News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

MERCADO DE VERÃO 2023/2024

Started by (S)oon(C)hampion(B)raga, 11 de February de 2023, 12:37

Previous topic - Next topic

Enorme_Guerreiro

Quote from: NightHawk on 13 de July de 2023, 17:33
Quote from: AMartins on 13 de July de 2023, 17:09
Quote from: Enorme_Guerreiro on 13 de July de 2023, 14:41
Quote from: NightHawk on 13 de July de 2023, 14:17
Na eventualidade do Matheus sair, não sei porquê, eu acho que apostava tudo no Hornicek. Quando o Conceição apostou no Diogo Costa ele tinha mostrado mais que o Hornicek? Tinha uns jogos nas taças a mais que o Lukas... Estava já num nível acima do Lukas? Duvido. Lembro-me daquele "frango" que ia dar na meia-final da TL contra o Guimarães que foi anulado por falta. O Diogo Costa tornou-se no GR que é porque apostaram nele arriscando alguns erros nos primeiros meses (que existiram). Como o Diogo Costa posso falar do Quim por exemplo que como júnior mostrou diria o mesmo ou até menos que o Lukas (sendo que para mim o Quim tornou-se no melhor GR de sempre do Braga). Entrou para substituir um Wosniak que dava frangos quase todos os jogos. Pegou de estaca mesmo quando se dizia que era pequeno entre avançados e centrais. O Patrício foi outro, o Paulo Bento não teve medo de o meter.

Melhor GR do campeonato de Juniores, melhor GR do campeonato sub-23, melhor GR da Liga 3.

O Lukas é craque. Precisa é de jogar para se afirmar. Entre apostar nele ou num Andrew ou Arruabarrena preferia apostar no miúdo. Não me espantaria que saindo Matheus fosse já aposta.

EDIT: Há coisas que ou se tem ou não se tem. Isto é de um GR de nível mundial: https://youtu.be/nH-WbR_EsyU?t=22.
Não sei se concordo com isto... Se calhar porque nunca o vi como o craque que falas, e que a estrutura do Braga sempre achou ter. Se calhar tive azar nos jogos que vi, mas já o vi a cometer erros tão parvos, que fiquei de pé atrás. E lembro-me da primeira vez que jogou na equipa principal, tremia por todos os lados... Espero estar enganado, mas eu não lhe antevejo o futuro que a maioria parece antever. Gostei mais de ver o Bernardo Fontes e o Bruno Carvalho, sinceramente.

Quanto aos exemplos que dás, também não concordo... O Diogo Costa para mim é um fora de série, mas claro que teve de o mostrar ao nível mais alto para o confirmar, mas sempre foi um GR com hype nas camadas jovens, não foi uma enorme surpresa. Quanto ao Patrício, convém referir que a aposta nele correu mal durante bastante tempo até passar a correr bem... E também tem exemplos opostos, como o Varela e o Svilar no Benfica, o Maximiano no Sporting,...

"Melhor GR do campeonato de Juniores, melhor GR do campeonato sub-23, melhor GR da Liga 3."
Foi mesmo? Eu já vi estas coisas ditas algumas vezes, e tinha dúvidas, então decidi ir confirmar. Ele foi de facto eleito o melhor GR da Liga Revelação em 20/21, mas do resto não sei. Dos júniores não consigo encontrar nenhuma distinção de melhor GR, nem a ele nem a ninguém, pelo que não posso desmentir. Mas da Liga 3, isso é falso... Até ao momento, existiram 2 edições da Liga 3, e o João Valido foi eleito o melhor GR na primeira edição, enquanto o David Grilo foi o melhor na edição deste ano.

Concluindo: neste momento, eu preferia apostar no Andrew, que já mostrou muita qualidade na primeira liga, em vez do Hornicek, que pode vir a ser melhor, mas até ver ainda não o demonstrou, pelo menos na minha opinião.
Na minha opinião é preocupante o nível de jogo com os pés do Hornicek.

Por acaso até tenho ideia do contrário, dos jogos da B que vi o Hornicek saía bem a jogar. E comparativamente com o Matheus então... 8 em cada 10 pontapés do Matheus vão para os adversários. E isto tendo em conta que ele já melhorou muito o jogo com os pés... há 3 ou 4 épocas atrás era 10 em 10 nas perdas de bola.

