News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

OUTRA PEQUENA ESTÓRIA...

Started by Reis, 24 de April de 2007, 11:19

Previous topic - Next topic

Mau Maria

Pois é ... Tentei resistir e não comentar muito neste tópico.

Falam aqui que são braguistas e do orgulho que isso é.... Mas afinal antes do braguismo existir já existia o braga e aqueles que amavam o clube. O braguismo não é mais que ser bracarense, pelo contrário.... os bracarenses são bem mais agarrados ao clube porque o são desde que ele existe.... Desde que existe braga existem bracarenses....

o braguismo parece-me apenas uma nova corrente de adeptos que emerge por uma ideia. Alias, não fez mais do que se apoderar de uma ideia que já existia em braga...  o que se esquecem é que entre os bracarenses de sempre essa ideia de amor só ao braga já era um facto. Logo, e por nobre que seja a causa do braguismo, não esqueçam que é apenas uma ramificação do que já existia.... Tem só um nome diferente, aliás de uma palavra que nem existe oficialmente...

Logo meus camaradas.... Cuidado nas críticas que fazem pois vocês são apenas um conjunto de bracarenses que quiseram radicalizar mais o facto de o serem.... e esse radicalismo em vez de se reflectir numa forma de apoiar o clube, aparece muitas vezes como forma de rejeitar todos aqueles que de alguma forma gostam do braga mas não se assumem como braguistas.

Faço aqui a excepção daqueles braguistas que tenho vindo a conhecer pessoalmente e que de facto são Enormes na defesa do BRAGA. Daí o meu respeitinho (ric, afonso matos e outros que ainda não tive o prazer de conhecer...)
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

jacm

Bracarenses somos todos!!
Braguistas, creio eu, só alguns.
Aqueles que realmente estão com o ENORME em todas as horas.
Que apoiam activamente o clube, que nos jogos dizem, presente!   
POR UM BRAGA CAMPEÃO

jaimeh

Quote from: jacm on 26 de April de 2007, 19:54

Isso do Braguistas é uma falsa questão! Mesmo quem não é de Braga e é do Braga, é Bracarense e sempre será.
Nos anos  80  havia uma claque que se chamava Juventude Bracarense, não se chamava Juventude Braguista e nessa altura o mito urbano do bi-clubismo era mais forte.
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Ricardo

Discordo da maior parte das opiniões daqui do pessoal do fórum.

Conheço muito boa gente que é biclubista e que não o é por sede de vitórias ou por falta de personalidade. Afirmar isto é passar um atestado de ignorância. Aliás, muitas dessas pessoas puxam pelo clube da terra (não estou a falar só de pessoas de Braga) mas tem uma simpatia por outros clubes, talvez porque assim tenham sido educados, porque não tenham nascido na cidade natal (Braga é um exemplo cabal onde mais de 20% da população veio viver para Braga já adulta), ou simplesmente porque tem aquela paixão inexplicável, porque paixões não se escolhem.
Pegando no ponto das pessoas que nascem em Braga vou fazer uma pergunta. Porque razão os adeptos do Braga quando vão viver para outra cidade devem continuar a ser do Braga enquanto que os adeptos de um "grande" quando vêm para Braga têm que se converter? Não haverá aqui uma certa incongruência radical que não se pode explicar?
Eu sou do Braga, sempre fui do Braga e sem entrar na discussão de que "a minha pila é maior que a tua" digo-o mesmo que não se pode ser mais pelo Braga do que eu. No entanto, porque vivi 9 anos em Edimburgo tenho uma simpatia pelo clube Hibernians, não posso dizer que sou adepto porque se eles perdem, tanto me aquece como me arrefece. Já fui ver alguns jogos com amigos fanáticos do Hibs e gosto bastante, é uma atmosfera espectacular e muito diferente do que se encontra em Portugal. Vão-me dizer que sou biclubista? Ou seguindo a lógica de muitos porque já vivi nesta cidade mais de um terço da minha vida devo apoiar o clube da cidade onde estive a viver permanentemente desde 98?
A paixão pelo clube é uma das coisas mais bonitas que existe e eu congratulo-me de NUNCA ter apoiado qualquer outro clube que não o Braga.
Mais a mais, os tais biclubistas não se vão transformar em adeptos do Braga com uma varinha mágica, tipo Harry Potter. É um processo que vai demorar muito tempo com pessoas como o Mau Maria (que sinceramente toca muitas vezes na ferida, por isso o ódio que algum pessoal lhe tem) se tornem verdadeiros adeptos do Braga. Temos exemplos neste fórum de isso ter acontecido (por ex, o SJay) e lembro-me que a razão pela qual ele deixou de cá vir foi porque este fórum se estava a tornar bastante fundamentalista. Não é com vinagre que se apanham moscas. Acho que a nosso clube , pelo número biclubistas que há na cidade e arredores têm muitas possibilidades de se tornar um candidato ao título. Mas faltam-nos adeptos. E se vamos maltratar os bi-clubistas nunca os traremos para o Braga.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

nandes

Quote from: jaimeh on 26 de April de 2007, 22:06
Quote from: jacm on 26 de April de 2007, 19:54

Isso do Braguistas é uma falsa questão!  Mesmo quem não é de Braga e é do Braga, é Bracarense e sempre será.
Nos anos  80  havia uma claque que se chamava Juventude Bracarense, não se chamava Juventude Braguista e nessa altura o mito urbano do bi-clubismo era mais forte.

