo as AG do clube são para "meia dúzia" e a discussão do clube, com conta , peso e medida iniciou-se , de uma forma lata, aqui.
Até este fórum, o clube discutia-se...no café.

Nessa altura eramos poucas dezenas e destes 20 ou 30 escreviam permanentemente. Isso fazia com que tivessemos menos de metade de mensagens por dia e o mesmo numero de topicos. Esta siituação criava uma sensação de maior arrumo e contenção. Muitas vezes, uma semana passav e rapidamente se ficava "por dentro" de tudo. Hoje, passa um dia e temos dezenas de mensagens para ler.

Com a quantidade de registos - que eu saúdo vivamente- o forum transfigurou-se. Mas continua a ter a sua essência, o seu único objectivo. Se ele tem alguns ziguezagues? é natural e eu e os moderadores só nos esforçamos por não "descambar".

O termo "antigos" aqui muitas vezes usado não tem nada de pejorativo (quando usado pelos "mais novos ") e também não tem o sentido saudosista de que "antigamente é que era". Muitos dos antigos por cá continuam. Alguns  dos antigos foram-se embora. lamento pois o forum precisa de todos mas pelo que conheço de muitos deles, dificilmente deixam de dar uma espreitadela.

Acho que todos temos de levar isto para a frente de forma a termos um espaço único e interventivo.

A opção pela criação de "espaços" proprios para tipos de tópicos pode ser uma solução.penso que não deveria ter um grande número de forma a que evitemos tb o "saltitar" constante.Mas acho que poderemos ter secções "SCB/Futebol ";"Modalidades"; "Desporto Geral";"off-topic"

JR1287

Quote from: jorgexina on 08 de May de 2007, 19:58
Uma sugestão para melhorar o funcionamento do Fórum e para minimizar os problemas!

Visualização dos tópicos novos só depois de uma previa autorização dos administradores!!!
Assim escusam de andar sempre a trancar tópicos e a criar inimizades. E deixam de existir tópicos ridículos....
Acho que é uma medida simples e eficaz...

Boa ideia!!!

nandes

Alto aí!!! Mas que treta é essa dos antigos isto, os antigos aquilo. Eu, e desde já não aceito que me rotulem de "arrogante" como o já fui por um forista e quem me conhece sabe que isso não é verdade, também posso ser considerado como um dos antigos e nunca vim para aqui lamentar-me que antigamente é que era, que agora já não é e blá-blá-blá, escrevo quando quero e me apetece, respondo a quem quero e me merece um mínimo de consideração ou respeito, colaboro dentro das minhas possibilidades e da minha vontade. É lógico que existem diferenças com o desenrolar do tempo mas isso é como tudo na vida, o mundo não pára. Agora não venham com insinuações sobre a qualidade do forúm antigamente, o objectivo orientador da criação do forúm esteve sempre presente, o AMOR ao Braga sempre foi uma "religião"   e sempre se pugnou por debater tudo o que relacionasse com o Enorme, estou como o Cardoso, culinária só no prato, mas tal como hoje também se falava em trivialidades, em assuntos sérios tais como futebol, finanças, marketing, etc. etc. e desenganem-se os mais "novos", também haviam discussões e grandes discussões mas acima de tudo, havia muito mais respeito e educação, não quero dizer que agora não haja, mas como eram menos foristas era mais fácil controlar situações. Outra coisa que parece insignificante mas não é, é a falta de jantares em que os foristas conviviam  e aproveitavam para sanar divergências ocasionadas por postagens mais agressivas, ainda me lembro muito bem de começar a aceitar  de outra forma os post's do Snoopy a partir do conhecimento da sua pessoa e então com a Maria, que quase nos "odiava-mos" e a partir de nos conhecermos num jantar SB sermos uns bons amigos e então de descobrirmos que alguns nicks que nada nos dizem correspondem a pessoas que conhecemos à alguns anos e já não nos víamos o mesmo de vizinhos como o Gurka e o Fidelis que moramos quase porta com porta e nem sabíamos que éramos foristas SB.

