News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 12/05

Started by nandes, 12 de May de 2006, 08:09

Previous topic - Next topic

nandes





Carlos Carvalhal apresentado com expectativas reais


Champions se os grandes deixarem...                      



MARCH A ATRÁS no discurso da Champions. O novo ciclo desportivo que se abre no Sp. Braga, com a apresentação, ontem, de Carlos Carvalhal, tem como horizonte a presença na fase de grupos da Taça UEFA e a candidatura à final da Taça de Portugal. No entanto, a Liga milionária não fica completamente descartada, conforme explicou António Salvador, líder da SAD. Basta, para isso, que a conjuntura do Campeonato seja tão favorável como nas duas últimas épocas...
Um ano de contrato, quadro de ambições menos abrangente daquele que seria de supor, três metas definidas: reforçar o estatuto de quarto grande, promover a entrada da equipa no quadro regular da Taça UEFA e, finalmente, ir ao Jamor tentar trazer a Taça de Portugal para Braga. É tudo o que pede a administração a Carlos Carvalhal. A Liga dos Campeões, que terá estado no topo das razões invocadas pela administração para dispensar Jesualdo Ferreira, faz parte de uma espécie de plano B cuja execução dependerá do comportamento da equipa arsenalista e, por arrastamento, das fragilidades de um (ou até dois) dos três grandes. "Queremos estar perto das equipas que lutam pelo título para que, caso se proporcione, o Sp. Braga tenha condições para chegar à Liga dos Campeões", declarou Salvador. Pelas palavras do presidente, fica explícito que Jesualdo Ferreira beneficiou de conjuntura favorável para assegurar o acesso à prova mais importante da UEFA: "Tivemos possibilidades de lá chegar. Não sei se teremos mais oportunidades. Espero que sim." Retrato convenceu Entre elogios ao trabalho de Jesualdo, duas outras constatações de Salvador: o Sp. Braga não foi capaz de conquistar "estatuto internacional " através da Taça UEFA nem ir tão longe quanto era desejável na Taça de Portugal. Com Carlos Carvalhal na liderança, a fasquia sobe um pouco e o homem que levou o Leixões a uma final histórica no Jamor reivindica o sonho de repetir a proeza. "Dinâmico, empreendedor, cooperante e ambicioso." O retrato que a SAD tirou a Carvalhal foi determinante na escolha. Os riscos foram bem ponderados, de um e de outro lado. Carvalhal promete não rasgar com o passado, aproveitar o que de bom herdou, dando"cunho pessoal" ao projecto, ao passo que a SAD congratula-se com o sucesso que constituiu a aposta em Jesualdo, quando de todos os quadrantes a decisão foi mal acolhida. "Nessa altura enganaram-se e agora também. Acreditamos no Carlos Carvalhal e na sua capacidade de atingir as metas e desenvolver um bom trabalho", rematou.



Carvalhal em Braga para «melhorar trabalho bem feito»


O objectivo do Sporting de Braga é assumir-se como o quarto «grande» de Portugal e Carlos Carvalhal não foge da responsabilidade: «O objectivo é aproveitar o trabalho bem feito anteriormente e tentar melhorar.»

«Queremos um clube ambicioso, que lute pela presença nas competições europeias e que se afirme como o quarto clube português», começou por pedir o presidente António Salvador na conferência de imprensa de apresentação de Carlos Carvalhal, que assume o lugar que nos últimos três anos e meio foi de Jesualdo Ferreira.

A resposta do novo técnico dos bracarenses foi esclarecedora: «A fasquia está alta em função do trabalho bem feito. Por isso, pretendemos dar-lhe continuidade, colocando cunho pessoal e obviamente fazer melhor.»


 
Wender continua no Sp. Braga
O brasileiro Wender vai continuar ao serviço do Sporting de Braga, mas sob empréstimo dos «leões» de Lisboa, com quem tem mais dois anos de contrato.



A revelação partiu do próprio presidente do clube bracarense, António Salvador, que falou à margem da apresentação de Carlos Carvalhal como novo técnico da equipa para a próxima época.



In A Bola



=================================================================




Carvalhal apresentado e Wender continua
NOVO TÉCNICO ADMITE QUE "A FASQUIA ESTÁ ALTA"  


Carlos Carvalhal foi esta tarde oficialmente apresentado como novo treinador do Braga e, nas primeiras palavras como responsável máximo pela equipa arsenalista, admitiu que "a fasquia está alta, devido ao bom trabalho de Jesualdo Ferreira".