Boas jaimeh,

Não querendo entrar  em grandes considerandos, não concordo quando dizes que o termo "braguista" é uma falsa questão. A ser como tu o afirmas, peço que me elucides numa eventual hipótese.

Vamos supor que o futebol em Braga conhece melhores dias e para a próxima época, a exemplo de outras cidades, a cidade de Braga tem 3 equipas a disputar a Bwin Liga.

Como no Porto,  TODOS SÃO PORTUENSES, mas além disso, há os portistas (Porto), os boavisteiros (Boavista), os salgueiristas (Salgueiros).  Como irás classificar os adeptos dos clubes que eventualmente integrarão esse lote de elite? Serão APENAS E SÓ BRACARENSES? Será o adepto do Braga  só bracarense, assim como o adepto do Maximinense será também só bracarense e o adepto do Soarense, também só será bracarense?  SERÁ ISTO UMA FALSA QUESTÃO? Mas quem fala do Porto pode falar de Lisboa, ou não serão todos lisboetas em vez de benfiquistas e sportinguistas? Assim como na Madeira, porque será que lá podem existir os maritimistas e os nacionalistas e não apenas os MADEIRENSES, como tu defendes como falsa questão. Gostava que me elucidasses se assim o quiseres.

Dizem e com razão que oficialmente a palavra "braguista" não existe, concordo, mas será que as palavras portista, boavisteiro ou salgueirista sempre existiram? Não terá havido a necessidade de serem criadas afim de clarificar estas situações?

O que chamas a um portista de Lisboa? Portuense? Ou LISBOETA? Mas não deixa de ser portista. Porque raio terá de se chamar ao Mau Maria SPORTINGUISTA se ele é bracarense mas não é do Braga? Ele é BRACARENSE...

Porque existe tanto medo à palavra "BRAGUISTA"?

NÃO SOU DE BRAGA, MAS SOU DO BRAGA.

NÃO SOU BRACARENSE, SOU BRAGUISTA!!![/b]

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Vlad

Fogo... o Nandes quando se enerva, dá gosto ler!!!

É isso aí Nandes!

Já o meu caso: Sou bracarense e sou braguista!!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Vlad

Quote from: nandes on 27 de April de 2007, 08:51
Dizem e com razão que oficialmente a palavra "braguista" não existe, concordo, mas será que as palavras portista, boavisteiro ou salgueirista sempre existiram? Não terá havido a necessidade de serem criadas afim de clarificar estas situações?

Quanto às palavras "portista" "sportinguista" "salgueirista" etc... OFICIALMENTE, existem tanto como existe a palavra "braguista", isto é... também não existem, portanto, não é por aí.
A palavra braguista, "existe" porque houve necessidade de identificar os bracarenses braguistas dos bracarenses não braguistas, e também para identificar os braguistas que nem sequer são bracarenses.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Migu3l Cruz