Pelo que me tenho apercebido e é como diz o Cardoso, nem são assim tão antigos os que às vezes se queixam, os mesmo antigos, pelo que me tenho apercebido, têm saído "sem fazer ondas" e também não posso estar de acordo com o que diz o Jazzdevill, porque raio deverão ser os "antigos" a criar um novo espaço em detrimento de quem (no seu pleno direito) procede a mudanças? Não estou a dizer que não se deva alterar conceitos, atitudes, mentalidades, não, eu já não sou assim tão jovem em idade embora me considere jovem de espírito e estou sempre disponível para acompanhar o progresso, no entanto julgo é que quem não se identifica com determinados padrões é que nem deve entrar e não os outros sairem.

Eu, como um "antigo", por cá andarei enquanto me sentir bem e achar que ainda sou útil para o fórum, gostaria que TODOS, os presentes e ausentes debatessem, discutissem e opinassem o Enorme com respeito e elevação, pois só assim poderemos ser ENORMES.

VIVA O S.C. BRAGA   -  VIVA O SUPERBRAGA.COM

Ps – Afim de evitar mal entendidos, apenas queria informar o Jazzdevill que este meu post não lhe é dirigido particularmente. É verdade que baseei a minha intervenção em algumas considerações dele, mas a razão do meu post é destinada a TODOS em geral e a ninguém em particular, no entanto, Jazzdevill se te sentires minimamente beliscado pelas minhas palavras, aceita antecipadamente o meu pedido de SINCERAS DESCULPAS (num próximo jantar fazemos as pazes ;D ;)).

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

ric

Quote from: JR2969 on 09 de May de 2007, 11:17
Uma sugestão para melhorar o funcionamento do Fórum e para minimizar os problemas!

Visualização dos tópicos novos só depois de uma previa autorização dos administradores!!!
Assim escusam de andar sempre a trancar tópicos e a criar inimizades. E deixam de existir tópicos ridículos….
Acho que é uma medida simples e eficaz…

Boa ideia!!!

isto sim seria tipo "lápis azul da censura". Nunca o faremos...lá se ia o espirito...

Gambit

Quote from: ric on 09 de May de 2007, 12:02
Quote from: JR2969 on 09 de May de 2007, 11:17

Assim escusam de andar sempre a trancar tópicos e a criar inimizades. E deixam de existir tópicos ridículos....
Acho que é uma medida simples e eficaz...

Boa ideia!!!

isto sim seria tipo "lápis azul da censura". Nunca o faremos...lá se ia o espirito...
Concordo plenamente!
As pessoas têm que pôr a mão na consciência antes de abrir um tópico.
Se houvesse a tal pré-selecção de tópicos, caso algum não fosse aprovado, as "inimizades" permaneceriam e, quiçá, seriam ainda maiores porque quem levou a nega não se calaria e acharia injusto!  ;)
No que toca ao fórum em si: confesso que às vezes leio coisas que me deixam parvo e que fazem com que pense em não vir cá mais vezes. Mas, porque carga de água ia eu deixar de ler coisas interessantes por causa de algumas "estupidezes"?
Cabe a cada um resistir a ataques infantis... às vezes não é fácil ficar calado mas, a bem de todos, é a melhor coisa a fazer.
Sou um "miúdo" aqui no fórum, não sou dos membro mais activos, sei que por vezes não resisto a mandar um bitaite a alguém, mas tento, acima de tudo, ter opiniões construtivas e não do bota-abaixo como muito se vê por aí.
Porque criticar é fácil...
Agora elogiar o que é bem feito é que parece que não interessa muito.
Bem haja ao fórum. Bem haja ao SuperBraga. Bem haja a todos.  ;)

Luna

Concordo em pleno com a mensagem que abriu este tópico, e com os consequentes comentários do vlad e ferreira-braga, acho que chegaram bem ao cerne da questão.

A mim, a única coisa que me irrita mesmo são as mesagens escritas em "novo formato português" - esse novo dialeto sms que agora pegou moda e mal se consegue decifrar por entre tanto kk, xx, zz e sei lá que mais! Simplesmente desisto de ler essas mensagens após a primeira frase (se tanto) - é que nem tento sequer, é repugnante... um atentado à língua portuguesa!
Também não acho particular piada a certos erros ortográficos GRAVES que às vezes se lê (é que um erro por distracção ou qdo um dedo bate na tecla errada é uma coisa, mas acho que qdo não se sabe ou não se tem a certeza, não custa nada consultar um dicionário - assim, fica bonito e melhoramos o nosso próprio conhecimento), mas isso já depende da instrução, atenção e interesse de cada um - e ninguém é perfeito!