"Pretendemos dar continuidade a esse trabalho, se bem que com o nosso cunho pessoal e tentar melhorar", afirmou o antigo treinador do Belenenses, que desempenhou as funções de comentador da Sport TV após deixar o clube do Restelo.

António Salvador, presidente da formação minhota, aproveitou a ocasião para confirmar a continuidade de Wender em Braga, no âmbito do acordo da transferência do lateral Abel para o Sporting.

Quanto à equipa técnica que acompanha Carlos Carvalhal neste regresso a Braga, Carlos Garcia, Rifa, Miguel Cardoso e Vital são os nomes escolhidos para ajudar a levar a bom porto uma temporada que terá na participação na Taça UEFA um dos seus pontos altos.



In Record



==============================================================================




Entre a afirmação interna e o sucesso internacional


Numa cerimónia muito concorrida e mediaticamente "anormal" em Braga, Carlos Carvalhal foi apresentado como o técnico que tentará dar continuidade aos sucessos de Jesualdo Ferreira. Sem nunca falar na Liga dos Campeões como objectivo para a nova temporada, técnico e presidente apostam numa boa presença na Taça UEFA e sonham com a final da Taça de Portuga.

Ladeado pelo presidente, o adjunto Carlos Garcia e dois administradores da SAD, Manuel Rodrigues e Paulo Resende, Carlos Carvalhal foi ontem apresentado como novo técnico do Braga com António Salvador, na declaração introdutória, a definir o que quer da nova equipa técnica: "Está aqui para dignificar o clube", disse. Depois vieram as perguntas e à questão porque escolheu Carvalhal, Salvador respondeu sob a forma de elogios: "É um técnico que se enquadra nos valores do clube, é ambicioso, dinâmico, empreendedor e cooperante, além de que gosta de desafios, estando na disposição de formar um grupo forte, coeso e com espírito ganhador".

Posto isto, o líder da SAD definiu os objectivos: "Qualificação para a Taça UEFA e afirmação como quarto grande". Pelo meio lamentou que nos últimos dois anos "as oportunidades que o clube dispôs de chegar à Liga dos Campeões não se tenham concretizado", reafirmando, contudo, a esperança de que esta época isso possa acontecer. Depois recusou a ideia de que esta contratação seja de risco e fez votos para que, no imediato, o novo técnico consiga levar a equipa à fase de grupos da Taça UEFA além de levar o Braga até à final da Taça de Portugal.
 

Voltar ao Jamor

Carlos Carvalhal apresentou-se por entre elogios ao trabalho de Jesualdo Ferreira "que será lembrado neste clube por muitos anos, e a salientar a importância de toda a "máquina" do Braga nos sucessos que o clube teve nos últimos dois anos. "O trabalho não se pode personalizar, o anterior técnico teve o apoio do presidente, da SAD e de toda a equipa que trabalha neste clube. Acredito que isso vai continuar a ser assim, pois estamos a esforçar-nos por fazer um Braga maior".

Alinhando no mesmo discurso do presidente, sublinhou que quer "voltar ao Jamor" e que não o assusta o facto da fasquia estar alta, antes apostando em "dar continuidade ao bom trabalho do professor". Da equipa técnica e plantel, disse que aguarda definições, remetendo os jornalistas para a próxima semana altura em que prevê o corpo técnico esteja definido - O JOGO já adiantou tratarem-se de Rifa, Miguel Cardoso e Vital - não comentando sequer se vai pedir ao presidente a continuação de Rossato e de Delibasic na equipa da próxima época. A propósito disse apenas o... óbvio, ou seja, que quer "manter o núcleo duro da equipa" e avançar para as contratações necessárias, não divulgando para que lugares pretende caras novas.
 

"Lamento a despromoção do Belenenses"

Carvalhal passou ao lado das acusações de Mendes Palitos, concorrente derrotado à presidência do Belenenses, que o considerou o "culpado" pela despromoção dos "azuis" do Restelo. Depois de lamentar a despromoção da equipa onde começou a época 2005/06, lembrou que na temporada anterior à sua chegada a Belém "só por milagre a equipa não desceu e que, quando abandonou o clube (oitava jornada), depois de um registo sempre equilibrado, a equipa estava a quatro pontos do Sporting". "Peço desculpa pela subjectividade, mas eu trabalho com objectividade", rematou.