Para mim o Matheus é o melhor GR do campeonato depois do Diogo Costa. Mas com os pés é capaz de estar no top 5 dos piores.

Dados da última época, com os 10 GR com mais passes longos certos por cada 90min (só GR com pelo menos 5 jogos):



O Matheus tem 45,8% de acerto nos passes longos (8 em cada 10 para os adversários é claramente exagerado). Está longe de se destacar dos outros pela positiva, mas também está longe de se destacar pela negativa...

Magicobraga

Ter 46% de acerto numa equipa com Abel Ruiz, Ricardo horta e Iuri Medeiros que não disputam uma bola no ar é impressionante.

Hucry

Isso também depende muito do tipo do passe longo, é que um passe longo pode ser de 25 metros como de 50 metros..

O Matheus também arrisca bem mais no passe... assim como o Diogo Costa, tentam lançar em profundidade várias vezes e as equipas jogam muito esticadas do que as outras.

Nunca na vida esses 5 da frente, se aproximam sequer da qualidade de jogo de pés do Diogo Costa.

Enorme_Guerreiro

Quote from: Magicobraga on 14 de July de 2023, 09:45
Ter 46% de acerto numa equipa com Abel Ruiz, Ricardo horta e Iuri Medeiros que não disputam uma bola no ar é impressionante.
Exatamente o que eu pensei, é que é preciso ver para quem são feitos estes passes, balões no ar saem todos perdidos, a não ser que esteja a jogar o Banza.

Lipeste


Hucry

Quote from: Magicobraga on 14 de July de 2023, 09:45
Ter 46% de acerto numa equipa com Abel Ruiz, Ricardo horta e Iuri Medeiros que não disputam uma bola no ar é impressionante.

E uma coisa é meter um passe longo de 25 metros no teu próprio meio campo defensivo, onde tens a maioria dos teus jogadores.. outra coisa, é meter um passe longo de 50 metros a atacar a profundidade dos extremos e nas costas dos laterais adversários. É que para esse quadro é tudo o mesmo.
Esse quadro de pouco vale.

sen

Quote from: Gverreiroo on 14 de July de 2023, 09:31
Creio que a posição de 6 continua algo desfalcada sendo que na verdade o ultimo verdadeiro 6 que tivemos foi o Palhinha. O Musrati é um brilhante organizador de jogo mas na minha opinião falta-lhe agressividade para ser visto como um 6. Penso que passa um bocado por aí a nossa incapacidade de discutir jogos com clubes com maior qualidade.

Farto-me de dizer isto e muitos olham para mim como se fosse um "tolo", mas a verdade é mesmo essa! Se viessem aqui dar 20M pelo Musrati eu deixava-o sair na hora e ía buscar um verdadeiro 6! Resolvia 90% dos problemas defensivos da equipa "nos jogos a doer"!
Uma equipa como nós, que joga com os laterais subidos, com um "8"(Musrati) e um "10"(André Horta) sem intensidade nas tarefas defensivas, acaba por deixar os centrais demasiado expostos e propensos ao erro (até podiamos ter o Maldini e o Sergio Ramos), não há defesa que resista!

Enorme_Guerreiro

Quote from: O ILUMINADO on 14 de July de 2023, 09:51
Isso também depende muito do tipo do passe longo, é que um passe longo pode ser de 25 metros como de 50 metros..

O Matheus também arrisca bem mais no passe... assim como o Diogo Costa, tentam lançar em profundidade várias vezes e as equipas jogam muito esticadas do que as outras.

Nunca na vida esses 5 da frente, se aproximam sequer da qualidade de jogo de pés do Diogo Costa.
Claro, mas aquela tabela também não diz que os 5 da frente são melhores, porque tirando o Vekic, todos os outros têm percentagens de acerto piores que o Diogo e o Matheus. A questão prende-se mais com o estilo de jogo, em que as equipas com mais tendência a bater bola na frente, têm tendência a ter um número absoluto de passes certos maiores, mas em percentagem continua a ser pior. E sim, concordo que, principalmente o Matheus, arrisca muito mais no passe longo. Ou seja, até pode fazer menos passes longos, mas os que faz são mais arriscados, porque são normalmente passes rápidos após defesa para lançar contra-ataque. Com as equipas posicionadas, o Matheus tem muito mais tendência para o passe curto, e aí o Matheus e o Diogo Costa estão destacados dos outros (cortei essa parte da tabela).

