News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

OUTRA PEQUENA ESTÓRIA...

Started by Reis, 24 de April de 2007, 11:19

Previous topic - Next topic

Reis

Este tópico é directamente endereçado ao Mau Maria e a todos os BI ou outros traidores, que acha que se pode "escolher" um clube como se pode escolher a namorada!!!!!!!!

PORQUE NÃO SOU ADEPTO DE UM DOS GRANDES

Fui educado, tal como praticamente todos nós, a defender e elevar o mais alto possível o nome dos meus pais, o da minha família, o do meu país, a da minha terra natal, caso contrário seria identificado como traidor...

Posso não aceitar as coisas como elas estão, mas o certo é que nunca me passou pela cabeça defender outros em detrimento do que me identifica e me distingue!!!

Quando nascemos, sem qualquer possibilidade de escolha minha, fui identificado como Português, filho de Manuel **** e da Maria *****, o mais novo membro da família dos "Reis", mais um filho da cidade de Braga, logo Bracarense.

E já na zona dos trintas, sempre defendi e defenderei os valores que me identificam e me distinguem de outros.

Se sou Português, defenderei a bandeira e tudo o que possa enaltecer o nome do meu país... Mesmo contra potências mundiais, nunca, mas nunca em circunstância alguma deixarei de defender os interesses de Portugal. Quero lá saber que no país "tal" são mais ricos ou são mais trabalhadores ou têm mais títulos conquistados, ou se são mais fortes do que o meu Portugal? Sou e serei defensor do meu país natal. Talvez por isso defendo a minha selecção Portuguesa quando existe confronto com outras selecções de outros países...

Os meus pais, terão sempre, e podem eles ter a certeza disso, a minha defesa e sempre tentarei enaltecer os seus nomes, seja em que circunstancias forem... Neste ponto nem vou escrever mais, porque seria de tal forma ridículo não pensar assim....

Quanto ao nome da minha família, tal como nos meus pais, onde entrar ou disputar qualquer coisa, poderei não interferir directamente, mas sempre, sempre estarei a torcer para que o nome da minha família possa ser o mais elevado possível. Alguém acha que por mais "insignificante" que seja o nome da sua família, num confronto, por exemplo, desportivo eu, membro dessa família possa torcer para que ela não vença em detrimento de outro nome???? É ou não ridículo?

Quanto à minha Cidade Natal, é exactamente a mesma coisa, certo? Todos fomos etiquetados como naturais dela, e assim seremos até morrer... Será uma das tais diferenças que nos distinguirá dos demais, certo? Sempre apoiarei a minha cidade, quando entra em confronto com outras, quer a termos económicos, quer a termos sociais, quer a qualquer outro termo, pois, todos estes aspectos ajuda a enaltecer e engrandecer o nome da minha cidade!!!! Então porque raio desportivamente, esquecemos todos estes valores e apoiamos muitas vezes o que não nos identifica? Porque é que no confronto entre cidades, escolhemos um clube que representa uma outra cidade? Porque esse clube ganha ou é melhor do que o que representa a MINHA cidade???? Ridículo, ou não é???? Não será isto identificado como TRAIÇÃO a um valor? Eu sou pelo SC Braga e tu?
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Mau Maria

Amigo Reis. Agradeço a dedicatória de um tópico... mas penso não ser necessário.

Compreendo que te custe perceber a posição de um biclubista assumido. Ás vezes até a mim me faz confusão...   

No entanto, penso que nunca me viste, nem verás a tentar denegrir a instituição SCBRAGA. Muito pelo contrário, por vezes tenho a certeza que a defendo melhor que muitos Braguistas aqui.

Sou normalmente crítico, assumidamente... mas apenas de atitudes... não de pessoas nem do clube. Atitudes dos jogadores, da equipa, dos adeptos, da direcção.... Isso posso prometer que continuarei a criticar quando achar que devo... mas daí a trair Braga cidade e o Braga clube vai uma distância enorme (mais enorme que o próprio Braga)....

Mas não vele muito desenvolver, afinal o tema deste fórum é o Braga e não um mero forista...

