News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 30/03

Started by Pé Ligeiro, 30 de March de 2007, 09:02

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Frechaut
"Ricardo Chaves também pode ser defesa-central"


A ausência de Paulo Jorge na próxima jornada e a necessidade de encontrar alternativas para ocupar a sua posição no centro da defesa arsenalista domina, por estes dias, o universo de preocupações dos adeptos do clube minhoto, ainda por cima frente a um adversário que há 17 anos não permite uma vitória aos bracarenses no Estádio dos Barreiros. O médio Frechaut tem sido um dos nomes apontados para fazer dupla com Nem no centro da defesa, uma posição que, reconheceu, "já por várias vezes" ocupou no passado. Contudo, frisou, quando o fez foi "sempre durante os jogos e em situação de recurso" e que "nunca começou um jogo a central". Sem se deter no discurso, lembrou que Ricardo Chaves "também pode fazê-lo", dizendo lembrar-se de jogos em que o médio ocupou a posição de central.
Passando do colectivo para o individual, Frechaut reconheceu que defrontar o Marítimo nos Barreiros "nunca é fácil" e lembrou o resultado da primeira volta (1-4) para justificar o quanto o Braga deseja corrigir o que se passou nesse jogo. "Foi um resultado que não traduz o valor da nossa equipa e por isso, no Funchal, queremos fazer um bom jogo e ganhar para solidificar a quarta posição na tabela", sustentou o internacional português.
E continuando a falar da formação insular recordou que vem de dois resultados menos bons e que, por isso, cabe ao Braga "tentar aproveitar essa situação para conquistar pontos", concluindo o discurso afirmando que "se o Marítimo quiser ir à Taça UEFA na próxima temporada tem por obrigação ganhar este jogo".
 
"Más exibições devem-se à sobrecarga"

É por todos reconhecido que o Braga não tem jogado bem. Frechaut concorda e explicou a sua visão pessoal da situação: "A sobrecarga de jogos a que fomos sujeitos nos últimos meses pesou na qualidade do futebol que praticámos, ressentindo-se igualmente na disponibilidade da equipa", disse o jogador que acredita que com o diminuir do número de partidas derivado da eliminação na Taça UEFA "as boas exibições vão voltar e os adeptos voltarão a apreciar jogos bonitos", sem esquecer que, apesar de tudo, os resultados obtidos pela equipa "têm sido moralizadores". "Podem estar tranquilos que vamos voltar a jogar ao nível do que de melhor já fizemos esta temporada", concluiu o médio bracarense.
 
"Marcar uma posição"

Terminado o jogo com o Marítimo, seguem-se as partidas com o Sporting e Benfica – de elevado grau de dificuldade e que, adicionalmente, podem até influir na decisão do campeonato quanto ao futuro campeão. Frechaut reconhece o papel do Braga neste "episódio da Liga" mas não abandona a máxima do grupo de "jogar sempre para vencer". "Queremos marcar uma posição independentemente da forma que tomar o campeonato, além de que esses são os melhores jogos", observou.
 
"Rotina é importante"

Com a chegada de Jorge Costa ao comando técnico, Frechaut passou do banco dos suplentes a imprescindível na equipa minhota, uma realidade que o jogador abraçou e a que tem procurado corresponder com entrega absoluta em campo. Questionado sobre esse facto, o médio foi diplomático na resposta: "Jogando com assiduidade ganha-se um maior ritmo de competição, o que tem vindo a passar-se e reconheço que, por força disso, estou num bom momento de forma", sublinhou o jogador arsenalista, fundamentando a importância da "rotina de jogo na mesma posição" na qualidade futebolística do atleta.



Duplo regresso

João Pinto e Zé Carlos foram ontem reintegrados na preparação sem limitações, estando prontos a integrar as opções do técnico arsenalista para o confronto na ilha da Madeira. Recuperado de uma gripe, João Pinto cumpriu na íntegra o programa de trabalho assim como Zé Carlos, que apresentara queixas na véspera na perna direita que derivavam de uma pequena mialgia, acabando por fazer treino físico de compensação no ginásio. Num treino de cariz táctico, faltou o lateral Paíto que, embora já tenha regressado de Moçambique, onde participou no jogo com o Burkina Faso (1-1) pontuável para a Taça das Nações Africanas, apresentou-se queixoso e ficou no departamento médico. Cesinha, Pedro Costa e Diego são também opções a considerar pelo técnico que, com as excepções de Rodriguez e Andrés Madrid, dispõe de todo o plantel, um cenário diametralmente oposto ao que enfrentou na preparação para o jogo com a Naval em que apenas dispôs de 17 jogadores. A preparação prossegue esta manhã, num treino aberto, altura em que será possível avaliar se o lateral Paíto retomou a preparação. No final do apronto, o último no Estádio Municipal de Braga antes do jogo, o técnico Jorge Costa fará a antevisão da partida nos Barreiros.