O fórum sofreu uma grande transformação, com a entrada de muitos membros novos, está naturalmente diferente.  Pessoalmente, leio o que leio, e de vez em quando faço alguns comentários, quando tenho tempo.  É certo que, há fases em que se nota um certo declínio na qualidade dos tópicos mas, como em tudo, é essa a factura a pagar pelo crescimento, com a expansão vem o bom e o mau.  Por vezes, a mudança é dificil de digerir (para uns mais do que para outros), mas é como diz o outro: "incha, desincha e passa"...   

Viva o SCBraga!

Ana Cunha

Sem mais a acrescentar, Ric.

Jazzdevill

Quote from: nandes on 09 de May de 2007, 11:38

Alto aí!!! Mas que treta é essa dos antigos isto, os antigos aquilo. Eu, e desde já não aceito que me rotulem de "arrogante" como o já fui por um forista e quem me conhece sabe que isso não é verdade, também posso ser considerado como um dos antigos e nunca vim para aqui lamentar-me que antigamente é que era, que agora já não é e blá-blá-blá, escrevo quando quero e me apetece, respondo a quem quero e me merece um mínimo de consideração ou respeito, colaboro dentro das minhas possibilidades e da minha vontade. É lógico que existem diferenças com o desenrolar do tempo mas isso é como tudo na vida, o mundo não pára. Agora não venham com insinuações sobre a qualidade do forúm antigamente, o objectivo orientador da criação do forúm esteve sempre presente, o AMOR ao Braga sempre foi uma "religião"   e sempre se pugnou por debater tudo o que relacionasse com o Enorme, estou como o Cardoso, culinária só no prato, mas tal como hoje também se falava em trivialidades, em assuntos sérios tais como futebol, finanças, marketing, etc. etc. e desenganem-se os mais "novos", também haviam discussões e grandes discussões mas acima de tudo, havia muito mais respeito e educação, não quero dizer que agora não haja, mas como eram menos foristas era mais fácil controlar situações. Outra coisa que parece insignificante mas não é, é a falta de jantares em que os foristas conviviam  e aproveitavam para sanar divergências ocasionadas por postagens mais agressivas, ainda me lembro muito bem de começar a aceitar  de outra forma os post's do Snoopy a partir do conhecimento da sua pessoa e então com a Maria, que quase nos "odiava-mos" e a partir de nos conhecermos num jantar SB sermos uns bons amigos e então de descobrirmos que alguns nicks que nada nos dizem correspondem a pessoas que conhecemos à alguns anos e já não nos víamos o mesmo de vizinhos como o Gurka e o Fidelis que moramos quase porta com porta e nem sabíamos que éramos foristas SB.

Pelo que me tenho apercebido e é como diz o Cardoso, nem são assim tão antigos os que às vezes se queixam, os mesmo antigos, pelo que me tenho apercebido, têm saído "sem fazer ondas" e também não posso estar de acordo com o que diz o Jazzdevill, porque raio deverão ser os "antigos" a criar um novo espaço em detrimento de quem (no seu pleno direito) procede a mudanças? Não estou a dizer que não se deva alterar conceitos, atitudes, mentalidades, não, eu já não sou assim tão jovem em idade embora me considere jovem de espírito e estou sempre disponível para acompanhar o progresso, no entanto julgo é que quem não se identifica com determinados padrões é que nem deve entrar e não os outros sairem.

Eu, como um "antigo", por cá andarei enquanto me sentir bem e achar que ainda sou útil para o fórum, gostaria que TODOS, os presentes e ausentes debatessem, discutissem e opinassem o Enorme com respeito e elevação, pois só assim poderemos ser ENORMES.

VIVA O S.C. BRAGA   -  VIVA O SUPERBRAGA.COM

Ps – Afim de evitar mal entendidos, apenas queria informar o Jazzdevill que este meu post não lhe é dirigido particularmente. É verdade que baseei a minha intervenção em algumas considerações dele, mas a razão do meu post é destinada a TODOS em geral e a ninguém em particular, no entanto, Jazzdevill se te sentires minimamente beliscado pelas minhas palavras, aceita antecipadamente o meu pedido de SINCERAS DESCULPAS (num próximo jantar fazemos as pazes ;D ;)).