Abraço.
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

lipe

Quote from: Reis on 24 de April de 2007, 11:19
Este tópico é directamente endereçado ao Mau Maria e a todos os BI ou outros traidores, que acha que se pode "escolher" um clube como se pode escolher a namorada!!!!!!!!

PORQUE NÃO SOU ADEPTO DE UM DOS GRANDES

Fui educado, tal como praticamente todos nós, a defender e elevar o mais alto possível o nome dos meus pais, o da minha família, o do meu país, a da minha terra natal, caso contrário seria identificado como traidor...

Posso não aceitar as coisas como elas estão, mas o certo é que nunca me passou pela cabeça defender outros em detrimento do que me identifica e me distingue!!!

Quando nascemos, sem qualquer possibilidade de escolha minha, fui identificado como Português, filho de Manuel **** e da Maria *****, o mais novo membro da família dos "Reis", mais um filho da cidade de Braga, logo Bracarense.

E já na zona dos trintas, sempre defendi e defenderei os valores que me identificam e me distinguem de outros.

Se sou Português, defenderei a bandeira e tudo o que possa enaltecer o nome do meu país... Mesmo contra potências mundiais, nunca, mas nunca em circunstância alguma deixarei de defender os interesses de Portugal. Quero lá saber que no país "tal" são mais ricos ou são mais trabalhadores ou têm mais títulos conquistados, ou se são mais fortes do que o meu Portugal? Sou e serei defensor do meu país natal. Talvez por isso defendo a minha selecção Portuguesa quando existe confronto com outras selecções de outros países...

Os meus pais, terão sempre, e podem eles ter a certeza disso, a minha defesa e sempre tentarei enaltecer os seus nomes, seja em que circunstancias forem... Neste ponto nem vou escrever mais, porque seria de tal forma ridículo não pensar assim....

Quanto ao nome da minha família, tal como nos meus pais, onde entrar ou disputar qualquer coisa, poderei não interferir directamente, mas sempre, sempre estarei a torcer para que o nome da minha família possa ser o mais elevado possível. Alguém acha que por mais "insignificante" que seja o nome da sua família, num confronto, por exemplo, desportivo eu, membro dessa família possa torcer para que ela não vença em detrimento de outro nome???? É ou não ridículo?

Quanto à minha Cidade Natal, é exactamente a mesma coisa, certo? Todos fomos etiquetados como naturais dela, e assim seremos até morrer... Será uma das tais diferenças que nos distinguirá dos demais, certo? Sempre apoiarei a minha cidade, quando entra em confronto com outras, quer a termos económicos, quer a termos sociais, quer a qualquer outro termo, pois, todos estes aspectos ajuda a enaltecer e engrandecer o nome da minha cidade!!!! Então porque raio desportivamente, esquecemos todos estes valores e apoiamos muitas vezes o que não nos identifica? Porque é que no confronto entre cidades, escolhemos um clube que representa uma outra cidade? Porque esse clube ganha ou é melhor do que o que representa a MINHA cidade???? Ridículo, ou não é???? Não será isto identificado como TRAIÇÃO a um valor? Eu sou pelo SC Braga e tu?

Boa Reis. ;)
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

A.COSTA

A levar à letra o texto escrito os meus filhos (nascidos e a habitar em Guimarães) jamais seriam braguistas, o que eu espero sinceramente nunca venha a acontecer.  ;D ;D ;D ;D ;D

O texto exclui assim muita gente que gosta do SCBraga e que de outras "bandas",  desde Vila Verde, Famalicão, Viana e Terras de Basto.  :o :o :o :o :o :o :o

MAS ENTENDO O ESPÍRITO DA MENSAGEM. SEM PODER LEVAR À LETRA CLARO.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

disco infiltrator

Para mim o pior que existe é isso a que chamam de "bi clubista". Sinceramente não consigo entender.