António Salvador
"Saída de Jesualdo encerrou ciclo"

As últimas declarações de Jesualdo Ferreira sobre os objectivos futuros do Braga não mereceram grandes comentários do líder da SAD que se limitou a dizer: "Ele pode fazer as declarações que quiser. Não renovamos contrato porque se entendeu que o ciclo encerrou. Agora é o Carlos Carvalhal que vai dar continuidade a esse trabalho e afirmar o clube como quarto grande"




Wender
"Fico feliz por continuar"

A notícia de O JOGO dando conta da continuidade de Wender, por empréstimo do Sporting, ao serviço dos arsenalistas, apanhou de surpresa o extremo brasileiro que declarou "não ter sido ainda informado por nenhum dos clubes" sobre o acordo firmado. Perante a impossibilidade de regressar à Alvalade, num cenário que se vinha desenhando há dias, o jogador manifesta-se "contente" por poder seguir a sua carreira em Braga, juntando o valor do salário que continuará a receber do Sporting, à satisfação de continuar a representar a equipa que maior notoriedade lhe deu no futebol português. "Não me desagrada continuar, pelo contrário, fico até feliz", confessou.



Salvador garante continuação da equipa B

No dia em que o FC Porto anunciou a extinção da equipa B, António Salvador deu sinais fortes de que, em Braga, se caminha no sentido oposto. À questão sobre se a equipa B vai continuar em Braga, o líder da SAD foi claro na resposta: "Continuamos a acreditar que pode haver reestruturação e retirar dividendos no futuro". E continuou: "A equipa B já está inscrita para a próxima temporada, logo tudo indica que vai continuar".
 

Época arranca a 10 de Julho

O plantel bracarense vai gozar, aproximadamente, mês e meio de férias. Feitas as contas, a temporada encerra no dia 23 de Maio com os jogadores a terem de se apresentar em Braga para preparar a nova temporada, com particular atenção para a eliminatória da Taça UEFA, apenas no dia 10 de Julho. A confirmação partiu do treinador que vai manter a tradição de fazer os estágios da equipa em Melgaço. Um detalhe: falta definir a data e a duração da concentração.
 

Mário Felgueiras desejado

Depois de confirmar o negócio da transferência, definitiva, de Abel para o Sporting e da continuação de Wender, por empréstimo de mais um ano, em Braga, António Salvador deixou no ar algumas dúvidas quanto ao jogador leonino que será envolvido no negócio de 750 mil euros de Abel. Assim, além do dinheiro, o clube minhoto tem ainda que escolher um jogador dos "leões" que chegará por empréstimo. Luís Loureiro, que já alinhou no Braga antes de rumar ao Dínamo de Moscovo, já foi recusado, enquanto continua a piscar o olho ao jovem guarda-redes Mário Felgueiras, esta época cedido ao Espinho. Mas há mais nomes e, como salientou o presidente, "ainda vamos escolher o jogador que virá envolvido no negócio".




Reunião para definir segurança no Europeu

Ao mesmo tempo que, no auditório, Carlos Carvalhal era apresentado como treinador do Braga, em outra sala do Estádio Municipal, elementos da GNR, do Braga e da organização do Campeonato Europeu de sub-21 discutiam os pormenores de segurança para os três jogos que o Estádio Municipal vai receber. Recorde-se que em Braga vão disputar-se o jogo de abertura (Portugal-França, dia 23), o França-Sérvia e Montenegro (28) e uma das meias-finais do torneio, aprazado para o dia 1 de Junho. A reunião de ontem foi mais uma do calendário de encontros previstos no âmbito da organização do "Europeu".




Madrid tem proposta para sair


Chegou à SAD bracarense uma proposta de um clube inglês. Apesar de aliciante, não chega aos cinco milhões que constam da cláusula de rescisão. Ainda assim, Madrid acredita que as conversações possam chegar a bom termo e, por isso, nem sequer vai passar as férias à Argentina.

Madrid poderá ser o próximo arsenalista a deixar a cidade dos Arcebispos. O Braga possui há cerca de um mês uma proposta oriunda do mercado inglês para a transferência do centrocampista argentino, a qual, contudo, e apesar de interessante como base negocial, ainda está muito distante dos cinco milhões de euros que têm sido referidos como valor estipulado na cláusula de opção, estabelecida de comum acordo entre o jogador e a SAD bracarense.

A tentação da proposta, quer para o Braga quer para Madrid, apesar de recusa de António Salvador em prosseguir as negociações após esta primeira abordagem, vai fazer com que o médio arsenalista vá permanecer na Europa (Portugal e Espanha) durante o período de férias, de forma a estar perto do centro de decisões em relação ao seu futuro.