Hucry

Eu por acaso acho o Matheus bom com os pés, evoluiu imenso nos últimos anos. Tem dias que lhe corre pior mas porque arrisca bem mais.. mas no computo geral, não nos podemos queixar do jogo de pés dele, na minha opinião.

SCB Monsul

Quote from: Observador on 13 de July de 2023, 22:45
Fizemos uma abordagem de 3.2 milhões por Ken Nkuba.
Racic pode vir novamente emprestado ( se alguém do miolo sair).
Segunda feira houve uma reunião em Madrid pelo Musrati , mas as partes ainda estão longe, Lino não quer vir emprestado.
Woww que inside  :o
Ia jurar que já tinha visto estes rumores ontem no twitter numa conta de 100 seguidores chamada "Liga Portugal"
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

Enorme_Guerreiro

Quote from: sen on 14 de July de 2023, 09:57
Quote from: Gverreiroo on 14 de July de 2023, 09:31
Creio que a posição de 6 continua algo desfalcada sendo que na verdade o ultimo verdadeiro 6 que tivemos foi o Palhinha. O Musrati é um brilhante organizador de jogo mas na minha opinião falta-lhe agressividade para ser visto como um 6. Penso que passa um bocado por aí a nossa incapacidade de discutir jogos com clubes com maior qualidade.

Farto-me de dizer isto e muitos olham para mim como se fosse um "tolo", mas a verdade é mesmo essa! Se viessem aqui dar 20M pelo Musrati eu deixava-o sair na hora e ía buscar um verdadeiro 6! Resolvia 90% dos problemas defensivos da equipa "nos jogos a doer"!
Uma equipa como nós, que joga com os laterais subidos, com um "8"(Musrati) e um "10"(André Horta) sem intensidade nas tarefas defensivas, acaba por deixar os centrais demasiado expostos e propensos ao erro (até podiamos ter o Maldini e o Sergio Ramos), não há defesa que resista!
O Musrati foi o 5º jogador do campeonato passado com mais intercepções por jogo (mais que o Ugarte, o Florentino, o Uribe, etc.), foi o 13º com mais tackles por jogo (à frente do Uribe, atrás do Florentino e do Ugarte), fez quase menos 30 faltas que o Ugarte, entre outras coisas.

Não é nenhum Palhinha em termos de terreno coberto e agressividade, mas não é nenhum passador nem coisa que se pareça... Se ele ficar, nos jogos difíceis é apostar em Musrati e Vítor Carvalho, e vocês vêem como a coisa funciona e que o problema não é do Musrati...

Enorme_Guerreiro

Quote from: O ILUMINADO on 14 de July de 2023, 10:04
Eu por acaso acho o Matheus bom com os pés, evoluiu imenso nos últimos anos. Tem dias que lhe corre pior mas porque arrisca bem mais.. mas no computo geral, não nos podemos queixar do jogo de pés dele, na minha opinião.
E essa era precisamente a ideia que eu e o Magicobraga estávamos a tentar passar...

SCB Monsul

Quote from: Observador on 13 de July de 2023, 23:32
Quote from: (S)oon(C)hampion(B)raga on 13 de July de 2023, 23:30
segundo a Sky Germany, o salazar não são 5 milhões mas aproximadamente 6... mas é coisa a confirmar no relatório e contas no final da temporada  ;) ;D

e já agora fala-se de clausula de rescisão de 50 milhões e 4 anos de contrato
5+2 por objetivos.
Quase 1 milhão por época de salário.
Contrato até 2028
50 milhões de cláusula.

