News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

art. DM: lavar os cestos antes da vindima

Started by cardoso, 25 de April de 2007, 23:34

Previous topic - Next topic

cardoso

Na passada segunda feira, o S. C. de Braga sofreu mais um desaire. O empate a zero com o Vitória de Setúbal deixou a imagem de uma equipa sem ambição, em velocidade de cruzeiro. A equipa está de férias. Ou, se não está, parece que já não pensa noutra coisa. Ainda há poucas semanas reinava o entusiasmo e o orgulho de lutarmos em três frentes. Era a única equipa portuguesa nessa situação lutando com os melhores na taça UEFA, caminhando para a final da Taça e em quarto lugar do campeonato. Neste momento, tudo mudou. Depois de terminada uma honrosa campanha europeia (mas em que não ganhámos nada), veio o desaire da taça de Portugal e a triste realidade de lutar com o pouco fôlego que resta pelo apuramento para a UEFA, ou seja, um triste sexto lugar na Liga. Não me parece que possamos ambicionar mais que isso.
Creio que será impensável ficarmos abaixo do sexto lugar, pelo que, na verdade, resta-nos cumprir calendário e pensar na próxima época, procurando não cometer os mesmos erros. Uma época com três treinadores não é certamente uma garantia de sucesso. Mas a origem do descalabro tem, a meu ver, mais a ver com outro erro: o de se ter construído um plantel pejado de jogadores em final de carreira. Estão em causa os critérios de contratação de jogadores ou então o trabalho de preparação física levado a cabo. Isto não é uma crítica fácil de final de época: é uma observação que julgo pertinente e que deve ser tida em conta na preparação da próxima temporada. Aliás, não é a primeira vez que escrevo isto neste espaço. Desde o início da época que alertei para o perigo de ter no plantel um elevado número de jogadores que já ultrapassaram o "top" da carreira. São jogadores valiosos, com muita qualidade mas a pujança da juventude, essa, já não a têm.
Por outro lado, volto a referir a importância do treino físico: os jogadores têm de estar preparados para efectuar 40 jogos por época. Se os ingleses conseguem jogar mais de 60 partidas numa época, porque é que os nossos não podem "com um gato pelo rabo" ao fim de vinte e tais?
Mas o jogo de segunda-feira ficou também marcado por outro fenómeno, absolutamente incrível. Alguém (o árbitro?) mandou a PSP retirar uma faixa onde se podia ler "arbitragem portuguesa = vergonha". No entanto os agentes da autoridade, magnanimamente, deixaram a tarja nas mãos dos adeptos, pelo que alguém mandou a PSP voltar à carga e apreender a tarja em definitivo. Esta atitude, verificada dois dias antes do vinte e cinco de Abril, teve dois enormes méritos: distraiu os espectadores de um jogo que estava a ser um pouco pior que mau e, acima de tudo, fez com que a tal tarja ficasse conhecida em todo o país. Se não fosse esta atitude tão pedagógica ela teria passado completamente despercebida no meio da bancada. Assim, a mensagem passou na televisão, veio nos jornais, enfim, correu o país de lés a lés.
É claro que, mau grado o sucesso da iniciativa, há aqui algo que dá que pensar: quem se terá "sentido" com a mensagem? É que há muito tempo não víamos uma tão admirável demonstração de autoridade. Há que calar a populaça quando esta deixa de ser submissa. Cada macaco no seu galho e quem está nos galhos de baixo tem de calar a matraca. É assim mesmo que se vê quem manda. Os meus parabéns, pois, a todos aqueles que não se deixam levar pelas leviandades de quem ainda julga que pode dizer o que pensa. Afinal de contas, isto não é uma república das bananas! Aqui ainda há ordem e respeito pela autoridade.

disco infiltrator

Num país; no estado em que Portugal se encontra, esse episódio da tarja é mesmo uma comédia. Comédia pois se vamos pensar que é tragédia isto fica mesmo complicado. Vamos rindo com a palhaçada....

A.COSTA

Parabéns por mais este artigo. Toca alguns pontos importantes. Desde logo a preparação física ou falta dela que parece gritar bem alto a incompetência de quem por ela é responsável.
Depois a constituição do plantel cujos critérios não conheço de todo. No entanto para mim como braguista devo dizer que foi um orgulho ver o JOÃO PINTO passear a sua classe e suar a camisola do SCBraga diversas vezes. A bola com ele nunca chora.
Quanto à tarja devo dizer que o meu filho de 9 anos que estava comigo no estádio e até ajudou a segurar nela, perguntou-me onde está afinal a liberdade de expressão ??? Não tive resposta para ele a não ser que houve abuso de autoridade e que os valores de Abril parecem esfumar-se à medida que algumas pessoas chegam ao poder neste país. É por estas e por outras semelhantes que Portugal está na cauda da europa quando se fala de coisas boas. Para além de tudo as forças da segurança prestaram-se a um papel que pouco ou nada as dignificou na tentativa de cumprir as ordens abusivas daquele Senhor vestido de cor diferente no relvado. E ainda querem estes árbitros (maus, muitos maus) ser profissionais    :o :o :o do futebol. Até me parecia bem se fossem julgados por cada "roubo" de que são responsáveis.