Prefiro que essa gente nem refira o nome do SCB, apoie o clube deles e deixe o SCB para os braguistas. Esses tais biclubistas não fazem falta nenhuma....

karon

Quote from: A.COSTA on 24 de April de 2007, 13:27
A levar à letra o texto escrito os meus filhos (nascidos e a habitar em Guimarães) jamais seriam braguistas, o que eu espero sinceramente nunca venha a acontecer.  ;D ;D ;D ;D ;D

O texto exclui assim muita gente que gosta do SCBraga e que de outras "bandas",  desde Vila Verde, Famalicão, Viana e Terras de Basto.  :o :o :o :o :o :o :o

MAS ENTENDO O ESPÍRITO DA MENSAGEM. SEM PODER LEVAR À LETRA CLARO.

CONCORDO
Eu acho que já disse algo parecido com isto, algures noutro tópico, quando começam com a treta do "ai se és de Braga, nasceste em Braga, então és Braguista!" Nada mais errado! Mesmo que eu fosse morar para Leiria e por lá tivesse mais prole, eles certamente seriam Super Braguistas (porque sim e porque não, pronto). Viva o 25 de Abril, e a Liberdade de escolha!
É-se de um clube porque sim, porque se quer, porque se gosta, porque nos dá na veneta, e não porque se nasce na cidade A ou na cidade B.
E já me esquecia, também se é de um clube porque se aprende a gostar dele.
Viva o SC Braga, o MEU clube, já a cidade, ui,ui...já teve melhores dias!
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

aurelio

Kilo

Este tópico, é um bom tópico!

Como diria o professor Marcelo, nota 20!  ;D ;D

Toda a gente concorda, logo, nota 20!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Gambit

Ora portanto: nasci em Mirandela, logo não posso ser do SC Braga!
Ok... caguei!!!

Ana Cunha

Sabem o que digo quando algum bi-clubista me diz "Ah, eu sou de Braga mas não tenho se ser do SCB!"? Pergunto-lhe: "És de que selecção?"
Naturalmente, respondem-me: "Da portuguesa, claro!"

E eu não digo mais nada, já me responderam ao que eu queria...

Se todos torcessem pelo clube das suas cidades, o futebol seria muito mais equilibrado e competitivo. Mas isso não passa de um sonho.

Atenção: Para mim, a nossa cidade não tem de ser onde se nasceu! Eu posso ter nascido por um mero acaso em Espanha e não é por isso que torço por uma equipa espanhola. A nossa cidade é aquela que nos toca no coração (ah,esta ficou bonita!:D).

Gambit

Quote from: Ana Cunha on 24 de April de 2007, 23:04
Sabem o que digo quando algum bi-clubista me diz "Ah, eu sou de Braga mas não tenho se ser do SCB!"? Pergunto-lhe: "És de que selecção?"

Se todos torcessem pelo clube das suas cidades, o futebol seria muito mais equilibrado e competitivo. Mas isso não passa de um sonho.

Atenção: Para mim, a nossa cidade não tem de ser onde se nasceu! Eu posso ter nascido por um mero acaso em Espanha e não é por isso que torço por uma equipa espanhola. A nossa cidade é aquela que nos toca no coração (ah,esta ficou bonita!:D).
Ora bem, metade da minha vida passei-a em Chaves e a outra metade em Braga!!
De que clube é que terei que ser?? As duas cidades me dizem muito, de maneiras diferentes... (já estou a contar muito da minha vida, bah...  ;D)
Essa lógica das cidades que nos tocam no coração...  :-\ :-\
Cada um é do clube que é não pela cidade mas por factores subjectivos e, quiçá, inexplicáveis...
Não escolhemos a nossa paixão; ela é que nos escolhe...  ;D ;D
Mas são opiniões...