Nandes, não me beliscaste de forma alguma até porque, na essência, o que tu dizes é o que eu penso. A minha sugestão, e penso que o que levou a mal-entendidos, foi a de quem fala com saudosismo do passado criasse outro espaço onde poderia falar do que quisesse, até de "culinária", parece que não caiu bem, mas esqueçam essa parte, era apenas de relembrar que todos têm liberdade de fazer o que quiserem. E sou a reconhecer que algumas das pessoas que mais cá escrevem o fazem com o pendor que gosto e não com o fórum como casa de chegada mas com o crescimento do SCB como objectivo. Quis apenas separar o amor ao fórum do amor ao Braga.

Mais um tópico acerca da qualidade do fórum...

http://superbraga.com/forum/index.php?topic=3283.0 Por Filpa Carvalho

http://superbraga.com/forum/index.php?topic=1247.0 por Elsa

http://superbraga.com/forum/index.php?topic=1684.msg25459#msg25459 inúmeros foristas(Zé)

http://superbraga.com/forum/index.php?topic=1621.0 por  Maria

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=510.0 por Zé

http://superbraga.com/forum/index.php?topic=1217.msg19083#msg19083 inúmeros foristas(kilo)

http://superbraga.com/forum/index.php?topic=1130.20 por Zé

http://superbraga.com/forum/index.php?topic=309.msg5414#msg5414   Por Nuno à Braga

http://superbraga.com/forum/index.php?topic=2544.msg39213#msg39213 inúmeros foristas

1º- Li aqui respostas de foristas que, aparentemente, responderam dessa forma como que a defenderem-se do facto de frequentarem este fórum há pouco tempo e sentiram-se "responsabilizados". Como demonstrei atrás a questão não é nova... por isso sosseguem ;D ;D ;D Curioso que houve sempre a tendência, ao longo dos tempos,  de "culpar" os foristas novos... a questão é bem mais profunda!

2 º- Na minha opinião, a inadaptação ou falta de identificação com o fórum, vai ao encontro de uma série de factores.

Lembro um tópico que recentemente Cardoso escreveu acerca deste assunto, e cito:
"Em 2º lugar o meu afastamento nada tem a ver com discordâncias. Quando colocava aqui os artigos e todo o pessoal desatava a bater palminhas eu cheguei a correr o risco de ser indelicado e dizer que preferia que me criticassem. O pior é que aqui não há crítica! Aqui há dois extremos: palmadinhas nas costas e bota-abaixo, como se isto fosse um concurso a ver quem tem a gaita maior. Se uma pessoa escreve algo mais trabalhado, das duas uma, ou é desprezado porque "não convém alimentar o ego do gajo" ou então é alvo de lugares comuns tão bacocos quanto insultuosos do género "isso não é para aqui chamado", isso não é ser braguista porque o braguista vai a todo o lado" ou "os verdadeiros é que contam", etc etc.
Em suma: o que está em causa não é a discordância, o que está em causa são coisas que eu abomino como a vaidade, o bota-abaixo e o fanatismo.
Nada tenho contra quem usa os k's na escrita, quem dá erros, quem só escreve banalidades, quem usa isto como um chat, etc etc. O que me leva a ficar desgostoso com isto é o emproamento e o olhar para o seu umbigo, vendo nos outros, apenas, como obstáculos ou concorrentes não sei bem a quê.
É isto, com SINCERIDADE.
Um abraço braguista.

Subscrevo o que o Cardoso escreve. Muitas vezes este fórum parece uma feira das vaidades.
Muitas vezes leio que devemos ignorar um tópico que não concordamos. A questão é muito complicada... deduz-se que aqueles tópicos que tem poucas respostas são de ignorar, não? E se esse mesmo tópico deu imenso trabalho, demorou imenso tempo, envolveu pesquisa e muita motivação... se é como pregar no deserto, quem escreveu esse tópico, que motivação extra tem em voltar a escrever? Não há debate, confrontação de ideias, outras perspectivas...