Retirado das páginas do twitter "SC Braga News" e "Lucas Musetti Perazolli"
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

SEMPRESCB

 EXCLUSIVA MUNDIAL

🔵 ABEL RUIZ x REAL SOCIEDAD

⚠ Abel Ruiz es delantero que tiene en la recamara Roberto Olabe

🔥 Su magnifica participación en la Euro sub21 junto con su perfecto juego asociativo, hacen un complemento perfecto para esta #RealSociedad

NightHawk

Obrigado ENORME_GUERREIRO pelos dados. Obviamente a minha opinião baseia-se na perceção empírica dos jogos que vejo do Braga (e provavelmente ofuscada devido a vê-los com os "óculos de adepto"). Mas como disseram essas estatísticas não valem de muito na prática porque depende do estilo de jogo da equipa e onde estão aglomerados os jogadores. Os GR das equipas que jogam em transição normalmente vão ter maior acerto porque há menos jogadores no meio campo adversário (é quase o exemplo do passe do Matheus para o Iuri no golo aqui com o Benfica) é mais fácil acertar se tens um avançado rápido 1x1 ou mesmo 1x2 a desmarcar-se na profundidade. O Diogo Costa tem uma qualidade de passe muito acima da média até a nível Mundial, quanto mais aqui onde é de longe o melhor com os pés, ou seja teoricamente deveria estar destacado no 1º lugar dessa tabela.

No passe curto o Matheus melhorou muito, é certo, mas isso também é fruto da forma como a equipa joga e se posiciona para sair a jogar curto. Tem quase sempre 2 linhas de passe "fáceis" na saída de bola - até porque raramente somos pressionados em cima, maior parte das equipas defende em bloco baixo. No passe médio e longo o Matheus não é nada por aí além e não é só na qualidade do passe em si, tem por vezes decisões táticas que não lembram ao diabo, como estar toda a gente basculada para a esquerda e ele meter a bola alta no Iuri à direita marcado pelo lateral ou médio mais alto que ele. Quantas bolas já o vi a meter para o Horta saltar com o defesa na direita e coisas do género. Um exemplo foi o jogo na luz onde o comentador da BTV passou a 1ª parte toda a dizer "o matheus ainda não acertou um passe, o que é estranho, normalmente tem bom jogo de pés" e eu a pensar "não, não tem isto é normal nele...". Foi um jogo que nos correu mal a todos mas foi dos poucos jogos em que tivemos oportunidade de lançar gente em profundidade na frente onde chegámos a estar 1x1 ou 1x2 várias vezes em profundidade e não conseguimos fazê-lo uma única vez porque o Matheus não acertava um passe sequer.

Mas a minha intenção nem era gerar esta discussão toda à volta do Matheus (mas é sempre bem vinda). O Matheus está bem aqui e é muito importante mantê-lo, nem é tema sequer, foi mais para referir que nos jogos da B nunca vi o jogo de pés do Hornicek como um problema, antes pelo contrário, lembro-me em vários jogos da B de pensar que tem bom jogo de pés.

Lipeste

#3335
Quote from: Enorme_Guerreiro on 14 de July de 2023, 10:12
Quote from: O ILUMINADO on 14 de July de 2023, 10:04
Eu por acaso acho o Matheus bom com os pés, evoluiu imenso nos últimos anos. Tem dias que lhe corre pior mas porque arrisca bem mais.. mas no computo geral, não nos podemos queixar do jogo de pés dele, na minha opinião.
E essa era precisamente a ideia que eu e o Magicobraga estávamos a tentar passar...

O Matheus não joga nada mal com os pés, evoluiu imenso.

No geral tem um uma percentagem de acerto por jogo na ordem dos 74% (menos 1% que o Diogo Costa).

Os pontapés de baliza e as saídas com  "chutão" para o miolo são consideradas bolos longas (são quase sempre uma lotaria, principalmente os segundos)?

Pedro Bala

Quote from: RcRb2 on 13 de July de 2023, 21:53
Este forum vai de mal a pior quando escrevem, não uma mas fazem questão em repetir que o Matheus atualmente é mau de pés.. atualmente para mim o Matheus é o melhor GK da liga e o nosso melhor desde que vejo jogos do meu clube, sócio prata.