Madrid e Rodriguez quase certos para a Luz

Andrés Madrid e Rodriguez foram esta semana sujeitos a exames de avaliação, o primeiro uma ecografia e o segundo uma ressonância magnética. Ainda que ambos se apresentem em diferentes estágios de recuperação – o peruano lesionou-se em Londres há três semanas e Madrid diante do Varzim no último fim-de-semana –, já foi possível ao departamento médico concluir que tipo de tratamento seguir enquanto espera pela resposta dos respectivos organismos dos jogadores. É que, no caso de Rodriguez, a resposta ecográfica foi considerada boa, razão pela qual imediatamente avançou para um novo capítulo da recuperação, num processo que vai ser intensificado logo após o fim-de-semana, com o aumento da carga de esforço. Nesta fase avalia-se o comportamento clínico do jogador havendo a convicção de que poderá ser a esperada, embora, não permita acalentar, sequer, esperanças para o jogo com o Sporting. No entanto, o espaço temporal que vai sobrar para o jogo seguinte, no Estádio da Luz, faz prever que o defesa-central peruano reúna, enfim, as capacidades para se tornar opção. Nesta avaliação torna-se, por isso, fundamental a resposta que o jogador vai conseguir dar nos próximos dias.
No segundo caso, com uma microrrotura de três milímetros, Madrid ficou longe das previsões mais pessimistas e a margem, embora pequena, de que possa recuperar para o jogo com o Sporting continua em pé o que, por inerência, abre ainda mais a janela de possibilidades de poder vir a defrontar o Benfica. O método de trabalho já está definido e há nova reavaliação prevista para o início da próxima semana, data em que o departamento médico, em rigor, poderá afirmar com maior ou menor segurança o que vai acontecer ao médio argentino na semana de recepção aos "leões". Num ciclo de quatro jogos muito importantes para o Braga ter Rodriguez e Madrid para os dois últimos (Benfica e Belenenses na meia-final da Taça de Portugal ) não é equação para rejeitar.



João Mário, ex-jogador do Braga
"O Braga fazia sempre bons resultados na ilha"


P | A última vitória do Braga nos Barreiros aconteceu na época 1990/91. Que memórias tem desse jogo?
R | As memórias estão prejudicadas pelo tempo, já naquela altura era difícil jogar na Madeira. Lembro-me que nesses anos o Braga fazia sempre bons resultados na ilha, empatando ou ganhando muitas vezes. Não tenho muito mais para dizer sobre isso.
 
"O Braga pode até lá chegar pelas duas vias"

P | O Braga está numa luta renhida para conquistar o acesso à Taça UEFA, qual lhe parece ser mais fácil de conquistar, pelo quarto lugar na Liga ou pela Taça de Portugal?
R | O Braga pode conquistar o acesso à Taça UEFA, tem um bom plantel, um bom técnico e estrutura e pode até lá chegar pelas duas vias. O novo técnico está a incutir a sua maneira de estar e vai estar forte até ao fim e lutar com muita determinação.
 
"Não é fácil aos jogadores ter três treinadores numa época, cada um com o seu cunho"

P | A equipa tem registado uma quebra exibicional nos últimos jogos, atribui esse facto ao desgaste da época ou julga que está a sofrer os efeitos das duas mudanças de treinadores que se verificaram?
R | Não é fácil aos jogadores ter três treinadores numa época, cada um com o seu cunho. O Carlos Carvalhal teve um, o Rogério Gonçalves o seu e Jorge Costa outro bem diferente. Mas cada coisa a seu tempo e o plantel do Braga vai adaptar-se à nova filosofia e estou convencido de que fará um final de época bom. O desgaste também contribui e as lesões, não só no Braga como em todos os clubes, pesam e muito na balança.

IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




Frechaut: «Solidificar o 4.º lugar»
MÉDIO PRETENDE QUEBRAR ENGUIÇO


Na abertura de um ciclo exigente de jogos frente a Marítimo, Sporting, Benfica e Belenenses, Frechaut quer vingar a derrota expressiva da 1.ª volta (1-4 em casa) e quebrar o enguiço de 17 anos nos Barreiros. Mas sabe que "nunca é fácil" jogar na Madeira. "Têm boa equipa e são muito fortes em casa. Esperamos fazer um bom jogo e vencer para solidificar o 4.º lugar, mas eles vêm de dois resultados menos bons e, se realmente quiserem lutar para ir à Taça UEFA, terão de ganhar", diz.

Às portas de "mais um mês complicado", admite que "as últimas exibições não têm sido as melhores devido à sobrecarga de jogos", mas fala em "marcar posição frente ao Sporting e ao Benfica e interferir activamente na luta do título".

O médio polivalente Frechaut admite recuar à defesa para suprir a actual carência de centrais na Madeira, mas lembrou que "o mister tem, pelo menos, mais duas opções", deixando perceber que a solução deverá passar por Ricardo Chaves.

IN RECORD

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Sp. Braga: João Pinto e Zé Carlos aptos para os Barreiros

Os avançados Zé Carlos e João Pinto estão recuperados e são opção para a deslocação à Madeira, onde no próximo domingo, pelas 18 horas, o Sp. Braga defronta o Marítimo. João Pinto já ultrapassou uma ligeira síndrome gripal, enquanto Zé Carlos debelou as queixas físicas que apresentou nos últimos dias. Os dois já treinaram por isso sem limitações e podem ser opção para o treinador Jorge Costa no jogo de domingo.
De fora está definitivamente o médio Andrés Madrid. O argentino está a contas com uma micro-rotura na face posterior da coxa direita, fez apenas tratamento e ginásio e é definitivamente uma carta fora do baralho. Já o central Alberto Rodriguez continua a recuperar também de uma lesão, realizando tratamento, ginásio e ligeiras corridas no relvado. O esquerdino Paíto já regressou da selecção moçambicana, que empatou com o Burkina Faso em jogo de qualificação para a CAN 2008, e também já treinou em Braga.


IN MAISFUTEBOL




BRAGA SEMPRE MAIS!

Pedro-SCB

Jorge costa já escolheu quem jogará ao lado do brasileiro Nem

Frechaut defesa-central



CONFIRMADÍS- SIMA a escolha/adaptação de Frechaut a defesa-central para a visita ao efervescente Caldeirão maritimista. Solução de recurso, mas inevitável, justificada pelas ausências de Paulo Jorge (castigado) e Rodriguez (lesionado).

Elaborar uma lista de convocados no Sp. Braga começa a soar a exercício complicadíssimo, de grau de dificuldade infinitamente mais elevado que qualquer quebra-cabeças ou Sudoku.

As baixas sucedem-se, ora por lesões ora por castigos, especialmente em jogadores de categoria superior e rótulo de indiscutível colado à camisola.

Reduzido, considerável e naturalmente, o número de soluções de uma equipa que pretende solidificar o estatuto europeu, sucedem-se os convites às improvisações, cenário potencialmente embaraçoso mas prontamente negado pelos últimos resultados da equipa de Jorge Costa, que está às portas do Jamor (joga as meias-finais da Taça, com o Belenenses), e no 4.º lugar na Liga.

Este fim-de-semana, invariavelmente, a história repete-se.

À falta de soluções para o centro da defesa, a necessidade impõe a escolha e a eleição de uma dupla que fará estreia na Liga.

Nem e Frechaut, é garantido, encarregar-se-ão de preencher espaços importantíssimos nas manobras defensivas da equipa — Ricardo Chaves também era hipótese, mas o elevadíssimo rendimento evidenciado por Frechaut nos últimos jogos serve de explicação incontestável para a aposta de Jorge Costa.

Curiosidade suprema: Frechaut foi o jogador destacado pelo Sp. Braga para a conferência de Imprensa de ontem, revelando disponibilidade absoluta para a missão que lhe será confiada no Estádio dos Barreiros, no Funchal:

«Nunca comecei um jogo a central, mas já acabei alguns nessa posição. Não é, seguramente, onde jogo melhor, mas não será uma novidade, muito menos um drama. O importante é que a equipa ganhe, quer jogue a médio, defesa-direito ou central. Queremos a Europa e para isso temos de ganhar e mostrar que somos melhores que o Marítimo.»

in abola

Kintaro

#2
Disponível para jogar a central
Com as ausências de Rodiguez (lesionado) e Paulo Jorge (castigado), o polivalente Frechaut surge como a alternativa mais viável para jogar a central ao lado de Nem, frente ao Marítimo. Uma posição que não é estranha ao atleta...