3º-  Por que raio as pessoas que se queixam do nível do fórum estão erradas e são acusadas de não demonstrarem: adaptação, compreensão, tolerância, etc, etc... ao período que actualmente se vive no fórum?
Na minha perspectivas, quem reclama, melhor dizendo, alerta, para a falta de qualidade do fórum está a ter a atitude correcta e louvável. Porquê? 
Porque não está indiferente!!!
Devo dizer, pra ser sincero, que já passei esta fase... agora faço como diz o Vlad. Quando me apetece escrevo; quando me apetece venho dar uma olhadela ao fórum; quando me apetece leio tudo, e na maior parte das vezes, porque não me apetece,  leio alguns posts...
Só que também tenho a percepção que a atitude que atrás mencionei não é a correcta porque vai ao encontro da total indiferença... quando se calhar a melhor atitude era persistir e ignorar algumas atitudes de arrogância, prepotência, demagogia, etc... e que, em abono da verdade, não podem ser sempre imputadas aos putos. Nada a fazer... é uma questão de personalidade, caractér. Estas questões, nunca serão, nem poderão, ser censuráveis porque são intrínsecas.
Força Gverreiros

Augusto Gomes

A dinamica do "forum" é imparável reflectindo a sua heterogeneidade.

Liberdade total de utilização do "forum", com as suas excepções à regra, reflectidas nos bloqueios efectuados, com recurso a um critério coerente.

Tópicos totalmente abertos, com respeito,claro, por uma certa (auto)disciplina na sua proliferação.

Finalmente um "forum" para "antigos" e "modernos"...

No que está bem não se deve mexer...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Manuel Pereira

A discussão continua...
Logo este fórum continua vivo.
Muitos chamam a atenção para a qualidade.
Ainda bem, mas felizmente a preocupação com a qualidade é tão antiga como o próprio fórum.
Na verdade só há uma verdadeira diferença entre o momento actual e o momento em que comecei a participar neste fórum.
É a dimensão do fórum.
Há mais participantes, não se consegue ler tudo o que é colocado com um mínimo de atenção.
É muito difícil estarmos a par do que é dito, há uns anos atrás era muito fácil.
Há foristas que confundem crítica com maldizer?
Mas isso sempre houve!
Há foristas que criticam pessoas em vez de criticarem processos, acções ou falta delas?
Mas isso sempre ouve!
Há foristas que só vêm cá para destabilizar?
Mas isso sempre foi assim! E até servia (e pode continuar a servir) para aumentar a união e o espírito de grupo entre os braguistas.
Os problemas apontados (na sua essência) não são novos.
Nova é esta avalanche que está a chegar ao fórum e com a qual temos de saber conviver e principalmente tirar o melhor partido no sentido do engrandecimento do Enorme Sporting Clube de Braga.

Saudações braguistas

Afonso Matos

Olá a todos os braguistas que, diariamente, como eu fazem da consulta do forum do SUPERBRAGA.COM a ida "higiénica" à SEDE SOCIAL do nosso amado S. C. Braga.
Sim. Desde os idos de oitenta  que não compreendo a não existência de uma mísera sede social onde nós os adeptos pudessemos saber novidades do clube e, talvez, pintar as faixas da JB para expor no estádio nos dias de jogo :-).
O SuperBraga.com, com este forum, foi a forma de todos nós nos juntarmos, discutirmos e partilharmos o gosto que nos une. Apesar de, confesso, não perceber nada de futebol... ;D  De outro modo seria impossível.
Tenho uma "inveja" terrível das magníficas crónicas dos jogos com que alguns dos foristas nos brindam e que muito contribuiram para a evolução do pensamento dos restantes (eu incluido) no que à bola diz respeito. Tais crónicas, na minha modesta opinião, em nada ficam a dever às de alguns pseudo-comentadores de futebol em canais de TV privados. Isto para não entrar na esfera da (im)parcialidade.
Fico feliz por ser dos mais antigos mas mais feliz fico por ver o forum crescer todos os dias. Por um lado é sinal de vitalidade. Por outro, fomenta a entrada todos os dias ideias novas.
Fiquem cientes os mais recentes foristas que não é a primeira vez que surge esta disussão/crise. Nada disso.
Nos cerca de 10 anos que o forúm leva, a situação repete-se ciclicamente. É natural e faz parte do processo de crescimento de qualquer organismo/entidade.
Nos primórdios do forum e orgulhosos do amor clubístico, aliado à satisfação de saber que, afinal, havia mais BRAGUISTAS no mundo, limitavamo-nos a manter o contacto entre todos através dos já famosos jantares.
Não pensem que foi coisa facil. Nada disso. Foi necessária muita força de vontade, persistência e regularidade para que a "coisa" pegasse e atingisse as proporções actuais.
O magnífico Ric é que gosta de "preciosismos" (no bom sentido, claro) senão já nos tinhamos reunido, até porque há malta que ainda não conheço/cemos e que muito valorizam a nossa casa.
Para terminar, julgo que nunca os adeptos (bi clubistas ou não) estiveram tão mobilizados para o apoio incondicional ao clube. Os jogos com o Porto no Dragão, Tottenham e Belém em Lisboa, apesar das derrotas,  proporcionaram-nos dos momentos mais delicioso! Não acham?