Importa ainda referir que Madrid poderá não ser o único jogador dos minhotos a deixar o plantel, uma vez Luís Filipe poderá também transferir-se (eventualmente, para o FC Porto), assim como o guarda-redes Paulo Santos e até o ponta-de-lança João Tomás...



"Internacional Soccer" quer ser referência

O "Internacional Soccer" é a primeira iniciativa da empresa Hollywood Sports, da qual o português Eduardo Vieira, radicado há 29 anos no Canadá, é um dos sócios. O torneio que entre hoje e domingo se realiza "é a primeira experiância de um projecto que tende a ser um acontecimento todos os anos". Eduardo Vieira explicou que o convite ao Braga surgiu na sequência da carreira da equipa minhota nos "últimos anos e em virtude da extensa comunidade do Norte de Portugal que existe em Toronto".

Em termos futuros, referiu ainda Eduardo Vieira, o propósito é "trazer duas ou três equipas portuguesas em cada início de época para defrontar equipas de outros países, da América do Sul, de Espanha e de Itália. A nossa intenção é fazer deste torneio um espectáculo de referência para as comunidades emigrantes de vários países", sublinhou.
 

150 mil euros de custos

Os custos relacionados com a organização do International Soccer vão rondar os 150 mil euros. Esta é a estimativa dos responsáveis pelo certame, e que praticamente dizem respeito à deslocação e estadia das equipa portuguesas (Braga e Santa Clara). Superados os custos através das receitas de bilheteira, como esperam os responsáveis do torneio, então chegará a fase dos clubes conseguirem lucros, uma vez que o caché de qualquer das equipas está contemplado só numa percentagem dos lucros...
 

A melhor equipa para vencer o torneio

O Braga vai defrontar hoje à noite, a partir das 21h30 (2h30 em Portugal), no Lamport Stadium, o Toronto Supra Portuguese, na jornada de abertura do International Soccer, já depois do Serbian White Eagles ter jogado com o Santa Clara. Ontem à tarde, e apesar da chuva que desde a madrugada começou a cair, os minhotos realizaram um treino de adaptação ao piso sintético, durante o qual Rui Águas deixou a perceber a intenção de fazer alinhar uma equipa em tudo idêntica à que efectuou os últimos jogos na Liga portuguesa. A única dúvida residirá em Madrid (está com alguns problemas físicos), mas tudo indica que venha a ser opção para integrar a estrutura inicial dos arsenalistas. Na ausência de Paulo Santos, Marco será o guarda-redes, com Pedro Costa e Carlos Fernandes nas laterais e Wellington e Paulo Monteiro no eixo da defesa; Madrid será em princípio o médio de cobertura e contará com o apoio de Frechaut e Castanheira; o ataque estará entregue aos alas Luís Filipe e Matheus e ao ponta-de-lança João Tomás. O Braga está em Toronto para vencer o certame, aliás, conforme exige o prestígio da equipa da cidade dos Arcebispos, a mais cotada entre as participantes. Entretanto, os jogadores que não puderam viajar com o grosso da comitiva arsenalista apenas ontem à tarde chegaram a Toronto, precisamente à horas em que começava o treino, mas ainda chegaram a tempo de participar na fase final do apronto acabou por não se confirmar.
 

Chuva preocupa

O Braga chegou em dia de sol, de temperatura amena, mas ontem a chuva foi uma constante e a previsão é de continuidade de tempo chuvoso durante o fim-de-semana, o que, naturalmente, causou alguma apreensão nos organizadores, uma vez que Lamport Stadium, com lotação para nove mil pessoas, não possui cobertura. De registar, também, que entre alguns desabafos de gente ligada à organização, a ausência de Jesualdo Ferreira também poderá condicionar alguma afluência, já que o técnico é muito querido entre a comunidade benfiquista do Canadá, aliás, o clube com maior número adeptos nesta região da América do Norte. Refira-se que os bilhetes são distribuídos por pacotes, com o custo de 20 dólares (canadianos) pelos dois jogos para crianças, e de 40 para adultos. Quem quiser assistir aos quatros embates terá que desembolsar 60 dólares.
 

Jon Piques é afinal Jon Paul

O guarda-redes da equipa B do Braga, conhecido em Portugal como Jon Piques, é afinal Jon Paul, como o JOGO referiu na altura da sua contratação, e a alcunha Piques herdou-a do pai, português de nacionalidade, e que fez figura como guarda-redes em Montreal e Toronto. Ontem, pai e mãe estiveram como filho após o almoço e os esclarecimentos surgiram com naturalidade.
 