Nemec

Enquanto pequeno fui criado através de um "molde" que me ensinou a gostar e a defender até não ter mais forças ou argumentos aquilo que, de certo modo, me pertence. Numa família de braguistas ensinaram-me a defender as cores do meu clube não só quando ele ganha. Mostraram-me que me devia sentir orgulhoso por ser adepto de um clube que mesmo não ganhando muito, me alegrava o coração só em vê-lo jogar. Na escola primária era olhado com espanto quando alguém me perguntava "De que clube és?", e eu orgulhoso respondia "Do Braga.", a pergunta seguinte, todos aqueles que como eu começaram de cedo a gostar, defender e apoiar em qualquer circunstância o que lhes pertence e não o que ganha mais, consegue adivinhar, "E que mais?". Parecia uma obrigatoriedade ser de um clube que já tivesse sido campeão. "Mais nenhum." respondia eu. Na maioria das vezes mesmo sem lhes perguntar acabavam por me dizer "Eu sou do X... mas também gosto do Braga...". Não compreendia o porquê de dizer que tinha outro clube, e sentia-me triste, triste por ficar com a sensação de que o meu clube tinha poucos adeptos verdadeiros.
Era raro na altura ver alguém a jogar á bola na rua com a camisola do Braga, mas eu jogava e vestia-a sempre que podia, mostrava o meu cartão de sócio e o meu cachecol a toda a gente, e sentia-me orgulhoso pelo que fazia, por mostrar a todos o meu braguismo... Sentia-me a criança mais feliz do mundo por domingo sim domingo não ir até ao 1º de Maio e exibir o meu cartão de sócio apenas por satisfação (pois não era necessário para entrar com aquela idade) a quem controlava a entrada.
Os anos foram passando, eu fui crescendo, as conversas foram mudando mas as perguntas e as respostas continuavam as mesmas, apenas os comentários dos outros consoante o resultado do jogo mudavam e algumas perguntas começavam a vaguear na minha cabeça. Sempre que o Braga fazia um bom resultado falavam comigo e referiam-se ao "nosso Braguinha", quando os resultados não agradavam abordavam-me referindo-se ao "teu Braga". Perdia a cabeça com isto, sentia a raiva correr-me nas veias como se de sangue se tratasse. Como era possível alguém se aproveitar do resultado de um clube e tirar sempre satisfação fosse qual fosse o resultado... Não havia sentimento verdadeiro, não havia sofrimento... Eram anos em que o Braga vivia de altos e baixos, em que se lutava uma época para ir á UEFA e na seguinte para não descer de divisão. Nestes anos conseguia-se distinguir perfeitamente, o Braguista sofredor e verdadeiro do "falsificado e oportunista". Sentia-me feliz por, embora sermos poucos Braguistas verdadeiros, não sermos confundidos com os que simplesmente iam á bola ou mesmo sem ir discutiam como se fossem...
Passaram mais alguns invernos, e eis que num verão se realiza um Campeonato Europeu que veio mudar muita coisa e apaixonar mais pessoas pelo futebol... Coincidência ou não, foi um ponto de viragem para o Braga, tornou-se um clube mais estável e mais forte, tornou-se num "Braga Europeu". Muitos, arrastados pela onda vitoriosa do clube da sua terra, decidiram segui-lo de mais perto, e esquecer um pouco o clube que até então os prendia á televisão, e começaram-se a auto-intitular Braguistas... Começaram a ir ao estádio, aos treinos, a comentar fóruns na internet afirmando sempre que o Braga sempre foi a paixão deles. Agora quando lhes perguntam o clube dizem "Do Braga" mas lá acabam por confessar, a custo "simpatizo por o X"... Apesar de se ter criado uma nova geração de verdadeiros Braguistas, são muitos os que se tornaram Braguistas falsificados e oportunistas, mas estes são agora mais difíceis de distinguir...
Época 2006/2007. Após uma série de épocas espectaculares, as melhores de sempre, vem uma época com alguma quebra, fica-se uns furos abaixo do esperado. O que acontece? Os Braguistas falsificados e oportunistas criticam tudo o que podem, presidente, treinadores, jogadores, horários de jogos e treinos, equipamentos utilizados, métodos de treino e tudo o que se possa imaginar, preferem assobiar em vez de dar apoio... Pois eles querem sempre mais para matar a sua fome... Na minha opinião, o verdadeiro Braguista, aquele que sofre, vê esta época como uma época menos boa (ou talvez não) que as anteriores mas mesmo assim de sonho, ½ da Taça de Portugal, mais jogos de sempre efectuados na Taça UEFA e um lugar na classificação que a 4 jornadas do fim nos permite sonhar e depender apenas dos nossos resultados para participar na próxima edição da Taça UEFA... O único sentimento de revolta deste Braguista é saber que está a ser confundido com alguém que não é capaz de sacrificar uma unha que seja pelo clube que diz ser adepto... Lembro aqui todos aqueles que, independentemente do resultado, ficam no seu lugar até o arbitro apitar pela ultima vez, todos aqueles que aplaudem quando a equipa perde, todos aqueles que foram esperar a equipa ao aeroporto no fim de um jogo para a Taça UEFA, não só quando ganhou mas também quando perdeu, lembro alguém que apesar de ser sócio preferiu comprar um bilhete de público do que ir embora porque a espera iria ser demorada para tirar bilhete de sócio e iria perder o principio do jogo, todos aqueles que lutam, assim, pela verdade e genuinidade clubistica. É por tudo isto que, olhando para trás e vendo-me naquela criança sinto um enorme orgulho e agradeço a que me ensinou a ser assim...
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