Quanto ao forúm, apesar das Eustáquias, Finescos, SDs e afins, que são um mal necessário, está vivo e recomenda-se.
Agora, para a malta mais nova em idade e no forum:  Não comentem posts por impulso que apenas serve para fazer número. Quando vos der a vontade, contem até 1000 e após comentem com razão de ciência e fundamentadamente.
Senão isto fica cá uma seca...

Viva o nosso S. C. Braga!

xpt_nautilus

É inegavel que este forum perdeu qualidades desde que aqui estou. No entanto penso tambem a culpa ser minha, no fundo é-a de todos os que diariamente fazem deste forum uma parte da sua vida. O forum acaba por ser sempre aquilo que os participantes dele o fazem. Dessa forma compreendo que o forum tendo perdido qualidades que eu gostava (actualidades dos temas em debate, importancia dos mesmo, etc) tera tambem o meu cunho. A grande questao que se coloca é porque é que o forum perdeu essas qualidades. Eu acho que isso sucedeu por duas razões muito simples. O forum deixou de ser um espaço em que realmente se discutem os assuntos apresentados em topicos e passou a ser um espaço em que cada diz aquilo que lhe apetece sem sequer perder tempo a explicar. Ou seja a componente discutiva, razoes, motivos, justificaçoes para a escolha que acabou por dar, passaram para segundo plano. O que importa agora é deixar a opiniao e nao a justificar. Para alem disto o forum acaba tambem por mostrar um pouco da personalidade das pessoas e algumas caracteristicas delas. Nós enquanto povo temos um grande defice democratico, ou seja temos dificuldade em admitir que a opiniao contrario possa existir pois a nossa é a opiniao correcta e isso nem sequer merece justificaçao. Ha uma fascizaçao da opiniao em troca da democratizaçao da discussao. Estes dois motivos levam e de que maneira a que o forum passe a ser um local menos agradavel. Agora reafirmo que esta é a minha opiniao e aceito as demais.

1

Acima de tudo deve haver tolerância e isso falta muitas vezes. Não criticar os outros pelos nossos valores serem diferentes. Eu aqui talvez tenha pecado e assumo isso. O problema são muitas barbaridades e barretes que se tentam "pregar" aqui.

Mas eu continuo a gostar do fórum como sempre gostei desde que entrei talvez não tanto como no inicio. Outros foristas a meu ver deixaram de postar porque viam o forum como um grupo de amigos que falavam do Braga e agora existem muitos mais foristas (1032 quando escrevo) ou seja, já é um universo bastante grande.

cardoso

Quote from: xpt_nautilus on 12 de May de 2007, 16:37
O forum deixou de ser um espaço em que realmente se discutem os assuntos apresentados em topicos e passou a ser um espaço em que cada diz aquilo que lhe apetece sem sequer perder tempo a explicar. Ou seja a componente discutiva, razoes, motivos, justificaçoes para a escolha que acabou por dar, passaram para segundo plano. O que importa agora é deixar a opiniao e nao a justificar.

Tocvaste aqui num ponto fundamental. É a linha de separação entre um fórum e um chat. Mas não duvides que há muita gente que NÃO LÊ se o texto tiver mais de uma duzia de linhas.