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk
Parece-me incontestável, e até já vi por aí dizerem que o Quim foi o nosso melhor guarda-redes.
Pá... eu também gostava muito do Quim, e chegou a ser muito bom, mas melhor e mais consistente que o Matheus não se viu e o único que se aproxima talvez seja o Kritciuk.

sen

Quote from: Enorme_Guerreiro on 14 de July de 2023, 10:11
Quote from: sen on 14 de July de 2023, 09:57
Quote from: Gverreiroo on 14 de July de 2023, 09:31
Creio que a posição de 6 continua algo desfalcada sendo que na verdade o ultimo verdadeiro 6 que tivemos foi o Palhinha. O Musrati é um brilhante organizador de jogo mas na minha opinião falta-lhe agressividade para ser visto como um 6. Penso que passa um bocado por aí a nossa incapacidade de discutir jogos com clubes com maior qualidade.

Farto-me de dizer isto e muitos olham para mim como se fosse um "tolo", mas a verdade é mesmo essa! Se viessem aqui dar 20M pelo Musrati eu deixava-o sair na hora e ía buscar um verdadeiro 6! Resolvia 90% dos problemas defensivos da equipa "nos jogos a doer"!
Uma equipa como nós, que joga com os laterais subidos, com um "8"(Musrati) e um "10"(André Horta) sem intensidade nas tarefas defensivas, acaba por deixar os centrais demasiado expostos e propensos ao erro (até podiamos ter o Maldini e o Sergio Ramos), não há defesa que resista!
O Musrati foi o 5º jogador do campeonato passado com mais intercepções por jogo (mais que o Ugarte, o Florentino, o Uribe, etc.), foi o 13º com mais tackles por jogo (à frente do Uribe, atrás do Florentino e do Ugarte), fez quase menos 30 faltas que o Ugarte, entre outras coisas.

Não é nenhum Palhinha em termos de terreno coberto e agressividade, mas não é nenhum passador nem coisa que se pareça... Se ele ficar, nos jogos difíceis é apostar em Musrati e Vítor Carvalho, e vocês vêem como a coisa funciona e que o problema não é do Musrati...

Um 6 a meu ver tem de ser um jogador super intenso e agressivo, forte fisicamente, tem de cobrir muito terreno, "dar cacete", proteger a linha defensiva, fazer dobras...ou seja tudo o que o Musrati não é. O Musrati pode oferecer muito na fase de construção, mas essa não é a função principal de um trinco, um trinco ofensivamente só tem de se preocupar em fazer passes curtos e seguros e deixar a fase ofensiva para os criativos.
Claro que isto é a minha opinião e maneira de ver o futebol, também já estou a prever que muitos de vocês me vão cair em cima, mas 20M pelo Musrati era para ontem!

Enorme_Guerreiro

Quote from: NightHawk on 14 de July de 2023, 10:22
Obrigado ENORME_GUERREIRO pelos dados. Obviamente a minha opinião baseia-se na perceção empírica dos jogos que vejo do Braga (e provavelmente ofuscada devido a vê-los com os "óculos de adepto"). Mas como disseram essas estatísticas não valem de muito na prática porque depende do estilo de jogo da equipa e onde estão aglomerados os jogadores. Os GR das equipas que jogam em transição normalmente vão ter maior acerto porque há menos jogadores no meio campo adversário (é quase o exemplo do passe do Matheus para o Iuri no golo aqui com o Benfica) é mais fácil acertar se tens um avançado rápido 1x1 ou mesmo 1x2 a desmarcar-se na profundidade. O Diogo Costa tem uma qualidade de passe muito acima da média até a nível Mundial, quanto mais aqui onde é de longe o melhor com os pés, ou seja teoricamente deveria estar destacado no 1º lugar dessa tabela.

No passe curto o Matheus melhorou muito, é certo, mas isso também é fruto da forma como a equipa joga e se posiciona para sair a jogar curto. Tem quase sempre 2 linhas de passe "fáceis" na saída de bola - até porque raramente somos pressionados em cima, maior parte das equipas defende em bloco baixo. No passe médio e longo o Matheus não é nada por aí além e não é só na qualidade do passe em si, tem por vezes decisões táticas que não lembram ao diabo, como estar toda a gente basculada para a esquerda e ele meter a bola alta no Iuri à direita marcado pelo lateral ou médio mais alto que ele. Quantas bolas já o vi a meter para o Horta saltar com o defesa na direita e coisas do género. Um exemplo foi o jogo na luz onde o comentador da BTV passou a 1ª parte toda a dizer "o matheus ainda não acertou um passe, o que é estranho, normalmente tem bom jogo de pés" e eu a pensar "não, não tem isto é normal nele...". Foi um jogo que nos correu mal a todos mas foi dos poucos jogos em que tivemos oportunidade de lançar gente em profundidade na frente onde chegámos a estar 1x1 ou 1x2 várias vezes em profundidade e não conseguimos fazê-lo uma única vez porque o Matheus não acertava um passe sequer.