Nemec

Quote from: Gambit on 25 de April de 2007, 02:35

Ora bem, metade da minha vida passei-a em Chaves e a outra metade em Braga!!
De que clube é que terei que ser?? As duas cidades me dizem muito, de maneiras diferentes... (já estou a contar muito da minha vida, bah...  ;D)
Essa lógica das cidades que nos tocam no coração...  :-\ :-\
Cada um é do clube que é não pela cidade mas por factores subjectivos e, quiçá, inexplicáveis...
Não escolhemos a nossa paixão; ela é que nos escolhe...  ;D ;D
Mas são opiniões...

Na minha opinião uma coisa é seres pelo clube de uma cidade pela qual nutres carinho e que tem algo a ver com a tua vida, outra é defenderes um clube que possivelmente nunca foste ao estadio, de uma cidade que nem sequer viste a não ser pela tv ou de passagem e gostares desse clube simplesmente porque ganha... ;)
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

jeba

EU  SOU NADO CRIADO EM FAMALICÃO E QUERO QUE A MINHA CIDADE SE F***.... e AGORA COMO FICO UMA VEZ QUE JÁ SOU SÓCIO DO BRAGA HÁ MAIS DE 27 ANOS? JÁ NÃO POSSO SER DO BRAGA POR NASCER FORA DA CIDADE?

Ana Cunha

Quote from: jeba on 25 de April de 2007, 11:48

EU  SOU NADO CRIADO EM FAMALICÃO E QUERO QUE A MINHA CIDADE SE F***.... e AGORA COMO FICO UMA VEZ QUE JÁ SOU SÓCIO DO BRAGA HÁ MAIS DE 27 ANOS? JÁ NÃO POSSO SER DO BRAGA POR NASCER FORA DA CIDADE?

Não leste a última frase que escrevi?

Pé Ligeiro

O texto do Reis está bom, embora algo acintoso, nomeadamente, quando é dirigido especificamente a uma pessoa.
Parece-me que o texto está bom, é interessante, embora com um universo algo reduzido, como outros foristas já referiram.

Sendo eu Minhoto de Arcos de Valdevez a viver em Lisboa há 22 anos, pela lógica tão restritiva apresentada, eu não deveria ser Braguista.

Sou Braguista com muito orgulho, porque sou Minhoto e o Braga é o clube minha região. Sou Braguista porque vivi e estudei 4 anos em Braga (5º e 6º no André Soares e 7º e 8º no Carlos Amarante), onde aprendi a gostar de futebol e, claro, do Braga. Foi e será sempre o meu clube, mesmo rodeado de "pássaros" e "lagartos" por todo o lado!

Comungo em geral das ideias expressas pelo Reis, só acho é que o espírito Braguista merece ser aberto a toda uma região, que é o Minho, não esquecendo também os nossos valorosos emigrantes!

BRAGA SEMPRE MAIS!