Quote from: Ricardo on 27 de April de 2007, 07:13

Conheço muito boa gente que é biclubista e que não o é por sede de vitórias ou por falta de personalidade. Afirmar isto é passar um atestado de ignorância. Aliás, muitas dessas pessoas puxam pelo clube da terra (não estou a falar só de pessoas de Braga) mas tem uma simpatia por outros clubes, talvez porque assim tenham sido educados, porque não tenham nascido na cidade natal (Braga é um exemplo cabal onde mais de 20% da população veio viver para Braga já adulta), ou simplesmente porque tem aquela paixão inexplicável, porque paixões não se escolhem.
Pegando no ponto das pessoas que nascem em Braga vou fazer uma pergunta. Porque razão os adeptos do Braga quando vão viver para outra cidade devem continuar a ser do Braga enquanto que os adeptos de um "grande" quando vêm para Braga têm que se converter? Não haverá aqui uma certa incongruência radical que não se pode explicar?
Eu sou do Braga, sempre fui do Braga e sem entrar na discussão de que "a minha pila é maior que a tua" digo-o mesmo que não se pode ser mais pelo Braga do que eu. No entanto, porque vivi 9 anos em Edimburgo tenho uma simpatia pelo clube Hibernians, não posso dizer que sou adepto porque se eles perdem, tanto me aquece como me arrefece. Já fui ver alguns jogos com amigos fanáticos do Hibs e gosto bastante, é uma atmosfera espectacular e muito diferente do que se encontra em Portugal. Vão-me dizer que sou biclubista? Ou seguindo a lógica de muitos porque já vivi nesta cidade mais de um terço da minha vida devo apoiar o clube da cidade onde estive a viver permanentemente desde 98?
A paixão pelo clube é uma das coisas mais bonitas que existe e eu congratulo-me de NUNCA ter apoiado qualquer outro clube que não o Braga.
Mais a mais, os tais biclubistas não se vão transformar em adeptos do Braga com uma varinha mágica, tipo Harry Potter. É um processo que vai demorar muito tempo com pessoas como o Mau Maria (que sinceramente toca muitas vezes na ferida, por isso o ódio que algum pessoal lhe tem) se tornem verdadeiros adeptos do Braga. Temos exemplos neste fórum de isso ter acontecido (por ex, o SJay) e lembro-me que a razão pela qual ele deixou de cá vir foi porque este fórum se estava a tornar bastante fundamentalista. Não é com vinagre que se apanham moscas. Acho que a nosso clube , pelo número biclubistas que há na cidade e arredores têm muitas possibilidades de se tornar um candidato ao título. Mas faltam-nos adeptos. E se vamos maltratar os bi-clubistas nunca os traremos para o Braga.

Concordo 100%, se queremos cativar os tais bi-clubistas não é a descrimina-los e a afasta-los que o vamos conseguir, ha que ser inteligentes nesse aspecto.
Braga Cidade e Clube sempre no coração

BRAGA FOREVER

Eu nasci na Suiça!

Desde os 12 anos que estou em Portugal, e desde essa idade que a cidade de Braga é a "minha" cidade.

Aprendi a gostar de Braga bem como de tudo o que faz parte da nossa cidade,por isso não percebo como é que eu, muito mais tarde tenho estes sentimentos pela cidade e os filhos da terra ás vezes não...mas no fundo este é um assunto um bocado inexplicável.

Fico triste de não fazer parte desta grande frase da claque do nosso Enorme:

NASCER EM  BRAGA  E SER  BRACARENSE  É SER INTELIGENTE! ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

pp

TOU A GOSTAR DAS REAÇÔES , NO FUNDO TODOS ESTAMOS DE ACORDO...
PRECISAMOS DE TODOS QUE GOSTAM DO BRAGA...

jeba

[/quote]

SERÁ QUE POR NÃO TER NASCIDO EM BRAGA NÃO SOU INTELIGENTE?
ACHO QUE SOU PORQUE EM VEZ DE APOIAR O CLUBE DA MINHA TERRA (FAMALICÃO E PRESTES A ACABAR... ;D ;D) APOIO DESDE SEMPRE O NOSSO ENORMELEVANDO JÁ MAIS DE 27 ANOS DE SÓCIO...E COM ESPERANÇA DE UM DIA CHEGAR A NUMERO 1

BRAGA.COM

Quote from: jeba on 27 de April de 2007, 23:06

ACHO QUE SOU PORQUE EM VEZ DE APOIAR O CLUBE DA MINHA TERRA (FAMALICÃO E PRESTES A ACABAR... ;D ;D) APOIO DESDE SEMPRE O NOSSO ENORMELEVANDO JÁ MAIS DE 27 ANOS DE SÓCIO...E COM ESPERANÇA DE UM DIA CHEGAR A NUMERO 1
És inteligente na mesma,apoias um clube da tua região!!!é a mesma coisa...  ;)
O que o pessoal não percebe é como se é capaz de apoiar um cube que distançia nnnn kilometros e na qual estiveram meia duzia de vezes,isso é que é ser burro!!!!quando na sua cidade,na sua terra a um clube que precisa do seu apoio....isso é uma tristeza
NASCI BRAGUISTA, MORREREI BRAGUISTA

Gambit

Quote from: Phoenix on 27 de April de 2007, 09:31
Quote from: Ricardo on 27 de April de 2007, 07:13

Concordo 100%, se queremos cativar os tais bi-clubistas não é a descrimina-los e a afasta-los que o vamos conseguir, ha que ser inteligentes nesse aspecto.
Sou da mesma opinião que tu, Ricardo!
Aliás, acho de uma ignorância atroz que se fale em falta de carácter e outras coisas por causa de uma simpatia clubística (mas isso já nos leva para os campos do fanatismo de quem profere tais comentários  ;) ).

jeba

Quote from: BRAGA.COM on 27 de April de 2007, 23:21
Quote from: jeba on 27 de April de 2007, 23:06