O treinador Jorge Costa já terá definido a escolha do atleta que vai ocupar o lugar de central no jogo de domingo, diante do Marítimo, sendo uma opção de recurso. Mas ainda não anunciou qual a escolha, ainda que tudo indica que Frechaut seja o eleito, fruto da sua polivalência.
"Não é uma posição que me seja desconhecida, já joguei nessa posição embora nunca como titular. Por recurso e necessidade da equipa já tive de recuar no terreno de fazer de central", apontou o atleta, ficando ao dispôr do treinador para jogar na posição que lhe for recomendada. "Não se isso vai acontecer neste jogo, mas há mais opções como é o caso do Ricardo Chaves, que já jogou nessa posição", indicou o futebolista.

Frechaut — passou a jogar com maior regularidade desde que Jorge Costa assumiu a liderança da equipa — confessa estar "num bom momento de forma" e explica que o seu rendimento é fruto da "assiduidade" nos jogos. "Se jogamos dois jogos e ficamos um ou dois de fora, nunca adquirimos o ritmo necessário para a competição", apontou.
O atleta do Sp. de Braga abriu, ainda, o jogo sobre o duelo nos Barreiros, onde o Braga já não ganha há 17 anos. "Nunca é fácil jogar lá, qualquer equipa tem dificuldades em jogar na Madeira, não é só o Braga. Ainda por cima o resultado que tivemos em nossa casa com o Marítimo não foi muito bom", lembrou.

in Correio do Minho





É central brasileiro
Léo Fortunato para o ano?

Chama-se Léo Fortunato, é defesa-central brasileiro, tem 24 anos, possui estampa física de respeito (mede 1,84 metros e pesa 82 quilos) e surge apontado ao Sporting de Braga. A notícia do interesse minhoto no defensor do Madureira foi divulgada, ontem, por vários sites do Brasil, com base em afirmações assinadas pelo presidente do clube carioca, Elias Duba.
Com contrato até dia 31 de Agosto, as informações provenientes do outro lado do Atlântico apontam o Santos, Flamengo, Vasco da Gama e Cruzeiro como concorrentes à aquisição de Léo Fortunato, mas a favor do Sp. Braga parece jogar o facto de o futebolista há muito alimentar o desejo ardente de jogar na Europa.

in abola





Central brasileiro do Madureira
Sp. Braga na corrida por Léo Fortunato

Léo Fortunato, central do Madureira, interessa ao Sp. Braga. A revelação foi feita por Elias Duba, presidente do clube carioca, à imprensa brasileira. O jogador é ainda pretendido por grandes clubes do Brasil como o Santos, o Internacional, o Flamengo, o Vasco da Gama e o Cruzeiro.

Os bracarenses enfrentam uma dura concorrência mas o facto de o sonho de Léo Fortunato passar pela Europa pode ser determinante a favor do clube minhoto.

Léo Fortunato tem 24 anos, 1,84 metros e 82 quilos de peso tendo sido o grande destaque da Taça Guanabara, primeira fase do campeonato do Rio de Janeiro. Na final, o modesto Madureira perdeu por 4-1.

O contrato de Léo Fortunato termina a 31 de Agosto próximo, sendo possível de adquirir a custo zero, porém, as declarações de Elias Duba indiciam que o Madureira pretende ganhar dinheiro com o negócio. Como, ninguém sabe, pois à luz dos regulamentos da FIFA o jogador já se pode vincular a outro emblema por estar a menos de seis meses do final do vínculo que o liga ao Madureira.

O seu actual clube é conhecido por promover jovens atletas e depois os vender a um bom preço, de forma a sanear as suas finanças.



Lateral do Sporting de Braga
Paíto com problemas físicos

Paíto regressou a Braga com problemas físicos. O lateral-esquerdo sofreu um toque no jogo entre Moçambique e o Brukina Faso, referente à terceira jornada do grupo VII de qualificação para o CAN, e esta quinta-feira esteve fora do trabalho matinal.

À margem deste contratempo, Jorge Costa ministrou mais um apronto com vista à recepção ao Marítimo, que já contou com a integração de João Pinto e Zé Carlos. Em sentido inverso continuam Rodriguez e Madrid.

Esta sexta-feira o Sporting de Braga volta a treinar, pelas 10:30, e no final da sessão o treinador arsenalista sobe à sala de imprensa para abordar o jogo da 23.ª jornada da Liga.

in Sportugal