Bragaale

Eu n concordo totalmente com o que diz o nosso amigo Reis.  Eu nasci em Braga, mas os meus pais (os dois mesmo) e avô são do sporting. Na minha casa smp fui habituado a ver sporting, mais nd. Mas +/- à 4 anos comecei a formar a minha propria opinião, comecei a ir ao estadio., fiz m socio, e na epoca asseguir comprei uma cadeira. Ate hj so faltei um jogo em casa (V Setubal na epoca passada), mas d resto vou a td ate msm uefa e taça de portugal.  No k diz respeito a jogos fora so n vi dois, prk tava no hospital e la n havia sporttv, mas ouvi no radio. Mas apesar disto n posso dizer que n gosto mt do sporting, prk gosto. Vejo tds os jogos do SCP e pronto n ha volta a dar. Contudo respeito a opinião do Reis. Tem td o direito d pensar o que kiser. Mas cm ja diss ha citaçoes no post dele que n acho correcto. Tou de acordo cm o topico knd s fala de pessoas que nascendo ca em braga e vivendo ca dizem mal do nosso ENORME, isso e k n acho corecto. Prk deviam ter respeito pela nossa cidade. Agr pesoas cm eu penso k n destroiem a imagem do clube antes pelo contrario constroi, cm por exemplo o jogo de belem. Tiv k faltar as aulas para ir mas fui, tiv la e gritei bm alto o MAGICO BRAGA ALLEZ.

Mas cm digo e repito cada um pensa o que quiser.
fikem bm 

MrCasp

Eu não sou bracarense... nem sequer minhoto!
Gosto muito da cidade de Braga, mas não há cidade de que tenha mais orgulho do que aquela que é a minha! Não haverá bracarense a defender mais Braga do que eu a defender Valongo  ;)
Estudei em Braga... mas só um ano!
A verdade é que acredito que o clube, hoje, representa muito mais do que a cidade (com todo o respeito por esta). O emblema do SCB vale por si... E, é por acreditar nisto que sou de coração do Braga (e só do Braga!!)

ZGANDULO

Bem visto REIS!!! ;)

O mau maria até chora... ;D :D ;D

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Carvalhinha

Quote from: Nemec on 25 de April de 2007, 03:12
Na escola primária era olhado com espanto quando alguém me perguntava "De que clube és?", e eu orgulhoso respondia "Do Braga.", a pergunta seguinte, todos aqueles que como eu começaram de cedo a gostar, defender e apoiar em qualquer circunstância o que lhes pertence e não o que ganha mais, consegue adivinhar, "E que mais?". Parecia uma obrigatoriedade ser de um clube que já tivesse sido campeão. "Mais nenhum." respondia eu.

O problema dessas pessoas é que pensam que o mundo só gira à volta da capital e do grande Porto. Os clubes das outras cidades para elas não dizem rigorosamente nada.

Eu já tenho mais anos de Suíça do que passados em Portugal, e mesmo assim não nutro nenhum carinho pelos clubes de cá. Antes pelo contrário, cada vez gosto mais do Braga. A paixão cresce de dia para dia... não há explicação.
Ser do clube da minha terra natal, que ainda por cima tem o estádio na zona onde moro, é algo de extraordinário, um privilégio. E eu sinto orgulho por tal.
E estou felicíssima pelo meu irmão me ter dado tanto na cabeça para eu vir a ser braguista! :)

Para quê apoiar uma equipa que já está cheia de adeptos? Era "apenas" mais uma.
Para quê apoiar uma equipa que é defendida pela comunicação social? Os outros clubes também têm esse direito.
Para quê apoiar aqueles que ganham um balúrdio, onde na verdade não fazem nada de jeito? Esses só têm a mania que são bons.
Para quê apoiar aqueles que já estão fartos de ganhar coisas?  Torna-se desinteressante e e sem sabor.

E não há alegria maior do que ver um jogador e um adepto daqueles que não são dos ditos "grandes" a sagrar-se campeão.

E eu acredito que um dia há-de chegar a nossa vez.