És inteligente na mesma,apoias um clube da tua região!!!é a mesma coisa...  ;)
O que o pessoal não percebe é como se é capaz de apoiar um cube que distançia nnnn kilometros e na qual estiveram meia duzia de vezes,isso é que é ser burro!!!!quando na sua cidade,na sua terra a um clube que precisa do seu apoio....isso é uma tristeza

EU SEI... TAVA A REINAR

4338

Vamos a ter calma:

Ponto 1: Sim têm razao, acho que todos cidadaos de uma cidade deviam apoiar o seu clube, isso seria uma forma de demonstrar amor pela cidade, pela sua terra natal, neste caso, os bracarenses deveriam ser braguistas mas em muitos casos isso n acontece.

Ponto 2: em relação ao biclubismo e por exemplo ao Mau Maria n vejo grande problema em ser biclubista, ate pq ele proprio o admite aqi perante todos nos, braguistas, e como a minha estimada avo dizia e diz ''os gostos nao se discutem, educam-s'' se o Mau Maria e muitos mais preferem ser apoiantes de outros clubes (que nao é bm o caso pq o MMaria é sportinguista e é simpatizante bracarense (dai a perder parte do seu tempo a discutir assuntos do ENORME)) que o sejam, mas que saibam respeitar as opinioes, obçoes e gostos.... nos dias que correm em que se fala numa sociedade mais liberal e nao sei que penso que o que aqi esta a acontecer e de certa forma incompreensivel...

tentem ser mais compreensiveis e respeitem.....

quanto à traiçao e à tentativa de elevar o nome da familia e de defende.lo, como n podia deixar de ser tive de reagir assim e defender os meus....

Um abraço a todos (e eu po MMaria)

jmmarques

1

Não desrespeito adeptos que não são do Braga se fosse assim não tinha metade dos amigos.

Não gosto de adeptos que são quase anti-Braga mas depois vão ver jogos a Lisboa e torcer pelo Braga.

Amigos meus que já vi a insultarem jogadores do Braga durante jogos (que são do Porto e slb) já me perguntaram se "é este ano que vamos todos pra avenida?" festejar uma taça ou titulo..

Não são adeptos das vitorias?

@ Ricardo : "Ou simplesmente porque tem aquela paixão inexplicável, porque paixões não se escolhem." Discordo totalmente desta frase. É uma treta. Porque tudo tem uma razão podemos é "ver-la" ou não.

Ricardo

Quote from: 1 on 28 de April de 2007, 18:33
@ Ricardo : "Ou simplesmente porque tem aquela paixão inexplicável, porque paixões não se escolhem." Discordo totalmente desta frase. É uma treta. Porque tudo tem uma razão podemos é "ver-la" ou não.
~
Respeito mas não concordo com a tua opinião.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Edite Estrela

off-topic

Estória ou história

"A palavra estória surgiu para distinguir a ficção de factos reais. Assim, vimos aparecer a estória da Carochinha. Estória era uma forma antiga de escrever a palavra história e agora parece ter sido recuperada. A razão do seu reaparecimento na nossa linguagem escrita ainda não reúne o consenso dos estudiosos destas questões da língua. Uns pensam tratar-se de uma influência do português do Brasil, outros uma tentativa de copiar a distinção inglesa story/history. Independentemente do modo como apareceu, importa dizer que não aparece na maioria dos dicionários de língua portuguesa. Quanto a mim, parece-me que se trata de uma MODA, pois não vejo a necessidade de usar uma outra palavra já que sempre distinguimos a história (factos ficcionais) da História (factos históricos). E até me dizerem o contrário, vou continuar a falar da história da Carochinha "

Nuno À-Braga

Mau Maria

Quote from: Edite Estrela on 30 de April de 2007, 11:09
off-topic

Estória ou história

"A palavra estória surgiu para distinguir a ficção de factos reais. Assim, vimos aparecer a estória da Carochinha. Estória era uma forma antiga de escrever a palavra história e agora parece ter sido recuperada. A razão do seu reaparecimento na nossa linguagem escrita ainda não reúne o consenso dos estudiosos destas questões da língua. Uns pensam tratar-se de uma influência do português do Brasil, outros uma tentativa de copiar a distinção inglesa story/history. Independentemente do modo como apareceu, importa dizer que não aparece na maioria dos dicionários de língua portuguesa. Quanto a mim, parece-me que se trata de uma MODA, pois não vejo a necessidade de usar uma outra palavra já que sempre distinguimos a história (factos ficcionais) da História (factos históricos). E até me dizerem o contrário, vou continuar a falar da história da Carochinha "

Penso que a "Estória" tem na sua genese a definição de pequenos (curtos) contos o que neste tópico se aplica perfeitamente.

8)
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]