Mas a minha intenção nem era gerar esta discussão toda à volta do Matheus (mas é sempre bem vinda). O Matheus está bem aqui e é muito importante mantê-lo, nem é tema sequer, foi mais para referir que nos jogos da B nunca vi o jogo de pés do Hornicek como um problema, antes pelo contrário, lembro-me em vários jogos da B de pensar que tem bom jogo de pés.
Percebo, mas não concordo muito. E especialmente sobre o jogo na luz, aquilo não foi o normal do Matheus, foi claramente um jogo em que se destacou pela negativa, mas em que se notou que era claramente estratégico. E nem concordo que ele tenha falhado passes quando tínhamos situações vantajosas, até acho que foi mais o contrário: a estratégia de bater rápido na frente estava tão entranhada, que ele acabava a tentar passes longos rápido, quando a situação era claramente desvantajosa. E aí atribuo muita culpa ao treinador, que depois de ver que as coisas não estavam a sair, devia ter mudado a estratégia e tentado sair mais apoiado, até para não estarmos sempre a dar a bola de volta ao adversário mal a recuperámos.

O Matheus tem um tipo de passe que ele faz que eu odeio, que é quando ele manda aqueles balões picados para colegas ainda dentro do nosso meio-campo, porque esses passes normalmente dão asneira, visto que o nosso jogador está de costas, a bola vem muito bombeada e fácil de ganhar para um adversário que venha embalado de trás. Ele faz isto várias vezes e isto sim irrita-me. E não tem a ver com qualidade com os pés ou coisa parecida, porque a bola vai por norma bem direcionada, simplesmente são passes demasiado arriscados. Mas acho que passes longos a bater a bola das mãos e passes longos com as próprias mãos, ele é bastante bom.

SEMPRESCB

Quote from: Enorme_Guerreiro on 14 de July de 2023, 10:11
Quote from: sen on 14 de July de 2023, 09:57
Quote from: Gverreiroo on 14 de July de 2023, 09:31
Creio que a posição de 6 continua algo desfalcada sendo que na verdade o ultimo verdadeiro 6 que tivemos foi o Palhinha. O Musrati é um brilhante organizador de jogo mas na minha opinião falta-lhe agressividade para ser visto como um 6. Penso que passa um bocado por aí a nossa incapacidade de discutir jogos com clubes com maior qualidade.

Farto-me de dizer isto e muitos olham para mim como se fosse um "tolo", mas a verdade é mesmo essa! Se viessem aqui dar 20M pelo Musrati eu deixava-o sair na hora e ía buscar um verdadeiro 6! Resolvia 90% dos problemas defensivos da equipa "nos jogos a doer"!
Uma equipa como nós, que joga com os laterais subidos, com um "8"(Musrati) e um "10"(André Horta) sem intensidade nas tarefas defensivas, acaba por deixar os centrais demasiado expostos e propensos ao erro (até podiamos ter o Maldini e o Sergio Ramos), não há defesa que resista!
O Musrati foi o 5º jogador do campeonato passado com mais intercepções por jogo (mais que o Ugarte, o Florentino, o Uribe, etc.), foi o 13º com mais tackles por jogo (à frente do Uribe, atrás do Florentino e do Ugarte), fez quase menos 30 faltas que o Ugarte, entre outras coisas.

Não é nenhum Palhinha em termos de terreno coberto e agressividade, mas não é nenhum passador nem coisa que se pareça... Se ele ficar, nos jogos difíceis é apostar em Musrati e Vítor Carvalho, e vocês vêem como a coisa funciona e que o problema não é do Musrati...
Concordo em absoluto. E estou muito curitoso para ver Musrati com o Vitor Carvalho ao lado, estou convencido que podem fazer uma dupla fantástica no miolo.