ACHEI DEPLORÁVEL AQUELA CENA DA TARJA. ESPERO QUE AS CLAQUES RESPONDAM CONVENIENTEMENTE NO PRÓXIMO JOGO
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Zeus

não concordo com a parte do 6º lugar,penso que o 4º lugar está perfeitamente ao nosso alcance.
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

BRAGA FOREVER

Vamos conseguir o 4º lugar e na minha opinião com relativa facilidade.
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

F_BAPTISTA

Felisberto Baptista
Cheio de sangue braguista

O meu dia-a-dia é um asterisco no

lipe

Realmente Cardoso tocas no nosso calcanhar de Aquiles desta época : a preparação fisica.

Com maior ou menor dificuldade ficaremos em 4º lugar.

Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Reis

Depis de ver:

LESÕES quantas baste...

TREINADORES quantos baste...

JOGADORES claramente "piores" do que o dos ultimos 3 anos...

UEFA chegamos onde NUNCA (neste molde novo)

TAÇA chegamos onde várias e muitas vezes não chegamos

CAMPEONATO continamos a lutar pelo melhor lugar que sempre conquistamos



CONCLUSÃO:
A contar que nos qualificamos para a UEFA:
Este foi um dos melhores anos desportivos de sempre...

Com todas as condicionantes desta época.
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

maquiavel

concordo com o Reis.
esta época teve tantos obstáculos que os resultados até foram excelentes.
quanto ao texto, não gostei. acho que o cardoso pode fazer muito melhor.
no principio do texto fala num tom e no fim fala noutro.
acho que brincou demasiado com a questão da tarja.
e já estamos a dar demasiada importancia a esse assunto. o assunto morreu, acabou, não vale a pena bater no ceguinho.

bata

Quote from: Reis on 26 de April de 2007, 13:48
Depis de ver:

LESÕES quantas baste...

TREINADORES quantos baste...

JOGADORES claramente "piores" do que o dos ultimos 3 anos...

UEFA chegamos onde NUNCA (neste molde novo)

TAÇA chegamos onde várias e muitas vezes não chegamos

CAMPEONATO continamos a lutar pelo melhor lugar que sempre conquistamos



CONCLUSÃO:
A contar que nos qualificamos para a UEFA:
Este foi um dos melhores anos desportivos de sempre...

Com todas as condicionantes desta época.

CONCORDO PLENAMENTE.

CONSEGUEM IMAGINAR UMA ÉPOCA NORMAL?

SERIAMOS UNS SÉRIOS CANDIDATOS AO TITULO.

PARA O ANO VAMOS LÁ CHEGAR.

VIVA O SC BRAGA!!!
FORÇA GVERREIROS DO MINHO!!!

monica-sousa

bom texto, pra não variar  ;D
bem, plo menos a nossa indignação pelo que aconteceu no estádio passa para além do forum...
ainda estou com o que se passou travessado na garganta!!

Ricardo

Quote from: cardoso on 25 de April de 2007, 23:34
É claro que, mau grado o sucesso da iniciativa, há aqui algo que dá que pensar: quem se terá "sentido" com a mensagem? É que há muito tempo não víamos uma tão admirável demonstração de autoridade. Há que calar a populaça quando esta deixa de ser submissa. Cada macaco no seu galho e quem está nos galhos de baixo tem de calar a matraca. É assim mesmo que se vê quem manda. Os meus parabéns, pois, a todos aqueles que não se deixam levar pelas leviandades de quem ainda julga que pode dizer o que pensa. Afinal de contas, isto não é uma república das bananas! Aqui ainda há ordem e respeito pela autoridade.


O meu receio é que muita gente não perceba a ironia do último parágrafo. Preferia um final onde se ressalvasse que o 25 de Abril foi há 33 anos e que desde então a liberdade de expressão TENHA QUE SER um dos pilares da constituição. De resto o artigo está bom.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Finesco

QUEM FOI O JUMENTO QUE APAGOU O MEU POST???
>:(
Assinado,

Fino (de joelhos...) :-*

ric

Fino:

acabaste por tocar a linha de condescendência para as tuas idiotices e afins.
mais uma saída fora da linha deste forum e barrarei todas as tuas entradas até ao final. Não tenhas qq dúvida.
Estamos fartos de ti e só fazes mal a este fórum. Não percebes que ninguém te grama?

vai para outro fórum, por favor... desaparece...

cardoso

Quote from: Ricardo on 27 de April de 2007, 06:48

O meu receio é que muita gente não perceba a ironia do último parágrafo. Preferia um final onde se ressalvasse que o 25 de Abril foi há 33 anos e que desde então a liberdade de expressão TENHA QUE SER um dos pilares da constituição. De resto o artigo está bom.

Fogo, Ricardo, achas que há quem não entenda que é ironia?
Mas, de facto, podia ter sido um pouco mais enfático...