Festa na sede do Arsenal do Minho

A chuva e o vento que ontem se fizeram sentir fez sentir em Toronto impediu o passeio de barco previsto, mas nã o jantar-convívio que por volta da 19h00 (meia-noite em Portugal) se iniciou na sede o Arsenal do Minho de Toronto, filial do Braga, e no qual os futebolistas bracarenses foram protagonistas.
 

Canal de TV português promove evento

A presença do Braga em Toronto está a despertar uma grande curiosidade no seio da comunidade portuguesa, daí que seja uma constante a presença junto da comitiva portuguesa das rádios e até da FPTV/SIC, um canal de emissão português que possui um protocolo com a SIC Internacional.




In O JOGO



==============================================================================



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes



Carlos Carvalhal: "Um dia absolutamente fantástico"


No Estádio Municipal de Braga misturaram-se as cores do passado com as tonalidades do futuro. Com as portas do Memorial abertas, a apresentação de Carlos Carvalhal não fugiu ao sentimento, para além dos objectivos gerais do futuro. O técnico admitiu que era "um dia absolutamente fantástico". A meta passa por projectar o clube na Europa , espreitar sempre os lugares mais luxosos da Liga e tentar colocar o Sporting Clube de Braga numa final da Taça de Portugal.

Não é um retorno ao passado, mas sim uma aposta para o futuro. Caras conhecidas, emoções à flor da pele, e objectivos elevados.  O dia servia para apresentar o novo técnico e o adjunto escolhido pela SAD, mas teve igualmente o condão de recordar emoções, de colorir sentimentos. O clube decidiu abrir as portas do Memorial, onde figuram inclusivamente Carlos Carvalhal e Carlos Garcia, que em tempos escreveram o seu capítulo na história do emblema minhoto. Agora a meta é claro e concisa: tingir de dourado o futuro. Não foi preciso ouvir, bastou sentir e observar os olhares e as expressões...

Carlos Carvalhal teve um discurso sentido. Antes de responder a qualquer pergunta disparou uma frases acerca daquilo que lhe ia na alma. "É um dia absolutamente fantástico e é um tremendo orgulho treinar o Sporting Clube de Braga". Isto porque foi o clube da sua "formação desportiva e humana".
Para além disso, deixou uma palavra de reconhecimento ao seu antecessor. "Jesualdo Ferreira vai ser reconhecido no nosso clube, na cidade mais bonita do país e eu como bracarense fico grato pelo trabalho que realizou".

Imune a riscos e considerando que a fasquia "está elevada para qualquer treinador", Carlos Carvalhal pretende dar continuidade à "consolidação da equipa nos lugares europeus", pretende "projectar o clube para a fase de grupos da Taça UEFA" e voltar a sentir o aroma do Jamor, à procura de uma final da Taça de Portugal.
O timoneiro bracarense considerou ainda que trata-se do "maior desafio" da sua carreira e está confiante no sucesso, traçando ainda os pilares para atingir esse desidrato. "Com um bom presidente, uma boa administração, um bom pessoal auxiliar, a força da nossa massa associativa vamos procurar tornar o Braga mais forte e os jogadores vão impulsionar o clube para o sucesso", referiu o novo homem do leme, constatando ainda que "faltam resolver assuntos de pormenor" com os restantes  elementos da equipa técnica, descartou o camaronês Meyong e garantiu que o núcleo duro do plantel é para manter.

António Salvador: "consolidar o clube como o quarto grande"

António Salvador lançou rasgados elogios a Carlos Carvalhal.
Considerou o técnico "dinâmico, cooperante, empreendedor e ambicioso", atestando ainda que "gosta de desafios".
Para além disso o presidente dos arsenalistas confessou que lhe pediu "a consolidação do clube como o quarto grande", procurando sempre uma aproximação aos três 'grandes'. A projecção europeia também não está descartada, tal como a Taça de Portugal. "Seria fantático chegar á final", disparou.



Carlos Garcia: "Colaborador leal e feliz"


Carlos Garcia mostrou-se igualmente orgulhoso e bastante satisfeito por regressar igualmente ao Sporting Clube de Braga. O técnico-adjunto acredita no projecto e pretende ser um colaborador leal e feliz.
Nas suas primeiras impressões encontrou "um clube totalmente diferente" daquele que tinha deixado. "Não tem nada a ver com o Braga de há quinze anos atrás, nada se assemelha", atestou. "Vou procurar ser um colaborador leal e feliz, procurando engrandecer o clube num projecto que tem pernas para andar", considerou ainda o elemento técnico designado pela administração da SAD.
 

In Correio do Minho


============================================================
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL